Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Noise Viola lança A Canção do Mar do Silêncio no FIG

Grupo faz show, no Palco Instrumental, nesta sexta-feira (28), a partir das 20h

O grupo instrumental Noise Viola é uma das atrações do Palco Instrumental do Festival de Inverno de Garanhuns, na noite dessa sexta-feira. O sexteto, formado por Fred Andrade (guitarra), Paulo Barros (violão), Caca Barreto (baixo), Leonardo César (viola), Cacau (percussão) e Hugo Medeiros (percussão), apresenta as músicas do segundo disco, A Canção do Mar do Silêncio, a partir das 20h.
Formado por profissionais originados do Conservatório Pernambucano de Música, o Noise Viola surgiu nos idos dos anos 90, com o intuito de fazer boa música instrumental, dialogando com o regional e olhando para o contemporâneo. “Voltamos ao FIG depois de muito tempo. Vai ser um prazer tocar no palco que é dedicado especialmente à música instrumental”, explica Paulo Barros.
Gravado no estúdio Carranca, o disco A Canção do Mar do Silêncio foi lançado em abril, em show no Teatro Hermilo. O trabalho reúne 12 faixas, sendo dez assinadas pelo guitarrista Fred Andrade, uma de Paulo Barros (Valsa do Medo, gravada como solo de violão) e uma do violonista Guinga (Nó na Garganta).
“Acho que o grande lance do Noise, que é também o que busco como compositor, é misturar a simplicidade com o sofisticado. Misturar o brejeiro, o simples, que você vai ouvindo e quase espera uma voz, quase vira canção, com um pouco de impressionismo, que o grupo todo curte”, explica Fred Andrade. “O título é bem a cara do Noise Viola. É bem essa mistura, esse jeito de ir do simples ao mais refinado”, salienta Fred.

Ouvindo o disco, é possível identificar baião (Bateu Assas e VoouPasso da SiriemaCatatônica), frevo (FiruliruliruAlguém Anotou a Placa) e um leve toque de maracatu e ciranda. Todas as faixas são instrumentais, com destaque para o violão, a guitarra e a percussão.

Flautas, clarinete, oboé, violoncelo, percussão erudita, tuba, teclado e acordeon, que não compõem originalmente o grupo, estão presentes no CD, em arranjos também assinados por Fred Andrade. Além da participação especial de Guinga, marcaram presença na gravação a contadora de histórias Carol Levy, que faz voz na faixa Casa das Bruxas, marcada por uma levada de bossa nova;  Beto Hortis, que toca seu acordeon em A Canção do Mar do Silêncio, que dá nome ao disco.

SERVIÇO
Show de Noise Viola no FIG. Palco Instrumental (Parque Ruber van der Linden), sexta, 28/7, a partir das 20h. Lançamento de  A Canção do Mar do Silêncio

Técnica inovadora em transplantes de córnea traz mais segurança para o paciente

Menor índice de rejeição e recuperação visual mais rápida estão entre os benefícios da técnica DMEK

Recentemente, os oftalmologistas Lucio Maranhão e Bernardo Cavalcanti, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), ministraram, pela primeira vez no estado, curso sobre o transplante endotelial DMEK. Trata-se de uma técnica inovadora que transplanta apenas parte da córnea. As principais  vantagens são recuperação visual mais rápida, menor indução de grau no pós-operatório, cirurgia com menor incisão e suturas, além de menor índice de rejeição.

“Antigamente quando se falava em transplantes, se trocava a córnea inteira. Atualmente, com o avanço das técnicas, é possível trocar apenas a parte doente da córnea, sem mexer na parte sadia, ou seja, a parte boa da córnea do paciente não é transplantada. Esses transplantes são chamados lamelares e podem ser classificados em lamelares anteriores e lamelares posteriores. O DMEK faz parte dos lamelares posteriores, onde trocamos apenas o endotélio e uma membrana com espessura em torno de 12 a 15 micras”, explica Lucio Maranhão.

O curso, realizado no início de julho durante o IX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Recife, contou, ainda, com os oftalmologistas Nicolas Cesário, de Sorocaba, e Ramon Ghanem, de Joinville, como palestrantes. “Tivemos a participação de diversos médicos do país, usufruindo da parte teórica e prática. O objetivo foi estimular outros colegas a realizarem a técnica DMEK, divulgando essa como uma das melhores opções de transplante endotelial, tanto para os pacientes como para o médico”, explica Lucio Maranhão. “A técnica DMEK é micro-invasiva e os pacientes apresentam excelente recuperação pós-operatório, que significa menor tempo para retornar as atividades habituais”, completa Bernardo Cavalcanti. 

A técnica de transplante DMEK é realizada pelo HOPE e pela Fundação Altino Ventura (FAV) desde o final de 2015. “Implantamos  logo após curso com o professor Francis Price, nos Estados Unidos, que é uma das maiores autoridades em DMEK no mundo. Fomos pioneiros em Pernambuco”, destaca Lucio Maranhão.

A iniciativa foi fundamental para colaborar com a quantidade de transplantes de córnea realizada no Estado, sobretudo agora, que Pernambuco atingiu o status de córnea zero. Isso significa que a partir deste mês, todo paciente que tiver indicação para um transplante de córnea, depois de realizar os exames necessários para ser inscrito na fila de espera, fará o transplante em até 30 dias.

De acordo com a Central de Transplantes, no primeiro semestre foram realizados 516 transplantes de córnea em Pernambuco. Desses, 190 foram realizados pela FAV e 72 pelo HOPE, totalizando mais da metade do total de transplantes. “São números expressivos e que representam a dedicação e trabalho de toda a equipe. Desde 2013 realizamos transplantes endoteliais pela técnica DSEK, evoluindo, em 2015, para a DMEK. Hoje os transplantes lamelares representam quase 50% dos transplantes realizados no HOPE e na FAV. O foco da nossa equipe é agregar modernidade e segurança para o paciente”, ressalta Bernardo Cavalcanti.

Doações – A Central de Transplantes de Pernambuco reforça que qualquer paciente que falece em unidade hospitalar, seja por morte encefálica ou por parada cardíaca, pode doar a córnea que, após a retirada, dura até 14 dias. Para que ocorra a doação, de acordo com a legislação brasileira, um parente de até segundo grau precisa autorizar.

DETRAN-PE lança grande campanha educativa no Dia do Motociclista



Com a realização de uma Blitz Educativa para registrar a passagem do Dia do Motociclista e chamar atenção da sociedade no tocante aos acidentes envolvendo esses veículos, a Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE lançou nesta quinta-feira, 27, no Recife, a campanha “A Minha Vida Sem Mim”. A ação educativa contou ainda com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, Operação Leia Seca e a participação de artistas educadores da Turma do Fom-Fom.  

A campanha, que acontecerá de forma itinerante até dezembro em todo o Estado, é dividida em duas fases, sendo a primeira já a partir de hoje, com a instalação de 30 placas urbanas com as Motocicletas da Paz, nome dado às estruturas montadas com motocicletas pintadas de branco e com mensagens referentes às principais causas de mortes em acidentes com esses veículos. Será veiculado ainda um vídeo publicitário em TV aberta, com uma trilha sonora bem marcante e com imagens das Motocicletas da Paz.

Na segunda fase acontecerão intervenções com novos vídeos publicitários na TV, dessa vez, fazendo com que as pessoas reflitam sobre a falta que podem fazer ao morrerem em acidentes. Com forte apelo emocional, ela será complementada ainda com um vídeo para redes sociais de um passeio motociclístico que será realizado do Centro de Treinamento da Honda até o 2º Jardim de Boa Viagem, onde todos estarão usando capacetes brancos, como símbolo da adesão à campanha e do compromisso em respeitar a legislação de trânsito.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, durante toda a campanha serão realizadas blitz’s educativas e coercitivas nos locais indicados como aqueles em que mais ocorreram acidentes com motociclistas, com o apoio dos “capacetes brancos”, voluntários que estarão circulando pela cidade e motivando todos a respeitarem as leis de trânsito.

“Além do Recife e Região Metropolitana outros 28 municípios estarão envolvidos nessas ações, seguindo a Caravana DETRAN nos Municípios que leva um conjunto de serviços para a população interiorana com foco nos motociclistas, entre cursos de pilotagem defensiva, formação de professores, palestras em escolas e blitz’s educativas. Dessa forma, estamos cumprindo a determinação do governador Paulo Câmara, que nos delegou para ampliar as atividades educativas e preventivas no trânsito”, enfatizou Ribeiro.

Serão envolvidas ainda empresas empregadoras de motofretistas, que receberão palestras para os funcionários e a cada mês um deles receberá o “CAPACETE BRANCO” por demonstrar comportamento adequado e seguro no trânsito. Para esta ação, aderiram à campanha o SEMPREMOTO (sindicato patronal das empresas de motofretistas) e o SINDIMOTO (sindicato da classe dos trabalhadores).

Até dezembro deverão ser realizadas 70 ações entre blitz e intervenções, tendo também como material de apoio panfletos, adesivos e cordões chaveiros.

Votorantim Cimentos e 100 Open Startups buscam empresas de base tecnológica com foco na indústria 4.0

Desafio The Digital Cement Open Innovation, que tem inscrições abertas até 24/8, procura soluções inovadoras para a área da construção

São Paulo, 27 de julho de 2017 – A Votorantim Cimentos abre inscrições para o Desafio The Digital Cement Open Innovation. O programa busca projetos na área da construção, com foco na indústria 4.0. Com isso, a empresa busca criar um ecossistema de inovação que tenha o engajamento de startups, universidades, centros de pesquisa, fundos de investimentos e empregados.
O programa é realizado em parceria com o movimento 100 Open Startups, plataforma internacional que conecta startups a grandes empresas e fundos de investimento, da qual a Votorantim Cimentos é uma das patrocinadoras. O Desafio The Digital Cement Open Innovation teve as inscrições abertas no último dia 21 de junho, estendendo-se até o próximo dia 24 de agosto, no site: www.votorantimcimentos.com/openinnovation
Composto por 7 desafios, o programa terá profissionais com conhecimentos técnicos e em gestão específicos, que vão apoiar e mentorar todo o processo, ou seja, será possível interagir, validar o produto ou serviço ou mesmo cocriar e codesenvolver a solução mais aderente às necessidades do mercado.
Segundo o relatório do Boston Consulting Group (BCG), a Indústria 4.0 já conta com nove principais tecnologias (robôs automatizados, manufatura aditiva, simulação, integração horizontal, internet das coisas industrial, big data e analytics, nuvem, segurança cibernética e realidade aumentada).
Para participar do Desafio, as startups devem apresentar soluções em algumas das seguintes categorias:
  • Eficiência energética - sistemas de gestão de energia elétrica;
  • Realidade virtual + realidade aumentada para treinamentos de segurança, operação e manutenção;
  • Automatização da mão de obra para aumentar a produtividade das unidades industriais;
  • Visibilidade da entrega para o cliente;
  • Gestão de almoxarifado centralizado / inventário digital;
  • Gestão digital de territórios no desenvolvimento mineral e ambiental;
  • Gestão de palete - alternativa de paletização.
No site do Desafio, é possível encontrar mais informações sobre cada categoria. Segundo Humberto Shida, gerente global de Arquitetura & Soluções em TI da Votorantim Cimentos, a empresa busca criar um ecossistema que gere ciclos de inovação alinhados à estratégia de negócio da empresa. “Vemos na indústria 4.0 um grande diferencial para continuarmos a nossa história da inovação de forma muito mais rápida, com um escopo mais amplo, que garanta a perenidade da nossa empresa e, acima de tudo, deixe um legado para a sociedade do qual todos nos orgulharemos”, completa.
“É muito importante ter uma empresa do porte da Votorantim Cimentos movimentando o ecossistema de inovação aberta. Certamente teremos soluções extraordinárias sendo apresentadas pelas três startups que mais se destacarem ao término da avaliação”, comenta Bruno Rondani, fundador e CEO do movimento 100 Open Startups.
Sobre o Movimento 100 Open StartupsO Movimento 100 Open Startups é uma plataforma global que conecta startups de todas as áreas a mais de 250 grandes empresas nacionais e internacionais e fundos de investimento, cuja proposta é estimular o ecossistema de co-criação e inovação aberta. A plataforma está presente em 12 países: Brasil, Peru, Chile, Colômbia, México, Índia, EUA, Canada, UK, Alemanha, Holanda e França.
Conheça o movimento “100 Open Startups”: http://www.openstartups.org.br/
Sobre a Votorantim CimentosPresente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Prefeitura define data de inauguração do Eco Parque das Paineiras

O Ecoparque das Paineiras será inaugurado no final do mês de setembro. A definição da data ocorreu durante a 114º reunião de monitoramento de metas da gestão, que foi realizada nesta quinta-feira (27.07), no auditório da Prefeitura do Paulista, no Centro da cidade. Na ocasião, o prefeito Junior Matuto e vice Jorge Carreiro acordaram o prazo com o secretário municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Tiago Magalhães.

O Ecoparque das Paineiras está sendo construído na área central da cidade, às margens da rodovia PE-15, próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira. Assim que ficar pronto, a área de lazer e convivência vai contemplar especialmente a juventude e as famílias do município, proporcionando um contato permanente com a natureza, já que além de áreas verdes, o local terá diversas atrações.

O projeto contempla a criação de pista de cooper, playground, mirante, quiosque de informação, além de banheiros, centro administrativo e estacionamento. Ele também terá rampas de acessibilidade e sistema de drenagem para escoamento das águas de chuva. O investimento público na obra alcança a cifra de R$ 1,1 milhão. O recurso, que é oriundo da parceria entre a gestão municipal e o Ministério do Turismo.

Diante da definição da data, o prefeito revelou a satisfação de poder materializar o sonho de muitos moradores da cidade. “Tenho certeza que a construção do Ecoparque das Paineiras atende a um desejo antigo de muitas famílias do Paulista. Acredito que em pouco tempo, o local vai se transformar num dos principais locais de convivência dos moradores da cidade”, destacou o prefeito, salientando o papel das reuniões de monitoramento. “E assim continuamos a nossa luta. Vamos manter o foco, cobrar resultados e seguir trabalhando para entregar equipamentos como este à população”, disse.

Também participaram da reunião de monitoramento o secretário de Planejamento, Gestão e Controladoria, Joaquim Melo; a secretária-executiva, Socorro Silva; o superintendente, Hugo Pereira; e a assessora, Cláudia Brandão.

Equipe da USF Arthur Lundgren II Alto usa a criatividade para mostrar a importância de tomar as medicações na hora certa

Você já ouviu falar em cronofarmacologia? E se eu te disser que o seu médico já te falou sobre esse assunto? Facilitou? Não? Não tem problema! Assim como você, os idosos que frequentam o grupo da Boa Idade, da USF Arthur Lundgren II Alto, também não sabiam. A equipe que trabalha na unidade de saúde do bairro aproveitou a reunião desta quarta-feira (26.07) para falar sobre o tema de uma forma bem divertida.

O assunto, que trata da importância de tomar os medicamentos nos horários corretos, é fundamental para a saúde desses usuários, que na maioria das vezes possui doenças como diabetes, hipertensão e dislipidemia (colesterol alto).

Para deixar bem claro que adotar horários fixos para se medicar é essencial, a equipe da unidade de saúde preparou uma caixinha de medicação para cada participante. Ela foi confeccionada a partir de um recipiente de leite (tetra pak) que seria jogada no lixo. O material recebeu uma pintura com imagens de um sol, em alusão ao turno da manhã; um prato de comida com garfo e faca, demonstrando o horário do almoço; e uma lua, em referência ao período da noite.

A gerente da USF Arthur Lundgren II Alto, a enfermeira Ana Paula Melo explicou que a caixinha de medicamento é de fundamental importância para as pessoas que participam do grupo da Boa Idade. “Nossa unidade de saúde atende a um público bem variado, inclusive, com idosos que não sabem ler. Por isso, tivemos a ideia de preparar as caixinhas de medicamentos com pinturas para facilitar a vida deles. Sabemos que tomar os remédios nos horários fixos é muito importante para o tratamento das doenças. E é isso que temos orientado aqui”, disse. 
  
OUTRAS ATIVIDADES – Além da entrega da caixinha de medicamento, outros profissionais também participaram da reunião do grupo da Boa Idade. O público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre hábitos saudáveis alimentares, com uma nutricionista, e saúde bucal, com a dentista. Um fisioterapeuta também participou, animando os idosos com um aquecimento físico.

Paulista vai contar com novo ponto de serviços do Detran no North Way Shopping


O prefeito do Paulista, Junior Matuto, participou de vistoria técnica nesta quinta-feira (27.07) para acompanhar de perto o andamento das obras de instalação de mais um ponto de serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), que passa a funcionar até o final deste ano no primeiro pavimento do Paulista North Way Shopping, oferecendo todos os serviços com mais conforto e segurança à população.
O proprietário do centro de compras, Avelar Loureiro, responsável pela estruturação da loja de serviços, adiantou que a chegada do Detran é um marco para o shopping. “Além do Detran, a população do Paulista vai contar com uma agência da Caixa Econômica, que deve ser inaugurada daqui a 120 dias; um Centro de Diagnóstico bem avançado; e ainda está para chegar uma unidade hospitalar. Então são muitos serviços para a região, consolidando Paulista como a cidade mais importante do Litoral Norte e a melhor de se viver na Região Metropolitana” pontuou Avelar.

Para o presidente do Detran/PE, Charles Ribeiro, a chegada de uma loja de serviços em Paulista é o cumprimento de uma politica de governo de Paulo Câmara. “Estamos cumprindo uma determinação do governador, que é levar toda e qualquer possibilidade de prestar um bom serviço à população de Pernambuco. Paulista é um município que está crescendo a olhos vistos, com a chegada de vários empreendimentos, apesar de já termos uma Secretaria Especial do Detran funcionando aqui na cidade, mas que não comporta mais a demanda. Então, a população vai contar com mais este ponto” avaliou Charles, informando ainda que a contrapartida do prefeito Junior Matuto será a cessão de servidores para atuar no atendimento da loja de serviços.   

Para o prefeito Junior Matuto, o poder público tem a obrigação de unir esforços para viabilizar a oferta de serviços com mais acessibilidade e segurança à população e a loja do Detran no shopping do Paulista pode proporcionar isso. “O North Way está deixando cada vez mais de ser apenas um equipamento privado e passando a ser um patrimônio de nossa cidade. A chegada de mais um ponto de serviços mostra isso. Andando nos corredores daqui a gente consegue identificar uma grande parte dos funcionários e moradores de Paulista. Então, gostaria de agradecer ao governador Paulo Câmara pela sensibilidade e pelo compromisso com a nossa cidade, garantindo mais uma oportunidade de crescimento para nosso povo” finalizou o prefeito.   


Serviços que serão ofertados no Detran do Paulista:
- Habilitação:
  • Primeira Habilitação;
  • Renovação da Carteira Nacional de Habilitação - CNH;
  • CNH Definitiva;
  • Segunda via da CNH;
  • Adição e/ou Mudança de Categoria da CNH;
  • Alteração/Acerto de dados da CNH;
  • Reteste da prova teórica;
  • PID- Permissão Internacional Para dirigir;
  • Segunda via da PID.
- Veículos:
  • Primeiro Registro/Emplacamento de Veículo;
  • Transferência de propriedade;
  • Alterações de características;
  • Mudança de placa/veículo duas letras;
  • Segunda Via do Certificado de Registro de Veículo - CRV (Recibo);
  • Emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV;
  • Emissão da segunda via do CRLV;
  • Lacre/Relacre;
  • Certidão sobre veículo;
  • Inclusão/Baixa de Alienação/Arrendamento/Reserva;
  • Emissão do DAE avulso (taxas, IPVA, multas, etc.);
  • Comunicação de venda;
  • Atualização de endereço;
  • Consultas diversas com emissão de extrato;
  • Recurso de Infração.

Vigilância Sanitária do Paulista e Conselho Regional de Educação Física fiscalizam academias de ginástica


Uma ação de saúde pública foi deflagrada nesta quinta-feira (27.07), no município do Paulista, resultante de uma parceria entre a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Educação Física (CREFI)-PE, para fiscalizar algumas academias de ginástica que já passaram por inspeção do Conselho e apresentaram irregularidades.

Em Jardim Paulista Baixo, na primeira academia visitada, que fica na Rua Sete, os fiscais constataram falta de profissional registrado para orientar os usuários nas atividades, além de instalações precárias como equipamentos enferrujados, espelhos quebrados, piso inadequado e paredes com infiltrações.

O estabelecimento também não possuía alvará de localização da Vigilância Sanitária e declaração de regularidade técnica expedida pelo Conselho Regional de Educação Física. A proprietária do imóvel foi notificada, e deve apresentar toda a documentação regularizada num prazo de até 15 dias na Vigilância Sanitária, e obter o registro da profissão junto ao CREFI em até 48 horas.

Já em outro estabelecimento, na Avenida Presidente Tancredo Neves, apesar da proprietária possuir registro profissional, um estagiário estava atuando como profissional, e não possuía termo de compromisso para exercer as atividades. O local apresentava problemas na estrutura física e falta de documentação de funcionamento. Foi expedido um termo de visita detalhando as irregularidades e a proprietária deve responder junto à comissão de ética do Conselho.

“As academias devem ter um profissional formado para exercer as atividades. A falta de uma orientação adequada traz danos à saúde que podem ser irreversíveis, causando uma má qualidade de vida. Precisamos da colaboração da população em denunciar esses locais que não oferecem um atendimento correto”, disse Marcelo Santos, agente de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde Fábio Diogo, a ação de fiscalização nos estabelecimentos será contínua.  “O nosso objetivo é garantir os direitos fundamentais do ser humano e as academias de ginástica têm o dever de trabalharem garantindo a saúde e segurança do consumidor. Vamos acompanhar as academias notificadas. Se necessário iremos interditar os locais, caso os proprietários não realizem os ajustes necessários dentro do prazo estabelecido de até quinze dias.” Adiantou Fábio.

No Paulista, proprietários podem obter informações de imóveis pelo site da prefeitura



Uma boa notícia para quem possui imóveis no município do Paulista: já é possível acessar via internet o Boletim de Informação Cadastral (BIC). É Através deste boletim que o proprietário pode obter informações importantes sobre seu imóvel ou terreno, como a localização e a comprovação das medidas.   
Para tanto, basta acessar o site da prefeitura pelo endereço (www.paulista.pe.gov.br) e clicar no Portal do Contribuinte, em seguida, no ícone BIC, onde o contribuinte terá acesso as informações necessárias através da localização cartográfica, ou da inscrição atual, ou ainda o número de cadastro pelo CPF/CNPJ correspondentes ao imóvel. 
--