Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Funase participa de evento realizado no CNMP que discutiu as perspectivas de segurança

O Serviço de Inteligência foi um dos temas abordados e já é aplicado em algumas instituições

Reconhecendo a segurança como aspecto primordial para a viabilização da socioeducação, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) representou o Estado no seminário promovido pela Comissão da Infância e Juventude (CIJ) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. A Diretora-Presidente da instituição, Nadja Alencar, e o Gerente de Segurança, Coronel Vladimir Gomes, participaram do evento intitulado “Perspectivas de Segurança na Socioeducação”. O encontro foi voltado tanto para os operadores do sistema socioeducativo, quanto para os membros do Ministério Público que atuam como gestores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

As perspectivas da atividade de inteligência na socioeducação, se mostrando como uma possibilidade para a segurança e proteção a comunidade socioeducativa, foi um dos temas mais discutidos no evento. Segundo o Coronel Vladimir, a implantação do serviço de inteligência já é uma pauta em andamento na Funase e vem para dar mais segurança aos adolescentes, jovens e funcionários.

“Saímos desse evento ainda mais motivados porque percebemos que essa é uma unanimidade entre as instituições de atendimento socioeducativo de todo o Brasil. Com o serviço de inteligência se tem um maior controle das informações, dando mais segurança na hora de tomada de decisões, diminuindo a margem de erro”, compartilhou o Coronel que tem 10 anos de experiência na área de Inteligência da Polícia Militar de Pernambuco.

A adoção de um Grupo de Pronta Resposta também foi colocado em pauta. Em algumas instituições ele existe e é visto como um meio de evitar que a situação saia do controle. Outro aspecto primordial para segurança abordado no seminário foi a instrução continuada dos servidores, entre eles os agentes socioeducativos.

Para a Diretora-presidente da Funase, Nadja Alencar, o evento foi muito importante para que se tenha nacionalmente um alinhamento institucional. “Isso fortalece o eixo segurança, que é de extrema importância para que a socioeducação aconteça. Capacitar sistematicamente os profissionais do atendimento socioeducativo para agir corretamente em situações limites, é fundamental. Além disso, a possibilidade da pronta resposta é para situações extremas que envolvam a integridade física dos jovens, adolescentes e operadores”, destacou.

Evento - Durante os dois dias, o seminário contou com palestras, reunião de grupos de trabalho, elaboração de carta de estratégias e encaminhamentos sobre o evento, que também servirá de embasamento para módulos de outros cursos, podendo ainda surgir a decisão de Metas e Ações Nacionais futuras. A capacitação foi aberta oficialmente pelo conselheiro do CNMP Walter Agra, que preside a CIJ. Compondo a mesa estavam a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fabiana Gadelha, a presidente do Fórum Nacional dos Gestores do Sinase, Elisângela Cardoso, e o coordenador-geral do Sinase, Ricardo Peres da Costa.

TV Globo valoriza Flipa em sua programação

A TV Globo Nordeste veio valorizar hoje a Festa Literária do Paulista (Flipa). A presidente da Flipa, Patrícia Guedes, falou da importância do evento a fim de elucidar a história, cultura e literatura da região. A Festa vem recebendo mais de 50 mil alunos da rede estadual de Pernambuco.








19 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA DO TDAH

Aprenda sobre os tipos de Transtornos de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)


O dia 19 de setembro é o dia nacional da consciência do TDAH, nos Estados Unidos,  e apesar de muito ser falado sobre o tema, muitas pessoas ainda acham que a hiperatividade, a inquietude e a impulsividade ocorre em todas as crianças portadoras de TDAH (Transtorno de Déficit de atenção com hiperatividade). Há um grande equívoco nesse conceito, é o que afirma o neuropediatra do Instituto NeuroSaber Dr. Clay Brites.

Para o especialista, muitos mitos ainda persistem em torno do assunto. Segundo Brites, cerca de 30% a 40% das crianças com TDAH não são impulsivas e hiperativas. “Elas são simplesmente desatentas em excesso. Ou seja, apresentam déficit de atenção”.


Segundo o neuropediatra, há três tipos de TDAH: o desatento, o do tipo combinado e o hiperativo-impulsivo. O desatendo é o transtorno em que a criança é quieta, não dá trabalho na sala de aula e ainda é tímida. “O aluno introspectivo com o transtorno, não pergunta, não faz questionamentos e precisa muitas vezes do professor para estimula-lo a raciocinar, a pensar e a participar da aula”.

Nos casos onde o TDAH cursa com a criança, o neuropediatra diz que é esperado esse estudante ser extremamente desatento, distraído, esquecido, não consegue terminar o que começa, além de ter baixo rendimento em várias matérias. “O quadro começa muitas vezes lá atrás, mas ninguém identifica porque essa criança é muito quieta, ela não dá trabalho na escola então ninguém encaminha para o médico”.

No outro tipo combinado, Brites comenta que a criança tem tanto déficit de atenção como sinais de hiperatividade e impulsividade. Por esse motivo, ela é mais precocemente identificada e a escola encaminha geralmente mais cedo para avaliação do neurologista. “Os pais também acabam procurando equipes multidisciplinares para entender porque o filho é tão inquieto, agitado, impulsivo, não para e não aprende com os próprios erros”.

Para ele, essas crianças têm muita dificuldade de aguardar a vez e de esperar. São altamente impulsivas, criam grandes problemas de relacionamento social na escola e em casa. “Uma boa porcentagem evolui para quadro opositor desafiador”.

- Já o tipo hiperativo-impulsivo, trata-se de uma categoria onde somente o comportamento é afetado e não a desatenção excessiva e pode resultar em grandes prejuízos na socialização - informa. 

Em todos os casos, Brites ressalta que essas crianças precisam de ajuda. Mas para isso, é fundamental conhecer o transtorno para poder identificar os tipos de TDAH. Dessa forma, professores, pais e profissionais de saúde não irão deixar passar despercebido nenhumas das condições.

- O transtorno leva a severos prejuízos a médio e longo prazo na aprendizagem escolar, na interação social e na capacidade de reagir de forma adequada, afetivamente positiva, frente a situações que envolvam frustação ou confusões sociais. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais fácil e rápido será o tratamento e a recuperação dessa criança - conclui


Caminhada em prol da memória marca Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer em São Paulo

Atividade acontece no parque Villa Lobos e traz tenda com exames, massagens, palestras e atividades abertas ao público
No dia 23 de setembro, sábado, acontece a segunda edição da Memory Walk, caminhada em prol da conscientização do Alzheimer, que tem como objetivo chamar atenção para a detecção e prevenção da doença. No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer. Além da caminhada no parque Villa Lobos, a atividade contará com uma tenda da rede Drogasil que disponibilizará exames, massagens e acupuntura, além de palestras com especialistas no tema, tudo de graça.
Promovida pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e Agência Veteranos, a caminhada tem início às 8h30 com um trajeto de 1,4 km dentro do próprio parque. Haverá banda na recepção e artistas circenses que acompanharão o circuito. Na tenda, serão disponibilizados exames para aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corpórea) e teste de postura, além de área com shiatsu facial, massagem com técnica de bambuterapia, reflexologia das mãos, auriculoterapia e meditação raja yoga.
A programação também conta com conversas, atividades e mini palestras para esclarecimento de dúvidas sobre prevenção, genética e riscos da doença com profissionais da ABRAz. O roteiro inclui ainda jogos de memória, dança e musicoterapia - que colaboram na melhora cognitiva em expressões físicas, emocionais, mentais e sociais.
Kiko Cesar, empresário que trouxe o evento ao país, explica que um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos EUA, concluiu que caminhar cerca de 8 km por semana pode proteger, por até 10 anos, o cérebro de pessoas com propensão ao Alzheimer ou transtornos cognitivos em grau leve. "Queremos chamar a atenção para a causa durante o mês mundial da conscientização do Alzheimer e falar sobre a importância da conscientização sobre a doença por meio de informações relevantes", afirma.
Também serão comercializadas no site do Memory Walk (memorywalkbrasil.com.br) camisetas temáticas do projeto por R$45,00. O valor arrecadado será destinado à ABRAz e contribuirá para os projetos da associação.
O Memory Walk Brasil conta com o patrocínio do grupo Ache, Rede de farmácias Drogasil, entre outros apoiadores.
Confira abaixo a programação completa:
- 09:30 – 10:30: Caminhada de 1,4km
- Tenda: Memória e Alzheimer: união entre profissionais, familiares e cuidadores.
Moderador: Rodrigo Rizek Schultz (neurologista)
- 10:30 – 11:00: Profissionais, familiares e cuidadores: princípios e significado desta união.
Apresentação: Paulo Henrique Ferreira Bertolucci (neurologista); Ceres Eloah de Lucena Ferretti (enfermeira); Vera Lúcia Duarte Vieira (psicóloga); Lucia Bertolucci (psicóloga); Luciane Teixeira Soares (fonoaudióloga – deglutição)
- 11:00 – 12:30: Doença de Alzheimer: discutindo soluções frente às dificuldades com base em depoimentos e experiências de familiares. Abordagem médica e de uma equipe multidisciplinar.
Apresentação: Ivan Hideyo Okamoto (neurologista); Maísa Kairalla (geriatra); Marina Dauar (neurologista); Ana Luisa Rosas Sarmento (neurologista); Cléo Monteiro França Correia (musicoterapeuta); Sandra Langer (jogos computadorizados); José Roberto Wajman (psicólogo).
Serviço:
Memory Walk - Caminhada em prol da memória e conscientização do Alzheimer
Local: Parque Villa Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo


Horário: Das 8h30 às 13h30

Patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, paratleta Touro vai representar Pernambuco no Mundial de Halterofilismo do México

O paratleta Heleno Victor de Melo Silva, o Touro, será o representante de Pernambuco na delegação brasileira que vai participar do Mundial de Halterofilismo. O evento será realizado na Cidade do México, de 29 de setembro a 6 de outubro. Natural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, e patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, ele foi destaque na segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, que aconteceu em São Paulo no mês de agosto, ficando em 1º lugar na categoria Junior e 2º lugar na Adulto, na subcategoria até 65 kg.

“Minha expectativa para o campeonato do México está grande”, conta Touro. “Estou me preparando diariamente na academia, tenho uma alimentação balanceada, faço o aeróbico. Vou competir e trazer uma medalha para Santa Cruz do Capibaribe”, comenta. O paratleta destaca a importância do patrocínio do Moda Center. “O apoio e o incentivo que o Moda Center me dá contribui não só financeiramente, mas também psicologicamente, e isso são fatores que levam às vitórias”.

Allan Carneiro, síndico do Moda Center, lembra que o condomínio também apoia outros atletas, como o corredor de rua Ivanildo Ferreira Barbosa, que é funcionário de lá. “O Moda Center busca sempre incentivar a prática do esporte, pois é algo que transforma vidas, e leva o nome do condomínio para outras localidades”, fala.

Paulista convoca beneficiários do Auxílio Moradia para recadastramento obrigatório

Os moradores da cidade do Paulista que recebem o Auxílio Moradia têm até 16 de outubro deste ano para fazer um recadastramento obrigatório. Quem não atender à convocação pode ter o benefício suspenso ou até cancelado. A atualização dos dados está sendo coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes. 

De acordo com a assistente social do órgão, Fernanda Medeiros, essa ação é para renovar o benefício e analisar se ele está sendo utilizado corretamente. “Precisamos atualizar os dados dos usuários anualmente. Ele serve para confirmar as informações fornecidas pelos beneficiários, verificar se ele continua pagando aluguel com o auxílio ou usando para outras finalidades. Depois da identificação, vamos fazer visitas para comprovar essas informações”, adiantou.

Para se recadastrar, as pessoas precisam comparecer à Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, localizada na Rua da Aurora, nº 1006, Aurora, em frente ao Estádio Ademir Cunha. O atendimento ocorre das 07h30 às 13h. É necessário apresentar os documentos originais e cópia do RG ou CTPS; Título de Eleitor; Número de Identificação Social (NIS); Comprovante de Residência, recibo do último pagamento de aluguel, além dos documentos do cônjuge se for casado(a) ou mantenha união estável. Outras informações pelo fone: (81) 3372.5488, das 07h30 às 13h.

Hoje tem lançamento de livro na Flipa; no espaço da CEPE

O livro é de autoria do jornalista Thiago Correa. Na ocasião, haverá uma palestra com o autor, o desembargador Nivaldo Mulatinho, o professor Samuel Lira de Oliveira e Lívia Valença. Grandes conhecedores da obra Gilvaniana.


Abertas inscrições gratuitas para curso de comida de botequim em Olinda

Capacitação é destinada aos empreendedores olindenses

Empreendedores olindenses que desejam se capacitar gratuitamente devem ficar atentos. Estão abertas as inscrições do curso de comida de botequim por meio do projeto IdeiaA iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e a Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação. O cadastro segue até o dia 17 de setembro e os interessados devem fazer inscrição online pelo site: www.sempetq.pe.gov.br, mas a confirmação da matrícula deve ser feita na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Olinda (CDL), que fica localizada na Praça 12 de Março, em Bairro Novo, das 8 às 13h.
Esta é a primeira vez que o projeto Ideia disponibiliza curso em Olinda. Serão oferecidas aulas teóricas de gestão de cozinha e plano de negócio, como também da parte prática para elaboração de petiscos. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 50 vagas, sendo 30 de imediato e 20 para cadastro de reserva.
As aulas serão ministradas de 19 de setembro a 17 de outubro Escola de Referência Em Ensino Médio Costa Azevedo, em Peixinhos. O curso será nas terça, quartas e quintas, das 13 às 17h. No final, será entregue certificado.

Aprovado projeto de Armando que endurece penas à violência nos estádios

As torcidas organizadas serão dissolvidas judicialmente por atos de vandalismo e o torcedor que promover conflito ou agressões sofrerá pena de reclusão de dois a oito anos e multa. As medidas estão previstas em projeto de lei do senador Armando Monteiro (PTB-PE) aprovado nesta quarta-feira (13), por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta prevê punições mais severas à violência nos estádios. O projeto segue agora à votação da Câmara dos Deputados.
 
Na justificativa, o senador pernambucano diz ser necessário “coibir os violentos confrontos entre torcidas organizadas que, além da deprimente demonstração de incivilidade, violência e covardia, perturbam os espetáculos desportivos, ameaçam os demais espectadores e ferem os direitos do torcedor”. Os mais recentes conflitos em estádios, em junho último, envolveram torcidas do Coritiba e Corinthians, com sete feridos, um em estado grave, do Goiás e Vila Nova e entre torcedores de um mesmo time de futebol, o Vasco da Gama.
 
MAIS RIGOR - Armando enfatiza que seu projeto de lei, elogiado na sessão da CCJ  pelos senadores José Serra (PSDB-SP) e Magno Malta (PR-ES), pretende “suprir as omissões apontadas na legislação em vigor, buscando criar os mecanismos legais mais eficazes na dissuasão dos atos de violência”. Objetiva, ao mesmo tempo, “punir com maior rigor os integrantes das torcidas organizadas que promoverem ou incitarem conflitos ou participarem deles”.
 
O projeto altera dispositivos do Estatuto de Defesa do Torcedor, aprovado por lei em maio de 2003. Entre outras medidas, proíbe os clubes, federações, ligas e empresas estatais ou de economia mista de transferir recursos às torcidas organizadas.
 
Determina a dissolução judicial delas em casos de vandalismo, conflitos coletivos ou agressões no estádio ou em vias públicas no raio de até cinco quilômetros do local do evento esportivo. Pune com reclusão de dois a oito anos o torcedor envolvido em confronto,  mesmo no raio de cinco quilômetros. “O projeto de lei cria instrumentos necessários ao banimento dos arruaceiros dos estádios, como ocorreu em vários países da Europa”, conclui a justificativa de Armando Monteiro.

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Operação Verão leva mutirão de iluminação pública ao bairro de Arthur Lundgren II

O bairro de Arthur Lundgren II foi beneficiado nesta quarta-feira (13.09) por um mutirão de iluminação pública. O trabalho de manutenção e recuperação do sistema teve início pela Rua Surubim, nas proximidades do terminal de ônibus da comunidade. Ao longo da via, uma das principais do bairro, as equipes da Secretaria Executiva de Serviços Públicos realizaram a troca de lâmpadas queimadas, reatores danificados e fotocélulas sem funcionalidade.
Fotos: Jorge Macrino

O secretário-executivo de Serviços Públicos, Jaime Domingos, explicou que um trabalho prévio já foi realizado nos bairros. “Fizemos um levantamento detalhado nas localidades para levar esse tipo de ação. Faremos a substituição dos equipamentos que estão danificados para tornar as vias mais iluminadas, contribuindo, inclusive, com a questão da segurança”, destacou.

Morador da comunidade, o vigilante Esdras Araújo Silva, 42 anos, ficou satisfeito com a ação da prefeitura. “A nossa comunidade estava precisando mesmo dessa ação. O bom é que ela vai acontecer em todos os bairros da cidade. Muitas pessoas vão chegar em casa agora mais tranquilas”, comentou.



Atualmente, as ocorrências relacionadas à iluminação estão sendo atendidas pelas seis equipes que atuam nas ruas do município. “Ao todo, 36 profissionais estão envolvidos nesse trabalho, entre eles, eletricistas, auxiliares e fiscais. Eles contam com o apoio de quatro caminhonetes do tipo sky e dois caminhões do modelo munck. As equipes atuam das 06h às 14h e das 16h às 24h”, disse o diretor de Iluminação Pública do município, Cláudio Nascimento.

Acompanhando o trabalho no bairro, o vereador Edmilson do Pagode disse que a população já havia solicitado a intervenção dele junto à prefeitura. “Fomos procurados por alguns moradores para que fizéssemos uma solicitação ao secretário Jaime Domingos para que Arthur Lundgren II recebesse essa ação. Hoje, através dele e graças à autorização do prefeito Junior Matuto, as equipes estão realizando os reparos necessários ao sistema de iluminação. Essa é uma iniciativa que vai ajudar bastante a população, especialmente, quem chega tarde da noite em casa”, disse.

A ação em Arthur Lundgren II faz parte da Operação Verão, que envolve diversos tipos de serviços na área de limpeza urbana e manutenção da cidade. A iniciativa, que deve seguir pelos próximos quatro meses, teve início nesta semana pela rodovia PE-22, na altura do bairro da Jaguarana. O trabalho vai contemplar diversas localidades no município.

Em Paulista, mulheres podem fazer o teste rápido de gravidez em policlínica de forma gratuita

A Policlínica da Mulher é a primeira unidade de saúde do Paulista a oferece o teste rápido de gravidez. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é de que até o final de outubro toda a rede pública do município esteja com realizando o serviço gratuitamente.
Atualmente, a mulher que suspeitar da gestação pode chegar à recepção da policlínica, que funciona ao lado da PTG (antiga Unidade Mista), e solicitar o teste. O exame está disponível durante todo o horário de funcionamento, não será necessário realizar marcação. Para a mulher que preferir não se expor, pode solicitar o serviço através da Agente Comunitária de Saúde da área, ou com a assistente social, para fazer em casa.
Este serviço está sendo disponibilizado por meio de uma parceria entre a gestão municipal e o Ministério da Saúde, que disponibilizou recursos para aquisição dos testes rápidos de gravidez. A Secretaria de Saúde recebeu os testes e está disponibilizando para o público feminino da cidade.
SERVIÇO:
Endereço – Policlínica da Mulher – Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº , Centro do Paulista.
Horário de funcionamento - O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3433.9485.

STJ não obriga plano de saúde a custear medicamentos sem registro na Anvisa

São Paulo, 12 de setembro de 2017 – Nos últimos anos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ ), sinalizava em diferentes momentos que as operadoras dos planos de saúde poderiam ser indiciadas a custear medicamentos não registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, uma nova decisão traz outro panorama, de que é proibido determinar judicialmente o fornecimento de medicamentos importados sem o devido registro.
A sentença foi concedida em agosto último, no julgamento de um Recurso Especial, onde a Terceira Turma acolheu o pedido de uma operadora para excluir a condenação feita anteriormente, onde um segurado solicitou que o plano de assistência médica assumisse as despesas do seu tratamento e fornecesse um medicamento importado.
Os julgadores seguiram o voto da Ministra Relatora, que teve como bases questões jurídicas como a Lei 9656/98, que exclui a obrigação legal do plano de saúde de fornecer medicamentos importados não nacionalizados. Além disso, levaram em conta a necessidade de manutenção do equilíbrio econômico e financeiro do contrato e da salubridade do sistema de saúde suplementar. Outra justificativa foi o fato de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), orientar os juízes a não autorizarem o fornecimento desse tipo de medicamento.
Especialista em direito à saúde do Nakano Advogados Associados, a advogada Dra. Claudia Nakano, comenta o caso: "A decisão do STJ leva em conta a análise prévia e devido registro na Anvisa, a fim de garantir a proteção da saúde suplementar. Além disso, os juízes podem negar a importação de medicamento não registrado, causando prejuízos irreversíveis para o paciente."
Após a decisão do STJ, as liminares podem ser negadas e os planos de saúde podem não ser mais obrigados a custear quaisquer remédios importados.
Segundo Dra. Claudia Nakano, a decisão causa efeitos nas decisões de primeira instância. "Este caso traz uma discussão importante no Judiciário e no STJ, devido ao fato de impactar diretamente a saúde dos brasileiros. Portanto, é essencial que haja um equilíbrio nesta questão, já que a discussão sobre o fornecimento de medicamentos não registrados na Anvisa é uma das maiores causas de judicialização hoje."
Sobre a Dra. Claudia Nakano – Advogada especializada no Direito à Saúde, Claudia Nakano é Presidente da Comissão de Saúde Pública e Suplementar da OAB Santana/SP e membro das Comissões de Direito do Consumidor, Saúde, Planos de Saúde e Odontológico da OAB Santana/SP. Sócia e fundadora do escritório Nakano Advogados Associados, é pós-graduada em Direito Civil eProcessual Civil e em Direito Médico, Hospitalar e Odontológico pela EPD – Escola Paulista de Direito.
Sobre o escritório Nakano Advogados Associados – Fundado em 2010 e sediado em São Paulo (SP), com unidade parceira em Barueri (SP), o escritório Nakano Advogados Associados atua exclusivamente na área do Direito à Saúde, desde Direito médico, odontológico, hospitalar e previdenciário até tributário e trabalhista na Saúde, bioética e biodireito. Sua expertise e atendimento especializado são voltados aos pacientes, profissionais e instituições da saúde. Sua equipe comprometida atende com eficiência diferentes conflitos com segurança, transparência e humanidade, respeitando a dignidade do ser humano e o direito à vida.

Fiesp realiza 1º Congresso de Educação e Cidadania Digital

Evento acontecerá na capital paulista no próximo dia 19, a partir das 9 horas
Para acompanhar as profundas mudanças causadas pela revolução digital na sociedade, na comunicação e no acesso à informação, o Departamento de Segurança (Deseg) da Fiesp promoverá na terça-feira (19/9) seu 1º Congresso de Educação e Cidadania Digital, em São Paulo. Com base nos aspectos éticos e de segurança que norteiam este ambiente, que impactam diretamente toda a sociedade, a partir das 9 horas, especialistas debaterão regras para o ambiente digital na comunidade escolar, proteção de dados, direito ao esquecimento, liberdade de expressão e violação do direito alheio, o papel da família nas escolas e na educação de crianças e jovens e dependência digital.

Léo Chaves realiza encontro em prol do Projeto Velho Amigo

O cantor Leo Chaves realiza, no dia 19 de setembro, um encontro com bate papo na Avant Premiere dos 18 anos do Projeto Velho Amigo – Associação de Amparo ao Idoso, no Café Society, em São Paulo. A organização trabalha com o resgate da qualidade de vida e da auto-estima de idosos carentes em todo o Brasil.
A seleta lista de convidados foi elaborada por Regina Moraes, presidente da instituição, que garante uma noite exclusiva com muitas novidades para celebrar o aniversário do projeto. Atualmente, 17 instituições de longa permanência de idosos e um núcleo próprio na comunidade de Heliópolis, contemplando mais de 1.500 idosos, são atendidos pelo programa.
Leo Chaves acabou de lançar seu primeiro livro "No Colo dos Anjos", que aborda conceitos de inteligência emocional e tem o mundo das celebridades como pano de fundo.

Curitiba recebe tratamento a laser mais efetivo para doença da próstata

Hospital Nossa Senhora das Graças oferece tecnologia para tratar a HPB, condição que causa aumento da glândula e atinge 14 milhões de brasileiros
Curitiba recebe uma técnica menos dolorosa e mais efetiva para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), a doença mais comum da próstata: a vaporização do órgão com laser verde. Estima-se que cerca de 30% dos homens entre 50 e 80 anos vão apresentar a condição em algum momento da vida, atingindo cerca de 14 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.
O procedimento é feito com anestesia, dura cerca de 40 minutos e exige em média 24 horas de observação. A terapia convencional é cirúrgica e prevê p