Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

AtuaAção pela Igualdade promove empoderamento feminino às moradoras de Maranguape I

Com o objetivo de aumentar a autoestima e fortalecer o empoderamento feminino, o Programa AtuaAção pela Igualdade beneficiou as mulheres que residem em Maranguape I, em Paulista, nesta sexta-feira (25.08). A 26ª edição da iniciativa ocorreu na Rua 33, ao lado da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho. As participantes tiveram acesso à mamografia, aferição de pressão arterial, limpeza de pele, corte de cabelo, e orientações para manter a saúde bucal. Além palestras sobre a Lei Maria da Penha e programas de enfrentamento à violência.

A dona de casa Miriam Vicente, 53 anos, não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial e realizar o exame da mama. “Estou achando a ação muito boa porque nem sempre temos acesso aos serviços de saúde. Uma oportunidade boa para os moradores da área”, disse.

De acordo com a secretária Executiva de Política para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, desde o início das ações do Programa AtuaAção pela Igualdade, em 2013, mais de quatro mil mulheres já foram beneficiadas. “  É uma iniciativa que traz serviços de saúde e de embelezamento para perto das mulheres. O que buscamos é que as participantes se cuidem e se valorizam porque só assim conseguimos enfrentar a violência”, enfatizou.

 A ação faz parte da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Saúde, e teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Feira de artesanato reúne 50 expositores e traz orientações para os profissionais do ramo

O Casarão do Paulista North Way Shopping recebe no próximo dia 10 de setembro a feira de empreendedorismo Lulu’s Vip. O evento vai reunir o trabalho de 50 expositores de diferentes segmentos. Quem comparecer ao local, das 13h às 20h, também terá a oportunidade de tirar dúvidas com representantes do Conselho de Cultura – órgão que oferece apoio aos artesãos. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Feira de Empreendedor Local.

Na ocasião, o público vai poder conferir desfile de diferentes marcas e participar de diversos sorteios, realizados pela organização do evento. As pessoas poderão comprar calçados, peças de crochê, produtos de MDF, roupas e muitos outros produtos artesanais. Também será possível conhecer o trabalho de profissionais da área da beleza e degustar pratos gourmet.

Além de encontrar diversos tipos de produtos, a população ainda vai ter acesso a Sala do Empreendedor, que vai poder estabelecer uma parceria entre a sociedade civil e a gestão pública, dando informações para qualquer artesão que tenha algum tipo de dúvida sobre como proceder para tirar a carteira de identificação da categoria.

Os profissionais serão orientados, no local, sobre qual órgão procurar, quais são os documentos necessários e em quanto tempo a carteira pode ficar pronta. O público também poderá obter informações sobre nota fiscal e como se tornar um MEI (Micro Empreendedor Individual).

Lançado projeto de combate ao Bullying nas escolas do Paulista

Combater a prática do Bullying nas escolas municipais. Esse é o objetivo do projeto Prevenção Legal, que foi lançado pela Prefeitura do Paulista, nesta sexta-feira (25.08), no SENAC, na área central da cidade. A iniciativa, que faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Civil, vai atuar com o foco na prevenção, possibilitando que profissionais da rede de ensino participem de formações para coibir esse tipo de crime nas escolas da cidade.

A ideia é de que as medidas adequadas sejam tomadas quando algum caso acontecer. Por isso, agentes do Departamento de Polícia de Criança e do Adolescente (DPCA) estão envolvidos nesse trabalho. Eles ficaram responsáveis por compartilhar experiências, passar dicas e orientações sobre a Lei 13.185/15, que institui o programa de combate ao Bullying nas unidades de ensino do município. 

O trabalho preventivo teve início pela formação de gestores, supervisores e conselheiros escolares. O público-alvo foi composto por 180 profissionais. A diretora da Escola Municipal Susie Regis, Valdenize Honório, aprovou a formação. “Vamos sair daqui bem mais preparadas para lidar com essa situação na escola. Esse tipo de formação é muito importante para que possamos evitar essa prática”, disse a educadora, que é responsável por aproximadamente 300 estudantes.

Convidado para participar do lançamento do projeto, o titular da 1º Delegacia de Crimes Contra Crianças e Adolescentes e de Atos Infracionais do Paulista (DPCAI), Jorge Ferreira, destacou que a formação dos gestores escolares representa um grande passo. “Muitas vezes os diretores das escolas são os primeiros a saberem dos problemas dos estudantes. Por isso, é fundamental que eles tenham um olhar ainda mais sensível para a questão do Bullying”, frisou o delegado. Ele disse ainda que os diretores e vices devem procura à delegacia para informar essa prática se necessário.

Durante o discurso de abertura, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Jr, comentou que o projeto Prevenção Legal é mais uma ação da gestão do Junior Matuto na prevenção da violência nas escolas. “Nós temos investido em ações que trabalham a questão da prevenção à violência nas escolas, como o Propaz, Abraçando a Escola, o Proerd. Esse último, por exemplo, terá o reforço da Patrulha Escolar, com viaturas para atender a ocorrência nas unidades de ensino”, destacou o gestor, que elogiou o envolvimento do gerente de Gestão Escolar da pasta, Gleidson Alves de Farias na realização do evento. 

Almir Rouche se apresenta no Forró do Grupo Espírita da Paz, neste sábado (26)

O cantor Almir Rouche será uma das atrações do Forró do Grupo Espírita da Paz (GEP), que acontece neste sábado (26), às 20h, no espaço Letícia Recepções. No repertório, Almir entoará canções do frevo, como “Nas ondas do desejo” e “A praieira” e músicas do forró, como “A natureza das coisas”  e “Lua de mel”. Além do cantor, se apresentam Tribo Cordel, Felicidade Cordel e Léo Sanfoneiro. 

O ingresso custa R$ 20. O espaço Letícia Recepções fica na Rua Vicente Yanez Pinzon, nº 155, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho. Mais informações pelos telefones (81) 99735-0363 ou (81) 99994-4265. 

Em Paulista, Roberto Magalhães recebe título de cidadão


Em uma sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (25.08), o ex-governador de Pernambuco, Roberto Magalhães (DEM) recebeu o Título de Cidadão Paulistense das mãos do autor do requerimento, o vereador Camelo do Seguro. A solenidade aconteceu no Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista.  “Só tenho a agradecer a Deus mais uma vez por ter me dado a honra de poder viver esse momento e poder ser o autor desse requerimento ao qual se torna lei, de poder outorgar esse Título de Cidadão a essa pessoa tão respeitada, não só no meio político, mas como pessoa, como cidadão”, enalteceu o vereador Camelo.

Compondo a mesa que presidiu a sessão, esteve presente o seu correligionário e ex-governador Gustavo Krause, que também aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão ao município do Paulista pelo reconhecimento a Magalhães, como um exemplo a ser seguido.  “Ele viveu intensamente a vida pública. É um homem exemplar. Entrou, saiu e vai continuar limpo. Um exemplo para todos os políticos brasileiros”, ressaltou Krause.

Representando o executivo municipal, o vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, também destacou a importância desse título ser entregue ao ex-governador. “Em Pernambuco, tem obra em todo canto, que tanta gente também fez, mas o que muita gente não fez como doutor Roberto foi a obra da dignidade, a obra da correção, da inspiração, das coisas corretas. Essa é a obra principal. Paulista está muito feliz em te homenagear.  Desejo que o senhor seja muito feliz como paulistense, como eu sou. Seja bem vindo”, declarou Carreiro.

Em seu discurso, Magalhães falou um pouco de sua trajetória e agradeceu pelo apoio de muitos amigos do campo da política que também foram protagonistas para as realizações realizadas no município do Paulista enquanto esteve à frente do Governo. Ele saiu muito satisfeito pela homenagem. “Foi uma festa. Pela presença dos vereadores, de muitos amigos meus que sempre me ajudaram em Paulista quando eu era político, militante. Foi uma festa bonita, tive um dia muito agradável. Saio daqui muito feliz”, declarou Roberto Magalhães.

Além destes, estiveram na mesa a deputada estadual Priscila Krause (DEM), e o vereador Fábio Barros (PSB).  No plenário, também estiveram na solenidade o vereador Vinícius Campos (SD), o ex-prefeito Wilson Speck, a secretária executiva da mulher, Bianca Pinho Alves, o chefe de Gabinete do prefeito, Francisco Padilha, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Robertinho Couto, e o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Íkaro Guimarães.