Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Senar-PE divulga gabarito da seleção do curso de técnico em Agronegócio  

Nesta terça-feira (25.07), o gabarito preliminar das provas para a seleção do Curso Técnico em Agronegócio do Senar-PE (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco). Os candidatos disputam 30 vagasoferecidas no polo de ensino de Bezerros.

As provas da seleção terminaram no último o sábado e os concorrentes devem ficar atentos ao site http://etec.senar.org.br, onde serão divulgados o gabarito preliminar das questões objetivas de Matemática, Português, Conhecimentos Gerais e as notas da redação.

Os que tirarem zero na redação estarão automaticamente eliminados. Caso haja discordância em alguma questão das provas objetivas ou na redação, o prazo para recursos é de apenas um dia, como previsto no edital do concurso. O gabarito oficial e a classificação final serão divulgados na sexta-feira (28.07).

A alta concorrência aumenta a expectativa dos 14.439 candidatos que concorrem 2.055 vagas oferecidas em 55 polos da Rede e-Tec Brasil no Senar, distribuídos por 18 estados do país.

Vantagens do curso

 

Além de abrir as portas de um mercado de trabalho que não para de crescer, mesmo em tempos de crise, o curso tem a qualidade e experiência acumuladas pela entidade ao longo de 25 anos atuando na educação no meio rural, sem contar a facilidade de ser semipresencial e gratuito.

Outra vantagem do curso é aliar a teoria à prática. Oitenta por cento das 1.230 horas/aula são disponibilizados na internet. Os vinte por cento restantes são reservados para aulas presenciais nos polos de apoio da rede ou em campo, deixando o aluno preparado para atuar tanto em uma propriedade rural quanto em empresas, serviços de assistência técnica ou pesquisa.

Central de Atendimento do curso Técnico em Agronegócio: 0800 642 0999 - De segunda a sábado, das 8 às 21 horas, no horário de Brasília.

 

Chuva permite melhorias no abastecimento de água da cidade do Brejo da Madre de Deus

Chuva permite melhorias no abastecimento de água da cidade do Brejo da Madre de Deus

O intervalo sem abastecimento, a partir de agosto, cai de 28 dias sem água para quatro dias

 

 

A cidade de Brejo da Madre de Deus, na região Agreste, terá o calendário de distribuição de água reduzido em 24 dias, a partir do dia primeiro de agosto. A melhoria no fornecimento de água se deve à excelente recuperação da Barragem Santana II, localizada na zona rural do município, que foi beneficiada com as chuvas registradas na região, nos últimos dias. O reservatório conseguiu acumular 575 mil metros cúbicos de água e está sangrando - fato que não ocorria desde julho de 2013. A população, que passava um intervalo de até 28 dias sem o abastecimento, será atendida por meio de um rodízio de quatro dias com água e quatro dias sem.

 

Com esse volume acumulado, a Companhia Pernambucana de Saneamento -Compesa teve condições de diminuir o rodízio na cidade, que foi dividida em dois setores de abastecimento, e assegura a distribuição de água até o próximo inverno. Brejo da Madre de Deus foi uma das cidades castigadas pela estiagem prolongada que assolou o Agreste por sete anos consecutivos. A Barragem Santana II chegou a entrar em colapso, em outubro do ano passado, quando o município passou a ser atendido apenas por carros-pipa. Essa situação perdurou até março, mês em que começou a chover na área de influência do reservatório, chegando a acumular 23% da sua capacidade.

 

“Naquela época, com o volume de 23%, tivemos condições de voltar a operar o sistema e atender à população pela rede de distribuição”, relembra o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Bruno Adelino. Em junho deste ano, a barragem ficou em situação de pré-colapso, chegando a apenas 6% da sua capacidade. “Após esse período, as chuvas passaram a ser regulares e aos poucos o manancial foi aumentando o seu nível de armazenamento e hoje está cheio”, comemora Adelino.

Educação define planejamento estratégico para o segundo semestre letivo  

O segundo semestre letivo vai começar com novidades na rede de ensino do Paulista. O planejamento estratégico do setor já está traçado. Diversas ações serão colocadas em prática pelos profissionais da Secretaria de Educação. Nesta segunda-feira (24), um dia antes da volta às aulas, o titular da pasta, Carlos Ribeiro Jr, reuniu a equipe de trabalho para alinhar as estratégias de atuação de cada departamento. A ideia da gestãomunicipal é oferecer um serviço com ainda mais qualidade aos estudantes.

Durante o encontro, o gestor municipal destacou que alguns investimentos já foram canalizados para ações importantes, como a melhoria no serviço da merenda, o transportedos alunos e na estrutura física das escolas. Ao longo do recesso do meio do ano, a Educação municipal capacitou às merendeiras, realizou a manutenção dos ônibus escolares e ainda revitalizou algumas unidades de ensino.

Neste segundo semestre, os estudantes poderão participar de programas como o Jardineira do Conhecimento, que vai garantir acesso a equipamentos culturais como Museu Cais do Sertão, Paço do Frevo e Sinagoga Kahalzur Israel; o Olhar Paulista para os 1,6 mi estudantes matriculados no EJA, que poderão corrigir problemas na visão com óculos de grau doados pela prefeitura; e o Cidade da Educação, que estará voltado ao mercado de trabalho, com orientações sobre a escolha da profissão, beneficiando cerca de mil alunos dos 9º ano.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Junior, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da equipe. Na visão dele, Paulista está avançando na política púbica de educação. “Já temos um planejamento traçado desde o início do ano, mas estamos aproveitando para melhorar as estratégias de atuação. Nossa expectativa é a melhor possível para o segundo semestre, afinal, estamos investindo em ações eficazes paragarantir uma educação pública com ainda mais qualidade na cidade”, comentou.

Investimento em quadras esportivas

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, iniciou as obras de cobertura da quadra da Escola Professor Antônio Carneiro Leão, no município de Camaragibe. O mesmo ocorrerá na Escola Conselheiro Mac Dowell. Com a cobertura das quadras vamos beneficiar duas importantes escolas de Camaragibe e toda comunidade escolar que está inserida na prática esportiva e cultural. As duas obras somam investimentos na ordem de R$ 700.018,98, fruto da articulação do deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) junto ao secretário de Educação, Fred Amâncio e o secretário executivo Ednaldo Moura.

“É importante investir para que as quadras esportivas tenham condições de serem usadas na chuva, no sol ou a noite. A prática esportiva está intimamente ligada a educação e a formação dos nossos cidadãos”, ressalta o parlamentar. O deputado ainda está trabalhando para destravar o convênio da reforma do mercado público municipal e a pavimentação de várias ruas de Camaragibe.