Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Governo do estado decreta estado de calamidade em 14 municípios da Mata Sul


O governo de Pernambuco decretou estado de calamidade em 14 municípios da Zona da Mata Sul, devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira. O decreto foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do estado. O governador Paulo Câmara anunciou no início da tarde deste domingo que o presidente Michel Temer virá a Pernambuco ainda hoje, onde terá uma reunião com o governador no Palácio do Campo das Princesas. A expectativa é de que o presidente da República chegue por volta das 19h.


Providências adotadas pelo governo do estado:

- Instalação de Gabinete de Crise Central, no Palácio do Governo;
- Emissão de alertas de chuvas e variação dos níveis dos rios;
- Convocação de todo efetivo do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar para força-tarefa nos municípios atingidos pelas enchentes;
- Deslocamento de duas aeronaves sobrevoando as áreas de risco;
- Deslocamento imediato de equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para os municípios: Amaraji, Rio Formoso, Barra de Guabiraba, Palmares, Belém de Maria e São Benedito do Sul;
- Deslocamento de três equipes de saúde para a Mata Sul;
- Ativação dos escritórios de governo nos municípios, composto por 200 efetivos da Defesa Civil e Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretarias Estaduais;
- Disponibilização de prédios públicos para servir de abrigos;
- Publicação de decreto de Calamidade para os municípios de Amaraji, Água Preta, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Catende, Cortes, Jaqueira, Maraiaí, Palmares, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul e Barreiros;
- Envio de colchões, lençóis, cobertores, travesseiros, fronhas e lonas plásticas para atendimento humanitário;
- Levantamento da situação dos acessos e estradas, através de equipes de engenheiros do DER e SECHAB;
- Levantamento da situação das escolas estaduais e municipais, através de equipes de engenheiros da Secretaria de Educação

Diario de Pernambuco (Leia a matéria completa no site do Diario)

Falso advogado é preso suspeito de aplicar golpes na Zona Rural de Petrolina

Após investigação realizada pela Comissão Contra o Exercício Ilegal da Profissão (CEI)
​ da OAB-PE​, 
pela OAB Araripina e a OAB Petrolina, a Polícia Civil de Petrolina prendeu, na manhã desta sexta-feira (26), um homem suspeito de se passar por advogado e aplicar golpes em cerca de 100 pessoas na Zona Rural da cidade. Wellinton Ferreira e Silva foi preso em flagrante após diligência em seu escritório, no centro da cidade, onde foi encontrada uma carteira de identidade de advogado falsa, contratos que utilizava para aplicar os golpes e cartões de apresentação como profissional da advocacia.

A CEI recebeu denúncias sobre as atividades do falso advogado por meio da OAB Araripina na semana passada, quando o falsário realizou júri na Comarca de Trindade exercendo as funções privativas da advocacia. Após receber solicitação da presidente da OAB Araripina, Gabriela Reis, a Comissão
​ ​
 providenciou certidão de Wellinton à OAB-PE. Não sendo localizada nos registros da seccional pernambucana, a CEI solicitou o documento à OAB Paraíba, confirmando que se tratava de um falsário.

A Comissão Contra o Exercício Ilegal da Profissão
​da OAB-PE ​
 encaminhará à Polícia Civil as certidões das seccionais de Pernambuco e da Paraíba e outras provas contra o suspeito. "Faremos também, através da nossa Comissão, encaminhamento de ofício pra que nos seja informada a conclusão deste inquérito, a fim de podermos nos habilitar futuramente como assistentes da promotoria", ressaltou o presidente da CEI, Helder Pessoa.

O falso advogado já foi preso nas cidades de Araripina e Ouricuri pela prática de estelionatos. Ele está sendo autuado por uso de documentos falsos, responderá por estelionatos e será apresentado à Audiência de Custódia nesse sábado (27).

Secretário Nilton Mota participa de debate da Alepe sobre a bacia leiteira

A bacia leiteira do Estado têm enfrentado os efeitos da estiagem prolongada,  sobretudo no Agreste, que concentra 75% da produção de Pernambuco. A situação do setor foi debatida em audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa em Garanhuns, com a presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, autoridades estaduais, municipais e representantes do setor.

Com o olhar voltado para esta cadeia produtiva, o governador Paulo Câmara tem materializado inúmeras intervenções para apoiar e incentivar a produção, incluindo a qualificação e ampliação da infraestrutura hídrica dos municípios, assistência técnica, subsídio do milho e regulamentação da agroindústria rural de pequeno porte. 

“Estamos empenhados em manter o foco nas ações para o fortalecimento do setor. Também vamos apoiar a Conab para ampliar a oferta de milho para a região como ação emergencial”, assegurou Nilton Mota.

A audiência pública foi presidida pelo deputado Ricardo Costa, com a participação dos deputados Júlio Cavalcanti, Marcantônio Dourado; Álvaro Porto,  Priscila Krause, Eduino Brito, autor da proposta; a presidente da Codeam, a prefeita de Capoeiras Neide Reino; o presidente do Sindleite, Alex Costa; Sergio, representando o movimento A Força do Leite; Sônia Costa, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado; a presidente da Adagro, Erivânia Camelo; e o presidente do IPA, Gabriel Maciel; além de prefeitos, vereadores e produtores rurais.

Paulista realizou Dia D da Campanha de Vacinação contra a raiva em 80 pontos na cidade

O dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, no Paulista, aconteceu neste sábado (27.05), em 80 pontos como postos de saúde, igrejas, escolas, associações de moradores do município. A vacina protege contra a raiva, uma doença que mata e pode ser transmitida também para as pessoas.

Em um dos locais de vacinação, na Escola Municipal Manoel Gonçalves, em Maranguape I, a gerente administrativa Roseane Bezerra, levou os dois cachorros para tomarem a vacina. “Do mesmo jeito que nós precisamos nos proteger das doenças com a imunização. Os animais também necessitam. É bom para quem convive com os bichos em casa e na rua”, disse.

Já a agente de saúde Márcia Juliana, moradora de Maranguape I, fez questão de vacinar a gatinha Bela. “ Com a vacina sinto que Bela está protegida e as pessoas que convivem com ela também”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é  imunizar 80% da população de cães e gatos, o que corresponde em 37.837 animais. Ao todo, 37 mil doses foram disponibilizadas.

Foto: Jorge Macrino

Associação Cultural José Martí homenageia Agassiz Almeida e Assis Lemos com o apoio da cônsul-geral de Cuba Laura Pujol

Realizou-se no dia 15 do mês corrente no Centro Cívico Che Guevara, em Lagoa Seca, Paraíba, importante evento com o fim de homenagear estas personalidades que se destacaram na defesa dos direitos humanos: o escritor e ex-deputado federal constituinte Agassiz Almeida, o ex-deputado Assis Lemos e o professor Antônio Augusto de Almeida. Na ocasião foi empossada a nova diretoria da Associação tendo como presidente a ex-vereadora Paula Frassinete e secretário o professor Ademir Melo. Prestigiando o evento a cônsul de Cuba Laura Pujol ressaltou: “Esta homenagem projeta-se nestas personalidades que marcaram as suas vidas na defesa da democracia”.

Agradecendo em nome do ex-deputado Assis Lemos o professor Yedo Fontes destacou: “Assis Lemos entra para a história ao lado de nomes como Miguel Arraes, Gregório Bezerra, Agassiz Almeida e Francisco Julião”.

Com a palavra disse Agassiz Almeida: “Nesta hora de grave perplexidade para o país, recebo esta homenagem tocado destes sentimentos: a gratidão aos companheiros de hoje e aos das longas jornadas; a indignação em face deste espetáculo a que arrastaram a nossa tão judiada nação. O que se assiste? Transformaram o país num grande teatrão midiático em que desfilam quase diuturnamente atores desta peça denominada Lava-Jato, na qual armaram um caldeirão em que lançam nas mesmas condições empanturrados corruptos e delinquentes eleitorais do caixa 2. E o pior, arrancam delações premiadas de  encarcerados destroçados psiquicamente, e a maioria deles já atravessou os umbrais dos 70 anos de idade. Olhem para as fisionomias desfiguradas palidamente de Palocci, de Léo Pinheiro da OAS e de outros presos e concluiremos sem dúvida que estão dominados pela síndrome do pânico, sintoma de tortura psicológica. Investigar é buscar a verdade para se alcançar a justiça, não este espetáculo midiático: o que resulta desta pirotecnia? manipula-se a opinião pública com mentiras e fantasias.

A nação está dividida por um maniqueísmo cego, insuflado por uma mídia comprometida com o grande capital.

Punam-se os corruptos mas basta de armadilhas processuais, seja com o ex-presidente Lula ou com o presidente Temer.

Reneguemos esta dicotomia perigosa: prenda-se e depois se julga.

Festa Sem Loção no Biruta bombou

Não tem tempo ruim para a Festa Sem Loção. Mesmo com toda chuva que caiu no Recife na noite do ultimo sábado, a balada que aconteceu na beira mar do Biruta foi o destino de grande parte da galera descolada da cidade.

Com todos os ingressos esgotados, antes mesmo de começar, a festa não deu para quem quiz e muita gente circulou a procura de ingressos na frente do Biruta.

Quem abriu a pista por volta das 23h, foi o residente Original DJ Copy (Felipe Machado). Logo depois, Rebel K (Kleber Pedrosa) e Lala K tomaram conta das carrepetas e os três DJs fizeram a casa ferver até às 7h da manhã, com ritmos eletrônicos, mashups, funk, muito pop e indie moderno passeando pelo rock.

Serviço:

Sem Loção no Biruta Bar
Informações: (81) 9 8532.6635

Taxistas devem realizar o procedimento até o dia 2 de junho