Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Andréa Pereira participa das comemorações dos 70 anos do PSB; confira as fotos

A primeira-dama do Paulista Andréa Pereira participou das festividades dos 70 anos do Partido Socialista do Brasil (PSB), realizado em Brasília, acompanhada do prefeito Júnior Matuto (PSB). O governador Paulo Câmara, o ex-prefeito de Paulista Yves Ribeiro e diversas autoridades pernambucanas marcaram presença.






Laga, Zanatha, Tibúrcio e Lucian Ramos vestem oficialmente camisa do ABC Paulista

Foto: Luciano Ramos/ ABC Paulista


O ABC Paulista reforça o time com novos nomes importantes para a preparação eufórica da semana que antecede o Campeonato Pernambucano de Futsal 2017. Lucian Ramos, Renato Laga, Zanatha ex-Tigre,Tibúrcio ex-Náutico querem somar nesta nova temporada.

O mais recente do grupo é o pivô Lucian Ramos, anunciado essa semana. Ele vem de São Paulo. Com experiência de outros clubes no Brasil, Lucian é uma das apostas do ABC para a artilharia desta competição que começará em alguns dias.

Segundo o treinador Neo, a intenção é mesclar a experiência dos recéns contratados e a juventude na cidade. "Todo este investimento está dentro do planejamento que a diretoria vem adotando após as parcerias com a ACLF Empreendimentos e o Feijão Turquesa", comentou.

​I Reunião do Comitê para a 1ª Infância será realizada na próxima terça-feira


Na próxima terça-feira (15/08), será realizada a I Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Políticas para a Primeira Infância (CIPPPI). O evento vai acontecer no Palácio Frei Caneca, prédio da Vice-Governadoria, na av. Cruz Cabugá, nº 1211, térreo, sala 34, Santo Amaro, a partir das 8h30. 
 
O Comitê terá como objetivo principal o reforço das ações entre Secretarias e Segmentos da sociedade, com a finalidade de fortalecer as políticas públicas voltadas para a criança, bem como unificar as ações, atividades, programas e projetos que estão sendo desenvolvidos. 
 
O referido Comitê buscará ainda, fomentar discussões com o intuito de estruturar novas formas de atuações, bem como a consolidação de ações importantes e prioritárias.

Nessa perspectiva, o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância prioriza as diretrizes da Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância, objetivando a materialização, em política social, aportes científicos sobre desenvolvimento infantil, com reflexos diretos na prática da boa gestão pública.

O Decreto contribui para a efetivação, eficácia e transversalidade das diversas políticas setoriais que visam a melhora da qualidade de vida e garantia de direitos das crianças pernambucanas.
 
SERVIÇO
Evento: I Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Políticas para a Primeira Infância (CIPPPI).
Local: Palácio Frei Caneca, prédio da Vice-Governadoria, av. Cruz Cabugá, nº 1211, térreo, sala 34, Santo Amaro,
Quando: 15/08/2017.
Hora: a partir das 8h30.

Mutirões reduzem a espera por cirurgia no SISMEPE

Diretoria de Saúde da PMPE deu início aos atendimentos em julho, com uma série de cirurgias ginecológicas. Mais especialidades serão oferecidas em 2017
A espera por cirurgia no Sistema de Saúde dos Militares do Estado de Pernambuco (SISMEPE) está se tornando mais curta graças a uma série de mutirões. A iniciativa começou em julho deste ano, com 51 cirurgias ginecológicas realizadas no Centro Médico Hospitalar (CMH) da PMPE. Mais 49 estão previstas para agosto, totalizando 100 intervenções. Também estão programadas para 2017 operações nas especialidades de oftalmologia, cirurgia geral e ortopedia.
Os mutirões são executados pela Diretoria de Saúde da PMPE, com o apoio da Diretoria de Apoio ao Sistema de Saúde (Dasis), do Centro Médico Hospitalar e do Centro Farmacêutico, beneficiando militares e seus dependentes. Na especialidade de ginecologia, as intervenções foram levadas a cabo pela equipe médica formada pelos Capitães Mariana Nunes, Marieta Galindo e Mauro Aguiar, 1º Tenente Viviane Selva e 2º Tenente Felipe Rocha.
Após o mutirão ginecológico, a expectativa é reduzir o tempo de espera por cirurgias nessa especialidade para uma média de 2 meses. Antes, esse tempo podia chegar a 2 anos. “Essa iniciativa promete melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pacientes, as quais, por motivos de saúde, encontravam-se afastadas de suas atividades profissionais. Esse projeto é mais uma vitória para as famílias de militares do Estado de Pernambuco”, ressalta o diretor de Saúde da PMPE, Coronel Sildo Xavier.


Pacientes do interior e da Região Metropolitana estão sendo atendidas. Segundo a Capitão Mariana Nunes, as histeroscopias, histerectomias e os implantes de DIU Mirena são as cirurgias mais comuns no mutirão de ginecologia. “Priorizamos aquelas pacientes que tinham uma pior qualidade de vida por causa de cistos, miomas e pólipos, por exemplo. Muitas tinham hemorragia e anemia, o que lhes afetava no trabalho e até mesmo na vida sexual”, explica.
Marliete Dias, 61 anos, sofria há cerca de seis meses com um cisto que pesava 6kg. Ela conseguiu fazer a cirurgia no CMH na última quinta-feira, 10 de agosto. “Sentia muita dor nas costas e na barriga, que estava inchada demais. Deixei até de ir à academia. Aqui no hospital, o tratamento tem sido ótimo”, conta. Operada um dia antes, Mauricéia Gama, 67, agora deixará de conviver com sangramentos uterinos constantes. “Ela tinha o problema há três anos, mas a família não a levava ao hospital. Há três meses, eu a trouxe ao CMH e logo a cirurgia foi marcada”, revela Georgínia Soares, uma prima da paciente.
ESPECIALIDADES – No dia 7 de agosto, iniciou-se o mutirão de cirurgias oftalmológicas, que beneficiará 63 pacientes com catarata (48 casos) e pterígio, um espessamento da membrana que cobre a região branca do olho (15 casos). Alguns deles esperavam desde outubro de 2016. O objetivo da equipe médica, liderada pelo tenente Bruno, é zerar a lista de espera nos próximos dois meses.
Já o mutirão de cirurgia geral deverá ocorrer em setembro, com 100 intervenções: 50 colecistectomias (retirada da vesícula biliar) e 50 operações de hérnia. A equipe cirúrgica é composta pelos majores Maurilio e Alberto, Capitão Caroline Araújo e os médicos Andréa Interaminense, Marcos Peres e Alessandro Araújo.

SDSCJ realiza ação com familiares dos egressos da Funase


Os pais de egressos do sistema socioeducativo exercem um papel fundamental na retomada de vida após a passagem pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Foi com esse olhar que o projeto Novas Oportunidades reuniu nesta semana oito famílias, em sua sede no Hipódromo, em Recife. O objetivo era estreitar laços e estabelecer o apoio necessário dos pais para seus filhos não reincidirem na criminalidade.
Voltado para essas pessoas, o governo Paulo Câmara criou, em setembro de 2014, o projeto Novas Oportunidades – Atenção aos Egressos de Internação e Semiliberdade – o N.O, como é mais conhecido. Esse programa é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, da Criança e Juventude, comandada pelo secretário Roberto Franca. Missão: oferecer um conjunto de ações e serviços aos adolescentes egressos das unidades da Funase e seus familiares com o objetivo de diminuir o número de reincidência de atos infracionais.
A metodologia da terapia coletiva foi realizada pela própria secretária executiva de Fortalecimento dos Conselhos e Sistema Socioeducativo, Suelly Cisneiros, responsável pelo projeto N.O, como é conhecido, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
Segundo ela, o ponto em comum, relatado pela maioria dos pais foi não desistir do filho, afinal o projeto N.O é uma chance para o jovem recomeçar a vida. “A ideia é compartilhar as angústias e dificuldades destas famílias montando uma teia de solidariedade, onde todos somos terapeutas. Ganhamos confiança destes pais e, por saber mais de cada jovem cadastrado, poderemos aprimorar o atendimento e realizar as intervenções necessárias.”
As reuniões acontecerão uma vez por mês e o próximo tema, sugerido pelos familiares, será uma palestra sobre prevenção do uso de drogas. A ideia é que a equipe do Programa Atitude, da SDSCJ, que trata da assistência aos jovens e crianças que utilizam drogas, traga para estes familiares, as experiências de redução de danos com os usuários em Pernambuco. Para tal evento serão convidadas todas as famílias cadastradas no Novas Oportunidades.  

Paulista comemora a I Semana da Juventude

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza, a partir desta segunda-feira (14.08), a I Semana da Juventude do Paulista. A iniciativa tem o objetivo de esclarecer à juventude sobre seus direitos e deveres, além de ajudar o participante a se identificar na sociedade.

A abertura do evento ocorre às 10h, na Casa das Juventudes, que foi inaugurada com o intuito de ser mais um instrumento para vencer a guerra contra a violência e o tráfico de drogas.

Nos dias seguintes, acontecerão palestras direcionadas aos alunos de escolas da cidade sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis - DST, onde o público poderá participar de disputas em campeonatos de games e ritmos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Segunda-feira (14.08)

Abertura da I Semana da Juventude – 10h
Casa da Juventude
Rua 77, nº 363, em Maranguape II

Terça-feira (15.08)

Palestra da Secretaria de Saúde – Prevenção de DST – 9h
Escola Estadual Dr. Luiz Cabral de Melo
R. 27, Maranguape II

Quarta-feira (16.08)

Campeonato de games – 14h
Casa da Juventude

Quinta-feira (17.08)

Palestra da Secretaria de Saúde – Prevenção de DST – 9h
Escola Estadual Professora Maria Alves Machado
R. Noventa e Um, Maranguape II

Sexta-feira (18.08)

Encontro de ritmos – 14h
Casa da Juventude
Rua 77, nº 363, em Maranguape II