Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Olinda firma parceria com o Recife para solucionar alagamentos e requalificar área entres os limites dos municípios

Primeiro ponto beneficiado é a Avenida Luís Correia de Brito

Uma parceria metropolitana vai resultar na requalificação da Avenida Luís Correia de Brito, importante corredor de circulação de veículos e pedestres, entre os municípios de Olinda e Recife. Nesta sexta-feira (29.09), o prefeito Professor Lupércio recebeu o gestor do município vizinho, Geraldo Julio, no bairro de Sítio Novo, para acompanharem de perto as intervenções que estão sendo realizadas na via. A ação conjunta, com investimentos na ordem de R$ 300 mil, permitirá o recapeamento do asfalto, drenagem e troca de tubulações, pondo fim aos constantes problemas de alagamentos. A previsão é de que o trabalho seja ainda no mês de outubro. Todo o trajeto também receberá uma nova iluminação, ampliando a visibilidade de condutores e pedestres.

Com cerca de 1,5 km, a rota abriga uma gama de comércio e serviços, além de um grande número de residências, com pessoas que sofriam, há muitos anos, com problemas de escoamento, sobretudo no período chuvoso. Para os condutores, os buracos e falhas no pavimento também representavam perigo e bastante transtorno. De acordo com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o trabalho faz parte do compromisso de romper entraves e atuar em prol das pessoas. “Trata-se de uma parceria de extrema importância. A população de áreas localizadas nos limites entre municípios sempre acabava prejudicada, sem saber a quem recorrer. Nós ouvimos a voz das ruas e nos empenhamos para mudar esta realidade”, destacou.

A operação teve início no mês de agosto e também é comemorada pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio. “Atuando de mãos dadas nós conseguiremos avançar muito mais. E quem ganha com tudo isso é a população”, ressaltou. Para quem conhece de perto a realidade da Avenida Luís Correia de Brito, as intervenções já são motivos de alegria. “Já cheguei a perder móveis com a água invadindo a minha casa. Estou feliz e confiante de que agora vai dar certo”, revelou a professora Aparecida Soares, 66, que reside na localidade há 20 anos. O sentimento é compartilhado pelo mecânico Eduardo Melo, 44, que trabalha próximo dali. “Era uma obra que todos aguardavam e que vai dar uma cara nova para a nossa comunidade”, afirmou.

AÇÕES INTEGRADAS
De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, que acompanhou a visita, outras obras deste porte também devem ser executadas até o fim deste ano. A oferta de serviços públicos em áreas limítrofes com Olinda tem sido uma das preocupações do Professor Lupércio. Recentemente, a atual gestão se uniu ao município do Paulista para a recuperação do asfalto da Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante com a Avenida Cláudio José Gueiros Leite, na altura da ponte do Janga.

Almir Rouche se apresenta no 1º Festival Cultural da Juventude, do município de Pedra

O cantor Almir Rouche será uma das atrações do 1º Festival Cultural da Juventude, que acontece neste sábado (30), a partir das 22h, no centro do município de Pedra, Agreste de Pernambuco. No repertório, o artista entoará canções do frevo, como “Nas ondas do desejo” e “A praieira” e músicas do forró, como “A natureza das coisas”  e “Lua de mel”. A festa é aberta ao público. 

O evento, que homenageará o Grupo Cultural Siriri Horizonte Alegre como Patrimônio Cultural Regional, também do município de Pedra, tem como objetivo promover, disseminar e valorizar a cultura regional. A festa contará ainda com outras atividades culturais. 

Socioeducandos participam da Olimpíada Criança Cidadã

Eles competem no futsal, atletismo, queimado, xadrez, dominó e dama


O esporte é capaz de mudar projetos de vida e de promover a inclusão social, resgatando a cidadania. Dentro desse contexto, 35 internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participam da VI edição da Olimpíada Criança Cidadã, promovida pela Secretaria de Educação do Estado, que começou nesta quinta-feira (28) e segue até o dia 11 de outubro.

Quinze adolescentes do Case Vitória de Santo Antão, 10 do Case Jaboatão dos Guararapes e mais 10 do Case Santa Luzia, todos estudantes de anexos de escolas certificadoras da rede estadual de ensino, se juntam aos demais alunos em competições de futsal, atletismo, queimado, xadrez, dominó e dama. Vôlei, basquete e handebol completam a grade de modalidades.

O evento reúne 20 escolas da Região Metropolitana do Recife e envolve cerca de 700 estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Os adolescentes internos da Funase representam os anexos das escolas Carlos Alberto Gonçalves de Almeida, Frei Jaboatão e Professora Amélia Coelho.

Depois de toda a preparação para a competição, os socioeducandos estão motivados e com grandes expectativas. Em edições anteriores os resultados foram positivos. No ano passado, os adolescentes do Case Jaboatão foram Ouro no Xadrez, Prata e Bronze no Atletismo e Prata no Futsal. As adolescentes do Case Santa Luzia chegaram até a semifinal no Dominó. E esse ano, o Case Vitória estreia na competição.   

Segundo a coordenadora do Programa Escola Legal, Cássia Valéria Marques, a Olimpíada vem para valorizar a cultura de paz, priorizando o protagonismo juvenil. “É um momento também para os jovens se apropriarem  vivenciando de forma  lúdica os princípios e valores  fundamentais para um melhor convívio social. O evento dá a eles a oportunidade de interagir com a sociedade, local ao qual eles pertencem”, enfatizou.  

Abertura teve a apresentação da Banda Liberdade

A abertura da Olimpíada Criança Cidadã aconteceu na última terça-feira (26), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), localizada na Imbiribeira. O momento foi de muita alegria, estampada no rosto de cada um dos que participaram do evento. Na ocasião, a Banda Liberdade, composta por adolescentes internos ou que já passaram pelo Case Abreu e Lima, animou o evento, colocando o pessoal para dançar ao ritmo do forró.

“Nossos adolescentes demonstram que são capazes de mudar as suas histórias de vida. Ter momentos como esse, onde eles se vêem parte da sociedade, é muito importante”, destacou a responsável pelo Eixo Educação da Funase, Sônia Melo. Na ocasião, o grupo recebeu um cheque de R$ 1.000,00, que será investido para a compra de instrumentos, além disso, o vocalista da banda foi premiado com uma bolsa integral em um curso superior da instituição.
A competição é uma iniciativa da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), a Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), a Secretaria de Turismo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Federação Pernambucana do Desporto Escolar (Fedepe).

Moradores da comunidade da Chã da Mangabeira ganham unidade de saúde totalmente reformada e equipada


Um dia muito especial para os moradores da Chã da Mangabeira. A comunidade, que fica numa área limite entre Paulista e Olinda, foi contemplada com uma Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente reformada e equipada. Uma solenidade realizada nesta sexta (29.09) marcou a entrega oficial do posto à população. O evento contou com discursos emocionados dos usuários, profissionais e da equipe da gestão municipal. Essa foi a 36ª unidade revitalizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito Junior Matuto foi um dos que não conseguiram segurar as lágrimas. “O povo da Chã da Mangabeira sempre foi tratado como cachorro de dois donos. A população ficava no meio do jogo do empurra-empurra, sem saber qual município deveria oferecer o serviço de saúde. Hoje sabemos que a luta dessa comunidade não foi em vão. Essa reforma, que vai garantir mais conforto aos pacientes e condições de trabalho aos profissionais, é apenas a primeira conquista dessa população. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a equipe do posto que tem feito a diferença pelo empenho, capacidade e união”, disse o gestor.

A reforma da USF Chã da Mangabeira contemplou a parte física, elétrica e hidráulica. Além da nova pintura das paredes internas e externas, a unidade foi climatizada para qualificar o atendimento nos dois consultórios e nas salas de vacina, curativo e de reunião. “O posto ainda recebeu novos computadores que vão ser usados durante a implantar do prontuário eletrônico, acabando com a papelada existe na unidade e evitando a perda de dados importantes dos usuários”, explicou a secretária de Saúde do município, Fabiana Bernart.

A unidade oferece aos pacientes da comunidade acompanhamento clínico geral, atendimento pré-natal para gestantes, exames de prevenção, vacinação; realização de curativos, aferição de pressão arterial e exame de glicose. A funcionária pública, Maria Geni de Oliveira, que atua no setor da saúde, aprovou a reforma da USF. “Nós moradores da Chã da Mangabeira estamos de parabéns por essa conquista. Temos que nos alegrar pelas vitórias alcançadas porque antigamente era muito complicado ter de buscar atendimento na Tabajara. As pessoas sabem que a nossa luta por isso aqui vem desde 2008 e o pior é que muitas vezes não valorizam uma ação como essa e continuam criticando”, argumentou.     

O posto possui uma equipe completa, com médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma recepcionista e seis agentes comunitários de saúde (ACS). Aproveitando a presença dos gestores, colegas e usuários no evento, a médica da família, Maria Carolina Rego, que atua no local há pouco mais de um ano, fez um relato de agradecimento. “Mesmo em meio à crise econômica, o setor da saúde vem crescendo e se destacando em todo o Estado. Eu tenho orgulho de dizer que faço parte da equipe médica do Paulista, pois aqui essa área continua sendo tratada como prioridade. Só tenho a agradecer a todos, desde o prefeito ao paciente mais idoso, por me fazer entender o real papel de um médico”, cravou.

O evento ainda contou com a presença do vice-prefeito, Jorge Carreiro, da primeira-dama do município, Andrea Pereira, do vereador da cidade, Evanil Belém, secretários de governo e lideranças da comunidade. 
    
A USF Chã da Mangabeira fica localizada na Rua Boa Vista, s/n, Tabajara, Paulista. A unidade funciona de segunda a sexta, das 08h às 14h. O horário de atendimento é reduzido por se tratar de um posto localizado na zona rural.

19º Festival da Criança em Olinda precisa de doações de brinquedos

Organização da festa dispõe de locais para que as doações sejam feitas

O que vem a cabeça quando falamos dia das Crianças? Presentes e brincadeiras para os seres mais puros e sonhadores. Em Olinda, o 19º Festival da Criança vai precisar da ajuda da população para realizar a festa infantil. O artista plástico e organizador do evento no município, Reginaldo de Souza, pede doações de brinquedos, guloseimas, entre outros para a festa. O projeto também tem como objetivo divulgar o ato de reciclagem e educar a população para a cultura de paz. Sendo assim, o organizador pede que seja evitada a doação de brinquedos que estimulem a violência, tais como armas, espadas, facas, entre outros gêneros.
SERVIÇO:
O QUE: 19º Festival da Criança.
ONDE: Rua Dr. Israel Vieira Ferreira – Barreira do Rosário, Olinda. (Ponto de referência: por trás da Escola Temístocles de Andrade).
QUANDO: 12 de outubro de 2017.
PONTOS DE COLETA DAS DOAÇÕES:
Reginaldo de Souza: Rua Alto da Saudade, 720/A – Guadalupe – Olinda – Fone: 9.8879-6647
Roberta Pontual Militão (Tady): Rua de São Bento, 154 – Varadouro – Olinda – Fone: 9.9164-9139/9.8438-9995
Irmãos Haluli Ltda: Rua Santa Rita, 216/224 – São José – Recife – Fone: 3322-7911/3322-7912
Disco Olinda: Avenida Getúlio Vargas, 728, loja 03 – Bairro Novo – Olinda – Fone: 3053-2307/9.8799-6998
Abílio ou Iara: Rua do Guadalupe, 386 – Guadalupe – Olinda – Fone: 3493-2326
Farmácia Amparo: Rua do Guadalupe, 58 – Guadalupe – Olinda – Fone: 3429-6096
Atelier Período Fértil: Rua 15 de Novembro, 164 – Varadouro – Olinda – Fone: 3439-8926
Avenida Doutor Joaquim Nabuco, 1331 – Varadouro – Olinda – Fone: 3091-2229/9.8455-2285
Rua São João, 420 – Olinda – Fone: 3439-4646/9.9909-1307
Agrolinda: Avenida Doutor Joaquim Nabuco, 1000 – Varadouro – Olinda – Fone: 3052-1797
Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Evento de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho é realizado no Paulista


O Dia D da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, 29 de setembro, é uma oportunidade para aproximar empresas da cidade ao público que procura uma oportunidade de emprego. Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista está realizando um trabalho de inclusão, em parceria com o Ministério do Trabalho e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A ação, que acontecerá até às 17h desta sexta-feira (29.09), no Paulista North Way Shopping, promove a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência (PDC) e dos beneficiários reabilitados do INSS. 

Estão sendo disponibilizadas mais de 340 vagas de trabalho para os que se encaixarem nos perfis disponíveis pelas firmas envolvidas na ação. Ao todo, 24 empresas da cidade estão recrutando profissionais com necessidades especiais, entre elas: Bompreço, Transportadora Itamaracá, Sotil Serviços LTDA e Master Eletrônica de Brinquedos.  Durante o evento, o púbico também pode atualizar o cadastro profissional. É preciso ter em mãos a carteira de trabalho (CTPS) e o RG. 

O massoterapeuta Jose Sérgio, que é cego, revelou que a ação é excelente, pois vai dar chance para as pessoas com deficiência conseguirem um espaço no Mercado de Trabalho. “Nós fazemos cursos e nos qualificamos para termos oportunidades igual a qualquer outra pessoa. Sempre que participo das seleções sou desqualificado, na maioria das vezes, por conta da minha deficiência visual que é total. Eles acabam preferindo alguém que ainda tenha um percentual, mesmo que pouco, de visão. Agora através dessa parceria da Prefeitura do Paulista, espero que eu consiga ir mais além”, disse. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, Fabiano Mendonça, a partir dessa iniciativa tão importante, o município pretende inserir essas pessoas no mercado de trabalho, preenchendo essas lacunas nas empresas. “A partir dessa inserção vamos ajudar as empresas a cumprirem suas metas, e o mais importante, dar a essas pessoas a oportunidade de trabalhar e obter mais conhecimento no convívio com a sociedade”, finalizou. 

A auditora fiscal do trabalho, Paula Neves, também estava presente no local e esclareceu como funciona a ação. “Toda empresa com mais de 100 empregados tem a obrigação de compor um percentual do seu quadro com pessoas com deficiência. O objetivo desse dia é exatamente facilitar esse processo, fazendo uma ponte entre as pessoas e essas empresas, pra que elas possam ser incluídas da melhor forma possível”, ressaltou.    

“Os interessados vão passar por uma breve consulta, para que a partir daí seja definido um laudo médico. Em seguida, todos serão encaminhados para os setores responsáveis, para que diante disso seja definido em qual função cada um se adapta melhor”, explicou o médico Nelson Falcão. 

As empresas estarão fazendo o recrutamento em seus stands, durante todo o evento. Um médico estará à disposição para agilizar os procedimentos da contratação e uma auditora do Ministério do Trabalho irá orientar os novos contratados como proceder para iniciar as atividades. Perante a lei a empresa tem até 30 dias para formalizar o contrato. O dia D é uma realização da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista. O evento também conta com a parceria da secretaria de Educação e Politicas Sociais.


Foto: Jorge Macrino

Operação Verão beneficia moradores de Maranguape II


O bairro de Maranguape II foi beneficiado, nesta sexta-feira (29/09), com a Operação Verão, que deu início no começo do mês com serviços de limpeza e manutenção dos bairros. A Secretaria Executiva de Serviços Públicos destinou mais de 100 homens e diversos tipos de máquinas para que o trabalho seja executado com rapidez e eficiência.

O mutirão de ações consiste nos serviços de capinação, varrição, limpeza e pintura de meio-fio, roçadeiras, remoção de entulhos, tapa-buracos, reposição de tampas de galerias, revitalização de praças. A iniciativa, que está percorrendo os bairros do município, conta com o apoio de caminhões caçamba e do tipo munck, máquinas para pintura e máquina Patrol, para o serviço de terraplanagem.

Andréa Reis, comerciante do município, falou sobre a satisfação em ver a Praça de Maranguape II ser revitalizada. “A gestão do prefeito Junior Matuto vem trabalhando pela nossa cidade. Antes os meninos queriam brincar nas praças e era uma bagunça, hoje a gente vê que o trabalho está acontecendo. É um prazer que a gente tem em ver que o nosso voto valeu a pena”, destacou.

A Operação Verão é mais uma iniciativa da gestão da Prefeitura do Paulista, para a revitalização dos bairros do município através da Secretaria Executiva de Serviços Públicos. Além de Maranguape II, até o momento já foram atendidos os bairros da Jaguarana, Engenho Maranguape, e Nossa Senhora da Conceição.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE LOL

O Paulista North Way Shopping recebe, dias 30 de setembro e 01 de outubro, o Campeonato Pernambucano de LOL: League of legends. A competição, que acontece uma vez a cada semestre, reúne seis times classificados nas etapas qualificatórias que lutarão entre si para destruir a base do time inimigo. O evento é gratuito e promete movimentar o cenário pernambucano de esportes eletrônicos.

League of Legends é um jogo online competitivo que mistura a velocidade e a intensidade. Duas equipes , com 5 jogadores e 1 treinador, cada com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo.

Sobre os times participantes da qualificatória: 

1- Neo Llamas
Seguidores: 10,000 total (Facebook + Twitter + youtube + jogadores)
Maior time de e-sports do Nordeste
Atual Semi-finalista do Circuito Desafiante (Qualificatória pra o Campeonato Brasileiro)
Maior Fan-base do Nordeste

2- FastKill e-sports
Seguidores: 2,500 seguidores (Facebook)

3- Excalibur Glorious 
Seguidores: 1,500 seguidores (Facebook)

4- Cobra coral (Santa Cruz)
Seguidores: Sem página de E-sports por enquanto.

5- Pionners e-sports
Seguidores: 200 (Facebook)

6- Coyotes e-sports
Seguidores: 346 seguidores (Facebook)

Saúde do Paulista realiza ação da saúde em movimento para idosos

A Secretaria de Saúde promoveu na manhã desta sexta-feira (29.09) mais uma ação do programa saúde em movimento. A equipe da prefeitura realizou uma palestra sobre o setembro amarelo que trata da prevenção ao suicídio e valorização à vida. O evento aconteceu na igreja de São José, no bairro de Jardim Paulista alto.

Na ocasião, o psicólogo Eduardo Jorge Dias de Melo palestrou para os idosos da localidade sobre os ricos, cuidados e prevenções sobre o tema tratado. “Com os resultados positivos vistos na ação, a Secretaria de Saúde tem como objetivo expandir essa iniciativa para os polos seguintes de saúde do município”, explicou o Valdir Santos, coordenador da Saúde do Idoso do Paulista.  

Dia D de inclusão profissional em Igarassu

Para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, Igarassu recebe amanhã, 29,  o Dia D de inclusão profissional. Das 8h às 16h no Largo do Convento de Santo Antônio, 26 empresas de Igarassu e do Litoral Norte, irão disponibilizar 300 vagas de emprego para portadores de algum tipo de deficiência.  A atividade da PMI faz parte do calendário de ações do aniversário de 482 anos da cidade (27) e a festa dos padroeiros, Santos Cosme e Damião promovidas pela Prefeitura de Igarassu.

Pagamento em Dia: Servidor de Igarassu com salário na conta


A Prefeitura de Igarassu iniciou, nesta quinta-feira (28), o pagamento do mês de setembro dos servidores municipais efetivos e inativos, o calendário segue nesta sexta-feira (29), com pagamento para contratos e comissionados. A gestão municipal, através de seu planejamento financeiro, demonstra, mais uma vez, que cumpre a tabela de remuneração do funcionalismo público, que ocorre mensalmente dentro da programação do município, com os salários depositados entre o dia 25 e 30 de cada mês.

Com os eventos comemorativos dos 482 anos de Igarassu e festa dos Santos Cosme e Damião,  a economia local tende a viver um aquecimento já aguardado pelos comerciantes que estão atuando nas festividades neste período. "A prefeitura mostra a organização equilibrada e o compromisso com as datas de pagamento, que já é de praxe. Uma boa notícia  para que nosso funcionário possa investir nos eventos de aniversário da cidade que acontecem até o sábado, quando será o encerramento da programação da prefeitura ”, afirmou  o prefeito Mário Ricardo.

Mais vagas de emprego para esta sexta-feira (29.09) para o município do Paulista

Moradores do Paulista poderão concorrer, nesta sexta-feira (29.09), a oportunidades de emprego na Agência do Trabalho. As vagas oferecidas são: operador de máquina de bordar (1) com Ensino Fundamental completo, e para técnico em mecatrônica – robótica (1), que é necessário ter o Ensino Médio completo.

Também há uma vaga destinada à pessoa com deficiência, para auxiliar administrativo (1), com Superior incompleto. Para concorrer às vagas é preciso ter seis meses de experiência. Os salários não foram informados.

Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outras informações ligar para central de vagas: 3183.7293.