Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Crianças com microcefalia ganham sala com estímulos sensoriais na cidade do Paulista

Na tarde desta terça-feira (20), Fábio Barros, vereador e presidente da Câmara Municipal do Paulista, marcou presença na solenidade de inauguração da sala de microcefalia na Unidade Básica de Saúde Arthur Lundgren II Baixo. Estiveram presentes na ocasião os vereadores Eudes Farias, Camelo, Edmilson do Pagode, a Secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart e o prefeito da cidade, Júnior Matuto. Além dos profissionais de saúde, crianças com microcefalia e seus responsáveis.

A secretária de Saúde Fabiana Bernart afirmou que além do espaço com estímulos sensoriais, a prefeitura da cidade entregou aos pacientes óculos especiais para as crianças que necessitam do auxílio, um ônibus que ficará disponível para o transporte desses pacientes e responsáveis e confirmou que, em julho, a Unidade também disponibilizará hidroterapia.

“O poder público estar preocupado em responder a estas mães é muito importante. Não é fácil ter criança com microcefalia, elas precisam ter os direitos garantidos pelo Governo” disse Fábio Barros, defensor da Garantia dos Direitos Humanos e especialista em Prevenção à Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente pela USP, tendo atuado também como Conselheiro Tutelar no município.

Junior Matuto entrega ônibus, óculos e espaço adaptado para crianças com Microcefalia no município

Foto: Francisco Marques
“Somos mães guerreiras e especiais, escolhidas a dedo por Deus, para cuidar desses anjinhos. Nossa luta é grande, mas com a ajuda de vocês, vamos continuar caminhando”. Essas foram às palavras emocionadas de Valéria Gomes, mãe do pequeno João Lucas, que nasceu com microcefalia. Assim como ela, outras 18 mamães, participaram nesta terça-feira (20.06), ao lado do prefeito Junior Matuto, da inauguração de um espaço totalmente adaptado e voltado para o atendimento de crianças com microcefalia no município.
Além do local, que vai funcionar na Unidade de Saúde da Família do bairro de Arthur Lundgren II Baixo, o prefeito Junior Matuto, através da Secretaria de Saúde do Paulista, entregou um ônibus que vai realizar o transporte das mães e crianças com microcefalia, para as terapias e também para passeios. Na ocasião também foram entregues óculos especiais aos pequenos.
De acordo com dona Miriam Ferreira, avó de uma das crianças, a iniciativa da Prefeitura do Paulista é maravilhosa e tem que servir como exemplo para outras cidades. “Isso vai nos ajudar bastante, pois nossa luta é constante. Paulista é o primeiro município que vem tratando com bastante carinho esse caso. Tenho certeza que, em um futuro próximo, além de nós, nossas crianças também estarão agradecendo muito pelo que está sendo feito por elas hoje”, completou.
“Nosso espaço conta com uma equipe multiprofissional que vai oferecer a assistência necessária a essas crianças. Além da estrutura física, toda adaptada, também vamos oferecer, em uma clínica credenciada, sessões de hidroterapia, que vão ajudar muito no desenvolvimento muscular desses pequenos”, explicou a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.
Emocionado, o prefeito Junior Matuto, falou da alegria em poder realizar esse compromisso tão especial. “Hoje temos um local que vai oferecer, aos 18 bebês assistidos pela gestão, e às mães, atendimento com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Poder proporcionar isso a essas mulheres guerreiras e a esses anjinhos, me deixa transbordando de felicidade. Quero agradecer o empenho e a dedicação dos profissionais da saúde, que lutaram junto comigo, para que esse sonho fosse realizado”, finalizou.

PAULISTA | Portal da Transparência marca nova gestão da Câmara

A Câmara dos Vereadores do Paulista apresentou o Portal da Transparência e site institucional da Casa Torres Galvão. A cerimônia aconteceu na manhã dessa terça-feira (20/06), no auditório do Senac - Paulista, no bairro de Jardim Paulista. Representantes de partidos políticos, sindicatos, associações, governo municipal e acadêmicos prestigiaram a ação do poder legislativo. O site pode ser acessado em www.camaradopaulista.pe.gov.br.

O presidente da Câmara, vereador Fábio Barros (PSB) – acompanhado dos vereadores Fabiano Paz (PSB), Eudes Farias (PSDC), Vinícius Campos (Solidariedade), Edmilson do Pagode (PSD), Roberto Couto - Robertinho (PCdoB), licenciado após assumir no início do ano a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – explicou a importância da nova ferramenta digital no controle social do município. Ele também acrescentou que a decisão da Casa em disponibilizar os dados na internet reflete a opinião dos 15 vereadores eleitos na última eleição municipal.

Fotos: Jaime Fonseca Neto


O Portal da Transparência reúne informações de convênios, licitações, contratos, demonstrativos contábeis, planejamentos orçamentários, dados da gestão e demonstrativos fiscais. “Esse dia é um marco na cidade, qualquer pessoa a partir de agora vai saber o que acontece na Câmara”, completou.


Participação
Comissão dos Guardas Municipais
Academia de Letras e Artes do Paulista
Secretaria de Meio Ambiente do Paulista (Secretário Leslie Tavares)
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Secretário Roberto Couto)

Entidades Sociais
Sindicato dos Professores do Paulista (Sinprop)
Sindicato dos Agentes de Saúde do Paulista
Sindicato dos Tecelões do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu (Sindtecelões)
Sindicato dos Servidores Municipais do Paulista (Sinsempa)
Associação dos Bombeiros de Pernambuco
Associação Moradores da Comunidade Vale da Paz
Associação Comerciantes da Orla de Paulista (Acompa)
Associação Amor e Abraço
Associação dos Procuradores Públicos do Paulista

Diretórios de partidos políticos municipais
Partido Verde (PV)
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Rede Sustentabilidade
Partido Social Democrata Cristão (PSDC)
Partido Solidariedade
Partido Social Democrático (PSD)
Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Paulista segue com programação no combate ao câncer de mama

A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando o diagnostico e prevenção no combate ao câncer de mama. No mês de junho, o Amigo do Peito já passou pelos bairros do Nobre, Maranguape II, Aurora, Jardim Paulista Baixo e Conceição. Seguindo a programação, o mama móvel vai estar, ainda este mês, na Secretaria de Saúde da Mulher e na Policlínica da Mulher, no Bairro Villa Torres Galvão. Todas as mulheres do município acima de 40 anos podem realizar o procedimento.

Para realizar o exame de mamografia, as interessadas precisam estar cadastradas na Unidade de Saúde da Família do bairro e comparecer ao local onde a unidade móvel vai estar estacionada. Também é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão SUS.

Confira a agenda:

22/06 – Policlínica da Mulher – Rua Marechal Deodoro, s/n, Bairro Villa Torres Galvão, dentro da Policlínica Torres Galvão
26/06 – Casa de Torres Galvão
30/06 – Secretaria de Saúde da Mulher

Confira as 97 oportunidades de emprego para esta terça-feira

A Agência do Trabalho do Paulista oferece 97 vagas de emprego para esta terça-feira (20.06). Há vagas para podólogo (1), atendente de farmácia – balconista (1), auxiliar de logística (30), mecânico de manutenção de empilhadeiras (5), operador de empilhadeiras (10) e auxiliar de linha de produção (50). Para se candidatar às vagas é preciso ter seis meses de experiência.

É necessário ainda ter o Ensino Fundamental completo para se candidatar as vagas de auxiliar de linha de produção e operador de empilhadeiras. Para as outras oportunidade é preciso ter o Ensino Médio completo. O salário não foi informado.

Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outras informações pelo fone: 3183.7293.  

Junior Matuto recebe mais uma emenda parlamentar de Priscila Krause

O Prefeito do Paulista Junior Matuto recebeu a deputada estadual Priscila Krause (DEM), que pela terceira vez destinou emenda parlamentar para o município. Com esta indicação de emenda, totaliza um aporte de R$200 mil que serão utilizados em obras de recuperação de praças e quadras na cidade.
O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (20.06), no Gabinete de Junior Matuto, onde Priscila adiantou que a opção por Paulista foi atendendo a uma demanda de um grupo político do município ligado ao seu mandato, formado pelo vereador Pedro Marinho, hoje no PSL, e dos integrantes do diretório do DEM municipal: Kennyo Miguel e Ronaldo Moura.
“Este grupo já vem demonstrando uma atenção muito grande com Paulista, e me convenceu da necessidade de direcionar uma parte das emendas que temos direito, para recuperar espaços públicos e praças. Então, tudo que a gente puder fazer para ajudar o desenvolvimento do Paulista, vamos continuar fazendo”, assegurou Priscila.
O valor de R$ 200 mil das três emendas já indicadas para Paulista, serão utilizadas para a reforma da Quadra do Mangueirão e a reforma da Praça de Maranguape I. O prefeito Junior Matuto ao agradecer à deputada, informou que vai correr com os projetos para transformar este gesto em realidade e melhorar a vida das pessoas, especialmente de quem mais precisa.
 “Priscila é uma deputada de oposição que atua com fundamento. Fazer parcerias como está é dividir o fardo com outros grupos políticos para fazer acontecer para a cidade. Quero deixar bem claro que independente das questões partidárias e ideológica, o povo tá precisando de unidade para atender suas necessidades. Quando se desarmam os palanques e o politico continua brigando, quem sofre é o povo”, opinou Junior, que finalizou afirmando que Paulista vai estar sempre acima de qualquer ideologia partidária.