Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Folha de São Paulo: Moradores do interior de PE disputam comida estragada por lama após chuva


Matéria completa em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/05/1888632-moradores-disputam-comida-estragada-por-lama-apos-chuvas-em-pe.shtml

Balanço Maio Amarelo 2017

A Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, promoveu durante todo o mês de maio, ações do movimento Maio Amarelo no Recife, Região Metropolitana do Recife – RMR, e Interior do Estado, com slogan “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, objetivando chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, discutindo exaustivamente a segurança e o respeito no trânsito.

Nesta quarta-feira, 31, o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, irá apresentar, no auditório do Órgão, o balanço do Movimento que aconteceu de 1º a 31 de Maio, por meio de ações planejadas pela Coordenação de Educação de Trânsito.  Nesse período, mais de 50 parceiros foram envolvidos em todo o estado, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.  

Segundo Ribeiro, foram mobilizados em prol da educação e da conscientização no trânsito empresas públicas e privadas; principais setores que compõem a estrutura de trânsito e transportes do Estado, as Secretarias das Cidades, Saúde e Educação, associações que representam as concessionárias de rodovias, montadoras de veículos e de motocicletas, Rotary Clube, Federação de Seguros, entidades credenciadas para educação de trânsito, instituições de ensino fundamental, médio e superior, além das entidades técnicas especializadas em trânsito e segurança.

Acompanhado de muitos desses parceiros, o DETRAN-PE irá apresentar nesse balanço os resultados alcançados com as diversas ações educativas, que em 2017, tiveram uma ampliação considerável em relação ao público alcançado.

SERVIÇOS:

Balanço do Maio Amarelo 2017
Local: Auditório do DETRAN-PE – Iputinga
Horário: 10h

App é lançado em Pernambuco para auxiliar os alunos das autoescolas

Nessa quarta-feira, 31, será apresentado pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco – SINDCFC-PE, o aplicativo Super Prático, voltado aos alunos em formação nos CFCs do Estado. Em parceira com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE serão convidados todos os instrutores e autoescolas para conhecerem o aplicativo, por meio de um treinamento realizado pelo SINDCFC-PE.

Através do App que já está disponível para download no App Store e Google Play, os alunos terão recursos para auxiliá-los nas categorias A e B, onde é possível acessar o simulador de exame teórico com 8.000 questões de vários estados, simulador de direção e monitoramento eletrônico das aulas práticas.

Além disso, em Pernambuco, onde desde o ano passado foi criado pelo DETRAN-PE o sistema de telemétrica das aulas práticas com o monitoramento dos veículos de aprendizagem, incluindo a quilometragem inicial e final, horário, localização, velocidade, percurso e conhecimento sobre normas e circulação do trânsito, será possível que o aluno acesse um relatório da aula com essas informações no App.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, essa é mais uma revolução tecnológica que chega para auxiliar os futuros motoristas. “O SINDCFC-PE é um importante parceiro do DETRAN-PE e com essa ferramenta lançada por eles, sem dúvida, irão também contribuir com a formação de melhores condutores e consequentemente um trânsito mais seguro para todos”, defendeu.
SERVIÇO:
Treinamento e lançamento do APP Super Prático
Quando: Quarta-feira, 31 e quinta-feira, 1
Onde: Auditórios Recife – Rua Paissandu, 567, loja 2, Recife-PE
Horário: Manhã 8h e tarde 14h

GESTANTES: Relator da Reforma Trabalhista acata argumentos de Fernando Bezerra sobre insalubridade relacionada a grávidas e lactantes

Brasília, 30/05/17 – Relator do projeto de lei (PLC) 38/2017, que propõe a Reforma Trabalhista, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-PE) confirmou hoje (30) que acatou os argumentos da emenda apresentada por Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) à matéria. A emenda do líder do PSB no Senado protege as gestantes e lactantes ao defender o afastamento delas de qualquer atividade, operação ou serviço insalubre, independentemente do grau de insalubridade.

Conforme explicou Ferraço, as argumentações de Fernando Bezerra foram acolhidas no relatório favorável ao PLC 38/2017 e serão encaminhadas como recomendação de veto presidencial após a aprovação da matéria no Senado. O objetivo do relator é não alterar o texto do projeto, oriundo da Câmara dos Deputados, de forma a se evitar que o PLC tenha que retornar à votação naquela Casa.

“A minha posição, como relator, é proibir que a mulher gestante ou lactante trabalhe em local insalubre, preservando a vida dela e de quem ela carrega no ventre”, afirmou Ricardo Ferraço. “Por isso, resolvi incorporar os argumentos do senador Fernando Bezerra Coelho ao meu relatório por entender a procedência e a legitimidade da emenda dele”, acrescentou.

Nesta terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado reuniu-se para discutir o relatório de Ferraço. Na CAE, a votação do relatório está marcada para a próxima terça-feira (6). Depois, a matéria deverá seguir para análise e votação das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ) e, por fim, do Plenário do Senado.

Depois de aprovado pela Casa, o projeto seguirá à sanção presidencial. “Momento em que questões como esta (insalubridade relacionada a gestantes e lactantes) serão vetadas pelo presidente Michel Temer e aprimoradas, da forma com defende o senador Fernando Bezerra, por meio da edição de medida provisória”, assegurou Ricardo Ferraço.

A EMENDA – De acordo com o texto (original) do projeto de Reforma Trabalhista aprovado pela Câmara dos Deputados, em caso de insalubridade de grau leve ou médio, será necessário atestado médico que recomende o afastamento durante a gestação ou amamentação. A emenda do senador Fernando Bezerra Coelho – apoiada (subscrita) pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS) – altera o artigo 1º do PLC 38/2017 para determinar que a empregada gestante ou lactante ou deverá exercer a atividade em local salubre ou, na impossibilidade da empresa em oferecer tal ambiente adequado à trabalhadora, ela receberá o salário-maternidade, garantido em casos de gravidez de risco (de acordo com a Lei 8.213/1991).

A emenda determina,  ainda, que no caso de trabalhadora contratada como “pessoa jurídica” (prestadora de serviços), a empresa deverá pagar o Adicional de Insalubridade à gestante ou lactante, com as devidas compensações legais sobre as contribuições incidentes sobre a folha de pagamento de salários.

AVANÇOS – Durante as discussões de hoje na CAE, o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado reforçou que o projeto de modernização das leis do trabalho é necessário ao país e não retira conquistas dos trabalhadores. “Estou convicto da necessidade desta Reforma para combatermos graves problemas na atual legislação trabalhista, que afetam não só a classes trabalhadora como também a produtividade no Brasil”, afirmou Bezerra Coelho.

Na avaliação do senador, a aprovação do PLC 38/2017 também resolverá questões como a alta rotatividade, a informalidade e a precarização do trabalho no país. "Defendo a Reforma Trabalhista em nome dos 14 milhões de brasileiros e dos 500 mil pernambucanos que perderem seus empregos nos últimos anos e que, com a flexibilização de determinados pontos da legislação, terão a oportunidade de voltar ao mercado formal, com direitos garantidos", ressaltou Fernando Bezerra.

Release Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco

O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que marca o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.
Em 2017, o tema da campanha é a preservação do Cerrado e da Caatinga. O CBHSF defende a declaração desses dois biomas pelo Congresso Nacional como patrimônios nacionais. Por isso, o Comitê concentrará esforços na coleta de assinaturas para viabilizar uma proposta que institua a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais, como já ocorre com a Mata Atlântica e Floresta Amazônica.
As assinaturas serão recolhidas em eventos da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que acontecerão, no dia 03 de junho, nos seguintes municípios: Pirapora (MG), Ibotirama (BA), Paulo Afonso (BA), Traipú (AL) e Propriá (SE).
Participe dessa luta pelo rio São Francisco e vire carranca para defender o Velho Chico!
Acesse as programações completas em:

Caatinga e Cerrado
Um terço do território brasileiro é ocupado pela Caatinga e Cerrado. Esses dois biomas estão presentes em 14 estados, um total de 1.927 municípios (34% do total no Brasil) e o Distrito Federal.
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, tendo um terço de suas plantas e 15% de seus animais como espécies exclusivas. É também o bioma mais degradado, depois da Mata Atlântica e do Cerrado, tendo hoje 45% de sua área desmatada.
Já o Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro, área prioritária para a conservação do planeta e, por outro lado, um dos mais ameaçados do globo terrestre. Possui as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, que abastecem as principais bacias hidrográficas do Brasil. Por isso, é considerada a “caixa d’água” do país. O Cerrado, cobre praticamente metade da bacia do rio São Francisco.

Compesa inicia obra de manutenção de esgotamento sanitário em Boa Viagem

Para melhorar o fluxo do sistema de esgotamento sanitário, a  Compesa inicia hoje (30),  a partir das 22h, uma obra de manutenção na rede coletora de esgoto na Rua Setúbal, na altura do número 336, em Boa Viagem.
A ação prevê a recuperação de 5 metros de rede, com 300 mm de diâmetro que está a 3,2 metros de profundidade. A interdição da via será parcial e os veículos devem ficar atentos à sinalização no local. O lado esquerdo da via estará livre para circulação dos veículos. A previsão é que a obra seja concluída até a próxima quinta-feira (1/6).

A obra, executada pela Compesa e BRK Ambiental,  faz parte do programa Cidade Saneada, que prevê a recuperação, manutenção, operação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário em 15 municípios de Pernambuco.  

Campanha da OAB-PE dá condições especiais para pagamento das anuidades em atraso

Durante o mês de junho e julho, a OAB Pernambuco vai oferecer condições especiais de pagamento para advogados que estão com débitos referentes às anuidades da instituição. A campanha Advocacia Legal 2017 percorrerá várias subseções do Estado oferecendo quatro opções de pagamento para que a dívida seja quitada e os advogados e as advogadas pernambucanas possam fazer uso dos serviços oferecidos pela OAB-PE.

Ao aderir à campanha, os profissionais poderão pagar a dívida com descontos e redução de multa e juros. Para quem optar pagar à vista, com cartão de débito ou em espécie, haverá redução de 100% de juros e multa. Quem optar por pagar com cartão de crédito poderá parcelar em até 12 vezes sem descontos. Para pagamento em até 6 vezes, haverá redução de 40% no valor dos juros e da multa. Já para pagamento em até 3 vezes, o desconto no valor dos juros e da multa será de 60%.

Os advogados adimplentes têm direito a uma série de serviços oferecidos pela OAB-PE, como Recorte Digital, estacionamentos gratuitos, convênios com lojas e instituições, plano sde saúde e odontológico com condições especiais e cursos de qualificação e pós-graduação.

A campanha Advocacia Legal 2017 percorrerá oito polos, do litoral ao Sertão, a partir de junho. Em julho, a ação continua na sede da OAB-PE para todos os advogados pernambucanos com as mesmas condições de pagamento.


Confira os 8 polos da campanha:

POLO 1 - Caruaru e Garanhuns - 1º e 2 de junho

Atende os advogados da OAB Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns e Pesqueira<