Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Programa incentiva o empreendedorismo e terá articulação com iniciativa privada; entenda

Criado para funcionar em três eixos, o programa Progredir, lançado nesta terça-feira (26) pelo governo federal, tem a meta de emancipar até um milhão de famílias nos próximos dois anos. Ações de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho, além de microcrédito anual de R$ 3 bilhões, fazem parte da iniciativa.
Na qualificação profissional, está prevista a criação de vagas em cursos de formação inicial ou continuada. Entre eles, aulas pela internet de inclusão digital com foco nos jovens e oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias. O Pronatec Oferta Voluntária terá 1 milhão de vagas.
Já a intermediação de mão de obra prevê o cruzamento de currículos e de vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras, de forma regionalizada. Famílias inscritas no Cadastro Único terão oferta de R$ 3 bilhões ao ano em linha de microcrédito. O valor será para investir em pequenos negócios e ações de assistência técnica.
Carteira assinada
Quem aderir ao Progredir e conseguir um trabalho com carteira assinada e aumento da renda não será excluído imediatamente do Bolsa Família. Segundo o ministério, aqueles que alcançarem renda de até dois salários mínimos continuarão recebendo o benefício por pelo menos dois anos. Atualmente, 13,5 milhões de famílias fazem parte do programa.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, haverá articulação entre parceiros públicos e privados no programa. As empresas parceiras vão reservar 10% das vagas de emprego ofertadas para o público do plano.
Coordenado pelo MDS, o Progredir tem apoio dos ministérios do Trabalho; da Educação; de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e da Indústria e Comércio Exterior. O projeto envolve também Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e o Banco Central.
Independência
Com o tempo, os beneficiários do Bolsa Família e os trabalhadores cadastrados no Cadastro Único terão meios de garantir seus ganhos, acabando com a dependência dos programas de transferência de renda. Para o ministro do MDS, o Progredir busca avançar para a inclusão produtiva.
“A proposta estava sendo apenas a da transferência de renda, mas as pessoas que estão no Bolsa Família querem e precisam progredir. Não é perspectiva de vida de uma família achar que vai ficar vivendo do Bolsa Família para sempre, temos que oportunizar que essas famílias tenham uma renda melhor para si e suas famílias”, disse Terra.
Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social 

Agenda: Igarassu comemora 482 anos com o mês inteiro de ações e shows de Aviões, Pablo, Fulô de Mandacaru e muito mais

Igarassu vai receber vários shows do dia 25 ao dia 30 deste mês. A programação faz parte do Igarassu em Festa, um mês inteiro de atividades, em comemoração ao aniversário de 482 anos da cidade e aos padroeiros santos Cosme e Damião. As atrações serão Aviões, Márcia Fellipe, Xande Pilares, Pablo, Fulô de Mandacaru, Solteirões do Forró, Limão com Mel, Faringes da Paixão e mais 10 bandas entre locais e de porte nacional,  que farão a animação de toda população e visitantes. Os shows, gratuitos, acontecem a partir das 20h, no Palco Central, localizado no Sítio Histórico de Igarassu.

No domingo, dia 24, o palco principal  já estará funcionando, das 20h à 0h,  com o bloco lírico Damas e Valetes, o Rala Coco Maria e o maracatu Estrela Brilhante, para valorizar a cultura da cidade. A secretaria municipal de Saúde montou esquema de prontidão no local com equipe técnica e o Samu para atendimento de urgência, a localidade estará interditada com guardas municipais e bloqueios dos funcionários do Departamento de Trânsito (Depatran), que estarão orientando o tráfego na área.


Agenda de Shows
Segunda (25)
Márcia Fellipe
Solteirões
Xinelo de Tonhe

Terça (26)
Aviões
Messinho Marra
Kelly e Flávia

Quarta (27)
Limão com Mel
Edu e Marial
Skema Som

Quinta (28)
Fulô de Mandacaru
Vanessa Rios
Jair Miranda

Sexta ( 29)
Pablo
Faringes da Paixão
Ynove

Sábado (30)
Xande de Pilares
É Massa
Roberto Magno

Serviço:
Festa dos Santos Cosme e Damião e aniversário de 482 anos de Igarassu
Sítio Histórico de Igarassu
01 a 30.09
horário/ shows: 20h (25 a 30.09)
Evento gratuito

Alunos do curso de Robótica do Case Abreu e Lima recebem certificação expedida pelo CIEE


Na última sexta-feira (22), os alunos da turma do curso de Robótica do Case Abreu e Lima receberam seus certificados de conclusão, graças à parceria firmada com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os 21 adolescentes foram os primeiros a serem contemplados com este documento que comprova a habilidade adquirida, ajudando na busca por um emprego. O curso de Robótica, ministrado pelo Engenheiro Técnico de Manutenção, Higino Filho, é oferecido aos socioeducandos desde 2013 e também contempla os Cases Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão.

A atividade é realizada em oito módulos, além do de empreendedorismo, ministrado pelo CIEE. As aulas são voltadas à automação residencial e de empresa, por meio das quais os adolescentes desenvolvem conhecimentos ligados à matemática, física e química, além de estimular o raciocínio lógico, o trabalho em grupo e o desenvolvimento para a solução de problemas.