Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mulheres do Paulista recebem certificado de qualificação profissional

Uma solenidade repleta de emoção e simbolismo marcou a vida de 100 mulheres do Paulista, na manhã desta sexta-feira (11.08). As formandas receberam certificados de conclusão referentes a curso oferecidos pela Secretaria Executiva de Política para as Mulheres, através do Programa Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional. O evento aconteceu na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro.

Durante as aulas, que duraram dois meses, as alunas se capacitaram para o mercado de trabalho em grupos fabris nas áreas da costura – cama, mesa e banho, lona crua e moda praia e lingerie; material de limpeza e higiene; artesanato em madeira; utensílios domésticos através da reciclagem de garrafas pet. 


A capacitação também contou com palestras sobre orientação para negócios; empreendedorismo e geração de renda; desenvolvimento de equipe; contabilidade básica; qualidade do produto e plano de negócio. Após a capacitação, as alunas vão receber equipamentos e insumos para confecção dos produtos. E vai ter a oportunidade de junto à Secretaria de Finanças formalizar sua empresa.

A dona de casa Lúcia Barros, 55 anos, disse que está ansiosa para colocar em prática tudo o que aprendeu no curso. “Fiz o módulo sobre cama, mesa e banho. Achei o curso proveitoso. É uma janela que se abre em conseguir uma oportunidade de trabalho”, enfatizou.

De acordo com a secretária Executiva de Política para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, o intuito do curso é qualificar essas mulheres valorizando e fortalecendo sua autoestima, além de torná-las independentes e preparadas para o mercado de trabalho. “Quero destacar a importância desse dia. É um sonho que está se realizando. Vocês estão dando o primeiro passo para agarrar as oportunidades que vão surgir. A partir de agora é mudar a realidade e crescer cada vez mais”, enfatizou.

O chefe de gabinete Francisco Padilha, representando o prefeito Junior Matuto, disse que o empoderamento feminino é um compromisso da gestão municipal. “ O nosso objetivo é que as mulheres do Paulista se capacitem e entrem na disputa pelo mercado de trabalho com qualificação. Isso vai garantir a independência financeira delas. O que desejo é elas busquem o espaço com autonomia e usufruam do conhecimento aprendido em sala de aula”,frisou.

“ Parabenizo a gestão municipal pela linda e inovadora iniciativa. É um olhar diferenciado que está sendo lançado para essas mulheres. Percebo que o curso não é terapia ocupacional. Aqui as mulheres estão sendo preparadas para o mercado de trabalho para se obter sucesso”, disse a secretaria da Mulher do Estado Sílvia Cordeiro.

A oferta dos cursos faz parte de uma parceria firmada entre a gestão municipal, Instituto, Diversidade, Gênero e Educação (IDGE), e Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Inscrições abertas para o 2º Workshop "Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet"


Pelo segundo ano, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promoverão o Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”. O evento acontece no dia 18 de setembro, em São Paulo, e tem como público-alvo pesquisadores, educadores, advogados, psicólogos, pais e responsáveis, além de demais interessados em debater o tema. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no sítio: http://workshopexposicaonainternet.nic.br.

“A segunda edição do workshop pretende aprofundar ainda mais o debate sobre essa temática que é tão relevante nos dias atuais, visto que cada vez mais crianças e adolescentes estão utilizando a Internet em casa, na escola e em seus smartphones, para diversos fins. A participação dos diversos atores envolvidos nesse processo é fundamental para entendermos como educar e orientar os jovens para o mundo digital”, ressalta Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br.


A abertura do evento contará com a presença de Demi Getschko (NIC.br), Luiz Fernando Martins Castro (CGI.br), Thiago Tavares (Safernet e CGI.br), José Renato Nalini (Secretaria de Educação de SP) e Marcos da Costa (OAB/SP). Entre as entidades que participarão do encontro estão o Unicef, Instituto Alana, OAB SP, Safernet, Secretaria Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes, Ministério da Educação (MEC), Ministério Público Federal de SP, Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Instituto Educadigital, Portal Terceira Idade, Instituto DimiCuida, entre outras.

Ao longo do dia serão debatidos pelos especialistas e profissionais do NIC.br e CGI.br tópicos como o papel dos pais, educadores e das políticas públicas na promoção de um ambiente seguro; cuidados e responsabilidade no uso da Internet; equilíbrio entre o respeito às liberdades individuais e a segurança; o direito ao respeito e a exposição de crianças e adolescentes; brinquedos conectados e "desafios" violentos na rede: como abordar o assunto com crianças e adolescentes.

Completam o evento uma oficina sobre softwares de controle parental e o pré-lançamento do Guia “Internet com Responsa 60+”, iniciativa do NIC.br e do CGI.br que visa orientar pessoas acima de 60 anos sobre os riscos e oportunidades na Internet. A agenda completa com os painéis e palestrantes do workshop está disponível no sítio do evento.


Agenda
Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”
Dia 18/09 – a partir das 8h
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin Novo, São Paulo – SP
Inscrições: http://workshopexposicaonainternet.nic.br
Evento gratuito / Vagas limitadas.


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Confira as vagas de emprego oferecidas pela Agência do Trabalho do Paulista

A Agência do Trabalho do Paulista está disponibilizando uma vaga para supervisor de almoxarifado e três vagas para mecânico de  automóvel. Para preencher  uma destas vagas é exigido nível médio  e seis meses de experiência comprovada  em carteira.
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir à Praça Frederico Lundgren, s/n, centro da cidade. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h. Estas vagas são sujeitas a alterações no decorrer do dia. Informações: central de vagas 3183-7201.

Quem parcelou o IPTU 2017 pode obter os boletos pelo Portal do Contribuinte

Os moradores do Paulista que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2017) podem obter os boletos no Portal do Contribuinte. Por meio do site, é possível imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) com valores atualizados. O procedimento, que é simples e gratuito, também pode ser feito por quem deixou de pagar alguma parcela. O acesso pode ser feito através desse link: clique aqui! 

O Portal do Contribuinte também disponibiliza a Nota Fiscal Avulsa. Os prestadores de serviço pessoa física podem acessar a página para obter o documento. No mesmo site ainda é possível imprimir o Boletim de Informação Cadastral (BIC). É Através deste boletim que o proprietário pode obter informações importantes sobre seu imóvel ou terreno, como a localização e a comprovação das medidas. E outras novidades estão por vir.

Além dos serviços disponibilizados pelo portal, os contribuintes podem se dirigir à Secretaria de Finanças para resolver diversos tipos de casos. O órgão fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro do Paulista, próximo à Prontoclínica Torres Galvão (PTG). O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta, das 07h30 às 16h. Informações pelo fone: 3437.4342.

NA SEMANA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, PAULISTA ANUNCIA O PROGRAMA IDENTIDADE JOVEM

O Secretário de Politicas Sociais e Esportes do Paulista Augusto Costa anunciou que na próxima quinta-feira, 17.08, vai lançar no município o Identidade Jovem. “ID Jovem é um programa do Governo Federal que vai garantir acesso a espetáculos culturais, de esporte e de lazer para a juventude paulistense. Através da determinação do nosso prefeito Junior Matuto, Paulista está saindo na frente por acreditar que a juventude precisa e merece mais qualidade de vida.”

O anuncio foi feito nesta segunda-feira 14.08, nas festividades de lançamento da I Semana da Juventude do Paulista. A abertura aconteceu na Casa das Juventudes, em Maranguape II. O evento pretende ajudar aos jovens a se identificarem na sociedade e conhecerem seus direitos e deveres. A programação segue até a sexta-feira.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação os jovens precisam se posicionar na sociedade. “A juventude precisa cada vez estar mais antenada nos diálogos, precisamos de uma juventude mais participativa. Eu quero deixar bem claro que só tem um jeito de vencer na vida, estudando.”  

No evento, além do secretário de Políticas Sociais e Esporte, também estavam presentes a secretária de Saúde Fabiana Bernart, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Roberto Couto, a coordenadora da Casa da Juventude Elaine Souza, e representantes de escolas do bairro.


CONVITE - III Seminário Comunicação Legislativa e Cidadania


A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realizará, no dia 18 de agosto, no auditório do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, localizado na Rua da União, Boa Vista - Recife, o III Seminário Comunicação Legislativa e Cidadania. O objetivo é promover um debate sobre o papel da Comunicação Legislativa como mediadora entre a instituição e a sociedade.

O seminário auxilia os trabalhos da Superintendência de Comunicação Social, que conta atualmente com produção jornalística para agência de rádio, impresso, portal e redes sociais. Busca também atualizar profissionais e interessados no tema sobre o panorama da comunicação pública e legislativa no País e no estado.
Convidamos o(a) senhor(a) para acompanhar o referido evento, cuja programação completa enviamos em anexo. Pedimos, caso haja interesse, que nos enviem até o dia 16 de agosto de 2017 os nomes dos representantes da instituição que irão assistir ao seminário, para o credenciamento e emissão de certificados.

Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco em Igarassu

De hoje (14) até o dia 18 deste mês,  Igarassu recebe a 10ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. O evento, promovido pela Fundarpe e Secult/PE e apoiado pela Prefeitura de Igarassu, tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, e abrir espaço para reflexão das questões voltadas às políticas de preservação. A programação está recheada de atividades, voltadas para a valorização da história do município.


Serviço:
Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco
Programação em Igarassu

14 a 17 - Oficina de Percussão 
No Centro de Artes (13h às 16)

14 e 15 - Visita ao Museu Pinacoteca 
No Convento Santo Antônio (9h às 13h)

16 e 17 - Rota de Artesanato e ruínas das igrejas

18 - Visita Técnica à Igreja de Santo Antônio (9h às 13h)
     - Palestra sobre a Semana e a preservação do patrimônio (13h) - Centro de Artes
     - Apresentação com alunos da oficina de percussão (15h) - Centro de Artes

Estaleiros pernambucanos apresentam novidades no São Paulo Boat Show 2017

O estado de Pernambuco estará bem representado no São Paulo Boat Show 2016 pelos estaleiros NX Boats e Royal Mariner, que apresentarão novidades no maior salão náutico indoor da América Latina, de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.
Reconhecido pelas novidades que apresenta e pelo volume de negócios que ativa, o evento investe em todos os segmentos do mercado náutico brasileiro: luxo, lazer, mergulho, acessórios, inovações para navegação, entre outros.
Ganhando cada vez mais destaque perante ao público do mercado nacional e internacional, os estaleiros pernambucanos se preparam para apresentar modelos únicos. A NX Boats levará a primeira lancha cabinada com teto solar elétrico da marca, com um diferencial e tanto – o projeto, de 38 pés, é assinado pelo engenheiro argentino Ricardo Rinaldo e ambientação pelo arquiteto Humberto Zipoli.
Já a Royal Mariner promete impressionar os visitantes do evento com a lancha RM 300. Com o já reconhecido design da marca, a embarcação com pé direito de 1,95 m, conta até com espaço gourmet e espaço interno equipado com cama de casal à meia-nau, banheiro, cozinha e muito mais.
Conheça as novidades dos estaleiros pernambucanos:
NX BOATS – NX 380 HT
Com projeto assinado pelo engenheiro argentino Ricardo Rinaldo, a NX 380 foi lançada em junho em Pernambuco e é o maior modelo do estaleiro e primeira lancha cabinada da marca com teto solar elétrico. Tem capacidade para 18 pessoas em passeios diurnos e seis em pernoite. O barco possui cozinha completa, com micro-ondas, frigobar, cooktop e ar-condicionado, além de móveis planejados e espaço gourmet com churrasqueira embutida. A ambientação da cabine é assinada pelo arquiteto Humberto Zirpoli.

ROYAL MARINER – RM 300
Novidade do estaleiro pernambucano para a histórica 20ª edição do São Paulo Boat Show, a RM 300 traz como alguns dos seus destaques a boca (largura) de 3,17 m e a cabine com 1,95 m de pé-direito. Com o já reconhecido design da marca, a lancha pode ser equipada com motorização de centro-rabeta simples ou dupla.Sua configuração inclui banco duplo no comando, sofás, mesa para refeições, solário e espaço gourmet; internamente, conta com cama de casal à meia-nau, banheiro e cozinha, além da tradicional dupla sofá e mesa.

Exposição Cultural sobre o uso de medicamento no Paulista North Way


Os riscos da automedicação e o uso responsável dos medicamentos é o tema da “Exposição Cultural sobre o uso de medicamento”, no Paulista North Way. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos envolvidos no processo de automedicação, por meio de mensagens lúdicas, didáticas e criativas que despertem a reflexão sobre a seriedade do tema. A ação é idealizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICQ) em parceria com a Secretaria de Saúde do Paulista, que na ocasião divulgará o Programa Remédio em Casa.  A exposição ficará no mall de amanhã (15) até o dia 20, sempre no horário do centro comercial.

ABAV-PE recebe presidente nacional e trade pernambucano para café da manhã nesta terça-feira (15)



Projeto ABAV de Portas Abertas traz o presidente nacional, Edmar Bull, ao Recife. Evento será no Atlante Plaza, em Boa Viagem

O presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens(ABAV), Edmar Bull, chega ao Recife no dia 15 de agosto, para realizar na capital pernambucana o projeto ABAV de Portas Abertas. O café da manhã, exclusivo para agentes associados, autoridades e convidados, será no Restaurante Mirage, no Hotel Atlante Plaza, na Avenida Boa Viagem, a partir das 8h.
O ABAV de Portas Abertas é um projeto mantido pela associação há um ano, com o objetivo de aproximar a entidade dos agentes e operadores de viagens, por meio de visitas às 27 sedes da  entidade espalhadas pelo Brasil. É a primeira vez que a ação é realizada no Recife. Além do Recife, Salvador também está na rota do presidente nacional.
Na ocasião, Bull fará uma apresentação institucional da entidade e também dará detalhes da Abav Expo, feira internacional de turismo, que reunirá os grandes nomes e empresas do mercado de viagens em São Paulo de 27 a 29 de setembro, em sua 45 edição. “Estamos muito satisfeitos em levar o projeto ao Recife e apresentar todas as nossas ações diretamente aos agentes de Pernambuco. Vamos aproveitar para falar da ABAV Expo, contar todas as novidades da feira deste ano”, destaca Edmar Bull.
O encontro é organizado pelo presidente da representação local, Marcos Teixeira, queirá recepcionar Edmar Bull e aproveitará a ocasião para apresentar as ações mais importantes da ABAVem Pernambuco nesses dois anos de sua gestão.
“A ABAV vive uma nova fase. Apostamos na parceria com outras entidades do trade e na capacitação dos nossos associados como forma de fortalecer o turismo em Pernambuco. Conseguimos realizar projetos importantes, como o Visite Pernambuco, e trouxemos os cursos do ICCABAV ao Estado, com uma excelente resposta dos abavianos”, salienta Marcos Teixeira.

SOBRE A ABAV
No Brasil, a ABAV é composta por 3,5 mil agências de viagens. Fundada em 1953 no Rio de Janeiro, a entidade representa mais de 35 mil empregos diretos e cem mil indiretos. Estima-se um impacto em 52 setores econômicos uma vez que as empresas movimentam 85% do mercado nacional de emissão de passagens aéreas, transporte turístico, cruzeiros marítimos, operação de pacotes, locação de automóveis e reserva de hospedagens. Hoje, é a entidade mais representativa do turismo brasileiro. Sua credibilidade e força, junto a todos os elos que compõem a dinâmica cadeia produtiva do setor, resultam de atividades intensas – empreendidas em mais de 60 anos de atuação. Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a entidade passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, renovando sua condição de polo catalisador dos diferentes segmentos e nichos do mercado.