Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

LUTANDO CONTRA O FEMINICÍDIO, MARCHA DAS VADIAS OCUPA AS RUAS DO RECIFE

O ato tem concentração marcada para as 13h deste Sábado (27), na Praça do Derby. O ato é organizado pelo Coletivo Marcha das Vadias, movimento feminista autônomo, auto-organizado, horizontal e apartidário com perspectiva anti-sistêmica, anti-capitalista, antisexista, anti-racista e antiproibicionista.


Fonte: CineTVNE

Fernando Bezerra dialoga com lideranças políticas e gestores públicos no Sertão

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) manteve na manhã desta sexta-feira (26) uma série de reuniões e diálogos com lideranças políticas e gestores públicos do Sertão de Pernambuco. Os encontros aconteceram no escritório político do senador, na cidade de Petrolina. Fernando Bezerra Coelho recebeu o ex-prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé (PSB), o vereador petrolinense Gilberto Melo (PR) e o vereador de Salgueiro, André Cacau (PT).

Membro titular da Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC), o senador conversou com o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a região do semiárido, Carlos Gama, e com a pesquisadora Francislene Angelotti. Eles convidaram o senador para participar do 5º Simpósio Brasileiro de Mudanças Climáticas e Desertificação (Simud), que irá ocorrer entre os dias 14 e 18 de agosto, nas cidades de Petrolina e Juazeiro. O simpósio será realizado simultaneamente ao XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia.

“O senador tem participado de todos os debates sobre as mudanças climáticas e conhece de perto os problemas do semiárido nordestino. Já temos mais de 600 trabalhos acadêmicos inscritos para as duas programações, o que mostra a sua força e dimensão dos eventos”, afirmou Gama. Ele antecipou que na primeira semana de junho irá dialogar com o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que também será convidado. “Um dos temas abordados é justamente a utilização de energias alternativas na agricultura”, explicou.

À tarde o senador irá acompanhar a abertura das Olimpíadas Escolares de Petrolina, em companhia do prefeito Miguel Coelho. Durante a noite, o senador e o prefeito prestigiam a abertura das festividades de São João na Avenida dos Tropeiros. 

Prefeitura de Olinda adota medidas para preservar ‘pulmão’ da cidade

Esforço concentrado da atual gestão vai coibir desmatamento e ocupação irregular da Floresta Urbana da Mata do Passarinho

Um novo diagnóstico vai apontar as condições de conservação da Reserva da Floresta Urbana da Mata do Passarinho, em Olinda. A Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural, em parceria com órgãos como a CPRH e a Cipoma, deu início, nesta sexta-feira (26.05), ao levantamento das áreas vítimas de desmatamento, ocupações irregulares e a necessidade de limpeza, além da identificação das espécies nativas de aves e vegetação. Os esforços se voltam para os mais de 14 hectares de Mata Atlântica, localizados na bacia hidrográfica do Rio Beberibe e considerados como um grande pulmão da cidade.

Os técnicos percorreram a reserva, conversando com os moradores dos arredores e identificando as necessidades. Vários trechos, que deveriam estar preservados, hoje sofrem com construções indevidas de comércio e moradias, além do descarte irregular de lixo. Além do Passarinho, o tapete verde está localizado próximo aos bairros do Alto da Bondade, Caixa D’Água, Águas Compridas e dos córregos dos Carneiros e do Abacaxi, de onde devem partir ações de conscientização junto aos líderes comunitários. Nesta primeira etapa, desenvolvida no Alto da Macaíba, um dos trechos mais populosos, agentes também observaram os riscos enfrentados nas encostas.

De acordo com o secretário da pasta, André Botelho, a finalidade da medida é de traçar medidas emergenciais, no sentido de interromper o avanço das invasões e o desmatamento. “Já demos início também a reestruturação da base administrativa, na Estrada do Passarinho, retomando a fiscalização 24 horas e ações de educação ambiental”, explicou. Segundo ele, o trabalho também vai contar com campanhas para coibir queimadas criminosas, a extração de madeira e o consumo de entorpecentes na região. “De posse dos números atualizados, será possível traçar as medidas necessárias para resgatar a floresta”, concluiu.

Ações educativas do Maio Amarelo 2017 vão ser encerradas na Arena de Pernambuco

Neste domingo, 28, a Secretaria Estadual das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE realizará uma grande ação educativa de encerramento do Movimento Maio Amarelo 2017, das 8h às 16h, na Arena de Pernambuco. Todos os 55 parceiros envolvidos na ação durante o mês foram convidados participarem das atividades.

No local será montada uma tenda do DETRAN-PE onde a Turma do Fom-Fom realizará atividades recreativas para as crianças, sendo elas, clubinho de pintura e contação de histórias com a temática do trânsito, além de distribuição de balões personalizados do Maio Amarelo. Os artistas educadores também irão fazer apresentações no palco principal, deixando mensagens e dicas aos presentes.

Ainda no local serão recebidos motociclistas oriundos de um passeio organizado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran e Honda, que na ocasião, irão ganhar de brinde cordões e chaveiros alusivos ao movimento.
Complementando as ações do Órgão o DETRAN Móvel vai funcionar com serviços de atendimento ao público, tirando dúvidas pertinentes a área de veículos e habilitação.
Por que Maio Amarelo?

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.


Assembleia Legislativa homenageia Nova Jerusalém na próxima segunda-feira (29)

Na próxima segunda-feira (29), às 18h, será realizada a sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos 50 anos de construção da cidade-teatro de Nova Jerusalém onde, no último mês de abril, foi realizada a encenação da Paixão de Cristo que marcou a passagem do Jubileu de Ouro do espetáculo.
A homenagem, que seria realizada inicialmente no dia 6 de abril último, foi proposta pela deputada Laura Gomes e subscrita pelos deputados Diogo Moraes e Tony Gel. O texto da proposta, aprovada por unanimidade, ressalta a importância do espetáculo para a cultura e a economia da região, além da projeção artística do evento teatral que conta a história do personagem de maior destaque na história da humanidade e que é considerado atualmente uma das principais atrações turísticas do calendário cultural brasileiro.
Realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, a peça conta a história dos últimos dias de Jesus com a participação de 50 atores e 400 figurantes em nove palcos-plateia, que são réplicas de prédios e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás.
A solenidade homenageará também o pioneirismo de Plínio Pacheco, idealizador e construtor da Nova Jerusalém. O empreendedorismo do patriarca da família Pacheco deu dimensão internacional a peça de teatro amador que era apresentada pelas ruas de Fazenda Nova por iniciativa do político e empresário Epaminondas Mendonça, que, em 1951, reuniu a família e amigos para realizar a encenação na vila como forma de movimentar o comércio e o turismo no local.
Em 1968, o espetáculo passou a ser encenado na cidade-teatro de Nova Jerusalém e hoje está profissionalizado. A proposta da deputada estadual Laura Gomes também faz jus ao trabalho de Robinson Pacheco, filho de Plínio e atual presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, responsável pela continuação de uma obra artístico-cultural com meio século de presença exitosa no cenário artístico do Ocidente.

A era masculina - Casal decide ter um bebê e quem se preocupa com a fertilidade era sempre a mulher

Entre os casais que apresentam dificuldades para engravidar o mais comum, ainda nos dias de hoje, é que as mulheres busquem auxílio médico. Porém, nem sempre a origem do problema está ligada a elas. A ideia de que as mulheres têm a total responsabilidade de verificar a ferti