Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Parceria entre Funase e Escola Dom Bosco garante até 20% das vagas em cursos gráficos a socioeducandos do Case Cabo e Santa Luzia

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Escola Dom Bosco formalizaram, por meio da assinatura de um termo de cooperação, a parceria exitosa que já existe desde 2015. Até 20% do quantitativo de vagas disponíveis nos cursos gráficos, sendo eles o de Impressão Offset, Acabamento Gráfico e Web Design, serão reservadas aos adolescentes e jovens dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e Santa Luzia.

Para a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, a celebração dessa parceria já solidificada, enriquece as duas instituições. “Quando, por meio da educação, tocamos o coração e a mente dos nossos adolescentes, eles dão uma resposta extremamente positiva. A gente consegue, a partir da ação educativa, oportunizar um novo direcionamento à vida dos adolescentes. Isso tem um efeito multiplicador fabuloso dentro das nossas unidades e casas”, destacou.

A Escola Dom Bosco é uma entidade não governamental de ação social da Rede Salesiana do Brasil, atualmente atende 7 adolescentes da Funase, mas outros 12 já foram beneficiados. Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Fernanda Santana, a confiança e o empoderamento dos jovens são a base do relacionamento mantido pela instituição.

“Acreditamos que a socioeducação está acontecendo, a gente sente. Os adolescentes também sentem que podem ir além. Sabemos como eles chegam e agora como eles estão. Não é um trabalho difícil, é um trabalho prazeroso, porque investir no crescimento do outro dá prazer. A felicidade dos meninos e meninas nos realiza como pessoas e como profissionais”, enfatizou Fernanda Santana.

Para participar dos cursos os socioeducandos devem ter entre 18 e 21 anos, estarem cursando ou terem concluído o ensino médio. As aulas são oferecidas de segunda a quinta-feira, com quatro horas de duração. O curso de Impressão Offset tem duração de 10 meses, o de Acabamento Gráfico e o de Web Design duram 5 meses, todos eles podendo ser estendidos por igual período. Ao final, os socioeducandos que concluírem o curso com aproveitamento serão certificados.

Além das vagas para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Escola Dom Bosco também oferece vagas para adolescentes egressos, dentro do Projeto Vida Aprendiz, criado a partir do Decreto nº 41.695/2015, que determina que 30% das vagas destinadas a aprendizes em instituições públicas ou empresas sejam preenchidas por esse público.​

RECIFE SAMBA DE PE RECEBE ISABELLA TAVIANI PELA PRIMEIRA VEZ NO GALO DA MADRUGADA

Nesta edição,  Gerlane Lops recebe Isabella Taviani no Palácio Enéas Freire

O projeto Recife Samba de PE celebra mais uma edição, na sede do Galo da Madrugada. Promovendo um intercâmbio cultural, Gerlane Lops recebe a carioca Isabella Taviani, neste sábado (26), a partir das 19h, no Palácio Enéas Freire, no bairro de São José.

Filha de uma pianista e neta de um cantor de ópera, a carioca Isabella Taviani procurou o curso de soprano apenas para aprimorar a voz, pois já sabia que o que queria era MPB. Pela primeira vez no Galo da Madrugada, a carioca traz canções autorais como LuxúriaDiga sim pra mim, A canção que faltavaÚltimo grão,  Sentido Contrário,  Digitais e De qualquer maneira. Ao lado de Gerlane Lops, a cantora promete fazer uma surpresa para os fãs com duetos.

Já Gerlane Lops, apresentará um repertório recheado de muito samba para não deixar ninguém parado. Além dos grandes clássicos do samba, interpretará também canções autorais como “Da Branca”, uma parceria com Siri do Cavaco, “Samba pra você”, parceria com Gustavo Travassos, “Alma de Poeta” e “Primeira Viagem”.

Para Gerlane, é sempre uma alegria estar no palco do Palácio Enéas Freire, para mais uma edição do projeto. “É com muita alegria receber a Isabella em nossa terra para mais uma promoção do intercâmbio cultural na cidade”, conta a pernambucana que já trouxe grandes nomes do cenário nacional, como as baianas Márcia Freire, Mariene de Castro, Ju Moraes, a carioca Mar’tnáli, Lia Sophia e Zélia Ducan. Com o primeiro lote promocional encontram-se à venda na sede do bloco, que fica na Rua da Concórdia, no bairro de São José. Os bilhetes estão esgotados.

SOBRE O RECIFE SAMBA DE PE - Projeto multicultural realizado pelo Galo da Madrugada e a cantora Gerlane Lops, com o intuito de promover o intercâmbio musical entre artistas pernambucanos e de outros Estados. O evento estreou em outubro de 2011, na sede do bloco, e já recebeu a participação especial de grandes nomes da música local, como Almir Rouche, André Rio, os Maestros Spok e Forró, Cezzinha, Belo Xis, Mesa de Samba Autoral e tantos outros, além das baianas Márcia Freire, Mariene de Castro, Ju Moraes, a carioca Mar’tnália, e Lia Sophia. A proposta é de reunir em uma típica roda de samba toda a cultura pernambucana, como as já homenageadas Gigantes do Samba (campeã de 2014) e Galeria do Ritmo.
SERVIÇO
Recife Samba de PE com Gerlane Lops e Isabella Taviani
Local: Palácio Enéas Freire (Sede do Galo da Madrugada)
Rua da Concórdia, 984, bairro de São José, Centro do Recife-PE
Data: sábado, 26 de agosto
Horário: 19h
Ingressos: ESGOTADOS
Informações: (81) 3224-2899 / 99933-9234

Educação do Paulista realiza ação de sensibilização com pais de alunos especiais

Abrindo a programação das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Educação do Paulista realizou na manhã desta segunda-feira (21.08), nos polos que atende às crianças especiais das escolas da rede, uma atividade de sensibilização voltada aos pais dos alunos.

Durante o evento, professores realizaram dinâmicas com distribuição de corações onde os pais deviam formar uma frase de conscientização. Em um dos momentos da ação, a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Municipal São Bento, no bairro de Artur Lundgren I, Lidiana França, utilizou uma caixa que simbolizava um baú de tesouro. Os pais deveriam abrir a caixa e falar sobre as joias que são os seus filhos. Na ocasião, houveram relatos emocionados de como superaram a deficiência dos filhos.

Para Lidiana, é gratificante a experiência com os estudantes e pais. “Estou deixando minha marca, fiz a diferença na vida deles. Hoje vi uma mãe abraçando seu filho, isso antes não acontecia. Ela cortou o cabelo da criança, e disse que se pudesse abriria os olhos dele porque não o vê como uma criança deficiente”, disse.

Maria do Carmo Cândido, mãe de Lucas Job Cândido, com síndrome de Down, matriculado na Escola Municipal Frederico Lundgren, também em Arthur Lundgren I, disse que apesar de todas as dificuldades enfrentadas depois do nascimento, e durante toda vida vem lutando para a educação do filho. “O Lucas foi bem recebido, tenho total confiança em deixa-lo na escola. Quero agradecer o apoio que temos recebido. Aqui, meu filho não é visto como uma pessoa deficiente”, enfatizou.

A coordenadora do Núcleo da Coordenação da Educação Especial, Bernadete Brandão, disse que a iniciativa da ação é mobilizar as famílias para conhecerem o trabalho desenvolvido com os filhos nos polos. “A ideia é criar espaços de comunicação, socialização e ideias vividas. Cada pessoa contando a sua experiência para o outro, e conhecendo a deficiência do próximo”, disse.

A programação se estende por toda semana e contará com várias atividades, incluindo palestras e atividades nas escolas. O evento é comemorado em todo país anualmente e busca chamar a atenção para cidadania e inclusão social das pessoas com deficiência.

Confira a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência:
Dia 22 /08 – Palestra com a coordenadora do núcleo especial da rede, Bernadete Brandão, no SENAC em jardim paulista. De 8h as 12h e as 13h as 17h. Com o tema “Deficiente, sim. Ineficiente, não!”, para os professores da educação infantil ao 3º ano.

Dia 23/08 – Atividade pedagógica/recreativa com os alunos da rede municipal de