Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Aramis Trindade apresenta espetáculo de Ariano Suassuna no Recife


O ator Aramis Trindade e os músicos Zé da Flauta e Tuca Araújo trazem para o Recife o espetáculo “Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna”. A apresentação ocorre às 20h do próximo dia 24, no Teatro de Santa Isabel, dentro da programação do Mês do Advogado, evento promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). Os ingressos estão à venda a R$ 30 (advogados e dependentes) e R$ 15 (jovens advogados) e podem ser comprados na sede da CAAPE (Rua Rui Calaça, n.º 54, Espinheiro) e no Ponto CAAPE (Av. Mascarenhas de Morais, n.º 4455, Imbiribeira).

O espetáculo, que mistura o erudito com o popular, é dividido em dois atos. No primeiro, um monólogo, Aramis dá vida e emoção ao poema de 92 sextilhas acompanhado por flautas (Zé da Flauta) e uma viola de 12 cordas (Tuca Araújo). No segundo ato, o ator “incorpora” Ariano Suassuna III, em miniaula espetáculo sobre a estória de Romeu e Julieta, as diferenças entre a versão de Shakespeare e a de Suassuna e o movimento armorial, entre outros pontos.

Padilha garante votação da taxação do etanol importado na próxima quarta, diz Feplana

Ministro ainda confirmou à Feplana e às entidades do setor industrial, lideradas pelo Fórum Nacional Sucroenergético, que a medida provisória do Renovabio está próximo de ser publicada e enviada para a Câmara dos Deputados
Brasília – No fim da tarde de ontem (16), no Palácio do Planalto, uma comitiva de dirigentes do setor canavieiro, acompanhada de deputados federais do NE, incluindo o pernambucano João Fernando Coutinho, foi recebida pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Na pauta, conforme revela o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil  (Feplana), Alexandre Andrade Lima, presente na reunião, Padilha garantiu que o Camex (conselho de ministros) se reúne na próxima quarta-feira (23), onde definirá a volta da taxação do etanol importado dos EUA. O dirigente conta que o ministro, após cobranças, anunciou ainda que está próximo de ser publicada a Medida Provisória (MP) do Renovabio – programa federal de valorização do produtor de cana e etanol nacional.

“Uma iniciativa está atrelada a outra”, ressaltou Andrade Lima durante o encontro com Padilha. Ele lembrou que o Renovabio sem a taxação do etanol importado só valoriza a entrada de mais etanol de milho no país, em detrimento ao álcool nacional da cana de açúcar – menos poluente e não subsidiado. Neste viés, o ministro acalmou a Feplana e deputados presentes (João Coutinho (PSB/PE), Júlio Cesar (PSD/PI) e Alexandre Baldy (PODE/GO). O chefe da Casa Civil garantiu que o Camex está analisando uma nova proposta estudada pelo Ministério da Agricultura, que tem a simpatia de boa parcela do setor sucroenergético brasileiro.
O ministro adiantou que a intenção é votar essa proposta na reunião do Camex na quarta-feira (23). Lima diz que a proposta é definir uma cota de 600 mil toneladas de etanol importado livre da tributação e taxar em 20% a partir do excedente. A cota de isenção é para cada 12 meses. “A Feplana não é muito favorável à medida, mas a aceita diante do estrago maior com a atual tributação zero que continua contra o etanol nacional, sobretudo no NE, pois mais de 80% do combustível que entra é vendido na região, prejudicando a competitividade do etanol brasileiro, baixando o preço da cana e inviabilizando a cadeia produtiva nestes estados”, diz. Há inclusive dois navios de etanol dos EUA na costa de Alagoas,  pronto para despejar este combustível em pleno início de moagem das usinas.
Além da taxação, o Renovabio também é urgente para a manutenção da cadeia produtiva do etanol no NE e no Brasil inteiro. “A celeridade da publicação da MP do Renovabio, que foi confirmada por Padilha durante a reunião, é tão indispensável quando a taxação do etanol importado”, reforçou a Feplana. Para os produtores nordestinos, a concretização das medidas é ainda mais indispensável, pois eles acumulam prejuízos de cinco safra seguidas com a seca. Foi inclusive por esta questão que o presidente Michel Temer sancionou a lei 13.340 que prorroga as dívidas dos agricultores nordestinos. E o Conselho Monetário Nacional a poucas semanas estendeu o vencimento dessas dívidas rurais contraídas até o ano de 2016, reconhecendo o problema diante da longa estiagem.

Propaz leva harmonia às escolas do Paulista


Com o objetivo de buscar um caminho de harmonia no ambiente escolar, nesta quinta-feira (17.08), as escolas municipais Firmino da Veiga, Ministro Marcos Freire e Manoel Gonçalves da Silva, em Paulista, realizaram mais um encontro mensal do Propaz, programa que é uma iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A equipe técnica formada por psicólogas e professores se reuniu com 10 alunos – embaixadores da paz, da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, em Maranguape I, para um bate papo com dinâmica de grupo e orientações para se evitar violência entre os colegas na unidade escolar.

A estudante Jamilly Vitória, de 14 anos, é uma das alunas que está atuando como mediadora de conflito. Cursando o 9° ano do Firmino da Veiga, a estudante disse que o programa é importante porque conscientiza às pessoas sobre o papel de cada um na escola. “A manutenção de um ambiente agradável e amistoso é obrigação de todos nós. Os alunos precisam respeitar mais os professores e os colegas. A sala de aula é para aprender e não perder tempo com conversas, e devemos nos esforçar nas atividades propostas”, enfatizou.

De acordo com a vice-gestora da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, Mércia Almeida, a escola já está colhendo os frutos com a implantação do Propaz. “O programa além de trazer mudanças dentro da escola, vem contribuindo para melhorar o comportamento de alguns alunos, que causavam problemas e tinham dificuldade em se concentrar no aprendizado”, disse.

Em outra unidade beneficiada com o programa Propaz, a escola Manoel Gonçalves da Silva, em Maranguape I, a gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Anna Cristhina Santana, disse que formação continuada fortalece o processo educacional. “ O impacto já é visível nas relações interpessoais. O Propaz modifica o comportamento e a postura dos alunos. Chegamos na hora do recreio, e não presenciamos mais  violência. O recreio terminou, os alunos retornaram tranquilamente para as salas de aula”, enfatizou.

O programa Propaz surgiu, em 2014. A iniciativa reúne gestores, professores, orientadores, dentre outros funcionários das escolas, juntamente com uma comissão de mediação de conflitos formada por alunos das 15 unidades de ensino local. A comunidade escolar recebe orientações sobre igualdade de gênero, igualdade racial, ética, respeito às diferenças, além da violência doméstica e no ambiente educacional. 

Junior Matuto apresenta resultados de programa educacional ao novo diretor do grupo Fiat


Tomando pé dos projetos sociais financiados pela empresa automotiva que passou a dirigir recentemente, o novo diretor de Comunicação Coorporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobilis (FCA), João Ciaco convidou o prefeito do Paulista, Junior Matuto, e o secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Jr, para uma reunião, nesta quarta-feira (16.08), no polo automotivo de Goiana, na Mata Norte. Na ocasião, o gestor empresarial teve a oportunidade de conhecer detalhes sobre o programa Qualiescola – uma iniciativa que está ajudando Paulista a elevar o patamar de qualidade do ensino nas escolas.

Durante a reunião, o prefeito Junior Matuto e a equipe da Secretaria de Educação fizeram um balanço do programa, destacando a importância do trabalho de formação dos educadores da rede, acompanhamento sistemático e avaliação dos resultados. A apresentação também contou com o apoio da coordenadora geral do Instituto de Qualidade na Educação (IQE), Iran Freitas. A entidade é responsável pela execução do programa nas escolas do município.

Com a implantação do Qualiescola, 10 professores das disciplinas de matemática e língua portuguesa já passaram por um processo de formação para poder oferecer apoio aos educadores da rede. Este grupo está responsável por assessorar os 179 professores polivalentes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho está melhorando a didática dos educadores em sala de aula, se refletindo por sua vez na melhoria do desempenho de pelo menos 4,2 mil estudantes da cidade.

“Fizemos questão de participar desse encontro com o novo diretor da FCA para mostrar a importância do Qualiescola na nossa rede pública de ensino. Esse é um programa estratégico para as nossas pretensões de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos certeza que estamos no caminho certo, e com a parceria da FCA e do IQE, conseguiremos alcançar esse objetivo”, destacou o prefeito Junior Matuto.

Ainda participaram da reunião, funcionários do grupo FCA e a gerente de Programas e Projetos, da Secretaria Municipal de Educação, Luzanira de Carvalho.

SOCIAL – O Qualiescola faz parte dos projetos de contrapartida social da fábrica da Fiat. Atualmente, 17 municípios estão sob a influência do polo automotivo instalado em Goiana, na Zona da Mata Norte. Quatro deles no estado da Paraíba. Os demais em Pernambuco.

Prefeitura revitaliza praça em Arthur Lundgren II



A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Executiva de Serviços Públicos, segue trabalhando na manutenção da cidade, recuperando os estragos deixados pelas chuvas. Nesta quinta-feira (17.08), o Secretário Jaime Domingos deu início aos trabalhos na Praça de Arthur Lundgren II Baixo, localizada em frente à Associação dos Moradores. A ação é uma parceria entre a Prefeitura e a população, e a previsão para a inauguração é de 90 dias.

Seis profissionais efetivos da Prefeitura estarão trabalhando na construção da área de lazer que vai beneficiar toda a população do entorno. Segundo Jaime Domingos a obra vai contar com o material e assistência técnica da Prefeitura e a mão de obra dos moradores, que estão acompanhando todo o trabalho de perto e firmando o compromisso de preservar o espaço.

O motorista aposentado Rubens Ferreira, de 73 anos, é um dos primeiros moradores do bairro e faz questão de acompanhar a obra. Ele conta que está muito feliz com a iniciativa da Prefeitura. “Tudo isso é um benefício para a população. Todo mundo vai sair ganhando com a construção dessa pracinha, quando ela estiver pronta às pessoas não vão mais colocar lixo e vai ter um espaço para conversar e jogar dominó. Vai ficar muito bonita”, ressaltou.

Segundo a paisagista Joseane Lira, a estrutura em relação ao nível do terreno vai permanecer, mas o local será todo revitalizado. O espaço dos bancos será aumentando e a praça também ganhará duas rampas de acessibilidade, um novo jardim e iluminação.

O vereador Camelo do Seguro também está acompanhando o trabalho e fala da importância do espaço. “Esta obra aqui vai ser muito importante por conta da carência do bairro, por não ter uma área de lazer para as crianças, jovens, e até adultos que ficam ociosos. Parece uma pequena obra, mas é de muita importância. Parabenizo a iniciativa do Secretário e do Prefeito Junior Matuto pela sensibilidade.” avaliou.

“Estamos trabalhando para melhorar as praças da cidade. Com esta iniciativa, estamos tentando acabar com os pontos de lixo, o que também vai trazer benefícios para a saúde dos moradores da área. Enquanto a obra está aqui, estamos com algumas ações de conscientização para orientar os moradores sobre a importância de não colocar lixo nestes espaços. A participação da população é fundamental”, disse Jaime Domingos, secretário de Serviços Públicos. 

Médico lança livro gratuito que desmistifica o TDAH

O neuropediatra do Instituto NeuroSaber Dr. Clay Brites é o autor do e-book “Mitos e Verdades sobre o TDAH - Entendendo para incluir”. A obra esclarece dúvidas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O livro pode ser baixado gratuitamente pelo link http://entendendoautismo.com.br/e-book-mitos-e-verdades-sobre-o-tdah/ .


Para o especialista, há muitas informações deturpadas e preconceituosas propagadas pelo senso comum sobre o assunto. Por exemplo, algumas pessoas falam que o transtorno é uma doença inventada. Porém, o TDAH é uma das condições médicas mais pesquisadas e posta à prova de evidências científicas. “Seus mecanismos neurobiológicos são conhecidos desde a década de 50”.

Segundo Brites, outro erro discutido no e-book é sobre o conceito equivocado das pessoas em afirmar que TDAH é igual a hiperatividade. E não é verdade. “De 30 a 40% das crianças com TDAH só apresentam déficit de atenção, mas não são impulsivas nem hiperativas”.

Mais um equívoco muito falado é que o transtorno se trata de um problema de cunho social e culpa dos pais e educadores. Pelo contrário, o especialista explica que o TDAH não é resultado de má educação, falta de limites, perda de oportunidades, abandono afetivo nem lares desajustados. “Existem pesquisas recentes que mostram que a incidência de TDAH é mais ou menos igual em todo o planeta independente da cultura e nível social”.

- Alguns podem não saber, mas crianças inteligentes e espertas, e ainda de boas famílias, quando portadoras de TDAH tem seu potencial intelectual e funcional no ambiente muito mais reduzido e prejudicado. E isso não é culpa dos pais nem de professores – ressalta.

Outro erro esclarecido no e-book é o fato das pessoas acreditarem que todos os profissionais da saúde sabem identificar o transtorno. Segundo o neuropediatra, a capacidade de diagnosticar requer conhecimento profundo sobre todos os aspectos do TDAH, como, por exemplo, saber analisar o quadro clínico, o perfil do portador, os aspectos neuropsicológicos e entender os protocolos internacionais para o diagnóstico e tratamento.

- Nossas faculdades de Medicina estão ainda em fase de implementação curricular acerca desse transtorno e muitas residências médicas ainda carecem de abordar o assunto sem muita teoria e muita pouca prática - alerta.

Por isso, Dr. Clay diz que é fundamental os pais e profissionais da educação pesquisarem bastante sobre o assunto para poder ajudar essas crianças. “Caso familiares e professores não se fiquem atentos ao problema, esse jovem pode ter grandes prejuízos e frustrações na aprendizagem escolar”.

Um dos idealizadores da Neuro Saber, Dr. Clay Brites é pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da UNICAMP. Além disso, é professor de especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil na Unicamp e membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria.

Funase e CIEE convidam voluntários para trabalharem junto aos socioeducandos

Não há exigências relativas à formação e aos estudantes essa prática também pode trazer retornos acadêmicos

Ser voluntário é um ato de amor. Esta corrente do bem ajuda os beneficiados no resgate da autoestima e da autoconfiança. Em contrapartida, os voluntários também aprendem com essa experiência e evoluem como ser humano. Acreditando no poder que esse movimento tem na vida das pessoas, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) convidam todos os interessados a trabalhar junto aos jovens e adolescentes atendidos pela instituição.


Adolescentes das Casas de Semiliberdade da Região Metropolitana do Recife participam do curso de Iniciação à Informática. Se você tem disponibilidade e conhecimento básico nessa área e quer contribuir para as políticas de inclusão social da Funase, fazendo a diferença na vida dos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa, será mais do que bem vindo.

O curso tem duração de 16 horas e possibilita conhecimento sobre as ferramentas básicas da informática, entre elas as mais utilizadas no âmbito empresarial e corporativo. São abordados temas como Hardware, Software e Windows 7, além de ferramentas básicas do Office (Word, PowerPoint e Excel), Internet (browsers, navegação, pesquisas e tipos de vírus), criação de e-mail, comandos enviar, receber, encaminhar e anexar arquivos. As aulas acontecem na Biblioteca Pública Estadual (BPE), ministradas pelos voluntários do CIEE, graças a um termo de cooperação firmado pelas três instituições.

“Por meio desse trabalho conseguimos mudar a realidade de vida desses adolescentes. O contato com conteúdos de formação e de preparação para o mundo do trabalho faz com que esses jovens em situação de vulnerabilidade comecem a despertar para as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para isso temos o apoio grandioso dos nossos voluntários”, disse a coordenadora de Programa Sociais e Pedagógicos do CIEE, Telma Muniz.

Atualmente o CIEE conta com colaboração de 30 voluntários. Há dois anos fazendo parte desse grupo, a aposentada Maria Aldenoura iniciou há pouco o trabalho junto aos adolescentes da Funase, ministrando palestras voltadas à preparação deles na busca por oportunidades no mercado de trabalho. “Tenho fé no que a educação pode fazer pelas pessoas. Se podemos ajudar nessa qualificação daqueles que não teriam acesso a esse tipo de capacitação, já estaremos ajudando na mudança de vida desses jovens. De alguma forma, sempre podemos plantar sementes”, destacou.

Para se tornar um voluntário não há exigências relativas à formação. Aos estudantes essa prática também pode trazer retornos acadêmicos através da comprovação oficial da atividade desenvolvida. “Muitas pessoas não fazem ideia de como podem ajudar, sobretudo, não fazem ideia de como podem ser ajudadas. O trabalho voluntário abre um circuito de reciprocidade imensurável”, destaca o responsável pelo Eixo Profissionalização, Normando de Albuquerque. Desta forma, os interessados em fazer parte desse grupo podem entrar em contato com a Funase pelo 3184-5449 ou pelo profissionalizacao@funase.pe.gov.br.​

CONFIRA 6 FILMES EM QUE O AMADURECIMENTO VAI TE INSPIRAR

Filmes são ótimos aliados para estudar e inspirar em qualquer momento da vida. O ProA preparou uma lista em que o poder do amadurecimento é o ponto chave.
O Instituto ProA, ONG referência nacional em educação voltada ao mercado de trabalho, semestralmente realiza o CineProA, ação em que os estudantes da instituição são convidados para assistir um filme e discutirem fatores importantes para os jovens que desejam criar uma carreira profissional.
Nessa edição, o filme escolhido para o CineProA foi “O Filme da Minha Vida”, com roteiro, direção e atuação de Selton Mello, que interpreta Paco. Os atores Johnny Massaro (Tony) e Bruna Linzmeyer (Luna) também fazem parte do elenco. O filme mostra a trajetória de um jovem que decide retornar à sua cidade natal, na Serra Gaúcha, e descobre que seu pai foi embora para a França. A história, que se passa na década de 1960, mostra o jovem vivendo a tristeza pelo abandono e acompanha seu amadurecimento ao longo do tempo. Durante o filme, o jovem Tony precisa tomar as rédeas da própria vida e tornar-se o protagonista de sua história.
Acompanhar a trajetória de uma personagem e o seu amadurecimento é inspirador para os jovens. Por isso, o ProA preparou uma lista especial com filmes em que o amadurecimento é o ponto chave. Confira:
- Dois Filhos de FranciscoO filme conta a trajetória do pai da dupla Zezé di Camargo e Luciano para que os filhos conquistem o sucesso. Durante o longa, a família passa por diversas dificuldades que vão transformando a vida de cada integrante e por tragédias que fazem cada um amadurecer e aprender que os sonhos são o motor de uma vida.

- O PalhaçoO filme dirigido e estrelado por Selton Mello conta a história de uma trupe de circo e a crise existencial de um palhaço melancólico, que abandona o grupo em uma viagem para descobrir seu eu interior. A obra aborda as dificuldades para abandonar uma vida já estabelecida e a necessidade de deixar para trás o comodismo, abrindo espaço para novas possibilidades e descobertas. O longa mostra o processo de amadurecimento da personagem e como o desejo de mudança é primordial para alcançar o que nem chegamos a sonhar.

- A Procura da FelicidadeEstrelado por Will Smith, o filme conta a história de Chris Gardner, um vendedor que passa por diversas adversidades para sustentar a família. O longa mostra os desafios que enfrentamos para realizar um sonho profissional e manter a família unida. A determinação e a disciplina são as principais características e que vão se aprofundando com o passar do tempo e a cada dificuldade que a personagem passa.

- Whiplash: Em busca da perfeição
O longa conta a história de um jovem estudante de bateria que sonha em ser uma lenda do jazz. Porém, ele enfrenta a exigência imposta por um professor que está procurando um músico para a banda da escola. O filme mostra a disciplina do jovem baterista para conquistar a perfeição e sua capacidade de suportar e superar os métodos duros de seu professor, como ataques verbais e truculência.

- Um sonho possívelO filme mostra a história de um jovem abandonado pelos pais e que encontra uma família que se sensibiliza e decide adotá-lo. Ao longo do filme é possível ver o crescimento do rapaz e seu amadurecimento como pessoa e esportista que se tornaria no futuro, além da profunda transformação que uma família pode viver para apoiar um dos seus a conquistar seus sonhos.

- O Discurso do ReiO filme conta a história do rei Jorge VI, que sofre de gagueira e contrata um fonoaudiólogo para lhe ajudar a superar o problema. Durante o processo é possível ver a determinação e os desafios para acabar com o problema de gagueira, além das decisões tomadas que o fizeram definir o rumo de sua vida pessoal e a de seus súditos.
Sobre o ProAO Instituto ProA é uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda de São Paulo, atuando junto com investidores, empresas e escolas da rede pública. Após serem criteriosamente selecionados, mais de 400 jovens por ano recebem uma formação diferenciada baseada em 4 grandes pilares: ensino profissionalizante, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento comportamental e apoio na conquista do primeiro emprego. Fundado em 2007, o Instituto Proa já preparou para a carreira mais de 2.800 jovens e continua acompanhando suas trajetórias.

Fábio Barros pauta Dia Nacional do Patrimônio Histórico


Hoje, 17 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Contemplando a data, o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros, se encontrou para uma manhã de conversas e apreciação da cultura pernambucana, com três dos símbolos culturais do estado, a escritora Selma Ratis; o poeta Amaro Poeta e o patrimônio vivo de Pernambuco Tomás de Aquino Leão, o Mestre Galo Preto. O café da manhã aconteceu no Hotel Casa Blanca, na praia de Pau Amarelo.

Com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, como defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro, provocou a criação do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado desde 1998, quando o primeiro presidente do Iphan completaria 100 anos. Aproveitando a data, Fábio Barros reservou esta manhã para debater a cultura do Paulista com alguns dos patrimônios culturais presentes do município.

O Mestre Galo Preto, patrimônio vivo de Pernambuco, compositor e intérprete, fez questão de improvisar um coco e garantiu “tenho o hábito de andar com o pandeiro e nunca me desacostumo disso”. Tomás de Aquino Leão gravou seu primeiro disco recentemente, aos 82 anos, tendo um acervo de 300 músicas compostas, sem contar as que ele faz de improviso a todo instante. Mestre Galo Preto foi considerado o maior embolador do Brasil por Luís Gonzaga.

Selma Ratis é funcionária pública, formada em letras, sócia fundadora da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, membro da União Brasileira de Escritores, do Grupo Celina de Holanda, e presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista-PE (Alap). Durante o café da manhã, ela pode mostrar um pouco do seu trabalho e presenteou Fábio Barros com sua literatura, o livro “Paulista nas asas da emoção”, fazendo questão de ler uma de suas poesias contida na obra.

Também no improviso, Amaro Poeta Rodrigues expôs em poesia, o agradecimento e satisfação pelo convite para o café da manhã cultural. Ele, que é escritor, poeta, cordelista e produtor cultural também foi um dos presidentes da Alap e, atualmente, toda segunda sexta-feira do mês, realiza a Cesta Cultural, no Plenário da Câmara Municipal do Paulista. Promovida por ele, em parceria com a Câmara dos Vereadores do Paulista, a Cesta conta com saraus, recitais, poesias, cantorias de viola, repentistas, versos improvisados e debates acadêmicos. 

Na ocasião, o presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista agradeceu a oportunidade de debate acerca do patrimônio histórico da cidade e seu potencial de produção cultural, capaz de desenvolver a economia do município. Fábio afirmou que “Paulista tem um rico patrimônio histórico e natural, que pode ser a base de uma cadeia produtiva, capaz de alavancar a economia da região, através do turismo”.



Câmara dos Vereadores do Paulista
Gabinete do Presidente Fábio Barros

Assessor de Imprensa
Max Felipe

Repórter
Emily Austregésilo 

Fotografia
Jaime Fonseca Neto