Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Comunidade do Tururu recebe sexta edição do Programa Cuidar Primeira Infância

Lançado há cinco meses, o Programa Cuidar Primeira Infância, que é uma ação em parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Políticas Sociais do Paulista, realizou, nesta quarta-feira (09.08), a sua sexta edição. Desta vez, a ação aconteceu na Creche Escola Nossa Senhora do Ó, na Comunidade do Tururu, no Janga. 

A iniciativa visa cuidado integral para crianças com idades entre zero e cinco anos, além de atenção aos familiares. Na ocasião, os pais e as crianças contaram com atividades como palestras educativas, jogos lúdicos e apresentação do grupo Tambores do Paulista e de dança feita pelas crianças atendidas na creche. Somente nesta unidade educacional, 96 crianças estão matriculadas e participaram desta edição. Além do entretenimento, os pequenos também contaram com atendimento com médicos e enfermeiros. 

De acordo com o secretário de Educação Carlos Ribeiro Junior, o programa vem cada vez mais atingindo seu objetivo. “Estamos reafirmando o compromisso da gestão municipal em estar presente nas comunidades carentes com atendimento de saúde e orientações sobre programas sociais como Bolsa Família. O programa vem para agregar mais. É um olhar integral tanto para as famílias quanto para as crianças”, disse. “Acho um programa fantástico, que a Educação idealizou. 

A Política Social e a Saúde abraçaram a iniciativa. Nós estamos conseguindo fazendo um trabalho legal em todos os centros educacionais que a gente passa para proporcionar uma assistência de qualidade para os filhos de vocês”, enfatizou a secretária Executiva de Saúde Maria Clara Rodrigues. “Estamos felizes com essa parceria firmada com a Educação e a Saúde. 

É nossa prioridade a qualidade no atendimento às crianças do nosso município. Estamos preparando essa meninada para o futuro”, disse o secretário de Políticas Sociais e Esportes Augusto Costa.

Professores do Paulista participam de formação nesta quarta-feira


Professores do 4º e 5º ano da rede público de ensino do Paulista participaram, nesta quarta-feira (09.08), de uma formação pelo Qualisescola. A capacitação, que teve início na manhã de desta terça, contou com a participação de 178 educadores de Língua Portuguesa e Matemática. O evento aconteceu no Centro de Formação, localizado na Rua Edson Borges, s/n, bairro da Aurora. 

Os cinco professores formadores de Língua Portuguesa seguiram uma sequência didática, abordando temas como gênero, com ênfase em leitura, interpretação de texto, oralidade e escrita. Enquanto que os de matemática debateram sobre resoluções de situações e problemas, com destaque nas quatro operações. O intuito da formação de professores é prepará-los para as dificuldades enfrentadas pelos alunos. 

Atualmente, o município possui 2.120 alunos matriculados no 4º ano e 1.962 no 5º. O Qualiescola é uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e a JEEP. 

A ação, que tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas da rede, por meio de um conjunto de ações articuladas, foi implantada no município através de uma parceria entre a administração municipal, Fiat/Jeep e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

Comemore seu aniversário no Cinesystem Paulista


Medicina integrativa e limites da cirurgia plástica no Meeting DeAaZ amanhã (10)

Especialistas abordarão temas como calvície, medicina integrativa e os limites das intervenções cirúrgicas



Amanhã (10), os produtores Marconi e Ana Cláudia Thorpe realizam o segundo dia de palestras do Meeting DeAaZ de Medicina Estética, que acontece no Nobile Executive, na Av. Boa Viagem, a partir das 19h. O evento reúne especialistas da área de medicina estética e longevidade, que apresentam novas técnicas e resultados mais eficientes surgidos a cada dia graças à tecnologia.

O encontro informal entre especialistas de áreas como a odontologia, dermatologia e a cirurgia plástica, entre outras especialidades, é indicado para o público interessado em saúde, beleza e bem-estar. O formato do evento oferece cinco palestras por encontro, com abertura para perguntas e espaço para interação entre os presentes e os especialistas após as apresentações.  

Neste segundo dia, foram convidados como palestrantes a fisioterapeuta Clarissa Leal, a ortodontista Cristina Harrop, o especialista em fisiologia humana Otacílio Albuquerque, a dermatologista Patrícia Guimarães e o cirurgião plástico Rafael Albuquerque.

O Meeting DeAaZ de Medicina Estética é formado em sua maioria por convidados, mas é possível se inscrever para participar. A cada edição, serão oferecidas 15 vagas para inscrição gratuita pelo e-mail revistadeaz@gmail.com

MÉDICOS DO SEGUNDO DIA

CLARISSA LEAL

Quem sofre com queda de cabelo conhece a verdadeira saga enfrentada em busca de um tratamento ideal para preservação e crescimento das madeixas. Em sua palestra durante o Meeting DeAaZ, a fisioterapeuta Clarissa Leal Santevie vai mostrar como a FisioTricoTerapia, em alguns casos, pode ajudar a resolver esse problema que aflige tanto homens quanto mulheres.

A técnica é a junção dos conhecimentos da tricologia e fisioterapia dermatofuncional no tratamento das patologias do couro cabeludo e folículo piloso. “Após uma avaliação cuidadosa do paciente, trabalhamos com uma associação de limpeza profunda do couro cabeludo, peeling ultrasônico, aplicação de laser de baixa potência e LED”, explica Clarissa.

O tratamento, que pode levar de 3 a 6 meses para apresentar resultados consistentes, estimula o folículo piloso, ajudando no crescimento do cabelo. No entanto, Clarissa Leal explica que nem todos os casos podem ser solucionados com a técnica. “Sabemos se técnica é indicada para o paciente no momento da avaliação. Em casos de calvície cicatricial, por exemplo, o método não se aplica”, esclarece.

Profissional – Clarissa Leal é fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Dermatofuncional pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF), fisioterapeuta do Imip e sócia fundadora da clínica Santevie.

CRISTINA HARROP

“Planejamento Tridimensional do Sorriso - Confecção Imediata” é o tema da palestra da ortodontista Cristina Harrop durante o Meeting DeAaZ. A especialista destacará o que já está à mão em termos de tecnologia para planejar o sorriso em escala tridimensional com produção em clínica, dispensando o envio a laboratórios externos. O processo envolve desde o escaneamento intraoral à confecção imediata dos dentes, como foco especial no design dos elementos dentários e na fresagem dos dentes.Todo o processo desenvolvido busca harmonizar a função estética do sorriso. Ainda dentro dos temas a serem abordados na conversa com os convidados está o clareamento dentário físico e químico.
Profissional – Mestranda em Ortodontia pela Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic (SP), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Professora do Curso de Especialização em Ortodontia na FACSETE (Recife e Natal) e Pós-graduação em Ortodontia e Oclusão Facial na Roth Williams Center (EUA).

OTACÍLIO ALBUQUERQUE

A medicina da saúde. É assim que o médico cirurgião e pós-graduado em Ciências da Fisiologia Humana, Otacílio Albuquerque, define o tipo de trabalho que realiza. “Somos treinados para a medicina da doença, na qual tratamos o problema com remédios. Precisamos trabalhar a medicina baseada na saúde”, explica.

A medicina integrativa, que abrange bioquímica e fisiologia humana, será o tema abordado pelo médico durante sua participação no Meeting DeAaZ. A especialidade oferece aos pacientes um tratamento diferenciado ao observar o organismo como um todo, buscando a prevenção de doenças por meio de iniciativas como a reposição de vitaminas, sais minerais e bactérias.

Profissional – Otacílio Albuquerque é cirurgião geral pós-graduado em Gestão Hospitalar pela Fiocruz, master em Ciências da Fisiologia Humana com especialização em Prática Ortomolecular e sócio-diretor da DIGEST.

PATRÍCIA GUIMARÃES

Há algum tempo, o laser tem se mostrado um dos mais eficientes aliados dos especialistas em medicina estética. No entanto, a cada ano, novidades na área tornam os tratamentos ainda mais assertivos, menos dolorosos e de mais rápida recuperação. A dermatologista Patrícia Guimarães trará para a sua participação no Meeting DeAaZ de Medicina Estética a palestra “A tecnologia HARMONY nos casos de cicatriz de acne, flacidez e fotoenvelhecimento”.

A plataforma HARMONY permite que o paciente se submeta aos mais diversos tratamentos com uso de uma só máquina, porque ela possui vários tipos de ponteiras indicadas para diferentes casos. Além disso, a técnica proporciona uma recuperação mais rápida que a alcançada a com utilização de outras tecnologias.

Profissional – Graduada em Medicina pela UFPE com residência em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da UFPE, Patrícia Guimarães é Mestre em Medicina Tropical pela UFPE e Preceptora de Residência e Coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria do Hospital Otávio de Freitas, além de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

RAFAEL ALBUQUERQUE

Até onde o cirurgião pode chegar para não ultrapassar a barreira do natural para o artificial? Essa é a pergunta que o cirurgião plástico Rafael Albuquerque pretende responder durante a sua palestra “Cirurgia plástica: Até onde podemos chegar?”. O médico falará sobre como os cirurgiões podem conferir beleza aos pacientes sem que necessariamente as intervenções realizadas sejam notadas pelos demais. “O paciente tem o direito de que isso seja um segredo dele”, afirma Rafael.

Neste caso, o especialista esclarece que só faz intervenções que respeitem a linha natural do rosto das pessoas e a harmonização, permitindo que o embelezamento seja percebido, mas não o artifício utilizado para alcançá-lo.  “Percebo muito isso nos pacientes que entram na minha clínica. Querem ficar mais bonitos, mas sem a assinatura de uma cirurgia plástica”, conta o médico.

Profissional – Médico especialista em Cirurgia Plástica, membro da sociedade da Sociedade Brasileira Cirurgia Plástica, com especialização em Bioplastia e Cirurgia da Face na Southwestern Texas University.

Brasileiro é um dos mais preocupados do mundo com o que pode dar errado nas primeiras 24 horas de uma viagem

Maior preocupação do brasileiro é a possibilidade de perder a bagagem, seguida do medo de a acomodação não corresponder à expectativa e de ficar doente longe de casa, aponta pesquisa da Booking.com realizada em 25 países




Quase metade (47%) dos viajantes brasileiros admite que se preocupa com as coisas que podem dar errado no primeiro dia de viagem. Já a média global dos viajantes que pensam dessa forma ficou em 39%, o que mostra que o brasileiro leva consigo um grau de preocupação superior aos demais turistas do mundo.
Observando as dificuldades dos viajantes para desligar de suas preocupações e entrar no ritmo da viagem, a Booking.com, líder mundial em conectar pessoas com os lugares mais incríveis para ficar, ouviu mais de 18.000 pessoas de 25 países do mundo todo e perguntou como eles se sentem quando passam uma temporada fora de casa com o objetivo de fornecer dicas sobre como as pessoas podem entrar no ritmo de viagem.
Um primeiro dia diferente?
Enquanto pouco mais da metade dos viajantes brasileiros (52%) acreditam que as primeiras 24 horas são as mais marcantes e capazes de ditar o tom da viagem, altas expectativas podem significar que há a possibilidade de preocupação de que as coisas não sejam tão boas quanto o esperado.
Quando os viajantes são questionados sobre suas preocupações com o que poderia acontecer versus o que de fato ocorre, fica claro que há uma tendência de se preocupar mais do que o necessário:
  • Pouco mais da metade dos brasileiros (52%) se preocupa com a possibilidade de perder sua bagagem; o que pode ser considerado quase uma lenda urbana, uma vez que apenas 13% das pessoas já vivenciaram esta situação.
  • 49% se preocupam que a acomodação não corresponda às expectativas, porém, o histórico de férias revela boas experiências, já que 79% foram surpreendidos positivamente.
  • Outras ansiedades que não se concretizam incluem: medo de ficar doente (46%) e não conseguir encontrar um bom lugar para comer (41%).
  • Uma em cada cinco pessoas (27%) se preocupa com sua casa - seja deixando a casa vazia ou com ansiedade de separação de seus animais de estimação - e 20% dizem que estão muito ligadas à tecnologia ou ficam conectadas com pessoas de casa através de redes sociais.
  • A ansiedade não para por aí: 14% dos viajantes brasileiros se preocupam com o custo de uma viagem e 18% se preocupam por não terem planejado a viagem o suficiente.
Ajudando a entrar no ritmo de viagem
Quatro em cada 10 pessoas (38%) ao redor do mundo dizem que as primeiras 24 horas são as mais memoráveis das viagens a lazer, portanto, para garantir que este seja o caso de todos e para ajudar as pessoas a aproveitar ao máximo as primeiras horas fora de casa, a Booking.com firmou parceria com a coach e especialista em bem-estar Sloan Sheridan-Williams para fornecer dicas fáceis e práticas para os viajantes entrarem no ritmo da viagem um pouco mais cedo:
  1. Ninguém gosta de esperar em filas, mas elas fazem parte das viagens. A maioria dos viajantes é destra, então procure sempre os balcões mais afastados das entradas, na ponta esquerda. Poucas pessoas escolhem essa fila porque a maioria tem tendência a escolher as filas da direita, já que correspondem à mão dominante de escrita. Em pouco tempo você será o primeiro a retirar as bagagens e garantir um ótimo lugar na frente.
  2. Desligue seu celular e concentre-se no destino em que você está. Permita que seu cérebro se adapte ao novo ambiente. Depois de deixar seu celular de lado, acalme-se ao passar suavemente um ou dois dedos nos lábios, o que promove uma resposta de “descansar e digerir” do corpo e funciona como um freio para crises de ansiedade, deixando a mente calma e tranquila.
  3. Não importa se você está hospedado em um apartamento, hostel, barco ou até mesmo em uma casa na árvore, muitos viajantes se sentem mais relaxados quando transformam a acomodação para ficar parecida com suas casas. Leve itens reconfortantes com você, como seu bichinho de pelúcia favorito, xícara personalizada, fronha, diário ou uma foto de família e tome sua bebida quente favorita à noite.
Pepijn Rijvers, Diretor de Marketing da Booking.com, comenta: "Seja com antecedência ou reservadas de última hora, as férias nos dão experiências diferentes de qualquer outra coisa. Então, nada poderia ser mais importante do que ajudar os viajantes a eliminar qualquer estresse e aumentar o relaxamento um pouco mais rápido, oferecendo suporte através de um planejamento e reserva perfeitos para aproveitar sua estadia ao máximo quando chegar a seu destino. Nós sabemos como é importante ter a acomodação certa pelo fato de que mais de um em cada cinco viajantes dizem que eles entram no ritmo de férias quando chegam a seu apartamento, hotel ou outra acomodação para ficar. Então, aproveitamos o melhor da tecnologia e a opinião de outros viajantes para capacitar as pessoas a encontrar o que for mais adequado para elas. Com mais de 1,2 milhão de propriedades que possuem mais de 25 milhões de quartos possíveis de serem reservados, a Booking.com oferece o maior número de lugares impressionantes e únicos para ficar do que qualquer outra empresa de reserva de viagens do mundo".

Sobre a Booking.com:
A Booking.com é a líder mundial em reservas on-line de hotéis e outros tipos de acomodações. Ela garante os melhores preços para qualquer tipo de acomodação – desde as pequenas até as de luxo de 5 estrelas. Os hóspedes podem acessar o site da Booking.com a qualquer momento, de computadores, celulares e tablets, sem precisar pagar taxas de reserva – nunca. O site da Booking.com está disponível em 40 idiomas, oferece mais de 1,3 milhão de hotéis e acomodações; além disso, tem uma cobertura de mais de 110 mil destinos em 227 países e territórios no mundo inteiro. Diariamente, mais de 1,4 milhão de quartos são reservados por meio da plataforma, atraindo visitantes tanto para viagens de lazer quanto de negócios sem necessidade de pagamento de taxas de reserva e com a garantia do melhor preço. Com mais de 20 anos de experiência e uma equipe de mais de 15 mil funcionários dedicados em 199 escritórios em 70 países ao redor do mundo. A Booking.com opera seu próprio Serviço de Apoio ao Cliente, disponível 24 horas por dia para dar assistência aos hóspedes em 43 idiomas, garantindo uma experiência excepcional enquanto clientes.
Fundada em 1996, a Booking.com B.V. é proprietária e opera a Booking.com®, e faz parte do The Priceline Group (NASDAQ: PCLN). Siga-nos no Twitter e no Instagram, curta nossa página no Facebook, ou saiba mais em http://www.booking.com.

OAB Pernambuco celebra 85 anos de criação com jantar e homenagem a personalidades que ajudaram a construir a história da advocacia no estado

Os 85 anos de criação da OAB Pernambuco serão comemorados nesta quinta-feira (10), a partir das 18h, com uma festa de adesão na Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife, na capital do estado. A expectativa é que o evento reúna cerca de 500 pessoas, entre advogados e advogadas, parceiros, funcionários da instituição, políticos e personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral. O presidente do Conselho Nacional da OAB, Cláudio Lamachia, participará da cerimônia.
A solenidade terá como anfitrião o presidente da Seccional Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, ao lado dos membros da diretoria. Entre os pontos altos da celebração está a entrega de homenagens a personalidades que ajudaram a construir a história da advocacia pernambucana.
Ainda dentro da programação, haverá um jantar e apresentação do Ítalo Sales Quarteto. Idealizado e liderado pelo músico que dá nome ao conjunto, o grupo mostrará um repertório com influências do jazz e da música popular pernambucana e brasileira, entre outros ritmos. O acesso ao evento será mediante adesão individual no valor de R$ 150.
“No ano em que comemoramos os 85 anos da OAB Pernambuco é que, atendendo a todos os compromissos anteriormente assumidos, a Seccional vem avançando a passos largos. Avançamos em gestão e tecnologia e conseguimos, finalmente, a fixação do piso salarial para a advocacia combatendo, efetivamente, com esta medida, a precarização das relações de trabalho”, afirmou o presidente da entidade, Ronnie Preuss Duarte. “Ampliamos significativamente a presença da Ordem por todo o estado, seja com cursos e qualificações oferecidos pela ESA-PE, seja pela gama ampla de serviços prestados pela Caape, cumprindo também o nosso compromisso com a interiorização das nossas atividades. A OAB Pernambuco está em festa celebrando um grande momento que é vivenciado e plantando sementes de um futuro promissor”, completou.
Mais – Os 190 anos da fundação dos cursos jurídicos no Brasil e Dia do Advogado e da Advogada serão celebrados com uma missa na próxima sexta-feira (11), a partir das 8h. A cerimônia ocorrerá na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no Recife.

Durante a liturgia haverá uma apresentação do Coral Ariano Suassuna. Regido pelo maestro Marcelino Monte, o grupo de canto é formado por advogados e advogadas e funcionários da OAB-PE. Eles executarão um repertório de músicas sacras, incluindo algumas em estilo gregoriano.

O templo fica na Rua Imperador Pedro II, s/n, bairro de Santo Antônio – em frente à sede da Secccional. Coincidentemente, no complexo religioso existem algumas imagens de Santo Ivo, padroeiro dos profissionais da advocacia, que foi ordenado sacerdote franciscano terciário em 1284 e cuja data é celebrada em 19 de maio, dia de sua morte.
Serviço

Celebração dos 85 anos da OAB Pernambuco
Quando: nesta quinta-feira (10), a partir das 19h
Onde: buffet Arcádia Paço Alfândega (Travessa do Amorim, 75, 4o andar, Bairro do Recife, Recife)
Adesão: R$ 150 (valor individual)
Mais informações: com Coordenação de Atendimento da OAB-PE pelo fone (81) 3424.1012 ou pelo celular (81) 9.9669.9946 (Waleska Bueno).
​​
M​issa ​​em celebração ao Dia do Advogado e da Advogada​ e os 190 anos da fundação dos cursos jurídicos no Brasil
Q​uando: nesta sexta-feira (11), a partir das 8h
​Onde: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco​ (Rua Imperador Pedro II, s/n, bairro Santo Antônio, Recife – em frente à sede da Seccional​)​

Mais de 100 expositores estarão na 5ª edição da MADE



Reconhecida por reunir todos os anos um time de novos designers e nomes consagrados nacionais e internacionais, a MADE – Mercado. Arte. Design se prepara para sua quinta edição, que acontecerá pela primeira vez na Bienal, entre 9 e 13 de agosto com um número recorde de expositores. Serão mais de 100 nomes de diferentes estados brasileiros e também de países como como Bélgica, Coréia do Sul, Suíça, Holanda e Portugal.
“Esse time representa o que há de mais novo, desafiador e criativo no cenário contemporâneo, e o público entrará em contato com suas expressões de design nos mais diferentes suportes, como papeis, tecidos, minerais, plásticos e vidros – todos dialogando com o tema das tramas – uma proposta muito instigante para os apaixonados pelo tema”, avalia Waldick Jatobá, organizador do evento. Com expectativa de receber um público de 10 mil pessoas, a feira ainda apresentará instalações, performances e exposições paralelas, oferecendo um panorama completo de inovações estéticas e funcionais.
Os nomes responsáveis por instigar esses sentidos são: 80e8, Alva Design, Ana Neute, Artemobilia, Ateliê Julia Krantz, Baró Galeria, Bianca Barbato, Bottletop, Bruno Simões, Cadu Silva, Carol Gay, Casa Contemporânea, Casa Costillas, Casa das Artes, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Decarvalho Atelier, Eduardo Borém, Elisa Bueno, Érico Gondim, Estúdio Greta, Estúdio Leo Capote + Outra Oficina – Leo Capote + Marcelo Stefanovicz, Estúdio Mameluca para Bolsa de Arte, Estudio NáNí, Estudio Rika, F. STUDIO, Fetiche Carol Armellini & Paulo Biacchi + Infinita Surfaces, Gabbo Torres, Galeria Nicoli, Get Lost Studio, Giacomo Tomazzi Studio, Gustavo Bittencourt, Helena Carvalhosa, Humberto da Mata, Inês Schertel, Ion Project, José Manuel Carvalho Araújo/Alma Design, Leandro Garcia, Leo Di Caprio, II Galeria, Luiza Caldari, Lurca Azulejos, Manu Reyes, Marcos Amato, Margot Delgado, Maria Alves de Lima, Maria Villares, Miriam Andraus Pappalardo, MoBu Atelier, MUMA, Murilo Weitz, Nicole Uurbanus, Noemi Saga Atelier, Nolii, NS|Studio, O Formingueiro, Oficina Ethos, Ofício Lenho, Omar Salomão, Papelaria, Passado Composto Século XX, Paula Juchem, Paulo Goldstein, Pessuto Paissagismo/WV Design, Plantar Ideias+Lao, Rahyja Afrange, Rain, Renata Meirelles, Ricardo Graham /oEbanista, Rodrigo Almeida/Beluzo Design, Rodrigo Ohtake, Rodrigo Silveira, Rosa Pinc + Roberto Romero, Sabrina Borges, Samatha Ortiz, Silvia Beildeck, Studio Andrea Bandoni, Studio Thiago Bicas, Suite Arquitetos, T44 Studio, Thais Costa, Tiago Curioni, Tidelli, Vasconcellos Barreto, Vermeil, UZ.1 – Felipe Uzum, YANKATU – Design com Alma, Woo Design e Zed Nesti.
Confira abaixo destaques e informações sobre as criações de designers que integram essa edição do MADE:

Internacionais:
Studio Plott: Rudi Boiten & Mireille Burger trabalham em seu estúdio coletivo com sede em Eindhoven, Holanda. Ambos os jovens designers experimentam as qualidades dos materiais, com uma forte ênfase na cor, padrão e forma, com um interesse especial no campo de têxteis. Na MADE, os holandeses apresentarão os projetos “Amamos o bolo de fubá. Criamos bolos de fubá” e “Future Textiles”, um trabalho de design gráfico e técnica de impressão em 3D que aumenta a tactilidade em ambos os mundos.

Galerias:
Galeria Nicoli: A galeria foi concebida com o objetivo de promover e fundamentar a discussão sobre o conceito de design-arte, uma das discussões artísticas contemporâneas mais relevantes. Na MADE 2017, apresentará os seguintes trabalhos: Armário EE2672, Banquinho EE2248 e Cadeira de Balanço, criadas pela Outra Oficina e o Vaso Raízes, de Carol Gay , com vidro soprado em base de aço.

Expositores 10m²:
80e8: Formado pelos amigos e sócios Antonia Almeida e Fabio Esteves, o estúdio trabalha a relação entre homem e objeto. A dupla apresentará na MADE a Luminária Medusa, composta por tubos flexíveis de latão/aço, que chamamos de “cabelos” e são maleáveis. Já a Luminária Colher é feita a partir de coisas interessantes do dia a dia, utilizando uma colher de arroz como ponto de partida, conduzindo a eletricidade que alimenta a lâmpada e fazendo assim parte do sistema.
Alma Design: Encabeçada pelo arquiteto português José Manuel Carvalho Araújo, a Alma trará para a MADE peças como talheres de design minimalista que combinam funções: são garfo ou faca em uma ponta e hashi em outra.
Alva Design: A Alva é um escritório de design de mobiliário e objetos, formado pelos irmãos Susana Bastos, artista plástica e Marcelo Alvarenga, arquiteto. A dupla lançará mesas, vasos e poltronas que são frutos do encontro destes dois olhares, o arquitetônico e o artístico, combinando racionalidade e funcionalidade com uma expressiva materialidade.
Ines Schertel: A arquiteta vive em uma fazenda em São Francisco de Paula, interior do Rio Grande do Sul, onde cuida de cerca de 400 ovelhas, que lhe fornecem lã para a confecção de suas peças em feltro rústico. Sua técnica é ancestral e foi aprendida em diversas viagens incluindo o Quirgistao na Ásia Central onde trabalhou com os povos nômades. No evento, lançará o banco Espora e o cesto Musgo.
Oficina Ethos: A oficina apresenta mesas, objetos e uma tiragem especial de uma de suas peças mais tradicionais desenhada pelo designer Rodrigo Calixto: a premiada Banqueta Lótus, feita com diferentes madeiras. Para cada madeira - canela, roxinho, muirapiranga, imbúia, cedro, freijó, vinhático, peroba-mica, jequitibá-rosa e muiracatiara – foram produzidas apenas 10 unidades, totalizando 100 unidades exclusivas e limitadas.

Expositores 5m²:
Ana Neute:Ana Neute teve trabalhos produzidos por grandes nomes da indústria nacional como La Lampe, Riva, Santa Mônica e Artefacto. Em 2015 partiu para a carreira solo e participou das quatro edições anuais da MADE e sua versão em Milão (2015). Nesta edição, apresentará uma linha composta por luminárias, candelabro e lustres marcados por formas redondas, pés metálicos e liguagem contemporânea.
STUDIO Andrea Brandoni: A designer mostrará ao público da Bienal uma coleção de objetos inspirada na cidade de São Paulo. O vasos são feitos com 50% de concreto e 50% de areia reciclada de entulho de construção, possibilitando a segunda vida de um resíduo de intenso descarte e difícil reutilização. A coleção conta também com outros objetos, como pisos, tapumes ou vergalhões em objetos de uso doméstico mais íntimo.
Cadu Silva: A linha Cacique é o resultado de um novo campo de pesquisa sobre a cultura material indígena, objeto de estudo do designer há pouco mais de dois anos. Os diademas (cocares) Bororo (Boé) serviram de referência para cinco poltronas e doze cadeiras em latão escovado e envernizado, devidamente certificados e numerados. Na MADE, Cadu também lançará uma publicação colorida sobre a concepção dos produtos e o conceito da linha.
Decarvalho Atelier: A Poltrona Quadrada, feita de palhinha, couro, madeira e latão, foi o objeto escolhido pelo ateliê para apresentação na feira. Seu desenho partiu de uma forma quadrada e foi se desconstruindo conforme foi evoluindo. O resultado é uma peça gráfica que une o tradicional ao imaginário contemporâneo brasileiro.
Estúdio NáNí: O estúdio é o resultado de um encontro entre a designer têxtil Ana Vaz e a designer de jóias Tatiana Queiroz, que criam esculturas e outros objetos com materiais naturais e tecnológicos (pedra sabão, cordas de nylon e fio de inox que se transformam com tricot, crochet, lapidação, torno). Na edição 2017 do evento, apresentarão as linhas: Xequerê, Bicas, Chandelier, Cipó – Natural, Cipó – Negro, Chandelier Sapê e Tessituras.
Ofício Lenho: O estúdio tem como objetivo criar e produzir mobiliários e produtos autorais, fazendo uso de diversos materiais e texturas. A paixão do designer por materiais como a madeira, o metal, o couro e outros, resultou na Luminária Pistão, Banco Trampoli, Mesa de Centro Lou, Poltrona Hoop, Cadeiras Windsor e Arandela Opa.
F.Studio: Os sócios Fernando Fernandes, Flavia Araujo e Felipe Vargas experimentam a interação estética e estrutural entre materiais como concreto, madeira, ferro e vidro. Lançarão no evento as seguintes peças: Estante PLANA, Banco GRID e Carrinho AMBULANTE.
Get Lost Studio: As referências de atmosfera nostálgica e o desafio de se trabalhar em dupla à distância definiram a coleção do estúdio após uma troca de cartas por correio entre abril e o início de junho. Essas correspondências originaram uma linha de luminárias, lustres e arandelas cujos nomes remetem aos CEPs dos designers e que trazem um estilo clean e funcional, como por exemplo nas luminárias de parede que também servem de cabideiro.
Giacomo Tomazzi Studio: o ponto de partida para o desenho da coleção Natural Design foi o regaste de formas lúdicas e orgânicas utilizadas por Burle Marx em seus projetos paisagísticos e as linhas sinuosas que Niemeyer. O resultado são mesas, relógios e luminárias que remetem a uma arquitetura em pequena escala com formas orgânicas e retas, contrapondo com a solidez dos materiais utilizados e texturas como as pedras, madeira, metal e vidro.
Manu Reys: As novas peças são marcam a estreia da designer com usos de materiais inéditos, Manu está se aventurando no universo da madeira com sobreposições de formas geométricas na Luminária Sunset, Mesa lateral Sobreposta e Mesa de centro Pórtico.
Marcos Amato: O designer apresentará suas peças desenhadas, produzidas e esculpidas a mão e feitas com madeiras especiais para que levem consigo uma história que passe por gerações. A madeira maciça mostra seus encantos com suas características singulares como o desenho dos veios, textura e peso em criações como o banco Barba Negra e a Mesa Kou.
MoBu: o destaque para a MADE será a peça i = MC (infusão = Madeira x Cachaça), feita de vidro e madeira. A garrafa mostra como a madeira em geral é comumente utilizada pela indústria de bebidas há centenas de anos, servindo como aromatizante e ajudando no envelhecimento de diversos tipos de bebida.
Nicole Tomazi: A coleção deste ano da designer remete a sua própria história familiar e fala do valor das culturas trazidas pelos imigrantes. Os vasos e objetos da Coleção Imigrante são feitos em metal e vime, um encontro de dois materiais que se moldam para formar coisas novas, como os imigrantes que aqui chegam todos os dias.
Noemi Saga: Além da estética e funcionalidade, a marca busca uma maior conexão emocional entre as pessoas e produtos. Pesquisas sobre artes, história, tendências e expressões culturais são fontes de inspiração importantes, como a luminária Bamboula, peça que será apresentada ao público do evento com seus pendentes que remetem às dobraduras geométricas.
Nolii: a arquiteta Andrea Macruz lançará a mesa t.or e o vaso l.op, peças inspiradas na vegetação do Cerrado. A mesa t.or é constituída por duas superfícies planas, conectadas e sustentadas por um único elemento central, como se fosse o tronco torcido de uma árvore, já o vaso l.op, apresenta uma rotação ao redor de um eixo central sem deslocamento. Esse efeito é bem visível sobretudo nas cascas de algumas árvores.
NS Studio: a paulista Natasha Schlobach realiza projetos de mobiliários, interiores, curadoria e direção na área de design. Suas novas peças misturam pedras naturais e metais, com recortes redondos que decoram e oferecem funcionalidade para dversas situações, como por exemplo a fruteira que abriga diferentes tamanhos de frutas, além de espelho e mesa.
O Formigueiro: fruto do encontro e troca entre 3 designers, diferentes em talentos e métodos, o estúdio traz um amplo leque de atuação no campo do design. Para esta edição, Caio Bahouth, Lucas Portes e Vinicius Mesquita, apresentam uma linha com fruteira, banco e luminária com bases retangulares, combinando o uso de pedras e madeiras.
Paula Juchem - Dedicada à pesquisa e ao exercicio da cerâmica, a deisgner combina forma às suas ilustrações com forte referência ao seu cotidiano. Para a MADE 2017 desenvolveu uma pequena coleção de 4 cerâmicas únicas, vasos com estampas de peixe que combinam o imaginário popular ao contemporâneo.
Paulo Goldstein: o designer e artista aplica sua experiêncua como ilustrador, escultor e modelista para criar peças que unem diferntes estéticas e funcionalidades. Suas cadeiras são uma combinação nada óbvia de materiais e formas que impactam o olhar e aguçam a imaginação.
Rahyja Afrange: a linha Ginga é inspirada pela rede, forte símbolo da cultura brasileira. A cadeira, poltrona e mesa trazem a madeira cumaru certificada, combinada com a fita náutica que é um material super resistente e ao mesmo tempo flúido e orgânico.
Rodrigo Ohtake: Formado Arquiteto e Urbanista na FAU/USP, o designer cria móveis para compor sua arquitetura. Sua estreia como designer aconteceu na terceira edição da feira MADE, onde apresentará em 2017 a poltrona Cuba, que combina leveza e robustez, com uma combinação de materiais e formas que aguçam o olhar.
RosaPinc + Roberto Romero: Duas linguagens diferentes unidas pelo trabalho artesanal formam uma dupla de expressão com sua matérias primas essenciais como a argila, o ferro e o aço. RosaPinc, artista plástica e designer, e Roberto Romero , artista plástico e escultor, são pura expressão com um trabalho cuja essência se transforma em objetos únicos de pureza e design. Os dois estrearão essa parceria na MADE 2017.
Suite Arquitetos: A marca é reconhecida pela constante inovação na elaboração dos mínimos detalhes por meio da pesquisa de tecnologias e dialogo com as artes plásticas. Para 2017, a proposta de relação entre design e arte ganha visibilidade com bandeja, carrinho de chá e luminárias que desafiam a gravidade com leveza e elegância.
T44: Parceria entre dois irmãos, Dennys Tormen, designer industrial, e Patrick Tormen, engenheiro ambiental, o T44 é sediado em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O estúdio de design desenvolve produtos funcionais e duráveis. Na MADE, explorará as diversas funções do design, testando empiricamente conceitos e processos de fabricação.
Vasconcellos Barreto: Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto descobriram a paixão pelo desenho de produtos, através da execução de móveis personalizados para clientes do escritório Vasconcellos Studio. Apresentarão tapetes que aliam equilíbrio das formas e detalhes cuidadosamente pensados, agregando um valor emocional distinto a cada um dos objetos.
Woo Design: Aficcionado por uma matéria-prima específica - a madeira – o designer Gustavo Dias utiliza somente espécies certificadas e tem um interesse especial pelas “madeiras de redescobrimento” que são encontradas em caçambas urbanas, árvores caídas, desperdícios da cidade, entre outras formas. Seu destaque para o evento é a cadeira Zara, feita com o material.
Informações do evento:
Data de realização: de 09 a 13 de agosto de 2017
Horários: Quarta a Sexta das 13h às 21h
Sábado das 12h às 21h
Domingo das 12h às 20h
Local: Pavilhão da Bienal - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Ibirapuera, São Paulo - SP
Valor do Ingresso: Quarta a Domingo: R$ 30,00
*Meia entrada para idosos e estudantes: R$ 15,00

Evento em Olinda convoca juventude para participar do programa Identidade Jovem

Através de um evento multicultural, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Executiva de Esportes e Juventude, convoca pessoas de 15 a 29 anos da cidade a se cadastrar no Programa Identidade Jovem do Governo Federal. A ação de orientação sobre os benefícios da chamada ID Jovem será realizada nesta sexta-feira (11), às 9h, na Vila Olímpica de Rio Doce, em parceira com o Governo do Estado. O público alvo é formado por cidadãos que fazem parte de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritas no Cadastro Único.

Batizado de “Viva o seu direito”, o evento reunirá estudantes das escolas municipais e estaduais em Olinda para uma grande ação de orientação sobre como usar o aplicativo ID Jovem que oferece descontos nas entradas para atividades culturais, esporte e lazer, além de benefícios em viagens interestaduais. Qualquer jovem que atenda aos critérios de cadastramento pode participar e não precisa ser aluno da rede pública de ensino.

A ID Jovem pode ser gerada pelo aplicativo para celulares, que pode ser baixado no App Store ou Google Play, ou pelo site do programa: www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem. O beneficiário precisa apresentar o Número de Identificação Social (NIS) para se cadastrar e receber as vantagens. É preciso ter os dados atualizados no Cadastro Único há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar as informações, o beneficiário deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais perto de sua residência.

Comunidade do Tururu recebe sexta edição do Programa Cuidar Primeira Infância  

Lançado há cinco meses, o Programa Cuidar Primeira Infância, que é uma ação em parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Políticas Sociais do Paulista, realizou, nesta quarta-feira (09.08), a sua sexta edição. Desta vez, a ação aconteceu na Creche Escola Nossa Senhora do Ó, na Comunidade do Tururu, no Janga. A iniciativa visa cuidado integral para crianças com idades entre zero e cinco anos, além de atenção aos familiares.

 

Na ocasião, os pais e as crianças contaram com atividades como palestras educativas, jogos lúdicos e apresentação do grupo Tambores do Paulista e de dança feita pelas crianças atendidas na creche. Somente nesta unidade educacional, 96 crianças estão matriculadas e participaram desta edição. Além do entretenimento, os pequenos também contaram com atendimento com médicos e enfermeiros.

 

De acordo com o secretário de Educação Carlos Ribeiro Junior, o programa vem cada vez mais atingindo seu objetivo. “Estamos reafirmando o compromisso da gestão municipal em estar presente nas comunidades carentes com atendimento de saúde e orientações sobre programas sociais como Bolsa Família. O programa vem para agregar mais. É um olhar integral tanto para as famílias quanto para as crianças”, disse.

Professores do Paulista participam de formação nesta quarta-feira

Professores do 4º e 5º ano da rede público de ensino do Paulista participaram, nesta quarta-feira (09.08), de uma formação pelo Qualisescola. A capacitação, que teve início na manhã de desta terça, contou com a participação de 178 educadores de Língua Portuguesa e Matemática. O evento aconteceu no Centro de Formação, localizado na Rua Edson Borges, s/n, bairro da Aurora.

Os cinco professores formadores de Língua Portuguesa seguiram uma sequência didática, abordando temas como gênero, com ênfase em leitura, interpretação de texto, oralidade e escrita. Enquanto que os de matemática debateram sobre resoluções de situações e problemas, com destaque nas quatro operações.

O intuito da formação de professores é prepará-los para as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Atualmente, o município possui 2.120 alunos matriculados no 4º ano e 1.962 no 5º. O Qualiescola é uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e a JEEP. A ação, que tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas da rede, por meio de um conjunto de ações articuladas, foi implantada no município através de uma parceria entre a administração municipal, Fiat/Jeep e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

Compesa é eleita a melhor companhia brasileira do setor de saneamento

Edição 2017 do Anuário Época Negócios 360º considerou o desempenho de 2016, planejamento de longo prazo e as estratégias da empresa para 2017



A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi eleita a melhor empresa do setor de saneamento do país pela edição 2017 do Anuário Época Negócio 360º. A premiação foi entregue ontem (08) ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante cerimônia realizada em São Paulo, com as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A revista revelou as empresas campeãs setoriais e o ranking das 300 melhores companhias brasileiras, agrupadas em 27 setores da economia. Os critérios utilizados para a escolha da Compesa transcenderam o desempenho financeiro da empresa. Foram consideradas também as práticas de Recursos Humanos, a capacidade de inovar, a responsabilidade socioambiental, a visão de futuro e a governança corporativa. O anuário fez uma análise profunda dos dados da companhia referentes ao ano de 2016, assim como o planejamento a longo prazo e as estratégias para 2017.

De acordo com Roberto Tavares, a continuidade da mesma filosofia de gestão adotada no Governo de Pernambuco, nos últimos dez anos, permitiu que fosse criada uma cultura gerencial resiliente, capaz de enfrentar momentos difíceis e as crises econômica, política e hídrica. “Os riscos e desafios são inerentes à atividade empresarial. A seca extrema no Nordeste, por sete anos consecutivos, afetou nosso faturamento e nos impôs custos mais elevados. Por outro lado, nos ensinou a criar alternativas para enfrentar as adversidades. Tivemos disciplina para seguir nosso planejamento estratégico, fazer o monitoramento sistemático do nosso conjunto de metas, envolvimento de quase 7 mil colaboradores e apoio total do governador Paulo Câmara para manter uma gestão baseada na meritocracia”, explicou o presidente, acrescentando que outras ações contribuíram para a empresa alcançar excelentes resultados: desenvolvimento institucional, mudança da marca, elaboração de novos projetos e a preparação para a companhia crescer com mais intensidade quando o momento voltar a ser favorável.

Nos últimos dez anos, o Governo do Estado, por meio da Compesa, realizou o investimento de mais de R$ 6 bilhões em obras de expansão e melhorias de saneamento em Pernambuco, o maior da história. Só ano passado, esses investimentos foram de R$ 491 milhões e, em 2017, devem chegar a R$ 800 milhões. “A Compesa tem conseguido crescer e cumprir sua missão de universalizar os serviços de saneamento em Pernambuco. E esse crescimento se deve essencialmente ao novo modelo de gestão adotado, com foco nas pessoas, modernização da operação, aperfeiçoamento do controle de qualidade e planejamento estratégico, ações que permitiram profissionalizar a atuação da companhia no mercado”, informa Roberto Tavares.

Os investimentos mais significativos em saneamento no estado, nos últimos dez anos, foram a construção do Sistema Produtor Pirapama - para atender Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes – e a Adutora do Agreste, a maior obra hídrica estruturadora em andamento no país, que terá, no futuro, mais 1,5 mil quilômetros de tubulações assentadas e atenderá 68 municípios do Agreste. Para ampliar os serviços de esgotamento sanitário na Região Metropolitana e no município de Goiana, está em execução a maior Parceria Público Privada (PPP) do saneamento no Brasil, com investimentos estimados em R$ 4,5 bilhões, em parceria com o grupo canadense Brookfield. No interior de Pernambuco, 4,7 milhões de pessoas serão beneficiadas com a implantação de sistema de esgotamento sanitário por meio do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca e do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco, em parceria com bancos internacionais (BID e Banco Mundial).

Avaliação - A sexta edição do Anuário Época Negócio 360º foi realizada por meio da parceria técnica com a Fundação Dom Cabral - responsável pela formulação da metodologia, pesquisa de campo e processamento final das informações - e a Boa Vista SCPC, que fez a pesquisa de balanços e processamento dos dados financeiros. O anuário ainda contou com a colaboração da Economática, para dados e rankings de companhias abertas, e da Aberje que possibilitou a comunicação com as empresas. As campeãs setoriais ainda foram avaliadas por um júri formado pelo diretor de redação da Época Negócios, Dárcio Oliveira, e especialistas em cada uma das dimensões usadas para formar o ranking das 300 melhores empresas.