Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Convite: Outubro Rosa no Ecoparque das Paineiras

O prefeito Junior Matuto convida a população a participar do Outubro Rosa no Ecoparque das Paineiras, no dia 27 de outubro, das 8h as 17h. 

A ação vai oferecer serviços de mamografia,  odontologia, limpeza de pele, assistência jurídica e aula de Zumba.

Compesa sedia reunião do Comitê de Sustentabilidade da Amcham-Brasil

Programas estruturadores de saneamento para Pernambuco foram apresentados para empresas de diversos setores do Recife

 

Com a preocupação de posicionar a Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa como referência no desenvolvimento sustentável, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos, foi realizada na manhã de hoje (19), no Centro Administrativo da Compesa, em Santo Amaro, uma reunião do Comitê de Sustentabilidade da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, a Amcham-Brasil – Unidade Recife. Esta foi a primeira vez que a companhia sediou o encontro, que acontece a cada dois meses, e contou com a participação de representantes de empresas de diversos setores do Estado preocupadas com a questão da sustentabilidade e interessadasem conhecer os programas estruturadores de saneamento para Pernambuco.

Aplicativo Cittamobi agora terá roteirizador  

Função do app irá diminuir tempo de trajetos

  

Buscando oferecer mais soluções para os cidadãos, o aplicativo CittaMobi passa a disponibilizar roteirização através de indicação de localização de ponto de partida e destino, mostrando trajetos mais rápidos e linhas de ônibus que passam nos locais. A funcionalidade inclui diferentes meios de locomoção não apenas de ônibus, mas também metrô e trem, indicando inclusive se há necessidade de realizar parte do trajeto a pé e o tempo estimado. A opção estará disponível no momento da atualização do aplicativo quando irá aparecer o botão “rota” no inferior da tela. Clicando nele, o usuário vai informar o destino desejado e receberá as opções de rota, a partirdo ponto de partida indicado. A opção é exclusiva através do aplicativo, não estando disponível na versão web do Cittamobi.

 

Além de mostrar opções de deslocamento com diferentes modais, a iniciativa vai ajudar a otimizar o deslocamento dos usuários. Uma pesquisa nacional realizada em junho deste ano com 59 mil usuários do aplicativo CittaMobi em 40 cidades diferentes de todas as regiões do país revelou que 44% dos passageiros de ônibus urbanos levam mais de 45 minutos no deslocamento casa-trabalho. Nas capitais brasileiras esse tempo aumenta significativamente e pode chegar aos 44% dos usuários passando mais de uma hora nesse trajeto. A Pesquisa Nacional de Qualidade do Transporte (PNQT) revelou ainda que 82% das pessoas que responderam ao levantamento utilizam o transporte público 5 vezes ou mais durante a semana. Estima-se que há mais de 120 milhões de brasileiros que utilizam transporte público diariamente.

 

O roteirizador do CittaMobi se diferencia dos demais disponíveis no mercado por ser mais preciso, pois trabalha com os dados em tempo real, enviados por equipamentos instalados em mais de 20 mil ônibus em todo Brasil. A nova versão pode ser baixada tanto nos dispositivos Android quanto iOS.

 

Prefeitura de Igarassu promove caminhada Outubro Rosa 

A luta contra o câncer de mama ganha destaque em Igarassu. Nesta sexta-feira (20), acontece a grande caminhada para conscientização da população sobre a necessidade de prevenir o câncer de mama. A concentração será às 7h, no Centro de Artes com percurso até o Ginásio Jota Raposo, no centro da cidade. Na ocasião, serão ministradas palestras, abertas ao público, sobre vida saudável com orientações para evitar o câncer. A ação é realizada pela Prefeitura, através das secretarias de Saúde e Politicas Sociais. A Guarda Municipal estará presente acompanhando o percurso.

No Ar Coquetel Molotov divulga dinâmica dos bondes da AMECICLO e programação completa do Espaço uPlanet  

Neste sábado, dia 21 de outubro, Recife será sede do No Ar Coquetel Molotov, um dos principais festivais da cena independente do país, que libera hoje o terceiro lote de ingressos com valores que vão de R$50 a R$100. Com artistas do calibre de Curumin (SP), O Terno (SP), Alessandra Leão (PE), Linn da Quebrada (SP), Rincon Sapiência (SP), Arnaldo Baptista (SP) e Lia de Itamaracá (PE) no line up, o evento vai oferecer mais de 10h de programação e diversas atividades, como o Espaço uPlanet, que também anuncia programação completa. Além disso, quem quiser participar da ação da AMECICLO e ir de bicicleta pode se preparar para estar a partir das 14h na Praça do Derby. Vale lembrar que o No Ar tem Selo Evento Neutro, que vai neutralizar as emissões de gases de efeito estufa emitidas durante a montagem e a realização do evento Para participar dessa experiência basta garantir o ingresso pelo site do sympla.

 

Compesa e PM combatem furto de água no Ramal V da Adutora do Oeste

A Compesa realiza, em parceria com a Policia Militar, uma operação para combater o furto de água no Ramal V da Adutora do Oeste, no trecho localizado entre a zona rural do município de Trindade, passando por Araripina, até o distrito de Barra de São Pedro, em Ouricuri. Esse ramal é responsável pelo abastecimento de água dos distritos de Nascente, Lagoa do Barro e Gergelim, localizados em Araripina, além da sede do município e da localidade de Lagoa do Barro, em Ouricuri, no Sertão do Araripe. Até o momento, já foram retiradas dez ligações clandestinas, ação que que permitiu recuperar uma vazão de 20 litros de água, por segundo, produção suficiente para atender cerca de 2.100 famílias.

O trecho do Adutora do Oeste, que é alvo da operação, tem 30 quilômetros de extensão e transporta 50 l/s, de água captada diretamente no Rio São Francisco. “O desvio de 20 l/s causava um impacto muito grande no atendimento dessas localidades e na cidade de Araripina. Vamos prosseguir com a ação na tentativa de retirar todas as ligações irregulares que desequilibram o sistema de abastecimento, causando falta de água e queda de pressão nas localidades”, explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Virgílio.

A ação foi motivada pela queda de vazão acentuada do sistema verificada pelo setor de Controle Operacional da Compesa, e pela quantidade de reclamações dos moradores das localidades atendidas pelo Ramal V da Adutora do Oeste. A Companhia também recebeu denúncias de que carros-pipa estariam abastecendo os veículos, durante à noite, diretamente na adutora. “Recebemos muitas queixas dos moradores e solicitamos imediatamente o apoio da PM, que nos atendeu prontamente”, relata o gerente da Compesa.

Oposição apresenta ao Governo propostas para o Pacto pela Vida  

Oposição apresenta ao Governo propostas para o Pacto pela Vida

 

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (19) para discutir o Pacto pela Vida, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco apresentou um conjunto de propostas e sugestões ao Governo do Estado para fortalecer o combate à criminalidade. O documento foi entregue ao secretário de Planejamento, Márcio Stefani, coordenador do programa. A Bancada aguarda agora que o Governo do Estado avalie as sugestões e não, mais uma vez, adote o silêncio como resposta. 

Segundo o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada, o documento apresentado hoje é uma contribuição da Oposição para ajudar no combate à criminalidade e redução da violência em Pernambuco, que infelizmente vem apresentando os piores índices dos últimos dez anos. “O momento é de unidade, de somar os esforços das forças políticas e da sociedade civil na defesa da população pernambucana. Estamos à disposição do Governo para ajudar a construir uma saída para essa realidade”.

Durante o encontro, o parlamentar lembrou que este ano o número de homicídios vem apresentando um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2016, enquanto Estados como Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Goiás, entre outros, vem tendo êxito na redução da criminalidade. “Já tivemos este ano, em apenas nove meses, mais assassinatos e mais crimes contra o patrimônio que em 2015, primeiro ano da gestão Paulo Câmara”, destacou o parlamentar, se referindo aos 3.889 homicídios e aos 84.945 casos de roubos registrados em 2015, ante os 4.145 e 93.851 registrados entre janeiro e setembro deste ano.

Entre as sugestões apresentadas estão a criação do Fórum Estadual de Segurança, reuniões regionalizadas do Pacto pela Vida, Incentivar a criação de Pactos pela Vida municipais, ampliação do programa Atitude, implantação de um programa permanente de combate ao tráfico, valorização profissional dos agentes de segurança e retomada da mesa de negociação com a categoria, entre outras.

No pacote de propostas, Silvio prometeu também apresentar um projeto criando a Lei de Responsabilidade da Segurança, a exemplo da Lei de Responsabilidade da Educação, criando o debate permanente sobre a política estadual de segurança, sem a dependência de convocação de audiência pública para este fim.

PROPOSTAS/SUGESTÕES

 

1.  Criação do FórumEstadual de Segurança

Criação do Fórum Estadual de Segurança Pública, com o objetivo de ampliar os canais de participação da sociedade civil e promover o acompanhamento e monitoramento das políticasestadual de segurança.

 

2.  Lei de Responsabilidadeda Segurança Pública

Ampliação da transparência na área de segurança, com a criação da Lei de Responsabilidade da Segurança Pública, mediante aprovação de projeto de lei que apresentaremos ainda este ano, nos moldes da Lei de Responsabilidade da Educação, como forma de prestação de contas à sociedade dos indicadores de violência e resultados da política de estadual de segurança.

Fernando Bezerra vai a ministro pedir investimentos em turismo no Sertão e na Mata Norte

Nesta quinta-feira, senador recebeu mais um prefeito pernambucano. Só esta semana, 12 gestores foram atendidos pelo vice-líder do governo no Senado

 

Brasília, 19/10/17 – Vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) foi recebido, nesta quinta-feira (19), pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB-AL). Durante a audiência – na sede do ministério, em Brasília – o senador solicitou a Beltrão recursos do governo federal para o desenvolvimento do turismo nos municípios pernambucanos de Paudalho (Mata Norte), Bodocó (Sertão) e Petrolina (Sertão), cidade-natal do parlamentar.

 

“O ministro demonstrou grande sensibilidade às demandas e sinalizou a liberação dos recursos no menor tempopossível”, contou Fernando Bezerra. Após a audiência no Ministério do Turismo, o vice-líder recebeu, no gabinete do Senado, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), que solicitou o apoio de Bezerra Coelho em ações de minimização da crise hídrica nas regiões pernambucanas de Mata Norte e Agreste Setentrional.

 

ÁGUA – As demandas apresentadas pelo prefeito de Paudalho incluem a perfuração de poços artesianos e a construção de açudes e micro-barragens em municípios destas duas regiões. “São soluções consorciadas para a resolução conjunta dos problemas de diferentes localidades”, explicou Marcelo Gouveia, presidente do Consórcio de Municípios da Mata Norte e do Agreste de Pernambuco(Comanas), que abrange 25 cidades do estado. “O senador foi sensível às nossas demandas e, prontamente, colocou-se à disposição para nos ajudar dentro da Bancada de Pernambuco no Congresso e também junto ao governo federal”, acrescentou Gouveia.

 

UNIÃO – Além do prefeito de Paudalho, Fernando Bezerra Coelho recebeu, nesta semana, outros 11 gestores de seis partidos e quatro regiões do estado. Tiveram audiências com o vice-líder, os gestores dos municípios de Tuparetama (Sertão), Sávio Torres (PTB); Itaíba (Agreste), Regina da Saúde (PTB); Igarassu (Agreste), Mario Ricardo (PTB); Dormentes (Sertão), JosimaraCavalcanti (PTB); Cachoeirinha (Agreste), Ivaldo Almeida (PSB); Santa Cruz (Sertão), Eliane Soares (PR); Ibirajuba (Agreste), Sandro Arandas (PSB); Serra Talhada (Agreste), Luciano Duque (PT); Floresta (São Francisco Pernambucano), Ricardo Ferraz (PRP); Salgueiro (Sertão), Clebel Cordeiro (PMDB); e Camaragibe (Região Metropolitana de Recife), Demóstenes Meira (PTB).

 

Os prefeitos foram recebidos no gabinete do Senado e pediram o apoio de Fernando Bezerra em diferentes ações; especialmente, nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. O senador colocou a estrutura do gabinete à disposição dos gestores e comprometeu-se a ajudar todos os municípios junto ao Executivo federal e também por meio de recursos de emendas parlamentares.

 

Paulista celebra Dia Mundial Para um Futuro Livre de Cárie no bairro de Pau Amarelo

Neste sábado (21), é comemorado no mundo o Dia Para o Futuro Livre de Cárie. E para celebrar a data, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, e moradores do Conjunto Nossa Senhora da Conceição, realizam uma ação com diversos serviços odontológicos para a população. O evento vai acontecer na Praça Sebastião Gomes de Melo, próximo ao terminal de ônibus de Pau Amarelo, das 8h às 12h.

Durante a ação, a população também vai receber orientações e assistir a palestras sobre prevenção e tratamento da cárie, doença que atinge grande homens e mulheres de diversas faixas etárias. Além das informações, o público também vai poder ver peças teatrais e atividades educativas.

Todas as pessoas que comparecerem ao local poderão receber os atendimentos clínicos, escovação e aplicação de flúor. Também serão distribuídos kits para a prevenção contínua e combate a cárie. Os moradores de Pau Amarelo também irão receber outros serviços de saúde como aferição de pressão e medição de glicose.

O evento também conta com a parceria do Grupo Ser Educacional, através da Uninabuco Paulista e a Uninassau Recife.

 

Serviço:

O que – Ação de Saúde em alusão ao Dia Mundial Para Um Futuro Livre de Carie;

Onde – Praça Sebastião Gomes de Melo, próximo ao terminal de ônibus de Pau Amarelo;

Quando – Dia 21 de Outubro, das 8h às 12h.

Paulista realiza II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Entre os dias 23 e 24 de outubro, o município do Paulista sedia o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idoso. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes e o Conselho Municipal do Idoso (COMIP). As atividades serão realizadas em horários distintos na segunda (23) da 13h às 17h no CREAS Praias e na terça (24.10) das 08h às 17h na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro.

 

O Fórum tem o objetivo de esclarecer assuntos referentes às políticas públicas para a pessoa idosa do município, que terá como tema “Discriminar ou Negligenciar a Pessoa Idosa É CRIME”. Na ocasião acontecerá uma palestra que será ministrada pela Promotora de Justiça da Pessoa Idosa Dra. Christina Ramalho.

 

Serviço:

O que: II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Quando: 23 e 24.10

Onde:

23.10 – CREAS Praias (Av. Claudio Gueiros Leite, nº 2000, Janga); das 13h às 17h.

24.10 – Faculdade Joaquim Nabuco Paulista (Anexo C, ao lado do Paulista North Way Shopping); das 08h às 17h.

 

Prefeito Júnior Matuto assina Ordem de Serviço para o recapeamento de duas vias em Maranguape II

Na cidade do Paulista, novas obras de infraestrutura deverão beneficiar a população de Maranguape II. É que na manhã desta quinta-feira (19.10) o prefeito Junior Matuto realizou a assinatura da Ordem de Serviço para a requalificação de duas ruas. Ao todo, R$ 160 mil reais serão investidos para o recapeamento asfáltico de uma área de 496 metros de extensão.

Uma das vias escolhidas para a realização do processo de restauração foi a 94. Ela possui 350 metros de comprimento, espaço que conta com a presença de várias residências, três igrejas, além de um posto de saúde. Para a injeção da nova camada de asfalto em sua superfície, serão aplicados R$ 100 mil. A outra rua contemplada foi a 86, que possui 146 metros de extensão. Essa receberá um investimento de R$ 60 mil.

Rebeca Lacerda, de 33 anos, afirmou que a recuperação dessas vias era tratada como um desejo antigo pelos moradores de Maranguape II. “Ainda bem que o prefeito está se prontificando em ajudar a população. Essas ruas são bastante acessadas, até mesmo por pessoas idosas, por isso que suas requalificações eram tratadas como um sonho antigo ”, concluiu.

Na ocasião, Matuto afirmou que o serviço serve como forma de agradecimento à população pela confiança na gestão. “Isso para a gente é muito importante, porque o povo está acostumado a ver político apenas em época de eleição, e estamos aqui hoje, justamente para reafirmar o compromisso, agradecendo a população através de ações de obras para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito.

 

O trabalho na localidade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura do Paulista e a Secretaria Estadual das Cidades.

Paulista entra na Rota do Saber

O município do Paulista vai contar com mais uma ação para fortalecer a educação pública na cidade. Nesta quinta-feira (19.10), o prefeito Junior Matuto esteve na fábrica da Jeep, em Goiana, na Mata Norte, para assinar o termo de adesão ao programa Rota do Saber. O convênio, formalizado com o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), vai viabilizar a qualificação de educadores da rede local de ensino que atuam Ensino Fundamental.

Ao longo dos próximos três anos, 180 professores e 62 gestores escolares serão beneficiados pela iniciativa. Com a formação desses profissionais, 4,2 mil estudantes do 4º e 5º anos também serão contemplados. “Esse é um programa estratégico para as nossas pretensões de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos certeza que a parceria da FCA e do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) vai nos ajudar a alcançar esse objetivo”, destacou o prefeito Junior Matuto.

O Rota do Saber começa com um amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. Este panorama orienta toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados - em cada escola, turma e estudante.

A metodologia é aplicada a partir da articulação de três componentes fundamentais: professor, pedagogia e pais. O programa trabalha para que osprofessores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito já testado, e engajem os pais no papel de co-educadores dos filhos.