Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Presidente da Câmara, Fábio Barros, diz que estimular a Flipa é investir em cidadania

O presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, Fábio Barros (PSB), acredita no papel transformador da Feira Literária do Paulista (Flipa), que acontece entre os dias 12 a 17 de setembro, no Paulista North Way, numa área de 1.600m². A cidade vai receber o glamour da cultura pernambucana e terá a oportunidade de apresentar novos talentos da literatura, música e  arte. 

O vereador Fábio valoriza a produção literária paulistense e parabeniza o trabalho da Academia de Letras e Artes do Paulista (Alap), uma das parceiras da Flipa. Ele citou Amaro Poeta, homenageado da Flipa em 2012, representando todos os acadêmicos do município. “A leitura melhora o ser e amplia seus horizontes", disse.

Segundo Fábio, falar de espaços de leitura é tratar de  cidadania. “O poder público tem a obrigação de não só apoiar, mas participar do processo. Isso faz parte da construção de uma sociedade crítica, fortalece a formação e o interesse pelo hábito de ler”, comentou.

Como presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, Fábio Barros, tem a clareza de que a  casa legislativa municipal,  não só na elaboração de leis que tratem do tema, tem a obrigação também de estar presente em apoiar uma iniciativa como a Flipa. “Acredito que Paulista uma cidade com 320 mil habitantes, tendo o 4º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado; e uma imensa rede de educação, sendo mais de 60 escolas municipais e outras escolas grandes estaduais, e um grande complexo de escolas particulares não vai ficar fora dessa”, analisou.

Arraial do Mario Ricardo foi prestigiado por políticos e população de Igarassu




Mario Ricardo foi prestigiado, no sábado (07), durante comemoração junina do seu aniversário (02), pelo senador Armando Monteiro." Arraial do Mário" foi na Afasa de Igarassu e contou com a presença da família, população, amigos, servidores e políticos.  Emocionado , o gestor municipal agradeceu a Deus pela oportunidade de ter tantos amigos maravilhosos." Agradeço também, a minha família, a todos que organizaram a festa e aos meus amigos o senador Armando Monteiro, o Deputado Federal Jorge Corte Real e o Deputado Alberto Feitosa, que vieram viver esse momento de alegria. O arraial tá animado, agora é só aproveitar" , ressaltou.

GRÁTIS E ONLINE: Aula gratuita aborda o autismo e a inclusão escolar

Visando disseminar conhecimento e colaborar com os educadores que atuam com alunos com TEA ( Transtorno do Espectro Autista) , o projeto NeuroSaber vai realizar, no dia 6 de julho, uma especial aula sobre os “cinco passos para a inclusão escolar no TEA”. Totalmente online e gratuita, o curso será ministrado pela psicopedagoga Dra. Dayse Serra. Para participar, basta se inscrever por meio do link: http://neurosaber.eplaces.com.br/5-passos-para-inclusao-escolar-do-tea

Segundo a especialista, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto complexo e que necessita de uma análise individualizada das especificidades de cada aluno. A professora afirma que algumas características do TEA envolvem dificuldades de se socializar, atraso de linguagem, além de comportamentos que dificultam a aprendizagem e a convivência com seus pares.

- Essas particularidades tornam a inclusão escolar um desafio. São fatores que prejudicam o autista no desenvolvimento e na evolução nas esferas social e acadêmica - relata.

No entanto, Dayse Serra reforça que a instituição de ensino deve estar preparada para as mais diversas situações e perfis de crianças com autismo, adaptando o currículo escolar observando as necessidades de cada aluno. “É importante adotar, por exemplo, materiais didáticos que permitam criar vínculo da criança com a sala de aula e com as propostas de estimulação”.

- Também é essencial a pessoa com TEA ter um profissional de apoio, pois uma das maiores dificuldades é condicioná-la a começar e terminar atividades e tarefas com significado e finalidade - comenta.

A especialista diz também que muitas crianças com TEA possuem alterações nas percepções e podem ter sensibilidade auditiva, tátil, visual, dentre outras. “Por esse motivo, é tão importante identificar fatores que causam estresse, com o objetivo de permitir certo conforto para que a criança continue frequentando a escola sem maiores contratempos”.

Sobre a Neuro Saber
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.

Serviço:
Projeto NeuroSaber
Cinco passos para a inclusão escolar no TEA
Aula com a psicopedagoga Dra. Dayse Serra
Data: 6 de julho
Gratuita e online

Paulista inicia Pesquisa Origem/Destino para subsidiar Plano de Mobilidade Municipal

Para auxiliar no mapeamento das necessidades de deslocamento da população por meio do transporte público e subsidiar o Plano Municipal de Mobilidade, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais está aplicando a Pesquisa Origem-Destino Metropolitana 2016/2017. Ao responder a pesquisa (click aqui), cada morador estará contribuindo com o planejamento da mobilidade na cidade e ajudará a mapear as necessidades de deslocamento da população, embasando as atualizações das linhas de ônibus, transportes alternativos, além das políticas municipais para pedestres e ciclistas.

Esta pesquisa está sendo realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, em parceria com o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, e pretende atingir a população que reside, trabalha, estuda ou busca serviços no município do Paulista, como também nos municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Recife e São Lourenço da Mata.

 A Prefeitura montou uma estratégia de ações integradas para a aplicação do questionário na cidade, que vai envolver as secretarias de Saúde, Educação, Políticas Sociais e Esportes e Finanças. A Pesquisa estará disponível no site www.paulista.pe.gov.br, e também nos principais blogs da cidade, como também, será levada a população através de gestores que possuem contato direto com a população.

O público alvo que a pesquisa pretende atingir foi definido por faixa etária – de 06 a 60 anos, e por faixa de renda – sem renda comprovada a 20 salários mínimos. Fica sob-responsabilidade de cada município a coleta de dados através da resposta do questionário. O resultado dos dados será sistematizado pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira.
De acordo com Dalka Costa, gerente de pesquisa do Grande Recife Consórcio, esta pesquisa é um instrumento importante para a mobilidade metropolitana. “Já foram feitas algumas pesquisas neste sentido, mas esta tem alguns diferenciais, além de ser totalmente sem custo para o Estado e para os municípios, temos a nosso favor a tecnologia, com a aplicação da pesquisa totalmente online. Isto vai ajudar muito a obtermos um mapeamento atual e mais preciso do trafego na Região Metropolitana”, adiantou Dalka.
José Rodrigues secretário de Mobilidade e Administração das Regionais, já tem a estratégia montada para aplicar a Origem/Destino no Paulista: “Nós vamos envolver as secretarias que possuem contato direto com os munícipes, a exemplo da Saúde, Educação, Politica de Assistência e Finanças. Envolver ainda a Câmara de Dirigentes Lojistas, nosso comércio e indústrias. Enfim, temos que levantar o maior número de informações, para que possamos ter uma radiografia o mais próximo possível da realidade, o que vai nos ajudar a melhorar a mobilidade e a oferta de transporte público na cidade”, destacou Rodrigues.

Paulista intensifica pós campanha de vacinação contra a raiva humana, animal e leptospirose

As pessoas podem solicitar o serviço de desratização ou informações sobre vacinação contra a raiva ligando para o telefone: 3437.4174  (Vigilância Ambiental). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h.


Depois da morte de uma pessoa, contaminada por raiva humana no Recife. A Prefeitura do Paulista resolveu Intensificar a pós-campanha de vacinação contra a raiva no município, que aconteceu no mês de maio. Para tanto, na manhã desta terça-feira (04.07), o superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Fábio Diogo, esteve reunido, com a equipe de supervisores e Agentes de Endemias, para orientá-los no combate a leptospirose e a raiva humana e animal.
Segundo Fábio Diogo superintendente de Vigilância em Saúde, está sistematizando as áreas com mais demandas espontâneas para distribuir as equipes de endemias para realizarem a vacinação. “As pessoas também serão orientadas como agir corretamente nos casos de agressão por animais domésticos ou silvestres, principalmente os morcegos”, Fábio Diogo.
O encontro aconteceu na Superintendência de Vigilância Ambiental, na Praça João Paulo XXIII no Centro, e objetivou unificar as informações para toda à equipe para que sejam repassadas à população sobre precauções que devem ser tomadas em relação à leptospirose principalmente nesse período de chuvas, e a raiva humana e animal.
Em relação à leptospirose, o superintendente informou que está sendo feito desratização nas residências e colocação de raticida nos canais do município. “Aproveitando o período de férias,  também estamos  higienizando e desratizando as escolas municipais”. As pessoas podem solicitar o serviço de desratização ou informações sobre vacinação contra a raiva ligando para o telefone: 3437.4174  (Vigilância Ambiental). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Foto: Jorge Macrino

Artesãos do Paulista participam da 18 ª edição da Fenearte

Artesãos da cidade do Pau