Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Desfile cívico do Paulista em comemoração aos 82 anos de emancipação do município

"Participar desse momento é sempre muito emocionante. Continuamos mantendo com orgulho essa tradição do desfile cívico na nossa cidade. Paulista 82 anos, fração linda do Brasil", disse o prefeito Junior Matuto.

O desfile cívico aconteceu na tarde desse sábado, na Avenida Floriano Peixoto. Participaram várias escolas da rede municipal e privadas. O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama Andréa Pereira e filhos. 


Paulista 

Sua emancipação foi em 1935, no auge do desenvolvimento de suas indústrias têxteis.


Desfile cívico

A principal via do Centro do Paulista, a Avenida Marechal Floriano Peixoto, foi palco neste sábado (16.09) do tradicional Desfile Cívico do município. Milhares de pessoas acompanharam o evento, que contou com a participação de quatro mil estudantes de 47 escolas da rede municipal e 28 bandas, entre convidadas e locais. A programação fez parte das comemorações dos 82 anos de Emancipação Política do Paulista e celebrou a Independência do País.

A concentração do desfile ocorreu nas imediações da Secretaria Municipal de Finanças. De lá, os estudantes, professores e músicos seguiram até o trecho da avenida em frente à sede da Prefeitura, onde foram montadas duas estruturas, sendo um palco para o cerimonial de abertura do evento e uma tenda para a Banda Municipal Aristides Borges. O desfile encantou o público por mais de cinco horas, terminando depois das 19h.

Prestigiando o evento, a arquivista Neith Melo gostou do que viu. “É muito importante essa participação das escolas nesse tipo de evento. Faz lembrar o passado com muitas coisas bonitas que nós tínhamos”, disse. A dona de casa, Isabel Ferreira, usou a mesma linha de pensamento para elogiar o desfile. “Acompanho esse evento todos os anos. Eu fico feliz de saber que o nosso prefeito continua investindo nisso. Paulista está de parabéns”, comentou. 

Acompanhando o desfile ao lado da família, o prefeito Junior Matuto comemorou o sucesso do evento. Na visão dele, participar do Desfile Cívico é exercer um ato de cidadania. “Esse é um evento muito tradicional na nossa cidade e que tem um significado muito especial não só para as crianças, mas também para as famílias como um todo. Nós acreditamos que o desfile aproxima os alunos das nossas raízes históricas e culturais, o que traz um ganho enorme para eles. Estamos felizes por celebrar mais esse momento importante e colaborar com isso”, destacou.  

O tema do desfile neste ano foi extraído de um verso do hino da cidade: “Paulista fração linda do Brasil”. “Assim que definimos o tema do nosso evento, iniciamos uma série de atividades com os alunos em sala de aula. A ideia foi trabalhar as belezas naturais do município com os alunos para que eles pudessem conhecer um pouco mais da cidade e dos monumentos que aqui existem. E isso também proporcionou que muitas escolas realizassem muitas atividades durante o desfile”, comentou.






Fotos: Divulgação Prefeitura do Paulista



Clique AQUI para visualizar mais 239 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Paulista fortalece a participação popular nas discussões e definições de políticas públicas municipais

O plenário da Câmara de Vereadores do Paulista ficou lotado, nesta sexta-feira (15.09), durante o evento “O trabalho continua – Audiência Pública LDO, PPA e LOA”. A iniciativa teve por objetivo coletar opiniões dos participantes sobre cinco eixos temáticos que envolvem questões como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, urbanismo, mobilidade, qualificação profissional, esporte, cultura, entre outros. A ação fortalece a participação popular nas definições de políticas públicas para serem executadas no município – uma das ações consideradas estratégicas na gestão do prefeito Junior Matuto.


Ao todo, 52 pessoas participaram do evento. Foram coletadas 170 opiniões. Escutar representantes dos mais diversos segmentos, como por exemplo, pais de família, professores, lideranças sociais e religiosas, profissionais liberais, entre outras categorias, ajuda a prefeitura a ficar ainda mais próxima da população, entendendo o que a sociedade almeja e entende como o que deve ser priorizado, possibilitando, cada vez mais, a realização de ações de governo alinhadas e em prol do povo paulistense.

O trabalho de ausculta popular fica sob a coordenação da Secretaria Municipal de Controladoria, Planejamento e Gestão. O titular da pasta, Joaquim Melo, explicou que o município está no caminho certo por abrir espaço à participação da sociedade. “Aqui na nessa cidade as coisas não acontecem de forma aleatória. Paulista tem metas e foco. E todas as opiniões coletadas são analisadas como contribuição na elaboração dos instrumentos de planejamento PPA, LDO e LOA”, destacou o gestor.