Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

14º Congresso do PSB Estadual acontece dia 27 de agosto

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) convida toda sua base para o 14 Congresso Estadual, que vai eleger o Diretório Estadual para o próximo triênio.

Local:
Recife Praia Hotel, avenida Boa Viagem, Pina, Recife
Data: 27 de agosto
Horário: 8h


Camelo do Seguro faz convite para entrega de título de cidadão ao ex-governador Roberto Magalhães


Sábado tem ABC Paulista X Atlético Clube Goiana no SESI de Paratibe




ABC Paulista entra com o pé direito no Campeonato Pernambucano de Futsal

O ABC Paulista deu um banho no João Alfredo por 7 x 4, no Municipal de João Alfredo, no município do Agreste do Estado de Pernambuco. Os gols foram de Andesson (4) e Zanata (3), totalizando 7. "Foi ótimo, temos jogadores de nome e renome representando a nossa camisa", comentou o técnico Néo.

A diretoria do ABC comemorou a abertura e anunciou novos nomes. O pivô Antônio Carlos (capacete) e o ala Flaviano, ambos ex-Tigre de Garanhuns. Eles carregam a experiência da Taça Brasil, Campeonato Pernambucano e Brasileiro.

A abertura do time paulistense deixou aquele gostinho de quero mais na próxima partida.




Patrocínio do ABC





Apoio









Direção do ABC Paulista
Julierne Soriano
João Batista
Rildo Batista



Fábio Barros faz balanço da Campanha Por Mais Segurança Pública ao líder do Governo na Alepe


O presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista - PE, Fábio Barros (PSB), fez um balanço da Campanha Por Mais Segurança Pública, com 16 mil assinaturas coletadas de moradores, ao deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). A reunião aconteceu nessa quarta-feira (23.08), no gabinete do deputado.

Segundo o vereador Fábio Barros, o objetivo foi esclarecer ao líder do Governo na Assembleia Isaltino a necessidade de ter um batalhão exclusivo no Paulista, através de um abaixo-assinado. “Buscar o envolvimento da liderança do Governo, que está antenado com a temática de segurança pública no estado, só traz o fortalecimento da campanha no município”, explicou.

No final do encontro com o deputado Isaltino Nascimento, Fábio falou da importância do diálogo, principalmente na perspectiva das políticas estaduais para a Região Metropolitana do Recife (RMR), e que novos encontros sejam realizados.


Ascom Fábio Barros

TEATRO É UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO COM ALUNOS DE IGARASSU

Projeto contempla 32 escolas do município, fazendo um resgate da memória cultural e da importância da preservação

Um encontro da história, do teatro e dos patrimônios com jovens estudantes da rede pública municipal e estadual, é principal foco do projeto“Navegando na Canoa, uma viagem no patrimônio histórico e cultural de Igarassu, voltado para a preservação e valorização da memória cultural do município, uma dos mais antigos de Pernambuco. As atividades, que acontecem até o dia 11 de outubro, compreendem num passeio pelo Sítio Histórico com alunos oriundos de 32 escolas. 

Com cinco meses de duração, as visitações ocorrem todas as quartas-feiras, nos horários da manhã e da tarde, com 50 alunos, onde é promovido o conhecimento, a apropriação, a valorização da herança e consequentemente sua preservação, passando por patrimônios como o Convento de São Francisco, a Igreja de Santo Antônio, o Sobrado do Imperador, o Convento Sagrado Coração de Jesus, o Museu de Igarassu, a Igreja dos Santos Cosme e Damião, a Biblioteca Pública de Igarassu, a Casa de Câmara e Cadeia e a Sede do Maracatu Estrela Brilhante.

Recebidos por Brites de Albuquerque e Dom Duarte Coelho, personagens reais do Brasil Colônia, os jovens são guiados e o historiador Jorge Paes Barreto realiza explanações sobre cada um dos elementos que compõem o Sítio. Ao final, os alunos são levados até um desses patrimônios, realizando uma visita nas dependências que culmina com a apresentação do espetáculo “Igarassu Beleza que Encanta”.

Nesta semana o patrimônio visitado será a Igreja de Santo Antônio, um monumento barroco rico em azulejos, que foi construída no século XVI. Quando das Invasões Holandesas, foi atacada e permaneceu no abandono até à expulsão dos invasores em 1654, tendo sua reconstrução concluída em 1693. A Igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, desde 1939.

O projeto Navegando na Canoa é uma realização do Grupo Teatral Ariano Suassuna - GAS Produções, com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Sercretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e conta com o apoio da Prefeitura de Igarassu, em parceria com as Secretarias de Educação e de Turismo e Cultura.

Programação
Agosto: 16 e 23
Local: Igreja de Santo Antônio
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.
Agosto: 30
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 06
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 13 e 20
Local: Casa de Câmara e Cadeia
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Outubro: 04 e 11
Local: Museu de Igarassu
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h
Contatos:
GAS Produções:
André Ramos – 9.9592.2288

Albanita Almeida – 9. 8765.6633 

Novo curso de extensão em Astronomia da FEI discute a origem e o fim do universo

O curso abordará questões sobre vida extraterrestre, Big Bang, sistemas planetários e solar e formação de estrelas incluindo aulas práticas de observação do céu com lunetas e telescópios
A Astronomia é uma das áreas do conhecimento que mais despertam a atenção e a curiosidade das pessoas. Afinal de contas, quem nunca se perguntou, por exemplo, sobre a origem do universo, se há vida extraterrestre e qual será o fim do mundo? Pensando em estimular a reflexão sobre tais questões, o Centro Universitário FEI lança o curso de extensão em Astronomia, voltado para estudiosos e curiosos sobre o tema. As inscrições vão até 28 de agosto.

"A Astronomia é a mãe das ciências e, por ter um caráter contemplativo, desperta a curiosidade pelas coisas. Logo, o estudo desta área abre a mente das pessoas tornando-as mais questionadoras", destaca o professor e coordenador do curso, Cássio Barbosa.

Com carga horária de 45 horas distribuídas em 18 encontros, o curso abordará questões sobre vida extraterrestre, Big Bang, sistemas planetários e solar e formação de estrelas incluindo aulas práticas de observação do céu com lunetas e telescópios.

O curso destina-se a um público geral, compreendendo alunos de graduação e de pós-graduação, professores e alunos da educação básica e da educação superior, jornalistas que atuam na área de divulgação científica e membros da comunidade interessados no assunto. Não há pré-requisitos.
As aulas serão ministradas pelo professor Cássio Barbosa, um dos principais especialistas sobre o assunto no Brasil. Mestre em Astrofísica, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Cássio é estudioso sobre o tema desde os 12 anos. Além disso, foi um dos fundadores do Clube de Astronomia de Brasília, em 1986, e mantém há dez anos uma coluna semanal sobre o assunto no portal G1. Atualmente, o docente faz parte de comitês científicos dos principais projetos astronômicos do país.

Mais informações e inscrição, acesse: www.fei.edu.br

Serviço - Curso de extensão em Astronomia
Inscrições: Até 28/08
Valores: 5 parcelas de R$220 para alunos FEI e R$ 250 para público externo
Início: 01/09
Término: 17/11
Carga horária: 45 horas distribuídas em 18 encontros de 2,5horas
Dias das aulas: às terças e às sextas das 19h10 às 21h50 com intervalo de 10 minutos
Local: Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo branco, 3972 – São Bernardo do Campo, São Paulo.
Site: www.fei.edu.br
Sobre o Centro Universitário FEI
Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.
Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

Armando diz que Congresso contribuirá para retomar crescimento



O senador Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou, nesta quarta-feira (23), em debate no 28º Congresso Aço Brasil, em Brasília, que vários projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional podem contribuir para aumentar a produtividade e a eficiência da economia brasileira, essencial, na sua visão, à retomada do crescimento quando a recessão for superada. 
 
Segundo Armando, a produtividade da economia brasileira, que cresceu apenas 0,68% anuais, em média, entre 1990 e 2010, é um problema sistêmico. Como tal, ainda de acordo com o senador, só pode ser combatido aumentando-se a eficiência de forma disseminada, tanto na área tributária como no crédito, na infraestrutura, na educação e na inovação tecnológica.
 
No debate do encontro da indústria siderúrgica sobre as limitações à competividade no Brasil, Armando Monteiro citou algumas iniciativas em tramitação no Congresso que podem contribuir para ampliar a produtividade. O senador mencionou, entre outras, a reformulação do PIS-Cofins e do Cadastro Positivo e a instituição da duplicata eletrônica.
 
Armando declarou acreditar que deverão dar resultados na melhoria da competitividade as discussões do grupo de trabalho que preside, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sobre reformas microeconômicas, que passam por medidas de desburocratização e facilitação dos investimentos privados.  

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Paulista avança nas ações para garantir mais segurança no município

Com o propósito de debater ações que miram o combate à violência e a criminalidade na região metropolitana do Recife, foi criado o Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS). Essa articulação é uma parceria entre as secretarias de segurança pública dos seis municípios do litoral norte com a secretaria de desenvolvimento social do estado, para conservar a integridade cidadã, viabilizando projetos e atividades que propagam a paz.

O lançamento da iniciativa aconteceu nesta sexta-feira (18.08) em Itapissuma, tendo a presença das cidades do Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e também de Araçoiaba e contou com a participação de todos os secretários da defesa civil dos municípios envolvidos, além do prefeito anfitrião José Bezerra Tenório Filho.

Paulista no ano passado já tinha dado um importante passo no âmbito da segurança pública, com a instalação da Central Integrada de Monitoramento (CIS), sendo inclusive pioneira no estado de Pernambuco. Essa Central é comandada por dois guardas municipais, dois policiais militares, um supervisor e dois agentes do COPON. Eles atuam observando o que acontece nas entradas dos bairros, principais praças da cidade, pontos de comércio e importantes vias do município, acionando viaturas próximas a esses locais, caso for necessário.

Paralelo a isso, também foi criado o aplicativo “Paulista Conectada”, que serve para fazer a mediação entre a população paulistense e o CIS, alertando o centro de segurança sobre atos criminosos ou situações de emergência em nosso município. Essa ferramenta usada da maneira correta, garante um amparo maior aos moradores do Paulista. O download do App pode ser feito pela loja virtual do seu celular e é gratuito.

O secretário da Defesa Civil e Segurança Cidadã do Paulista Manoel Alencar, afirmou que não só a região metropolitana ganha com essa iniciativa, mas Pernambuco como um todo. “Na hora que os municípios se unem para discutir políticas de prevenção às drogas e combate à violência, o estado inteiro ganha com isso”, concluiu.

O titular da pasta também comentou sobre a proposta de criação de um novo batalhão da polícia militar para atender alguns municípios. “Na reunião também discutimos a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar, que atenderia Abreu e Lima, Araçoiaba, entre outras cidades da região metropolitana norte do Recife”, adiantou Alencar. Isso desafogaria a demanda do 17º BPM que se encontra em Paulista.

Unidade de Saúde de Arthur Lundgren II recebe ações de inclusão social

Em comemoração à semana da pessoa com deficiência, a Unidade de Saúde da Família de Arthur Lundgren II recebeu serviços de saúde e cidadania na manhã desta terça-feira (22.08).  A ação foi organizada pelo Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Paulista (COMID) em parceria com as Secretarias de Mobilidade, Saúde e Políticas Sociais, teve o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade em relação às necessidades da pessoa com deficiência.

O evento contou com  profissionais da Saúde e da Mobilidade dando dicas para que as pessoas com deficiência tenham conhecimento de seus direitos, reafirmando os serviços oferecidos pelo município. Ainda dentro da programação, alunos da Rede Municipal de Ensino realizaram apresentações de dança.

Maria Teixeira, mãe de Wandersson Teixeira, que nasceu com síndrome de Down, contou que o filho estuda na Rede Municipal de Ensino do município desde os seis anos, e que a estrutura da escola foi importante para o desenvolvimento do rapaz.

Uma das conselheiras do COMID Luciene Martins reforçou a importância da ação.  O objetivo maior é conscientizar e sensibilizar a sociedade das necessidades que as pessoas com deficiência para que elas tenham um melhor padrão de vida, uma melhor qualidade de vida.”

PROJETO JARDINEIRA DO CONHECIMENTO CONTEMPLA ALUNOS DO PAULISTA COM VISITAS A PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO ESTADO


A Secretaria de Educação do Paulista promoveu, na manhã desta terça-feira (22.08), o lançamento do projeto Jardineira do Conhecimento. Esta ação acontecerá ainda nos dias 23, 25 e 29 de agosto, abrange os alunos dos 6º e 7º ano da rede municipal e garante acesso ao Museu Cais do Sertão, Paço do Frevo e Sinagoga Kahalzur Israel, no bairro do Recife Antigo. Um ônibus adaptado para passeios turísticos leva a garotada para conhecer novos espaços de aprendizagem e interação com elementos do patrimônio histórico e cultural de Pernambuco. 

Os alunos contemplados neste primeiro dia estão matriculados nas escolas municipais Susie Regis, no bairro de Jaguarana, e Governador Miguel Arraes, no bairro do Janga. Eles foram ao Paço do Frevo para conhecer a história do ritmo, e aprenderam passos básicos da dança. Antes da visita, ainda durante o trajeto os estudantes tiveram uma aula sobre a história do Estado. Cerca de 80 alunos participaram da ação.

Para a aluna da Escola Municipal Susie Regis, Lívia Celestina, o aprendizado desenvolvido na visita vai aprimorar seu conhecimento. “Nunca tive a oportunidade de conhecer a historia do Estado, e o frevo como um todo. Vou levar o que aprendi para a vida”, disse a estudante do 7º ano.

Segundo o secretario de educação, Calos Ribeiro Junior, a gestão vem desenvolvendo atividades extraclasses para colaborar com crescimento dos estudantes. “A Jardineira veio para contribuir para o aprendizado dos alunos da rede de ensino do Paulista. Através deste projeto eles terão a oportunidade de conhecer o Estado onde vivem, começando pela Capital. Isso vai aumentar o interesse deles pelo conhecimento e pelo turismo”, avaliou.

O programa lançado é mais um projeto da gestão Junior Matuto, que vem investindo na aprendizagem dos estudantes. De inicio, 450 crianças serão beneficiadas pela Jardineira do Conhecimento. A iniciativa continua contemplando os alunos da rede. 

COMO SE PREPARAR PARA RECEBER UM FILHO ADOTIVO

O Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP) realiza neste sábado (26.08), às 15h, uma palestra destinada aos pais e pretendentes à adoção. A psicóloga e coordenadora do GAAP, Sandra Furtado, abordará o tema: "As expectativas e perspectivas da adoção: os desejos, ansiedade e o preparo para a chegada do filho". O evento será promovido no auditório do Ministério Público de Pernambuco, na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Centro, Paulista. A entrada é gratuita. 

Pesquisa Origem Destino: Paulista volta a liderar percentual de questionários respondidos

Em mais uma reunião com os gestores municipais, a equipe do Grande Recife Consórcio de Transportes apresentou dados atualizados sobre a pesquisa “Origem Destino” e a cidade do Paulista conseguiu retomar a liderança no percentual de respostas, agora com 43,97%. Nos últimos sete dias, o município conquistou mais 463 replicas. O objetivo é conseguir 4.649 devoluções. A prefeitura já atingiu a marca de 2.044 retornos, cumprindo desta maneira quase metade da missão.

Esse estudo busca colher dados para estruturar melhorias no transporte público e na mobilidade do nosso município. A meta da pesquisa é identificar como a população se desloca de casa para o trabalho, para o estudo ou outros centros importantes como comércios e serviços. Através dos resultados, o poder público irá desenvolver ações com foco nas necessidades dos cidadãos, como novas linhas de ônibus, por exemplo.

Conforme exigência da lei de mobilidade urbana, esses dados devem ser entregues até a data prevista, caso isso não aconteça, a prefeitura ficará impossibilitada de receber recursos federais para projetos no setor. Por isso sua participação é indispensável. Respondendo o senso, você estará contribuindo de maneira direta com plano de mobilidade do município. Não perca tempo e faça já sua parte. Aqui estamos disponibilizando o link da pesquisa (http://icps0517.recife.pe.gov.br/node/add/pesquisa-origem-destino-2016). É gratuito e não demora três minutos. 

Paulista recebe visita de gestores da saúde de Camaragibe



A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, recebeu na manhã desta quarta-feira (23.08), a visita de gestores do município de Camaragibe para apresentar o funcionamento de trabalho de assistência às crianças com microcefalia do município. Durante a reunião, a equipe do Paulista aproveitou a oportunidade para apresentar outros programas da pasta que podem servir de referência para a cidade de Camaragibe. O encontro aconteceu na Secretaria de Saúde, na Praça João XXIII, no Centro.

O Secretário de Saúde de Camaragibe, Eli Farias, fez questão de acompanhar de perto a estrutura do trabalho realizado pela Prefeitura do Paulista com as crianças com microcefalia. Eles vieram até aqui para ver de perto o funcionamento e trocar conhecimento para agregar a realidade do seu município. Além da estrutura da microcefalia, a secretária Fabiana Bernart também apresentou aos gestores outros três programas destaques no município: o Olhar Paulista, Remédio em Casa e o ITablet, sendo dois deles premiados no Congresso Nacional dos Secretários de Saúde.

“O Município vem tentando fazer um trabalho diferenciado em Pernambuco. Já temos alguns destaques em alguns programas específicos. Por esta razão é importante que haja sempre uma proposta de troca e compartilhamento de conhecimento. Se Paulista tem um benefício que de alguma forma está tendo algum impacto, atingindo a população, porque não compartilhar este serviço com outros municípios e vice-versa”, afirmou Fabiana Bernart.

O Secretário de Saúde de Camaragibe, Eli Farias, também comentou sobre a importância do encontro: “Reuniões como esta são muito importantes. A interação entre os municípios nos faz crescer mutuamente e melhorar nossos serviços. O trabalho de Paulista está de parabéns, além do trabalho de assistência às crianças com microcefalia, pudemos conhecer alguns outros programas como o Remédio em Casa e o Olhar Paulista. Depois desta conversa nós já estamos pensando em colocar em prática em Camaragibe”, ressaltou.

Também participaram da reunião a Coordenadora de Atenção Básica de Camaragibe, Hubiany Miranda e a coordenadora de Microcefalia Albanete Salvino.

Secretários das prefeituras do Litoral Norte se reúnem para avaliar Fórum de Segurança

Com o intuito de discutir e avaliar sobre o Fórum de Segurança Cidadã dos municípios do Litoral Norte, um encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (23.08), na Secretaria da Casa Civil do Estado de Pernambuco. Na ocasião, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, esteve reunido com o secretário-executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social do Estado, o ex-prefeito Yves Ribeiro, além de representantes dos municípios de Abreu e Lima e Itapissuma.

No encontro, foram discutidas algumas questões que em Paulista já estão na pauta desde a realização do Fórum Comunitário de Segurança, como a prevenção nas escolas. “O prefeito Junior Matuto é adepto da prevenção, e nosso intuito é implantar uma companhia de prevenção contra as drogas e a violência entre Olinda e Paulista, abrangendo ainda os municípios de Abreu e Lima, Itapissuma, Itamaracá, Igarassu e Araçoiaba”, explicou Alencar.

De acordo com o secretário, ainda nesta primeira reunião de avaliação do que foi conduzido durante o fórum, foram discutidos os principais pontos positivos e negativos e um novo encontro foi marcado para acontecer na próxima sexta-feira (25.08), na Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista.

“Acertamos para discutir e por em prática algo concreto, que seria a implantação da patrulha escolar, com o município bancando uma patrulha, e o Estado bancando duas patrulhas, como uma contrapartida do Estado na fomentação das políticas de segurança de prevenção no município”, concluiu o secretário.

Central de Transportes e gestão do Mercado de Paratibe entram na pauta da reunião de monitoramento

Nesta quarta-feira (23.08), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve com a equipe da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais em mais uma reunião de monitoramento de metas da gestão. Na oportunidade, o gestor municipal conferiu o andamento de duas ações estratégicas da pasta: a Central de Transportes e o modelo de gestão do Mercado de Paratibe. As metas analisadas devem sair do papel nos próximos meses, possibilitando que a gestão municipal economize recursos e potencialize a economia local. 


Com a Central de Transportes, o uso da frota municipal será otimizado, economizando combustíveis, e garantindo um plano de manutenção preventiva nos veículos. Ainda será possível reduzir despesas operacionais com o gerenciamento de rotas e o controle de multas por condutores. Atualmente, o uso dos veículos é descentralizado, cada secretaria municipal adota um procedimento para o uso dos automóveis.

Já o modelo de gestão que será adotado no Mercado de Paratibe, que recebeu o nome de Governador Eduardo Campos, vai potencializar a economia e dinamizar os serviços oferecidos no local. A ideia é otimizar questões ligadas a estrutura, organização de normas, segurança, entre outros. Para dar certo, ele será colocado em prática por profissionais que se baseiam na metodologia PDCA (planejar, executar, verificar e agir). 

Após a reunião com o prefeito, o secretário municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues, avaliou o andamento do trabalho como positivo. “Tivemos uma reunião muito proveitosa, onde tivemos a oportunidade de compartilhar detalhes sobre esses dois projetos importantes da gestão do prefeito Junior Matuto. Temos certeza que eles vão ajudar a gestão municipal a reduzir despesas para poder investir em ações estratégicas”, destacou Rodrigues.

O prefeito Junior Matuto falou da importância das duas ações para melhorar a qualidade de atendimento aos munícipes. “Sempre peço aos nossos colaboradores que busquem ações de governo que otimizem os serviços oferecidos à população e também traga economia aos cofres públicos. Então, centralizar e padronizar a frota dos veículos é uma questão administrativa interna, mas que se reflete na melhoria dos serviços. Já um modelo administrativo do nosso Mercado, trás uma proposta moderna e dinâmica para não deixar a qualidade de atendimento cair. Fiquei satisfeito com o que vi hoje. Vamos implantar o mais rapidamente possível as duas ações” adiantou Junior Matuto.

Paulista prepara estrutura para receber evento de inclusão de deficientes no mercado de trabalho


Quando o professor de Braile Cláudio Albino, que é cego, batia na porta de uma empresa, a procura de um emprego, ouvia do empregador sempre a mesma pergunta: “você trouxe uma carta de algum órgão do governo garantindo que eu te contrate?”. Hoje, Claudio faz parte do COMID, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Paulista, e está colocado na Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista. “Parecia que os empresários só contratavam obrigados. Mas, hoje, com toda esta luta por inclusão social da pessoa com deficiência, acredito que a conquista de um emprego deve ficar mais fácil”, avalia Cláudio.
Para fazer esta ponte entre o mercado de trabalho e a mão de obra de Pessoas com Deficiência (PCD), a Prefeitura do Paulista esta fechando uma parceria com o Ministério do Trabalho e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), para promover um encontro entre a demanda de mão de obra e as vagas de trabalho, numa feira que acontece dia 29 de setembro, no Shopping North Way, Centro da cidade, das 08 às 17h.
Nesta quarta-feira (23.08), três reuniões ocorreram entre gestores da prefeitura e os técnicos das instituições envolvidas, para definir a organização e o fluxo do evento. O primeiro encontro, contou com a participação do superintendente do Ministério do Trabalho em Pernambuco, Geovane Freitas, que saiu do encontro com a garantia do prefeito Junior Matuto de que a gestão não medirá esforços para garantir o êxito da ação. “Sabemos da importância de uma feira como esta, que proporciona o encontro entre o possível empregado e o empregador. Orientei minha equipe de colocar à disposição tudo que for necessário para que esta feira seja um sucesso e empregue o maior numero de pessoa com deficiência em nossa cidade. Afinal, quem tem emprego vive com mais dignidade”, assegurou Junior Matuto.
A segunda reunião aconteceu à tarde, na Secretaria de Politicas Sociais e Esportes, onde os secretários de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, e o executivo de Desenvolvimento Econômico, Íkaro Guimarães, reuniram os técnicos que estarão envolvidos na ação para organizar o modelo e a estrutura do Dia D da empregabilidade da pessoa com deficiência. De acordo com o coordenador de fiscalização da Pessoa com Deficiência do Ministério do Trabalho, Fernando Sampaio, Paulista dispõe de mais de 300 vagas destinadas às PCDs, este numero é definido a partir do número de empregados com uma empresa possui. “O percentual de vagas de emprego para PCD é entre 2% a 5%. Se uma empresa tem de 10 a 200 empregados, deve disponibilizar 2%; se tem 201 a 500, a reserva é de 3%; de 501 a 1000, 4%, acima de 1000, 5%, então, temos que lutar para sensibilizar os empresários da conquista social que é empregar uma pessoa com deficiência”. Concluiu Fernando.
Na sequência, aconteceu o encontro entre as entidades ligadas às pessoas com deficiência, como o Comid, que ficaram com a responsabilidade de mobilizar e garantir a presença das pessoas com deficiência na Feira. Para Luciene Martins, integrante do Comid, um dos entraves na empregabilidade das PCDs é o receio de ao se empregarem, perderem o beneficio que possuem. “Não é isso que acontece. Enquanto estão empregadas, os benefícios são suspensos, mas quando ficam sem o vinculo empregatício, voltam a receber o beneficio. Nossa luta é para garantir trabalho para as pessoas com deficiência, sem perder nenhum direito”, afirmou Luciene.

Paulista avança nas ações para garantir mais segurança no município

Com o propósito de debater ações que miram o combate à violência e a criminalidade na região metropolitana do Recife, foi criado o Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS). Essa articulação é uma parceria entre as secretarias de segurança pública dos seis municípios do litoral norte com a secretaria de desenvolvimento social do estado, para conservar a integridade cidadã, viabilizando projetos e atividades que propagam a paz.
O lançamento da iniciativa aconteceu nesta sexta-feira (18.08) em Itapissuma, tendo a presença das cidades do Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e também de Araçoiaba e contou com a participação de todos os secretários da defesa civil dos municípios envolvidos, além do prefeito anfitrião José Bezerra Tenório Filho.
Paulista no ano passado já tinha dado um importante passo no âmbito da segurança pública, com a instalação da Central Integrada de Monitoramento (CIS), sendo inclusive pioneira no estado de Pernambuco. Essa Central é comandada por dois guardas municipais, dois policiais militares, um supervisor e dois agentes do COPON. Eles atuam observando o que acontece nas entradas dos bairros, principais praças da cidade, pontos de comércio e importantes vias do município, acionando viaturas próximas a esses locais, caso for necessário.
Paralelo a isso, também foi criado o aplicativo “Paulista Conectada”, que serve para fazer a mediação entre a população paulistense e o CIS, alertando o centro de segurança sobre atos criminosos ou situações de emergência em nosso município. Essa ferramenta usada da maneira correta, garante um amparo maior aos moradores do Paulista. O download do App pode ser feito pela loja virtual do seu celular e é gratuito.


O secretário da Defesa Civil e Segurança Cidadã do Paulista Manoel Alencar, afirmou que não só a região metropolitana ganha com essa iniciativa, mas Pernambuco como um todo. “Na hora que os municípios se unem para discutir políticas de prevenção às drogas e combate à violência, o estado inteiro ganha com isso”, concluiu.
O titular da pasta também comentou sobre a proposta de criação de um novo batalhão da polícia militar para atender alguns municípios. “Na reunião também discutimos a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar, que atenderia Abreu e Lima, Araçoiaba, entre outras cidades da região metropolitana norte do Recife”, adiantou Alencar. Isso desafogaria a demanda do 17º BPM que se encontra em Paulista.

Paulista promove formação sobre inclusão das pessoas com deficiência nas escolas municipais

Com o objetivo de promover uma formação continuada na rede de ensino Paulista, e preparar os professores para um acolhimento mais adequado às pessoas com deficiência, a secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (22.08), uma palestra que teve como tema “Deficiente sim. Ineficiente, não!”, ministrada pela coordenadora de Educação Especial Bernadete Brandão.

No discurso de abertura, o secretário de Educação Carlos Junior ressaltou a importância dos resultados alcançados através de um atendimento especializado oferecido aos alunos que possuem algum tipo de deficiência. “Estamos trabalhando para quebrar barreiras e vencer as dificuldades e o preconceito que algumas instituições escolares têm em receberem um aluno com deficiência pelo receio em não ter um acolhimento adequado. Nós enxergamos essa preocupação. Os professores são de grande importância para o desenvolvimento dos alunos com deficiência. Estamos buscando soluções para que a escola ofereça o mínimo de acessibilidade a esses alunos”, enfatizou.
“Nós percebemos que o fracasso escolar não está atrelado por causa da deficiência. O fracasso está atrelado às barreiras que o aluno enfrenta durante toda a sua vida. O que buscamos é a flexibilização em sala de aula. Não tem receita para a inclusão. o papel do professor diante do estudante é quebrar essas barreiras. As barreiras devem ser dirimidas. O professor precisa  compreender que além de ser um orientador, ele é um facilitador nos caminhos da aprendizagem”, disse Bernadete Brandão, coordenadora da Educação Especial.
Atualmente, 530 estudantes com deficiência estão matriculados nas escolas do município. A rede pública de ensino oferece 18 salas de atendimento no contra turno com equipe fixa. Esse grupo conta com o auxílio de 21 professores exclusivos e 110 apoios. Os profissionais estão vinculados à Coordenação de Educação Especial, departamento que foi criado na gestão do prefeito Junior Matuto.
O evento aconteceu no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo, e contou com a participação dos professores do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental. A iniciativa faz parte das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência.