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Oração a Santo Antônio



PAULISTA: Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres celebrará a Solenidade de Corpus Christi


A Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres celebrará a Solenidade de Corpus Christi, 15 de junho, com Missas, adoração e recitação do Terço. A programação será aberta com a celebração da Santa Missa às 7h. Durante todo o dia, haverá programação na Igreja Matriz de Santa Isabel, no centro do Paulista.

Comunidades, grupos, pastorais, movimentos e serviços terão horários específicos para a Adoração ao Santíssimo. Em cada momento, os participantes rezarão por uma intenção.
A recitação do Terço será às 18h e será em reparação aos danos causados à Santíssima Eucaristia. 

Logo após, às 19h30, o pároco Padre Adriano Chagas presidirá Missa Solene. Finalizando o dia de Corpus Christi, os fiéis participarão de procissão com o Santíssimo Sacramento pelo entorno da igreja.

PROGRAMAÇÃO
7h – Santa Missa.
08h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e principais intenções de cada horário:
10h às 11h: Pelas Intenções do Santo Padre.
Comunidades: Paulista Centro e Nobre.
Grupos: Apostolado da Oração, MEJ.
11h às 12h: Pela Paz
Comunidades: Maranguape 2 e Riacho de Prata
Grupos: LOC., Ordem Terceira, Terço da Libertação, Terço Meditado, Hora da Graça.
12h às 13h: Pelos trabalhadores
Grupo: Sinal da Cruz
13h às 14h: Pelos Sofredores
Comunidade: Alameda.
Grupos: Mãe Rainha, Terço dos Homens, Filhas de Maria, Cenáculo de Maria.
14h às 15h: Pelos Doentes
Comunidade: Jardim Maranguape.
Grupos: Catequese (Batismo, Primeira comunhão, Crisma), Perseverança, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde.
15h às 16h: Pelas Crianças e Jovens.
Comunidades: Jaguaribe e Jaguarana.
Grupos: R.C.C., Pastoral da Juventude, Pastoral do Dízimo, Vicentinos.
16h às 17h: Pelas famílias
Comunidade: Maranguape 1
Grupos: Pastoral Familiar, Pastoral dos Noivos, Equipes de Nossa Senhora, ECC.
17h às 18h: Pela Santa Igreja e pelas vocações
Comunidade: Engenho Maranguape.
Grupos: Liturgia Paroquial (Ministros da Eucaristia, Leitores, Salmistas, Acólitos e Ministérios de Música) e Pascom.
18h – Oração do Santo Terço em reparação aos danos causados à Santíssima Eucaristia.
19h30 – Santa Missa e Procissão com o Santíssimo Sacramento.

Texto, arte e foto: Pascom Paulista

Secretaria de Meio Ambiente lança sistema eletrônico de licenciamento ambiental


A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do Paulista lança nesta sexta feira 09/06, o sistema eletrônico de licenciamento ambiental, o SILAM - Paulista. O sistema permitirá que os empreendedores do Município possam fazer a distância o licenciamento ambiental de forma simples e desburocratizada.

O usuário poderá inserir a maior parte dos documentos e informações no sistema e acompanhar o andamento do processo, sendo alertado sobre pendências e necessidade de ajustes em tempo real.

Para o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Leslie Tavares, “o objetivo dessa ferramenta eletrônica é proporcionar maior celeridade e transparência nos processos administrativos, que agora vão ser realizados nos computadores, tablets e smatphones dos usuários. Além de qualquer cidadão poder acompanhar os processos que são públicos, os detalhes do licenciamento poderão ser vistos de perto pelos órgãos de controle, como a própria Controladoria do Município e o Ministério Público”. Inicialmente o setor imobiliário será o primeiro a se beneficiar do sistema, que terá um período de 30 dias para ser apresentado e experimentado pelos usuários do município, ficando logo após disponível no site da Prefeitura do Paulista.

“Consideramos bastante a padronização de procedimentos a fim de que o usuário não fique a todo momento apresentando documentos diferentes, bastando atender os roteiros.” Hoje, o tempo médio de emissão das licenças é inferior a 34 dias, quando atendidas todas as exigências, mas com a implantação do sistema este tempo deve ser ainda mais reduzido, já que não será necessário o deslocamento dos empreendedores para tirar dúvidas ou apresentar documentos. O SILAM é resultado de compensação ambiental estabelecida pela Secretaria.

Instituições garantem bom funcionamento da democracia, diz Temer

O presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta sexta-feira (9) que as instituições brasileiras têm garantido o bom funcionamento da democracia no País. A declaração, por meio do porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, ocorreu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar a ação de cassação da chapa vencedora das eleições de 2014.

Na mensagem lida pelo porta-voz, Temer ressaltou o “amplo debate” ocorrido durante o julgamento. Na visão do presidente, prevaleceu “a justiça, de forma plena e absoluta”. “O Presidente da República recebeu a decisão do [...] como um sinal de que as instituições nacionais continuam a garantir o bom funcionamento da democracia brasileira”, disse.

“O Judiciário se manifestou de modo independente. Cada um de nós acatará com sobriedade, humildade e respeito à decisão do TSE”, afirmou.

De acordo com o presidente, o governo seguirá em parceria com o Congresso Nacional, “honrando seu compromisso de trabalhar para que o Brasil retorne ao caminho do desenvolvimento e do crescimento, com mais oportunidades para todos”.

Paulo Câmara pede para manter ritmo de trabalho

Governador reuniu equipe para fazer balanço sobre as ações de atendimento do Governo aos municípios mais prejudicados pelas fortes chuvas do mês passado 
Apesar dos relatos da volta à normalidade, feitos pelos chefes dos escritórios nos municípios do Estado atingidos pelas chuvas do final do mês de maio, o governador Paulo Câmara pediu para manter o ritmo de trabalho e compromisso das últimas três semanas. "Vamos manter esse ritmo, essa força. Trabalhar mais. Precisamos dar respostas e esperança ao povo. A gente tem de estar junto. Fazer o que tem de ser feito. Governo é isso. A população conta conosco para superar o que aconteceu".
O governador Paulo Câmara se reuniu, na manhã deste sábado (10.06), com secretários de Estado e dirigentes de órgãos que estão atuando nos municípios em estado de emergência para fazer um balanço do trabalho da Operação Prontidão. Durante os últimos 15 dias, as ações do Governo foram focadas em salvar vidas, restabelecer os serviços, realizar ajuda humanitária e limpar as cidades. "Nesta terceira semana, vamos entrar na fase da avaliar, planejar e orçar. É hora de pedir recursos para a nova construção do que foi destruído, solicitar ajuda em Brasília à bancada federal para que façam emendas destinadas às ações. Estamos fazendo um plano para resolver os danos causados pelas chuvas", avaliou o coordenador do Gabinete de Crise Central, secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni.
Stefanni também ressaltou que um dos focos das ações, neste momento, será evitar os deslizamentos de barreiras nos municípios em estado de emergência. "Temos que colocar a maior quantidade de lonas possível para evitar desabamentos, pois o inverno só começou. Uma vez que a água baixou, é isso que se tem que fazer", considerou o secretário, reforçando que o Governo de Pernambuco continuará a realizar a ajuda humanitária.
Entre as medidas que já foram anunciadas pelo Governo de Pernambuco para enfrentar as fortes chuvas e amenizar os danos causados à população estão a postergação da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os comerciantes das áreas atingidas; o cancelamento da cobrança da conta de água para os locais abastecidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); e a antecipação do pagamento do Programa Chapéu de Palha para as modalidades de pesca e cana-de-açúcar.
BALANÇO - Até o momento, o Gabinete de Crise Central registrou um total de 2.153 pessoas desabrigadas e de 35.764 desalojadas. Ao todo, já foram distribuídos 150.400 metros quadrados (m²) de lonas; 8.895 kits dormitórios; 7.645 colchões; 172,6 toneladas de alimentos; 198.425 litros de água; 7.849 kits de limpeza; 2.450 kits de higiene; e 98,7 toneladas de roupas.
A Coca-Cola doou 25 mil litros de água; a Celpe 500 geladeiras; a Brasil Kirin 20.592 litros de água; a Tupan 200 botas galocha, a Sobral Calçados mais de 100 pares; a Vitarella 13 toneladas de biscoito e 1 tonelada de macarrão; a ASA 20 fardos fraldas e 20 caixas de absorventes; a Baby Roger 320 pacotes de fraldas; a SELMI 23 toneladas de alimentos (macarrão e bolacha); a Brilux 10 caixas de detergente e 70 de água sanitária; a Even 10 caixa de creme dental e 20 de sabonete; a FEDEX  disponibilizou caminhões; a TUTANAT 200 cosméticos de higiene pessoal; a Flamin corte de lençóis e roupas infanto-juvenil; e a Studio Zero 450 peças de roupas.
EM AÇÃO - O secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, destacou que, embora as atenções do Governo de Pernambuco estejam voltadas para a Mata Sul e para o Agreste do Estado após as fortes chuvas, as ações para as outras regiões não pararam. "Estamos dando a atenção que a Mata Sul e o Agreste merecem, mas não estamos esquecendo do restante do Estado. A Adutora do Moxotó vai chegar em Arcoverde; em Surubim, a adutora do Sirigi já começou os testes. Na segurança, o governador sancionou a lei do BOPE na última semana e, ontem, inaugurou o maior complexo eólico do Brasil, ou seja, nós não paramos. Pernambuco continua em ação", pontuou.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

Final de semana animado com bastante forró e música erudita



Com realização do Conservatório Pernambucano de Música, São João Sinfônico e projeto Música no Palácio levaram ritmos nordestinos ao público
A noite do último sábado (10) foi de muito forró para aqueles que estiveram no Teatro Santa Isabel para apreciar o espetáculo São João Sinfônico do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Quem deu o ritmo foi a Orquestra de Câmara de Pernambuco, regida pelo maestro José Renato Accioly, e o acordeonista Beto Hortis como solista, além de Silvério Pessoa, o Grupo SaGrama e os dançarinos Josy e Tico Caxiado como convidados. Quem foi pode apreciar ritmos nordestinos com um toque de música erudita.
Rose Hazin, gerente geral do CPM, conta que a intenção do Conservatório é aproximar o público da cultura erudita, introduzindo instrumentos desta cultura aos ritmos populares. “O gênero erudito, instrumental, popular ou vocal não importa quando todas as culturas são reunidas. As músicas apreciadas aqui não são para dançar, são músicas para degustação da melodia por trás de sucessos que a gente já canta há anos”, comenta.
Jane Maciel, de 70 anos, mora no bairro dos Aflitos e veio conferir pela primeira vez uma apresentação do Conservatório. “Estou encantada com o que estou ouvindo, é magnífico. Casou muito bem, nos traz certa nostalgia e mexe com os nossos sentimentos”, confessa.
Música no Palácio – Na manhã do último domingo (11), o Coro Infantil do CPM e Aglaia Costa se apresentaram no Projeto Música no Palácio, que acontece na sede do Governo do Estado, o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. O Coro Infantil é formado por alunos do Curso de Iniciação Musical do CPM, com idades variando entre oito e treze anos, e levou o espetáculo Arrasta-pé para o Palácio, homenageando o xote, baião, xaxado e forró. Foi sucesso de público. 

Governo de Pernambuco lança medida de incentivo à construção de moradias populares

Em um esforço conjunto de seis órgãos estaduais e a Celpe, a CAPHAB vai desburocratizar e agilizar análises técnicas de projetos habitacionais em todo o Estado

O governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (12.06), em evento no Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (SINDUSCON/PE), no Recife, decreto que cria a Câmara de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (CAPHAB). Com o intuito de incentivar o setor a investir na construção de moradias populares, a iniciativa prevê a redução do tempo de análise dos projetos, no âmbito estadual, de oito meses para até 30 dias úteis. O objetivo é agilizar e desburocratizar os pareceres técnicos de projetos habitacionais através da centralização da tramitação em seis órgãos estaduais e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

“Essa ferramenta vai permitir que a gente avance nas análises de projetos habitacionais tão necessários e importantes para grande parte da população que precisa dessas moradias de baixo custo. Essa ação é fruto de uma série de reuniões, de um grande consenso e da necessidade de desburocratizar esses processos que demoram meses. Então, é muito importante no momento que nós estamos vivendo que hajam, por parte do Estado, os devidos encaminhamentos para que esses projetos possam sair do papel com a maior celeridade possível”, destacou o governador.

Integram a CAPHAB a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Celpe.

A CAPHAB será responsável pelo recebimento e envio simultâneo aos órgãos competentes dos documentos e plantas dos empreendedores, além do acompanhamento de toda a tramitação até a conclusão dos processos. Dividido em duas fases, o processo se inicia com a consulta prévia, etapa opcional, que terá 15 dias úteis para realizar o estudo de viabilidade do empreendimento. A segunda etapa, que analisa se o projeto obedece a legislação vigente, é obrigatória e deverá ser concluída em até 30 dias úteis. Após obter os pareces técnicos estaduais através da CAPHAB, o construtor deverá encaminhar o projeto para validação do município no qual será implantado o habitacional.

O secretário estadual de Habitação, Bruno Lisboa, explicou como vai funcionar a integração das órgãos responsáveis no cumprimento dos novos prazos estabelecidos. “Com o funcionamento da Câmara, todos os órgãos se reunirão mensalmente em conjunto para avaliar as deliberações. E a partir de todas as informações já coletadas e previamente consultadas por cada estrutura interna envolvida no processo de análise, a gente vai conseguir cumprir com o prazo máximo de 30 dias”, afirmou.

“O Estado tem sido um parceiro importante desde o início deste projeto, quando ainda não se tinha nada concretizado, e nos mostrou que isso poderia ser uma realidade. Acredito que a câmara seja um ganho importante para o setor e chega num momento que se consegue um alinhamento perfeito. O nosso objetivo é saber quais são as prioridades, saber o que o governo precisa para que nós possamos construir e garantir o sucesso das parcerias”, ressaltou o presidente da SINDUSCON, José Antônio Alvarez de Lucas Simón.

ATENDIMENTO - A Câmara de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais irá atender, nos primeiros 30 dias úteis, empreendimentos com até 100 unidades habitacionais. Após os 60 dias úteis de vigência do decreto, o atendimento da Câmara será ampliado para projetos com até 200 unidades. E, por fim, após os 90 dias úteis da publicação da medida, a CAPHAB atenderá empreendimentos com mais de 200 unidades. A partir da publicação do decreto, a Secretaria de Habitação terá 30 dias para instalar o serviço.


Fotos: Wagner Ramos/SEI

Campanha de Arrecadação em Pernambuco

Todas as lojas do Bompreço e Hiper Bompreço são pontos de arrecadação para as vítimas das chuvas no Estado. A rede entrou na campanha e está estimulando clientes e associados a doarem itens de maior necessidade como: água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal e cestas básicas. A campanha acontece em parceria com o programa Mesa Brasil do SESC de PE que vai retirar as doações.

Aplicativos e plataformas que facilitam o dia a dia das pessoas


Com o crescimento da tecnologia, o comportamento dos brasileiros foi mudando, e eles passaram a utilizar os aplicativos cada vez mais para infinitas funções, como forma de entretenimento, ou para se inteirar das notícias e também para ajudar a otimizar a rotina que muitas vezes é tão corrida, como os apps de beleza e bem-estar. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de domicílios brasileiros acessam a internet em dispositivos móveis. Isso mostra que essa tecnologia se tornou indispensáveis para as pessoas.

Para atender essa demanda, as empresas estão oferecendo aplicativos e plataformas simples e fáceis para navegar, seja para pedir uma comida, agendar um serviço ou até mesmo para se locomover pela cidade. Por isso, conheça algumas plataformas que vem buscando melhorar e facilitar a vida das pessoas de forma positiva: 

iFoodFood é um dos mais famosos do gênero no país. Nele você também conta com promoções exclusivas, pagamentos online e centenas de estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil. O aplicativo está presente há mais de 21 cidades em 10 estados diferentes, o iFood é fácil de usar e bem organizado. Encontrar um restaurante que entregue aquilo que você quer comer não será nada difícil por aqui. App disponível para Android, iOS e Windows Phone.

UberO app permite que o usuário solicite motoristas particulares. Por meio de um programa que funciona como uma central de atendimento, ele localiza o motorista profissional mais próximo de seu local. Diferente dos táxis comuns – a frota do Uber é composta por carros confortáveis que tem o perfil mais executivos. O pagamento do valor do percurso e gorjeta pode ser feito automaticamente no cartão de crédito registrado em sua conta ou dinheiro.

Supermercado NowCom o objetivo de trazer mais praticidade e agilidade, surgiu a plataforma Supermercado Now, o principal objetivo da marca é facilitar a compra de bens básicos e recorrentes. As compras são feitas pelos shoppers, profissionais especializados, que selecionam os produtos de melhor qualidade, à gosto do cliente, e enviam para o endereço indicado em até duas horas ou em um horário agendado. De forma fácil, ágil, com qualidade facilidade no pagamento por meio de cartão de crédito.

MovitAplicarivo gratuito líder de mobilidade urbana com foco em informações de transporte público e de navegação, utilizado por mais de 50 milhões de usuários em mais de 1.200 cidades. Movit combina todas as informações de trânsito em um único app, controle total sobre as viagens, guiando passo a passo atualizado do melhor trajeto com notificação de partida e chegada ao destino. É a maneira mais fácil e pratica de andar de transporte público.

GuiaBolsoUma maneira fácil e prática de controlar seu dinheiro. Ele pode ser conectado à sua conta corrente, para gerenciar débitos e entrada de valores, além de gastos em seus cartões de crédito. O app também gera gráficos para você visualizar suas finanças mais fácil.
Cigam BoletosNada mais chato do que digitar códigos de barras com vários números. Este app simplifica esse processo, já que ele lê os códigos para facilitar o pagamento de contas e boletos no celular, e também controla o que já foi pago, notificando o dia do vencimento, entre outras opções.

Conheça as principais diferenças entre asma e bronquite

Apesar de semelhantes, as duas doenças têm peculiaridades que devem ser levadas em conta para garantir o sucesso de seus tratamentos
São Paulo, 13 de junho de 2017 – No dia 21 de junho de cada ano é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional do Controle da Asma. No país, grande parte da população apresenta problemas respiratórios, seja por fatores climáticos, de poluição ou de hábitos, como o fumo e o uso amplo de fogões a lenha em algumas regiões. A data, portanto, foi criada com o objetivo de alertar a população brasileira sobre a asma, uma doença de alta prevalência[i], e coincide, no hemisfério sul, com o início do inverno, período em que seus sintomas se agravam por conta de temperaturas mais baixas e maior permanência da população em ambientes fechados.
Mas o que é asma? O primeiro passo para que se conheça melhor a doença é diferenciá-la de outras doenças respiratórias comuns, como a bronquite, que pode se manifestar de diferentes formas. Essas doenças são frequentemente confundidas por apresentarem sintomas semelhantes, o que torna importante a discussão sobre o tema, já que têm especificidades importantes que devem ser levadas em conta para não comprometer seus tratamentos.
ASMA
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete mais de 300 milhões de pessoas no mundo[ii]. Leva a um estreitamento das vias aéreas, prejudicando o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões, provocando falta de ar e chiado no peito. O desenvolvimento da asma costuma estar associado a uma causa genética, ou seja, algumas pessoas apresentam uma predisposição a desenvolver a doença e, ao entrarem em contato com fatores que sensibilizam as vias aéreas, como ácaros, pólen e pelos de animais, entre outros, a asma pode se manifestar.
Seus sintomas mais comuns, além da falta de ar e do chiado, incluem uma sensação de aperto no peito, tosses constantes e catarro, que podem surgir durante as crises. É importante, no entanto, lembrar que a doença é crônica e que as crises são apenas uma manifestação pontual. De acordo com o Dr. Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, “As crises de falta de ar provocadas pela asma são apenas a ponta do iceberg e é comum que o tratamento da doença seja feito apenas de forma paliativa. No entanto, um tratamento sério de asma deve ser diário e envolve o controle da doença com agentes antiinflamatórios e broncodilatadores de longa duração”.
De acordo com a pesquisa "Panorama da Saúde Respiratória do Brasileiro", encomendada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil ao Ibope, embora 91% dos asmáticos considerem a doença como "controlada"[iii], 72% percebem consequências da asma em atividades de rotina[iv]. Isso mostra que a percepção geral da população é que pessoas com asma devem conviver com os sintomas e limitações por conta da doença, quando na verdade a asma, quando controlada por meio de tratamento adequado, não deve impor limitações na vida das pessoas. Para saber se a asma está controlada é preciso atentar para a frequência e a intensidade de seus sintomas. De acordo com o GINA (Global Initiative for Asthma)[v], sabe-se que a asma não está controlada quando o paciente apresentou qualquer um dos itens abaixo nas últimas quatro semanas:
  • Sintomas diurnos mais de duas vezes por semana;
  • Qualquer despertar noturno causado pela doença;
  • Uso de medicamentos para alívio da falta de ar mais de duas vezes por semana;
  • Se a asma estiver limitando as suas atividades cotidianas.
BRONQUITE
A bronquite também é uma inflamação dos brônquios, que, no entanto, pode ser aguda (geralmente provocada por um vírus e acompanhada de um quadro gripal, com duração de, em média, duas semanas) ou crônica (uma inflamação geralmente causada pelo fumo). A bronquite crônica, apesar de apresentar sintomas semelhantes ao da asma, entre os quais o chiado, a falta de ar e a tosse, não é uma doença com a qual se nasce, e pode vir acompanhada de uma destruição das células do pulmão, chamada de enfisema pulmonar. Essa destruição forma pequenas bolhas no pulmão, que vai gradativamente perdendo a capacidade de absorver oxigênio. O enfisema pulmonar e a bronquite crônica, geralmente associados, recebem o nome de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doença que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, afeta cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil[vi], além de ser a quarta principal causa de morte no Brasil[vii].
É importante reforçar que asma e os diferentes tipos de bronquite têm causas e tratamentos diferentes. Enquanto uma pessoa nasce com asma, que a acompanha por toda a vida e pode surgir em diversas faixas etárias, a bronquite aguda é um processo inflamatório rápido dos brônquios, geralmente causado por infecção de um vírus e que melhora espontaneamente em poucas semanas. Já a DPOC se manifesta principalmente em pessoas com mais de 40 anos, por ser consequência de hábitos de longo prazo.
Apesar das diferenças, as doenças são frequentemente confundidas por terem muitos sintomas em comum. Além disso, de acordo com o Dr. Mauro, há outros fatores de confusão: “O nome correto da asma é asma brônquica e, por isso, é comum que seja confundida com bronquite. Mas não se trata da mesma doença e é muito importante que pacientes compreendam as especificidades de cada uma, para que possam procurar o tratamento medicamentoso e os hábitos mais adequados para cada quadro”.
A Boehringer Ingelheim
Medicamentos inovadores para pessoas e animais têm sido, há mais de 130 anos, o foco da empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim. A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e até hoje permanece como uma empresa familiar. Dia a dia, cerca de 50.000 funcionários criam valor pela inovação para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2016, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de € 15.9 bilhões. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento correspondem a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões).
A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.
No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br ewww.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil
Sobre a pesquisa PANORAMA DA SAÚDE DO BRASILEIRO
Pesquisa
Para entender melhor o panorama da saúde respiratória do brasileiro, a Boehringer Ingelheim do Brasil encomendou ao Ibope Inteligência a coleta de dados de uma pesquisa nacional com homens e mulheres entre 18 e 65 anos das classes A, B e C, de todos os estados do Brasil. O principal objetivo era realizar um levantamento sobre o quanto a população conhece as doenças respiratórias, suas percepções sobre sintomas, tratamentos e impacto nas atividades de rotina, além de saber mais sobre o comportamento de quem respondeu apresentar alguma(s) dessas doenças. A pesquisa, feita via entrevistas por telefone assistida por computador com 2.010 pessoas entre 22 de maio e 04 junho de 2015, demonstrou que 44% dos brasileiros apresentam sintomas respiratórios (tosse, falta de ar, chiado no peito, coriza) que, geralmente, são percebidos como manifestações de doenças como asma, bronquite, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Especialistas confirmam presença no Fórum de RPPN

Evento ocorrerá no dia 29 deste mês, na sede do ICMBio, em Brasília, e discutirá instrumentos de apoio às reservas particulares do patrimônio natural. Ainda dá tempo de se inscrever
Brasília – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de fechar a programação do 1º Fórum Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que ocorrerá no próximo dia 29, na sede do Instituto, em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, devem participar da abertura.
O Fórum, que já conta com mais de cem inscritos, reunirá servidores e gestores do ICMBio e de outros órgãos governamentais e não governamentais, especialistas e proprietários de reservas particulares. Clique aqui para ter acesso à programação completa e à ficha de inscrição.

Eles vão discutir instrumentos de apoio a essa categoria de unidade de conservação (UC), cuja criação é de iniciativa dos proprietários de terra. Atualmente, existem, no Brasil mais de 600 RPPNs federais. Leia tudo sobre RPPN e saiba como criar sua reserva.

Três painéis

Especialistas e gestores com larga experiência em gestão e manejo de RPPNs confirmaram presença nos três painéis do Fórum, que terão como moderadores os servidores do ICMBio Bernardo Brito, coordenador de Criação de UCs, e Luciano Souza, consultor ambiental, e Roberta Guagliardi, coordenadora do Programa Estadual de RPPN do Rio de Janeiro.

O primeiro painel reunirá a consultora ambiental Sônia Wiedmann, que falará sobre os benefícios às RPPNs previstos no Projeto de Lei 1.548/2015; a presidente da Confederação Nacional das RPPNs, Maria Cristina Weyland, que fará uma retrospectiva do Movimento RPPNista no Brasil; e mais um um representante da Agência Nacional de Águas (ANA).

No segundo painel, o presidente da BioRede Paraná, Wilson Loureiro, discorrerá sobre ICMS Ecológico como instrumento de apoio às RPPNs; o presidente da Fundação Florestal de São Paulo, Wilson Loureiro, abordará Pagamento de serviços ambientais; e o diretor-executivo da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo, Flavio Ojidos, enfocará Recursos Estratégicos e Sustentabilidade Financeira de RPPNs.

O terceiro painel contará com os palestrantes Marion Letícia e Cláudio Henschel, da Fundação Grupo Boticário, que tratarão do tema Valoração de Unidades de Conservação: Benefícios econômicos e sociais gerados pelas RPPNs; e Marcelo Bosco, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, que falará sobre Compensação de Reserva Ambiental em RPPN.

Cidade catarinense comprova que o programa de Educação Emocional “Amigos do Zippy” efetivamente previne comportamentos autodestrutivos


Desde 2009, os professores de 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Luís Alves (SC), desenvolvem com seus alunos o “Amigos do Zippy”, programa de Educação Emocional que ensina crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia.
Levantamento de dados feito pelo município apontou que não houve um único registro de caso de automutilação, tentativa de suicídio ou suicídio entre os 1.513 alunos, crianças e hoje já adolescentes, de 7 a 17 anos, que participaram do programa.
A implantação do Amigos do Zippy é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Assistência Social de Luís Alves e da ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, representante exclusiva do programa no Brasil, que capacita os professores. Para desenvolver o programa, todos os professores de 2º. ano e representantes de cada uma das escolas participaram de programa de capacitação, reconhecido pelo MEC como Tecnologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada e adotaram uma postura de facilitadores do desenvolvimento emocional dos alunos. Com as aulas e o convívio diário num ambiente emocionalmente saudável, as crianças desenvolveram, dentre outras, a capacidade de encontrar estratégias positivas para lidar com suas dificuldades, e, consequentemente, não recorrem a comportamentos autodestrutivos quando estão fragilizadas. A resiliência e cooperação mútua foram desenvolvidas e eles agem com naturalidade para pedir e oferecer ajuda uns aos outros.
“O trabalho do Amigos do Zippy é muito íntegro e já beneficiou muita gente em nosso município. Isso contribuiu para não termos mudanças nos indicadores [relacionados aos comportamentos autodestrutivos]”, afirma a secretária de Saúde de Luís Alves, Juliana Wust. Segundo ela, o programa continuará sendo desenvolvido para ajudar as demais crianças que estão no ensino fundamental das escolas municipais e estaduais da cidade.
“Enquanto a população brasileira cresceu 20% os suicídios cresceram 35%, e entre jovens a taxa é muito maior do que na população em geral. Constatar que em Luiz Alves não houve nenhuma tentativa durante todos esses anos vem confirmar a eficácia da política pública de prover às crianças um importante fator de proteção da saúde mental: um conjunto cientificamente estudado de habilidades emocionais e sociais que lhes dão autonomia para lidarem positivamente com os fatos adversos da vida” comenta Tania Paris, fundadora da ASEC.

Amigos do Zippy
Amigos do Zippy é um programa de educação emocional desenvolvido em escolas públicas e privadas, que ensina crianças a partir dos seis anos a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas.
Desenvolvido em sala de aula pelo próprio professor das crianças, que é especialmente capacitado para isso, o programa é constituído de seis módulos e baseado nas histórias do inseto Zippy – um bicho-pau – e seus amigos, um grupo de crianças, abordando temas como: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades familiares às crianças. Cada módulo possui quatro aulas de uma hora, desenvolvidas uma vez por semana, ao longo de um ano letivo.
Segundo Tania Paris, fundadora da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), entidade responsável pelo Amigos do Zippy, o programa promove a saúde emocional das crianças, aumentando-lhes a autoestima e autonomia, o que facilita encararem, de forma mais segura, os desafios acadêmicos. “Ao desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do dia a dia, a criança se prepara para toda a sorte de desafios que a vida nos reserva, com recursos para enfrenta-los positivamente”, afirma.
Mais de 270 mil crianças já participaram do Amigos do Zippy no Brasil.

Sobre a ASEC
A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, centros de assistência social, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. A associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo. Sua metodologia de capacitação de educadores em Educação Emocional foi reconhecida pelo MEC como Metodologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada. 

Inovações na indústria química garantem maior penetração na construção civil

A química trouxe para o mercado produtos de maior valor agregado, com ganho de qualidade à execução e alternativas mais sustentáveis. Além de conseguirem alcançar todo o território nacional, as empresas do setor fecharam 2016 com resultado positivo e têm boas expectativas para este ano
Na construção de uma única casa à um conjunto residencial, a química está presente em diversos canteiros de obra espalhados pelo País. O potencial de crescimento do mercado de químicos para construção é comprovado em números, só no Brasil, o faturamento líquido da indústria química em 2016 somou US$ 113,5 bilhões, alta de 1,4% comparado a 2015, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).
Outra prova da relevância deste mercado para a construção civil é o crescimento da participação de grandes players do segmento, como a BASF, Bandeirante Brazmo, Aditex e MC-Bauchimie, em feiras e encontros do setor, como o Concrete Show South America, para ampliar a capilaridade de seus produtos no mercado. “A indústria de produtos químicos desempenha um papel importante na formulação e produção de matéria-prima utilizada na construção civil, com opções que oferecem qualidade e ganho de tempo na execução de obras, além de alternativas mais sustentáveis”, afirma o diretor do portfólio de Infraestrutura da UBM Brazil, promotora do evento, Renan Joel.
A coordenadora de marketing da Bandeirante Brazmo, Priscila Lima Cavalcanti, avalia que a construção civil está cada vez mais buscando inovações na indústria química, seja para melhoria de desempenho, de custo ou até mesmo soluções para adaptações nos novos modelos construtivos. “É possível considerar que a indústria química está muito presente nesse segmento, e na concepção da Bandeirante, essa participação tende a aumentar cada vez mais”, afirma.
“Observamos uma grande transformação no mercado de químicos para a construção, sobretudo nos segmentos de argamassa, pré-moldados de concreto e gesso. Hoje os fabricantes oferecem produtos com valor agregado muito maior que anos atrás e o número de empresas aumentou exponencialmente alcançando todo o território nacional”, destaca o gerente geral da Aditex, Leonardo Dias.
Para Danilo Silva, engenheiro e gerente de vendas de Sistemas Construtivos da BASF, o País apresenta inúmeras oportunidades para o crescimento do setor de químicos. “Ainda temos um déficit habitacional significativo e uma infraestrutura precária, que precisa ser desenvolvida”, afirma Silva. A empresa alemã BASF investe em soluções mais eficientes e sustentáveis como a linha de hiperplastificantes que aumentam a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água em até 40% em relação aos processos convencionais, além da diminuição nas emissões de CO2.
O engenheiro da BASF explica que, o percentual de consumo de concreto usinado (concreteiras e pré-moldados) utilizado nas construções residenciais é muito baixo. “Ainda predomina a cultura da autoconstrução com o concreto produzido em obra e sem uso de aditivos. Estes produtos (aditivos) poderiam agregar benefícios ao consumidor tais como menor consumo de cimento, maior resistência e maior tempo de manuseio”, afirma.
Mercado em crescimento -- Em termos de negócios, as empresas do setor avaliam 2016 como um bom ano, apesar da crise econômica e política. “A MC expandiu a atuação regional com a aquisição da empresa chilena Bautek e no Brasil continuamos atuantes nos mercados da indústria de concreto, infraestrutura, indústria e crescendo no mercados de varejo através da linha de produtos Argatex, adquirida em 2015. Ainda no Brasil, iniciamos a maior expansão já feita no País com o investimento em nossa planta de São Paulo de uma nova linha de produção de argamassas secas totalmente automatizada e que deverá entrar em operação agora em meados de 2017”, revela o diretor executivo da MC-Bauchimie Brazil e diretor Regional LATAM, Jaques Pinto.
Já o gerente geral da Aditex, Leonardo Dias, afirma que a empresa teve no ano de 2016 o melhor desempenho desde a fundação. “Nos últimos cinco anos, lançamos de três à quatro novos mercados por ano, melhoramos em eficiência os aditivos da nossa linha e aumentamos o controle e qualidade na nossa fábrica. Em 2017, nosso Centro Técnico passou a ter umidade e temperatura controlados conforme a Norma Brasileira, o que significa um valor a mais para o nosso cliente que pode economizar em ensaios técnicos em laboratórios de certificação”, ressalta Dias.
Na Bandeirante Brazmo o clima é de otimismo com os resultados alcançados no ano passado e as perspectivas para este ano. “Apesar da crise no País, a Bandeirante conseguiu reverter as dificuldades atuando de forma agressiva com um portfólio variado, além de um suporte técnico diferenciado, conseguindo assim manter uma boa representatividade no mercado. Para 2017, estamos otimistas agregando mais produtos em nossa linha e investindo em inovações no mercado químico para construção civil”, destaca a coordenadora de marketing da empresa.
O Concrete Show South America, único evento na América Latina a reunir a cadeia produtiva do concreto, acontece de 23 a 25 de agosto, no São Paulo Expo. A feira de negócios irá reunir marcas expositoras de mais de 40 segmentos que oferecem soluções desde equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais até tecnologias de ponta para a cadeia produtiva do concreto, serviços e acabamento.
Serviço: Concrete Show South America 2017
Data: 23 a 25 de abril 
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo (SP)
Horário da Exposição: 23 de agosto das 13h às 20h / 24 e 25 de agosto das 10h às 20h

Lançamento de Catálogo movimentará estande da Rede na Fenearte

A Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis lança, na XVIII Feira Nacional de Artesanato (Fenearte), a edição 2016/2017 do Catálogo de Produtos Artesanais. O portfólio mostra as peças produzidas e comercializadas por artesãos do coletivo durante a Fenearte do ano passado. O livreto será distribuído aos visitantes da feira que prestigiarem o estande da Rede, na Rua 13 nº 381.

O lançamento do catálogo terá a presença do presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem (entidade que coordena a Rede), Maurílio Lima, e outras autoridades governamentais. O Catálogo de Produtos é uma ferramenta de divulgação, e mostra as experiências obtidas pelas capacitações pré-feira, além de conter os princípios, objetivos e critérios para participação na Rede.
No estande estão sendo aguardados produtos confeccionados por artesãos de sete municípios: Barra de Guabiraba, Itaquitinga, Goiana, Limoeiro, Palmares, Salgueiro e Timbaúba, confeccionados em fibra de bananeira, palha de milho, papel reciclado, tecido e fita, entre outros materiais.

A diretora de Articulação e de Apoio ao Desenvolvimento Regional da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem, Graça Tavares, disse que as equipes estão percorrendo os municípios para apoiar os artesãos na seleção dos produtos a serem comercializados. Nas capacitações da Rede foram repassados novos conceitos de design, visando agregar valor ao artesanato e a sua inserção no mercado. A diretora explica que, com a oferta deste espaço de comercialização, a Agência Condepe/Fidem procura favorecer o intercâmbio entre grupos e melhoria da renda dos artesãos. “Esta é uma das metas dos Municípios saudáveis”, constata a gestora. 

A Fenearte este ano ocorrerá no período de 6 a 16 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os 11 dias, os visitantes poderão conhecer as criações artesanais do Brasil e do mundo. 

Obra amplia oferta de água para 40 mil pessoas em localidades do Cabo de Santo Agostinho

O Cabo de Santo Agostinho, que já conta com o abastecimento de água durante 24 horas em cerca de 70% da cidade, receberá várias intervenções para regularizar a distribuição de água também nas áreas mais altas. A Compesa já iniciou os serviços para a substituição de dois conjuntos de motorbombas da unidade de bombeamento, que fica situada na área do Reservatório do Alto Bela Vista, e atende 40 mil moradores na região do Alto do Cruzeiro, abrangendo as localidades de Malaquias, Mauriti, Alto do Cemitério, Avenida Aníbal Cardoso e as ruas 51 e São João. Com a troca dos equipamentos, a Compesa vai dobrar a oferta de água para essa população.

Para evitar que o abastecimento de água seja interrompido durante a intervenção, prevista para ser concluída até o dia 30 deste mês, a Compesa está fazendo a substituição de um equipamento por vez. No entanto, até o próximo sábado (17), a distribuição de água sofrerá uma queda de pressão, justamente pela redução da vazão, tendo em vista que a estação do Alto do Cruzeiro está operando com apenas um conjunto de motorbomba. Desde a última sexta-feira (9), cerca de 15 profissionais estão trabalhando na instalação do primeiro conjunto de bombeamento, que deve ser finalizada até o sábado, quando já entrará em operação. Com esse novo equipamento em funcionamento, a população já sentirá melhorias no abastecimento de água.

"Vamos trocar os equipamentos antigos por outros mais potentes. Para se ter uma ideia, apenas um dos novos conjuntos de motorbomba terá maior capacidade de bombeamento do que os dois que funcionam, hoje, juntos. Deixaremos um conjunto novo de reserva para que, nos casos de queima ou manutenção, possamos evitar que o abastecimento de água seja suspenso para a população", explica o gerente de Unidade de Negócios Metropolitana da Compesa, Robson dos Santos. A companhia está investindo R$ 100 mil para executar os serviços. A próxima área a ser beneficiada é o Alto do Miranda, que receberá intervenção semelhante para regularizar o fornecimento de água para 20 mil pessoas. A Companhia já programou realizar as ações de melhorias na Estação Elevatória do Alto do Miranda até o mês de dezembro deste ano.

Mr. Kids participa da ABF Expo 2017 e busca franqueados para 72 pontos que possui em parceira com a rede G. Barbosa no Nordeste

O Mr.Kids – rede de máquinas de balas, brinquedos e doces - pretende expandir no Nordeste de forma rápida, com 72 pontos negociados para instalação imediata nas unidades da rede G. Barbosa, além de outros pontos já negociados com as redes Carrefour, Extra e Assaí

A microfranquia de máquinas de brinquedos e doces Mr. Kids tem 72 pontos disponíveis para várias localidades do Nordeste em que a rede de hipermercados G. Barbosa atua, além de pontos disponíveis nas redes Carrefour, Extra e Assaí. A negociação permite que os franqueados possam ter disponibilidade imediata para a instalação da máquina, logo depois da assinatura do contrato de franquia. Em todo o Brasil, são mais de 800 pontos disponíveis.
Por ser tratar de um modelo de negócio que não exige carga horária fixa, é uma excelente oportunidade para quem busca uma marca de franquia modelo Home Office. O perfil ideal para quem deseja ser um franqueado da Mr. Kids é o Pró-ativo com tino comercial e que tenha o desejo de crescer dentro da rede, instalando máquinas nas regiões próximas da sua atuação.
Para facilitar a compra da franquia e atrair mais candidatos, a franqueadora também está facilitando o pagamento, mesmo com um investimento considerado baixo, que é de R$ 18,7 mil. “Essa iniciativa é para que os nossos novos franqueados ganhem fôlego nos primeiros meses, já que a maioria de nossos candidatos são pessoas que estão ávidas por um novo negócio, principalmente com a atual conjuntura que todo brasileiro está vivendo. Cobramos a Taxa de Franquia à vista, que é de R$ 5 mil e o restante após o recebimento da ficha de pré-qualificação e análise de crédito. O franqueado poderá pagar o restante em até 5 vezes no boleto ou em 6 vezes no cartão”, explica Antonio Chiarizzi, fundador da Mr. Kids.
O Mr. Kids possui 138 franquias e mais de 6 mil máquinas espalhadas por diversos pontos de venda. Em 2016, a rede faturou R$ 3,6 milhões e a meta para 2017 é a venda de 50 novas franquias e um crescimento de 40%.

Mr. Kids – Ficha Técnica
Investimento Total: R$ 18,7 mil
Taxa de Franquia: R$ 5 mil
Valor equipamentos: 11.7 mil
Valor de produtos para abastecimento das máquinas: 2.000
Taxa de Royalties: não cobra
Taxa de Propaganda: não cobra
Faturamento médio mensal: de R$ 1.600,00 a R$ 30 mil ou mais
Lucratividade: de 35 a 40%
Número de Funcionários: 0
Retorno do Investimento: 15 a 18 meses
Prazo do contrato: Três anos
Contato da Franqueadora: franquia@mrkids.com.br ou 11 5058-2111

Feira de Franquias ABF em SP



Na próxima semana acontece aqui em São Paulo a maior feira de franquias da América Latina e uma das maiores do mundo: a ABF Expo. São mais de 400 marcas expondo e a Feira traz as tendências e projeções do setor que movimenta bilhões no país todos os anos.
Na feira possuo 3 clientes (Outer Shoes, Mr Kids e Anjos Colchões) com história e estratégias de crescimento interessantes e que podem ser bons cases para suas matérias. Tenho também cases para gravar fora dos pavilhões do evento caso queiram uma matéria fora do ambiente de feira. Especialista em franchising? Temos também o Marcus Rizzo sempre a disposição.
No momento, as pautas trend são:
baixos investimentos,
modelos novos de loja sendo lançados,
histórias de empreendedores de sucesso que vieram das classes menos abastadas
Geração de empregos pelas franquias. Temos cases e pesquisa nacional.
Inovação para fomentar as vendas e aumentar faturamento

FIPECAFI abre nova turma para o curso de educação executiva sobre Escrituração Contábil

Com as grandes alterações que a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) vem sofrendo, é necessário atualizar o conhecimento dos advogados sobre as informações dos contribuintes disponíveis às autoridades fiscais. Pensando na maior capacitação dos profissionais, a Faculdade Fipecafi, instituição de contabilidade e finanças ligada à FEA/USP, abriu nova turma para o curso de Educação Executiva, Escrituração Contábil Fiscal.

O curso acontece nos dias 20 e 21 de junho com carga horária de oito horas, das 19h às 23h. O objetivo é apresentar funcionalidades gerais do programa ECF, principais cruzamentos internos e externos com demais obrigações acessórias.

Para o docente do curso, Raphael Piza, é importante sempre estarmos atualizados com a escrituração contábil fiscal para as empresas não sofrerem penalizações fiscais. O investimento é de R$890,00, para se inscrever no curso de Educação Executiva ECF para Advogados acesse o site.

Serviço:Curso de Educação Executiva – Escrituração Contábil FiscalInício: 20/06/2017Valor: R$ 890,00Local: Rua Maestro Cardim, 1.170 – Bela Vista – São Paulo/SPMais informações acesse: http://www.fipecafi.org/Cursos/DetalheCursoEdux?cursoId=552