Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Palestra sobre o combate as drogas reúne mais de 150 estudantes no Paulista

Nesta quinta-feira (28/09), cerca de 150 alunos da Escola Municipal Firmino da Veiga, participaram de uma palestra sobre o combate as drogas. O encontro, que teve como principal objetivo conscientizar os estudantes e esclarecer as dúvidas frequentes sobre o tema, aconteceu no Cine Teatro Paulo Freire, no centro. A ação é uma realização do Programa de Paz nas Escolas – Propaz.
O palestrante Esdras Cabral iniciou o evento falando sobre a importância dos vínculos familiares e do diálogo dos pais com os filhos sobre o assunto, principalmente na adolescência. Ele também reforçou o papel fundamental da escola para esclarecer e informar aos estudantes sobre os riscos e as consequências que podem sofrer, após o uso de drogas, seja licita ou ilícitas.
Participaram do evento estudantes do 5º ao 9° ano, como o Lucas Henrique, de 11 anos, que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental. “Eu estou achando tudo muito bom, pois a escola está ensinando para a gente não se envolver com as drogas. Acho as drogas algo muito ruim. Quando as pessoas fazem uso disso, se envolvem com muitas coisas erradas, e se afasta da família, fica pelas ruas, não é legal”, disse o estudante.
A legalização da maconha também foi uma das temáticas abordada pelo palestrante, que também apresentou dados e estatísticas sobre as drogas no Brasil.
A gerente de apoio discente e articulação comunitária da Secretaria de Educação do Paulista, Anna Cristina, falou sobre a importância da ação: “Nossa meta é sensibilizar e conscientizar a nossa juventude a não entrar no mundo das drogas. Estamos tentando fazer com que eles tenham consciência que as drogas fazem mal e mata muito, no Brasil. O governo brasileiro gasta quase quatro bilhões de reais no combate as drogas, dinheiro que poderia ser investido na educação”.
“É importantíssimo que a escola aborde estes temas porque eles recebem a informação pela TV, internet, mas não tem o auxilio dentro do núcleo familiar. E a escola tem esse papel, não somente de dar o conteúdo, mas também de informar e prevenir. Nós queremos aqui dar um choque de realidade para que eles entendam os riscos que estas substâncias causam”, continuou Anna.

Paulista abre vagas para Pré-Conferência de Saúde


A Secretaria de Saúde do Paulista e o Conselho Municipal de Saúde realizam no município a Pré-Conferência de Saúde, que acontece nos dias 05 e 06 de outubro, no horário das 13h às 17h. O primeiro dia do evento será na Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, no dia seguinte será na Faculdade de Saúde de Paulista (FASUP), no bairro do Janga.
Para os interessados, a Pré-Conferência oferece vagas por categorias, e para se inscrever e concorrer na de delegado é necessário um documento de identificação com foto. Para o segmento usuário é necessário também o comprovante de residência ou título de eleitor. E para os representantes de instituições sediadas no município, será exigido um oficio com papel timbrado da instituição indicando o participante.
Para mais informações, o público pode entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde pelo telefone: 3437-0351, ou pelo e-mail: conselho.m.s.paulista@gmail.com
CONFERÊNCIA
A VIII Conferência Municipal De Saúde do Paulista que tem como tema: “SUS: fortalecer sempre, retroceder jamais”. Acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

Dia do Idoso é comemorado com bastante alegria no Ecoparque das Paineiras

A manhã desta quinta-feira (28.09) foi de bastante animação para a população idosa do Paulista. A Secretaria de Saúde do município realizou a festividade do Dia do Idoso no Ecoparque das Paineiras, onde centenas de pessoas compareceram ao local para abrilhantar este momento. Vários serviços foram oferecidos aos idosos, entre eles a aferição de pressão, mamografia e limpeza de pele. Na ação também foi possível retirar a carteira de estacionamento para o idoso.

Convidado para embalar a festa, o cantor Augusto César trouxe suas músicas e seu carisma. Ao som de conhecidas canções os idosos dançaram e mostraram o quanto estão dispostos a viver uma vida dinâmica. No mesmo palco também houve uma apresentação dos Tambores do Paulista e junto com eles o prefeito da cidade soltou a voz e cantou para a população.