Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Compesa anuncia melhorias no abastecimento de água de Bezerros


Barragem Brejão está vertendo, no entanto, diminuição do calendário foi possível graças à conclusão parcial de obra de ampliação da ETA Bezerros

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, esteve hoje (11) em Bezerros, na região Agreste, à pedido do governador Paulo Câmara, para acompanhar o andamento da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros, e também para anunciar a redução no calendário de abastecimento da cidade. A população já estava recebendo mais água nas torneiras em fase de testes e agora  está em vigor o novo rodízio, com uma redução de 18 dias no intervalo sem água. O novo rodízio estabelece três ou quatro dias com o água por semana, dependendo do bairro. Antes, o intervalo era de 26 dias. Dessa vez, a melhoria na distribuição de água não se deve apenas às chuvas, é resultado da soma de dois fatores. A Barragem Brejão, localizada em Sairé e principal manancial que atende Bezerros, atingiu sua capacidade máxima de acumulação (1,6 milhão metros cúbicos), e está vertendo. Mas o aumento da produção de água só foi possível porque a companhia conseguiu antecipar os benefícios da obra na ETA, que está 50% concluída, mas já permitiu dobrar a vazão de água tratada – de 80 para 160 litros de água, por segundo.

A ETA Bezerros recebe o investimento de R$ 8,5 milhões feito pelo Governo do Estado através da Compesa, em parceria com o Governo Federal. A estação está sendo modernizada e ampliada. Terá sua capacidade de tratamento aumentada para 370 l/s, com a construção de novas unidades de filtração, adaptações no canal de chegada de água bruta e na unidade de decantação, além da implantação de novas instalações para desinfecção. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro deste ano. “Embora essa obra ainda não tenha sido finalizada, fizemos um planejamento para aumentar o volume de água tratada na ETA, antecipando o uso das unidades de floculação e os decantadores, que já estão prontos”, esclarece Roberto Tavares, pontuando que a ampliação da ETA foi planejada pensando na contribuição de água que Bezerros receberá, no futuro, da Adutora do Agreste e da Adutora de Serro Azul.


Bezerros entrou em colapso em janeiro deste ano, quando a Barragem Brejão chegou ao seu volume morto. Nesse período, o Governo do Estado e a Compesa executaram a obra emergencial da Transposição do Rio Sirinhaém, no município de Barra da Guabiraba, para o Sistema Brejão, o que possibilitou o retorno da distribuição de água pela rede, no final de março. Brejão teve uma excelente recuperação ao longo do período de inverno e também voltou a fornecer água para Bezerros, no mês de junho. “A partir do momento que Brejão parar de sangrar, voltaremos a utilizar a água da Transposição do Rio Sirinhaém para abastecer a cidade, como medida de preservação da vida útil da barragem. Brejão cheia é uma segurança para enfrentamos o próximo período de seca”, explica o presidente da Compesa.

Secretaria de Agricultura entrega 28 ensiladeiras para os municípios do Moxotó e do Pajeú



Reforçando o compromisso com o homem e a mulher do campo, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, realizou a entrega de 28 ensiladeiras ao Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), em evento realizado nesta sexta (11/08) em Afogados da Ingazeira. Os equipamentos vão contemplar 22 municípios nas regiões do Moxotó e do Pajeú,  beneficiando mais de 10 mil pessoas.

Na solenidade estavam presentes o Deputado Federal Danilo Cabral; o Presidente do Consórcio e Prefeito da cidade de Flores, Marconi Santana; o Prefeito de Afogados, José Patriota, além de prefeitos integrantes do consórcio, representantes das Organizações Sociais e trabalhadores rurais. "O secretário Nilton Mota tem agido de forma muito atuante na agricultura e não mediu esforços para realizar essas entregas no dia de hoje, que serão de muita importância para aproveitamento das forragens nessas regiões", discursou o presidente do Cimpajeú.  

Esta foi mais uma ação estratégica da Secretaria de Agricultura, fruto de parcerias entre os governos estadual, municipal e federal e Organizações Sociais. As ensiladeiras foram adquiridas por meio de convênio, e chegam para reforçar a produção e estoque de forragens, como alternativa de convivência com o semiárido, garantindo a  alimentação do rebanho, sobretudo de pequenos animais. 

 "A entrega dessas ensiladeiras são símbolos que marcam nossa trajetória, num momento tão desafiador que estamos vivenciando, sobretudo num período de estiagem que atravessamos. Desde o início do Governo de Paulo Câmara, investimos mais de R$ 25 milhões apenas em equipamentos. Somadas a outras ações, como as obras hídricas, estamos fazendo a diferença para os nossos agricultores familiares no presente, mas com o olhar voltado para o futuro", disse o secretário Nilton Mota.

Estiveram presentes as representantes da Sociedade Civil Organizada, Riva de Almeida e Anchieta; o Promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Lucio Luiz; e a Diretora-presidente da Adagro, Erivânia Camelo.

Pernambuco de Verdade visita a Mata Norte na segunda

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retoma, na próxima segunda-feira (14), a agenda do Pernambuco de Verdade, com visita à Zona da Mata Norte do Estado. O roteiro inclui as cidades de Goiana, Itaquitinga, Carpina, Nazaré da Mata, Aliança, Machados e Timbaúba, onde a programação será encerrada.

O roteiro incluirá visitas a obras paradas, abandonadas ou não iniciadas e equipamentos públicos em situação crítica de funcionamento. No encerramento, os problemas da região serão debatidos em audiência pública na Câmara Municipal de Timbaúba, com a participação de lideranças empresariais, populares, comunitárias, estudantis e com toda a sociedade civil organizada.

Esta será a sexta edição do Pernambuco de Verdade, que já passou pelas regiões do Agreste Meridional, Agreste Setentrional, Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó e Sertão do Araripe. Ao todo, já foram percorridos mais de 3.200 quilômetros, abrangendo 60 municípios pernambucanos. Entre os principais problemas encontrados estão o crescimento da violência, as péssimas condições de infraestrutura dos equipamentos de saúde, desabastecimento das farmácias do Lafepe e uma série de obras paradas ou abandonadas.

Para o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada, o Pernambuco de Verdade está se consolidando como a maior iniciativa de escuta da sociedade pernambucana dos últimos anos. “As pessoas que comparecem às plenárias do Pernambuco de Verdade vão espontaneamente. Participam para debater os problemas e as demandas da região e da sua cidade, não estão ali por ter cargos comissionados”, destacou.

Depois da Mata Norte, nas próximas semanas serão visitados o Agreste Central (Caruaru), Sertão do São Francisco (Petrolina), Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. Ao final das agendas, será elaborado um relatório com os principais problemas dos municípios pernambucanos, documento que irá subsidiar a atuação da bancada oposicionista na Alepe. “O que temos observados é que alguns problemas se repetem nas cidades visitadas, o que mostra a falta de compromisso desse governo com a população do Interior de Pernambuco”, afirmou Silvio.

Prefeitura do Paulista e Polícia Militar definem estratégias para prevenir à violência nas escolas

A Prefeitura do Paulista e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) estão engajadas para promover a cultura de paz nas escolas. Graças a um convênio já celebrado entre as duas instituições, as unidades de ensino da rede municipal, estadual e particular da cidade serão beneficiadas por ações de prevenção à violência. Os detalhes desse trabalho conjunto foram tratados nesta sexta-feira (11.08) durante reunião na sede da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, no Centro da cidade. A parceria entre a administração municipal e a PM vai resultar na implantação do projeto Pacto Pela Prevenção. 


A iniciativa, que possui diversas frentes de trabalho, terá início com a chegada do Patrulha Escolar, onde viaturas da PM ficarão à disposição para atender as ocorrências nas escolas. A ideia é de que elas sejam, inclusive, monitoradas pelo Centro Integrado de Segurança (CIS), podendo ser acionadas pelos Guardas Municipais e Policiais Militares do 17º BPM a qualquer momento. Atualmente, esse trabalho vem sendo feito pelas equipes da Patrulha Cidadã – uma iniciativa que será potencializada. 

Os casos de violência nas escolas não serão os únicos alvos da ação integrada. Esse trabalho também terá um papel fundamental na formação de estudantes mais conscientes sobre a temática da criminalidade. As escolas serão envolvidas nas ações do Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Neste mês de setembro, 50 policias militares, entre facilitadores e discentes, que irão atuar nas unidades ensino, serão formados. Num segundo momento, a capacitação será para os guardas municipais. A ideia é de que os gestores e professores também sejam beneficiados.

Um dos responsáveis pela formalização da parceria com a Polícia Militar, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, explicou que esse trabalho será muito importante para a política se segurança estadual. “Sabemos da importância do envolvimento dos municípios na questão da segurança pública. Mesmo não sendo uma atribuição constitucional, as gestões municipais precisam desenvolver ações nesse sentido. Temos convicção que Paulista está no caminho certo, e com o apoio da PM terá condições de ajudar na redução dos índices de violência e criminalidade do Pacto Pela Vida”, frisou.

A reunião desta sexta-feira (11.08) contou com a presença do tenente-coronel, Mardonney, da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PM; do Major PM, Jairo Freitas, do Proerd; e os professores Alamy Verrissímo, da coordenação do Proerd Paulista; e Mozart S, da Diretoria de Projetos.

APLICATIVO - Aproveitando a visita ao município, os representantes da Polícia Militar tiveram a oportunidade de conhecer o App de celular Paulista Conectado. A ferramenta digital, que pode ser baixada em um smartphone e usada gratuitamente, serve como elo entre a gestão pública e o cidadão. Por meio dela, os moradores da cidade podem denunciar casos de violência, assaltos, homicídios, postes com lâmpadas apagadas, entre outros. Atualmente, quatro mil pessoas já baixaram o programa. As denúncias registradas chegam aos profissionais que atuam no CIS. Eles ficam responsáveis por adotar as medidas necessárias.  

Dia dos Pais com Copa de futebol em Igarassu


Para destacar a importância do esporte em Igarassu, a Prefeitura promove neste domingo (13), dia dos Pais, a Copa do Interior. A partir das 14h, os times Igarassu e Abreu e Lima vão competir no Estádio Municipal Alfredo Bandeira de Melo, mais conhecido como Campo Murado, localizado na Av. Duarte Coelho, no centro do município. A última partida vai acontecer dia 27 deste mês, no mesmo local, com os times que se saírem melhor no torneio. Ótima dica para o filho levar o pai que gosta de uma boa partida futebol.

Prefeitura do Paulista visita escola para conscientizar crianças sobre as leis de trânsito

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, realizou uma atividade voltada à educação no trânsito na manhã desta sexta-feira (11.08), na escola Municipal Santa Clara, no bairro da Mirueira. Alunos do Grupo 4 ao 4º ano da instituição tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os direitos e obrigações que devem ser respeitados no trânsito.

A importância do uso de equipamentos de segurança, travessia na faixa de pedestres e respeito às sinalizações foram alguns dos temas abordados durante a palestra. Após o momento de orientações repassadas pelos funcionários da prefeitura, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar perguntas e tirar dúvidas. A ação se estendeu até o pátio da escola, onde as crianças participaram de uma dinâmica simulando situações de trânsito.

Para o agente Icaro Barbosa, esse tipo de dinâmica é de grande importância para termos uma geração mais consciente. Quanto mais cedo à criançada entender que é essencial a ética no trânsito, consequentemente, menos tragédias e acidentes irão acontecer.

Projeto cultural é lançado com sucesso em Paulista

O Plenário da Câmara de Vereadores do Paulista quebrou a rotina de receber as pautas dos parlamentares municipais e se transformou em palco para receber os artistas locais no lançamento do Projeto Segunda Cesta Cultural, na manhã desta sexta-feira, (11.08). O evento visa promover a cultura local, contou com a presença de escritores, cantores e poetas do município.


A Cesta Cultural é um projeto de Amaro Poeta em Parceria com a Prefeitura do Paulista. O artista, que também é membro da Academia de Letras da cidade afirma está muito feliz e realizado com o sucesso que foi o lançamento do evento. “Estou muito feliz por ver a participação de muitos artistas e professores aqui presentes. Nós já temos vários projetos para a cidade: sarau, recitais, poesias, cantorias de viola, repentistas e verso improvisado. A intensão de trazer o projeto para a câmara foi simplesmente pelo valor que este espaço agrega, tanto popular, quanto para poder público”, disse Amaro.

O encontro que vai acontecer na segunda sexta de todo mês, é uma oportunidade para os artistas mostrarem seus trabalhos, além de apreciar e conhecer obras de outros autores. “Este evento tem uma importância enorme para nossa cidade, onde reunimos aqui toda a nata da cultura do Paulista. Gostei muito desta iniciativa que engloba um celeiro de diferentes artistas, e espero que ele possa crescer, pois é importantíssimo para o desenvolvimento cultural conhecermos quem faz a arte da cidade”, contou a escritora Lucélia Gomes, de 55 anos.

Os poetas Edgar Diniz, Serafim Manoel e o cantor Eli Vieira marcaram presença no evento e compartilharam sua arte. Temáticas como a fé, a natureza, o lixo, a consciência coletiva e a educação foram destaques nesta manhã.  O evento teve a apresentação de Amaro Poeta, e contou com uma mesa composta por Fábio Barros, Presidente da Câmara dos Vereadores; Jorge Rocha, superintendente de cultura e Roberto Couto, vereador do município. 

Plenário da Câmara dos vereadores do Paulista recebe a 2ª Cesta Cultural



O Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista será palco da 2° Cesta Cultural. O evento, que acontece nesta sexta-feira (11.08), às 10h, promete promover a cultura e arte do município com muita música e poesia. A iniciativa vai contar com apresentações de artistas locais. Os cantores Eli Vieira, Beto Mix e o músico Silvano Violonista estão entre as atrações confirmadas. Ainda haverá declamações e recitais de poesias apresentados pelos poetas e escritores da Academia de Letras e Artes do Paulista. A segunda edição da Cesta Cultural é uma produção do Amaro Poeta. Serviço: O que? 2º Cesta Cultura; Quando? Sexta-feira (11.08), às 10h; Onde? No Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista (Sede da Prefeitura do Paulista, localizado na Praça Agamenon Magalhães, s/n, Centro).

Cinesystem Paulista: Annabelle 2, ingressos antecipados à venda


Pertencente à mesma legenda do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, deputado Zé Maurício critica postura do correligionário de deslocar tecnologia da Hemobrás de PE



Após acalorado debate na segunda (7) na Alepe, sobre a possibilidade do Ministério da Saúde de mobilizar a tecnologia de produção de hemoderivados (no que se refere ao Fator Recombinante VIII) para uma nova unidade da Hemobrás em Maringá no Paraná, o deputado Zé Maurício (correligionário do Ministro da pasta, Ricardo Barros, pelo PP) se pronunciou, nesta terça (8) na Assembleia, em discordância ao posicionamento de Barros, que afirmou que a Hemobrás em PE ‘terá que encontrar sozinha uma forma de produzir o hemoderivado’ – o que para o parlamentar estadual soou como se o assunto não fosse de responsabilidade do Ministério da Saúde para com a Hemobrás. 

“O que seria uma grande usina de sangue e um enorme pólo farmacológico, que já custou mais de 800 milhões aos cofres públicos federal e estadual, seria sepultada como mais um elefante branco desse país”, pontuou o deputado durante o discurso, ressaltando que, caso realmente ocorra a transferência, Pernambuco deixará de desenvolver o produto mais rentável da Hemobrás, para o qual a fábrica instalada em Goiana foi projetada desde o início.

O parlamentar externou, entre outros pontos, também a sua preocupação no desperdício de mão-de-obra especializada, formada para atuar em Goiana, além da infraestrutura já instalada da fábrica, bem como o empenho de instituições de ensino pernambucanas – que pautaram sua atuação no desenvolvimento de habilidades desses profissionais. “Capacitados para trabalhar na empresa, eles (profissionais) seriam simplesmente descartados ou utilizados de forma aquém do que havia sido planejado”, pontuou Zé.

Fotos da mutirão de limpeza no Cemitério Campo Santo São José






Horticultura e agricultura familiar foram tema de palestra no Paulista

Os alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio do SESI de Paratibe tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema sustentabilidade. Nesta quinta-feira (10.08), funcionários da Prefeitura do Paulista estiveram na unidade de ensino para ministrar uma palestra sobre horticultura na agricultura familiar. A ideia é desenvolver um projeto no local, em parceria com os estudantes, para chamar a atenção dos jovens sobre a importância de ter uma boa alimentação, que pode ser produzida dentro de casa.
A conversa foi conduzida pelo engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Adgerlan Codácio, e pelo agricultor familiar, Júlio Bento. O encontro englobou a conscientização a respeito da produção e o consumo de alimentos provenientes de hortas, além da importância de inserir produtos orgânicos no consumo diário. Os alunos também foram incentivados a usar algumas técnicas para criar uma horta em casa. A ação faz parte de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Paulista, o IPA e o SESI. 

A atividade vai ter sequência nesta sexta-feira (11.09), onde serão demarcados os espaços para a construção de uma horta nas dependências do SESI. A princípio, ela contará com algumas sementes, que serão regadas pelos estudantes, tendo ao redor uma estrutura com bambus. A horta não terá a forma convencional, ela irá receber o formato circular, inspirada em uma mandala, estabelecendo a harmonia da plantação.

Segundo o diretor de Meio Ambiente do Paulista, Murilo Chagas, a ação já vem sendo planejada para ser trabalhada entre as disciplinas, onde cada professor vai desenvolver diferentes ações com os alunos da instituição. “O projeto tem caráter educacional e coletivo, visando capacitar os estudantes a se alimentarem ainda melhor e experimentarem os benefícios do comportamento. Dessa forma, poderemos levar a ação para outras escolas da região e para quem se interessar, trabalhando com os produtores rurais do município que detém muito conhecimento”, afirmou. 

Com apoio da prefeitura, 2º Feira Literária do Paulista vai transformar o município na capital da cultura


Neste mês de setembro, Paulista vai se tornar a capital da cultura. O 
município vai sediar a segunda edição da Feira Literária do Paulista (Flipa), que vai movimentar a cidade com diversos eventos. A programação, que ocorre entre os dias 12 e 17, terá o apoio da gestão municipal. Uma reunião nesta quinta-feira (10.08) definiu alguns detalhes dessa parceria. O encontro ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, no Centro da cidade.


A expectativa é de que a gestão municipal fique responsável por mobilizar os artistas locais, os professores, alunos e os seus familiares para participar do evento, que vai ocorrer num espaço de 1,6 mil m² no Shopping North Way. A prefeitura também dará suporte na questão da estrutura do evento. Em contrapartida, a organização da Flipa disponibilizará estandes para o município apresentar iniciativas na área de turismo, cultura, educação e tecnologia.


Ao todo, a Festa Literária vai contar com 38 stands de editoras de livros, palco de eventos, espaço gastronômico, café literário e os stands especiais da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), e da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP). A programação inclui também o Flipart (espaço voltado para quadrinhos e artes plásticas); espaço infantil; espaço para oficinas e uma pracinha com coreto, onde vão acontecer apresentações de violeiros, contações de histórias e declamações poéticas.


Constam ainda na grade de evento, atividades externas ao polo principal do shopping. A sede da Faculdade Joaquim Nabuco no município será o local das grandes palestras e mesas de diálogo. Algumas igrejas receberão concertos musicais. O restaurante Fome de Quê, localizado no Centro da cidade, vai receber uma disputa de bandas locais, o Batalha de Bandas.


Nesta segunda edição, a Flipa traz como tema “Brasil Resiliente”. A iniciativa homenageia a escritora Leocádia Maia Mendes (In memoriam), mais conhecida como dona Lilá; o escritor Gilvan Lemos; e as primeiras professoras da rede local e estadual, Helena Barbosa da Silva e Helena Alcântara Magalhães, respectivamente.


A reunião desta sexta-feira (10.08) contou com a presença do superintendente de Cultura do Paulista, Jorge Rocha; a organizadora do evento e presidente da Innova Comunicação e Evento, Patrícia Guedes; e a presidente do Instituto Lívio Valença.