Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Exercícios físicos, as dores e o frio

*Por Fábio Akiyama
Juntamente com o inverno, vem o ventinho frio, chuva fina e aquela preguiça. A partir daí, forma-se um cenário perfeito para se entregar às cobertas a cada momento livre. Mesmo que isso seja uma delícia, pode pôr em risco o seu organismo. Por isso, o ideal é se movimentar sempre, inclusive nesses meses.
Os exercícios devem ser mantido em todas as estação do ano. A atividade física é importantíssima para diversos sistemas do nosso corpo e uma manutenção sadia é vital, principalmente durante a época de baixas temperaturas, em que aumentam a rigidez muscular favorecendo assim com que as dores se acentuem.
Geralmente, esses desconfortos voltam a se manifestar em épocas secas com força total, porque a temperatura ambiente é inferior à do nosso corpo e isso pode gerar uma diferença de pressão em relação as articulações. Por exemplo a rigidez muscular. Se os tecidos forem devidamente irrigados, que é o que ocorre durante um treino, isso não ocorre. Por isso a importância do exercício que garante a mobilidade do corpo.
Caso o incomodo persista, mesmo em se mantendo a rotina de exercícios, significa que o corpo, de fato, não está bem. A princípio relevamos uma dor quando ela não é limitante, e isso pode ser perigoso uma vez que uma coisa pode levar a outra, podendo então se tornar algo crônico se continuar a forçar. Devemos ter bom senso quando estamos diante deste quadro, e sempre seguir as orientações de profissionais.
Quando uma dor não é tratada, ela pode se tornar algo crônico, o que demanda um tratamento longo e complexo. Mas se o acompanhando começar logo, as chances de sucesso são maiores.
A microfisioterapia procura a causa dessa dor crônica em todo o organismo. O especialista busca o tecido que está em desequilíbrio gerando esse sintoma. Depois disso, a técnica é bem eficaz por atuar de forma diferente de outras técnicas porque o seu tratamento consiste em não apenas ”apagar o fogo” na região dolorida.
Vale lembrar que a atividade física assim como tudo que é referente a nossa saúde, deve se manter uma rotina e uma frequência. Esse hábito não pode ser comprometido, caso contrário, tudo o que você trabalhou e se superou no verão vem por agua baixo.
Sobre Fábio Akiyama
Atua na área da saúde desde 2009. É fisioterapeuta e trabalha com a microfisioterapia, terapia que estimula a auto cura através do toque, ou seja, faz com que o corpo reconheça seu agressor e inicie o processo de reprogramação celular. É pós-graduando em técnicas osteopáticas e terapia manual, além da formação em osteopatia visceral, posturologia clinica e equilíbrio neuro muscular. Possui curso na área de tratamento da articulação temporomandibular (ATM) e introdução ao Método Rosen. Em 2014, realizou um curso de especialização em prevenção e tratamento de lesões de membros inferiores e análise biomecânica de corrida, pela The Running Clinic no Canada. Atua desde 2012 também como instrutor de Pilates e treinamento funcional. Em 2015, foi monitor no Instituto Salgado de Saúde Integral no módulo avançado do curso de formação em microfisioterapia. Para saber mais, acesse www.mindtouch.com.br

Feira da Beleza começa sábado com novidades na área de cosméticos

A 8ª edição da Feira da Beleza do Nordeste - Hairnor começa  no próximo final de semana no Centro de Convenções de Pernambuco. Entre as atrações do evento estão as novas linhas de cosméticos lançados no mercado, as tecnologias inovadoras em tratamentos de beleza, além das ofertas de produtos com preços mais baixos. A expectativa dos organizadores é de um público superior a 40 mil pessoas entre profissionais da área de beleza e público em geral, incluindo os participantes de cerca de 80 caravanas vindas do interior de Pernambuco e estados vizinhos.

 Durante o evento, que acontece de 3 a 5 de junho, das 12h às 20h, as indústrias do segmento da beleza estarão expondo uma infinidade de produtos, que vão desde cosméticos básicos, como batons, xampus e esmaltes, até equipamentos como secadores de cabelo, chapinhas e móveis, além de sistemas de gestão para salões de beleza. Haverá, ainda, no pavilhão de exposições, uma área exclusiva para o segmento de estética.

      Simultaneamente à Feira, acontece o IV Congresso de Estética e Cosmética Hairnor, onde especialistas da área de saúde e bem estar vão apresentar as novidades em tratamentos, produtos e equipamentos. Além disso, será realizado o VI Workshop Hairnor que é a oportunidade para os profissionais terem acesso a um conteúdo técnico e inovador que irá capacitá-los a oferecer um diferencial como forma de aumentar a competitividade no mercado e a qualidade dos serviços oferecidos ao público.
              Para a Edição 2017, a HAINOR consolidou e ampliou parcerias com entidades como SEBRAE, SENAC e Banco do Nordeste, tendo como pilares o aprimoramento profissional, consultoria empresarial e a disponiblização de linhas de créditos e financiamentos.
                 Outra novidade para 2017 é o projeto “Minha Primeira HAIRNOR !”, que oferece ao mercado oportunidade para que as empresas participem pela primeira vez da Feira.  São marcas em ascensão no mercado e que chegam para somar com mais produtos para o setor.
             O ingresso para a Feira, válido para os três dias, custa R$ 35,00. Os participantes de caravanas não pagam ingresso para visitar a Feira.
       Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: (81) 3467-6572 ou pelo Site www.hairnor.com.br

Confira as vagas oferecidas pela Agência do Trabalho do Paulista

Nesta quarta-feira (31.05), a Agência do Trabalho do Paulista está com disponibilidade de vagas de emprego para auxiliar de produção (50 vagas), auxiliar de logística (30), operador de empilhadeira (10), técnico de laboratório de análises clínicas (1). Os salários não foram informados. Já quem possui algum tipo de deficiência pode disputar duas oportunidades oferecidas para telefonista. O candidato precisa ter o ensino médio  incompleto. Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir à Praça Frederico Lundgren, s/n, centro da cidade. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h.

Junior Matuto vai entregar ônibus e óculos aos bebês com microcefalia do Paulista

Com a preocupação de deixar claro que não se tratava de uma agenda politica, mas de um gesto de solidariedade, o Prefeito do Paulista Junior Matuto dedicou a manhã desta quarta-feira (31.05) para ouvir a necessidade das 18 mães dos bebês com microcefalia que são assistidas pela gestão desde o início de 2016, quando se cadastraram para receber cestas básicas e atendimento médico prioritário.
No encontro desta quarta-feira, em café da manhã na residência de Amanda Bárbara, mãe de Maria Victoria, uma bebê de um ano e sete meses, com microcefalia, no condomínio Nossa Senhora do Ò, em Pau Amarelo, Junior Matuto ouviu das mães o pedido de óculos especiais para corrigir os problemas de visão dos bebês e um ônibus para transportar mãe e filhos para as terapias necessárias ao desenvolvimento, como fisioterapia, fonoaudiologia e psicóloga para os bebes e para as mães.
A secretária de Saúde Fabiana Bernart adiantou que o ônibus será para o transporte exclusivo das mães e já está garantido, assim como os óculos. “Já tínhamos falado com o Prefeito que as mães sofrem muitas dificuldades de locomoção, já que são vários tratamentos para estimular e cuidar dos bebes. Hoje, o prefeito veio pessoalmente para dar esta boa notícia. Vamos entregar o ônibus e os óculos agora em Junho, dia 14. Quem já entregou a receita, também vai receber os óculos neste dia,” informou Fabiana.
Amanda Bárbara recebeu com entusiasmo a notícia de que vai contar com este transporte exclusivo. “É muito complicado ter que sair de casa tantas vezes na semana, tendo que carregar sacolas, sombrinha e Victória no colo. Este ônibus vai facilitar muito nossa vida de todas nós. Só temos que agradecer a Deus e a prefeitura,” falou Amanda.
Depois de reafirmar o compromisso em atender as demandas do grupo, o prefeito ouviu outro pedido.  Elas também solicitaram que a gestão avalie a possibilidade de conveniar uma clinica de hidroterapia, que é um tratamento através de exercícios na água, para acelerar o desenvolvimento motor e intelectual dos bebês. “Nós temos que avaliar a questão legal deste convênio. Se for possível, a gente vai proporcionar sim, mais esse tratamento. Afinal, quando a gente olha a luta dessas mães guerreiras, mulheres ainda jovens que terão que renunciar diversas coisas em suas vidas para se dedicar exclusivamente aos seus filhos, a gente tem que agir com sensibilidade e fazer o que tiver ao nosso alcance, para ajudá-las,” adiantou Junior Matuto. 

Paulista segue no inverno sem registro de transtornos significativos

Graças a antecipação da Operação Inverno realizada pelas secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, em conjunto com a Segurança Cidadão e Defesa Civil do Paulista, a cidade não registrou alagamentos graves durante estes dias de chuvas fortes em quase todo o estado.

Dentro desta Operação Inverno, aconteceu o Programa Canal Limpo, iniciado ainda em janeiro, com a meta de limpar os 28 canais que cruzam a cidade, preparando assim o município para enfrentar o inverno sem grandes transtornos. Por conta da intensidade das últimas chuvas, algumas retenções de água se formaram em pontos da cidade, principalmente nas ruas que não são pavimentadas. Mas, com um escoamento rápido.

De acordo com o secretário executivo de Serviços Públicos Jaime Domingos, iniciar os preparativos para enfrentar o inverno, com antecedência, foi uma estratégia acertada. “Nós começamos o serviço pelos canais mais críticos, onde historicamente alagavam. Como este ano estamos com um numero bem reduzido de homens e máquinas, começamos bem cedo a dragar os canais e a realizar mutirões de limpeza. Isso nos ajudou muito a administrar os transtornos trazidos pelas chuvas. Hoje, estamos atravessando o inverno mais tranquilos”, adiantou Jaime, que mesmo assim, vem percorrendo vários pontos da cidade para acompanhar de perto o resultado do trabalho.

Outro fator que contribuiu e muito para a cidade atravessar este momento critico do inverno sem grandes transtornos, foi à dragagem do Rio Paratibe. Na área ribeirinha, qualquer intensidade de chuva provocava alagamentos constantes em diversas ruas. O trabalho de limpeza e desassoreamento do Rio, que já contemplou um trecho de três quilômetros, começou na BR-101, seguindo até o Banheiro do Soldado, em Arthur Lundgren I, alcançando a PE-15, no Centro da cidade.

A obra, que tem investimento na ordem de R$ 28 milhões, faz parte de um convênio entre a Prefeitura do Paulista e o Ministério da Integração Nacional. O recurso também contemplou a construção de duas pontes sobre o rio, uma delas já concluída, a do Banheiro do Soldado. A outra em fase de construção na comunidade do Barão.

Projeto Forró dos Cangaceiros - aula espetáculo de Assisão e do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião chega ao município de Carnaíba

O cantor e compositor Assisão e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião levam hoje (1º) ao município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, a segunda edição do projeto Forró dos Cangaceiros. O evento é gratuito e acontece às 20h, no Patamar da Igreja Santo Antônio.

Nesta edição, o cantor Assisão convidou o Grupo Cabras de Lampião para reforçar o projeto, que consiste em apresentações musicais e aulas sobre a cultura nordestina, como os ritmos xaxado, forró pé de serra, forró dos cangaceiros e forró autêntico. “O evento tem como objetivo reafirmar nossos valores fundamentados na identidade cultural sertaneja, sobretudo ao ciclo junino, tendo como ponto de partida a musicalidade e o ritmo da obra de Assisão, numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de beleza singular”, revela Cleonice Maria, coreógrafa e diretora da aula espetáculo, além de presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião. O projeto conta na produção com 25 pessoas e é patrocinado pelo Governo e Secretaria de Cultura de PE, Fundarpe e Funcultura.

Serviço:

Projeto Forró dos Cangaceiros - aula espetáculo de Assisão e do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
Quinta (1º) 20h
Local: Patamar da Igreja Santo Antônio, em Carnaíba

CASACOR SP 2017: sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

Dando continuidade ao intenso trabalho na gestão de sustentabilidade, a CASACOR São Paulo segue na sua missão de apresentar uma obra mais limpa, sem desperdício e com reaproveitamento de resíduos. O objetivo é de, até 2020, conquistar o selo AQUA- HQE, certificação de origem francesa adaptada ao Brasil pela Fundação Vanzolini.
Para isso, a CASACOR conta com a consultoria da Inovatech Engenharia em todo o processo de construção e manutenção diárias. Essas estratégias de sustentabilidade têm gerado grandes resultados que, em 2017, começam a aparecer no dia a dia da organização do evento. Para se ter ideia, durante a montagem da mostra houve economia de 22% de água, em comparação com a mesma fase do processo no ano passado. Outro item prioritário é a valorização de resíduos. Este ano, na montagem dos espaços, a organização já atingiu 98% de valorização dos materiais, 6% a mais que em 2016. Esse trabalho ao lado da Inovatech Engenharia se incorporou à estratégia de sustentabilidade da CASACOR em 2015, com diagnóstico das oportunidades de melhorias e definição de metas para cada ano.
Em 2017, a CASACOR São Paulo conta ainda com a parceria da Leroy Merlin na sustentabilidade. O tema faz parte do dia a dia da marca e, ao lado da CASACOR, aposta na consolidação de uma co-construção com todos os seus colaboradores, o que já acontece ao longo dos últimos oito anos. A escolha do parceiro foi certeira: Programas internos nortear ações e diretrizes de administração e condução da empresa, tornando a Leroy Merlin a primeira rede de varejo no país a contar com construções sustentáveis certificadas AQUA, de Alta Qualidade Ambiental, promovendo um menor impacto no meio ambiente. Da construção de lojas modernas e certificadas ao incentivo à Indústria para maior produção de produtos responsáveis (seja pela fabricação ou utilização), a Leroy Merlin se coloca na vanguarda do conceito ao habitat sustentável.

Kaio Maniçoba comemora aprovação em 2º turno da PEC da vaquejada

Mais um passo foi dado a favor da vaquejada. Na última quarta-feira (31/05), a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que legaliza a vaquejada e os rodeios no País. O deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB), que preside a Comissão Especial que analisa a proposta, comemorou mais esta vitória. “Falta pouco para que as cidades voltem a realizar suas grandes vaquejadas. E nós continuaremos trabalhando para manter esta tradição viva”, enfatizou.

O texto aprovado muda o artigo 225 da Constituição Federal, reconhecendo esses eventos como manifestações culturais. E diz que essas práticas não são consideradas uma crueldade com os animais.

A PEC 304/17 vai garantir a prática das tradicionais vaquejadas e rodeios e também exigir o cuidado com os animais. É o reconhecimento à cultura nordestina e aos sertanejos que há muitos anos dependem dessa atividade como fonte de renda. A proposta agora precisa passar por um segundo turno de votação na Câmara.

Como obter a utilização de crédito acumulado de ICMS

O ICMS é o imposto mais oneroso na composição da carga tributária brasileira, e diversas empresas ainda contam com crédito acumulado deste imposto junto à Fazenda Estadual. O sucessivo acúmulo de saldo credor acumulado de ICMS constitui um dos mais graves problemas tributários das companhias atualmente. Isto porque, enquanto não tiver liquidez, este imposto a recuperar gera um lucro fictício nas organizações com consequente desembolso antecipado de Imposto de Renda e Contribuição Social.
No Estado de São Paulo, é possível - após a homologação e a auditoria deste crédito acumulado pela Secretaria da Fazenda Estadual - recuperar este imposto, sob forma de pagamento a fornecedores, aquisição de ativo imobilizado, ou ainda transferência a terceiros ou quitação de débitos próprios.
Saldo credor nem sempre significa crédito acumulado. Saldo credor é aquele decorrente da confrontação mensal entre débitos e créditos, devendo a diferença - se devedora - ser recolhida aos cofres públicos ou então ser credora, ser transportada para o mês ou período de apuração seguinte. Crédito acumulado é o sucessivo acúmulo mensal de saldo credor.
Assim, como visto, o crédito acumulado passível de homologação deve ser decorrente das hipóteses previstas no Artigo 71 do Regulamento do ICMS de São Paulo. Dentre as quais, destacamos:
i) Base de cálculo reduzida
ii) Alíquota reduzida
iii) Diferimento
iv) Isenção com direito ao não estorno
v) Exportação
vi) Substituição tributária
Após a verificação e a homologação do saldo credor pela Secretaria da Fazenda, através da sistemática que for mais conveniente para a organização, o valor de crédito acumulado aprovado passa a constar na conta-corrente fiscal da empresa, mantida e aberta através do "Sistema Eletrônico de Gerenciamento do Crédito Acumulado", e-CredAc:
A partir deste momento, o crédito acumulado poderá ser utilizado para:
1) Quitação de débitos próprios das empresas, a exemplo do ICMS devido por ocasião do desembaraço aduaneiro das importações, quando estas ocorrerem em território paulista.
2) Pagamento parcial de aquisições do ativo imobilizado e fornecedores de mercadorias ou insumos inerentes ao seu ramo usual de atividades.
3) Transferência mediante pagamento, outras empresas interdependentes ou não.
Desta forma, a questão do acúmulo sucessivo de crédito de ICMS pelas empresas pode ser resolvida em âmbito administrativo junto à Secretaria Estadual da Fazenda Paulista. Primeiramente, é necessário verificar se o acúmulo de crédito da organização está enquadrado em uma das hipóteses formadoras de saldo credor, previstas no Regulamento do ICMS. E, posteriormente, dar entrada com o processo administrativo correspondente para a homologação deste crédito. A partir deste momento, o crédito acumulado homologado se transforma em recursos financeiros, que se concretiza com reflexos positivos imediatos no fluxo de caixa da organização.
Artigo de:
Dr.ª Beatriz Dainese, advogada da Giugliani Advogados

FEBRAVA abre credenciamento para visitantes

Exiba imagens para confirmar leitura
Está no ar
FEBRAVA abre credenciamento para visitantes
O credenciamento online para visitantes da 20ª edição da FEBRAVA, Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Tratamento do Ar, já está disponível. O evento acontece entre 12 e 15 de setembro, no São Paulo Expo, simultaneamente à Equipotel, feira destinada ao setor de hospitalidade e food service.
Profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer as principais tendências e lançamentos do setor AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração), bem como aprofundar seus conhecimentos por meio de debates, espaços de inovação, palestras e workshops. Além de ampliar suas oportunidades de negócios com expositores nacionais e internacionais ao longo dos quatro dias do evento.
Para fazer o credenciamento, basta acessar http://www.febrava.com.br/Credenciamento/,preencher o formulário e imprimir a credencial.
SERVIÇOFEBRAVA 2017 - 20ª EDIÇÃOData: 12 a 15 de setembro de 2017Horário: Terça a Sexta das 13h às 20hLocal: São Paulo Expo, São Paulo – SPEndereço: Rod. Imigrantes Km1,5 s/nInformações: www.febrava.com.br
Sobre a FEBRAVAA FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Tratamento do Ar é o endereço para os profissionais de toda cadeia AVAC-R. A feira é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, líder mundial em feiras de negócios, e conta com o apoio de entidades do setor, como a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Além do setor de exposição, a feira traz opções de atualização profissional com palestras e fóruns para os profissionais e empresários do setor. Em 2017, a FEBRAVA acontece paralelamente a Equipotel, feira que reúne profissionais do setor de hotelaria, ampliando os negócios da FEBRAVA 2017.

Palestra em Salto (SP) orienta pais sobre como identificar e lidar com comportamentos autodestrutivos

Colégio Prudente promove orientações a pais, por meio de palestra da ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, para lidarem com temas ligados à série “13 Reasons Why”, como suicídio e automutilação 
São Paulo, 31 de maio de 2017 - A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) realizou a palestra “No Reason Why”, no auditório do Teatro Municipal de Salto (SP), no dia 11 de maio. A convite do Colégio Prudente de Moraes, mais de 350 pais, professores e profissionais das áreas de saúde e assistência social e de instituições de ensino, públicas e privadas da cidade, participaram do encontro. O objetivo foi refletir sobre as causas de comportamentos autodestrutivos de crianças e adolescentes e oferecer, aos responsáveis, informações sobre como identificar sinais e como agir nessas situações.
Cientes da preocupação dos pais em relação aos temas expostos na série “13 Reasons Why”, trama baseada em um livro que aborda temas polêmicos como suicídio e depressão, que conta a história de uma adolescente que grava 13 fitas narrando os motivos que a fizeram tirar a própria vida, o Colégio Prudente de Moraes solicitou à ASEC a palestra. Nela foi explicado que só existe uma razão para o suicídio, e que 90% dos suicídios podem ser evitados, como afirma a Organização Mundial da Saúde. Nesse aspecto a Educação Emocional assume um papel preponderante para fortalecer crianças e adolescentes para que nunca tenham motivo para considerar esse ato (“No Reason Why”).
De acordo com Tania Paris, fundadora da ASEC e palestrante do “No Reason Why”, a informação e desmistificação do tema são essenciais para prevenção. “Conversar abertamente e nunca minimizar os sentimentos dos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, permitem a aproximação emocional entre pais e filhos. Escutar o relato de suas dificuldades, sem julgar seus sentimentos e reações, é oferecer possibilidade de manter aberto o canal de comunicação e passarem a ser reconhecidos como um “porto-seguro” a quem possam recorrer em momentos críticos. E, numa época de tecnologia com tantas demandas pelo tempo das pessoas, é crucial disponibilizar tempo de qualidade para os filhos; aquele tempo em que, entre outros cuidados, se desliga celular, TV e computador. Deixar a agenda de lado, de vez em quando, dá aos filhos a comprovação de que eles são importantes para os pais”, revela Tania.
O alinhamento da família com o trabalho da educação emocional que a escola realiza com os alunos é visto como importante pelo Colégio Prudente de Moraes. Desde 2016, a escola iniciou uma parceria com a ASEC para implementação do “Amigos do Zippy”, programa de desenvolvimento emocional que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida. Obtendo resultados positivos, neste ano, a parceria foi ampliada com a implementação do “Amigos do Maçã”, para alunos que já participaram do “Amigos do Zippy” e do “Passaporte: Habilidades para a Vida”, para pré-adolescentes, que foi implementado no 6º.ano do Ensino Fundamental.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I do colégio, Rosana Merlin, o trabalho da escola não deve se restringir apenas aos alunos e por este motivo, decidiu oferecer a palestra para aumentar o envolvimento dos pais com os programas de Educação Emocional e orientá-los nas questões de comportamentos destrutivos. “Além de desenvolver habilidades nos alunos que previnem automutilação e suicídio, é necessário ampliar esse debate também com os pais. Após a palestra, o colégio decidiu implantar outro programa da ASEC: ‘Amigos do Zippy em Casa’, pois a educação emocional é um processo e deve haver uma parceria entre a escola e os responsáveis”, afirma a coordenadora.
Baseada na receptividade da palestra entre os pais presentes, a ASEC está disponibilizando-a para outras escolas interessadas: info@asecbrasil.org.br
Sobre a ASEC
A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, centros de assistência social, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. A associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo. Sua metodologia de capacitação de educadores em Educação Emocional foi reconhecida pelo MEC como Metodologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada.

Trabalho de desobstrução e limpeza reduz os efeitos da chuva intensa em Olinda

Equipes têm percorrido ruas e avenidas de bairros como Rio Doce, Jardim Brasil, Peixinhos e Ouro Preto, sanando alagamentos e o acúmulo de lixo


A Prefeitura de Olinda tem trabalhado para atenuar os efeitos das chuvas intensas que recaíram sobre a cidade nos últimos dias. Nesta quinta-feira (1º), o tempo mais firme possibilitou a ampliação dos serviços de desobstrução de galerias e caixas coletoras, além da limpeza e sucção de sedimentos acumulados. As equipes atuam em corredores de grande circulação, como as avenidas Getúlio Vargas, no Bairro Novo; Presidente Kennedy, em Peixinhos, e, ainda, na Rodovia PE-15, no bairro de Ouro Preto. Na Avenida Brasil, em Rio Doce, um dos caminhões de hidrojateamento acelerou a retirada da água acumulada na via, facilitando assim a vida de condutores e pedestres.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, o monitoramento também permanece nos 15 canais de maior porte que cortam o município. Esta é a realidade nas ruas próximas ao Canal do Matadouro, no bairro de Jardim Fragoso; no Canal do Azeitona, em Peixinhos e, também, no Canal do Arroz, em Jardim Fragoso. O trabalho de conscientização quanto ao descarte irregular de lixo se mostra fundamental, prevenindo riscos e prejuízos para todos os moradores. Conforme o secretário executivo de Manutenção Urbana, Givaldo Calado, a prefeitura conta com o apoio da população.

Também estão em execução os serviços de micro drenagem e limpeza das galerias da Avenida Transamazônica, em Jardim Brasil, e da Rua Pedro Álvares Cabral, entre os bairros de Jardim Atlântico e Jardim Fragoso. A varredura também inclui a Avenida Carlos de Lima Cavalcante e a Rua São Miguel, ambas no Bairro Novo, responsáveis por grande fluxo de veículos diariamente. Ainda segundo Givaldo, a manutenção, iniciada desde o início do ano, já começa a dar resultados. “Temos observado