Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Presidente da Câmara, Fábio Barros, diz que estimular a Flipa é investir em cidadania

O presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, Fábio Barros (PSB), acredita no papel transformador da Feira Literária do Paulista (Flipa), que acontece entre os dias 12 a 17 de setembro, no Paulista North Way, numa área de 1.600m². A cidade vai receber o glamour da cultura pernambucana e terá a oportunidade de apresentar novos talentos da literatura, música e  arte. 

O vereador Fábio valoriza a produção literária paulistense e parabeniza o trabalho da Academia de Letras e Artes do Paulista (Alap), uma das parceiras da Flipa. Ele citou Amaro Poeta, homenageado da Flipa em 2012, representando todos os acadêmicos do município. “A leitura melhora o ser e amplia seus horizontes", disse.

Segundo Fábio, falar de espaços de leitura é tratar de  cidadania. “O poder público tem a obrigação de não só apoiar, mas participar do processo. Isso faz parte da construção de uma sociedade crítica, fortalece a formação e o interesse pelo hábito de ler”, comentou.

Como presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, Fábio Barros, tem a clareza de que a  casa legislativa municipal,  não só na elaboração de leis que tratem do tema, tem a obrigação também de estar presente em apoiar uma iniciativa como a Flipa. “Acredito que Paulista uma cidade com 320 mil habitantes, tendo o 4º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado; e uma imensa rede de educação, sendo mais de 60 escolas municipais e outras escolas grandes estaduais, e um grande complexo de escolas particulares não vai ficar fora dessa”, analisou.

Arraial do Mario Ricardo foi prestigiado por políticos e população de Igarassu




Mario Ricardo foi prestigiado, no sábado (07), durante comemoração junina do seu aniversário (02), pelo senador Armando Monteiro." Arraial do Mário" foi na Afasa de Igarassu e contou com a presença da família, população, amigos, servidores e políticos.  Emocionado , o gestor municipal agradeceu a Deus pela oportunidade de ter tantos amigos maravilhosos." Agradeço também, a minha família, a todos que organizaram a festa e aos meus amigos o senador Armando Monteiro, o Deputado Federal Jorge Corte Real e o Deputado Alberto Feitosa, que vieram viver esse momento de alegria. O arraial tá animado, agora é só aproveitar" , ressaltou.

GRÁTIS E ONLINE: Aula gratuita aborda o autismo e a inclusão escolar

Visando disseminar conhecimento e colaborar com os educadores que atuam com alunos com TEA ( Transtorno do Espectro Autista) , o projeto NeuroSaber vai realizar, no dia 6 de julho, uma especial aula sobre os “cinco passos para a inclusão escolar no TEA”. Totalmente online e gratuita, o curso será ministrado pela psicopedagoga Dra. Dayse Serra. Para participar, basta se inscrever por meio do link: http://neurosaber.eplaces.com.br/5-passos-para-inclusao-escolar-do-tea

Segundo a especialista, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto complexo e que necessita de uma análise individualizada das especificidades de cada aluno. A professora afirma que algumas características do TEA envolvem dificuldades de se socializar, atraso de linguagem, além de comportamentos que dificultam a aprendizagem e a convivência com seus pares.

- Essas particularidades tornam a inclusão escolar um desafio. São fatores que prejudicam o autista no desenvolvimento e na evolução nas esferas social e acadêmica - relata.

No entanto, Dayse Serra reforça que a instituição de ensino deve estar preparada para as mais diversas situações e perfis de crianças com autismo, adaptando o currículo escolar observando as necessidades de cada aluno. “É importante adotar, por exemplo, materiais didáticos que permitam criar vínculo da criança com a sala de aula e com as propostas de estimulação”.

- Também é essencial a pessoa com TEA ter um profissional de apoio, pois uma das maiores dificuldades é condicioná-la a começar e terminar atividades e tarefas com significado e finalidade - comenta.

A especialista diz também que muitas crianças com TEA possuem alterações nas percepções e podem ter sensibilidade auditiva, tátil, visual, dentre outras. “Por esse motivo, é tão importante identificar fatores que causam estresse, com o objetivo de permitir certo conforto para que a criança continue frequentando a escola sem maiores contratempos”.

Sobre a Neuro Saber
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.

Serviço:
Projeto NeuroSaber
Cinco passos para a inclusão escolar no TEA
Aula com a psicopedagoga Dra. Dayse Serra