Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

PSB Paulista realiza Congresso Municipal amanhã

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Paulista, Região Metropolitana do Recife, vai promover o seu congresso municipal da legenda, no próximo dia 04 de agosto. O evento será realizado na no plenário da Câmara de Vereadores que fica no prédio sede da prefeitura, a partir das 14h.

Após desabamento, Defesa Civil registra número recorde de denúncias e faz mutirão para vistoriar imóveis  

Uma semana depois do desabamento de um primeiro andar no bairro de Maranguape II, que vitimou uma criança de oito anos, mutilou a mãe dele e feriu o padrasto, a Defesa Civil do Paulista registrou um aumento significativo no número de denúncias sobre a situação estrutural de imóveis na cidade. Ao longo desse período, pelo menos 150 chamados foram contabilizados pelo órgão municipal, quando a média histórica não passava de cinco por semana. Diante do crescimento da demanda, as equipes da prefeitura estão atuando num regime de mutirão. Nesta quarta-feira (02.08), os profissionais realizaram algumas vistorias no bairro de Maranguape I.

Dos quatro endereços fornecidos na denúncia, apenas dois foram inspecionados pela equipe da Defesa Civil. Nos demais, os proprietários não estavam em casa, nem atenderam as chamadas telefônicas. Neste tipo de situação, os técnicos do órgão realizam um novo agendamento para que a denúncia não deixe de ser investigada. Em média, dez vistorias estão sendo feitas por dia, em diversos bairros da cidade. Esse mutirão acontece de forma paralela às ações preventivas, como a aplicação de lonas plásticas nas áreas de risco.

No apartamento visitado nesta manhã, que fica na Rua 82, Quadra 60, Bloco 4, a equipe da Defesa Civil foi recebida pela moradora Marluce Pontes. Na ocasião, ela contou que uma vizinha abriu o chamado por conta de uma fissura na parede do quarto. “Aproveitamos a situação para passar diversas orientações. A principal delas é que não se deve mexer em paredes estruturais, seja por estética ou ampliação de um cômodo, por exemplo. Isso pode ter um impacto significativo na estrutura do imóvel com o passar do tempo, prejudicando a estrutura do prédio como um todo”, argumentou o engenheiro da Defesa Civil, Roberto Wanderley.

Prefeitura do Paulista e Lafepe entregam mais 31 óculos aos alunos da rede municipal de ensino

Gabriel Barros, um garoto de 11 anos, é aluno da Academia Cássia Caroline, em Maranguape I, Paulista. Gabriel é autista e se queixava muito da dificuldade em enxergar direito. “Via tudo com uma moldura e embaçado. Isso dificultava muito quando tinha que estudar. Ai fiz os exames e ganhei meus óculos. Tudo melhorou, parece que deu um zoom em tudo, estou vendo melhor e aprendendo mais, hoje vou mudar de óculos”, disse Gabriel, que é um dos 470 alunos beneficiados pelo Programa Olhar Paulista, uma iniciativa da Prefeitura, através de uma ação integrada entre as Secretarias de Educação e Saúde do município, em parceria com o Lafepe.

Como Gabriel, Emanuel Edson dos Santos, 10 anos, estava com um comprometimento maior, por conta do glaucoma, já perdeu 80% da visão de um olho e 20% em outro. Não sabia ler até os oito anos de idade. Em dois anos usando os óculos, já se destaca em sala de aula como o melhor aluno do 4º ano da Academia Cassia Caroline. “Eu estava muito triste porque meus amigos conseguiam ler e eu não. Hoje, leio bem e sou o melhor em matemática” comemorou Emanuel, que escolheu uma armação preta, bem séria para sua pouca idade.

Operação volta a remover carcaças de automóveis das ruas do Paulista

Com o objetivo de desobstruir a Rua Ceilão, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, que era prejudicada com a presença de carcaças de automóveis abandonados, uma operação foi realizada, na manhã desta quarta-feira (02.08),pela Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, para a retirada desses veículos. 

Com o auxílio de uma máquina retroescavadeira, um caminhão de reboque e um caminhão do tipomunck, funcionários da Prefeitura levaram pelo menos 3 horas para remover 11 carcaças que estavam largadas. A ocupação indevida impedia que a água da chuva escorresse corretamente, ocasionando alagamentos no local. 

Após retirar toda sucata da área, o coordenador Nelson Alves, falou sobre a importância dessa operação. “Com a retirada desses entulhos, essa rua terá uma mobilidade bem melhor e sofrerá menos com alagamentos, já que agora a água tem pra onde correr”, ressaltou. 

12a Edição do SIMESPE ganha Espaço Literário e Cultural Chico Xavier

Este ano, a 12ª edição do Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco (SIMESPE) traz para sua área externa uma novidade, o Espaço Literário e Cultural Chico Xavier, que acontece paralelo ao evento, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Centro de Convenções, Olinda-PE, das 8h às 20h. O espaço ampliará as ações do SIMESPE com feira de livros, espaço infantil e entrevistas com palestrantes e autores. O grande objetivo é a divulgação da doutrina espírita através do estímulo a leitura especializada e de reconhecimento histórico/cultural. A entrada é gratuita e aberta ao público participante ou não do Simpósio.

O espaço literário irá oferecer feira de livros espíritas das principais editoras especializadas do Brasil, com cerca de 10 mil títulos, que estarão disponíveis a preços populares. Entre as obras, encontram-se as básicas do espiritismo, codificadas por Allan Kardec e outras psicografadas por Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco e dezenas de outros escritores. Os visitantes também poderão encontrar romances mediúnicos, livros infantis, juvenis, científicos e filosóficos na feira.

Nesta edição também se estrutura um espaço para entrevistas, onde alguns palestrantes e autores presentes no SIMESPE e convidados dialogarão sobre os livros consagrados apresentados e futuros lançamentos. Para o público infantil, o espaço cultural oferecerá atividades lúdicas ligadas à temática evangelizadora espírita e contação de histórias e parlendas. Para o público em geral, haverá apresentações artísticas de musicistas como o compositor e pianista Sibélius Tenório, Valda Sedicias e outros. Além de poder acompanhar através de vídeowall o que ocorre, em tempo real, no Teatro Guararapes.

ENTRADA GRATUITA

Não haverá vendas de ingressos para o Espaço Cultural e Literário Chico Xavier, a iniciativa é complementar ao Simpósio, visando dar oportunidade a todos que não obtiveram acesso ao SIMESPE, democratizando e ampliando o evento ao público espírita do estado de Pernambuco e outros, já que, como em todas as edições, os ingressos esgotaram antecipadamente. A coordenação do evento estima que nos três dias circulem cerca de 15 mil pessoas pelos stands.

Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco (SIMESPE)

O 12º Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco (SIMESPE) tem como tema “Conviver com as diferenças. Sem tolerância e amor não haverá paz.” e acontece nos dias 04, 05 e 06 de agosto, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda-PE. O evento, promovido pelo Grupo Espírita Seara de Deus, tem como principal objetivo a divulgação da Doutrina Espírita em todos os seus aspectos: científico, filosófico, religioso e prático.

O evento consolidado há 12 anos é um dos maiores do país, com ampla perspectiva de público participante. Sua estrutura contará com palestras, apresentações artísticas, sala de entrevistas, espaço literário e praças de alimentação. 

Nesta edição, o SIMESPE reúne os seguintes conferencistas:

Ademar Faria Jr. (ES)

Profissional especialista em tratamento de coluna vertebral, expositor e autor.

Décio Iandoli (SP)

Doutor em medicina, professor e presidente da Associação Médico-Espírita do Mato Grosso do Sul.

Divaldo Franco (BA)

Médium; orador; embaixador da paz no mundo pela Organização Mundial da Paz; embaixador da bondade no mundo pela fundação Kelsang Pawo e fundador do centro espírita Caminho da Redenção, em Salvador.

Fernando Ben (RJ)

Médium, escritor, pesquisador e estudante da psicologia.

Haroldo Dutra Dias (MG)

Juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; expositor espírita; tradutor da obra Novo Testamento; autor e sócio fundador do SER.

Plínio de Oliveira (RS)

Cantor, compositor, pianista e palestrante.

Rafael Lavarini (MG)

Expositor espírita no Brasil e no exterior; presidente do Centro Espírita Cristão Irmã Débora Cristina; formado em psicologia.

Rossandro Klinjey (PB)

Psicólogo; palestrante; escritor; mestre em saúde coletiva e doutor em psicanálise.

Sérgio Felipe de Oliveira (SP)

Médico; mestre em ciências; pesquisador da área de neurociências, medicina e espiritualidade.

​​

Em seu encerramento, no domingo (6/8), o SIMESPE também contará com um momento de atividade mediúnica com psicografias recebidas pelo médium Fernando Ben.

Estudantes da rede municipal de Olinda participam de caminhada contra o trabalho infantil  

A ação acontece no bairro de Cidade Tabajara

 

Coordenadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda promovem uma caminhada nesta quinta-feira (03.08), às 15h, com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Claudino Leal. A concentração será na própria unidade de ensino, na Rua Potiguar, s/n, Cidade Tabajara, Olinda.

 

A ideia é informar e sensibilizar os comerciantes da comunidade quanto à determinação do Governo Federal que visa proteger crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquerforma de trabalho, garantindo a eles o acesso a escolas e atividades socioeducativas.

 

Faixas e cartazes confeccionados pelos alunos, além de folhetos serão usados na ação. Professores e coordenados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Olinda entendem que os estudantes são os multiplicadores de informações e devem aprender desde cedo sobre a importância da frequência escolar.

Deputada Luciana votou pela abertura do processo contra Temer

A deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) votou contra o arquivamento da denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer. Na sessão desta qua 

 rta-feira (2), a parlamentar se posicionou pela abertura de processo contra Temer no STF, orientou o voto Não da bancada comunista e foi à tribuna debater a necessidade afastar o presidente para que as denúncias sejam apuradas como se deve. Na declaração de voto, cravou a importância da resistência para enfrentar a conjuntura adversa da política nacional.