Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Diretório Municipal do PPS Paulista vai homenagear Marcos Freire

Na próxima segunda-feira (25/09), às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Paulista, o Diretório Municipal do PPS vai realizar a exibição, seguido de uma mesa redonda com o jornalista Inaldo Sampaio, sobre a trajetória do Senador Marcos Freire. O documentário é uma homenagem aos 30 anos da morte do Senador.


Formatura dos novos instrutores do Proerd da PM


Nota de pesar pelo falecimento de Geomarco Coelho

Foi com enorme pesar que recebi a triste notícia do falecimento do meu amigo pessoal Geomarco Coelho, prefeito de Dormentes. Geomarco foi um homem que sempre lutou em benefício de sua cidade e sua gente. Um gestor público responsável e dinâmico, mas acima tudo um grande cidadão, pai de família e companheiro, que ao meu lado esteve em tantas caminhadas. Certamente deixa uma enorme lacuna em nossos corações. Fica para todos nós seu exemplo de vida e luta. Que os familiares e amigos possam encontrar na fé o conforto necessário para superar toda a dor deste momento.

Fernando Bezerra vai a ministros e tem sinal positivo para restaurante popular e outras obras em Petrolina


Brasília, 21/09/17 – Petrolina (PE) ganhará mais um restaurante popular para a oferta de comida barata e de qualidade à população. A sinalização dos recursos do governo federal para a implementação do restaurante – da ordem de R$ 1,5 milhão – foi dada na noite deste quarta-feira (20) pelo ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra (PMDB-RS), ao senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE). A confirmação do convênio, que será firmado entre o MDS e o município de Petrolina, atende a pedido feito ao ministro pelo prefeito da cidade, Miguel Coelho.

Durante a audiência – na sede do MDS, em Brasília – Osmar Terra e o senador também conversaram sobre o provável período para a celebração da parceria e o início do processo de construção do restaurante popular: primeira quinzena do próximo mês de outubro. "Vamos trabalhar muito para que o restaurante esteja concluído o mais rapidamente possível, beneficiando não só a população mais carente como também todos os petrolinenses que buscarem uma alimentação boa e saudável", comemora o vice-líder do governo no Senado.

ESPORTE – Antes do encontro com Osmar Terra, Fernando Bezerra Coelho foi recebido pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Na sede do ministério, o senador solicitou a liberação de recursos federais para a execução de três convênios com a Prefeitura de Petrolina. O principal deles – cujo investimento foi sinalizado ontem à noite pelo ministro – é direcionado à construção da Ciclovia da Orla.

No decorrer da audiência com Fernando Bezerra, Picciani solicitou que a área técnica do ministério análise as possibilidades para a liberação dos recursos da forma mais célere possível. Além da ciclovia, o governo federal também investirá em outros dois convênios, que preveem a construção de três Clubes de Bairro – o primeiro deles, em São Gonçalo – e de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)/Módulo 2 na cidade-natal do senador Fernando Bezerra.

"São grandes notícias à nossa Petrolina, que trazem ainda mais alegria e auto-estima à população nesta semana de comemoração do aniversário da cidade", destaca Miguel Coelho. Nesta quinta-feira (21), Petrolina completa 122 anos de emancipação política. No final da tarde, o senador Fernando Bezerra chega ao município para acompanhar, ao lado do prefeito Miguel Coelho, o Desfile Cívico na Avenida Guararapes.


Fernando Bezerra pede urgência na regulamentação de Uber e outros aplicativos de transporte de passageiros

Brasília, 20/09/17 – Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou hoje (20), no Senado, requerimento para que a Casa analise e vote, em regime de urgência, a regulamentação nacional do transporte remunerado privado de passageiros e de aplicativos relacionados a este tipo de serviço, como o Uber e os taxis convencionais, entre outros. O pedido do senador foi formalizado durante audiência pública conjunta das comissões de Ciência e Tecnologia (CCT), de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviço de Infraestrutura (CI) do Senado que, nesta quarta-feira, debateram três proposições sobre este tema: o PLC 28/2017 – originário da Câmara por iniciativa do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e que encontra-se em estágio de tramitação mais avançado no Congresso Nacional – e os projetos de lei do Senado (PLSs) 530/2015, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), e 726/2015, proposto pelo senador Lasier Martins (PSD-RS).

“Não queremos parar a utilização dos aplicativos e plataformas. Muito pelo contrário”, ressaltou Fernando Bezerra. “As tecnologias são bem-vindas. Mas, é necessário avançarmos na regulamentação deste serviço, tanto sob o aspecto das condições de trabalho dos motoristas quanto em relação à segurança dos usuários”, defendeu o vice-líder do governo no Senado.

No entendimento de Bezerra Coelho, o transporte privado de passageiros deve ser tratado como um serviço público e para o qual é preciso, entre outras exigências técnicas, a contratação de seguro. “A exemplo do que estão obrigados os taxistas (convencionais) e as empresas que fazem transporte coletivo, como ônibus e vans”, observou. “Se acontecer um acidente, é o seguro que vai custear a assistência aos passageiros e ao motorista”, acrescentou o senador.

Para Fernando Bezerra, a análise e o amadurecimento das matérias devem ser conduzidos “com equilíbrio” entre o interesse dos usuários e o dos condutores. “Não dá para tratarmos esta discussão como a lei do mais forte”, afirmou.

Conforme ilustrou o senador, existem quatro veículos vinculados ao Uber para cada taxista (convencional), no estado de Pernambuco. “Como se pode remunerar esta atividade com uma concorrência massiva como esta e sem nenhum tipo de regulamentação?”, questionou Fernando Bezerra Coelho.

Além de representantes de associações e cooperativas de condutores de taxi, Uber e outros aplicativos, foram convidados ao debate de hoje, especialistas do governo (ministérios da Justiça e da Fazenda), do Conselho de Defesa Econômica (Cade), da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Central de Sindicatos Brasileiros (CSB). O vereador de Recife (PE), Aerto Luna (PRP); o presidente da Cooperativa Novo Taxi de Pernambuco, Flávio Fortunato; e o presidente da Câmara Municipal de Olinda (PE), vereador Jorge Federal (PR-PE), também participaram da discussão.

TRAMITAÇÃO – Os três projetos de lei analisados na audiência pública desta quarta-feira tramitam atualmente na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, sob a relatoria de Pedro Chaves (PSC-MS), cujo parecer sobre as matérias será apresentado na próxima terça-feira (26) à CCT. Chaves também poderá ser o relator dos projetos no Plenário da Casa, onde as proposições deverão ser votadas no mesmo dia.

II CONFERÊNCIA DE IGUALDADE RACIAL DO PAULISTA

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq) participa, nesta sexta-feira (22), das 8h às 17h, da II CONFERÊNCIA DE IGUALDADE RACIAL DO PAULISTA. O psicólogo da Agência do Trabalho de Pernambuco Evandro Viana compõe a mesa de abertura e atuará como facilitador durante o encontro. O evento acontece no auditório da Secretaria de Saúde do município, na Rua Praça João XXIII, 59 – Centro.

Conselho Municipal de Habitação é instituído no Paulista

Com o objetivo de ativar o Conselho Municipal de Habitação do Paulista, se reuniram, na manhã desta quinta-feira (21.09), na Diretoria de Habitação do município, representantes do Poder Executivo, Legislativo, sindicatos e movimentos populares. A ativação do Conselho, prevista desde 2008, sai agora do papel, já com uma importante missão: A criação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paulista, Robertinho Couto, a criação do PLHIS se dá por uma recomendação da Secretaria Nacional de Habitação, como requisito para a obtenção de recursos na área de habitação por parte dos municípios.

“Estamos envolvendo todos os segmentos que fazem as políticas de habitação da cidade, além da câmara de vereadores, que é o poder legislativo, e a participação nossa do poder executivo. Com isso a gente pretende fazer um conselho onde seja garantida a Participação Popular, para que a gente possa deixar tudo organizado e com representatividade”, explicou Robertinho.

Presente no encontro, o diretor da ACLF Empreendimentos Avelar Loureiro, lembrou que a criação do conselho é um pleito na cidade desde o ano de 2008. “Depois de quase 10 anos da criação do Conselho, finalmente hoje a gente institucionaliza e a partir daí é que a gente vai formular as políticas habitacionais de uma nova realidade de hoje, quando a população cresce tanto, e que demanda mais serviços que a gente tem de fazer com que todos tenham acesso aos serviços. E habitação é um dos itens que compõem esse grupo de atividades”, disse o empresário.

Para o sócio da SPE Aurora, Serapião Ferreira, é de fundamental importância a ativação do conselho. “É muito positivo. A cidade e seus dirigentes estão de parabéns. Isso é fundamental, porque os recursos são escassos, e se você não tiver um conselho com diretrizes, com definições, com projetos e com determinação, você não vai obter esse recurso disponível pelo Governo Federal. Então cabe ao conselho esse poder e a determinação. Acho que é muito importante. Está de parabéns a cidade”, concluiu.

O vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, também presente ao encontro, destacou a transformação urbana que o município vem passando ao longo do tempo. “Estamos todos felizes, porque nós temos um papel importante de trazer esses atores e não vamos fugir à nossa responsabilidade, pois estamos preparados para ela. Meus parabéns a todos e estaremos sempre aqui na retaguarda ajudando porque essa é uma militância da minha vida também”, ressaltou Carreiro.

Paulista renova frota do programa Segue Cuidando para garantir conforto e segurança aos usuários

Quem precisa de transporte para fazer tratamento médico contínuo longe de casa sabe o quanto é importante poder contar com um veículo confortável e seguro para fazer o deslocamento até as unidades de saúde. Em Paulista, os pacientes que são acompanhados nas clínicas de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia estão mais tranquilos, pois contam com o Segue Cuidando, um serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu, nesta quinta-feira (21.09), quatro novas vans para renovar a antiga frota.

O programa, que foi criado pela prefeitura para transportar as pessoas com comprometimento severo de mobilidade até os hospitais onde são feitas as consultas médicas, virou lei municipal. Dos quatro novos veículos recebidos pelo Segue Cuidando, três são comuns e uma adaptada. As tradicionais possuem capacidade para transportar 16 pessoas, sendo 15 pacientes e o motorista. A van adaptada possui espaço para 11 pessoas, sendo quatro cadeirantes, seis passageiros e o condutor. Os usuários do programa possuem, inclusive, um cartão de identificação magnético. Esse dispositivo auxilia no monitoramento do uso do serviço. Através do cartão, é possível rastrear o horário de embarque e desembarque dos usuários e acompanhar o desempenho do condutor.

O evento de entrega dos veículos, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, contou com a participação do prefeito Junior Matuto. “Estou muito feliz e emocionado de poder participar de uma solenidade como esta porque o filme volta à minha cabeça. Eu lembro que quando assumimos a prefeitura esse tipo de transporte era realizado por veículos inadequados como kombis. Quantas e quantas vezes recebi ligações de condutores ou passageiros relatando que o veículo havia quebrado. Isso sem falar da superlotação e do mau atendimento prestado. Hoje temos convicção que o Segue Cuidando já mudou a vida das pessoas, ajudando, inclusive, elas receberem o tratamento com mais tranquilidade”, comentou o gestor.



Prestigiando o evento, o usuário do Segue Cuidando, José Barbosa aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe da prefeitura pelo serviço. “Nós só temos que agradecer a prefeitura pela ideia de criar esse programa Segue Cuidando. Eu mesmo só andava de ônibus para fazer o tratamento. Saia de casa às 4h30 da manhã. Era muito difícil. Mas agora está muito bom”, comemorou. Ele e os demais participantes da solenidade foram contemplados com um kit com garrafa de água e bloquinho de anotações para usar entre as idas e vindas até as clínicas de tratamento.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, explicou que o Segue Cuidando é totalmente financiado com recursos próprios e que mesmo diante da crise o prefeito manteve os investimentos nesse programa. “A prefeitura tem enfrentado a crise fazendo mais com menos. No setor da saúde não é diferente. Mesmo com nossas limitações financeiras, estamos conseguimos avançar em diversas ações, como o Segue Cuidando, que ampliou o atendimento aos pacientes da cidade”, disse.

Atualmente, 166 pessoas estão sendo beneficiadas pelo programa no município. Elas são transportadas diariamente, de segunda a sábado, nos três turnos do dia, até as unidades hospitalares. “Com o empenho de todos, hoje não há filas de espera para quem deseja ingressar no serviço. E quem tem procurado a Secretaria de Saúde consegue ser contemplado nas rotas existentes em poucos dias”, revelou Rafael Bitu, gerente da empresa contratada pela prefeitura, a Urja Social.

Ainda participaram do evento, os vereadores da cidade, Eudes Farias, Fabiano Paz, Carlos Piroca e Edinho; secretários municipais; servidores da Saúde; além dos familiares dos pacientes beneficiados pelo programa.  

Orquestra das Pás se apresenta no Clube das Pás, neste sábado (23)

Repertório será recheado de canções de artistas, como Reginaldo Rossi e Adilson Ramos

O Clube das Pás recebe grande show da Orquestra das Pás, neste sábado (23), a partir das 21h. No repertório, o grupo entoa canções de artistas, como Adilson Ramos, Reginaldo Rossi, Moacyr Franco e Leonardo Sullivan.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria da sede da entidade. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522. 

Serviço:

Orquestra das Pás
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife
Sábado (23) | 21h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3242-7522

Time de vôlei do Case Petrolina é medalha de prata nos Jogos Estudantis

Equipe agora se prepara para o Campeonato Petrolinense de Vôlei, com possibilidade de inscrever também as categorias sub-15 e sub-20


O time de vôlei do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina exibe sua medalha de prata na categoria juvenil, de 17 a 19 anos, conquistada dos Jogos Estudantis do município. A ação foi realizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes e a sociedade petrolinense. Os jogos ocorreram entre 29 de agosto e 13 de setembro.

A equipe formada por 12 atletas é treinada pelo professor de Educação Física da rede estadual de ensino, Alexandre Oliveira, que conta com o auxílio do agente socioeducativo Cícero Brito. Jogando cinco partidas, o time conseguiu chegar à final contra o time do Instituto Federal do Sertão (IF-Sertão), tendo apenas uma derrota, contra esse mesmo time, na fase anterior. Foram três meses de preparo, com treinamentos três vezes na semana.

“A gente tem percebido uma mudança no comportamento dos meninos, eles têm sido mais disciplinados. Além disso, para jogar, há exigências, entre elas, assistir às aulas regularmente e não estar envolvido em confusões” comenta o técnico Alexandre Oliveira.

O Case Petrolina também faz atividade com outros esportes, como handebol, futsal e basquete. “Trabalhar a auto-estima desses jovens é fundamental, e, juntamente com a educação, o esporte tem um papel de extrema importância nisso. Ficamos muito felizes com o resultado”, conta a Diretora Geral do Case Petrolina, Nídia Maria Alencar. A equipe de vôlei já pensa no futuro, e se prepara para participar do Campeonato Petrolinense de Vôlei, com possibilidade de inscrever também as categorias sub-15 e sub-20.

RECIFE SAMBA DE PE RECEBE ROSANAH FIENNGA E PRISCILA SENNA NO GALO DA MADRUGADA

Gerlane Lops mistura clássicos da Música Popular Brasileira com o brega recifense na sede do Galo

Em mais uma edição do projeto Recife Samba de PE, Gerlane Lops promove um verdadeiro intercâmbio cultural reunindo em uma mesma noite ritmos da MPB e do Brega recifense. Nesta edição, a pernambucana recebe Rosanah Fienngo, conhecida pelo hit “Como uma Deusa         “ e Priscila Senna, da banda Musa. O encontro acontece no próximo sábado (23), na sede do Galo da Madrugada, no bairro de São José. A casa abre a partir das 19h.
A voz inconfundível é a senha para que o público identifique a dona do timbre e extensão. Paulistana do bairro do Brás, Rosanah começou a cantar profissionalmente aos 13 anos na banda de seu pai, “Casanova´s”. O sucesso surgiu graças a uma fita demonstração deixada na TV Globo com a música “Nem um Toque” que inserida na trilha sonora da novela “Roda de Fogo” chegou ao primeiro lugar das rádios de todo país. Desde então, sua carreira foi pontuada por uma série de hits, como: “Custe o que Custar”, “Vício Fatal”, “Direto no Olhar” e “O Amor e o Poder” (popularmente conhecida como “Como uma Deusa”), que detém até hoje o recorde de execução pública (31 semanas em primeiro lugar), consagrando Rosanah como uma das cantoras mais populares do país, obtendo uma vendagem superior a cinco milhões de cópias.
Em seus shows além de interpretar seus grandes sucessos, Rosanah faz uma homenagem a grandes nomes da música nacional e internacional, como: Elis Regina, Tina Turner e coloca o público para dançar com hits que embalaram as pistas de dança dos anos 70, 80 e 90, sem deixar de fora “Loving You”, que foi tema do casal Dafne e Gabriel da novela “Caras e Bocas” e sua nova música “The Greatest Love off All”.
Na mesma noite, a musa Priscila Senna chega para animar o público com sucessos como “Amor de Fã”, “Amanhecer”, “Invenção do Ano” e “Não Sou a Única”. Gerlane Lops apresentará um repertório recheado de muito samba para não deixar ninguém parado. Além dos grandes clássicos, serão apresentadas também canções autorais como “Da Branca”, uma parceria com Siri do Cavaco, “Samba prá você”, parceria com Gustavo Travassos, “Alma de Poeta” e “Primeira Viagem”.
SOBRE O RECIFE SAMBA DE PE - Projeto multicultural realizado pelo Galo da Madrugada e a cantora Gerlane Lops, com o intuito de promover o intercâmbio musical entre artistas pernambucanos e de outros Estados. O evento estreou em outubro de 2011, na sede do bloco, e já recebeu a participação especial de grandes nomes da música local, como Almir Rouche, André Rio, os Maestros Spok e Forró, Cezzinha, Belo Xis, Mesa de Samba Autoral e tantos outros, além das baianas Márcia Freire, Mariene de Castro, Ju Moraes, a carioca Mar’tnália, Zélia Ducan, Isabella Taviani e Lia Sophia. A proposta é de reunir em uma típica roda de samba toda a cultura pernambucana, como as já homenageadas Gigantes do Samba (campeã de 2014) e Galeria do Ritmo.
SERVIÇO
Recife Samba de PE com Gerlane Lops, Rosanah Fiennga e Priscila Senna.
Local: Sede do Galo da Madrugada (Rua da Concórdia, 984, bairro de São José, Recife-PE);
Data: Sábado, 23 de setembro;
Horário: 19h (abertura da casa);
Ingressos: Vendas de ingressos: 1º LOTE (R$ 60 | R$ 30 (meia) | MESA (quatro pessoas): R$ 240);
2º LOTE (R$ 70 | R$ 35 | MESA (quatro pessoas): R$ 280 3º LOTE R$ 80 | R$ 40,00 (meia) MESA (quatro pessoas): R$ 320 à venda na sede do Galo da Madrugada e no site (https://www.sympla.com.br/recife-samba-de-pe---gerlane-lops-convida-rosanah-e-priscila-senna__183650);
Informações: (81) 3224-2899 / 99933-9234;

Morada da Paz realiza ação para conscientizar sobre diagnóstico precoce do Alzheimer

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, 1,2 milhão de pessoas têm a doença no país. O Alzheimer é degenerativo, não tem cura e um dos seus principais sintomas é a perda progressiva da memória, provocada pela morte dos neurônios. Quando diagnosticado no início, o paciente com Alzheimer pode receber um tratamento médico adequado, aumentando sua qualidade de vida e adiando sintomas mais graves.

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença do Alzheimer. Em alusão à data, o cemitério e crematório Morada da Paz, do Grupo Vila, realizará no dia 2 de novembro, Dia de Finados, uma ação estimulando o diagnóstico precoce da doença. As atividades acontecerão simultaneamente em diversos cemitérios espalhados pelo Brasil e contam com a organização e apoio do Sindicato dos Crematórios Particulares do Brasil (Sincep) e da Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra).

Segundo Ibsen Vila, diretor do Grupo Vila, o objetivo da escolha da data foi despertar nas pessoas que visitam os cemitérios a importância de se fazer presente e reforçar as lembranças ainda em vida. “O Alzheimer é uma doença muito delicada. Em alguns casos, pacientes e familiares não sabem lidar com a perda da memória. Dessa forma, nossa preocupação é que a atenção, o amor e o carinho sejam reforçados nesse período, garantindo que as lembranças sejam as melhores possíveis”, afirma Ibsen.

Na ação, cartazes alertando sobre os principais sintomas estarão espalhados pelos locais, além de quadros com jogo da memória, caça-palavras e outros jogos que estimulam a atividade cerebral.

Condomínios são mais seguros para crianças?

Com a ausências de espaços públicos seguros, com estrutura e grandes espaços para crianças e adolescentes brincarem e socializarem livremente, muitos pais abandonaram as casas de ruas de grandes e médias cidades e buscaram como opção os condomínios verticais e horizontais. Mesmo quando o recém casal planeja uma nova moradia, já se programa pensando no crescimento da família e no tempo que passam fora da residência, por causa do trabalho e do trânsito das grandes cidades. Tudo isso, porque infelizmente o planejamento urbano das cidades ainda não incorpora a necessidade total de segurança e lazer das famílias.

Essas famílias que escolhem morar em condomínios, se esforçam para ficar livres da violência, acidentes e tantos outros acontecimentos infelizes do dia a dia. Um dos motivos dos pais se sentirem mais seguros em relação a seus filhos morarem em condomínio é o fato de usufruírem de uma portaria – com profissionais treinados - que controla a entrada e saída de pessoas e carros, circuitos de câmeras e, em alguns casos, profissionais que trabalham como segurança, representando maior garantia e menos riscos aos pequenos.

Outra razão que leva os pais a optar por locais assim é porque pensam no bem-estar das crianças, que precisam de um bom espaço para brincar. De fato, em qualquer lugar, a garotada precisa de cuidado especial para evitar imprevistos indesejáveis como acidentes, doenças, entre outras coisas. Por isso, é necessário ficar atento e ter a certeza de que o dinheiro investido neste conforto - dos prédios e vilas residências -está sendo mesmo revertido em cuidados necessários para que os pequenos estejam sempre seguros, possam brincar e viver a infância com qualidade.

A área de lazer é um dos locais preferidos das crianças, pois são nos playgrounds onde passam horas brincando nas caixas de areia e nos brinquedos, os quais precisam ser constantemente cuidados e higienizados para não serem um agente contaminador de doenças, vírus e bactérias, ou se tornarem locais para se machucar. Por isso é necessário prezar também pela limpeza e manutenção.

Logo, todas as áreas do condomínio, incluindo as áreas de lazer, merecem muita atenção quanto à limpeza, pois é fundamental para a saúde tanto das crianças quanto dos adultos. Os moradores, administradores e síndicos dos condomínios devem, portanto, valorizar a limpeza e manutenção profissional e ao terceirizar estes serviços reconhecem a importância da especialização, pois sabem sobre a extrema importância de preservar a saúde da família como um todo e também do patrimônio dos condôminos.
Por isso, mesmo morando em condomínios, é necessária a atenção com a garotada e os pais devem se lembrar que crianças de até 10 anos não devem ficar muito tempo distantes ou andar sozinhas, pois podem sofrer acidentes em qualquer lugar como na escada, no elevador, na parte elétrica, entre outros locais. É fundamental também que crianças de até 5 anos estejam constantemente acompanhadas de um adulto nas brincadeiras do playground e, na área da piscina, independente da idade, todas as crianças não devem estar desacompanhadas em nenhum momento.

Incentive a alfabetização com a Sopa de Letrinhas, da Editora Moderna

Descobrir o que as letras, juntas, são capazes de dizer permite ao ser humano explorar o mundo da escrita e da leitura, duas importantes formas de comunicação. No entanto, como o processo de alfabetização infantil pode ser uma tarefa difícil, o letramento deve ser realizado com muita ludicidade. Para ajudar nessa missão, a Editora Moderna apresenta o livro Sopa de Letrinhas, com um divertido enredo que propõe brincadeiras com as palavras.
O leitor irá conhecer Xande, um garoto que, ao se sentir desafiado pelo irmão por conta dos erros de ortografia, decide tomar uma sopa de letras para solucionar o problema. Mas, claro, a sopa não traz o efeito esperado pelo menino. No entanto, ele aprende a sequência das letras no teclado do computador e começa a brincar com palavras novas na sala de aula e em casa, surpreendendo a todos. Orgulhoso de seu sucesso, o protagonista decora expressões em russo e até em japonês. Nesse sentido, Xande vai percebendo sua capacidade de memorização e inteligência e usa essas virtudes para fazer as lições de casa e se familiarizar com as palavras.
A obra de Teresa Noronha apresenta o delicioso universo da alfabetização e estimula crianças na criação de jogos e brincadeiras linguísticas, com o objetivo de ampliar o repertório vocabular dos pequenos. Também mostra aos leitores que determinação, criatividade e iniciativas individuais são fundamentais para resolução dos problemas.
O título, que foi publicado pela primeira vez em 1990, chega à sua 3ª edição e faz parte da Coleção Girassol, que está ganhando cara nova, com projeto gráfico e capa totalmente reformulados. As ilustrações são de Romont Willy. Indicação: a partir de 7 anos.
Preço: R$44,00
Sobre a autora
Teresa Noronha nasceu em São Paulo, em 1924. Fez cursos de Línguas Neolatinas e de Orientação Educacional. Lecionou Latim, Português e Literatura em vários colégios do interior. Em 1973, foi editado seu primeiro livro, "Férias em Xangri-lá", a que se seguiu uma fecunda produção literária. Obteve vários prêmios. Escreveu várias histórias para a revista "Recreio". Participou de várias antologias de contos para crianças e jovens, escreveu poesias e trovas.

Sobre a Moderna
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Unidade de Saúde do Varadouro realiza exame da filariose

A ação acontece entre os dias 25 e 28 deste mês, das 22 à 1h

A Unidade de Saúde do bairro do Varadouro, em Olinda, vai oferecer de segunda (25) a quinta-feira (28) deste mês uma ação para teste no enfretamento à Filariose. O exame da gota espessa, popularmente chamado de fura dedo, serve para diagnosticar e erradicar a doença. O procedimento é realizado no horário das 22h à 1h da manhã – período em que o parasita circula pelos vasos sanguíneos, o que facilita a detecção.

Para a realização do teste, o morador deverá apresentar o documento de RG. Após coleta, o sangue é encaminhado para o Laboratório de Saúde Pública de Olinda, caso o resultado seja positivo, o paciente é comunicado para iniciar o tratamento. Além dessas ações realizadas pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica de Olindaa Secretaria de Saúde do município disponibiliza, de forma permanente, a coleta do mesmo exame de segunda à quinta-feira, a partir das 22h, no Serviço de Pronto Atendimento – SPA, na Avenida Antônio da Costa Azevedo, s/n, em Peixinhos.

Amigo Gringo fará encontro na Paulista e Live com youtuber brasileiro para debater quem inventou o avião


Por conta da simpatia espontânea e de todas as dicas que passa no canal Amigo Gringo da Snack, rede multiplataforma de canais, o jornalista Seth Kugel já se consagrou como um dos youtubers favoritos dos brasileiros. Ex colunista de turismo no New York Times, o americano se apaixonou pelo Brasil e hoje em dia alimenta um canal no Youtube com dicas sobre Nova York, truques de inglês e reações gringas a conteúdos brasileiros.

Para celebrar as quase 30 milhões de visualizações de seus vídeos e os 415 mil inscritos, Seth estará na Av. Paulista nesse domingo, 24/09, para conhecer os fãs e seguidores do canal. O encontro acontecerá a partir das 14h em frente ao número 960 da avenida e todos estão convidados a participar.

E as novidades não param por aí! Dia 28/09 Seth fará uma Live junto com o Fernando De Barthole, do canal Aero por trás da aviação, para discutir um dos assuntos mais polêmicos da história: quem inventou o avião, Santos Dumont ou os Irmãos Wright? O debate acontecerá no canal Amigo Gringo a partir das 20h e quem tiver bons argumentos está convocado a ajudar no caso!

Não perca!

Serviço
Vídeos novos toda terça e sexta, às 10h
Link: www.youtube.com/amigogringo

Sobre a Rede Snack
A Rede Snack, fundada pelos publicitários Vitor Knijnik e Nelson Botega, é uma empresa de mídia e entretenimento digital first. Ela cria, produz, desenvolve e distribui conteúdo multiplataforma (YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat, SVODs, TV e cinema). A rede possui 3 unidades de negócio envolvendo produções originais e branded, com quase 2 bilhões de views.
Snack Creators - área de production service, comercialização e gerenciamento dos talentos e canais mais influentes do país como PC Siqueira, Barbixas, Flavia Pavanelli, entre outros.
Snack Studios - área de desenvolvimento e produção de séries originais multiplataforma, como o Amigo Gringo apresentado por Seth Kugel, jornalista do New York Times, OK!OK!, canal sobre o mundo pop mais visto do YT Brasil, Vendi Meu Sofá com a fitness girl Gabriela Pugliesi, Nosso Canal, apresentado pelas garotas mais bombadas da internet, Casa do Saber, de entretenimento cultural, entre outras séries originais. Depois de se firmar como uma rede relevante na produção digital, a divisão partiu para produções de TV e cinema como Internet O Filme, longa que reuniu 26 youtubers com exibição em 400 salas de cinema e atualmente no Netflix, e o Jornal do Meme para a TNT Brasil.
Snack Brands - divisão "one stop shop" para marcas e agências, responsável pela estratégia de conteúdo digital full service: cria, produz, gerencia e serve inteligência de dados na melhor escolha de influenciadores. Foram mais de 500 branded videos produzidos para marcas como L'oreal, Samsung, Ambev, Motorola, P&G, Unilever, entre outras. A área é responsável também pela produção e gestão do maior canal de marca do YouTube Brasil, o Mundo da Menina da Pampili, com 1,7M de inscritos.


A Rede Snack tem mais de 16 milhões de inscritos no YouTube, 13 mil vídeos publicados, mais de 1,9 bilhões de visualizações.
http://www.youtube.com/user/redesnack

Paulista investe na sensibilização de profissionais da Saúde em relação à política LGBT

Com a proposta de entender e saber lidar com a política LGBT, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e as recepcionistas da Secretaria Municipal de Saúde do Paulista participaram na tarde desta quinta-feira (21.09), no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, do Seminário de Saúde Integrada da População LGBT. Uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, que visa sensibilizar os profissionais a respeito do tema.

Na ocasião, eles puderam tirar dúvidas acerca do assunto em questão e entender algumas particularidades necessárias para um melhor atendimento aos usuários da saúde do município. Momentos dinâmicos e esclarecedores fizeram parte da conversa ministrada pelo coordenador estadual da política LGBT, Luiz Valério. Ele trouxe à tona momentos do cotidiano dos profissionais, relacionando com o tema, para que eles possam prestar um atendimento cada vez mais igualitário, entendendo qual o melhor comportamento que deve ser adotado em determinados momentos.

A agente comunitária de saúde, Micherlane Nascimento acredita que esta ação traz benefícios para os profissionais. “Eu só vejo coisas boas. Com esse trabalho poderemos executar nossa função de uma forma ainda melhor e também crescer como cidadãos”, afirmou. “É uma oportunidade excelente para acabarmos com todo esse tabu que envolve o assunto e passamos atender a todos sem nenhum tipo de preconceito”, comentou a recepcionista Simone Nunes.

Segundo a secretaria de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, o trabalho de sensibilização é contínuo e vai atender a todos os profissionais da pasta – que já teve início com a equipe de gestão e, agora, segue com os agentes de território.  “A gente entende que, em saúde, é necessário que tenhamos a sabedoria e a capacidade de atender bem e acolher a todos os usuários dentro das suas particularidades. Os agentes de saúde precisam saber responder a algumas questões, já que trabalham diretamente com o público”, afirmou a gestora. 

Discussões sobre os resíduos sólidos ganham mais fôlego na Alepe

Assunto foi rediscutido, nesta quarta (20), com levantamento de ações feitas e possibilidades para a resolução do problema no Estado
Apesar de o número de aterros sanitários, espaços destinados à decomposição dos resíduos sólidos gerados pelo ser humano, terem subido de 8 para 14 unidades em Pernambuco, somente nos últimos quatro anos, o dado ainda está aquém da perspectiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010), que determinava a extinção dos lixões até 2014, já que infelizmente 137 dos 184 municípios de PE ainda usam lixões para o descarte de resíduo.
Atento a esses dados preocupantes, o deputado Zé Maurício (à frente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alepe - CMAS) articulou audiência pública, realizada nesta quarta (20), para dar continuidade aos debates na Casa Joaquim Nabuco acerca da situação dos resíduos sólidos no Estado – eleito assunto prioridade pelo colegiado.
Com a presença do Presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Eduardo Elvino, do Superintendente do Ibama em PE, Francisco Barreto Campello, do Promotor do Ministério Público de PE, André Barbosa; do representante dos catadores de Pernambuco, o Sr. José Cardoso, além do ex-presidente da Chesf João Bosco de Almeida (consultor na área energética), entre outras autoridades, a audiência serviu para discutir as investidas que vêm sendo desenvolvidas para resolver a questão dos resíduos sólidos, bem como, apontar possíveis soluções, que levam em conta o potencial energético e econômico do lixo para o Estado.
Nesse sentido, Zé Maurício pontuou a importância de se ‘dar fim ao descarte irresponsável e à ideia de que lixo é apenas lixo’. “Precisamos cuidar do meio ambiente de maneira sustentável e sustentada, vislumbrando o potencial do resíduo sólido como alternativa econômica e mesmo de geração energética, a fim de contribuir, não só para o meio ambiente e a nossa saúde, como para a própria economia de maneira equacionada”, defendeu.
O posicionamento do parlamentar se ampara também no esclarecimento do ex-presidente da Chesf João Bosco de Almeida (consultor na área energética). Integrante do projeto de Unidade de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos (Uver), Bosco apontou esta iniciativa como uma alternativa ao problema do lixo, já que permitiria ao Estado bancar 70% da sua necessidade energética anual, com a transformação de resíduos em energia. Segundo o especialista, o modelo já implementado na Holanda representaria uma economia entre R$ 10 e 20 milhões/ano para as prefeituras.

Durante a ocasião, ainda foram apresentados os dados do ICMS Socioambiental (Lei Estadual nº 11.899/2000) – que distribui parte dos recursos financeiros do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços entre municípios cumpridores de metas na área –, e que demonstram os benefícios gerados pelo repasse (só neste ano, de R$ 54, e de R$ 352 milhões nos últimos quatro anos) às prefeituras, como o anunciado fechamento, até o fim de 2017, do lixão em Toritama (Agreste), que funciona há 30 anos.

Membro do MPPE, André Barbosa sugeriu o formato de Consórcio Internacional para sanar o problema dos resíduos sólidos no Estado, no intuito de reduzir os gastos das gestões municipais e estaduais com essa questão. Por sua vez, o Superintendente do Ibama em PE, Francisco Barreto Campello ressaltou o impacto do lixo no Semiárido pernambucano, que afeta a pecuária; e divulgou o empenho do Instituto na construção de um pacto para sustentabilidade do setor gesseiro.

Representante dos catadores de Pernambuco, organização com mais de 20 mil integrantes em PE, o Sr. José Cardoso externou sua preocupação na demora para a resolução do problema do lixo no Estado, posicionamento que, na opinião de Zé, contribuiu ainda mais para a ressaltar a importância de um diálogo constante entre os diversos setores envolvidos na questão dos resíduos sólidos, e a necessidade de integração entre os envolvidos, para se chegar a uma solução acertada para essa problemática.

“A audiência nos permitiu evoluir da perspectiva de identificação do problema, mais presente em encontros anteriores, para as possibilidades de resolução do problema em questão. Soluções que, para serem efetivas, deverão contar com a participação dos diversos organismos relacionados no tema, junto à sociedade civil, a fim sanar esse que é um dos principais entraves à execução de um desenvolvimento efetivamente sustentável em todo o mundo”, frisou Zé, apontando para uma evolução contínua dos debates sobre o tema no âmbito da CMAS na Alepe.

Paulista entrega donativos recebidos para entidades cadastradas

A Secretaria de Políticas Sociais e Esportes está entregando às entidades credenciadas as doações feitas pela Renner, pela Editora Paulus e os leites arrecadados na I Corrida e Caminhada Eu Vivo Paulista. As entregas devem durar até a próxima semana.

Algumas entidades já receberam o material, como a Creche Escola Maria de Nazaré, o Instituto Dom Hélder Câmara e o CENTER. Os itens ainda serão entregues à Associação dos Moradores de Pau Amarelo, Associação Santa Clara, Escola Comunitária Vovó Tita, Instituto Criança Feliz e na Casa de Amparo Social Hebert de Souza.

As roupas doadas pelas Lojas Renner fazem parte da política social da empresa de doar vestuários para a população carente de cada município onde se instala. Os kits de livros doados pela Paulus fazem parte do Programa Direito e Cidadania que compreende um conjunto de atividades voltadas à convivência social e ao protagonismo de crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Antes dos livros serem entregues, os profissionais do SCFV passaram por uma capacitação para trabalhar com o material junto com as crianças e os adolescentes beneficiados pelo serviço de convivência. De acordo com o coordenador do SCFV, Aldo Araújo, as pessoas que participaram da capacitação serão multiplicadoras das informações recebidas. “Cada profissional assumiu o compromisso de multiplicar os conteúdos tratados com o restante de sua equipe. E assim planejarem juntos um percurso para leitura e desenvolvimento das atividades contidas nos livros”, disse.

 

O coordenador ainda aproveitou o momento para agradecer o apoio da prefeitura. “Em nome de todos os profissionais da Assistência Social do Paulista agradeço o apoio e incentivo dados pelo prefeito Junior Matuto e o secretário Augusto Costa que não medem esforços para atender as nossas solicitações”, pontuou.

Miguel Coelho e Ministro dos Transportes assinam ordem de serviço de R$ 17 milhões para Petrolina

Depois de quase dez anos, Petrolina receberá uma obra de grande porte estratégica para a mobilidade no trânsito da região. Nesta sexta-feira (22), o prefeito Miguel Coelho e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella Lessa, assinam ordem de serviço no valor de R$ 17 milhões para a duplicação da Avenida Sete de Setembro, um dos principais corredores da cidade sertaneja. O ato ocorre às 9h30, no antigo Ceape, e contará também com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, e do senador Fernando Bezerra.

Além do anúncio sobre o início das obras de mobilidade terrestre, o ministro Mauricio Quintella Lessa formalizará a nova certificação do Aeroporto Nilo Coelho. O aeródromo terá o status ampliado para receber aeronaves de maior porte, o que favorecerá a médio e longo prazo, principalmente, o transporte de cargas como os produtos da fruticultura para exportação.

Serviço:
Anúncio de obras de mobilidade e nova certificação do aeroporto de Petrolina
Local: Antigo Ceape. Avenida Sete de Setembro.
Dia e horário: sexta (22), a partir das 9h30

Dia D de inclusão profissional em Igarassu

Para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, Igarassu recebe no próximo dia 29 o Dia D. A partir das 8h, até às 16h, no Largo do Convento de Santo Antônio, 26 empresas de Igarassu e do Litoral Norte, irão disponibilizar 300 vagas de emprego para portadores de algum tipo de deficiência. Para participar, o interessado deve levar os documentos originais RG, CPF, Carteira de trabalho e Laudo médico (CID) e se candidatar presencialmente às vagas. A boa notícia, é que algumas empresas já confirmarão a empregabilidade do candidato no local. A atividade faz parte do calendário de ações do aniversário de 482 anos da cidade (27.09) e a festa dos Santos Cosme e Damião promovidas pela Prefeitura de Igarassu.

No Ar Coquetel molotov anuncia programação completa

Arnaldo Baptista, Lia de Itamaracá e a atração internacional Hinds estão no line up oficial do No Ar Coquetel Molotov 2017.

Festival divulga também as oficinas, prévias e demais atividades que compõem sua programação ao longo de setembro e outubro.




Finalmente, o público vai conhecer as atrações que estarão nos palcos Velvet e Sonic do Skol Apresenta: No Ar Coquetel Molotov no dia 21 de outubro. São elas: Rincon Sapiência (SP), Arnaldo Baptista (SP), Linn da Quebrada (SP), Kiko Dinucci (SP), Kalouv (PE), E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante (SP), Alessandra Leão (PE), Luiza Lian (SP), NoPorn (SP), Attooxxa (BA), AfroBapho (BA), a banda americana DIIV, as espanholas do grupo Hinds e a festa Mamba Negra (SP). O Som na Rural ainda traz Lia de Itamaracá (PE) Batalha da Escadaria (PE).

Outros destaques do line up são os artistas patrocinados pelo Natura Musical: O Terno (show com metais) (SP), Giovani Cidreira (BA) e Curumin (SP). A abertura dos portões do festival que tem também o patrocínio da Baterias Moura e Calvin Klein, será às 13h, no Caxanga Golf Club e os ingressos do segundo lote estão à venda através da plataforma Sympla.

Além de todas essas atrações, o festival ainda conta com shows no palco AESO com Romero Ferro (PE)gorduratrans (RJ) e Soledad (CE), as outras atrações serão anunciadas em breve. A direção também abre, a partir de hoje, inscrições para diversas oficinas, destacando ainda o Espaço uPlanet com temática sustentável, a Mostra Play The Movie e as prévias que começam dia 28 de setembro.

Prévias

Uma das bandas mais originais do indie rock brasileiro atual, a Carne Doce, faz uma prévia especial do festival, dia 28 de setembro. O show acontece na Rouge Creperia e os  ingressos estão à venda pelo Sympla.

No show de “Princesa”, um dos mais elogiados lançamentos brasileiros de 2016, Salma Jô, Macloys Aquino, João Victor Santana, Ricardo Machado e Anderson Maia tocam as músicas mais dançantes e contemplativas deste, que é o segundo álbum do grupo. A crítica confirma apresentações explosivas e sensuais, que há dois anos passam pelos principais festivais e casas do Brasil e que em 2015 se apresentou no No Ar.

Além disso, dia 01 de outubro, o festival vai levar o cantor e compositor Barro e o grupo de rap Arrete para o Festival da Juventude, que vai acontecer no Parque da Macaxeira, a partir das 13h. Prestes a lançar o clipe de Poliamor, Barro comemora 01 ano do disco Miocardio em show neste sábado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Já MC Nina Rodrigues, Yanaya Juste e Weedja Lins, que formam o Arrete, lançaram recentemente o álbum de estreia, Sempre com a Frota.

Para fechar as prévias do evento, a partir de sábado, 07 de outubro, vão rolar festas no BARCHEF começando com a Incendiária, que apresenta Natascha Lux, GGabriel e Benke Ferraz (Boogarins) no line up. Já no final de semana seguinte, dia 14, a Nordestinys Child traz Aslan Cabral, RA UL e Carol Born discotecando e, para a véspera do festival, dia 20, estão sendo preparadas algumas surpresas que em breve serão divulgadas.

Palcos

O baiano Giovani Cidreira é a primeira atração no palco Sonic, que em seguida traz as apresentações de Kalouv, E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante, Kiko Dinucci, Hinds, Curumin, Alessandra Leão, AfroBapho, NoPorn e que fecha com a festa paulista Mamba Negra, que vai trazer os projetos eletrônicos Cashu e Entropia, além das performers Alma Negrot e Euvira e instalação do MIWI.

O destaque fica por conta da banda espanhola Hinds. O grupo de Madrid é formado por Ana Perrote, Carlotta Cosials, Ade Martin e Amber Grimbergen e começou a ganhar projeção internacional em 2015. Elas misturam sons influenciados por bandas como The Velvet Underground, The Strokes e The Vaccines, sendo que estas duas últimas são influências confessas. O som da Hinds é puro indie rock, alternativo até o último fio de cabelo e já foi citado por importantes veículos da imprensa internacional, como BBC Radio 1, NME, The Guardian, Pitchfork e Rolling Stone.

Já um dos grandes nomes da música brasileira, Arnaldo Baptista, abre o palco Velvet, apresentando o show "Sarau o Benedito?". Acompanhado de um piano e tendo como vídeo-cenário suas obras como artista plástico, Arnaldo convida a plateia a ingressar em sua atmosfera de sons e cores, um recorte sensível, delicado e sutil de sua arte. Esse formato, que surgiu depois de se apresentar para uma centena de fãs na legendária Cantareira (SP), em julho de 2011, marcou sua volta solo aos palcos após 30 anos. Os clássicos “Cê Tá Pensando que Eu Sou Loki?”, “Não Estou nem Aí”, “Jesus Come Back to Earth” e “Balada do Louco” estão no setlist do show.

Logo após, vem a banda paulistana O Terno, uma das atrações que chega no Recife através do patrocínio da Natura, juntamente com Giovani Cidreira e Curumin, artistas que lançaram seus últimos álbuns pelo Natura Musical. O trio apresenta o show do disco Melhor do Que Parece, acompanhado de naipe de metais. Em seguida, é a vez de DIIV, grupo americano liderado pelo vocalista e guitarrista Zachary Cole Smith. A cantora Luiza Lian se apresenta na sequência com o repertório do disco “Oyá Tempo”. Quem vem depois são os aguardadíssimos Linn da Quebrada e Rincon Sapiência, que terá no palco a participação especial de Lia de Itamaracá. Para fechar a noite, o palco fica sob o comando dos baianos do Attooxxa.

No palco AESO, o duo gorduratrans, formado por Felipe Aguiar (guitarra e voz) e Luiz Felipe Marinho (bateria e voz), vai apresentar o segundo disco Paroxismos, lançado pelo selo Balaclava Records. Além disso, o conterrâneo Romero Ferro, que se formou na AESO em Produção Fonográfica, apresenta as músicas do album Arsênico, lançado ano passado, enquanto a cearense Soledad vai apresentar o disco de estreia homônimo, que traz arranjos acidentais e minimalistas que valorizam a elogiada capacidade de versatilidade e carisma da artista.

O Som na Rural também marca presença nesta edição do festival com as apresentações de Lia de Itamaracá e Batalha da Escadaria e outros nomes a serem confirmados.

Espaço uPlanet
O Festival uPlanet, que é realizado no Recife há três anos, terá um espaço dentro do Coquetel Molotov abrindo o evento com uma aula de yoga com o professor Fernando Sánchez Lynn, da Iyengar Yoga, às 14h. Além disso, o local funcionará utilizando energia solar e realizará diversas ações baseadas na seguinte questão: Como inovar na forma de pensar e agir criando perspectivas para uma vida com propósito?.

As temáticas propostas vão transitar entre: inovação disruptiva para a mudança socialeconomia colaborativa - dividir ao invés de acumulare a consciência do propósito está brotando - como podemos fazer com que ganhe escala?. Dentre o que já está programado para acontecer estão apresentações culturais - música, teatro e dança -, bem como uma campanha de doação de livros, distribuição e plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica, exposição de tecnologias ligadas à economia de baixo carbono, campanha de educação ambiental com foco no uso consciente da água, resíduos e energia, além do lançamento de um Guia de Eventos Sustentáveis, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, que terá como foco criar padrões e normas para toda a cadeia produtora de eventos com orientações, ações educativas e boas práticas.

No espaço uPlanet também haverá veículos elétricos em exposição e carregadores de telefone celular que usarão os recursos da energia solar. "Nós vamos aproveitar o enorme potencial de impacto de mobilização do Coquetel Molotov para colocarmos em prática algumas diretrizes, conceitos e ações sustentáveis que transformará o evento numa ação de grande impacto positivo para o planeta”, afirma diz Luciana Nunes, co-fundadora da Plataforma uPlanet. Além disso, o espaço vai promover uma discussão que vai além da questão individual, com o foco em pensar em novas formas de política para o coletivo, diante de tantos acontecimentos que estão abalando não só o Brasil, mas também o mundo. A falência da política nacional provoca ideias construtivas que ajudam a inovar as políticas públicas. Para participar do bate papo estarão Rafael Poço, do Projeto UpDate, Sergio Xavier da Plataforma FAzemos e Fernando Holanda, do Projeto Acredito.
Ainda sobre ações sustentáveis, o festival possui o Selo Evento Neutro e vai neutralizar as emissões de gases de efeito estufa emitidas durante a montagem e a realização do evento, em prol de um projeto ambiental. A sua quantificação é vista nos deslocamentos dos veículos de montagem, dos prestadores de serviço, dos músicos, do consumo de diesel em gerador de energia, resíduos gerados e consumo de energia que serão convertidos em emissões de CO2.
Para cada tonelada de CO2 gerado, um crédito de carbono será comprado e irão ajudar na conservação da Amazônia paraense com a Ecomapuá. Além disso, o próprio público também poderá neutralizar as emissões do seu deslocamento através da Calculadora de Emissões disponibilizada no site do evento http://coquetelmolotov.com.br.

Além disso, em parceria com a AMECICLO, o No Ar Coquetel Molotov vai oferecer descontos de meia-entrada a quem for pedalando ao evento. Das 13h às 17h, vai haver “bondes” de ciclistas partindo de parques do Recife em direção ao Caxangá Golf Club, oferecendo companhia e segurança no trajeto até o local dos shows ao longo da programação da tarde.

Parceria com o HEMOPE

Em uma ação inédita pela comemoração dos 40 anos do Hemope, o evento vai realizar uma parceria especial nesta sua 14ª edição. As pessoas que já doaram sangue no Hemope ao longo de 2017 terão direito a um ingresso individual do evento. Para isso, os doadores devem enviar o atestado de doação para o email noar.hemope40@gmail.com entre os dias 20 de setembro e 02 de outubro. Serão oferecidos convites para os 100 primeiros participantes da ação.

Criada em 1977, a Fundação Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculada à Secretaria de Saúde de Pernambuco. Doar sangue é mais do que um dever de todo cidadão, é um gesto de amor lembrada como um ato de cidadania e solidariedade. As doações podem ser feitas nas unidades do Hemope no Recife e em mais dez cidades no interior de Pernambuco, além dos postos móveis de doação.

Mostra Play The Movie  

Com patrocínio da Baterias Moura através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a Mostra Play The Movie chega a sua 11ª edição trazendo documentários inéditos e lançamentos ao Recife contando com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco através do Cinema do Museu.

A programação no Recife apresenta no Cinema do Museu aos sábados, sessões especiais gratuitas às 14h00, tendo início no dia 23 de setembro com a exibição do longa "Serguei, o Último Psicodélico", que teve sua estreia oficial no festival In-Edit deste ano em São Paulo. Nas semanas seguintes, a Play The Movie traz ainda os filmes “Onildo Almeida - Groove Man”, “Jovem aos 50 - A História de Meio Século da Jovem Guarda” e o lançamento do documentário "Pesado - Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?".

Cine-Concertos - Como já é tradição na mostra, acontecem ainda cine-concertos especiais em que diferentes artistas realizam shows ao vivo com seu próprio repertório frente à exibição de filmes escolhidos por eles. No dia 14 de outubro, encerrando a etapa recifense, acontece na Mansão do Amor no Recife Antigo os cine-concertos de Zeca Viana com o filme “Planeta Fantástico” e do cantor Albino Baru e suas canções junto ao filme “Febre do Rato”. Os shows começam a partir das 22h e a entrada custa R$ 10,00.

Oficinas

A semana de oficinas começa no domingo, 15 de outubro, às 16h com aula gratuita de Iyengar Yoga, ministrada pela a professora Nicole, no Terraço Paço Alfândega. O ensinamento do Yoga segundo B.K.S. Iyengar é baseado nos Yoga Sutras de Patanjali, através da prática dos asanas (posturas) e do pranayama (respiração iogui). A precisão técnica é o meio para criar a integração entre o corpo, a mente e a inteligência. Os asanas e os pranayamas praticados dessa maneira atuam como meditação e levam a vivenciar o Yoga em toda sua dimensão.

Já na terça-feira, dia 17, no auditório do Portomídia, a partir das 15h, as startups Mete a Colher e Women's Friendly farão um bate papo interativo sobre o que é assédio sexual e relacionamento abusivo e levarão para a discussão formas de como combater esse ciclo de violência que acontece dentro e fora de casa. Integrantes das ONGs Gestos, Instituto Papai e seguidores da página do Mete a Colher no Facebook estarão presentes.