Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

AtuaAção pela Igualdade promove empoderamento feminino às moradoras de Maranguape I

Com o objetivo de aumentar a autoestima e fortalecer o empoderamento feminino, o Programa AtuaAção pela Igualdade beneficiou as mulheres que residem em Maranguape I, em Paulista, nesta sexta-feira (25.08). A 26ª edição da iniciativa ocorreu na Rua 33, ao lado da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho. As participantes tiveram acesso à mamografia, aferição de pressão arterial, limpeza de pele, corte de cabelo, e orientações para manter a saúde bucal. Além palestras sobre a Lei Maria da Penha e programas de enfrentamento à violência.

A dona de casa Miriam Vicente, 53 anos, não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial e realizar o exame da mama. “Estou achando a ação muito boa porque nem sempre temos acesso aos serviços de saúde. Uma oportunidade boa para os moradores da área”, disse.

De acordo com a secretária Executiva de Política para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, desde o início das ações do Programa AtuaAção pela Igualdade, em 2013, mais de quatro mil mulheres já foram beneficiadas. “  É uma iniciativa que traz serviços de saúde e de embelezamento para perto das mulheres. O que buscamos é que as participantes se cuidem e se valorizam porque só assim conseguimos enfrentar a violência”, enfatizou.

 A ação faz parte da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Saúde, e teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Feira de artesanato reúne 50 expositores e traz orientações para os profissionais do ramo

O Casarão do Paulista North Way Shopping recebe no próximo dia 10 de setembro a feira de empreendedorismo Lulu’s Vip. O evento vai reunir o trabalho de 50 expositores de diferentes segmentos. Quem comparecer ao local, das 13h às 20h, também terá a oportunidade de tirar dúvidas com representantes do Conselho de Cultura – órgão que oferece apoio aos artesãos. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Feira de Empreendedor Local.

Na ocasião, o público vai poder conferir desfile de diferentes marcas e participar de diversos sorteios, realizados pela organização do evento. As pessoas poderão comprar calçados, peças de crochê, produtos de MDF, roupas e muitos outros produtos artesanais. Também será possível conhecer o trabalho de profissionais da área da beleza e degustar pratos gourmet.

Além de encontrar diversos tipos de produtos, a população ainda vai ter acesso a Sala do Empreendedor, que vai poder estabelecer uma parceria entre a sociedade civil e a gestão pública, dando informações para qualquer artesão que tenha algum tipo de dúvida sobre como proceder para tirar a carteira de identificação da categoria.

Os profissionais serão orientados, no local, sobre qual órgão procurar, quais são os documentos necessários e em quanto tempo a carteira pode ficar pronta. O público também poderá obter informações sobre nota fiscal e como se tornar um MEI (Micro Empreendedor Individual).

Lançado projeto de combate ao Bullying nas escolas do Paulista

Combater a prática do Bullying nas escolas municipais. Esse é o objetivo do projeto Prevenção Legal, que foi lançado pela Prefeitura do Paulista, nesta sexta-feira (25.08), no SENAC, na área central da cidade. A iniciativa, que faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Civil, vai atuar com o foco na prevenção, possibilitando que profissionais da rede de ensino participem de formações para coibir esse tipo de crime nas escolas da cidade.

A ideia é de que as medidas adequadas sejam tomadas quando algum caso acontecer. Por isso, agentes do Departamento de Polícia de Criança e do Adolescente (DPCA) estão envolvidos nesse trabalho. Eles ficaram responsáveis por compartilhar experiências, passar dicas e orientações sobre a Lei 13.185/15, que institui o programa de combate ao Bullying nas unidades de ensino do município. 

O trabalho preventivo teve início pela formação de gestores, supervisores e conselheiros escolares. O público-alvo foi composto por 180 profissionais. A diretora da Escola Municipal Susie Regis, Valdenize Honório, aprovou a formação. “Vamos sair daqui bem mais preparadas para lidar com essa situação na escola. Esse tipo de formação é muito importante para que possamos evitar essa prática”, disse a educadora, que é responsável por aproximadamente 300 estudantes.

Convidado para participar do lançamento do projeto, o titular da 1º Delegacia de Crimes Contra Crianças e Adolescentes e de Atos Infracionais do Paulista (DPCAI), Jorge Ferreira, destacou que a formação dos gestores escolares representa um grande passo. “Muitas vezes os diretores das escolas são os primeiros a saberem dos problemas dos estudantes. Por isso, é fundamental que eles ten