Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista completa 82 anos com programação festiva

Foto: Divulgação/ internet.

Nesta segunda-feira (04.09), o município do Paulista, na Região Metropolitana, está de parabéns. São 82 anos de história e tradição, que serão comemorados em uma festa de emancipação política, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade.
As atividades começam às 7h30, com o hasteamento da bandeira, em frente à sede da prefeitura. Em seguida, os servidores participam de uma missa solene, às 10h, na Matriz de Santa Isabel, Centro. Após o ato eucarístico, haverá a entrega da Comenda Pe. João Ribeiro aos homenageados. Essa é a maior honraria cedida pelo município.
As comemorações têm início nesta sexta-feira (1º, 09), às 19h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, Centro da cidade.  A celebração será presidida pelo Pe. João Bosco (Reitor do Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda e Recife e Diretor Espiritual do Apostolado da Oração). A programação em comemoração ao aniversário da cidade segue até o dia 29 de setembro.

Data

Horário
Eventos / Ações
02/09
9h às 22h
9h: Celebração com as crianças da Paróquia. 
16h: Novena.
17h: Missa com o  Pe. Rosivaldo Torres (Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Beberibe).
20h30: 21° Festival Nordestino de Poetas Cantadores.
03/09
7h30 às 21h
7h30: Missa Solene presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.
16h: Procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, saindo da Comunidade Cristo Missionário em Maranguape 1.
17h30: Missa presidida pelo Pe. Adriano Chagas (Pároco de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes).

04/09
7h30 às 13h
7h30: Solenidade oficial de Emancipação, na Prefeitura.
10h: Missa em ação de graças presidida Pe. Adriano Chagas (Pároco de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes).
Entrega das comendas Padre João Ribeiro.
16/09 a 01/10
9h às 22h
Exposição de fotos e quadros:
“Paulista e sua História. 82 Anos”.
No Shopping Paulista North Way.
05 a 08/09
11h às 18h
Copa Juventude 2017 de esporte a Vela, na Praia de Maria Farinha. Local: Cabanga.
12 a 17/09
9h às 17h
FLIPA – Feira Literária do Paulista, no Shopping Paulista North Way.

Conheça o Giro Digital


29/09
9h às 17h
Dia “D” da Pessoa com Deficiência, no Shopping North Way.

Segundo JC, Delegacia da Mulher do Paulista fica fechada no horário em que elas mais precisam



De acordo com a reportagem do Jornal do Commercio, no Ronda JC, a Delegacia da Mulher do Paulista fica fechada no horário em que elas mais precisam.


Do Jornal do Commercio
Em média, quatro queixas de violência contra a mulher são registradas por hora em Pernambuco. Foto: JC Imagem/Arquivo

Por Raphael Guerra
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Apesar das constantes campanhas de conscientização para que as vítimas de violência procurem as delegacias especializadas, a crise na segurança muitas vezes impede o registro de queixas. Das três delegacias da Mulher que funcionam na Região Metropolitana do Recife, apenas uma funciona no horário da noite e nos fins de semana. Quem precisa fazer um boletim de ocorrência após às 18h e não mora no Centro do Recife, tem dificuldades.
Com frequência, leitoras enviam mensagens ao Ronda JC com reclamações sobre a dificuldade de registrar queixas nas delegacias da Mulher. No Grande Recife, há unidades em Santo Amaro (capital), em Prazeres (Jaboatão) e em Paulista. As três deveriam funcionar 24 horas, sete dias na semana. Era a promessa da Secretaria de Defesa Social (SDS). Na prática, porém, somente a de Santo Amaro está aberta.


EQUIPE DA SAÚDE DO PAULISTA RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DO COMITÊ ESTADUAL DA POPULAÇÃO NEGRA

A equipe da Secretaria de Saúde do Paulista recebeu, na manhã desta sexta-feira (01.09), a visita das representantes do Comitê Estadual da População Negra, Vera Baroni e Terezinha Santos. No encontro, as gestoras estaduais apresentaram um projeto voltado à saúde da população negra. A ideia é de que essa iniciativa seja implantada na rede local para garantir mais assistência ao segmento.  Durante a reunião, o grupo discutiu sobre as possíveis expectativas da ação e a importância de reconhecer e construir a política de saúde da população negra no município. O encontro ocorreu na Secretaria de Saúde, na Praça João XXIII, no Centro.
A integrante do Comitê, Vera Baroni, comentou a importância da ação como um todo, levando a prática de reconhecer e executar o projeto. “Sinto - me lisonjeada com a equipe da saúde do Paulista, juntamente com a secretária Fabiana Bernart, em poder fazer essa interação desse serviço na saúde e poder contribuir com esse trabalho para fazer a diferença no município”, ressaltou.
Terezinha Santos, integrantes da População Negra, acredita que o programa terá relevância por trabalhar com interesse e superação. “O município do Paulista tem como fazer essa diferença, trabalhando de forma especifica. E também em ter um programa, um plano para executar em educar e divulgar de acordo com a estratégia voltada à saúde da população negra,” finalizou.
Participaram do encontro equipes das superintendências de Atenção Básica e Planejamento.