Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Palestra sobre o combate as drogas reúne mais de 150 estudantes no Paulista

Nesta quinta-feira (28/09), cerca de 150 alunos da Escola Municipal Firmino da Veiga, participaram de uma palestra sobre o combate as drogas. O encontro, que teve como principal objetivo conscientizar os estudantes e esclarecer as dúvidas frequentes sobre o tema, aconteceu no Cine Teatro Paulo Freire, no centro. A ação é uma realização do Programa de Paz nas Escolas – Propaz.
O palestrante Esdras Cabral iniciou o evento falando sobre a importância dos vínculos familiares e do diálogo dos pais com os filhos sobre o assunto, principalmente na adolescência. Ele também reforçou o papel fundamental da escola para esclarecer e informar aos estudantes sobre os riscos e as consequências que podem sofrer, após o uso de drogas, seja licita ou ilícitas.
Participaram do evento estudantes do 5º ao 9° ano, como o Lucas Henrique, de 11 anos, que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental. “Eu estou achando tudo muito bom, pois a escola está ensinando para a gente não se envolver com as drogas. Acho as drogas algo muito ruim. Quando as pessoas fazem uso disso, se envolvem com muitas coisas erradas, e se afasta da família, fica pelas ruas, não é legal”, disse o estudante.
A legalização da maconha também foi uma das temáticas abordada pelo palestrante, que também apresentou dados e estatísticas sobre as drogas no Brasil.
A gerente de apoio discente e articulação comunitária da Secretaria de Educação do Paulista, Anna Cristina, falou sobre a importância da ação: “Nossa meta é sensibilizar e conscientizar a nossa juventude a não entrar no mundo das drogas. Estamos tentando fazer com que eles tenham consciência que as drogas fazem mal e mata muito, no Brasil. O governo brasileiro gasta quase quatro bilhões de reais no combate as drogas, dinheiro que poderia ser investido na educação”.
“É importantíssimo que a escola aborde estes temas porque eles recebem a informação pela TV, internet, mas não tem o auxilio dentro do núcleo familiar. E a escola tem esse papel, não somente de dar o conteúdo, mas também de informar e prevenir. Nós queremos aqui dar um choque de realidade para que eles entendam os riscos que estas substâncias causam”, continuou Anna.

Paulista abre vagas para Pré-Conferência de Saúde


A Secretaria de Saúde do Paulista e o Conselho Municipal de Saúde realizam no município a Pré-Conferência de Saúde, que acontece nos dias 05 e 06 de outubro, no horário das 13h às 17h. O primeiro dia do evento será na Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, no dia seguinte será na Faculdade de Saúde de Paulista (FASUP), no bairro do Janga.
Para os interessados, a Pré-Conferência oferece vagas por categorias, e para se inscrever e concorrer na de delegado é necessário um documento de identificação com foto. Para o segmento usuário é necessário também o comprovante de residência ou título de eleitor. E para os representantes de instituições sediadas no município, será exigido um oficio com papel timbrado da instituição indicando o participante.
Para mais informações, o público pode entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde pelo telefone: 3437-0351, ou pelo e-mail: conselho.m.s.paulista@gmail.com
CONFERÊNCIA
A VIII Conferência Municipal De Saúde do Paulista que tem como tema: “SUS: fortalecer sempre, retroceder jamais”. Acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

Dia do Idoso é comemorado com bastante alegria no Ecoparque das Paineiras

A manhã desta quinta-feira (28.09) foi de bastante animação para a população idosa do Paulista. A Secretaria de Saúde do município realizou a festividade do Dia do Idoso no Ecoparque das Paineiras, onde centenas de pessoas compareceram ao local para abrilhantar este momento. Vários serviços foram oferecidos aos idosos, entre eles a aferição de pressão, mamografia e limpeza de pele. Na ação também foi possível retirar a carteira de estacionamento para o idoso.

Convidado para embalar a festa, o cantor Augusto César trouxe suas músicas e seu carisma. Ao som de conhecidas canções os idosos dançaram e mostraram o quanto estão dispostos a viver uma vida dinâmica. No mesmo palco também houve uma apresentação dos Tambores do Paulista e junto com eles o prefeito da cidade soltou a voz e cantou para a população.
Dona Maria Clara de 78 anos foi uma das senhoras que prestigiaram a comemoração. Ela comentou o que a festividade proporciona. “Esse evento está sendo maravilhoso. Ele dá uma oportunidade para a gente se cuidar e se sentir feliz. Porque sem felicidade ninguém vive.” A senhora ainda aproveitou para elogiar a estrutura do Ecoparque. “O parque está maravilhoso, foi uma ótima escolha fazer a festa para o idoso aqui”.


O cantor Augusto César falou o quanto é prazeroso participar de uma comemoração deste porte em sua cidade. “Estou muito feliz de estar na minha terra, eu nasci em Maria Farinha, sou paulistense nato. Estou muito feliz em poder comemorar esse evento hoje. Esses idosos dão exemplo de vida para gente”. O cantor ainda comentou sobre o desenvolvimento do município. “Paulista é uma cidade que vem crescendo, o progresso chegou aqui e muito mais progresso está para vir”.
O prefeito Junior Matuto citou o importante papel da gestão diante do idoso. “Toda a atividade que nós fazemos não é simplesmente para ocupar a mente do idoso, é para aumentar a autoestima, mas também fazer a saúde preventiva. Desta maneira teremos uma qualidade de vida melhor no futuro”. Ainda de acordo com o prefeito a data é para homenagear as pessoas que fazem tanto pelos mais novos. “Essa comemoração é para as pessoas que fizeram tanto pela vida de outras. A prefeitura com muito compromisso, responsabilidade e sensibilidade tenta retribuir esses gestos de amor”.


O coordenador da Saúde do Idoso, Valdir Santos, destacou o quão notável é a iniciativa para a sociedade. “Este é um evento para o idoso se alegrar e participar das ações de cidadania. A legislação para o idoso é muito grande, mas precisa ser cumprida e nós estamos orientando e dando assistência para esse grupo. Isso é uma forma do idoso se empoderar também”.
De acordo com o médico do Saúde em Movimento Dr. João Leite a comemoração é de grande valor, além da homenagem ela representa o cuidado que o município tem com esse público. “O dia de hoje é importante para coroar nossa atividade durante o ano todo. Ao longo do ano nós trabalhamos em diversos polos de atividade física do Saúde em Movimento nos bairros de Paulista, fazendo palestras, orientações clinicas e exames cardiológicos. Em nossa atividade diária nós chamamos a população idosa da cidade para fazer parte do programa, que é uma das atividades mais importantes da Secretaria de Saúde do município.”

Fotos: Jorge Macrino

Clique AQUI para visualizar mais 118 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Cinesystem Paulista: Toda terça seu ingresso é mais barato


Tadeu pede debate transparente e corajoso sobre teto de remuneração no serviço público

Brasília - Membro titular da Comissão Especial que trata do teto remuneratório no serviço público, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) afirmou durante reunião do colegiado, em Brasília, que é preciso defender as instituições como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Advocacia da União, a Polícia Federal, os Tribunais de Contas, mas admitir a existência de distorções e que, a partir disto, se faça um debate transparente e corajoso sobre o tema.

“Onde quer que existam estas distorções, seja no Ministério Público, na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, no Judiciário, eu acho que devemos evidentemente fazer um debate, sem confundir como uma ofensiva contra estas instituições, mas evidentemente trazendo também uma resposta daquilo que a sociedade claramente espera ver”, afirmou o parlamentar.

Para Tadeu, num País de 14 milhões de desempregados e de um salário mínimo insuficiente para atender às necessidades básicas do cidadão, não se pode conceber agentes públicos que, por meio de mecanismos complexos, passam a ter vencimentos exorbitantes.

“Vamos ter a oportunidade de fazer um debate sereno, honesto, para que possamos sair dele dando mais transparência, fortalecendo a crença de que essas instituições têm que ser prestigiadas. Este é o nosso compromisso aqui na comissão. Aquilo que for ofensiva para diminuir as carreiras de Estado, nós faremos um debate duro contrariamente a isso. Mas é preciso fazer um debate corajoso para exatamente localizar e enfrentar estas distorções”, defendeu Tadeu.

Assista trecho do depoimento do parlamentar pernambucano durante a reunião da comissão: https://goo.gl/YaViKf


Crédito da foto: Chico Ferreira / PSB na Câmara dos Deputados

Paulista realiza evento de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho


A Prefeitura do Paulista, em parceria com o Ministério do Trabalho e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), realiza, nesta sexta-feira (29.09), um encontro que promove a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência (PDC) e dos beneficiários reabilitados do INSS. O dia D da Pessoa Com Deficiência é uma oportunidade para aproximar empresas da cidade ao público que procura uma oportunidade de emprego. O evento acontece no Paulista North Way Shopping, das 8h às 17h.

Na ocasião, serão disponibilizadas mais de 340 vagas de trabalho para os que se encaixarem nos perfis disponíveis pelas firmas envolvidas na ação. Ao todo, 24 empresas da cidade estarão recrutando profissionais com necessidades especiais. Durante o evento, o púbico também poderá atualizar o cadastro profissional. É preciso ter em mãos a carteira de trabalho (CTPS) e o RG.

As empresas estarão fazendo o recrutamento em seus stands, durante todo o evento. Um médico estará à disposição para agilizar os procedimentos da contratação e um auditor do ministério do trabalho irá orientar os novos contratados como proceder para iniciar as atividades. Perante a lei a empresa tem até 30 dias para formalizar o contrato.

De acordo com o coordenador de fiscalização da Pessoa com Deficiência do Ministério do Trabalho, Fernando Sampaio, Paulista dispõe de um quantitativo de 300 vagas destinadas às pessoas com deficiência. Este número é definido a partir do número de empregados com uma empresa possui. “O percentual de oportunidades de emprego para PCD é entre 2% a 5%. Se uma empresa tem de 10 a 200 empregados, deve disponibilizar 2%; se tem 201 a 500, a reserva é de 3%; de 501 a 1000, 4%, acima de 1000, 5%, então, temos que lutar para sensibilizar os empresários da conquista social que é empregar uma pessoa com deficiência”, destacou Fernando.

O dia D é uma realização da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista. O evento também conta com a parceria da secretaria de Educação e Politicas Sociais.

SERVIÇO:
O quê – Dia D da Pessoa Com Deficiência em Paulista;
Quando – Nesta sexta-feira (29.09), das 08h às 17h;
Onde – Paulista Shopping North Way (Rodovia PE-15, s/n, Centro).

Fórum das secas promove debate entre palestrante americano e produtores agrícolas

Em rara oportunidade, evento apresentou avanços e demandas tecnológicas para o convívio com as secas


Usar os recursos hídricos disponíveis de maneira produtiva e sustentável. A palestra ‘Eficiência do uso da água nas áreas de agricultura irrigada do Texas’, evento que reuniu lideranças do setor agropecuário em Petrolina, no interior de Pernambuco, evidenciou em uma rara oportunidade os avanços e demandas tecnológicas para o convívio com as secas no Sertão do estado. A conferência, que ocorreu na terça-feira (26), no Hotel Nobile Suítes Del Rio, trouxe o professor norte-americano, Glen Lorin Ritchie, da Texas Tech University, e já é considerada a maior reunião voltada para o tema, em 2017.

Paulista North Way Shopping recebe evento de emprego para portadores de deficiências

O Paulista North Way Shopping recebe amanhã (29), a partir das 9h, ações do Dia D da Pessoa com Deficiência e Reabilitada do INSS. O evento reunirá 120 empresas sujeitas à reserva legal instituída pelo artigo 93, da Lei nº 8.213, de 24.07.1991, com o objetivo de contratar candidatos com deficiência e reabilitados.

Na ocasião, pessoas com deficiência e reabilitadas terão oportunidade de estar diante de empresas das áreas industrial, comercial e de prestação de serviços, que oferecem vagas de emprego para contratação.  Segundo a organização, mesmo quem não possuir o laudo caracterizador da respectiva deficiência, pode comparecer ao evento pois as os casos serão analisados para fins de orientação e possíveis encaminhamentos para as empresas.

Os interessados devem levar, quando existentes, os exames médicos que possuem: exames oftalmológicos, audiometrias, exames psicológicos e psiquiátricos (para as pessoas com deficiência intelectual ou sofrimento mental), avaliações físicas, entre outros, para análise pelos profissionais disponíveis no evento.


Programação especial marcará nesta segunda (02.10) os 15 anos da Mata do Passarinho

A Reserva de Floresta Urbana (Furb) Mata do Passarinho, em Olinda, completa 15 anos na pxima segunda-feira (