Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Livro que retrata Oxum e Nossa Senhora do Carmo será lançado no Recife


Amanhã (14), o professor Jorge Arruda lança mais um livro, desta vez, a obra traz como tema: Orixá Oxum e Nossa Senhora do Carmo – Sincretismo e Devoção. O evento acontecerá a partir das 10h, no auditório do Museu de Arqueologia da Unicap, localizado na Rua da Soledade, Boa Vista.

Segundo o autor, a obra que faz parte da Coleção Sophia, trazendo o sincretismo e a devoção do povo de umbanda e candomblé do Recife, seja no morro, nas comunidades ou nos prédios, onde tanto Oxum quanto a padroeira estão presentes.
Ele ressalta ainda que durante o mês de julho é quase uma obrigação de alguns adeptos das religiões afro e afrobrasileiras visitarem a Igreja do Carmo, e eles sabem, todavia, que Oxum é orixá da grandeza, riqueza, dos rios, cachoeiras e da maternidade-fertilidade, além de ser mãe do amor e isso se resume a  uma devoção singularmente calcada na singularidade da mãe do Recife, Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade.

“No Recife, no dia 16 de julho, mais de 500 terreiros tocarão para festeja a Oxum, deusa do amor, mas nunca deixam de valorizar, celebrar e respeitar e mesmo visitar à Igreja do Carmo antes.. Rezamos e tocamos nossos atabaques e Ilus, agogôs e fazemos nosso Xirê, para o Orixá Oxum. 

A aquisição da obra poderá ser com a doação de fraldas descartáveis geriátricas e infantis.


SERVIÇOS:
Lançamento do livro: Orixá Oxum e Nossa Senhora do Carmo – Sincretismo e Devoção
Onde: Auditório do Museu de Arqueologia da Unicap, localizado na Rua da Soledade, Boa Vista.
Horário: 10h

Relatório sobre MP da regularização tributária é aprovado em comissão presidida por Fernando Bezerra

Brasília, 13/07/17 – Presidida pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a comissão mista do Congresso Nacional responsável pelo aprimoramento da Medida Provisória 783/2017 (CMMPV 783) aprovou, nesta quinta-feira (13), relatório do deputado Newton Cardoso Junior (PMDB-MG) favorável à matéria. Editada no último dia 31 de maio, a MP cria o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) e seguirá para a análise da Câmara dos Deputados.  

“Demos um grande passo com esta comissão ao construirmos um texto final equilibrado, que atenda aos interesses do setor produtivo e, ao mesmo tempo, à necessidade de ajuste fiscal no país”, avaliou Fernando Bezerra. “O setor produtivo precisa de espaço, de condições para gerar trabalho aos 14 milhões de brasileiros desempregados e mais de 18 milhões de desalentados, aqueles que deixaram de procurar emprego. Por isso, é necessário que o governo dê fôlego às empresas para que elas possam parcelar os débitos tributários e alongar as dívidas junto ao sistema bancário e financeiro, permanecendo em atividade”, completou o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado.
Com validade até o próximo dia 31 de agosto (prazo que pode ser prorrogado conforme a tramitação da matéria na Câmara), a medida provisória estabelece o Pert em substituição à MP 766/2017. Por meio do Programa Especial de Regularização Tributária, que permite a inclusão de débitos de natureza tributária e não-tributária vencidos até 30 de abril deste ano, o devedor pode indicar as dívidas fiscais que deseja renegociar, dentro de um conjunto especificado pela medida provisória. Entre elas, os débitos de natureza tributária e não-tributária com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, inclusive os oriundos de parcelamentos anteriores, aqueles que estão em discussão administrativa ou judicial e os que tiverem lançamento de ofício feito após a publicação da MP.
Durante a reunião de hoje da CMMPV 783, parlamentares elogiaram o relatório do deputado Newton Cardoso Junior, que passa a constituir parecer do colegiado. Os deputados e senadores também ressaltaram a “forma transparente e democrática” como Fernando Bezerra Coelho conduziu os trabalhos da comissão.
No último 4, sob a presidência de Bezerra Coelho, a CMMPV 783 realizou ampla audiência pública para a coleta de sugestões que pudessem aprimorar o texto da medida provisória. Os especialistas convidados ao debate avaliaram que a MP é um importante caminho para a reforma fiscal no país e a retomada do crescimento econômico.
Participaram da audiência, especialistas da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério da Fazenda, da Receita Federal, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também contribuíram ao debate, representantes de entidades como a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única) e a Associação de Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras).
Acesse a íntegra do relatório do deputado Newton Cardoso Júnior, aprovado nesta quinta-feira, por unanimidade.

Pequenas indústrias recebem apoio para vencer desafios enfrentados no Brasil



De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos estabelecimentos industriais do País são de pequenasempresas as quais respondem por cerca de 50% dos empregos industriais.

Apesar da importância desse segmento para a economia, as pequenas indústrias enfrentam grandes desafios no Brasil em virtude da excessiva burocracia, do elevado número de tributos, da falta de acesso ao crédito e ao mercado internacional.

Tendo em vista essas dificuldades, entidades de classe, que reúnem empresas do setor, têm desenvolvido ações visando o fortalecimento daspequenas indústrias. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, desenvolve o Programa de Apoio à Competitividade das Micro ePequenas Indústrias (Procompi), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O foco do programa é a capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.

Buscando oferecer oportunidade de ampliação de negócios e conquista de novos mercados, o Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Pernambuco (Simmepe), por sua vez, abre espaço para as pequenas empresas exporem seus produtos e serviços na Fimmepe – Mecânica Nordeste, feira industrial que realiza todos os anos. Por meio dessa iniciativa, os pequenos fornecedores de máquinas, ferramentas e serviços podem participar do evento adquirindo estandes em condições especiais.

Além disso, a Insight Feira e Negócios, empresa responsável pela organização do evento, criou o projeto “Chave na Mão”, que disponibiliza estandes em tamanhos padronizados, já montados com toda a infraestrutura necessária ao expositor, por um custo acessível. Outro projeto que também tem foco nas pequenas empresas é o “Ilha do Empreendedor”, que também oferece estandes montados, sendo que essa modalidade se destina às empresas que oferecem maquinário e serviços de pequeno porte para pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio.
Na Fimmepe também poderá ser encontrada a “Ilha de Serviços’, projeto que possibilitará que empresas da área de consultoria possam oferecer seus serviços aos principais grupos empresariais da região Nordeste investindo muito pouco em área de exposição.
A Mecânica Nordeste será realizada de 24 a 27 de outubro, em Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com expectativa de público de 15 mil pessoas, o evento reúne os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, ferramentas e serviços para o setor industrial. Informações: 81) 30717647  |  contato@insightconecta.com.br

Dia Mundial do Rock: veja curiosidades sobre a data



Os fãs de um dos estilos musicais mais tradicionais do mundo tem um dia só pra eles! Criado em 1985, o dia 13 de julho é marcado como o Dia Mundial do Rock. A data foi batizada por Phill Collins, depois de ter participado do festival Live Aid, que ocorreu em Londres e na Filadélfia. O músico tocou nos dois shows.

Apesar do evento ter iniciado na Inglaterra e nos EUA, onde aconteceu o festival de 1985, o Brasil é um dos países que mais leva a sério as comemorações. Segundo o compositor Kid Vinil, em seu livro, Almanaque do Rock, “para os gringos, o Dia do Rock é todo o dia”, afirma. No País, a data teve mais destaque a partir dos anos 1990, quando rádios paulistanas começaram a mencioná-la em sua programação.

A paixão do brasileiro pela música é visível em todos os ambientes, inclusive online. A OLX mostra que a compra e venda de produtos relacionados à música na plataforma cresce exponencialmente. Somente no primeiro semestre deste ano foram vendidos na plataforma 14,5% a mais de instrumentos musicais do que no mesmo período do ano anterior. Foram 257 mil itens comercializados de janeiro a junho de 2017.

Os Estados com mais apaixonados por música e que se destacam na venda de instrumentos são: São Paulo, com 59 mil produtos vendidos, Rio de Janeiro (27 mil), Minas Gerais (19 mil), Paraná (15 mil) e Distrito Federal (13 mil). São Paulo também é campeão na venda de guitarras - o item mais amado pelos fãs do rock -, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas, aparecem na sequência do ranking de Estados que mais vendem o instrumento.

Mas não é somente de guitarras que vive o rock. É possível encontrar de tudo nas plataformas de compra e venda online, como a OLX. Itens autografados, artigos raros e bastante estilizados também estão disponíveis nas mais diversas faixas de preço, como estes abaixo:

LPs – Os LPs, ou Long Play - ou ainda os antigos discos de vinil - estão voltando à procura dos amantes de música. Há um crescimento nas vendas físicas e online desses itens. Diversos álbuns tradicionais estão disponíveis, como o The Best of Elvis, do rei do rock, Elvis Presley, ou o icônico álbum dos Beatles, Help, de 1965, esse autografado.

Colecionáveis – Outros itens que ajudam a demonstrar o amor pelo rock, são as miniaturas e bonequinhos colecionáveis de estrelas do gênero. Na OLX estão disponíveis diversos itens que homenageiam diversas bandas, como o Kiss, com miniaturas realistas, como a líder e guitarrista da banda, Paul Stanley, e o do baixista Gene Simmons.

Pôsteres – Nos anos 80 era muito comum pendurar pôsteres e fotos dos ídolos nas paredes, em molduras, ou até guardar em catálogos. Muitos ainda têm esse costume. É possível encontrar esses itens em ótimo estado online e alguns até autografados de ícones como Jimmy Page, do Led Zeppelin, Jared Leto, do 30 Seconds to MarsJoey Belladonna, do Anthrax, os brasileiros do Sepultura, dentre muitos outros.

Guitarras – Item indispensável para um rockeiro, as guitarras são produzidas em diversos modelos, por diferentes fabricantes, como a americana Fender, usada por artistas como Eric Clapton, Bruno Mars, Foo Fighters, Green Day, The Who. Em uma busca rápida, é possível encontrar uma Fender japonesa autografada pelos músicos do Iron Maiden, Adrian Smith e Janick Gers. Outra opção é a Squier Affinity, ou ainda a Telecaster American Special.

TERREIROS PRODUTIVOS – Petrolina será pioneira em programa do governo federal para dessalinização e melhoria da qualidade da água

Nesta quarta-feira, o senador Fernando Bezerra recebeu o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, a quem reforçou defesa por juros menores do BNB


Brasília, 12/07/17 – Em reunião nesta quarta-feira (12) no gabinete do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), em Brasília, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, acertou, com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a implementação de um projeto-piloto do Programa Água Doce, no município. A expectativa do prefeito – que batizará o programa local com o nome de “Terreiros Produtivos” – é que as ações para a dessalinização de água salobra em benefício às comunidades que vivem nas áreas rurais, como também para o consumo animal e a agricultura, já comecem em setembro deste ano.

“Petrolina será pioneira, em Pernambuco, no desenvolvimento deste extraordinário e necessário programa”, observa Fernando Bezerra. “Oferecer água de boa qualidade é uma medida de garantia de dignidade e saúde à população”, completa o senador, que trabalhará pela aprovação de emenda parlamentar destinada a ampliar os recursos financeiros para a execução do projeto em Petrolina, cidade-natal de Fernando Bezerra.

“Além do consumo humano, a água de boa qualidade será utilizada em arranjos produtivos agrícolas e pecuários do sertão e da caatinga”, explicou Miguel Coelho. “Nosso desejo é também desenvolver o programa, juntamente com a Embrapa Semiárido, para o crescimento da piscicultura no município”, acrescentou o prefeito, após a audiência com o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Vieira Tannús Júnior, e o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas do ministério e coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Ferreira.

ÁGUA DOCE – Coordenado pelo MMA, o Programa Água Doce (PAD) é desenvolvido pelo governo federal em parceria com instituições federais de ensino e pesquisa, gestões estaduais e prefeituras, sempre com a participação direta da sociedade. O objetivo da ação é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade, beneficiando, prioritariamente, comunidades que vivem em áreas rurais do semiárido brasileiro.
Para isso, o programa prevê a incorporação de cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização da água. “O objetivo do Água Doce é garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social”, ressaltou Renato Ferreira. 
Lançado em 2004, o PAD está firmado com os nove estados do Nordeste e Minas Gerais. Segundo o coordenador nacional do programa, cerca de 180 mil pessoas em 480 localidades do semiárido são beneficiadas atualmente pelo Água Doce. 
Alicerçado em importantes compêndios internacionais – como a Declaração do Milênio, a Agenda 21 e em deliberações da Conferência Nacional do Meio Ambiente – o programa define as responsabilidades dos gestores locais e das instituições de pesquisa envolvidas.
Cabem às prefeituras, ações como a formação de recursos humanos e a elaboração de diagnósticos técnicos e ambientais, além de apoio ao gerenciamento e operacionalização dos sistemas de dessalinização. E às instituições de pesquisa, a otimização dos sistemas de produção – para a chamada “agricultura biossalina” – com o aprofundamento dos conhecimentos em plantas terrestres halófitas (adaptadas a viverem próximas a águas salobras), nutrição animal e piscicultura.
FUNDO CONSTITUCIONAL – Nesta quarta-feira (12), Fernando Bezerra Coelho também recebeu, em audiência, o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda. Durante o encontro, no gabinete do Senado, o líder do PSB e vice-líder do governo na Casa reforçou a defesa pela diferenciação das taxas de juros dos Fundos Constitucionais de Financiamento e, especificamente, do Banco do Nordeste (BNB).
“Se o objetivo constitucional destes Fundos é promover o desenvolvimento regional, as taxas cobradas por eles aos produtores das regiões mais carentes do país devem, portanto, ser menores que aquelas cobras pelas instituições bancárias convencionais”, afirmou o senador. Ontem (11), Fernando Bezerra fez argumentação semelhante na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, onde destacou a necessidade de redução dos juros dos fundos constitucionais do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).
“Não há sentido algum de os juros destes três fundos continuarem tão exorbitantes, impedindo o desenvolvimento regional e dificultando o país a retomar o crescimento econômico”, lamenta Bezerra Coelho. “O BNB, por exemplo, tem mais de R$ 28 bilhões ‘entesourados’ para aplicação e, simplesmente, a iniciativa privada não tem demandado estes recursos porque os juros não interessam, estão muito excessivos, na média de 9% ao mês”, completa o senador.

Mais informações – Assessoria de Imprensa:
Renatha Melo: (61) 3303-2133 / 98164-5437
Aquiles Lopes: (81) 98115-4953

Programa minha casa minha vida entidades convoca famílias contempladas


 Associação Habitat para Humanidade, que executa o Minha Casa Minha Vida Entidades em Paulista, está convocando sete beneficiários do programa que foram contemplados com unidades habitacionais no Residencial Nossa Prata e não estão sendo localizados. O habitacional, que foi erguido no bairro de Maranguape II, possui 558 apartamentos, distribuídos em três etapas: 2, 4 e 5.

Desse modo, a fim de conseguir contato com essas pessoas, a Associação Habitat divulgou uma lista com os nomes dos responsáveis dessas famílias. Foi estabelecido um prazo final de até 30 dias, a partir de hoje (13.07). Caso não apareçam, serão realizadas as devidas substituições, conforme aprovação em assembleia com as famílias das três etapas, realizada no mês de Janeiro de 2017.

Para entrarem em contato com Habitat, os respectivos responsáveis familiares podem ligar para os seguintes telefones funcionais: 
3221.3137/99924.6375 ou comparecer na sede da Associação, que fica na Rua São Gonçalo, 118, bairro da Boa Vista, na cidade do Recife. Os interessados devem falar com Araceles Domingos. O horário de atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.


CONFIRA OS NOMES DOS RESPONSÁVEIS FAMILIARES E AS ETAPAS DO EMPREENDIMENTO:  

ANTÔNIA CLÁUDIA SIPRIANO – ETAPA2
CRISTIANE DE ANDRADE MOURA – ETAPA 4
EDJANE CICERO FERREIRA – ETAPA 4
DJAIR MOURA DE SANTANA – ETAPA 5
ERASMO GOMES DE FRANÇA – ETAPA 5
MIRIAM BARBOSA DE FREITAS – ETAPA 5
LUCIANA GOMES DE MELO/ JAILSON JOSE MATIAS – ETAPA 5 

Estudantes conhecem ações de educação rural do Senar/PE




Alunos do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, da UFRPE, visitaram a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), na tarde desta quinta-feira (13). Sob orientação do supervisor de Treinamentos da instituição, Nivaldo Damasceno, o grupo assistiu a uma apresentação sobre os cursos promovidos pelo Senar/PE nas áreas de formação profissional e promoção social.

Para o supervisor, o encontro foi uma oportunidade de interlocução entre a universidade e o Senar, onde os jovens saem ganhando conhecimento sobre as possibilidades de trabalho no setor agropecuário. “Atualmente, nós executamos mais de 1.200 cursos/treinamentos gratuitos em todo o estado”.

Os alunos demonstraram encantamento com as oportunidades que o campo oferece, a exemplo das capacitações voltadas para Agroindústria e Fruticultura. “Mas essa experiência não acaba por aqui. Os estudantes vão aprofundar o trabalho e apresentar aos demais colegas da universidade”, ressaltou Nivaldo. 

Primeira praça inteligente do Paulista


Visando a segurança e o lazer da população, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos do Paulista e a equipe da Diretoria de Iluminação Pública estão fortalecendo a iluminação da praça Aníbal Fernandes. Localizada no bairro de Jardim Paulista, irá se tornar a primeira praça inteligente do Paulista.

Com o investimento de R$ 180 mil e a implantação dos novos postes de iluminação, irá ser estabelecida uma programação para reduzir as potências desses postes, a fim de auxiliar na redução de energia. O sistema funcionará da seguinte forma: às 18h serão ligadas todas as lâmpadas; à 0h serão reduzidos 33% das luzes; por volta das 4h da manhã haverá uma nova diminuição de mais 33% das lâmpadas e às 5h30, quando o dia clarear, todas as luzes da praça serão desligadas.

Com obras iniciadas em junho, a praça que conta com apenas seis postes de energia de 14 metros e duas lâmpadas cada, vai ganhar reforço significativo. Serão implantados 35 novos postes de sete metros com três lâmpadas e 23 refletores, distribuídos em torno da praça para auxiliar no uso de quadras esportivas, brinquedos para crianças e pistas de skate, auxiliando em uma melhor distribuição dos focos de luzes em pontos que antes não recebiam luminosidade.

O diretor de iluminação pública, Cláudio Nascimento, explica a importância de restabelecer a luminosidade da praça. “Estamos trabalhando na maior praça da cidade e é importante que devolvamos à população um lugar mais seguro e que apresente melhorias em todo o espaço, com uma tecnologia que atenda também à necessidade da realidade que vivemos”.

Os moradores da localidade e que frequentam a praça diariamente apreciam o trabalho e dizem já perceber melhorias com a ação. Segundo a dona de casa Rosana Oliveira, o projeto está trazendo ainda mais melhorias pra vida de quem utiliza o local. “Estou achando excelente esta ação. A praça está mais habitada. Podemos aproveitar e caminhar com mais segurança. É um lugar que está ganhando mais vida”, comenta ela.  Os reparos na iluminação serão finalizados na próxima semana.

Aulas de música e de xadrez serão oferecidas pelo IFPE aos socieducandos em Garanhuns

Cursos têm carga horária de 30 horas/aula cada um, com duração de 4 meses. Parceria foi firmada no último mês



A partir de agosto, adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns serão beneficiados com os cursos de xadrez e música. As aulas serão oferecidas por meio de uma parceria firmada entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Garanhuns. O termo de cooperação foi firmado no último mês, em encontro que contou com a presença da Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, da pró-reitora de Extensão do IFPE, Ana Patrícia Falcão, e do diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Junior, além dos coordenadores da Casem, funcionários da Funase e adolescentes.

"Para além das competências que as atividades em si desenvolvem, a experiência dos socioeducandos em um ambiente diferenciado como o do IFPE, interagindo com os alunos e professores do Instituto, representa um ganho enorme quando consideramos a construção de projetos de vida que rompam com o passado de violência que os trouxe para a Funase. É nisso que apostamos", destacou o responsável pelo Eixo Profissionalização da Funase, Normando Albuquerque.

Os cursos têm carga horária de 30 horas/aula cada um, com duração de 4 meses e encontros realizados uma vez por semana, no próprio Instituto. Para o xadrez, a proposta é que os bolsistas do Programa de Esporte e Lazer, supervisionados pelo professor de Educação Física do campus, João Paulo Oliveira, possam, a cada aula, passar para os adolescentes as teorias do xadrez e depois a prática. Já as aulas de música, a serem ofertadas pelo docente Osman Júnior, terão como foco o ensino coletivo de instrumentos musicais.

Essas atividades, de modo geral, desenvolvem o raciocínio lógico e a reflexão, além de estimular a tomada de decisão e de escolha de caminhos. “Se trabalha também o despertar de vocações, de talentos que possam ser descobertos. São atividades muito válidas para formação do ser humano, agregando conhecimento e preenchendo a mente. A arte, de uma maneira geral, tem um poder de transformação muito grande. Projetos como esse são muito significativos”, destacou o Diretor-Geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Junior.

A Coordenadora Geral da Casem Garanhuns vê essa parceria com entusiasmo e como uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Funase. “Estamos imbuídos em não medir esforços para o êxito desse projeto. Sabemos que todas as ações pedagógicas oferecidas pelo IF vêm a contribuir com o processo de socioeducação, favorecendo a inclusão social de todos os adolescentes e jovens da Casem”, disse.

Inicialmente, 6 adolescentes participarão das aulas de música e 12 das de xadrez. Para José Carlos de Sá Junior, esse é apenas um marco inicial. “O IF tem como finalidade trazer capacitação, formação e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Temos a expectativa de ampliar a oferta de cursos e contribuir ainda mais com o processo de reinserção social desses adolescentes”, finalizou.

Paulista North Way Shopping recebe Feirão Digital

Nos dias, 15 e 22 de julho, das 9h às 21h o Paulista North Way Shopping em parceria com a Seja Digital realizarão o Feirão Digital. No evento, será possível comprar antenas, conversores e televisores, além de receber suporte técnico de Antenistas e informações sobre a migração do sinal analógico para o digital.

A ação acontecerá no piso L2 ao lado da C&A do mall e também contará com uma área de recreação para a criançada. O objetivo é que a população se prepare para o desligamento do sinal analógico previsto para o próximo dia 26/07, por determinação do Ministério das Comunicações.

As lojas funcionarão no formato de loja pop-up, ou seja, um espaço comercial temporário e lá os lojistas fornecerão TVS, conversores e antenas a preços acessíveis.

Paulo Câmara leva conjunto de ações para o Sertão do São Francisco

Governador comandou, nesta sexta-feira, mais uma rodada do Pernambuco em Ação e anunciou novos investimentos para diversas áreas da região

PETROLINA - Novos investimentos foram anunciados pelo governador Paulo Câmara para a população do Sertão do São Francisco, durante a realização da rodada, nesta sexta-feira (14.07), do Seminário Pernambuco em Ação na região. O conjunto de ações, que contempla as áreas de segurança, educação, infraestrutura urbana e viária, turismo, abastecimento hídrico e  agricultura, vai beneficiar todos os sete municípios do bloco. Ao todo, serão investidos R$ 61 milhões para a melhoria e ampliação dos serviços públicos oferecidos, além da promoção de uma vida mais digna para a população local.

"Saímos daqui, hoje, com o dever de casa de estudar tudo o que ouvimos e priorizar o que é mais urgente. Precisamos estar preparados para enfrentar essa crise que atinge o nosso País.  Mas, principalmente, para atender e melhorar os nossos serviços públicos em todas as áreas. Tudo isso faz parte do nosso dia a dia, e a gente tem a confiança de que, com a ajuda do povo e com as parcerias certas, é possível fazer um Pernambuco mais justo e mais digno para todos os pernambucanos e pernambucanas", destacou o governador.

Na ocasião, foi liberado um montante de R$ 4.859.342,18 em emendas parlamentares para os municípios da região: Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina, Orocó, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista. Os valores serão destinados para a aquisição de ambulâncias, equipamentos hospitalares e horas máquinas para execução de obras de infraestrutura. Os recursos foram indicados pelos deputados Lucas Ramos, Odacy Amorim, Rogério Leão e pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do período em que ele ocupava cadeira na Alepe.

SEGURANÇA - Para ampliar os serviços de segurança no Estado, o governador lançou o edital de licitação para a conclusão das obras de reforma e ampliação da sede da Área Integrada de Segurança 26 (AIS-26). A ação engloba uma área de mais de mil metros quadrados na Avenida Cardoso de Sá, em Petrolina, incluindo o novo alojamento do 5º Batalhão da Polícia Militar e a área externa do complexo. Para a retomada das obras serão investidos cerca de R$ 1,4 milhão. Além do território petrolinense, a Área Integrada de Segurança 26 beneficiará os moradores de Afrânio e Dormentes.

Com 66% dos trabalhos concluídos, a sede já conta com uma série de órgãos em funcionamento, como o Comando Territorial do Sertão, que engloba as diretorias integradas das policias Civil e Militar; o Instituto de Criminalística de Petrolina; o 5º Batalhão da Polícia Militar; a 25° Delegacia de Polícia de Homicídios de Petrolina; e a Delegacia de Polícia da 214ª Circunscrição, com sede em Petrolina.

"A gente fica muito feliz em receber o governador na nossa cidade, porque isso prova que o trabalho é feito com parceria, em conjunto para que possamos honrar os nossos compromissos com os pernambucanos. São muitas ações e obras que vão, com certeza, ajudar o nosso município a crescer e se desenvolver ainda mais", declarou o prefeito Miguel Coelho.

TURISMO - Entre as ações para o setor turístico, foram anunciadas a construção da Praça da Juventude, no bairro João de Deus, em Petrolina, no valor de R$ 1,8 milhão; a implantação de sinalização turística para o patrimônio cultural e ambiental nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista e sinalização das Rodovias PE-626, em Pedrinhas, e PE-655, no bairro de Tapera no Município de Petrolina, com investimentos de R$1.583.003,84; e a revitalização de toda a orla fluvial do município de Santa Maria da Boa Vista, das interligações, dos acessos e dos espaços livres adjacentes. Esta última custará um total de R$ 1.397.391,07.

Além disso, no município de Lagoa Grande, considerado a capital da uva e do vinho do Nordeste, será realizada a urbanização da Enoteca Luigi Pérsico - um dos pontos de visitação do município que tem como atrativo apresentar a história da vitivinicultura do Vale de São Francisco. Para que o equipamento apresente excelência quanto à alternativa turística, serão investidos R$ 690.205,19 para as adequações da infraestrutura do Bairro de Vermelhos, local onde está edificada a Enoteca, que está localizada no alto de uma colina.

Durante o evento,  o governador foi apresentado aos quatro atletas de Petrolina contemplados no Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2017. São eles: Henrique Pereira Lima (Atletismo - decatlo) e Maiara Raiara Souza dos Santos (Atletismo – salto em distância e triplo), Mário Victor Macedo de Carvalho Angelim (Atletismo – salto em Altura) e Alfredo Ferreira de Lima Neto (Atletismo - pentatlo). Os estudantes compõem a turma de 20 atletas que terão uma experiência de intercâmbio educacional e esportivo durante dois meses na província de Quebec, no Canadá. Viajam dia 11 de agosto deste ano.

MATA SUL - Paulo aproveitou a ocasião para agradecer aos petrolinenses pela doação de seis toneladas de mantimentos para a população da Mata Sul, atingida pelas enchentes do último mês de maio.

Participaram do seminário o senador Fernando Bezerra Coelho; o vice-governador de Pernambuco e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; os deputados federais Gonzaga Patriota e Guilherme Coelho; e os deputados estaduais Roberta Arraes, Lucas Ramos, Rodrigo Novaes, Beto Acioly e Odacy Amorim, além do secretariado governamental.

Também estiveram presentes os prefeitos Rafael Cavalcanti (Afrânio); Geomarco Coelho (Dormentes); George Ney (Orocó), Marcílio Cavalcanti (Cabrobó), Vilmar Capellaro (Lagoa Grande) e Cleomatson Coelho (Santa Filomena).