Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Temer assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares no Brasil


O presidente da República, Michel Temer, assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. Adotado em julho deste ano, o tratado é o primeiro instrumento multilateral vinculativo negociado em 20 anos para o desarmamento nuclear.
O instrumento — aprovado por 122 votos a favor e um contra (Holanda), com uma abstenção (Cingapura) — proíbe uma ampla gama de atividades relacionadas a armamentos nucleares, tais como desenvolver, testar, produzir, manufaturar, adquirir, possuir ou estocar armas ou outros utensílios nucleares explosivos, assim como o uso ou a ameaça de uso dessas armas.

Campanha contra as armas nucleares vence Nobel da Paz 2017

Campanha contra as armas nucleares vence Nobel da Paz 2017
Ican é uma coalizão de organizações não governamentais presente em cem países
Reproução/Ican
Lançada em 2007, a Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares (Ican, em inglês) ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2017. Anunciado nesta sexta-feira (6), em Oslo, na Noruega, a Ican foi considerada uma "força motriz" e um "ator líder da sociedade civil" do movimento contra os armamentos.
Ao conceder o prêmio, o Comitê Norueguês do Nobel enfatizou o "sofrimento humano inaceitável" como um argumento importante para a proibição de armas. A organização também enfatizou que outras armas menos destrutivas, como as minas antipessoais, bombas de fragmentação e armas químicas e biológicas já foram proibidas por diferentes tratados.
Formado por uma coalizão de organizações não governamentais em 100 países, a Ican promove a adesão e implantação do Tratado de Proibição de Armas Nucleares das Nações Unidas. Esse acordo global foi adotado em Nova York em 7 de julho de 2017. Em setembro, na Assembleia Geral da ONU, o presidente da República, Michel Temer, foi o primeiro representante a assinar o tratado. O fato foi comemorado pelo Ican.
Durante o discurso de abertura da sessão de debates da Assembleia, Temer falou sobre a importância do tratado e afirmou que o momento da assinatura é histórico e defendeu o desarmamento nuclear e a pacificação entre os países. 
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ican e da ONU

Jogos de Verão agitam orla de Olinda neste sábado

Inscrição será um quilo de alimento não perecível. Programação conta com atividades lúdicas

Com o verão se aproximando, as pessoas se preocupam cada vez mais com o corpo para se apresentar bem na estação mais quente do ano. De olho nessa preparação, Olinda promove os Jogos de Verão, uma oportunidade para suar a camisa de forma agradável, através de jogos lúdicos. O evento acontece no próximo sábado (07.10), na orla da cidade, próximo ao Antigo Quartel da PE, a partir das 6h.

A programação é dividida em duas etapas. Na primeira, ocorrerá um circuito com diversas atividades, como partidas de vôlei (com regras adaptadas), alongamento, passagem por obstáculos, entre outros. Os grupos vão trocando entre os jogos durante 40 minutos. Na etapa final, todas as equipes participam juntas de um aulão de dança, de 20 minutos.

Os participantes terão um café da manhã após o evento. Os Jogos de Verão têm orientação dos professores da Academia do Bairro, com parceria da Secretaria Executiva de Esportes de Olinda. Os interessados podem fazer a inscrição na hora, com o valor simbólico de um quilo de alimento não perecível. O material arrecadado vai ser doado para uma instituição social de Olinda.

Caminhada da Superação para terceira idade movimenta orla da cidade de Olinda

Em comemoração à Semana do Idoso, 300 pessoas estão inscritas na atividade deste sábado

Atletas, não. Superatletas! Neste sábado, 300 pessoas, entre 50 e 90 anos, confirmaram presença na 7ª Caminhada Superação em Olinda. O evento acontece neste sábado (07.10), num trecho de 3,3 km, partindo às 7h da Praça do Jacaré (Varadouro) até a Praça do Antigo Quartel da PE (Bairro Novo). As inscrições – já encerradas – foram um pacote de fralda, que serão doados para crianças com autismo da Associação de Mães Especiais (AME).

No final da caminhada, os superatletas terão aulas de dança de salão, zumba e frevo. Todos os 300 participantes receberão medalhas, afinal, todos são vencedores. “O objetivo do evento é incentivar o idoso à prática de atividade física. Esses trabalhos ajudam a memória de pessoas da terceira idade e trazem diversos benefícios à saúde, como na parte motora e mobilidade. Também é uma forma de inclusão social”, destacou a personal trainer e idealizadora do evento, Otávia Aragão.

A caminhada conta com apoio da Prefeitura de Olinda, através das secretarias de Serviços Públicos e de Saúde, além do auxílio do Detran e 20 bombeiros do “Bravos Solidários”.

Fábio Barros entrega título de Utilidade Pública ao Sindicato dos Tecelões


Ao iniciar as comemorações do mês dos 76 anos do Sindicato dos Tecelões do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, o presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, Fábio Barros, entregou na manhã dessa terça-feira (06.10) o título de Utilidade Pública. O presidente do sindicato, José Mandu, e o vice-presidente, Ivanildo Soares, reunidos com a diretoria, testemunharam a entrega do título.

Dentre os diretores ilustres ao longo da história, dona Rosália Ferreira, 89 anos, que começou a trabalhar na Companhia de Tecidos do Paulista (C.T.P), aos 11 anos, e mostrou sua carteira 70 anos de associação ao Sindicato dos Tecelões. “Comecei a trabalhar na fábrica ainda criança, da meia-noite às 12h do dia seguinte”, disse. Ela também relembrou das ações do movimento sindical. “Tive a oportunidade de participar de todas as greves. Aqui vivi muitas lutas e conquistas!”.

Medidas disciplinam convivência no Sítio Histórico de Olinda



Quem for ao Sítio Histórico neste fim de semana deve ficar atento às normas de convivência. A Prefeitura de Olinda está com a operação “Sítio Seguro” para realizar ações de segurança pública, ordenamento, controle urbano e disciplinamento do trânsito na Cidade Alta. O objetivo é oferecer tranquilidade para as pessoas que visitam, moram ou comercializam na área. Pensando nisso, alguns pontos de bloqueios serão montados, na sexta-feira (06) e sábado (07), das 20h às 02h e no domingo (08.10), das 15h às 22h. Os locais de isolamentos são:

·         Rua 13 de Maio com a Rua Henrique Dias;
·         Rua de São Bento com Travessa do Bonfim (Praça Laura Nigro);
·         Rua 7 de Setembro com a Rua 27 de Janeiro (Por trás da Igreja de São Pedro);
·         Rua 27 de Janeiro com Praça Monsenhor Fabrício (Em frente à Prefeitura);

Além de fiscalizar o comércio formal e informal e vendas de bebidas irregularmente, a Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, vai realizar abordagens preventivas. Para inibir a insegurança, a guarda também utilizará uma unidade móvel de videomonitoramento equipada com câmeras para identificar alguma ação suspeita.

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda está desenvolvendo um planejamento para cadastrar os moradores e liberar adesivos para os veículos. Participam da operação Sítio Seguro as secretarias de Segurança Urbana; Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia; Controle Urbano; Patrimônio e Cultura, além de Transportes e Trânsito.

Artista angolano Anselmo Ralph traz turnê “O Amor é Cego” pela primeira vez ao Brasil

O Barra Music, no Rio de Janeiro, foi o escolhido para receber o show da turnê "O Amor é Cego", dentro do lançamento do "Brazilian Tour 2017”, do cantor angolano Anselmo Ralph, que acontece no dia 10 deste mês, a partir das 23h. O evento contará com participações de grandes artistas nacionais, como Alexandre Pires, Léo Santana, Thiaguinho, Ludmilla, Naldo Benny e Zé Felipe, além do pernambucano Messinho Marra.

O álbum foi gravado em abril de 2016 e já passou por várias cidades de Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Luxemburgo, Suíça, Bélgica, França e outras. A apresentação de Anselmo, que conta em sua carreira com diversos prêmios internacionais, marca não só sua primeira vez em show próprio no Brasil, mas também a chance de muitos fãs o verem de perto.

Os valores da pista variam entre R$ 30 e R$ 50, nas bilheterias do Barra Music. Os ingressos para o camarote estão sendo comercializados somente pelos números (21) 99917-6990 ou (21) 99915-6991. Menores de idade não entram. Mais informações pelo telefone (21) 2427-8786.

Anselmo Ralph 

Anselmo é um dos artistas angolanos mais comentados dos últimos anos. Com status de Pop Star, se tornou celebridade em Portugal, onde há três temporadas atua como técnico no reality musical The Voice. O cantor faz show por toda a Europa e motivado pelo interesse do público brasileiro em assistir a uma de suas apresentações, ele desembarca no Brasil para divulgar o álbum "O Amor é Cego".

Nascido em Luanda, Anselmo morou nos Estados Unidos e se formou em contabilidade em Nova York. Ele residiu na Espanha e hoje se divide entre sua terra natal e Portugal, onde tem uma legião de fãs, que, aliás, atravessam várias fronteiras pelo artista.

A canção "Não me toca", de autoria dele, já foi regravada mais de 20 vezes, uma delas pelo cantor sertanejo Zé Felipe, que contou ainda com a participação de Ludmilla.  A música também possui vários vídeos com tutorial da coreografia e é frequente em aulas de dança nas academias.

Anselmo é bastante conhecido por outros artistas brasileiros, que em suas passagens por terras lusitanas ou angolanas se apresentaram ao lado dele. Na lista: Anitta, Cláudia Leite, Alexandre Pires, Daniela Mercury, Léo  Santana e a extinta Banda Calypso.

Discografia – Anselmo Ralph
•2004 – Anselmo (Demo [1])
•2006 – Histórias de Amor
•2007 – As Últimas Histórias de Amor
•2009 – O Cupido
•2011 – A Dor do Cupido (Single [2])
•2012 – Não Me Toca (Single [2])
•2012 – Best of Anselmo Ralph – Live
•2013 – A Dor do Cupido
•2016 – Amor é Cego


Participações especiais com artistas brasileiros


•CLAUDIA LEITTE [3] com Anselmo Ralph – Largadinho
•ALEXANDRE PIRES [4], Anselmo Ralph e Yola Araújo [5] –
A Deus Eu Peço (2008)
•BANDA CALYPSO [6] com Anselmo Ralph – O Som da África
(2011)
•LÉO SANTANA [7] com Anselmo Ralph – Fenômeno
OBS: Anselmo Ralph deve vir em breve à Pernambuco, atendendo ao convite de Messinho Marra. A data ainda será confirmada.

REFORMAS – Fernando Bezerra apresenta sugestões e Senado aprova MP do Refis e mudanças em regras eleitorais

Brasília, 5/10/17 – O Senado aprovou, nesta quinta-feira (5), duas importantes medidas nas áreas econômica e política, com modificações apresentadas pelo vice-líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), autor de requerimentos para que fossem retirados itens considerados “estranhos” (sem conexão) com as matérias. Seguiram para sanção presidencial o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 23/2017 – que institui o Programa Especial de Regularização Tributária, originário da Medida Provisória 783/2017, também conhecida como “MP do Refis” – e o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 110/2017, que muda regras eleitorais na chamada “Reforma Política”.
De acordo com Fernando Bezerra, os ministérios das Fazenda e do Planejamento estimam que a MP do Refis resultará em umaarrecadação de R$ 10 bilhões ao orçamento público, com R$ 35 bilhões de renúncia. “O Senado fez o seu papel”, avaliou. “Chegamos a um texto final muito importante, muito poderoso, neste momento de grave crise fiscal, em que é necessário se ampliar as receitas do governo. São R$ 10 bilhões importantes para 2017, que é o ano da retomada da arrecadação federal e do crescimento econômico”, acrescentou o vice-líder. Em relação ao PLC 110/2017, o parlamentar avalia que o Congresso Nacional avançou: “As mudanças ensejam mais transparência e mais legitimidade ao processo eleitoral”.
REFIS – Em relação ao PLV 23/2017, o senador Fernando Bezerra apresentou requerimento para a impugnação de cinco dispositivos do projeto: artigos 14, 15, 16, 17 e 18. Os itens tratavam de questões que não poderiam ser consideradas objeto da matéria, uma vez que propunham desde a modificação da estrutura do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) até a permissão para a compensação de bolsas de estudo no âmbito do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies) e o perdão de débitos tributários para entidades religiosas.
Com prazo de validade que terminaria na próxima quarta-feira (11), O PLV 23/2017 foi aprovado com a concordância dos líderes partidários no Senado. O projeto de lei permite que empresas e pessoas físicas com dívidas tributárias possam parcelar os débitos com descontos de juros e multas.
REFORMA POLÍTICA – Relator do PLC 110/2017 no Plenário do Senado por designação do presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Fernando Bezerra Coelho também apresentou requerimento para a supressão dos artigos 9º e 10º do projeto. Na avaliação do vice-líder, os dispositivos não poderiam ser mantidos no texto por se tratarem de questões sem conexão à matéria (conhecidos como “jabutis”).
Entre as diferentes alterações na legislação eleitoral e partidária determinadas pelo PLC 110/2017, Fernando Bezerra Coelho destacou a alteração do prazo de domicílio eleitoral para seis meses; a fixação do mesmo prazo para que novos partidos participem das eleições; o parcelamento de multas eleitorais; a vedação de candidatura avulsa; a consideração da Bancada na Câmara dos Deputados e no Senado, resultante da eleição, para fins de distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; o disciplinamento da arrecadação de recursos para a campanha eleitoral por meio de financiamento coletivo pela internet; a limitação das doações a candidatos majoritários no teto de dez salários mínimos; ajustes nas normas sobre financiamento e prestação de contas de campanha; a redução do tempo e do prazo da campanha eleitoral no segundo turno, inclusive das inserções no rádio e na televisão; a proibição de doação por pessoas físicas que exerçam função ou cargo público de livre nomeação e exoneração; e a fixação de limites de gastos para as campanhas eleitorais nas eleições de 2018, estabelecido em R$ 70 milhões nas campanhas para presidente da República, entre outras.

“É uma matéria urgente, tendo em vista os prazos constitucionais para que as novas regras possam se aplicar às eleições do próximo ano”, explicou Fernando Bezerra, no Plenário do Senado. “As novas regras vão permitir que as campanhas se realizem de forma regular e que os eleitores tenham acesso a todas as propostas e possam decidir com conhecimento de causa”, acrescentou o senador.

PRÉ- CONFERÊNCIAS DA SAÚDE TÊM INÍCIO NO PAULISTA


FOTO: BEATRIZ LORRANY
Com o objetivo de construir propostas que serão apresentadas na VIII Conferência Municipal, a Secretaria de Saúde do Paulista iniciou nesta quinta-feira (05.10), na Faculdade Joaquim Nabuco, as Pré- Conferências Municipais de Saúde. O encontro, que também ocorrerá amanhã, na Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP), bairro do Janga, tem o intuito de aprovar ideias que serão discutidas e colocadas em prática durante os quatro anos de governo. A iniciativa conta com a participação dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS, dos territórios I e II, III e IV.
O encontro hoje foi voltado para os territórios I e II, que contemplam os bairros mais próximos do Centro, como Vila Torres Galvão, Nobre, Jardim Paulista, entre outros. Amanhã os territórios III e IV, onde se encontram os bairros mais próximos do litoral, participarão do evento.
“Esse é o momento inicial onde contamos com a participação da população dentro das propostas do Sistema Único de Saúde. É um evento propositivo onde serão colocadas novas propostas para que sejam executadas nesses próprios quatro anos no plano de saúde da nossa gestão. Também teremos hoje a eleição dos delegados, que têm a função de ter voz e voto, ou seja, decidir junto à população, quais propostas serão acatadas e levadas a diante”, explicou a secretária Executiva de Saúde do Paulista, Maria Clara Rodrigues.  
A VIII Conferência Municipal De Saúde do Paulista, que tem como tema: “SUS: fortalecer sempre, retroceder jamais”. Acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Na Faculdade Joaquim Nabuco, Bloco C, ao lado do North Way Shopping.

PREFEITURA FICA COR DE ROSA PARA MARCAR LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Paulista segue firme na campanha para prevenção e luta contra o câncer de mama. Agora, quem passar pela sede da Prefeitura e também pela Secretaria de Saúde da cidade, vai perceber que os prédios estão iluminados com a cor rosa. A ação faz parte do movimento Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre os perigos da doença e reitera a importância do diagnóstico precoce.
 
De acordo com a secretária Executiva de Saúde, Maria Clara Rodrigues, a iluminação na cor rosa é uma alusão para lembrar o cuidado continuado que a mulher deve ter com a sua saúde. “Seja na prevenção do câncer de mama e do colo de útero, bem como no empoderamento feminino e luta contra qualquer tipo de opressão e violência contra a mulher. O outubro rosa é um mês estabelecido pelo calendário da saúde para o cuidado da mulher, mas entendemos que o cuidado deve ser preventivo e contínuo”, ressaltou.

“Um dos grandes marcos que o município do Paulista tem alcançado é no que se refere ao cuidado com a saúde da população, e na gestão do prefeito Junior Matuto, a mulher vem recebendo cada vez mais esse cuidado o ano inteiro. Com isso nós abraçamos o Outubro Rosa, que simboliza e reforça mais do que nunca essa atenção para que toda mulher procure não só o tratamento, como também se previna contra o câncer de mama”, disse o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do Paulista, Tiago Magalhães.

Em Paulista, a Secretaria de Saúde oferece ações para a população que visam alertar, informar e prevenir a doença. O Projeto Amigo do Peito visita, durante todo o ano, comunidades do município realizando exames gratuitos de mamografia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou aquelas que têm histórico da doença na família. Palestras e orientações educativas também fazem parte das ações de prevenção.

Prefeitura deflagra Operação Pente Fino em Jardim Paulista Baixo

A partir desta segunda-feira (09.10), a Prefeitura do Paulista começa a Operação Pente Fino, em Jardim Paulista Baixo. A ação integrada vai envolver as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos e Mobilidade e Administração das Regionais, tendo como foco a manutenção e limpeza das ruas, organização do trânsito, remoção de carcaça de veículos abandonados, e ordenamento do comercio local. O trabalho terá início, às 9h, nas proximidades da Praça Aníbal Fernandes.

SERVIÇO:
O quê – Lançamento da Operação Pente Fino, em Jardim Paulista Baixo;
Quando – Nesta segunda-feira (09.10), às 09h;
Onde – Ruas e avenidas de Jardim Paulista Baixo;

Câmara do Paulista debate a Assistência Estudantil



Após uma solicitação da União dos Estudantes de Pernambuco - UEP Cândido Pinto, a Câmara de Vereadores do Paulista, através de uma convocação do Vereador Edmilson Alves realizou na manhã desta quinta-feira (05.10) uma audiência pública que debateu a Assistência Estudantil. O tema é de grande importância para os estudantes do Paulista e de todo o estado. 

Números que incomodam

Fernando Bezerra Coelho*

Na luta política quando faltam argumentos sobram agressões. Essas são como palavras vazias, não colam, o vento se encarrega de levar. Por isso não perco tempo em comentá-las. 

Como são irrespondíveis os dados de investimento público disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, o Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico Raul Henry tenta, mas não consegue afastar a verdade que cada vez fica mais evidente para os pernambucanos. Nosso estado desacelerou e agora está atrás do Ceará e da Bahia. E os números indicam que a situação vai piorar. Este ano Pernambuco investirá menos que nos dois primeiros anos. E de novo, muito abaixo do Ceará e da Bahia. 

O secretário devia ser mais cuidadoso com as informações. A projeção de crescimento do PIB do Brasil para esse ano já ultrapassa 0,7%. Mas infelizmente as projeções para Pernambuco não são animadoras. Segundo o recente estudo “Mapa da Recuperação Econômica” realizado pelo Banco Santander e divulgado pelo Valor Econômico, Pernambuco vai ter crescimento Negativo de -0,6%, a Bahia um pouco melhor com -0,3% e o Ceará deverá ter crescimento positivo de 0,5%. 

Na atração de empreendimentos privados, Pernambuco precisa fazer mais. O Ceará no período de 2015 a setembro de 2017 já efetivou investimentos de mais de 9 bilhões de reais, gerando mais de 6.000 novos empregos. Infelizmente, Pernambuco também está perdendo feio pra Bahia. Lá, foram viabilizados investimentos privados superiores a 20 bilhões de reais, gerando mais de 30 mil novos empregos.

Quanto ao ajuste fiscal, o secretário exagera. Em recente estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a revista The Economist e a Tendências Consultoria, no quesito solidez fiscal dos estados brasileiros, quem aparece em primeiro lugar é o Ceará. Alagoas em segundo, a Bahia em terceiro, e o nosso Pernambuco vem apenas na nona posição. 

Para não dizer que não falei de violência, fica a nossa torcida para que os números possam ser revertidos, mas até aqui, as sucessivas mudanças na Secretaria de Defesa Social e no Comando da Polícia Militar, apontam para uma falta de rumo na política de segurança pública do estado. 

Ao logo dos próximos meses vamos aprofundar o debate. Alimento uma grande confiança na construção de um caminho novo para o Pernambuco que amamos e que queremos ver prosperar, resgatando o orgulho de todos nós que aqui vivemos e moramos.

Fernando Bezerra Coelho é senador de Pernambuco

Em Olinda, prefeitos e secretários de Estado vão debater alternativas para prevenir a violência no Litoral Norte

Na próxima terça-feira (10.10) será realizado, a partir das 8h, no auditório da FOCCA, em Olinda, o 2º Encontro do Fórum Regional de Prevenção Social- Litoral Norte. O evento vai reunir prefeitos de sete cidades: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá e Igarassu, além dos secretários de cada município das pastas de Segurança Urbana e Assistência social. O objetivo principal do encontro é debater sobre drogas e prevenção à violência.

A abertura do evento será feita pelo anfitrião, professor Lupércio. Também vão estar presentes os secretários estaduais de Defesa Social, Antônio de Pádua, e de Desenvolvimento Social, Roberto Franca. Durante o Comitê será lida a Carta de Olinda com propostas de ações na área de prevenção para inibir a criminalidade e violência nos municípios e disseminar a cultura de paz. Após ser aprovado e assinado por todos, o documento será encaminhado ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Servidores do Paulista podem sacar salário do mês de setembro

Nesta sexta-feira (06.10) os servidores ativos da Prefeitura do Paulista já podem sacar o salário do mês de setembro nos caixas eletrônicos. Desde o início do atual governo, o chefe do executivo tem conseguido pagar os trabalhadores em dia. Com a liberação do pagamento será injetado um montante de R$ 15 milhões na economia da cidade.  Aposentados e pensionistas do município já receberam o pagamento.

Espaço digital e interativo reúne o universo do saneamento em Pernambuco

Já está aberto para visitação o Universo Compesa, um ambiente digital interativo, que combina informação e recursos tecnológicos para apresentar a história, os investimentos feitos pelo governo do estado, através da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa e a visão de futuro da empresa. Trata-se de um espaço inovadoruma referência em conhecimento sobre o saneamento no estado. Com 150 metros quadrados de área, o Universo Compesa foi pensado para atender o público com conforto, e oferece visitas mediadas para todas as faixas etárias, desde alunos do Ensino Fundamental, escolas técnicas, universidades, até entidades sociais e grupos de empresas. O espaço está localizado no térreo da sede administrativa da Compesa, situada na Avenida Jayme da Fonte, em Santo Amaro, e tem entrada gratuita.
Duas estações multimídias, com recurso touch scream, permitem acessar o acervo virtual da companhia como fotografias, documentos, depoimentos, galeria de presidentes e bibliografia especializada no segmento de saneamento (que estará disponível para download). No espaço, um telão projeta o mapa do estado para visualizar a exata dimensão de todos os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário operados pela Compesa. O público também tem à disposição três maquetes em 3D, com navegação simples e interativa, de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) e da simulação do funcionamento do hidrômetro.
Além disso, o objetivo da companhia em universalizar seus serviços no estado, até o ano de 2036, pode ser acompanhado numa ampulheta d'água. "A nossa ideia é que o Universo Compesa entre para o roteiro de visitação da cidade do Recife. Vamos lançar novas edições temáticas, a cada ano, visto que o nosso acervo é muito rico. O espaço foi criado dentro da proposta de transparência para que a população, alunos e professores dos estabelecimentos de ensino possam acessar todo conhecimento e expertise em água e esgoto da empresa", explica Aldo Santos, diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, pontuando que o Universo Compesa oferece acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
Um grande mural documenta a história de forma ilustrada e segue a ordem cronológica, desde o momento que o saneamento se tornou um serviço público, em 1938, com a fundação da Companhia do Beberibe. O mural apresenta ainda peças do acervo da Compesa, como hidrômetros mecânico, multijato e eletrônico, barômetro e exemplares das primeiras contas de água. “Eu não sabia que dava tanto trabalho para fazer a água chegar na nossa casa. Também aprendi que são muitos processos para tratar o esgoto e devolver a água para natureza. Foi muito enriquecedor vir aqui e conhecer melhor o universo do saneamento”, disse a estudante de Enfermagem Nilma Ferreira, 20 anos, que participou da visita mediada com a turma da Escola Técnica de Enfermagem Irmã Dulce.  “O espaço é muito bem equipado, tem bastante informação e recursos tecnológicos. Achei muito positivo saber que a Compesa tem um plano de trabalho para levar o esgotamento sanitário a 90% da população da nossa região. Isso é muito importante, saneamento significa saúde e uma vida mais digna para todos”, observou a estudante Laryssa Maysa Galvão, 20 anos.
No espaço do futuro, um grande painel de videowall, com dez telas e cinco metros de largura, exibe os próximos projetos da companhia, informando estatísticas e metas. Um dos ambientes mais curiosos do Universo Compesa é a "Cápsula do Tempo", que armazena mensagens deixadas pelo público para as gerações futuras, e que servirão como inspiração para novas ações da companhia. A visitação termina com o simpático Robô Bio, que propõe a participação em jogos educativos sobre a água - com o apoio de uma projeção holográfica - promovendo a conscientização para a responsabilidade socioambiental. Além de visitar o Universo Compesa, os visitantes também podem participar de atividades socioambientais, como jogos educativos.

Universo Compesa
Onde: Centro Administrativo Governador Eduardo Campos (Avenida Jayme da Fonte, s/n, Santo Amaro)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 13h / 14h às 17h
Entrada: gratuita
Informações e agendamentos de visitas mediadas: Fone: 81 3412-9039 universocompesa@compesa.com.br

Léo Asfora participa de roda de conversas na Bienal do Livro deste sábado

O produtor cultural e poeta Leonardo Asfora participa nestábae são (07), às 16h, de um bate papo sobre o processo criativo do poeta e a construção do mais recente livro, Inventário da Loucura (Editora Coqueiro). Evento acontece na Bienal do Livro, dentro da plataforma oficial de lançamentos da UBE (União Brasileira de Escritores) - Secção PE, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco.

Paulista apresenta projetos exitosos no Conselho dos Secretários de Saúde de Pernambuco

O Conselho dos Secretários de Saúde de Pernambuco (COSEMS – PE) reuniu representantes dos 184 municípios do Estado, entre os dias 4 e 6 de outubro, no auditório do Senac, em Caruaru. Os gestores puderam, durante todos os dias do evento, conhecer projetos e propostas de governo, além de trocar experiências exitosas.

Na ocasião, a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, apresentou para os gestores quatro programas municipais bem-sucedidos, sendo dois deles premiados em Brasília, no XXXIII Congresso Nacional.

As apresentações foram referentes aos programas Remédio em Casa e Olhar Paulista. A gestora também compartilhou com os representantes, os benefícios do Sistema de Produtividade lincado ao dispositivo móvel (tablet), entregue aos Agentes Comunitários de Saúde e também sobre a Estratégia de Gestão e Monitoramento dos grupos de trabalhos multidisciplinar.

O evento também trouxe discussões importantes, referentes ao novo modelo sobre o financiamento do SUS. Os debates e propostas referentes a nova política nacional de atenção básica também terão um impacto direto nos serviços de usuários.

“A partir das trocas de experiências, como gestora, eu consigo identificar novos projetos e programas estratégicos possíveis de serem aplicados no município do Paulista. Sempre com o objetivo de melhorar o acesso de qualidade para os serviços dos usuários do SUS. O município também vem apresentando seus projetos e programas em diversos locais, dando assim visibilidade aos projetos de governo, que vão além do município”, finalizou Fabiana Bernart, secretária de Saúde do Paulista.