Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Almir Rouche recebe homenagem da Faculdade de Olinda

O cantor Almir Rouche será o homenageado deste ano do projeto Ícones Nordestinos, da Faculdade de Olinda – FOCCA. O evento acontece nesta segunda (21), às 19h, no auditório da faculdade. O projeto é realizado há 17 anos e já homenageou diversos artistas. 

Parceria entre Prefeitura e empresas garante revitalização da praça e Monumento da Integração

Parte da restauração será realizada por jovens aprendizes e reeducandos da Funase, promovendo inclusão social

Uma das principais peças artísticas  da capital do Sertão do São Francisco começou a ser restaurada nesta sexta-feira (18). Por meio de uma parceria com as empresas Coral, Paraíba Material de Construção e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a Prefeitura de Petrolina irá recuperar a praça e o Monumento da Integração, na área central da cidade.

Os serviços incluem pintura, manutenção do piso e grama da praça e revisão da rede de iluminação. Além do trabalho de revitalização, a parceria promove inclusão social. Isso porque, no primeiro momento dos serviços, 25 jovens das comunidades próximas ao monumento, entre eles reeducandos da Funase, estão mobilizados para pintar as peças que compõem a peça artística. Ao término da manutenção, a equipe receberá certificado do curso de pintura, assegurando capacitação e possibilidades para inserção no mercado de trabalho.

O primeiro dia de serviços foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho, que ressaltou a importância de mobilizar instituições para preservar os equipamentos públicos e promover a reinserção social. "A Prefeitura está de portas abertas para parcerias como esta. Não é só a gestão que ganha por diminuir custos com manutenção, toda a sociedade é beneficiada, pois a cidade fica mais bem cuidada e se cria um ambiente em que todos se sentem responsáveis por transformar Petrolina num lugar ainda melhor para se viver", destacou o prefeito.

A expectativa é de que a praça e o Monumento da Integração sejam reinaugurados no dia 6 de setembro. Após a entrega, a Prefeitura pretende firmar outra parceria para que as peças artísticas e a área verde revitalizadas sejam sejam preservadas periodicamente sem custos para a prefeitura através do programa "Nossa Praça".

História - ​Erguido em 1975 pelo artista Luiz Carlos Nascimento, o Monumento da Integração fica situado na área central da cidade. A peça faz a conexão entre importantes corredores de Petrolina, inclusive, a Avenida da Integração. A obra é composta por onze colunas que representam os bairros petrolinenses dos anos 70. O artista montou a estrutura de maneira que vista de cima lembre também o formato de uma rosa. 


FOTO: Jonas Santos
 

TEATRO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO

Um encontro da história, do teatro e dos patrimônios com jovens estudantes da rede pública, é o foco principal do projeto “Navegando na Canoa, uma viagem no patrimônio histórico e cultural de Igarassu, que é voltado para a preservação e valorização da memória cultural de uma das cidades mais antigas de Pernambuco.

A atividade compreende um percurso que faz os alunos, de 32 escolas contempladas, visitarem o Sítio Histórico. Recebidos por Brites de Albuquerque e Dom Duarte Coelho, personagens reais do Brasil Colônia, os jovens são guiados por um passeio pelos Patrimônios de Igarassu. Nesta caminhada, o historiador Jorge Paes Barreto realiza explanações sobre cada um dos elementos que compõem o Sítio. Ao final os alunos são encaminhados a um dos patrimônios que realizam uma visita as dependências, terminando com a apresentação do espetáculo “Igarassu Beleza que Encanta”.

Com 05 meses de duração, promovendo o conhecimento, apropriação, valorização da herança e consequentemente sua preservação, o Navegando, passara por patrimônios como o Convento de São Francisco, a Igreja de Santo Antônio, o Sobrado do Imperador, o Convento Sagrado Coração de Jesus, o Museu de Igarassu, a Igreja dos Santos Cosme e Damião, a Biblioteca Pública de Igarassu, a Casa de Câmara e Cadeia e a Sede do Maracatu Estrela Brilhante, com atividades que ocorrem todas as quartas-feiras, até 11 de outubro, nos horários da manhã e da tarde, com 50 alunos das escolas municipais e estaduais de Igarassu.

As escolas que tenham interesse em participar do projeto, podem entrar em contato com a produção, para agendar um passeio que ressalta a história do primeiro núcleo de povoamento do Brasil. O projeto é uma realização da Gas Produções - Grupo Teatral Ariano Suassuna, tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Sercretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e conta com o apoio da Prefeitura de Igarassu em parceria com as Secretarias de Educação e Secretaria de Turismo e Cultura.

Nesta semana o patrimônio visitado será a Igreja de Santo Antônio, que foi construída no século XVI. Quando das Invasões holandeses, foi atacado e permaneceu abandonado até à expulsão dos invasores em 1654. A sua reconstrução foi concluída em 1693. Trata-se de um monumento barroco rico em azulejos e foi tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde 1939.



Programação
Agosto: 16 e 23
Local: Igreja de Santo Antônio
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Agosto: 30
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 06
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 13 e 20
Local: Casa de Câmara e Cadeia
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Outubro: 04 e 11
Local: Museu de Igarassu
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h

Semana da Pessoa com Deficiência promove inclusão em Olinda

Ações voltadas para todos os públicos da cidade marcam o evento
Com ações integradas que têm como missão promover inclusão para a população olindense, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa no dia 22 de agosto. Organizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH); Saúde; Educação, Esportes e Juventude, a programação contará com eventos esportivos e profissionais para as pessoas com deficiência e levará informações aos terminais de ônibus e vias mais movimentadas da cidade, além de oferecer cursos sobre o assunto.
Nos dias 22 e 23 de agosto, membros das secretarias envolvidas estarão nos Terminais Integrados (TI) de Xambá e da PE-15 para panfletar e sensibilizar a população sobre a causa. Além disso, estarão sendo executadas ações no bairro do Carmo e no prédio da prefeitura.
No dia 25 de agosto será o dia D, quando a partir das 14h, na Praça do Carmo, uma mobilização irá oferecer atividades nas áreas de saúde, esportes e educação. O público também terá acesso ao Cartão Vem e o laudo da Classificação Internacional de Doenças (CID), documento obrigatório para contratação de colaboradores com deficiência.