Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Moradores de Paratibe recebem ação do Projeto Seja Digital neste domingo


Quem passou pelo Mercado Público de Paratibe, neste domingo (16.07), teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a migração do sinal analógico para o sinal digital. Foi mais uma ação da Caravana dos Bairros, promovida empresa Seja Digital, entidade responsável pela migração no Brasil, e contou com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes.

Técnicos do Seja Digital orientaram os moradores sobre agendamento dos beneficiários que ainda não receberam o kit da TV Digital. Em paralelo, 15 antenistas percorreram as principais vias do bairro para fazer a instalação do kit nas residências.
“ Estou achando ótima essa ação aqui no mercado. É para ninguém ficar sem a TV digital.  O meu kit já está instalado”, disse a comerciante Sandra Correia.

“ Na minha casa já instalei o kit e a imagem fica límpida. Todos os canais pegam muito bem”, enfatizou o morador de Jardim paulista Carlos Morais.

De acordo com o líder de Articulação e Mobilização do Seja Digital Tarcísio Silva, as pessoas precisam ficar atentas porque o sinal analógico será desligado no dia 26 de julho. “ Para adquirir o equipamento gratuitamente, é necessário ser beneficiário de programas sociais do Governo Federal. As pessoas devem ligar para o número 147 (ligação gratuita) ou acessar o site www.sejadigital.com.br para agendar o atendimento”, disse.

Já a dona de casa Maria José dos Santos, que mora na Comunidade Meia Lua, em Paratibe. Teve uma surpresa ao chegar em casa. Ela que não faz parte de nenhum programa social do Governo Federal, foi contemplada com o kit da TV Digital (conversor, antena e controle remoto) doado pela própria empresa. “ Estou muito feliz. A imagem está ótima. Antigamente tinha dificuldade de assistir a programação porque a imagem parecia que estava chovendo. Agora vou assistir todos os canais e o repórter”, disse.

A Caravana da TV Digital nos Bairros já percorreu os bairros de Jardim Paulista, Maranguape I, Beira-Mar, Engenho Maranguape e a comunidade do Tururu, no Janga.

Mercado Público de Paratibe Eduardo Campos recebe campanha "Por Mais Segurança"

Os comerciantes do Mercado Público de Paratibe Eduardo Campos e os moradores do bairro receberam o vereador Fábio Barros e sua equipe da campanha "Por Mais Segurança Pública", na manhã desse domingo (16). Fábio deu continuidade às atividades desta campanha a fim de coletar assinaturas para a exclusividade do 17º Batalhão de Polícia Militar no município do Paulista, que tem 320 mil habitantes, sendo o maior do Litoral Norte, demograficamente. 

AGRADECIMENTO
O vereador Fábio Barros agradece aos moradores, comerciantes e lideranças comunitárias por se engajarem nesta importante campanha em prol da segurança pública na região. Foram coletadas hoje (16) 965 assinaturas no Mercado Público Eduardo Campos, em Paratibe, em Paulista.

campanha estimula a impulsionar mais assinaturas do abaixo-assinado em todos os bairros. "Nosso fim de semana foi muito produtivo, a equipe coletou quase 2.000 assinaturas, durante o sábado e domingo", disse. "Você também pode participar da nossa campanha assinando virtualmente em www.batalhaoexclusivo.com.br", completou.




IOS abre 1.200 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional a jovens e pessoas com deficiência



São Paulo, 13 de julho de 2017 – De acordo com o recente estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a população mais afetada pelo desemprego é a dos jovens com idade entre 14 e 24 anos, que indica um aumento do desemprego entre esse grupo, de 15,25% no 4° trimestre de 2015 para 26,36% no 1° trimestre de 2016. Diante desse cenário, o IOS - Instituto da Oportunidade Social – acaba de abrir as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes para jovens e pessoas com deficiência.
São mais de 1.200 vagas no total, distribuídas entre unidades em diversas regiões de São Paulo e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Joinville (SC). As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto no site do Institutohttp://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/ ou presencialmente nas unidades do IOS http://ios.org.br/index.php/unidades/.
Diversos cursos de capacitação profissionalizantes serão oferecidos, entre eles o curso presencial em Gestão Empresarial com software ERP TOTVS, que inclui conceitos administrativos, regras de negócio e aulas práticas no software, pacote Office, além de Português e Matemática, as aulas acontecem de segunda à sexta-feira.
Para as pessoas com pouca disponibilidade de tempo, o IOS oferece o curso para a formação em Administração de Materiais no formato semipresencial, com aulas uma vez na semana sábados e complementação pela internet. O curso com duração de 6 meses é focado no funcionamento dos setores de compras e estoque de uma empresa e está disponível na unidade Núcleo, situada no bairro de Santana, São Paulo.
Já as pessoas com deficiência visual total contam com o curso de Gestão de Projetos, realizado somente em Santana – São Paulo, com conteúdo que abrange educação digital, gestão de projetos, cidadania, comportamento, empregabilidade e mercado de trabalho e tem duração de 4 meses.
Todos os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático.
Além do ensino gratuito, o IOS oferece um programa de empregabilidade, com atendimento personalizado. De acordo com os dados divulgados no Relatório Anual do Instituto, ao longo de 2016, o IOS contribuiu para a empregabilidade de 860 alunos, 9,4% a mais que em 2015, ampliando a renda dessas famílias cerca de 47%.
“Nosso desejo de qualificar, formar e empregar esses jovens no mercado de trabalho é tão focado que mesmo quando o volume de inscrições em algumas Unidades não atinge nossa capacidade máxima realizamos a ‘Operação Sala Cheia’, que inclui a ida de participantes do IOS às escolas estaduais próximas às unidades do Instituto para divulgar o nosso trabalho e incentivar novos alunos”, relata a gestora do IOS, Alecsandra Neri.

Mais informações sobre as unidades do IOS espalhadas pelo Brasil: 
http://ios.org.br/index.php/unidades/.
Para conhecer mais o trabalho do IOS, veja o vídeo:

Sobre o IOS
Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência física, auditiva e visual que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS, desde 1998, desenvolve projetos de capacitação gratuita em temas variados. "Tecnologia", "Administração", “Gestão de Projetos”, “Atendimento ao Cliente”, por exemplo, compõem a grade de cursos. Qualificado como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -, o IOS já capacitou mais de 28 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, JP Morgan, Atlas Schindler, IBM, Zendesk, Rede Globo, Microsoft, Vedacit, entre outras.
Mais informações: www.ios.org.br

Equipes da Saúde de Olinda realizam vacinação antirrábica nos cães e gatos de Peixinhos e bairros próximos

Agentes comunitários de endemias do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO) estarão, nesta segunda-feira (17.07), o dia todo, vacinando cães e gatos dos bairros de Peixinhos, São Benedito, Caixa D’Água e Passarinho. A concentração será as 9h, na USF Cohab Peixinhos I, II e III, localizada na Avenida Nacional, s/n, Peixinhos.
O trabalho faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica prorrogada pelo Ministério da Saúde até o próximo dia 21 de julho. Em Olinda, o CEVAO é ponto fixo de vacinação animal de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h. A unidade fica na PE-15, Cidade Tabajara.

Armando propõe à Camex taxar em 17% etanol dos EUA


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) ocupou a tribuna do plenário para solicitar “sensibilidade” ao conselho de ministros da Camex (Câmara de Comércio Exterior) para aprovar, no próximo dia 25, recomendação do Ministério da Agricultura de taxar em 17% as importações de etanol de milho dos Estados Unidos. Segundo ele, a concorrência desleal do produto ameaça os empregos e a produção de álcool do Nordeste, especialmente de Pernambuco, num momento em que o País começa a sair lentamente da recessão.
 
Armando participou, em março passado, de audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, solicitada pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, Renato Cunha, em que produtores de seis estados defenderam a taxação. Nota técnica do Ministério da Agricultura propôs à Camex uma alíquota de 17%.
 
No discurso em plenário, Armando citou dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para informar que as importações de etanol de milho cresceram quase 400% no primeiro semestre, comparativamente a igual período de 2016, atingindo 1,3 bilhão de litros. Tal volume corresponde, de acordo com ele, a 83% de toda a produção anual do Nordeste, da ordem de 1,6 bilhão de litros.
 
O senador enfatizou que ao solicitar a taxação não está defendendo reserva de mercado para os produtores nacionais de etanol, pois sempre foi favorável à abertura da economia, mas tão somente condições de igualdade na competição. Assinalou que o etanol de milho comprado dos EUA não cumpre obrigações de manutenção de estoques mínimos e outras exigências regulatórias cobradas do produtor nacional.
 
Armando Monteiro advertiu para “os impactos danosos” que a importação pode causar no emprego e na produção do parque sucroenergético do Nordeste, que representa a maior atividade agroindustrial da região, com 62 usinas, 25 mil fornecedores independentes de cana de açúcar e 250 mil postos de trabalho diretos.
 
Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Tadeu: "Cidadania brasileira exige a aceitação da denúncia contra Temer"


Brasília - Membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) se manifestou mais uma vez, em pronunciamento durante a sessão da CCJ nesta quinta-feira (13), pela aceitação da denúncia contra o Presidente Michel Temer.

Para Tadeu, diante das evidências apresentadas pela Procuradoria Geral da República (PGR), o parlamento não tem o direito de querer blindar o Presidente, evitando a apuração dos fatos.

“Não nos cabe, diante das evidências robustas que foram colocadas pelo conjunto probatório, ter outro caminho que não seja dar à cidadania brasileira o direito de ver elucidado o que que de fato aconteceu, porque não podemos dormir com as graves suspeições que pairam sobre a Presidência da República”, afirmou.

No pronunciamento, de quase 15 minutos, Tadeu destacou a qualidade do relatório apresentado pelo relator Sérgio Zveiter (PMDB), que segundo ele fundamenta com competência a aceitação da denúncia. “O conjunto de fatos que temos neste momento não nos dá o direito de impedir que esta investigação se faça em profundidade. Porque isto é o que está a pedir a moralidade pública. E em respeito ao Brasil, e aos que vieram antes de mim no meu partido, e dos que virão depois, voto pela aceitação da denúncia”, concluiu o parlamentar pernambucano.

Crédito da foto: Guilherme Martimon/PSB

Paulista sedia acampamento regional de handebol

O Acampamento Regional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica do Handebol chega à cidade do Paulista. A ação, estruturada pela Confederação Brasileira de Handebol, oferece atividades lúdicas e específicas para os atletas inscritos durante os três dias do processo, que teve início nesta sexta-feira (14) e segue até o domingo (16.07). Passando por cidades de alguns estados brasileiros, o evento tem o objetivo de dar chance a jovens atletas que ainda não tiveram oportunidade de mostrar desempenho e tentam ingressar na Seleção Brasileira de Handebol. No Paulista, participam 40 atletas de idade entre 12 a 16 anos.

O Acampamento também tem o intuito de capacitar professores e profissionais do esporte para que os mesmos sejam inseridos no contexto do que a Seleção precisa e instruam seus atletas durante os treinamentos diários nos seus clubes. Serão selecionados 64 atletas em todo o Brasil durante as fases regionais, onde esses atletas participarão de uma seleção nacional posteriormente para tentarem um lugar no time brasileiro.

Para conseguir ingressar na Seleção Brasileira, era necessário um convite para atletas que apresentassem um contexto técnico e que apresentasse porte físico e habilidades técnicas, de acordo com a necessidade que a seleção externava. Com isso, vários atletas poderiam ficar de fora dessa convocação e o time acabava perdendo oportunidade de encontrar jogadores que apresentassem uma qualidade técnica proveitosa e promissora.  

A ação realizada na cidade é uma parceria da Federação Pernambucana de Handebol e a Secretaria de Políticas Sociais e Esporte do Paulista, e conta com a presença de treinadores locais e nacionais renomados. Nesta edição, contou com os trabalhos do supervisor da Seleção Brasileira adulta, Cássio Marques, que aprecia a ação que está abrangendo as diversas regiões. “Isso vem nos ajudado a fortalecer o handebol em todo o país, que é a parte mais importante do nosso trabalho. Dando oportunidade e visibilidade para atletas em todo o Brasil”, comenta ele.

O secretário Augusto Costa incentiva o trabalho e ressalta a importância da cidade sediar um evento de grande importância para os jovens, que recebem todo o apoio durante a estadia. “É fundamental, já que estamos incentivando uma nova prática de esporte. Trazendo um Acampamento de Handebol de nível nacional para o município, temos a certeza de que estamos contribuindo para a prática do esporte na cidade e o desenvolvimento dos nossos atletas”, ressalta. 

5 motivos para a criança com autismo aprender inglês


Pais e educadores podem auxiliar na melhora dos pequenos
Estimular a interação social e a comunicação dos filhos autistas é um desafio para muitos pais e mães. Tudo começa com a aceitação da condição e os motivos da doença ter acometido. O fato é que não se têm as causas reais do autismo. Há apenas a constatação de influência genética e fatores externos, como o ambiente de criação, por exemplo.

A medicina estuda constantemente as causas, os sintomas e as consequências dessa condição. Apesar de não ter cura é possível amenizar os sinais da mesma. Uma criança autista será um adulto autista, porém as ações dos professores, amigos e familiares na infância, período que geralmente o distúrbio é diagnosticado, pode diminuir e até erradicar algumas características.
Incentivar brincadeiras e novas formas de conhecimentos são ações fáceis de colocar em prática e com retorno esperado, se observados de perto. Os alunos com essa condição podem apresentar dificuldade para falar, ou seja, o sentido mais aguçado deles é a visão.

Logo, o aprendizado deles pode ser mais fácil com imagens, games, quadrinhos, jogos de tabuleiro, entre outros. Encorajá-los a aprenderem altera a forma de pensar da criança autista. Além disso, diminui a ansiedade e pode reduzir os movimentos repetitivos.

Para ajudar neste momento o psicólogo e gestor educacional da rede Minds Idiomas, Augusto Jimenez, lista cinco motivos para a criança autista ter contato com outra língua, aprender inglês e melhorar o seu dia a dia. 
Confira:
Amplia os vocábulos e palavras
Cerca de 20 a 30% das crianças autistas conseguem desenvolver a linguagem verbal. Instigá-los a se comunicarem é uma das tarefas dos docentes e pais. Quando aprendem um novo idioma, ou seja, novas palavras, amplia-se a capacidade de armazenamento no cérebro e pode aumentar as chances de desenvolver a comunicação verbal.

2. Reduz o risco de depressão
Isso porque a sala de idiomas promove uma sinergia entre alunos e materiais didáticos. Apesar de o autista ter problema para se relacionar, quando isso acontece de maneira orgânica, sem cobrança, e com um docente devidamente treinado todos os envolvidos só têm a ganhar tanto a criança, quanto as pessoas a sua volta.

3. Aumenta a criatividade
Os autistas geralmente têm uma capacidade de memória acima da média e por serem muito focados conseguem captar o máximo de informações quando se consegue a atenção deles. Logo, conquiste o entusiasmo desse aluno na sala de aula através de tablet, lousa eletrônica e outras formas visuais. Isso o ajudará aprender o inglês e ainda aumentará a sua capacidade criativa.

4. Ajuda a criança a se manter no tempo presente
A interação entre os alunos na sala de inglês, o compartilhamento de brincadeiras e outros materiais, consegue manter os 5 sentidos da criança autista no momento presente. Eles tendem a ter uma hipersensibilidade nos sentidos, ou seja, podem sentir uma roupa que causa desconforto porque dá coceira extrema, outra exemplo, é quando eles ficam irritados com um som quase imperceptível pela a maioria. Quando se consegue mantê-los no presente, os 5 sentidos ficam focados na ação e a sensação de satisfação amplia. Isso diminui a hipersensibilidade.

5. Melhora o sistema nervoso
Para melhorar as conexões neurais inclua a leitura regular na sua rotina e exercícios físicos, isso ajuda adultos, crianças e idosos, em qualquer condição física ou mental. O transtorno afeta o sistema nervoso. Logo, incentivar essas crianças a fazerem outras coisas fora da escola é fundamental como, por exemplo, ler em inglês, aprender cores e numerais, isso pode ser feito através de imagens. Essas dicas e iniciativas reduz esse comprometimento neural dos pequenos, causado pelo autismo.

O Rappa e Nação Zumbi se apresentam em setembro no Recife

Com mais de 20 anos de carreira e três milhões de discos vendidos, O Rappa apresenta turnê Acústica Oficina Brennand no Recife.




Em mais uma passagem por terras pernambucanas, O Rappa retorna ao Recife para o lançamento do CD e DVD gravado na Oficina Brennand em 2016. A banda, que já anunciou uma pausa na carreira a partir de 2018, apresenta a turnê acústica no dia 29 de setembro, no Classic Hall, em Olinda, a partir das 21h. A Nação Zumbi se apresenta na mesma noite em um show que promete ficar na memória.

Formado por Marcelo Falcão, Lauro Farias, Marcelo Lobato e Xandão, O Rappa representa o grito das ruas, as emoções do cotidiano difícil, o apreço pela vida digna. São 10 álbuns lançados, muitos prêmios conquistados e diversos discos de ouro, platina e diamante.

Neste registro audiovisual, o grupo utiliza instrumentos musicais diversificados, como clavinete, escaleta, steeldrums e uma guitarra de 12 cordas. “Uma coisa mais crua, mas sem perder a identidade do nosso som”, aponta Xandão, guitarrista da banda, em texto compartilhado pela imprensa nacional. Este novo capítulo d’O Rappa, que será em solo pernambucano, será composto por um repertório com canções inéditas apresentadas no DVD e clássicos dos discos “Nunca Tem Fim e Sete Vezes”, além da coletânea de hits aclamada pelos fãs.

O DVD conta com a produção e direção de Lírio Ferreira, do Baile Perfumado, e foi filmado de forma singular, mostrando os cenários que compõem a cidade do Recife, além da interação da banda com os fãs, o backstage e o barco. A emblemática oficina que abriga as obras do escultor e artista plástico Francisco Brennand fez parte das gravações do projeto.

Na mesma noite, a Nação Zumbi sobe aos palcos com um repertório de músicas já conhecidas e aclamadas pelo público recifense, tão fiel ao movimento manguebeat desde os tempos de Chico Science. Em turnê desde 2014, quando lançou o disco de inéditas “Nação Zumbi”, fruto do décimo trabalho da banda após sete anos do último álbum, os mangueboys vão se misturar a energia explosiva do Rappa em mais um encontro duas grandes bandas do cenário nacional.

Criada no início dos anos 1990, a Nação Zumbi (ainda sob a alcunha de ‘Chico Science & Nação Zumbi’), lançou seu primeiro álbum “Da Lama ao Caos”, em 1994. O trabalho tornou-se um dos marcos do manguebeat, movimento que, junto com outras bandas da região, ajudou a deslocar o eixo da música nacional para além do Rio-São Paulo introduzindo elementos locais ao pop e considerado o mais importante desde a Tropicália.

A banda formada por Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Pupillo (bateria), Dengue (baixo) e Toca Ogan (percussão) conta com o reforço das alfaias de Da Lua e Tom Rocha está em turnê desde
2014, quando lançou o décimo trabalho de sua carreira, o “Nação Zumbi” (slap/Natura Musical), após o jejum de sete anos. No momento, a banda está finalizando um projeto com o primeiro disco de versões, “Radiola NZ #vol.1”, enquanto prepara novo CD de inéditas para 2018.

Banda Rossi e Edson Rangel se apresentam no Clube das Pás, nesta segunda (17)

Show acontece a partir das 17h

Nesta segunda (17), a partir das 17h o Clube das Pás promove shows de Banda Rossi e Edson Rangel.  A Orquestra das Pás também irá se apresentar.

O ingresso individual custa R$ 10 (preço único), disponível na bilheteria da sede da entidade. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522.

Serviço:

Banda Rossi, Edson Rangel e Orquestra das Pás
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife
Segunda (17) | 17h
Ingresso: R$ 10 (preço único)
Informações: (81) 3242-7522

Recife: Festa de Nossa Senhora do Carmo termina hoje

Diario de Pernambuco



Entre os dias 06 e 16 de julho, acontece a 321ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, que traz como tema “Viva a Mãe de Deus e Nossa - O Carmelo Rejubila no tricentenário do teu encontro no Solo Brasileiro”. Os carmelitas do Convento do Carmo, que organizam o evento, esperam um público de três mil pessoas por dia. Na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, já há intervenções viárias e interdições de vagas de motos, táxis e de Zona Azul.

Enquanto a festa não começa, até o dia 05 acontecem missas a partir das 15h. Entre os dias 06 e 14 de julho, haverá os novenários sempre a partir das 19h e missas a partir das 7h. A partir das 18h50 do dia 15, acontece a acolhida da imagem da padroeira e, em seguida, às 19h, será realizada as Vésperas Solenes em honra à Santíssima Virgem do Monte Carmelo.

No dia da padroeira do Recife, 16 de julho, serão realizadas missas de hora em hora, encerrando com a missa campal presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. “Após a missa, seguirá a procissão. O percurso será a Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, encerrando na Praça do Carmo”, detalhou o Frei Altamiro Tenório, um dos responsáveis pela organização da festa.