Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura de Olinda e Governo Federal discutem melhorais para o município

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da cidade apresentou projeto de restruturação de mercados públicos ao ministro de Minas e Energia

Mais eficiência e menos custos. A frase resume a ideia do Projeto de Reestruturação dos Mercados Públicos apresentado nesta sexta-feira (18.08), elaborado pela Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, ao ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho. Além da utilização de contêineres marítimos, foram discutidos assuntos sobre a popularização do uso da energia solar na cidade. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura do município.

O material apresentado no projeto tem como objetivo a reestruturação dos mercados públicos de Peixinhos e de Caixa D’Água. O planejamento visa reduzir o preço final da obra em cerca de 30% em comparação com os métodos tradicionais, além de ter mais velocidade. No âmbito sustentável, a reutilização dos contêineres na arquitetura transforma este material de entulho em matéria-prima base para a construção civil, permitindo projetos diferenciados e modernos.

“O ministro ficou bastante receptivo a ideia, até porque os contêineres que saem do uso do transporte de mercadorias terminam se tornando um problema ambiental. Ele é descartado no meio ambiente, começa a jogar ferrugem, vira foco de mosquito da dengue, e a companhia siderúrgica tem dificuldade de desmanchá-los por conta do elevado gasto de energia. Estamos oferecendo essa solução, é um equipamento que vai dar conforto para os feirantes.”, explicou o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, João Luiz.

A ideia é que os contêineres sejam mais seguros, por serem de aço, além de ter mais duração, menor custo e mais velocidade da organização das feiras e mercados públicos. “Sabemos que as áreas no entorno desses mercados tinham muitos transtornos. Aquilo foi resolvido, mas pretendemos melhorar ainda mais com os contêineres. Isso vai servir de modelo para outros mercados”, comemorou o prefeito Professor Lupércio.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, mostrou-se interessado no projeto.  “Foi apresentado um modelo interessante, que eu não conhecia, são mais baratos e mais rápidos. Uma alternativa bastante criativa. Naquilo que pudermos aj