Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Diretório Municipal do PPS Paulista vai homenagear Marcos Freire

Na próxima segunda-feira (25/09), às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Paulista, o Diretório Municipal do PPS vai realizar a exibição, seguido de uma mesa redonda com o jornalista Inaldo Sampaio, sobre a trajetória do Senador Marcos Freire. O documentário é uma homenagem aos 30 anos da morte do Senador.


Formatura dos novos instrutores do Proerd da PM


Nota de pesar pelo falecimento de Geomarco Coelho

Foi com enorme pesar que recebi a triste notícia do falecimento do meu amigo pessoal Geomarco Coelho, prefeito de Dormentes. Geomarco foi um homem que sempre lutou em benefício de sua cidade e sua gente. Um gestor público responsável e dinâmico, mas acima tudo um grande cidadão, pai de família e companheiro, que ao meu lado esteve em tantas caminhadas. Certamente deixa uma enorme lacuna em nossos corações. Fica para todos nós seu exemplo de vida e luta. Que os familiares e amigos possam encontrar na fé o conforto necessário para superar toda a dor deste momento.

Fernando Bezerra vai a ministros e tem sinal positivo para restaurante popular e outras obras em Petrolina


Brasília, 21/09/17 – Petrolina (PE) ganhará mais um restaurante popular para a oferta de comida barata e de qualidade à população. A sinalização dos recursos do governo federal para a implementação do restaurante – da ordem de R$ 1,5 milhão – foi dada na noite deste quarta-feira (20) pelo ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra (PMDB-RS), ao senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE). A confirmação do convênio, que será firmado entre o MDS e o município de Petrolina, atende a pedido feito ao ministro pelo prefeito da cidade, Miguel Coelho.

Durante a audiência – na sede do MDS, em Brasília – Osmar Terra e o senador também conversaram sobre o provável período para a celebração da parceria e o início do processo de construção do restaurante popular: primeira quinzena do próximo mês de outubro. "Vamos trabalhar muito para que o restaurante esteja concluído o mais rapidamente possível, beneficiando não só a população mais carente como também todos os petrolinenses que buscarem uma alimentação boa e saudável", comemora o vice-líder do governo no Senado.

ESPORTE – Antes do encontro com Osmar Terra, Fernando Bezerra Coelho foi recebido pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Na sede do ministério, o senador solicitou a liberação de recursos federais para a execução de três convênios com a Prefeitura de Petrolina. O principal deles – cujo investimento foi sinalizado ontem à noite pelo ministro – é direcionado à construção da Ciclovia da Orla.

No decorrer da audiência com Fernando Bezerra, Picciani solicitou que a área técnica do ministério análise as possibilidades para a liberação dos recursos da forma mais célere possível. Além da ciclovia, o governo federal também investirá em outros dois convênios, que preveem a construção de três Clubes de Bairro – o primeiro deles, em São Gonçalo – e de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)/Módulo 2 na cidade-natal do senador Fernando Bezerra.

"São grandes notícias à nossa Petrolina, que trazem ainda mais alegria e auto-estima à população nesta semana de comemoração do aniversário da cidade", destaca Miguel Coelho. Nesta quinta-feira (21), Petrolina completa 122 anos de emancipação política. No final da tarde, o senador Fernando Bezerra chega ao município para acompanhar, ao lado do prefeito Miguel Coelho, o Desfile Cívico na Avenida Guararapes.


Fernando Bezerra pede urgência na regulamentação de Uber e outros aplicativos de transporte de passageiros

Brasília, 20/09/17 – Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou hoje (20), no Senado, requerimento para que a Casa analise e vote, em regime de urgência, a regulamentação nacional do transporte remunerado privado de passageiros e de aplicativos relacionados a este tipo de serviço, como o Uber e os taxis convencionais, entre outros. O pedido do senador foi formalizado durante audiência pública conjunta das comissões de Ciência e Tecnologia (CCT), de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviço de Infraestrutura (CI) do Senado que, nesta quarta-feira, debateram três proposições sobre este tema: o PLC 28/2017 – originário da Câmara por iniciativa do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e que encontra-se em estágio de tramitação mais avançado no Congresso Nacional – e os projetos de lei do Senado (PLSs) 530/2015, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), e 726/2015, proposto pelo senador Lasier Martins (PSD-RS).

“Não queremos parar a utilização dos aplicativos e plataformas. Muito pelo contrário”, ressaltou Fernando Bezerra. “As tecnologias são bem-vindas. Mas, é necessário avançarmos na regulamentação deste serviço, tanto sob o aspecto das condições de trabalho dos motoristas quanto em relação à segurança dos usuários”, defendeu o vice-líder do governo no Senado.

No entendimento de Bezerra Coelho, o transporte privado de passageiros deve ser tratado como um serviço público e para o qual é preciso, entre outras exigências técnicas, a contratação de seguro. “A exemplo do que estão obrigados os taxistas (convencionais) e as empresas que fazem transporte coletivo, como ônibus e vans”, observou. “Se acontecer um acidente, é o seguro que vai custear a assistência aos passageiros e ao motorista”, acrescentou o senador.

Para Fernando Bezerra, a análise e o amadurecimento das matérias devem ser conduzidos “com equilíbrio” entre o interesse dos usuários e o dos condutores. “Não dá para tratarmos esta discussão como a lei do mais forte”, afirmou.

Conforme ilustrou o senador, existem quatro veículos vinculados ao Uber para cada taxista (convencional), no estado de Pernambuco. “Como se pode remunerar esta atividade com uma concorrência massiva como esta e sem nenhum tipo de regulamentação?”, questionou Fernando Bezerra Coelho.

Além de representantes de associações e cooperativas de condutores de taxi, Uber e outros aplicativos, foram convidados ao debate de hoje, especialistas do governo (ministérios da Justiça e da Fazenda), do Conselho de Defesa Econômica (Cade), da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Central de Sindicatos Brasileiros (CSB). O vereador de Recife (PE), Aerto Luna (PRP); o presidente da Cooperativa Novo Taxi de Pernambuco, Flávio Fortunato; e o presidente da Câmara Municipal de Olinda (PE), vereador Jorge Federal (PR-PE), também participaram da discussão.

TRAMITAÇÃO – Os três projetos de lei analisados na audiência pública desta quarta-feira tramitam atualmente na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, sob a relatoria de Pedro Chaves (PSC-MS), cujo parecer sobre as matérias será apresentado na próxima terça-feira (26) à CCT. Chaves também poderá ser o relator dos projetos no Plenário da Casa, onde as proposições deverão ser votadas no mesmo dia.

II CONFERÊNCIA DE IGUALDADE RACIAL DO PAULISTA

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq) participa, nesta sexta-feira (22), das 8h às 17h, da II CONFERÊNCIA DE IGUALDADE RACIAL DO PAULISTA. O psicólogo da Agência do Trabalho de Pernambuco Evandro Viana compõe a mesa de abertura e atuará como facilitador durante o encontro. O evento acontece no auditório da Secretaria de Saúde do município, na Rua Praça João XXIII, 59 – Centro.

Conselho Municipal de Habitação é instituído no Paulista

Com o objetivo de ativar o Conselho Municipal de Habitação do Paulista, se reuniram, na manhã desta quinta-feira (21.09), na Diretoria de Habitação do município, representantes do Poder Executivo, Legislativo, sindicatos e movimentos populares. A ativação do Conselho, prevista desde 2008, sai agora do papel, já com uma importante missão: A criação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paulista, Robertinho Couto, a criação do PLHIS se dá por uma recomendação da Secretaria Nacional de Habitação, como requisito para a obtenção de recursos na área de habitação por parte dos municípios.

“Estamos envolvendo todos os segmentos que fazem as políticas de habitação da cidade, além da câmara de vereadores, que é o poder legislativo, e a participação nossa do poder executivo. Com isso a gente pretende fazer um conselho onde seja garantida a Participação Popular, para que a gente possa deixar tudo organizado e com representatividade”, explicou Robertinho.

Presente no encontro, o diretor da ACLF Empreendimentos Avelar Loureiro, lembrou que a criação do conselho é um pleito na cidade desde o ano de 2008. “Depois de quase 10 anos da criação do Conselho, finalmente hoje a gente institucionaliza e a partir daí é que a gente vai formular as políticas habitacionais de uma nova realidade de hoje, quando a população cresce tanto, e que demanda mais serviços que a gente tem de fazer com que todos tenham acesso aos serviços. E habitação é um dos itens que compõem esse grupo de atividades”, disse o empresário.

Para o sócio da SPE Aurora, Serapião Ferreira, é de fundamental importância a ativação do conselho. “É muito positivo. A cidade e seus dirigentes estão de parabéns. Isso é fundamental, porque os recursos são escassos, e se você não tiver um conselho com diretrizes, com definições, com projetos e com determinação, você não vai obter esse recurso disponível pelo Governo Federal. Então cabe ao conselho esse poder e a determinação. Acho que é muito importante. Está de parabéns a cidade”, concluiu.

O vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, também presente ao encontro, destacou a transformação urbana que o município vem passando ao longo do tempo. “Estamos todos felizes, porque nós temos um papel importante de trazer esses atores e não vamos fugir à nossa responsabilidade, pois estamos preparados para ela. Meus parabéns a todos e estaremos sempre aqui na retaguarda ajudando porque essa é uma militância da minha vida também”, ressaltou Carreiro.

Paulista renova frota do programa Segue Cuidando para garantir conforto e segurança aos usuários

Quem precisa de transporte para fazer tratamento médico contínuo longe de casa sabe o quanto é importante poder contar com um veículo confortável e seguro para fazer o deslocamento até as unidades de saúde. Em Paulista, os pacientes que são acompanhados nas clínicas de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia estão mais tranquilos, pois contam com o Segue Cuidando, um serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu, nesta quinta-feira (21.09), quatro novas vans para renovar a antiga frota.

O programa, que foi criado pela prefeitura para transportar as pessoas com comprometimento severo de mobilidade até os hospitais onde são feitas as consultas médicas, virou lei municipal. Dos quatro novos veículos recebidos pelo Segue Cuidando, três são comuns e uma adaptada. As tradicionais possuem capacidade para transportar 16 pessoas, sendo 15 pacientes e o motorista. A van adaptada possui espaço para 11 pessoas, sendo quatro cadeirantes, seis passageiros e o condutor. Os usuários do programa possuem, inclusive, um cartão de identificação magnético. Esse dispositivo auxilia no monitoramento do uso do serviço. Através do cartão, é possível rastrear o horário de embarque e desembarque dos usuários e acompanhar o desempenho do condutor.

O evento de entrega dos veículos, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, contou com a participação do prefeito Junior Matuto. “Estou muito feliz e emocionado de poder participar de uma solenidade como esta porque o filme volta à minha cabeça. Eu lembro que quando assumimos a prefeitura esse tipo de transporte era realizado por veículos inadequados como kombis. Quantas e quantas vezes recebi ligações de condutores ou passageiros relatando que o veículo havia quebrado. Isso sem falar da superlotação e do mau atendimento prestado. Hoje temos convicção que o Segue Cuidando já mudou a vida das pessoas, ajudando, inclusive, elas receberem o tratamento com mais tranquilidade”, comentou o gestor.



Prestigiando o evento, o usuário do Segue Cuidando, José Barbosa aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe da prefeitura pelo serviço. “Nós só temos que agradecer a prefeitura pela ideia de criar esse programa Segue Cuidando. Eu mesmo só andava de ônibus para fazer o tratamento. Saia de casa às 4h30 da manhã. Era muito difícil. Mas agora está muito bom”, comemorou. Ele e os demais participantes da solenidade foram contemplados com um kit com garrafa de água e bloquinho de anotações para usar entre as idas e vindas até as clínicas de tratamento.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, explicou que o Segue Cuidando é totalmente financiado com recursos próprios e que mesmo diante da crise o prefeito manteve os investimentos nesse programa. “A prefeitura tem enfrentado a crise fazendo mais com menos. No setor da saúde não é diferente. Mesmo com nossas limitações financeiras, estamos conseguimos avançar em diversas ações, como o Segue Cuidando, que ampliou o atendimento aos pacientes da cidade”, disse.

Atualmente, 166 pessoas estão sendo beneficiadas pelo programa no município. Elas são transportadas diariamente, de segunda a sábado, nos três turnos do dia, até as unidades hospitalares. “Com o empenho de todos, hoje não há filas de espera para quem deseja ingressar no serviço. E quem tem procurado a Secretaria de Saúde consegue ser contemplado nas rotas existentes em poucos dias”, revelou Rafael Bitu, gerente da empresa contratada pela prefeitura, a Urja Social.

Ainda participaram do evento, os vereadores da cidade, Eudes Farias, Fabiano Paz, Carlos Piroca e Edinho; secretários municipais; servidores da Saúde; além dos familiares dos pacientes beneficiados pelo programa.  

Orquestra das Pás se apresenta no Clube das Pás, neste sábado (23)

Repertório será recheado de canções de artistas, como Reginaldo Rossi e Adilson Ramos

O Clube das Pás recebe grande show da Orquestra das Pás, neste sábado (23), a partir das 21h. No repertório, o grupo entoa canções de artistas, como Adilson Ramos, Reginaldo Rossi, Moacyr Franco e Leonardo Sullivan.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria da sede da entidade. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522. 

Serviço:

Orquestra das Pás
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife
Sábado (23) | 21h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3242-7522

Time de vôlei do Case Petrolina é medalha de prata nos Jogos Estudantis

Equipe agora se prepara para o Campeonato Petrolinense de Vôlei, com possibilidade de inscrever também as categorias sub-15 e sub-20


O time de vôlei do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina exibe sua medalha de prata na categoria juvenil, de 17 a 19 anos, conquistada dos Jogos Estudantis do município. A ação foi realizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes e a sociedade petrolinense. Os jogos ocorreram entre 29 de agosto e 13 de setembro.

A equipe formada por 12 atletas é treinada pelo professor de Educação Física da rede estadual de ensino, Alexandre Oliveira, que conta com o auxílio do agente socioeducativo Cícero Brito. Jogando cinco partidas, o time conseguiu chegar à final contra o time do Instituto Federal do Sertão (IF-Sertão), tendo apenas uma derrota, contra esse mesmo time, na fase anterior. Foram três meses de preparo, com treinamentos três vezes na semana.

“A gente tem percebido uma mudança no comportamento dos meninos, eles têm sido mais disciplinados. Além disso, para jogar, há exigências, entre elas, assistir às aulas regularmente e não estar envolvido em confusões” comenta o técnico Alexandre Oliveira.

O Case Petrolina também faz atividade com outros esportes, como handebol, futsal e basquete. “Trabalhar a auto-estima desses jovens é fundamental, e, juntamente com a educação, o esporte tem um papel de extrema importância nisso. Ficamos muito felizes com o resultado”, conta a Diretora Geral do Case Petrolina, Nídia Maria Alencar. A equipe de vôlei já pensa no futuro, e se prepara para participar do Campeonato Petrolinense de Vôlei, com possibilidade de inscrever também as categorias sub-15 e sub-20.

RECIFE SAMBA DE PE RECEBE ROSANAH FIENNGA E PRISCILA SENNA NO GALO DA MADRUGADA

Gerlane Lops mistura clássicos da Música Popular Brasileira com o brega recifense na sede do Galo

Em mais uma edição do projeto Recife Samba de PE, Gerlane Lops promove um verdadeiro intercâmbio cultural reunindo em uma mesma noite ritmos da MPB e do Brega recifense. Nesta edição, a pernambucana recebe Rosanah Fienngo, conhecida pelo hit “Como uma Deusa         “ e Priscila Senna, da banda Musa. O encontro acontece no próximo sábado (23), na sede do Galo da Madrugada, no bairro de São José. A casa abre a partir das 19h.
A voz inconfundível é a senha para que o público identifique a dona do timbre e extensão. Paulistana do bairro do Brás, Rosanah começou a cantar profissionalmente aos 13 anos na banda de seu pai, “Casanova´s”. O sucesso surgiu graças a uma fita demonstração deixada na TV Globo com a música “Nem um Toque” que inserida na trilha sonora da novela “Roda de Fogo” chegou ao primeiro lugar das rádios de todo país. Desde então, sua carreira foi pontuada por uma série de hits, como: “Custe o que Custar”, “Vício Fatal”, “Direto no Olhar” e “O Amor e o Poder” (popularmente conhecida como “Como uma Deusa”), que detém até hoje o recorde de execução pública (31 semanas em primeiro lugar), consagrando Rosanah como uma das cantoras mais populares do país, obtendo uma vendagem superior a cinco milhões de cópias.
Em seus shows além de interpretar seus grandes sucessos, Rosanah faz uma homenagem a grandes nomes da música nacional e internacional, como: Elis Regina, Tina Turner e coloca o público para dançar com hits que embalaram as pistas de dança dos anos 70, 80 e 90, sem deixar de fora “Loving You”, que foi tema do casal Dafne e Gabriel da novela “Caras e Bocas” e sua nova música “The Greatest Love off All”.
Na mesma noite, a musa Priscila Senna chega para animar o público com sucessos como “Amor de Fã”, “Amanhecer”, “Invenção do Ano” e “Não Sou a Única”. Gerlane Lops apresentará um repertório recheado de muito samba para não deixar ninguém parado. Além dos grandes clássicos, serão apresentadas também canções autorais como “Da Branca”, uma parceria com Siri do Cavaco, “Samba prá você”, parceria com Gustavo Travassos, “Alma de Poeta” e “Primeira Viagem”.
SOBRE O RECIFE SAMBA DE PE - Projeto multicultural realizado pelo Galo da Madrugada e a cantora Gerlane Lops, com o intuito de promover o intercâmbio musical entre artistas pernambucanos e de outros Estados. O evento estreou em outubro de 2011, na sede do bloco, e já recebeu a participação especial de grandes nomes da música local, como Almir Rouche, André Rio, os Maestros Spok e Forró, Cezzinha, Belo Xis, Mesa de Samba Autoral e tantos outros, além das baianas Márcia Freire, Mariene de Castro, Ju Moraes, a carioca Mar’tnália, Zélia Ducan, Isabella Taviani e Lia Sophia. A proposta é de reunir em uma típica roda de samba toda a cultura pernambucana, como as já homenageadas Gigantes do Samba (campeã de 2014) e Galeria do Ritmo.
SERVIÇO
Recife Samba de PE com Gerlane Lops, Rosanah Fiennga e Priscila Senna.
Local: Sede do Galo da Madrugada (Rua da Concórdia, 984, bairro de São José, Recife-PE);
Data: Sábado, 23 de setembro;
Horário: 19h (abertura da casa);
Ingressos: Vendas de ingressos: 1º LOTE (R$ 60 | R$ 30 (meia) | MESA (quatro pessoas): R$ 240);
2º LOTE (R$ 70 | R$ 35 | MESA (quatro pessoas): R$ 280 3º LOTE R$ 80 | R$ 40,00 (meia) MESA (quatro pessoas): R$ 320 à venda na sede do Galo da Madrugada e no site (https://www.sympla.com.br/recife-samba-de-pe---gerlane-lops-convida-rosanah-e-priscila-senna__183650);
Informações: (81) 3224-2899 / 99933-9234;

Morada da Paz realiza ação para conscientizar sobre diagnóstico precoce do Alzheimer

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, 1,2 milhão de pessoas têm a doença no país. O Alzheimer é degenerativo, não tem cura e um dos seus principais sintomas é a perda progressiva da memória, provocada pela morte dos neurônios. Quando diagnosticado no início, o paciente com Alzheimer pode receber um tratamento médico adequado, aumentando sua qualidade de vida e adiando sintomas mais graves.

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença do Alzheimer. Em alusão à data, o cemitério e crematório Morada da Paz, do Grupo Vila, realizará no dia 2 de novembro, Dia de Finados, uma ação estimulando o diagnóstico precoce da doença. As atividades acontecerão simultaneamente em diversos cemitérios espalhados pelo Brasil e contam com a organização e apoio do Sindicato dos Crematórios Particulares do Brasil (Sincep) e da Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra).

Segundo Ibsen Vila, diretor do Grupo Vila, o objetivo da escolha da data foi despertar nas pessoas que visitam os cemitérios a importância de se fazer presente e reforçar as lembranças ainda em vida. “O Alzheimer é uma doença muito delicada. Em alguns casos, pacientes e familiares não sabem lidar com a perda da memória. Dessa forma, nossa preocupação é que a atenção, o amor e o carinho sejam reforçados nesse período, garantindo que as lembranças sejam as melhores possíveis”, afirma Ibsen.

Na ação, cartazes alertando sobre os principais sintomas estarão espalhados pelos locais, além de quadros com jogo da memória, caça-palavras e outros jogos que estimulam a atividade cerebral.

Condomínios são mais seguros para crianças?

Com a ausências de espaços públicos seguros, com estrutura e grandes espaços para crianças e adolescentes brincarem e socializarem livremente, muitos pais abandonaram as casas de ruas de grandes e médias cidades e buscaram como opção os condomínios verticais e horizontais. Mesmo quando o recém casal planeja uma nova moradia, já se programa pensando no crescimento da família e no tempo que passam fora da residência, por causa do trabalho e do trânsito das grandes cidades. Tudo isso, porque infelizmente o planejamento urbano das cidades ainda não incorpora a necessidade total de segurança e lazer das famílias.

Essas famílias que escolhem morar em condomínios, se esforçam para ficar livres da violência, acidentes e tantos outros acontecimentos infelizes do dia a dia. Um dos motivos dos pais se sentirem mais seguros em relação a seus filhos morarem em condomínio é o fato de usufruírem de uma portaria – com profissionais treinados - que controla a entrada e saída de pessoas e carros, circuitos de câmeras e, em alguns casos, profissionais que trabalham como segurança, representando maior garantia e menos riscos aos pequenos.

Outra razão que leva os pais a optar por locais assim é porque pensam no bem-estar das crianças, que precisam de um bom espaço para brincar. De fato, em qualquer lugar, a garotada precisa de cuidado especial para evitar imprevistos indesejáveis como acidentes, doenças, entre outras coisas. Por isso, é necessário ficar atento e ter a certeza de que o dinheiro investido neste conforto - dos prédios e vilas residências -está sendo mesmo revertido em cuidados necessários para que os pequenos estejam sempre seguros, possam brincar e viver a infância com qualidade.

A área de lazer é um dos locais preferidos das crianças, pois são nos playgrounds onde passam horas brincando nas caixas de areia e nos brinquedos, os quais precisam ser constantemente cuidados e higienizados para não serem um agente contaminador de doenças, vírus e bactérias, ou se tornarem locais para se machucar. Por isso é necessário prezar também pela limpeza e manutenção.

Logo, todas as áreas do condomínio, incluindo as áreas de lazer, merecem muita atenção quanto à limpeza, pois é fundamental para a saúde tanto das crianças quanto dos adultos. Os moradores, administradores e síndicos dos condomínios devem, portanto, valorizar a limpeza e manutenção profissional e ao terceirizar estes serviços reconhecem a importância da especialização, pois sabem sobre a extrema importância de preservar a saúde da família como um todo e também do patrimônio dos condôminos.
Por isso, mesmo morando em condomínios, é necessária a atenção com a garotada e os pais devem se lembrar que crianças de até 10 anos não devem ficar muito tempo distantes ou andar sozinhas, pois podem sofrer acidentes em qualquer lugar como na escada, no elevador, na parte elétrica, entre outros locais. É fundamental também que crianças de até 5 anos estejam constantemente acompanhadas de um adulto nas brincadeiras do playground e, na área da piscina, independente da idade, todas as crianças não devem estar desacompanhadas em nenhum momento.

Incentive a alfabetização com a Sopa de Letrinhas, da Editora Moderna

Descobrir o que as letras, juntas, são capazes de dizer permite ao ser humano explorar o mundo da escrita e da leitura, duas importantes formas de comunicação. No entanto, como o processo de alfabetização infantil pode ser uma tarefa difícil, o letramento deve ser realizado com muita ludicidade. P