Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Junto à comunidade, Prefeitura do Paulista transforma antigo ponto de lixo em espaço de lazer

O Campo do Vila Nova, localizado no bairro do Engenho Maranguape, em Paulista, está passando por uma grande transformação. A Prefeitura da cidade, junto à comunidade, e através das Secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e Habitação, está transformando o campo, que antes servia como depósito de lixo, em um espaço de lazer e entretenimento para os moradores do bairro.

Na manhã deste sábado (03.06), o trabalho continuou no local, onde serão construídos, um mini campo, uma quadra e uma área de lazer para as crianças. A população, que é quem está colocando a mão na massa para que a obra se concretize, está ansiosa para ver um sonho antigo de todos da comunidade se tornar realidade.

Fábio Silva, coordenador do Projeto Voz da Favela, falou sobre a satisfação em poder participar da iniciativa. “O que ninguém tinha feito antes por esse campo, o prefeito Junior Matuto está fazendo agora. Desde 2007 que o “Voz da Favela” trabalha tentando aproximar os jovens da arte e cultura. Agora, depois da construção desse novo espaço, tudo vai melhorar. Vamos poder realizar nossos eventos e aulas aqui, alcançando mais pessoas, que é o nosso objetivo”, disse.

De acordo com o secretário Executivo de Serviços Públicos, Jaime Domingos, o envolvimento da comunidade com a prefeitura na construção do espaço torna a ação mais humana. “Todo o material para a construção do local foi dado pela prefeitura e à população está ajudando com a mão de obra. Eles estão muito felizes em poder participar de perto da realização desse sonho. Transformar um lugar, de onde eram retiradas toneladas de lixo, em um ambiente agradável de lazer, é o quetodos mais querem”, ressaltou.

“Nossa ideia é dar dignidade aos moradores da comunidade através dessa parceria entre a sociedade civil e o poder público. Esse bairro é muito organizado e luta em conjunto para que a qualidade de vida das pessoas daqui melhore. Eles atuam com projetos sociais, através do “Voz da Favela”, que realiza um trabalho lindo com essas pessoas. Vendo todo esforço, nós, enquanto gestão, só ficamos ainda mais animados para ajudar eles no que for possível. Muita coisa boa ainda está por vir, tanto para essa comunidade, como para os quatro cantos da cidade”, explicou Roberto Couto, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista.

Esclarecimento da Prefeitura

Armando visita cidades da Mata Sul e se prontifica em colaborar com reconstrução

Em giro por seis municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana atingidos pelas cheias, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) se prontificou em colaborar com as gestões municipais para destravar ações emergenciais e obras estruturadoras que ajudem na reconstrução das cidades e prestem atendimentos à população. Horas após participar da reunião convocada pelo governo do Estado, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o líder petebista percorreu as cidades de Ipojuca, Rio Formoso, Barreiros, Palmares, Joaquim Nabuco e Maraial, levando sua solidariedade ao povo e gestores públicos. Os deputados estaduais José Humberto Cavalcanti (PTB) e Silvio Costa Filho (PRB) acompanharam as visitas.

Armando iniciou o périplo por Ipojuca. Ao lado da prefeita Célia Sales (PTB), Armando visitou o ginásio da escola Santo Cristo, que se transformou em um abrigo provisório para 15 famílias, e uma passagem molhada afetada pela cheia. Em Rio Formoso, o senadorconheceu o posto de comando do município, centro que recebe e distribui donativos e faz o planejamento das ações para o restabelecimento da cidade. Com a prefeita Isabel Hacker (PSB), Armando também foi à escola Pedro de Albuquerque, que atualmente abriga 291 pessoas. Nesse local, o parlamentar conheceu a história da dona de casa Juscelina Bezerra da Silva, que perdeu tudo nessa última enchente.

Em Barreiros, Armando levou a solidariedade aos funcionários da Prefeitura que realizam ações emergenciais e de prestação de serviços à população. Em Palmares, com o prefeito Altair Júnior (PMDB), visitou gabinete de crise e foi ao Centro da cidade ver os estragos causados pelas chuvas. Já em Joaquim Nabuco, o senador foi recebido pelo prefeito Neto Barreto (PTB) e se colocou à disposição para destravar obras e ações emergenciais para a cidade. Por fim, em Maraial, com o prefeito Marquinhos Moura (PTB), o líder petebista foi ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para tomar conhecimento das ações empreendidas pelo município. Nas visitas, o senador informou que o Sistema S vai destinar, na próxima semana, cestas básicas e kits de atendimentos para todos os municípios afetados pelas cheias.

Durante as visitas, o senador lembrou que as bancadas federais de Pernambuco se somaram ao governo do Estado para liberar junto ao Ministério da Integração Nacional mais de R$ 20 milhões em recursos emergenciais, destinados para a compra de alimentos, materiais de higiene e limpeza, medicamentos, entre outros donativos. Além disso, deputados e senadores repactuaram com a pasta os investimentos necessários para retomar obras de quatro barragens no Estado, que atualmente estão paralisadas. Em paralelo, o petebista afirmou que os parlamentares apoiaram uma ação, proposta por Armando, de liberar os saques do FGTS para atender as vítimas das cheias.

“Temos o desafio de reconstruir as cidades afetadas pelas cheias e concluir o sistema de contenção das enchentes. Das cinco barragens prometidas em 2010, apenas uma foi finalizada. Se não fizermos essas obras estruturantes, a cada cinco anos vamos ficarsubmetidos a novas tragédias. Estamos mobilizados nessa hora para ajudar e somar esforços”, concluiu Armando. “Nessa hora, não existe adversários políticos. Temos que nos dar as mãos para que juntos possamos atuar em favor das pessoas que foram duramente atingidas pelas cheias”, completou.

Fotos: Leo Caldas/Divulgação

Próximo a Ponte do Janga, vereador Fábio Barros mostra em vídeo irregularidades de trânsito

Reprodução Facebook.

O vereador Fábio Barros, presidente da Câmara do Paulista, flagrou próximo a ponte do Janga, irregularidades de trânsito ao identificar ultrapassagem indevida tentando driblar. O vídeo foi imediatamente apresentado pelo parlamentar ao secretário de Mobilidade e Transportes do Paulista, José Rodrigues, no dia 1º de junho. Os dois estiveram juntos na manhã da última sexta-feira (3/6) e observaram já com a equipe de guardas de trânsito a gravidade do problema.

O vereador Barros sugeriu a presença de guardas municipais e educadores de trânsito para orientar os condutores e evitar possíveis acidentes no local. Para a próxima segunda-feira (5/6), o vereador solicitou a Prefeitura a permanência dos guardas, já que o bairro do Janga tem mais de 50 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE.Segundo Barros, o engarrafamento aumento com os veículos na contra mãos. Em seguida, ele também solicitou cones para travar essas manobras irregulares.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa por ultrapassagem é uma punição de trânsito que tem o objetivo de coibir e punir manobras arriscadas que colocam em risco a vida das pessoas e a fluidez do tráfego. Dependendo do caso, ela pode ser considerada de uma infração leve até uma gravíssima.

Segundo o vereador, a ação é fruto da audiência pública sobre a Ponte do Janga, realizada pelo mandato do parlamentar, na Faculdade Joaquim Nabuco, do Janga, no mês de abril. “Foram colocados cones na via para o ordenamento da via evitando a ultrapassagem realizada normalmente em fluxo de trânsito, pondo em risco a vida das pessoas, que antes faziam de uso uma terceira e quarta via”, disse.

Confira os vídeos na página do Facebook do vereador. Acesse. https://www.facebook.com/fabiobarrospsb