Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Gestores da Policlínica da Mulher marcam chegada de novos serviços em café da manhã com o prefeito Junior Matuto


Os gestores da Policlínica da Mulher para marcar o aumento do número de atendimentos e a chegada de novos serviços, como o de acolhimento às mulheres vítimas de violência, realizaram um café da manhã com a presença do Prefeito Junior Matuto, na manhã desta quarta-feira (28.06), nas instalações do prédio onde também funciona a Policlínica Torres Galvão (PTG).

O atendimento mensal da policlínica, depois de instalada no novo equipamento ao lado da PTG, aumentou para 3,6 mil procedimentos por mês, exclusivamente para as mulheres. Devido o aumento pela procura dos serviços, a Secretaria da Mulher do Paulista contratou mais dois ginecologistas, além de ter ampliado a equipe para realizar procedimentos de colposcopia nas pacientes encaminhadas já com alterações nos exames preventivos de citologia.

A grande novidade que começou recentemente a funcionar na Policlínica da Mulher é resultado de uma parceria firmada com a Secretaria Executiva da Mulher para acolher as mulheres vítimas de violência. Para Flávio Homero, gerente da Policlínica, as mulheres se sentem mais confortáveis em saber que vai encontrar uma equipe treinada para recebê-la. “Com o suporte da Secretaria da Mulher, temos uma equipe treinada para receber as vítimas de violência sexual ou doméstica. Então, é um serviço diferenciado e as mulheres ficam mais confortáveis”, avaliou.

A Secretaria de Saúde, Fabiana Bernart ao agradecer a presença de todos, inclusive do prefeito Junior Matuto que chegou ao café da manhã de surpresa, fez um reconhecimento público do avanço que teve este serviço de atendimento às mulheres depois da mudança da Praça João XXIII para a PTG. “No início houve resistência para esta mudança. Hoje a gente constata que acertou em instalar aqui, porque apesar de ter crescido a procura, acabaram as filas. Isso graças a um trabalho planejado e organizado que esta equipe esta executando. Parabéns a toda a equipe que trabalha unida e a gente sente no ambiente o reflexo de como o serviço melhorou.”

Entre uma agenda e outra, o prefeito Junior Matuto conseguiu passar pela Policlínica para agradecer o desempenho da equipe e constatar que já foi algumas vezes abordado pela população para elogiar o trabalho que está sendo feito na unidade voltada às mulheres. “Eu ando mais que má notícia, e a gente têm um termômetro de cada coisa que acontece na gestão, conversando com o povo. Por diversas vezes, fui abordado pelas mulheres elogiando o trabalho de vocês. Fiz questão de vir aqui pessoalmente para falar isso pra você e agradecer.” Informou o prefeito, adiantando para os presentes que depois de melhorar a infraestrutura e implantar programas importantes como o Remédio em Casa e o Olhar Paulista, o grande desafio da gestão será melhorar a relação entre gestor e paciente.

Milton Nascimento confirma show em Pernambuco

Uma joia da música brasileira volta a Pernambuco no próximo dia 24 de agosto. Com uma trajetória de mais de 50 anos reconhecida em todo o mundo, Milton Nascimento vai apresentar o show Semente da Terra, que marca o retorno do seu canto aos palcos do Brasil.

Reunindo canções fincadas na alma do povo brasileiro, o espetáculo vai proporcionar ao público pernambucano o reencontro com um Milton renovado pela força dos seus sonhos e atento ao momento de crise política no país. ‘Semente da Terra’ joga luz sobre o repertório do artista vencedor de cinco estatuetas do Grammy, mas que sempre manteve o olhar e os versos engajados nas mais diversas lutas contra a injustiça social no Brasil.

O caráter político de sua música é evidente desde o primeiro disco, “Milton Nascimento” – lançado em 1967 –, álbum revolucionário e que completa 50 anos em 2017. De lá até aqui, foram diversos projetos aclamados pela crítica e que despertaram a opinião pública para a situação de índios (TXAI), negros (MISSA DOS QUILOMBOS), trabalhadores sem terra (LEVANTADOS DO CHÃO), mulheres (PIETÁ) e crianças (SER MINAS TÃO GERAIS).

A mensagem potente de Milton vai reverberar pelo Teatro Guararapes, em única apresentação, a partir das 21h do dia 24 de agosto. No set list, estão confirmadas canções como Caçador de Mim, O Cio da Terra, San Vicente e Terceira Margem do Rio. Os ingressos estão à venda nas lojas Noha (RioMar e Plaza Shopping) e também no site

Parece que foi ontem

Parece que foi ontem... 
Paiva Netto 

Estou comemorando 61 anos de trabalho na LBV. Amanhecia 29 de junho de 1956 – Dia de São Pedro e São Paulo. Nasci no Rio de Janeiro. Com 15 anos, num gesto intuitivo, liguei o rádio. Estava no ar a Tamoio. Vivíamos os festejos juninos. Surpreso, ouvi os acordes de Noite Feliz! em tempo ainda distante do Natal. E logo vibrou a palavra de Alziro Zarur (1914-1979). Esse fato mudou a minha vida, tal qual a de tantos outros que aguardavam algo que lhes falasse o que precisavam ouvir a respeito de Quem, no dizer de João Batista, nem somos merecedores “de limpar-Lhe o pó das sandálias”: Jesus! Zarur entoava o “Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos homens de Boa Vontade!” (Evangelho, segundo Lucas, 2:14). Naquela hora, como que um raio desceu sobre mim, mas não me fulminou. Pelo contrário: percebi que não sou apenas um produto da carne, posto que certa mentalidade por aí faz alguns pensarem que este mundo seja um açougue. Tenho Espírito. Não em resultado de combinações químicas cerebrais, porquanto a inteligência situa-se além do corpo, como que havendo uma mente psíquica fora do cérebro somático. (...) A partir daquele momento, o que foi despertado em mim não poderia surgir de um pedaço de matéria que um dia se transformará na rebelião famélica dos vermes. Ah! Somos alguma coisa bem superior, que sintoniza as estrelas! É essencial ter, portanto, em nós um diapasão que ressoe na grandeza de sua melodia. (...) No mesmo instante, virei-me para minha saudosa mãe, Idalina de Paiva (1913-1994), e, decidido, sentenciei: “É com esse que eu vou!”. 
Aprendi nestes anos de vida legionária que ninguém faz nada sozinho. No meu 61 aniversário de trabalho nesta Obra – que luta ininterruptamente por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz – compartilho também essa marca com todos os que, com suas preces e apoio às nossas iniciativas, formam a grande família da Boa Vontade de Deus.  


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 


Alunos do Paulista premiados no concurso Águas no Meu Caminho



Dentro das comemorações do 05 de junho, que mundialmente é celebrado o Dia do Meio Ambiente, Paulista emplacou oito escolas para a final do concurso “Águas em Meu Caminho – Ano III”, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A final da competição aconteceu na manhã desta terça-feira (27.06), no auditório da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), na Boa Vista, no Recife. Ao todo, 480 trabalhos concorreram nas modalidades de redação e desenho, nas categorias: I – 6º e 7º anos; II - 8º e 9º anos e III – 1º ao 3º ano do Ensino Médio. 

Dentre os estudantes da rede de ensino do Paulista premiados no certame, estava a estudante Ana Lavínia dos Santos Marinho, de 13 anos, que ficou em segundo lugar na categoria desenho. “Se não fosse a água não haveria nem plantas, nem flores e o mundo não teria essa coloração que o nosso mundo tem. Então, eu acho importante para conscientizar as pessoas sobre a natureza, sobre o que estão fazendo com o planeta”, disse a jovem.

Outro contemplado da rede municipal foi o estudante Everton William Vieira da Silva, de 12 anos, que também venceu na categoria de desenho. “Eu fiz dois jovens apontando para a poluição. Já que nós somos jovens, o futuro de nossa nação, podemos pensar e agir, criar grupos, para ajudar o Brasil e o mundo a acabar com a poluição”, disse Everton.

De acordo com o secretário de Educação do Paulista Carlos Junior, as escolas municipais entre as finalistas foram: Brigadeiro Aldo pinho Alves, Henz Hering, Rosa Amélia, Maria Luzia, Mumbeca I, Cônego da Costa Carvalho, Firmino da Veiga,  e Terezinha Camarote. Destas unidades escolares, 420 alunos concorreram ao prêmio.

Carlos Junior destacou a importância de se trabalhar esse tema com os estudantes de Pernambuco, principalmente os de Paulista, representados pelos finalistas. “É importante para nossa cidade, porque uma atividade como essa vai aprofundar e colocar os nossos alunos com a consciência da responsabilidade com o meio ambiente e da responsabilidade sustentável, formando cidadãos para o futuro com essa consciência, e que aí nós vamos tentar minimizar através da educação, que a educação é um forte instrumento de transformação da vida das pessoas”, ressaltou Carlos Junior.

Segundo a Semas, o objetivo é despertar a atenção de alunos, pais e professores em relação à necessidade da conservação, do uso racional e do combate ao desperdício da água, de forma lúdica e divertida. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Semas, Paulo Teixeira, o Governo de Pernambuco vê grande relevância nesse concurso, porque leva aos alunos a consciência ambiental.  “Hoje, nós temos um grande analfabetismo ambiental, não só em nosso estado como em nosso país. Desenvolvendo nos alunos o interesse, a perspicácia de todos os alunos, como nós vimos hoje na entrega desses prêmios, para que eles sejam multiplicadores, replicadores de uma consciência ambiental”, ressaltou o representante do órgão.


Foto: Almir Martins

Implantação de Políticas Públicas para a Saúde LGBT é discutida no Paulista

A saúde do Paulista está prestes a dar mais um importante passo. Com o intuito de implantar políticas públicas na saúde integral da população LGBT da cidade, a secretária de Saúde do município, Fabiana Bernart, se reuniu na tarde desta terça-feira (27.06), com o coordenador estadual de atenção integral à saúde da população LGBT, Luiz Valério, para discutir propostas e formular ações a respeito da instituição dessa política na cidade. 
Entre os temas abordados durante o encontro, foi destacada a questão da ampliação e qualificação da rede de serviços do SUS, que vai garantir ao público LGBT, o respeito e a prestação de serviços de saúde com qualidade e resolutividade de suas demandas e necessidades. “A chegada da política de saúde LGBT na cidade será um avanço, pois além de compreender a necessidade dessa população, vai também respeitar os munícipes que se enquadram nesse segmento. Pernambuco é o primeiro estado no país a implantar essa política, e agora com a cidade do Paulista também prestes a fazer isso, nós só temos a ganhar, pois essa iniciativa precisa ser replicada cada vez mais em todo o país”, explicou.
De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, o tema em questão ainda é principiante no município. “O primeiro passo já foi dado, que é a vontade de inserirmos essa iniciativa na nossa gestão. A ideia é que o estado capacite nossa rede de profissionais, para que eles possam realizar as abordagens e os atendimentos, tudo isso sendo trabalhado em cima da questão do preconceito, e na política LGBT, onde serão construídas as nossas estratégias de saúde”, ressaltou.

Foto: Jorge Macrino

DETRAN-PE no dia 29 de Junho

Em virtude do Dia de São Pedro, comemorado na próxima quinta-feira (29), a Secretaria Estadual das Cidades - Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa que as lojas do Órgão nos Shoppings Caruaru e Radio Difusora, e as Circunscrições Regional de Trânsito – Ciretran, de Caruaru, Goiana, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Bonito, Bom Jardim, Cupira e Canhotinho, estarão fechadas. Já na Sede da Autarquia, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE; na Unidade de Táxi – DUAT; nos Expressos Cidadão; nas demais Ciretrans de todo o Estado e unidades do DETRAN-PE nos shoppings, haverá expediente normal. 

DETRAN-PE NO FERIADO DE SÃO PEDRO

  

  
Unidades de Atendimento
Quinta-feira

 29/06/2017

Shopping Center PLAZA
ABERTO

Shopping Center RECIFE
ABERTO

Shopping Center TACARUNA
ABERTO

Shopping Center GUARARAPES
ABERTO

Shopping COSTA DOURADA
ABERTO

Shopping CARUARU
FECHADO

Shopping RÁDIO DIFUSORA
FECHADO

Expresso BOA VISTA (Recife)
ABERTO

Expresso CORDEIRO
ABERTO

Expresso OLINDA
ABERTO

Expresso RIO MAR
ABERTO

Expresso GARANHUNS
ABERTO

Expresso PETROLINA
ABERTO

SEDE
ABERTO

Unidade de Táxi - DUAT
ABERTO

CIRETRANS*
ABERTO

      

*As Ciretrans de Caruaru, Goiana, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Bonito, Bom Jardim, Cupira e Canhotinho estarão fechadas.

FÉRIAS NO ESPAÇO CIÊNCIA

Vinte oficinas, com diversão e ciência, fazem a alegria da meninada no mês de julho
 
O Espaço Ciência inicia na próxima segunda, 3 de julho, sua programação especial de férias. Será um mês de muita diversão e aprendizagem, em vinte diferentes opções de oficinas, além das centenas de experimentos, exposições, passeio de barco, trilhas e Planetário.
O Espaço Ciência é um Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fica no Parque Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, Olinda. A entrada é gratuita e o local funciona de 8h às 12h e das 13h às 17 h de segunda à sexta e de 13h30 às 17h nos fins de semana. Para grupos de mais de dez pessoas, as visitas devem ser agendadas pelo telefone (81) 3241.3226.
 
OFICINAS – São vinte diferentes opções de oficinas, distribuídas durante as quatro semanas de julho. Os visitantes poderão, por exemplo, extrair o DNA de frutos usando reagentes químicos. Ou brincar de construir flores artesanais com garrafa pet para simular o processo de polinização. Dá até para pescar um peixe de verdade, observar sua morfologia e depois soltá-lo novamente em seu habitat.
 
Conceitos físicos viram diversão em experimentos interativos com fogo ou em uma brincadeira de teste de força. Há, também, opções de gincanas e jogos, como a Gincana da Ciência e o jogo do Desequilíbrio Ambiental, com dinâmicas interativas que revelam a cadeia alimentar.
 
A matemática fica bem divertida em jogos como Resta Um, Torre de Hanói, Monte o cubo e outros. Ou na atividade de criar sólidos geométricos com bolhas de sabão. Outra dica é brincar de fazer sons com diferentes materiais recicláveis. Ou ouvir histórias sobre personagens das matas e dos mangues.
 
Há, ainda, oficinas que fizeram sucesso nas férias de janeiro e voltam a acontecer agora em julho. É o caso da Construção de Pipas; Geleca Científica; Origami;  Show da Química; Horta Vertical e Construindo seu Robô.