Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Acidentes de Motos: Instituições se reúnem em Garanhuns para programar ações preventivas

A V GERES - Gerência Regional de Saúde - realizou mais uma reunião do CRPAM (Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos), nesta quinta-feira (08), com diversos representantes de instituições de saúde, educação, trânsito e segurança. Catarina Tenório, gestora da GERES e presidente do Comitê, passou informações e programações para os próximos dias, com os eventos juninos na região, adiantando também algumas ações para julho, quando Garanhuns vivencia o Festival de Inverno, recebendo milhares de pessoas em seus 10 dias de atividades culturais.

Participaram da reunião, além de Catarina Tenório, Luiz Bernardo (Delegado da Polícia Civil) Paulo Paz (diretor de operações do DETRAN/PE), Flávio Rodrigues ( gestor da V Ciretran), Adaílton (AMSTT), Major Albuquerque (9º BPM), Major Heitor Martins (Bombeiros), Cristiane Rufino e Ingrid Tenório (SEDUC-Garanhuns), Pollyanna Chaves (SAMU), entre outros.

"Estas reuniões mensais são determinadas pelo Governo do Estado e visam criar ações efetivas que possam impactar na diminuição de acidentes com veículos terrestres, com foco maior em motociclistas" - afirma Catarina Tenório, que complementa: "É um momento de alinharmos as agendas e programar atividades, ouvindo todos os envolvidos e integrantes do CRPAM".

Para saber mais:
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Dra. Catarina Fábia Tenório
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

Mais de quatro mil pessoas serão atendidas em mutirão realizado pela ONG Reconectar, amanhã (10)

No próximo sábado (10), das 8h às 12h, cerca de 4.000 pessoas serão atendidas por voluntários da ONG Reconectar, localizada na Estrada do Arraial -5058, Casa Amarela, através do projeto “Abraçando o Bairro”. Clínica médica, vacinação, nutrição, consultoria jurídica, psicologia, aferição de pressão arterial, restauração de prótese dentária, aplicação de flúor e teste de hepatite B e C, são alguns dos serviços que serão oferecidos para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Tudo isso depois de um nutritivo café da manhã.

Em sua 13ª edição, o Abraçando o Bairro é uma ação da ONG Reconectar que teve início há 4 anos. Os idealizadores reúnem profissionais que estejam dispostos a dar atendimento GRATUITO a um número cada vez maior de pessoas que moram em situação de risco na região de Casa Forte e Casa Amarela (Comunidades Bananal, Cabocó, Vila Esperança e Nossa Senhora da Conceição).

Além do projeto Abraçando o Bairro, a ONG presta um atendimento diário às crianças com aulas de reforço, artes marciais, dança e ações de dia das mães, dia das crianças, natal, entre outras datas comemorativas. “A Reconectar se preocupa com o ser humano. Não podemos esperar mais do serviço público” disse Érico Santos, presidente da ONG e um dos idealizadores do projeto. 
Apesar da dificuldade de conseguir parcerias com órgãos públicos e empresas para a ampliação dos atendimentos, Érico diz que a Reconectar encontra em seus voluntários mais que a doação financeira para sua realização.

“Num momento onde, além da crise ética, moral, política e econômica que o país está passando, notícias onde mostram os desvios de verbas públicas são cada vez mais recorrentes, ações como esta, mostram que o Brasil ainda é dos brasileiros e por isso, ainda é possível acreditar em dias melhores”, destacou Daniele Silva, voluntária da Ong Reconectar. 

Agentes da Prefeitura de Olinda alertam a população contra o trabalho infantil


Dia 12 de junho é marcado como o Dia Nacional Contra o Trabalho Infantil e para alertar os olindenses, funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos e membros do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) estarão, a partir das 6h, da próxima segunda-feira (12.06), no semáforo e na parada de ônibus da Praça do Carmo alertando a população sobre um dos maiores problemas da atualidade. Panfletos informativos serão entregues a quem passar pelo local. Além disso, os agentes estarão informando como se prevenir e até denunciar os casos detectados. 

Técnicos da Prefeitura de Olinda realizam ação contra o trabalho infantil no Sítio Histórico

Uma equipe formada por dez funcionários da Secretaria Desenvolvimento Social Cidadania e Direitos Humanos e membros do Programa de Erradicação Trabalho do Trabalho Infantil (PETI) fará, nesta sexta-feira (09.06), a partir das 17h, uma campanha de conscientização no Sítio Histórico de Olinda. O grupo passará por bares, restaurantes, hotéis e outros pontos comerciais distribuindo panfletos informativos e afixando cartazes com mensagens preventivas. A ação é parte da campanha nacional que dedica todo o mês de junho ao combate do trabalho praticado por crianças e adolescentes. O ponto de partida será nas proximidades da Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas (FOCCA), no Carmo. 

Moradores de Engenho Maranguape elogiam primeiro dia de funcionamento da USF Edgar Alves II

No primeiro dia de funcionamento das novas instalações da Unidade de Saúde Edgar Alves II, no Engenho Maranguape, os 600 usuários que são atendidos neste posto, puderam usufruir de um atendimento com mais conforto num lugar adequado. 

O novo espaço disponibiliza consultas médicas, aferição de pressão, teste de glicose, medição da massa corpórea, curativo e vacinação, e fica  na Rua Ari Santa Cruz, s/n, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Dona Maria das Neves Oliveira, 70 anos, buscava atendimento em um posto mais distante de sua casa. Ela mora na mesma rua da unidade de saúde ficou satisfeita com a novidade. “Agora não preciso subir mais ladeira. Tenho certeza que serei bem atendida porque os profissionais são competentes”, disse.

Outro usuário satisfeito, o senhor Raimundo Lima, 71 anos, elogiou as instalações do espaço. “ O atendimento é ótimo principalmente para os idosos e a estrutura está de parabéns”, enfatizou. 

Essa é a 32ª unidade de saúde entregue pela atual gestão. O Ministério da Saúde, através de recursos do Sistema Único de Saúde, investiu quase R$ 71 mil (setenta e um mil reais). A gestão municipal, em contrapartida, empregou mais de R$ 34 mil (trinta e quatro mil reais), para reforma e a ampliação.

Nasce mais uma filha de Paulista, Fabiana Bernart Secretária de Saúde recebe Título de Cidadã concedido pelo Vereador Evanil Belém.

Porto-alegrense de nascimento e agora Paulistense de coração, a mais nova filha do Paulista, a secretária de Saúde do município, Fabiana Bernart, recebeu na manhã desta sexta-feira, 09.06, o Título de Cidadã concedido pelo Vereador Evanil Belém. O Plenário da Casa de Torres Galvão ficou lotado de políticos, gestores, familiares e amigos da homenageada, a solenidade foi marcada por vários momentos de emoção.

Aprovado por unanimidade na votação da plenária, a concessão do título transcorreu em evento concorrido, com a presença de quase todos os parlamentares municipais que fizeram questão de discursar detalhando as qualidades da gestora à frente do comando da equipe que toca uma área de muitas dificuldades que é a saúde. Vinicius Campos, Eudes Farias, Edson Araújo (Edinho), Edmilson do Pagode, Fabiano Paz e Nildo Soldado. Cada um contou uma experiência da convivência com Fabiana, mas todos convergiram para o mesmo ponto: o justo merecimento pelo título. “Houve inclusive uma disputa entre os vereadores que seria o autor do projeto desta homenagem, mas Evanil saiu na frente e apresentou o projeto antes de todos” assegurou Fabiano Paz.

Escolhida para falar em nome da equipe, a executiva da Saúde, Maria Clara, arrancou lágrimas quando lembrou o comportamento de Fabiana, nas batalhas travadas no dia-a-dia na construção das políticas públicas de saúde no município: “ ‘Fabi’ consegue mesclar a força, na hora de cobrar, com a doçura na hora de reconhecer. Por isso, mantém a equipe trabalhando com o brilho no olho”. Concluiu Clara.

Representando o Prefeito Junior Matuto, que participava de um encontro em Caruaru, no momento da solenidade, o Vice-prefeito Jorge Carreiro tentou resumir a trajetória profissional da jovem que chegou ao município em 2013 para trabalhar na Coordenação de Saúde Bucal e em 2015 assumiu a titularidade da pasta. “Isso a gente chama no futebol de valorizar a prata da casa. É um jogador de base que mostra tanto talento e competência que é convidado para honrar o time na qualidade de titular”, salientou Carreiro.

O autor da concessão do título, Vereador Evanil Belem, afirmou que o que motivou a assumir a autoria deste projeto foi a competência demonstrada pela secretária, no comando de uma equipe imensa, tem conseguido transformar desafios em benefícios que estão mudando a qualidade de vida das pessoas na cidade. Fabiana significa um marco na saúde. “Estou muito orgulhoso de prestar esta merecida homenagem a esta figura que em tão pouco tempo, tantos serviços já prestou a nossa cidade. Seja bem vinda, Drª Fabiana, Paulista te agradece.”

Ao final do evento, o plenário fez silêncio absoluto para para ouvir o discurso da mais nova paulistense, que com a voz completamente embargada pela emoção, fez questão de deixar claro que o título não pertence a ela, mas a toda a equipe que trabalho com compromisso, união e brilho no olho. “Quem me conhece sabe que eu sou pura emoção. Agradeço a todos que contribuíram para chegar onde estou, uma jovem com pouca bagagem, sem indicação política, mas que teve todo o apoio e compreensão da família, da equipe, dos vereadores que as vezes tenho que dizer não, de Jorge Carreio e Junior Matuto, dos meus colegas gestores. Este título só vem fechar a situação do quanto em amo esta cidade. É aqui que trabalho, é aqui que me realizo, é aqui que me divirto. Eu vivo Paulista e tenho certeza que nunca mais Paulista vai ter uma gestão igual a esta de Junior Matuto”, finalizou Bianca. 

Ouvidoria do DETRAN-PE promove palestra na sede do Órgão

Com o objetivo de integrar ainda mais os gestores sobre a importância da escuta da população nas esferas públicas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio de sua Ouvidoria, promove na próxima segunda-feira, 12, no auditório do Órgão, na Iputinga, a palestra “Ferramenta de gestão e instrumento de participação social; desafios, metas e sua vinculação à Ouvidoria Geral do Estado”.

A atividade, que é voltada para diretores, gerentes, coordenadores e servidores será realizada a partir das 9h, tendo como palestrantes o ouvidor do DETRAN-PE, Décio Canuto, o Coronel Marcos Luís, ouvidor do DETRAN-PE entre 2015 e 2017 e a diretora de ouvidoria e controle social da Secretaria de Controle Geral de Pernambuco, Maria Zélia.

Entre os temas abordados estarão: Ouvidoria pública; Lei de Acesso à Informação; Vínculos institucionais entre ouvidorias; Projeto ouvidoria em ação; Desafios e metas e ainda a apresentação estatística da ouvidoria do DETRAN-PE.
SERVIÇOS:

Palestra -Ferramenta de gestão e instrumento de participação social; desafios, metas e sua vinculação à Ouvidoria Geral do Estado;
Quando: Segunda-feira, 12 de junho;
Onde: Auditório do DETRAN-PE – Iputinga
Horário: Das 9h às 12h30