Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Museu do Sertão reabre as portas para resgatar história do povo de Petrolina

 
Um templo de conservação da história sertaneja e da memória petrolinense voltou a ficar de portas abertas para a população. Após quase dois anos desativado, o Museu do Sertão foi reinaugurado na noite desta quarta-feira (11) pelo prefeito Miguel Coelho. A cerimônia de reabertura foi prestigiada por centenas de pessoas e marcou também a estreia do espetáculo Camerata, da Orquestra 21 de Setembro.  
 
 

O novo Museu do Sertão dispõe de mais de 3 mil artigos históricos e culturais. Ao viajar pelos corredores do memorial, o público vai se deparar com telas artísticas, roupas típicas de sertanejos, fotos antigas de personalidades e do povo simples do semiárido, acessórios religiosos, peças do artesanato petrolinense, como as famosas esculturas de Ana das Carrancas, entre outros atrativos.


Orgulhoso por reabrir um patrimônio que data de 1973, o prefeito Miguel Coelho destacou a importância sociocultural do Museu do Sertão para os petrolinenses. “Uma cidade que não preserva sua história também não tem alma. É um sabor especial reabrir esta casa de preservação da identidade do sertanejo. Não estamos apenas reabrindo as portas de um museu, estamos abrindo as portas da história de Petrolina para as novas gerações”, discursou Miguel antes de ser o primeiro visitante a assinar o livro de presença do novo Museu do Sertão.
 
 

Para ser reativado, o memorial recebeu diversas intervenções. Foram realizados reparos nas redes elétrica e hidráulica, manutenção nas grades, forro, impermeabilização, pintura geral e instalação de novos climatizadores. O equipamento também passou por uma readequação que permitiu oferecer uma novidade aos visitantes, um espaço museal dedicado a peças do Memorial Nilo Coelho.

O Museu do Sertão funcionará de terça a sábado, nos horários das 9h às 17h. No domingo, o memorial fica aberto entre as 9h e 14h. Acesso a todas as instalações do patrimônio histórico e cultural é gratuito.

​FOTOS: Jonas Santos e Ivaldo Reges

DEPUTADO leva lideranças para conhecerem projetos de abastecimento; Água e Abastecimento no interior de PE



Água e Abastecimento
O deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) esteve nesta semana na Compesa (quarta, dia 11) com o ex prefeito de Primavera, Rômulo Cesar (Pão com Ovo) e lideranças para tratar sobre os projetos para melhorar o abastecimento D'AGUA do município. Além disso, o parlamentar acompanhou também o prefeito de Escada, Lucrécio Gomes (PSB) e sua equipe para conhecer o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário do município para tratamento da Bacia Hidrográfico do Rio Ipojuca. A obra está orçada em U$ 330.000,000 milhões (dólares).

OAB Pernambuco entrega à Secretaria de Defesa Social diagnóstico sobre segurança pública no estado

O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, entregou na tarde desta quarta-feira (11) ao secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, o diagnóstico que a instituição produziu sobre a atual política de segurança pública em Pernambuco. Elaborado pela Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) da OAB-PE, após um amplo estudo de campo e de mapeamento de informações de diversas fontes, o documento traz, entre outros pontos, uma série de sugestões em diversas esferas para reduzir os números da violência no estado.
O material apresentado é resultado de sete meses de atividades ininterruptas por parte da Cesp. O grupo foi representado na reunião pelo presidente João Olímpio Mendonça, o vice Leonardo Oliveira e o membro Eduardo Dias da Silva Jordão Emerenciano. “Os trabalhos foram focados na identificação objetiva das causas da crise na segurança pública evitando-se a politização das discussões. Nesse sentido, a Comissão ouviu autoridades, especialistas e entidades relacionadas com a temática”, comentou João Olímpio Mendonça.
Entre as indicações do estudo relacionadas à Secretaria de Defesa Social estão a revisão do atual plano de segurança pública estadual, conhecido como Pacto pela Vida. O relatório propõe ainda iniciativas como instituir canais permanentes de diálogo com a sociedade civil organizada sobre temas relativos à questão, o aprimoramento do diálogo com as bases das carreiras policiais e o restabelecimento da mesa permanente de negociação entre o Governo do Estado e os órgãos que operam a segurança pública.
O secretário Antônio de Pádua agradeceu e reconheceu a importância da iniciativa da OAB-PE. Ele se comprometeu a encaminhar o diagnóstico para as equipes da área técnica na SDS a fim de identificar o que, se já não estiver em andamento, pode ser aproveitado pela gestão. O presidente Ronnie Duarte aproveitou para antecipar ainda que, no início de 2018, a OAB-PE realizará um Encontro Estadual de Segurança Pública.
>>

 L 
​egenda das fotos​

1)

O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte,​ e
​m
 
​embros da Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) da entidade 
 entregam relatório  
​sobre segurança pública ​
 ao  
​​
 secretário  
​estadual ​
 de Defesa Social Antônio de Pádua
 
 

Da esquerda para a direita:
Leonardo Oliveira, vice-presidente da Cesp
Ronnie Preuss Duarte, presidente da OAB-PE
Antônio de Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco
João Olímpio Mendonça, presidente da Cesp
Eduardo Dias da Silva Jordão Emerenciano 
​, membro da Cesp​
 



2 
​)


​O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, comenta o relatório da 
 
Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) da entidade ​ 
​com o ​
 
 secretário  
​estadual ​
 de Defesa Social Antônio de Pádua

Da esquerda para a direita:
Ronnie Preuss Duarte, presidente da OAB-PE
Antônio de Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco