Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista completa 82 anos com programação festiva

Foto: Divulgação/ internet.

Nesta segunda-feira (04.09), o município do Paulista, na Região Metropolitana, está de parabéns. São 82 anos de história e tradição, que serão comemorados em uma festa de emancipação política, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade.
As atividades começam às 7h30, com o hasteamento da bandeira, em frente à sede da prefeitura. Em seguida, os servidores participam de uma missa solene, às 10h, na Matriz de Santa Isabel, Centro. Após o ato eucarístico, haverá a entrega da Comenda Pe. João Ribeiro aos homenageados. Essa é a maior honraria cedida pelo município.
As comemorações têm início nesta sexta-feira (1º, 09), às 19h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, Centro da cidade.  A celebração será presidida pelo Pe. João Bosco (Reitor do Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda e Recife e Diretor Espiritual do Apostolado da Oração). A programação em comemoração ao aniversário da cidade segue até o dia 29 de setembro.

Data

Horário
Eventos / Ações
02/09
9h às 22h
9h: Celebração com as crianças da Paróquia. 
16h: Novena.
17h: Missa com o  Pe. Rosivaldo Torres (Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Beberibe).
20h30: 21° Festival Nordestino de Poetas Cantadores.
03/09
7h30 às 21h
7h30: Missa Solene presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.
16h: Procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, saindo da Comunidade Cristo Missionário em Maranguape 1.
17h30: Missa presidida pelo Pe. Adriano Chagas (Pároco de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes).

04/09
7h30 às 13h
7h30: Solenidade oficial de Emancipação, na Prefeitura.
10h: Missa em ação de graças presidida Pe. Adriano Chagas (Pároco de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes).
Entrega das comendas Padre João Ribeiro.
16/09 a 01/10
9h às 22h
Exposição de fotos e quadros:
“Paulista e sua História. 82 Anos”.
No Shopping Paulista North Way.
05 a 08/09
11h às 18h
Copa Juventude 2017 de esporte a Vela, na Praia de Maria Farinha. Local: Cabanga.
12 a 17/09
9h às 17h
FLIPA – Feira Literária do Paulista, no Shopping Paulista North Way.

Conheça o Giro Digital


29/09
9h às 17h
Dia “D” da Pessoa com Deficiência, no Shopping North Way.

Segundo JC, Delegacia da Mulher do Paulista fica fechada no horário em que elas mais precisam



De acordo com a reportagem do Jornal do Commercio, no Ronda JC, a Delegacia da Mulher do Paulista fica fechada no horário em que elas mais precisam.


Do Jornal do Commercio
Em média, quatro queixas de violência contra a mulher são registradas por hora em Pernambuco. Foto: JC Imagem/Arquivo

Por Raphael Guerra
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Apesar das constantes campanhas de conscientização para que as vítimas de violência procurem as delegacias especializadas, a crise na segurança muitas vezes impede o registro de queixas. Das três delegacias da Mulher que funcionam na Região Metropolitana do Recife, apenas uma funciona no horário da noite e nos fins de semana. Quem precisa fazer um boletim de ocorrência após às 18h e não mora no Centro do Recife, tem dificuldades.
Com frequência, leitoras enviam mensagens ao Ronda JC com reclamações sobre a dificuldade de registrar queixas nas delegacias da Mulher. No Grande Recife, há unidades em Santo Amaro (capital), em Prazeres (Jaboatão) e em Paulista. As três deveriam funcionar 24 horas, sete dias na semana. Era a promessa da Secretaria de Defesa Social (SDS). Na prática, porém, somente a de Santo Amaro está aberta.


EQUIPE DA SAÚDE DO PAULISTA RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DO COMITÊ ESTADUAL DA POPULAÇÃO NEGRA

A equipe da Secretaria de Saúde do Paulista recebeu, na manhã desta sexta-feira (01.09), a visita das representantes do Comitê Estadual da População Negra, Vera Baroni e Terezinha Santos. No encontro, as gestoras estaduais apresentaram um projeto voltado à saúde da população negra. A ideia é de que essa iniciativa seja implantada na rede local para garantir mais assistência ao segmento.  Durante a reunião, o grupo discutiu sobre as possíveis expectativas da ação e a importância de reconhecer e construir a política de saúde da população negra no município. O encontro ocorreu na Secretaria de Saúde, na Praça João XXIII, no Centro.
A integrante do Comitê, Vera Baroni, comentou a importância da ação como um todo, levando a prática de reconhecer e executar o projeto. “Sinto - me lisonjeada com a equipe da saúde do Paulista, juntamente com a secretária Fabiana Bernart, em poder fazer essa interação desse serviço na saúde e poder contribuir com esse trabalho para fazer a diferença no município”, ressaltou.
Terezinha Santos, integrantes da População Negra, acredita que o programa terá relevância por trabalhar com interesse e superação. “O município do Paulista tem como fazer essa diferença, trabalhando de forma especifica. E também em ter um programa, um plano para executar em educar e divulgar de acordo com a estratégia voltada à saúde da população negra,” finalizou.
Participaram do encontro equipes das superintendências de Atenção Básica e Planejamento.

De olho na redução de acidentes, agentes vão usar câmeras para monitorar trânsito no Paulista

Só no mês de julho, aconteceram mais de 100 acidentes de trânsito no Paulista. 83 registrados pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e 13 pelo aplicativo Paulista Conectado. As câmeras de videomonitoramento que já são utilizadas pelo Centro Integrado de Segurança (CIS) serão usadas a partir desta sexta-feira (01.09) para coibir infrações de trânsito e também prevenir acidentes. Os agentes de trânsito foram, a princípio, sete dos 16 equipamentos existentes nas vias para flagrar os condutores que cometerem infrações, a exemplo de estacionamento irregular; conversão em local proibido; fila dupla; motociclistas sem capacete ou realizando manobras perigosas.

Segundo o Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, esta iniciativa tem por objetivo reduzir o número de acidentes e ordenar o trânsito. “O prefeito Junior Matuto tem como preocupação garantir mobilidade urbana, mas com um transito voltado prioritariamente para o pedestre, nas ruas e avenidas da cidade”, adiantou Alencar.

Os locais onde estão instaladas as câmeras de videomonitoramento foram sinalizados para facilitar a identificação dos condutores. Placas com a mensagem “fiscalização de trânsito por videomonitoramento” estão em seis equipamentos no Centro e um no bairro de Paratibe. Apesar do auxílio da tecnologia, o trabalho dos agentes de trânsito nas ruas da cidade continua normalmente. Atualmente, o município conta com um efetivo de 80 profissionais.

Nesses primeiros 15 dias de setembro, as câmeras não serão usadas pelos agentes de trânsito para autuar os condutores infratores. Esse período será destinado ao trabalho educativo e, consequentemente, ao processo de adaptação da população, como detalhou o diretor de Trânsito, Renato Cândido. “É bom lembrar que a fiscalização através das câmeras está permitida desde 2015, como prevê a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em Paulista, o videomonitoramento começa nesta sexta (01) e até o dia 15 de setembro, faremos apenas ações educativas, nenhum infrator será penalizado. Agora, a partir do dia 16 deste mês, vamos começar a punir os motoristas que não respeitam nem o trânsito nem o pedestre”.

O secretário municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues, explicou que a utilização das câmeras vai ajudar a melhorar o trânsito em vias estratégicas da cidade. “Queremos deixar bem claro que o nosso objetivo é garantir mais mobilidade urbana e segurança aos condutores que trafegam pelas vias do município, afinal, coibindo as infrações é possível evitar acidentes, que resultam em mortes, e ainda atrapalham o fluxo dos veículos nas vias”, revelou o gestor.


Confira os pontos que serão fiscalizados por videomonitoramento em Paulista:

Centro do Paulista

 Avenida Marechal Floriano Peixoto, em frente à Prefeitura do Paulista;
 Bifurcação entre as ruas Floriano Peixoto e Getúlio Vargas, em frente à Esposende;
3 – Rua Siqueira Campos (via do comércio), no cruzamento da Rua Pompeu José da Silva;
– Rua Siqueira Campos, no cruzamento com a Rua Coronel Alberto Lundgren (antiga Rua do Abacaxi);
 Rua Francisco Santiago da Costa, próximo ao Banco do Brasil;
– Rua Francisco Santiago da Costa, em frente à Agência do Trabalho;

Paratibe

– Avenida Lindolfo Collor, em frente à Praça da Liberdade, no acesso ao Mercado Público do bairro.

Senar/PE conclui curso de Auxiliar Administrativo na usina São José

Nesta quinta-feira (31), o SENA/PE encerra a turma do curso de Auxiliar Administrativo e financeiro, ministrado para 19 jovens, na Usina São José, município de Igarassu. A capacitação teve início em 12 de setembro do ano passado. Ao todo, foram 960 horas/aula, entre teoria e prática.

“O curso é uma forma da empresa exercer a Responsabilidade Social, sendo ainda uma oportunidade para inserção e jovens da comunidade no mercado de trabalho”, Josinete Silvano, do departamento de Recursos Humanos da Usina São José. Segundo ela, de imediato, dois alunos serão contratados.

Na parte teórica, eles aprenderam sobre Gestão Corporativa, Integração no Trabalho, Cidadania, Segurança, Saúde e Higiene, Matemática Básica, Comunicação Oral e Escrita e Informática Básica. Já nas 480 h de prática profissional abrange Atividade da Empresa e Atendimento ao Cliente , Informática Avançada, Rotinas de Departamento de pessoal, Matemática Comercial, Planejamento do tempo, Matemática Financeira, Comunicação Assertiva / Português Instrumental, Noções de Contabilidade, Organização de Documentos/Arquivos e Crédito e Finanças Pessoais.