Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Desfile cívico do Paulista em comemoração aos 82 anos de emancipação do município

"Participar desse momento é sempre muito emocionante. Continuamos mantendo com orgulho essa tradição do desfile cívico na nossa cidade. Paulista 82 anos, fração linda do Brasil", disse o prefeito Junior Matuto.

O desfile cívico aconteceu na tarde desse sábado, na Avenida Floriano Peixoto. Participaram várias escolas da rede municipal e privadas. O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama Andréa Pereira e filhos. 


Paulista 

Sua emancipação foi em 1935, no auge do desenvolvimento de suas indústrias têxteis.


Desfile cívico

A principal via do Centro do Paulista, a Avenida Marechal Floriano Peixoto, foi palco neste sábado (16.09) do tradicional Desfile Cívico do município. Milhares de pessoas acompanharam o evento, que contou com a participação de quatro mil estudantes de 47 escolas da rede municipal e 28 bandas, entre convidadas e locais. A programação fez parte das comemorações dos 82 anos de Emancipação Política do Paulista e celebrou a Independência do País.

A concentração do desfile ocorreu nas imediações da Secretaria Municipal de Finanças. De lá, os estudantes, professores e músicos seguiram até o trecho da avenida em frente à sede da Prefeitura, onde foram montadas duas estruturas, sendo um palco para o cerimonial de abertura do evento e uma tenda para a Banda Municipal Aristides Borges. O desfile encantou o público por mais de cinco horas, terminando depois das 19h.

Prestigiando o evento, a arquivista Neith Melo gostou do que viu. “É muito importante essa participação das escolas nesse tipo de evento. Faz lembrar o passado com muitas coisas bonitas que nós tínhamos”, disse. A dona de casa, Isabel Ferreira, usou a mesma linha de pensamento para elogiar o desfile. “Acompanho esse evento todos os anos. Eu fico feliz de saber que o nosso prefeito continua investindo nisso. Paulista está de parabéns”, comentou. 

Acompanhando o desfile ao lado da família, o prefeito Junior Matuto comemorou o sucesso do evento. Na visão dele, participar do Desfile Cívico é exercer um ato de cidadania. “Esse é um evento muito tradicional na nossa cidade e que tem um significado muito especial não só para as crianças, mas também para as famílias como um todo. Nós acreditamos que o desfile aproxima os alunos das nossas raízes históricas e culturais, o que traz um ganho enorme para eles. Estamos felizes por celebrar mais esse momento importante e colaborar com isso”, destacou.  

O tema do desfile neste ano foi extraído de um verso do hino da cidade: “Paulista fração linda do Brasil”. “Assim que definimos o tema do nosso evento, iniciamos uma série de atividades com os alunos em sala de aula. A ideia foi trabalhar as belezas naturais do município com os alunos para que eles pudessem conhecer um pouco mais da cidade e dos monumentos que aqui existem. E isso também proporcionou que muitas escolas realizassem muitas atividades durante o desfile”, comentou.






Fotos: Divulgação Prefeitura do Paulista



Clique AQUI para visualizar mais 239 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Paulista fortalece a participação popular nas discussões e definições de políticas públicas municipais

O plenário da Câmara de Vereadores do Paulista ficou lotado, nesta sexta-feira (15.09), durante o evento “O trabalho continua – Audiência Pública LDO, PPA e LOA”. A iniciativa teve por objetivo coletar opiniões dos participantes sobre cinco eixos temáticos que envolvem questões como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, urbanismo, mobilidade, qualificação profissional, esporte, cultura, entre outros. A ação fortalece a participação popular nas definições de políticas públicas para serem executadas no município – uma das ações consideradas estratégicas na gestão do prefeito Junior Matuto.


Ao todo, 52 pessoas participaram do evento. Foram coletadas 170 opiniões. Escutar representantes dos mais diversos segmentos, como por exemplo, pais de família, professores, lideranças sociais e religiosas, profissionais liberais, entre outras categorias, ajuda a prefeitura a ficar ainda mais próxima da população, entendendo o que a sociedade almeja e entende como o que deve ser priorizado, possibilitando, cada vez mais, a realização de ações de governo alinhadas e em prol do povo paulistense.

O trabalho de ausculta popular fica sob a coordenação da Secretaria Municipal de Controladoria, Planejamento e Gestão. O titular da pasta, Joaquim Melo, explicou que o município está no caminho certo por abrir espaço à participação da sociedade. “Aqui na nessa cidade as coisas não acontecem de forma aleatória. Paulista tem metas e foco. E todas as opiniões coletadas são analisadas como contribuição na elaboração dos instrumentos de planejamento PPA, LDO e LOA”, destacou o gestor.

O evento também contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores do município, Fábio Barros, que estava acompanhado de outros parlamentares; de secretários de governo e funcionários da prefeitura.     

Em Paulista, Alimentação Saudável é tema de Exposição fotográfica

A abertura da exposição fotográfica “Alimentação em foco: caminhos, problemáticas e contradições” foi um sucesso. A ação, que tem o intuito de informar a população sobre os caminhos da alimentação, suas contradições e algumas possibilidades sustentáveis baseadas na nutrição saudável, está acontecendo no Paulista North Way Shoping, e conta com 40 peças dos fotógrafos Maria do Carmo Andrade, Gustavo Cabrera, Christiansen, Gilberto Lima e Edite Nascimento Silva.

Durante o evento foi realizada uma apresentação com alunos da rede municipal, que dançaram e declamaram poesias, abordando o tema da alimentação saudável. Quem compareceu a abertura também assistiu a uma palestra com participação do Dr. Celerino Carriconde e de Diana Mores, fundadores do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP). O agricultor Júlio Bento Rodrigues, do Grupo de Segurança Alimentar e Nutricional de Paulista (GSANPA), também esteve presente.

De acordo com Diana Mores, diretora do Centro Nordestino de Medicina Popular, a exposição busca mostrar para as pessoas os impactos positivos e negativos que o sistema agroalimentar globalizado tem na saúde e economia do país. “Hoje em dia a maioria dos alimentos são produzidos de maneira errada e cheios de substâncias prejudiciais a nossa saúde. As empresas pensam em produzir em grande quantidade, sem se preocupar muito com as conseqüências. Nós sabemos que nos alimentamos de maneira errada, mas devido á falta de tempo e agenda atribulada acabamos recorrendo a esse tipo de alimentação, que futuramente nos custará bem caro.”   

"Como trabalhadora da saúde me acho no direito de alertar os moradores do nosso município sobre as doenças que são provenientes da má alimentação. Nosso trabalho é educativo, e não está acontecendo só aqui nesta exposição, mas sim durante o nosso serviço diário pela cidade. Queremos que todos conheçam e passem a ter segurança alimentar, deixando de lado os maus hábitos ”, explicou a coordenadora do Grupo de Segurança Alimentar e Nutricional de Paulista, Rita da Paz Santos.

A iniciativa, que é coordenada pelo Centro Nordestino de Medicina Popular, em parceria com o Grupo de Segurança Alimentar e Nutricional de Paulista (GSANPA), fica até domingo (17.09), no Paulista North Way Shopping. 

Paulista lança programa que oferece oficinas, atividades lúdicas e disputas em diversas modalidades para alunos da rede municipal

O ginásio da Escola Estadual Padre Osmar Novais, em Paratibe, ficou lotado neste sábado (16.09) durante o lançamento do programa “Brincando com o Esporte”, que faz parte de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Ministério do Esporte. A ação consiste na realização de oficinas, atividades lúdicas e muitas competições em dois polos, aos sábados e domingos, para estimular a prática esportiva, a interação social e ampliar a permanência dos estudantes no ambiente escolar.

O ponta-pé inicial do programa ocorreu numa solenidade que contou com a participação dos estudantes da rede municipal. Sob regência do maestro Leonildo Araújo, a banda marcial da Escola Jaime Bolt fez uma apresentação musical muito elogiada pelo público, enquanto os alunos da Escola Gêlda Amorim realizaram um número de dança, em homenagem aos 82 anos de Emancipação Política da cidade.

Neste primeiro dia de atividades, alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino (Alga Marina, Amaro Alexandrino, Frederico Lundgren, Gêlda Amorim e São Bento – Extensão) marcaram presença. Ao todo, 200 estudantes foram inscritos para participar das atividades nos quatro fins de semana seguintes – período definido para a realização da iniciativa no município, que segue até o dia 15 de outubro.

Acompanhando a filha que estuda na Escola Amaro Alexandrino, o comunicador Paulo Pereira, mais conhecido por Noca, aprovou o “Brincando com o Esporte”. “Acho esse tipo de ação muito bom porque as crianças brincam e se divertem bastante. E o melhor é que a gente não precisa nem sair do bairro onde mora para poder fazer as crianças gastarem energia. A prefeitura está de parabéns pelo trabalho com os alunos da nossa comunidade”, disse.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Junior, explicou que o “Brincando com o Esporte” deixa um legado para o município. “O melhor de tudo é que após a realização das atividades todos os materiais esportivos que foram adquiridos por meio dessa parceria com o Ministério dos Esportes vão continuar sendo usados pelos estudantes da rede local. Nada será devolvido. Já é patrimônio do município”, destacou.

Presente a abertura do evento, o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, revelou que o projeto chega para reforça uma ação importante de governo. “Com a determinação do prefeito Junior Matuto, estamos estimulando a prática esportiva nos quatro cantos do município, por meio de ações que envolvem crianças, adolescentes e a juventude. E agora o Brincando com o Esporte chega para consolidar essa política de governo dentro das unidades de ensino. Estamos felizes e animados com o êxito dessa ação”, disse.

Diversos profissionais estão atuando pelo programa, entre eles, educadores físicos, agentes de recreação e apoio. Eles vão trabalhar nos dois períodos de atividades, que acontece das 08h às 12h e das 14h às 17h. Além da região de Paratibe, o programa está contemplando as crianças e adolescentes da área do Janga, que terá um polo na Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva.

O vereador do município, Eudes Farias, que participou do ponta-pé inicial do programa, disse que a ação representa o cuidado da gestão com a educação. “O prefeito Junior Matuto e o secretário Carlos Junior estão de parabéns por esse trabalho. É muito importante saber que as crianças e os adolescentes da nossa comunidade vão poder aproveitar todas essas atividades nos fins de semana. Além de estimular a prática de atividades esportivas, o programa também livra os meninos e meninas da ociosidade”, defendeu.

Paulista terá pós-campanha de multivacinação

Os pais ou responsáveis que não conseguiram levar os filhos para atualizar o cartão de vacinação neste sábado (16), durante o dia D da campanha, vão ter uma nova oportunidade a partir da segunda-feira (18.09). As crianças e adolescentes que comparecerem as unidades de saúde do município vão poder se imunizar contra diversas doenças. Ao todo, 15 tipos de vacinas estarão à disposição das 08h às 17h.

Ao longo do dia D, a movimentação nas unidades de saúde foi considerada tranquila. Na Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I, as crianças e adolescentes não enfrentaram filas e foram atendidas rapidamente. Enquanto uma equipe fazia a triagem, analisando o cartão de vacina de quem chegava à unidade, outra duas faziam o trabalho de imunização.  

Acompanhada dos dois filhos, um adolescente de 16 anos e uma pequena de apenas cinco, a moradora do bairro, Edjane Ferreira da Costa fez questão de atualizar a caderneta de vacina dos filhos. “A saúde dos meus filhos está primeiro lugar. Sempre estou atenta às campanhas de vacinação. Isso é o mínimo que posso fazer”, disse.

Para garantir que as crianças e adolescentes pudessem atualizar o cartão de vacinação neste dia D da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema especial, mobilizando 300 servidores e abrindo 45 unidades de saúde, entre postos e policlínicas.

Confira as vacinas disponíveis na pós-campanha:
Hepatite A, Hepatite B, VIP, Varicela, DT, Meningocócia C, VOP, HPV, Pentavalente, Pneumocócica, DTPA (adolescentes gestantes), DTP, Tríplice viral, BCG e Rotavírus.

Cultura Brasileira é vivenciada pelas crianças e adolescentes da LBV em Pernambuco

Uma viagem pelos estados do Pará e o Maranhão, foi promovida pelas crianças e adolescentes assistidas pelo programa Criança - Futuro no Presente! da Legião da Boa Vontade, conhecendo a cultura e a riqueza dos estados da Amazônia Brasileira. Os pequenos promoveram dezenas de atividades artísticas e culturais na valorização do Folclore Brasileiro, com muita dança, artesanato, teatro, contação de lendas e parlendas.

O Corpo de Ballet Passos para o Futuro, formado pelas meninas e meninos, atendidos pela Instituição,  conheceram a história do carimbó expressão musical e rítmica da região Amazônica. As crianças deram um show e demonstraram que aprenderam direitinho o carimbó paraense. Não tem como falar das lendas, sem citar o boi-bumbá, a garotada da LBV, através da oficina de artesanato, construiu um painel que utilizou material de sucata (papelão, cola, papel colorido) e a criatividade foi por conta de cada menino e menina que montou o bumba meu boi, embelezando todo o ambiente.

O educador social da LBV Miguel Bacelar, comenta que as crianças e adolescentes ficaram impressionados com o desafio apresentado por ele. "Dezenas de crianças me questionaram como que poderíamos confeccionar um boi-bumbá, e fomos orientando junto com a criatividade de cada um, e o nosso painel ficou um espetáculo. Cada um percebeu como é possível criar com o apoio coletivo", explicou.

O menino Walter, 10 anos, atendido pelo programa Criança - Futuro no Presente!, da LBV, disse que estava com dúvidas se da caixa de papelão poderia nascer um objeto. "Quando o educador disse que iríamos construir um boi-bumbá com material reciclado duvidei, mais com a ajuda de meus amiguinhos, confeccionamos um boi bonito, fiquei contente com o resultado. Foi muito legal", comentou o garoto.

Os idosos que integram o programa Vida Plena da LBV, também participaram do projeto, valorizando a cultura brasileira, as parlendas ficaram à responsabilidade deles, para contar as crianças e adolescentes da Instituição em uma grande experiência inter geracional.

Encerrando as atividades artísticas e culturais do Folclore Brasileiro, o Grupo de Teatro LBV, formado pelos meninos e meninas da Instituição dramatizaram a lenda do Bumba Meu Boi, juntamente com a participação do Grupo Cultural Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, que apresentou a cultura do boi no folguedo brasileiro.

Promover a cultura é respeitar a diversidade
Ao trabalhar valores e sentimentos em sala de atividades, aliando-os ao conteúdo pedagógico, a Legião da Boa Vontade prepara integralmente o atendido. Isso porque a Entidade o enxerga além do intelecto, formando Cérebro e Coração, como define o dirigente José de Paiva Netto na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico quando apresenta o diferencial da LBV ao ver o Ser Humano e seu Espírito Eterno.

No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Coelhos. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8601.

Flipa convida para palestra Tecnologias e soluções criativas para a sustentabilidade; Acontece na manhã deste sábado, às 10h


O Giro Digital, fruto do Dmults UFRPE, realiza neste sábado (16.09) na Festa Literária do Paulista a  terceira mesa redonda. Com o tema do dia, Tecnologias e soluções criativas para a sustentabilidade, o público pode participar da palestra acerca de tirar as dúvidas deste assunto, a partir das 10h. A Flipa acontece no Paulista Shopping North Way.


Programação completa do Giro

Flipa vai debater a vida de personagens da história do Paulista

A Festa Literária do Livro do Paulista (Flipa) faz um debate sobre quem constrói a história do Paulista, às 13h, desse sábado (16.09). Os depoimentos daqueles que fizeram essa cidade crescer, principalmente os trabalhadores da Companhia de Tecidos do Paulista (C.T.P), mantenedora das fábricas Aurora e Arthur, são as estrelas da mesa redonda.

A C.T.P foi a maior indústria de tecidos do país.

ABC dá um banho no Santa Cruz

O time ABC Paulista deu um banho no Santa Cruz, na quarta-feira (13). O primeiro tempo terminou em empate, 1x1. No segundo tempo, o ABC acertou a marcação, conseguiu bloquear o Santa e marcar mais quatro gols, finalizando o segundo tempo em Santa Cruz 1 x 5 ABC.

Lucian comandou a vitória do ABC marcando três gols, Capacete e Anderson fecharam a conta; Vitor marcou para o Santa. Até o momento, o ABC é líder do Grupo C do Campeonato Pernambucano de Futsal.

Equipe do ABC Paulista na quadra do Santa Cruz




Patrocínio do ABC






Apoio









Direção do ABC Paulista
Julierne Soriano
João Batista
Rildo Batista