Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Rede Municipal de Ensino do Paulista empossa novos conselheiros escolares

Novos representantes do Conselho Escolar da Escola Municipal Maria Luiza Pessoa de Andrade, no bairro de Paratibe, foram empossados na tarde desta quarta-feira (30.08). Os representantes fazem parte dos cinco segmentos adotados pelo Conselho: pais, estudantes, comunidade, funcionários e professores da unidade de ensino. Eles passam a ser responsáveis por representar a comunidade escolar e lutar pela democracia no funcionamento da dinâmica da instituição.

Cada conselheiro escolar é eleito pelo próprio segmento que representa, ou seja, quem define quais alunos vão compor o grupo são os próprios estudantes. Isso acorre com todos os demais membros. A exceção fica por conta do diretor da escola que é integrante nato. Os conselheiros se reúnem, pelo menos, uma vez por mês. No entanto, os encontros ocorrem em mais oportunidades quando há necessidade. O mandato dos atuais membros dos conselhos é de dois anos.

O gestor da Escola Maria Luzia de Andrade Pessoa, Neônio Corrêa Duque, acredita que a prática do Conselho Escolar é uma excelente oportunidade para que a escola seja cada vez mais democrática em função dos elementos presentes nela. “O exercício do Conselho tem uma importância ampla na realização da atividade de todos. Se o gestor, por exemplo, estiver administrando de uma maneira ditatorial, o conselho está ali para fiscalizar e garantir que os direitos de cada segmento sejam respeitados, formando uma comunidade escolar ainda mais produtiva”, frisou.

“Estamos tendo a oportunidade de utilizar o maior instrumento de democratização dentro da escola. A partir dele, serão deliberadas as normas de funcionamento da unidade de ensino, mobilizando a comunidade escolar e local em busca da melhoria da educação”, afirmou a coordenadora do projeto de implantação dos Conselhos Escolares, Maria José Wanderlei.

NOVOS REPRESENTANTES – Aproveitando a ocasião, também foram apresentados os representantes de sala das turmas do 5º ao 9º ano. Eles passaram pelo processo de renovação na categoria e, juntos, formam um conselho de representantes. A direção da escola abraçou a ideia de eleger não apenas um aluno para o cargo, mas incorporar três alunos para a atividade. A iniciativa fortalece a ideia desse processo democrático, que visa, posteriormente, formar um grêmio estudantil.

A aluna Jéssica Roberta, de 14 anos, matriculada no 9º do Ensino Fundamental II e eleita uma das representantes no Conselho, acredita que a responsabilidade que foi depositada nela é uma boa oportunidade para trazer a participação dos alunos para as decisões referentes à instituição de ensino. “A partir de agora vou poder levar os questionamentos e dificuldades dos meus colegas para a gestão da nossa escola. Vou ter que me esforçar para dar o exemplo, assim poderemos ter um espaço maior e participar ainda mais das atividades que a escola oferece”, comentou. 

Paulista segue com programação do Mama Móvel em setembro

Dando continuidade ao diagnóstico e a prevenção no combate ao câncer de mama,  a  Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde segue com a programação do Programa Amigo do Peito, que neste mês de setembro, percorrerá os bairros do Janga, Nobre, Engenho Maranguape, Conceição, Maranguape I, Jardim Paulista Baixo e da Jaguarana.


Na próxima terça-feira (05.09), a unidade do mama móvel chega à Unidade de Saúde da Família (USF) José Borges Alves I, s/n, na Rua do Comércio, Jaguarana, das 8h às 17h.


Para realizar o exame de mamografia, as mulheres precisam ter idade acima de 40 anos e  estar cadastradas na Unidade de Saúde da Família do bairro. Também é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão SUS. O atendimento será das 8h às 17h.

Confira a agenda:

Dia 11.09 -Rua 28, próximo ao terminal de ônibus. Jardim Paulista Baixo.
dia 15.09 - USF Maranguape IA e Jurandir Freire I. Rua 28, Jardim Paulista Baixo, Próximo ao terminal de ônibus.
Dia 18.09 - USF Quirino Ribeiro. Rua Atena 296, Conceição.
Dia 22.09 – Secretaria da Mulher. Engenho Maranguape.
Dia 29.09 - Centro de Saúde do Nobre. Rua Amazonas S/N Nobre.

4º FEIRÃO DA CASA PRONTA CHEGA AO PAULISTA NORTH WAY SHOPPING

O Paulista North Way Shopping recebe, de 1 a 3 de setembro, a quarta edição do Feirão da Casa Pronta. Serão 1500 imóveis prontos para morar, no Litoral Norte, a partir de R$ 90 mil, com financiamento em até 360 meses pela Caixa Econômica Federal e subsídios de até R$ 21 mil do programa Minha casa Minha Vida.
O evento vai reunir empreendimentos residenciais e para segunda residência de dez construtoras, além de um estande da Caixa Econômica para facilitar a consulta e aprovação de crédito imobiliário. Para fechar negócio no local, a orientação é que os interessados levem RG, CPF, comprovante de endereço atualizado, certidão de casamento ou nascimento, recibo de entrega de declaração de imposto de renda e comprovante de renda (holerites ou extratos bancários).
“A expectativa é que passem pela feira cerca de 20 mil pessoas, nos três dias de evento”, informou o superintendente do Paulista North Way Shopping, Marco Motta. “Como os juros dos financiamentos estão em queda, acreditamos que as pessoas vão aproveitar os ótimos descontos para realizar os sonho da casa própria. ”
O Feirão da Casa Pronta acompanha o horário do shopping das 9h às 22h de sexta a sábado e das 12h às 21h, no domingo.

Serviço:
4º Feirão da Casa Pronta
1 a 3 de setembro
Local: Paulista North Way Shopping
Rodovia PE-15, 242 - Centro, Paulista

Miguel Coelho troca experiências com prefeitos pernambucanos e governador do Piauí

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho iniciou uma série de visitas técnicas para firmar parcerias e troca de experiências com gestores públicos. A primeira agenda ocorreu nesta quarta (30), nos municípios de São João e João Costa (PI), onde foi acompanhado pelo governador do Piauí Wellington Dias. Durante o encontro, o prefeito conversou sobre o sistema adotado em Petrolina e conheceu os projetos de fruticultura irrigada que serão aplicados em cidades do sertão piauiense.

A agenda de visitas continuou, nesta quinta (31), em duas importantes prefeituras pernambucanas. Miguel foi recebido primeiro pelo prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral. Na oportunidade, os dois gestores trataram sobre saneamento e projetos de urbanismo. Depois, o encontro ocorreu com o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, no qual Miguel conheceu projetos de educação e inclusão social.

Segundo o gestor sertanejo, algumas práticas bem sucedidas nas três administrações visitadas já serão experimentadas em Petrolina a partir deste ano. "Faço esse tipo de agenda antes mesmo de ser prefeito. Tirei importantes ensinamentos conhecendo modelos de gestão de municípios como Sobral (CE) e Salvador (BA) e pretendo seguir utilizando experiências exitosas em Petrolina. Estamos procurando ideias novas, modernas e vendo como podemos aplicar em nossa cidade", explica Miguel Coelho.

Consema vai tratar licenciamento ambiental pelos municípios

No encontro, que acontece nesta sexta (01/09), às 8h30, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, passará a integrar o Conselho Estadual do Meio Ambiente o titular de direito ambiental do Queiroz Cavalcanti Advocacia, Tiago Andrade Lima, representando a OAB


Nesta sexta, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) se reúne para definir quais são as atividades passíveis de licenciamento ambiental pelos municípios. Isso considerando aqueles empreendimentos que possam causar impactos de abrangência local. O conselho é o principal colegiado da área ambiental em Pernambuco, que reúne representantes do governo e da sociedade civil para avaliar, assessorar, propor ações e julgar casos relacionados à atividade.

No encontro, o titular da área ambiental do Queiroz Cavalcanti Advocacia, Tiago de Andrade Lima tomará posse como conselheiro do Consema. Representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o especialista em Direito Ambiental vai prestar consultoria ao governo e mercado corporativo, nas questões ambientais, no conselho. O evento acontece às 8h30, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na Jaqueira. E recentemente, o advogado foi nomeado pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, como membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental.

Garagem de condomínios não podem ficar vulneráveis

Falha de segurança e portão de entrada de veículos é muito comum nos noticiários sobre crimes praticados contra condomínios. Desatentos, muitos moradores não dão a real atenção necessária a entrada de veículos. Atualmente, muitas ações de criminosos se iniciam por alguma falha de segurança na portaria do estacionamento – alguns condomínios nem mesmo possuem um porteiro de plantão, o que facilita ainda mais a entrada de bandidos. Qualquer coisa como uma placa de veículo ou o controle da garagem, que forem clonados, podem gerar problemas.
Essas fragilidades dos portões da garagem devem ser evitadas com medidas simples, a começar pelo próprio controle remoto do portão que deve ser anticlonagem e com sistema de acionamento de pânico que possa notificar o porteiro caso ocorra algum incidente. O sistema de controle é importante porque quando o portão for acionado ajuda a identificar se é realmente o morador ou não, mas mesmo assim é fundamental conferir os dados do veículo e realizar uma identificação visual minuciosa para verificar se é mesmo o condômino em questão. O que pode facilitar muito também são as regras internas de identificação das pessoas realizada na maioria das vezes pelos próprios condôminos.
É de extrema importância que os porteiros, ao abrir os portões de entrada, não identifiquem somente através de placas ou reconhecimento dos carros; é necessário também verificar de fato quem está dentro do veículo. Além disso, são as próprias atitudes preventivas dos condôminos que podem auxiliar, e muito, o trabalho do porteiro para liberar o portão de entrada.
Visto isso, investir em profissionais de portaria qualificados e treinados é vantajoso, pois evita riscos à segurança e qualquer prejuízo aos condôminos. Não se deve contratar qualquer pessoa para esta função e é aconselhável a contratação realizada através de uma empresa terceirizada que ofereça apenas profissionais preparados e capacitados, pois o colaborador para a função certamente precisa ser uma pessoa de confiança. Além de estar sempre em alerta, o porteiro precisa saber ler, ter facilidade de memorização e concentração. Estas qualificações são fundamentais ao recrutar e selecionar pessoas, porque o ideal é escolher sempre perfis de profissionais capazes e adequados para cada trabalho. Investimento e pessoal qualificado, então, estão fortemente relacionados a um bom resultado quanto à segurança.
É por isso que de nada adianta ter pressa para liberar a entrada de automóveis no condomínio se isto pode proporcionar brechas de vulnerabilidade e resultar na invasão de 'espertalhões' no domicílio.
Artigo de:
Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização (http://www.gsterceirizacao.com.br/).

SECA: A pedido de FBC, comissão do Congresso vai fazer audiência sobre crise hídrica no Vale do São Francisco

Brasília, 29/08/17 – A pedido do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional realizará audiência pública para o acompanhamento da crise hídrica na região do Vale do São Francisco e no reservatório da barragem da usina hidrelétrica de Sobradinho. Aprovado na tarde desta terça-feira (29) pela CMMC, o debate ocorrerá já na primeira quinzena de setembro com a participação de representantes do Operador Nacional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc).

“O São Francisco pede socorro”, alerta Fernando Bezerra, que foi presidente e relator da CMMC em 2015 e 2016, respectivamente. “Estamos vivenciando o pior período hidrológico do rio e os reservatórios encontram-se em situação crítica, como é o caso da Barragem de Sobradinho, que está com menos de 9% do volume útil”, completa. Líder do PSB e vice-líder do governo no Senado, o parlamentar quer ouvir, das autoridades convidadas à audiência pública, sugestões de medidas para o enfrentamento da crise hídrica na região.

O senador acredita que o período hidrológico desfavorável no Vale do São Francisco poderá terminar este ano, com a antecipação das chuvas no mês de novembro. “Assim, poderemos ultrapassar este momento com o menor transtorno possível à população e às atividades agrícolas nos perímetros irrigados produtores de frutas, responsáveis pela geração de milhares de empregos”, ressalta Fernando Bezerra.

CÓDIGO FLORESTAL – Nesta tarde, a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas promoveu audiência pública para avaliar a implementação do novo Código Florestal e das metas em proteção ao planeta estabelecidas no Acordo de Paris, durante a 21ª Conferência Mundial da ONU sobre Clima (COP-21), realizada na capital francesa, em 2015. Na avaliação de Fernando Bezerra Coelho – que representou o parlamento brasileiro nas COPs 21 (França) e 22 (Marrocos) – os dados informados pelos convidados ao debate de hoje, na CMMC, demonstram que o país “tem condições e vai novamente surpreender o mundo” até 2020, quando se inicia a implementação das metas do Acordo.

“Sobretudo, na redução do desmatamento, na recuperação de áreas degradas e no reflorestamento”, analisa Fernando Bezerra. Para isso, acrescenta o líder: “É preciso reforço em ações de fiscalização e monitoramento das metas como também apoio àqueles (agricultores) que apostam na integração entre a nova economia de baixo carbono e a produção sustentável”, defende o senador. Compareceram à audiência de hoje, o coordenador-Geral de Fiscalização Ambiental do Ibama, Renê Oliveira; o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho; a secretária-executiva do Observatório do Código Florestal, Roberta Del Giudice; e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária, Giampaolo Pellegrino.

Fisioterapia Motora da UPAE Garanhuns é destaque em programa de rádio

A UPAE Garanhuns conta com uma equipe de fisioterapeutas, prontos para atendimento e reabilitação de diversas patologias. Os atendimentos mais comuns, realizados na Unidade são os tratamentos de dor em geral, ligados a doenças reumatológicas, como problemas na coluna (hérnia de disco), joelhos (artroses e artrite), ombros (tendinite) e tornozelos (esporão). Ainda são realizadas reabilitações em pós-operatórios de fraturas em geral, seqüelas de Acidente Vascular Cerebral e em crianças com microcefalia, paralisia cerebral e atrasos no desenvolvimento.

A equipe é composta por profissionais qualificados; Natalya Vaz, Pamella Sá, Gleydson Almeida e Izabelly Sales. Estes dois últimos foram os convidados do mês da UPAE, para participarem do programa Consultório, com a jornalista Samara Pontes, na Rádio Jornal Garanhuns, onde responderam a questionamentos dos ouvintes sobre "A Fisioterapia Motora". O programa alcançou mais de 3.000 visualizações pelo Facebook.

SAIBA MAIS: Para conseguir atendimento na Unidade, as pessoas devem procurar os Postos de Saúde mais próximo de suas residências. Caso o médico entenda que é necessário encaminhar para um de nossos especialistas, as secretarias de saúde dos municípios fazem o agendamento da consulta através da regulação regional.

Credenciamento para visitantes continua no ar


Os visitantes que não fizeram o credenciamento para 20ª edição da FEBRAVA, Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Tratamento do Arainda podem se inscrever gratuitamente. O evento acontece entre 12 e 15 de setembro, no São Paulo Expo, simultaneamente àEquipotel, feira destinada ao setor de hospitalidade e serviços alimentares.
Para fazer o credenciamento, basta acessar http://www.febrava.com.br/Credenciamento/,preencher o formulário e imprimir a credencial.
Profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer as principais tendências e lançamentos, além de ampliar os negócios diretamente com expositores nacionais e internacionais presentes nos 50 mil m² da FEBRAVA.
Inovação e conhecimento também são marcas registradas nesta edição, com as ilhas temáticas, espaços de inovação que contribuem para o aprimoramento e conhecimento técnico, Arena do Conhecimento, espaço que visa ampliar o conhecimento profissional dos visitantes com palestras curtas e gratuitas. Além do Encontro Nacional de Projetistas e Consultores e os congressos CIAR CONBRAVA, organizados pela ABRAVA.
SERVIÇOFEBRAVA 2017 - 20ª EDIÇÃOData: 12 a 15 de setembro de 2017Horário: Terça a Sexta das 13h às 20hLocal: São Paulo Expo, São Paulo – SPEndereço: Rod. Imigrantes Km1,5 s/nInformações: www.febrava.com.br
Sobre a FEBRAVAA FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Tratamento do Ar é o endereço para os profissionais de toda cadeia AVAC-R. A feira é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, líder mundial em feiras de negócios, e conta com o apoio de entidades do setor, como a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Além do setor de exposição, a feira traz opções de atualização profissional com palestras e fóruns para os profissionais e empresários do setor. Em 2017, a FEBRAVA acontece paralelamente a Equipotel, feira que reúne profissionais do setor de hotelaria, ampliando os negócios da FEBRAVA 2017.

Paulista inicia obra na ponte da comunidade do Barão que liga o Centro ao bairro de Paratibe

Os motoristas e moradores que passam pela ponte da comunidade do Barão precisam ficar atentos. É que teve início, nesta quarta-feira (30.08), as obras de duplicação e requalificação da ponte que fica na Avenida Lindolfo Collor e liga o Centro do Paulista ao bairro de Paratibe. Por causa disso, a via ficará interditada durante 150 dias para o tráfego de veículos e motocicletas.

Durante o bloqueio, os condutores que trafegam pela Avenida Lindolfo Collor devem fazer o percurso por rotas alternativas. Duas vias podem ser usadas pelos motoristas; Rua 79 e Av. Palmares. A primeira liga Paratibe a Jardim Paulista, enquanto a outra faz a conexão entre Arthur Lundgren I, pela ponte do Banheiro do Soldado, até a área central do município.

O secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do Paulista, Tiago Magalhães disse que a obra era um sonho antigo da comunidade.  “Os moradores se arriscam ao atravessar a via, disputando lugar com os veículos e correndo risco de acontecer um acidente. É uma solicitação antiga da população, e nós estamos felizes com a requalificação e a duplicação da ponte que vai beneficiar tanta gente”, enfatizou.

É o caso de Rosália José, 53 anos. A dona de casa disse que agora está vendo o sonho se tornar realidade. “Há dez anos vivo nesta comunidade e já vi muito acidente por causa da ponte estreita. Acredito que as coisas vão melhorar. A comunidade só tem a ganhar”, comemorou.


Por conta da obra, quatro linhas de ônibus e duas de Kombi terão o itinerário alterado. O serviço faz parte de um convênio com o Ministério da Integração Nacional. Com a duplicação, a via vai ficar mais larga e contará com calçadas para os pedestres. No local, em média 20 mil veículos passam pela ponte do Barão.

CONFIRA AS LINHAS QUE TERÃO O ITINERÁRIO ALTERADO:

Ônibus:
Linha 1935 – Paratibe/T.I Pelópidas;
Linha 1934 – Arthur Lundgren I/T.I Pelópidas;
Linha 1996 – Arthur Lundgren II/ Rio Doce;
Linha 1948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira.

Kombi:
Linha 02 – Arthur Lundgren I/Cidade Tabaraja;
Linha 03 – Arthur Lundgren I/ Jardim Maranguape.

Títulos de terra oportunizam maior desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco

Secretaria de Agricultura já entregou 11 mil documentos do tipo em pouco mais de dois anos

Os alimentos produzidos por famílias de agricultores podem ser potencializados e melhor distribuídos por meio de diversas políticas públicas eficientes. E muitas delas só podem ser acessadas quando esses trabalhadores rurais possuem os títulos de terras em mãos. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), já promoveu a entrega de 11 mil documentos do tipo no período de dois anos.

"A validação da posse de terra representa a melhoria de vida desses agricultores e uma janela de oportunidades do ponto de vista social, econômico e ambiental. A entrega dos títulos é um símbolo de compromisso do Governo Paulo Câmara com aquelas pessoas que mais precisam", destacou o secretário de Agricultura, Nilton Mota.

Um exemplo disso podemos observar na história de Francisco de Assis Evangelista, agricultor de 54 anos, que vive no assentamento estadual Ilha Grande do Pontal, no município de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, produzindo junto de sua companheira e três filhos o cultivo de frutas diversificadas em cerca de cinco hectares, voltado ao mercado local e principalmente para exportação.

“Depois do título conseguimos o crédito para desenvolver e trabalhar a terra. Junto com minha esposa e filhos, posso plantar e colher a cada dois meses.  É importante ter o título de terra atualizado para continuar tendo acesso aos benefícios sociais, como aposentadoria, crédito rural e outras políticas de desenvolvimento. Com esse título, a gente vai poder tirar mais outro beneficiamento para aumentar a produção”, declarou Franscisco Evangelista.
 
Localizado em uma das ilhas existentes ao longo do Rio São Francisco, o assentamento Ilha do Pontal possui 696 hectares com 169 famílias rurais vivendo da agropecuária voltada ao mercado local que distribui os alimentos para diversas cidades do Nordeste, além do mercado voltado também à exportação. 
                                                                                                                                   
  "Ao todo, o Iterpe viabilizou às 134 famílias de agricultores do Sertão do São Franscisco,  por meio da entrega de títulos de terra, a concessão de utilização de uma área total de 1.970 hectares voltada à produção agropecuária diversificada, consolidando assim a função social da terra”, explicou o presidente do Instituto, Paulo Lócio.

Almir Rouche recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco pelos seus 30 anos de carreira

Solenidade acontece na terça (5), às 18h e contará com diversos convidados

O cantor Almir Rouche receberá homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco pelos seus 30 anos de carreira, na reunião solene que acontece na terça (5), às 18h. A iniciativa é de autoria do deputado Guilherme Uchôa, presidente da casa e da deputada Terezinha Nunes.  

“Os 30 anos significa muito pra mim. Eu passei por muitas dificuldades, mas todas elas me fizeram crescer como artista e formar o que eu sou hoje. Eu estou muito feliz com esse momento, cheio de vigor, com o objetivo de continuar mais 30 anos trabalhando e chegar, quem sabe, ao patamar de Claudionor Germano, pelo menos metade disso”, revela Almir.

Serviço:

Alepe homenageia o cantor Almir Rouche pelos seus 30 anos de carreira
Local: Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Rua da União, nº 397 - Boa Vista
Terça (5) | 18h                       

PERFIL / Almir Rouche (Homenageado do Carnaval do Recife 2017)
O cantor e compositor Almir Rouche completa 30 anos de carreira como uma das principais expressões artísticas da cultura pernambucana. Rouche foi o homenageado do Carnaval 2017 do Recife. O cantor se destaca todos os anos no Carnaval, quando participa das principais prévias, bailes e blocos, como o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, que atrai anualmente mais de dois milhões de pessoas. Almir também participa dos festejos juninos em várias cidades do Nordeste.
O artista consagrou-se nacionalmente no início da década passada quando participou de festivais e carnavais fora de época de todo o país, e internacionalmente, quando participou da turnê "Pernambuco em Canto", realizada na Europa, em 2001, junto com vários artistas de Pernambuco, como Alceu Valen