Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Atletas de handebol ainda podem se inscrever para participar de evento da Confederação Brasileira da modalidade

A cidade do Paulista sedia entre os dias 14 e 16 deste mês de julio o Acampamento Regional da Confederação Brasileira de Handebol na categoria infantil e cadete masculino. Os atletas que desejam participar devem ficar atentos ao prazo de inscrição. O procedimento só pode ser feito até esta quinta-feira (06.07), por meio do email secretariafph@gmail.com. Para concorrer a uma das 60 vagas, os interessados devem enviar currículo esportivo atualizado, contendo: nome, RG, endereço, data de nascimento, altura, peso, resumo de conquistas, além dos dados e contatos pessoais dos responsáveis e do técnico. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes.

Paulista realiza mutirão para diagnóstico e tratamento da baixa visão e cegueira

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Paulista e a Fundação Altino Ventura (FAV), realizará entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, um mutirão de diagnóstico e tratamento gratuito para pessoas da cidade que convivem com baixa visão e cegueira, na Políclínica Correia Mandu, na Avenida B, S/N, em Maranguape II, a partir das 8h.

Ao todo, cerca de 300 pessoas devem ser beneficiadas pelo Projeto Internacional de Baixa Visão. Os atendimentos vão ser realizados com pacientes que passaram pela triagem, por meio das Unidades Básicas de Saúde, realizando exames e recebendo orientações.

Após a triagem, as pessoas identificadas, passarão pela primeira etapa do projeto, que será o atendimento oftalmológico, e a partir disso, serão encaminhadas para um atendimento especializado. Durante o mutirão, os usuários serão atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por oftalmologistas, assistentes e terapeutas ocupacionais.
Nesta quinta-feira (06.07), os profissionais da rede municipal de saúde participaram de uma capacitação para identificar na comunidade os usuários com dificuldades relacionadas à visão, na Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade.


No curso, ministrado pela terapeuta ocupacional Tatiane Freitas, foram abordados os tópicos: como utilizar testes de medida de acuidade visual (triagem visual) e as formas de encaminhamento dos usuários ao serviço da Baixa Visão credenciado.

De acordo com Carlos Bruno, coordenador de Projetos da Fundação Altino Ventura, a ação visa devolver a autoestima daquelas pessoas que não encontraram solução para as dificuldades da  visão. “Objetivamos oferecer tratamento alternativo para os pacientes que estão desacreditados. Deixá-los informados que existem técnicas desenvolvidas para enxergar melhor”, disse.
Sinais e sintomas de problemas visuais:
·         Lacrimejamento, olhos vermelhos durante esforço visual;
·         Movimentos constantes dos olhos;
·         Globo ocular muito grande;
·         Fotofobia
·         Opacificação da córnea
·         Olhos não funcionam juntos, desvio ocular;
·         Tonturas, náusea, dor de cabeça, visão embaçada e dupla;
·         Dificuldade para identificar cores.

População aprova retirada dos ambulantes das calçadas na principal via do Conjunto Beira-Mar

Os moradores do Conjunto Beira-Mar, no Janga, foram beneficiados por uma ação da Prefeitura do Paulista que retirou os vendedores ambulantes das calçadas da principal via da comunidade, a Av. Drº Luiz Inágcio de Andrade Lima. Agora, os pedestres podem circular com tranquilidade pelo passeio público sem ter de andar pela pista, correndo risco de sofrer algum tipo de acidente. O trabalho conjunto, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (06.07), agradou bastante a população.

A educadora Sandra Omena, que reside no Conjunto Beira-Mar há 12 anos, acompanhou o trabalho da prefeitura e parabenizou a equipe pela iniciativa. “A situação estava bem complicada pra quem precisava andar pela calçada. Os vendedores ambulantes estavam ocupando todo o espaço. Com essa ação da prefeitura, vai ficar mais seguro pra todo mundo que mora aqui”, comemorou. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo pedreiro Virgílio Santana. “Sempre comprei peixe aqui a um vendedor ambulante porque tinha variedade, mas achei certo esse trabalho aqui na avenida”, disse.

Antes de liberar as calçadas, os funcionários da prefeitura estiveram na localidade para conversar com os ambulantes sobre a proibição de negociar os produtos na calçada. Sem sucesso, foi preciso notificar os vendedores e dar um prazo de um mês para que eles deixassem o lugar. Nesta manhã, num clima de tranquilidade, os fiscais voltaram ao Conjunto Beira-Mar para retirar o que permaneceu sobre o passeio público. Os ambulantes já não estavam mais na via.

Ao todo, três secretarias de governo foram mobilizadas para a operação: Administração das Regionais; Mobilidade e Transporte; e Desenvolvimento Urbano e Habitação. Um dos coordenadores da ação, Nelson Thomaz, explicou que o trabalho de fiscalização será permanente. "Vamos continuar monitorando essa via para que as calçadas permaneçam liberadas. Vale salientar que esse trabalho não é apenas da prefeitura, mas do Ministério Público também, que recebeu denúncias da população”, frisou. “Outras vias da cidade também serão acompanhadas pela prefeitura”, adiantou o superintendente da Secretaria de Mobilidade e Transporte, Marcos Miguel da Silva.


A ação desta quinta faz parte da preparação para a entrega do binário do Beira-Mar, que já está pronto e vai desafogar o trânsito na comunidade. A ideia é de que as vias (Drº Luiz Inágcio de Andrade Lima e Honorato Fernandes da Paz) garantam maior mobilidade na região. A inauguração do binário está prevista para as próximas semanas.

Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista