Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista comemora os 27 anos do ECA com debate sobre os avanços e entraves enfrentados pela legislação


Diversos atores envolvidos na política da Assistência Social no município do Paulista participaram nesta terça-feira (18.07), no bloco B da Faculdade Joaquim Nabuco, de um evento em homenagem aos 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa, organizada pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente (Comcap), promoveu um debate em torno dos avanços e entraves enfrentados pela Lei 8.069/88, que se tornou o marco regulatório dos direitos humanos do segmento no País.





A abertura do evento contou com uma apresentação cultural. As crianças e adolescentes com deficiência, assistidas pelo projeto Anjos da Guarda – entidade co-financiada pela a Prefeitura e o Comcap –, encenaram o espetáculo “Os invisíveis”. Em seguida, o público assistiu à palestra magna do evento, que foi ministrada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude do Paulista, Ricardo de Sá Leitão. O magistrado abordou o tema: os desafios da maturidade do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Presente ao evento, o secretário municipal de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, frisou que a gestão municipal tem trabalhado para colocar em prática o que exige a legislação. “O ECA trouxe avanços significativos na política da assistência social. Aqui em Paulista, estamos canalizando nossos investimentos para garantir a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Isso tem permitido a gestão municipal desenvolver diversas ações importantes, criando um horizonte mais promissor para a nossa juventude”, comentou o gestor.

Na avaliação do presidente do Comcap, João Soares, Paulista está desempenhando um bom papel quando o assunto é criança e adolescente. “O nosso município está atendendo bem a legislação. Tudo o que prevê o estatuto está funcionando aqui em Paulista, desde o nosso conselho, que é muito atuante, até os conselhos tutelares. Isso é de extrema importância. E já estamos colhendo os frutos” salientou.

O evento desta terça-feira contou com a participação de diversos segmentos, entre eles, gestores da prefeitura; crianças e adolescentes da Casa das Juventudes; entidades da rede socioassistenciais; além de alunos de unidades de ensino do município e estudantes da Faculdade Joaquim Nabuco.

Pernambuco teve o primeiro semestre mais violento em dez anos, alerta Silvio Costa Filho

Pernambuco teve o primeiro semestre mais violento em dez anos, alerta Silvio Costa Filho

Pernambuco teve o primeiro semestre mais violento dos últimos dez anos. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, entre janeiro e junho de 2017 foram registrados 2.875 homicídios no Estado, o que representou um crescimento de 39,6% em relação ao mesmo período do ano passado. É o pior resultado desde 2007, quando o acompanhamento começou a ser divulgado, no início do Pacto pela Vida. Naquele ano, nos primeiros seis meses, foram cometidos 2.424 assassinatos, 451 a menos que no primeiro semestre deste ano. Na comparação com 2016, o mês de junho deste ano apresentou um aumento de 14,5% no número de homicídios, com o registro de 380 casos, ante os 332 do mesmo mês do ano passado.
Além dos assassinatos, foram registrados neste primeiro semestre 62.761 crimes violentos contra o patrimônio (incluindo roubo de veículos), 15.833 casos de violência contra a mulher e 997 casos de estupros. “O governador Paulo Câmara já trocou o secretário de Defesa Social duas vezes, trocou também o comando da Polícia Militar, a chefia da Polícia Civil, titulares de delegacias e comandantes de batalhões, mas infelizmente os números continuam elevados e impondo à população o maior de todos os impostos, que é o imposto do medo”, avaliou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O parlamentar lembra que, desde 2015, a Oposição vem chamando a atenção para o crescimento da violência em Pernambuco e que já chegou a procurar a OAB, Tribunal de Justiça, Ministério Público e o próprio Governo do Estado para discutir o resgate do Pacto pela Vida. “Infelizmente, do Governo, tivemos apenas o silêncio como resposta. Acreditamos que a questão da segurança precisa passar por um amplo debate com toda a sociedade, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das entidades da sociedade civil, para que seja possível reverter esse quadro. Mas o governo não parece disposto a encampar esse diálogo”, acrescentou.

“Nos mantemos à disposição do governador Paulo Câmara para ajudar a construir uma saída para o atual quadro de violência e contribuir com a redução dos índices de criminalidade em Pernambuco. A atual conjuntura exige a união de todos, independentemente de coloração partidária ou classe social”, defendeu.

Faltam 7 dias para o desligamento do sinal analógico na RMR

Para continuar assistindo à programação da TV aberta, todas as TVs devem estar preparadas para receber o sinal digital até o dia 26 de julho

Na próxima quarta-feira, 26 de julho, o sinal analógico de televisão será desligado em todas as cidades da Região Metropolitana do Recife. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que já está disponível na região e oferece aos telespectadores qualidade de imagem e som semelhantes ao cinema, sem ruídos ou interferências. Para continuar assistindo aos seus programas favoritos, basta verificar se a sua antena é digital e se o seu televisor precisa, ou não, de um conversor. Televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de um conversor externo para captar o sinal digital.
As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br e escolher o melhor local, data e horário. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital. Finalizando a instalação do conversor e antena, um número aparecerá na tela da TV. Com o código em mãos, é possível concorrer à promoção Instalação Premiada, que está sorteando, toda quarta-feira até 26 de julho, 5 televisores (por semana) e mais dois prêmios de R$6.000 reais.
Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

No Julho Amarelo, conheça os principais sintomas das hepatites virais

EUROIMMUN disponibiliza kits para detectar a Hepatite E

São Paulo, julho de 2017 - Julho Amarelo foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. A cor foi escolhida pois é o tom em que geralmente os olhos dos infectados ficam quando a doença se manifesta, no fígado. Existem seis tipos de hepatites: A, B, C, D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e possuem formas diferentes de prevenção e tratamento. O vírus é eliminado nas fezes de pessoas infectadas e é transmitido através da via fecal-oral, principalmente através de água contaminada.
De acordo com a OMS, há cerca de 20 milhões de casos de infecção pelo vírus do tipo E, produzindo 3,3 milhões de casos sintomáticos da doença e 56 mil mortes por ano. A hepatite E pode ser responsável pela hepatite crônica em pacientes imunocomprometidos e pode rapidamente evoluir para fibrose e\ou cirrose hepática. Alguns tipos não apresentam sintomas, mas existem alguns pontos que podem ser observados.
  • Discreta febre
  • Náuseas
  • Icterícia
  • Perda de apetite
  • Vômito
  • Erupção cutânea
  • Possíveis dores abdominais e nas articulações
  • Urina escura
  • Leve aumento do fígado
Porém, para saber exatamente se possui o vírus, o indivíduo precisa procurar um médico e solicitar exames para um diagnóstico preciso. Segundo Gustavo Janaudis, CEO da filial brasileira da EUROIMMUN, o teste para descobrir a existência do vírus é rápido e seguro, realizado através de uma simples amostra de sangue.
Sobre a EUROIMMUN
A EUROIMMUN AG é líder em diagnóstico laboratorial. Mais de 2.400 funcionários em todo mundo desenvolvem, produzem e distribuem sistemas de testes diagnósticos, software e soluções em automação. Os produtos da EUROIMMUN são utilizados no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas e alérgicas em mais de 150 países, além de oferecer análises genéticas.

Obra emergencial vai ampliar rede coletora de esgoto em Jardim Paulista Baixo


Uma intervenção emergencial na rede coletora de esgoto que vai ampliar a capacidade do fluxo dos efluentes está sendo iniciada a partir das 15h de hoje (18),  pela Compesa,  na Avenida Dom Helder Câmara, esquina com a rua 63, em Jardim Paulista Baixo, em Paulista. A obra vai substituir cerca de 10 metros de tubulação, com 400 milímetros de diâmetro que está a seis metros de profundidade. A previsão de conclusão da obra é até o dia 1º de agosto.

Para a execução do serviço está sendo necessária a intervenção total da avenida. Os motoristas devem ficar atentos aos desvios que serão realizados pela Rua 64, para quem vem de Paratibe, e pela Avenida Tancredo Neves, para quem vem no sentido contrário. A intervenção será realizada pela BRK Ambiental, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada.

Instituto Embelleze lança ação #iesolidario que oferecerá serviços de beleza gratuitos em todo o Brasil

No próximo dia 29 de julho ocorrerá a campanha #iesolidario. Idealizada pelo Instituto Embelleze, a ação acontecerá durante o dia todo e envolverá as cerca de 400 unidades existentes no País, que promoverão o evento em locais diferentes, como praças, escolas, asilos, orfanatos e hospitais. Será um dia totalmente voltado à beleza. As pessoas terão à disposição serviços de cabeleireiro, barbeiro, design de sobrancelhas, manicure e pedicure. “Acompanharemos toda a mobilização da ação por meio do Facebook. O objetivo é criar uma movimentação que atinja o maior número de pessoas possível, unindo as equipes das unidades franqueadas, juntamente com os alunos, levando bem-estar às comunidades locais e criando um momento único de experiência, aos alunos em formação, e aos clientes que serão atendidos de maneira solidária”, explica a analista de produtos do Instituto Embelleze, Bruna Peresin.

Pessoas interessadas em ganhar os serviços deverão entrar em contato com a unidade do Instituto Embelleze de sua região. Os endereços podem ser pesquisados em www.institutoembelleze.com
Sobre o Instituto EmbellezeA maior rede de franquias do mundo voltada para a formação de profissionais do setor de beleza foi fundada no Brasil em 1998. Atualmente, as unidades do Instituto Embelleze estão presentes nas principais cidades do país, abrangendo todos os estados, distribuídas em 392 franquias. Já são mais de 1 milhão de profissionais formados em cursos como cabeleireiro, maquiador, pedicure, manicure, barbeiro, penteados profissionais, depilação e outras diversas especializações.

Prefeitura de Olinda reabre Segunda Perimetral Norte ao tráfego de veículos

Um dos principais corredores de circulação de veículos da Região Metropolitana está de cara nova. Nesta quarta-feira (19), às 14h, a Prefeitura de Olinda reabre o tráfego na Segunda Perimetral Norte, após um trabalho de reordenamento e requalificação. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, estará presente no encontro. A gestão municipal concluiu o trecho de 500 metros, na altura do Aterro Sanitário de Aguazinha, considerado o mais crítico. A via ganhou nova pavimentação e ainda a elevação do nível do asfalto, sanando os antigos problemas de buracos. Ao longo dos cerca de 5 km de extensão também foram executados os serviços de sinalização, com pintura e a instalação de placas indicativas, a construção de canaletas e a devolução das calçadas para os pedestres. Além disso, a Avenida Senador Nilo Coelho (nome oficial do corredor) também recebeu a renovação da iluminação, com a adoção de lâmpadas com maior potência. A reabertura, neste momento, atende ao pedido de comerciantes, que alegaram redução nas vendas. A Perimetral, no entanto, permanecerá em requalificação, com o monitoramento e a execução de melhorias.

Nessa ação de reabertura, grafiteiros de Olinda vão realizar uma intervenção artística, trazendo cores para os muros que cortam a comunidade.

Serviço:
O quê?
Reabertura da Perimetral Norte, com a presença do prefeito de Olinda, Professor Lupércio
Quando?
Quarta-feira (19), às 14h
Local: