Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

COMÉRCIO: Em resposta a Fernando Bezerra, OMC diz que mudanças climáticas entram na pauta da instituição

Brasília, 24/08/17 – A Organização Mundial do Comércio (CMO) está avançando no debate sobre o cumprimento das metas mundiais de proteção ao meio ambiente acordadas entre os países que integram a OMC e assinaram o chamado “Acordo de Paris”, durante a 21ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Clima (COP-21). A afirmação é do diretor-geral da OMC, o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, em resposta a questionamentos feitos a ele, nesta quinta-feira (24), pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

“Há um reconhecimento de que o clima faz parte dos objetivos globais maiores, que os acordos da OMC não podem impedir um país de adotar ações que conduzem à preservação do meio ambiente”, disse Azevêdo. “Nossa precaução é, essencialmente, uma: a medida para proteger o clima ou a saúde humana ou o que quer que seja não pode ser, no fundo, uma medida protecionista disfarçada”, completou o diretor-geral da instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial.

Conforme observou Fernando Bezerra, é importante que a OMC defina instrumentos para facilitar o cumprimento do Acordo de Paris – um tratado assinado em dezembro de 2015, na capital francesa, com medidas globais (até 2020) para a redução da emissão de gás carbônico no planeta. “O Acordo propõe uma mudança na matriz energética dos países, o que certamente terá implicações profundas nas trocas comerciais entre as nações”, ressaltou. “Se vamos abandonar o combustível fóssil, por exemplo, em busca de uma matriz mais limpa, isso vai ter repercussões nas trocas comerciais, na produção industrial dos países”, acrescentou o líder do PSB no Senado, que foi presidente e relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional em 2015 e 2016, respectivamente.

De acordo com Roberto Azevêdo, as regras da Organização Mundial do Comércio têm flexibilidade para permitir que os países apliquem ou atinjam metas ambientais sem violarem as normas comerciais. Segundo ele, a jurisprudência da OMC “está evoluindo no sentido de colocar o tema do clima dentro das discussões da Organização relacionadas a recursos naturais.“Se a medida não é um protecionismo disfarçado, há uma ampla margem para a adoção de ações e políticas públicas direcionadas a esses princípios cardinais, que são maiores do que o tema comercial”, afirmou o diretor-geral da OMC.

Após a audiência pública na CRE do Senado – cujo tema do debate foi “A OMC e as perspectivas comerciais no atual cenário das Relações Exteriores” – o senador Fernando Bezerra Coelho esteve no Plenário da Câmara dos Deputados, onde são realizadas as sessões conjuntas do Congresso Nacional.

Muito além das fibras: alimentos integrais apresentam maior quantidade de vitaminas e minerais

aiba mais sobre as propriedades nutricionais destes produtos e conheça alguns mitos e verdades em relação ao seu consumo
O interesse por alimentos integrais vem aumentando à medida que as pessoas procuram adotar hábitos de vida mais saudáveis. O que pouco se fala é que além de ricos em fibras, estes produtos também se destacam por serem fontes de outros nutrientes que estão diretamente relacionados aos cuidados e à manutenção da saúde.
Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), explica que por conservarem a totalidade do cereal – que não passou pelo processo de refinamento – esses alimentos apresentam maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, que se concentram na casca e no gérmen do grão.
Por ser um tema bastante procurado nos dias de hoje, a nutricionista lista os principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira:
Alimentos integrais possuem apenas maior quantidade de fibras e proteínas?
MITO! Além das fibras e proteínas, esses alimentos apresentam maior quantidade de vitaminas e minerais. Temos como exemplos as vitaminas dos complexos B e E, que ajudam nos processos de metabolismo do organismo, contribuem para o bom funcionamento do cérebro, melhoram a saúde da pele e do cabelo e atuam como antioxidante na diminuição de radicais livres, retardando o envelhecimento precoce das células. Além disso, encontramos neles alguns minerais, como o zinco, que colabora com o bom funcionamento de neurotransmissores que se comunicam com o corpo e também combate os radicais livres, e o manganês, que auxilia no crescimento e na metabolização de carboidratos, proteínas e gorduras.
As chamadas "gorduras boas" fazem parte da composição nutricional de alimentos integrais?
VERDADE! Estes produtos contêm boas quantidades das chamadas gorduras boas, como ômegas 3 e 6. Elas ajudam na manutenção dos níveis de colesterol no sangue, favorecendo a saúde do coração e podem auxiliar na diminuição de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Os integrais podem ajudar na prevenção de algumas doenças.
VERDADE! As fibras favorecem o controle dos níveis de gordura no sangue e contribuem positivamente para melhores níveis glicêmicos, principalmente após as refeições. Dessa forma, os alimentos integrais podem contribuir para redução do risco de doenças do coração e de diabetes, quando inseridos em uma dieta balanceada aliada a hábitos saudáveis de vida. Além disso, uma pesquisa recente mostrou que manter uma alimentação rica em cereais integrais pode aumentar a longevidade. O estudo realizado pelo periódico científico Circulation mostrou que o consumo de uma porção diária de 16g de grãos integrais reduz em 7% o risco de morte em geral, em 9% a probabilidade de morte por doença cardíaca e em 5% por câncer.
Alimentos integrais emagrecem.
MITO! A quantidade de calorias destes produtos não necessariamente é menor, quando comparados aos refinados.
Os integrais podem auxiliar no controle (manutenção) do peso corporal por promoverem maior saciedade e retardarem a sensação de fome. Mas isoladamente não são suficientes para provocar emagrecimento.
Integrais são recomendados para pessoas que têm pressão alta.
VERDADE! Hoje, a dieta DASH (sigla do inglês que significa, em livre tradução, Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) é indicada no tratamento de pacientes com pressão alta, por estimular, principalmente, o consumo de verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais, devido à alta quantidade de fibras, vitaminas e minerais presentes nesses alimentos.
Alimentos integrais não podem ser consumidos por diabéticos.
MITO! Os diabéticos podem incluí-los no cardápio diário sim. As fibras presentes nos produtos proporcionam uma absorção de glicose mais lenta, favorecendo o controle das taxas de açúcar no sangue e reduzindo a sensibilidade à insulina. Vale lembrar que é sempre importante o diabético ter um controle nutricional com acompanhamento médico.
Os alimentos integrais contêm fitoquímicos.
VERDADE! Estes produtos contêm elementos químicos em sua composição encontrados em frutas, verduras, leguminosas, grãos, entre outros. Os fitoquímicos têm ação antioxidante, que auxiliam na diminuição do dano oxidativo e podem ajudar na redução do risco de doenças crônicas, como as do coração.

Brasil apresenta redução significativa na taxa de tabagismo

Além de ser prejudicial à saúde, é ruim para o bolso. Fumantes gastam em média 270 reais por mês
O Brasil registrou uma queda significativa no consumo de tabagismo diário, os homens saíram de 29% para 12%, já as mulheres de 19% para 8%, de acordo com a pesquisa da revista científica The Lancet, que analisou mais de 195 países no período de 1990 a 2015. A pesquisa foi financiada por Bill & Melinda Gates Foundation and Bloomberg Philanthropies.
No entanto, a redução do tabaco está sendo feita de maneira progressiva após muitas doenças e mortes serem associadas ao fumo. A alta taxa de fumantes fez com que órgãos públicos elegessem uma data em prol do combate mundial ao fumo, 29 de agosto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante deixar o tema sempre na ativa, pois o tabagismo é considerado um problema de saúde pública. Trata-se de uma das principais causas de mortes que podem ser evitadas.
O Dr. Marcos Samano, do Hospital Moriah, alerta que os riscos decorrentes do uso do tabaco são maiores que muitas pessoas imaginam. "Os milhões de brasileiros expostos ao cigarro estão propícios a desenvolver mais de 50 problemas de saúde que vão de problemas cardiovasculares como infarto, hipertensão arterial, derrame cerebral; passando por problemas pulmonares como enfisema e fibrose pulmonar e incluindo diversos tipos de cânceres como o de boca, de laringe e de pulmão, que por sinal, é o que mais mata", afirma.
De acordo com outro estudo da publicação científica The Lancet, o cigarro está ligado a uma em cada 10 mortes no mundo. "São números bem preocupantes e vale ressaltar sempre o quão mal faz à saúde fumar. Para se ter uma ideia, somente na fumaça do cigarro são encontradas mais de quatro mil substâncias tóxicas, sendo várias delas cancerígenas", alerta o médico.
Para incentivar a acabar com o vício, selecionamos 6 dicas básicas para iniciar a batalha contra o cigarro. Confira:
  • Peça ajuda a um especialista
Um médico experiente na cessação do tabagismo poderá ajudar a encontrar maneiras de parar de fumar de forma natural. Ele pode aconselhar métodos para driblar o vício que a nicotina causa afetando o cérebro. Além disso, é essencial contar com o apoio da família e amigos. Quanto mais incentivo melhor, pois a pessoa ficará engajada e determinada.
  • Tenha autocontrole
Sabemos que não é fácil parar de fumar e muito menos se controlar para não cair na tentação de fumar pelo menos um cigarro. Mas tenha isso como determinação, seja firme. É difícil mas valerá a pena, afinal, você se livrará de muitas doenças, além de economizar.
  • Pare gradualmente
Muitas vezes, parar de forma radical e ter autocontrole, como comentamos acima, é difícil. Mas você pode parar aos poucos e ir se livrando das toxinas. Conte quantos cigarros você fuma por dia, e coloque a redução como meta, que no dia seguinte será um a menos e assim sucessivamente.
  • Mude a sua rotina
Não temos formas mágicas para se livrar do tabagismo, mas atitudes simples auxiliam muito nesse momento. Então, evite lugares com fumantes, se você tem o hábito de fumar após um café, diminua também este hábito, ou qualquer outro que esteja relacionado a sua vontade de fumar.
  • Prepara seu físico
Uma das coisas que o cigarro causa é o cansaço e o sedentarismo. É a hora da virada! Pratique exercícios, esportes, caminhadas, danças, enfim alguma atividade que você goste e ocupe seu tempo além de cuidar de forma espontânea do seu corpo.
  • Substitua a vontade de fumar por alguma comida saudável
Mantenha ao seu alcance alguns alimentos quando sentir vontade de fumar. Seja uma bala sem açúcar, um copo de água, gengibre, suco, entre outros. Essa substituição diminuirá a sensação de fome que pode ser confundida, muitas vezes, com a vontade de fumar.

No Rio, Silvio conhece projetos da prefeitura e faz convite a Crivella para visita ao Recife

A cenário nacional, os desafios das prefeituras e dos Estados brasileiros e o fortalecimento do Partido Republicano Brasileiro (PRB) foram alguns dos temas abordados, nesta quinta-feira  (24), durante encontro do deputado Silvio Costa Filho, presidente da legenda em Pernambuco, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. O prefeito apresentou ao deputado pernambucano alguns projetos nas áreas de habitação, saneamento e segurança cidadã implantados em algumas comunidades do Rio.

No encontro,  também conheceu apresentou o convite para que o prefeito do Rio visite o Recife em outubro, por ocasião do encontro estadual do PRB pernambucano. “Crivella é um quadro de destaque nacional do partido, com atuação tanto no Parlamento quanto no Poder Executivo, e sua participação no encontro vai enriquecer o debate sobre a situação do País, de Pernambuco e do Nordeste”, justificou o deputado.

Hoje, o PRB pernambucano conta com dois deputados estaduais e 59 vereadores no Estado. Para o próximo ano, a meta é eleger de dois a três deputados federais e de três a quatro deputados estaduais, fortalecendo a bancada do partido.

Silvio volta ao Recife ainda nesta quinta-feira, e acompanha a agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco na sexta-feira e no sábado.

Histórias marcadas pela superação emocionam participantes do I Encontro das Famílias dos Estudantes com Deficiência do Paulista

Depoimentos emocionantes, histórias de vida e superação marcaram o evento promovido pela Secretaria de Educação do Paulista, dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu, na manhã desta quinta-feira (24.08), no Senac de Jardim Paulista, e reuniu pais, professores, gestores e alunos da rede municipal. A formação da mesa contou com a presença do prefeito Junior Matuto, do secretário da pasta, Carlos Junior, além do secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, da deputada Estadual, Laura Gomes, e dos vereadores Fabiano Paz e Eudes Farias.

Em um vídeo emocionante, as mães e personagens centrais do evento prestaram suas homenagens aos filhos, e contaram um pouco do seu sentimento e da vivência com os pequenos.

Um dos exemplos é da mãe Fernanda Machado, que falou sobre o amor para sua filha Maria Eduarda. “Um amor mais fortalecido por tudo que ela tem, por todas as dificuldades. Um amor realmente sem limites. Um amor de troca, ela é muito carinhosa e isso traz mais força pra nossa relação, para o nosso amor, que é inexplicável e imensurável. Realmente é sem tamanho. Sem igual”, declarou.

Além dela, Damiana Souza, que é mãe do aluno Oliver Clark, também foi uma das que levaram a emoção em suas palavras. “O amor que eu tenho pelo meu filho é uma coisa incondicional. Independente que qualquer coisa, todo dia eu aprendo uma lição nova com ele. É muito gostoso ver a superação dele todos os dias”, disse Damiana, que está na luta há oito anos para cuidar do filho que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – algo novo pra ela.


Dentre as mães que deram depoimento emocionado, Rosiane Nascimento também expressou seu amor pela pequena Mariana. “Eu vejo em Mari o amor de Deus revelado em mim, porque ela foi algo especial em minha vida. Então, eu me dou completamente por ela”, enfatizou Rosiane.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, destacou a importância acerca dos avanços das políticas para as pessoas com deficiência no Paulista. “Eu quero apenas fazer uma reflexão dos avanços que podem até não ser percebidos pela sociedade, mas os avanços estiveram presentes na política para as pessoas com deficiência nos últimos anos, e principalmente nesse período que culminou com algumas ações que vêm sendo trabalhadas”, disse o gestor.

Presente no evento, a deputada Laura Gomes ressaltou o papel do poder público e da sociedade na educação e no cuidado com a pessoa com deficiência. “Todo mundo tem a sua diferença. Todo mundo tem a sua deficiência. Então, essa primeira semana, esse primeiro encontro é importantíssimo, até porque a gente não pode jogar só para a escola este papel. Este papel também é nosso, é do Poder Público, é da escola, é do pai, é da mãe, é do amigo, é de todo mundo, porque eu não entendo isso como uma coisa ruim, entendo como positivismo, dentre tantos avanços que já temos”, declarou a parlamentar.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, ressaltou que esse é um dos compromissos que a gestão do prefeito Junior Matuto tem com a Educação no município. “Observamos que em todos os setores estamos andando bem, estamos avançando, estamos crescendo. Na educação especial não é diferente. Mas, o que é de fundamental importância é esse primeiro encontro das famílias, os pais que têm filhos com algum tipo de deficiência porque são eles que sabem o que é preciso. Cada um tem que ter um olhar diferenciado e nós precisamos discutir isso juntos. Temos que garantir essa inclusão”, disse o secretário.

O prefeito Junior Matuto aproveitou o evento para expressar sua alegria e satisfação pela consolidação de mais um compromisso com as pessoas. “Quero externar minha felicidade e dizer que cada dia que passa a gestão municipal vem exatamente consolidando os compromissos com a população, principalmente com os menos favorecidos. E aí, a secretaria de Educação também ser um instrumento de inclusão social, é pra gente muito gratificante”, finalizou Matuto.