Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Secretário de Agricultura prestigia formatura de novos profissionais em agroecologia do Serta  

Em visita à Zona da Mata do Estado, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, prestigiou a cerimônia de formatura de nomeação de agroecólogos do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, no campus Glória do Goitá. Momento marcado pela emoção dos 116 formandos, que agora estão capacitados para o desenvolvimento sustentável do campo, com foco na produção da agricultura familiar.

“Estou muito feliz em participar deste evento. A experiência do Serta é uma semente de esperança que nos faz acreditar que algo bom está acontecendo e que as dificuldades serão superadas. Contem com nossa secretaria e com o Governador Paulo Câmara para continuarmos esse belo trabalho”, comentou o secretário Welington Batista.

Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, o curso de agroecologia tem duração de dezoito meses em regime de alternância, com atividades presenciais e na comunidade. É registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e credenciado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Mais de dois mil técnicos/as de Pernambuco e de outros estados doNordeste já foram formados pela instituição.

 

Estiveram presentes educadores, familiares, gestores municipais e representantes da sociedade civil e do poder público. Entre as autoridades, o deputado estadual Isaltino Nascimento; o presidente do IPA, Gabriel Maciel, e representantes das secretarias de agricultura municipais e movimentos sociais.

Compesa inicia obra de esgoto na Avenida Presidente Castelo Branco, em Candeias, na próxima segunda-feira (23)

Uma das principais vias do bairro de Candeias, a Avenida Presidente Castelo Branco, receberá obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Jaboatão dos Guararapes, a partir da próxima segunda-feira (23). Os serviços iniciam às 7h, no trecho que vai da esquina da Castelo Branco com a Rua Hercílio Celso até o número 5960, nas imediações da Imobiliária Falcão. Para executar as intervenções será necessária a interdição total desse trecho da avenida, por este motivo, os motoristas devem ficar atentos à sinalização no local, e realizar o desvio pela Rua Maria Digna. A interdição não vai provocar impacto nas paradas dos ônibus que circulam no local. Os trabalhos devem ser concluídos até a sexta-feira (27).

 Na Avenida Castelo Branco serão implantados três poços de visita, local por onde são realizadas as inspeções à rede de esgoto. Também serão assentados 105 metros de tubulação (150 milímetros) a uma profundidade de 1,5 metro do solo, e ainda serão feitas ligações domiciliares, do eixo da rua até a caixa de inspeção localizada nas calçadas.

Coleta de lixo será intensificada nas praias mais movimentadas de Olinda

A partir deste domingo (22.10) a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda vai intensificar os serviços de limpeza da faixa de areia e do calçadão das praias do Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. Além da ação, que contará com 20 homens no trabalho de coleta de entulhos, 30 lixeiras serão instaladas ao longo da orla para que a população possa descartar o lixo de formaconsciente.

Os trabalhos serão iniciados às 14h e todo lixo recolhido nos fins de semana será levado para o Centro de Tratamento de Resíduos de Igarassu (CTR) para que seja tratado de forma ecologicamente correta.

Secretaria de Agricultura anuncia obras hídricas para a zona rural de Belo Jardim

obras hídricas para a zona rural de Belo Jardim

Agricultores familiares de Belo Jardim comemoraram o anúncio de obras hídricas estruturadoras para a zona rural do município, feito pelo secretário Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista. Oanúncio aconteceu durante o I Encontro das Associações de Produtores Rurais de Belo Jardim, na sede da Associação São José, na Vila Batinga, que reuniu agricultores, lideranças, prefeitos e representantes daquele município, além de Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una.

As obras para Belo Jardim, com investimento que somam mais de R$ 500 mil, incluem a construção de uma barragem para beneficiar cerca de 2 mil famílias do Sítio Caiana, além de dois sistemas simplificados de abastecimento na Vila Batinga. Existem ainda projetos para a implantação de 200 cisternas de placas, dessalinizadores e 120 banheiros com fossas sépticas no município, processos que estão aguardando a liberação de recursos pelo Banco Mundial e que serão acompanhados de perto pelo secretário.

Ainda por ocasião do encontro, os agricultores receberam mais uma boa notícia: serão contemplados com 200 raquetes de palma, entregues para cada uma das 20 famílias da associação pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Também vinculada à Secretaria de Agricultura, a Adagro realizou a cessão de um veículo para uso da associação, entregou certificados de treinamento de vacinadores e certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose a um produtor da cidade de Poção. 

Em seu discurso, o secretário destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar na região, bem como o empenho do Governo de Pernambuco para elaborar políticas públicas e realizar ações que façam a diferença na vida das pessoas. “A nossa missão é superar as dificuldades e chegar onde o povo está. Esse é o compromisso e a determinação do governador Paulo Câmara, de atender as demandas com um olhar voltado aos que mais precisam”, pontuou Batista. 

Segundo o Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Vila Batinga, Donizete Santos, o encontro proporcionou o atendimento de demandas importantes para o município, por meio das ações do Governo do Estado. “São ações que vão concretizar o sonho do nosso produtor rural. Somos muito gratos ao governador Paulo Câmara e ao secretário Wellington Batista”, afirmou. 

Estiveram presentes a deputada estadual Laura Gomes; a diretora presidente da Adagro, Erivânia Camelo; o assessor parlamentar e representante do deputado federal Wolney Queiroz, Abdias Félix; dentre outras autoridades, como secretários municipais de agricultura e representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

FOTOS: Josué da Mata

CENÁRIO ANIMADOR É O PANO DE FUNDO PARA SEMANA IMOBILIÁRIA

De olho na retomada do mercado imobiliário, a Ademi-PE realiza, de 20 a 29 de outubro, no piso L3 do Shopping RioMar, a Semana Imobiliária de Pernambuco. Os números são animadores tanto pra quem vende quanto pra quem compra. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os indicadores de crédito indicam uma recuperação: são cinco meses de alta nos financiamentos imobiliários no Brasil.

 

A retomada positiva do setor imobiliário é influenciada diretamente pela melhora no cenário econômico nacional. Muito se deve pela queda dos juros imobiliários (de 12% para 8% ) e pelas opções de crédito mais baratas, redução que ocorreu em função do recente corte dos juros básicos da economia por parte do Banco Central (BC). Isso provoca um aumento de 67% no total de famílias elegíveis ao financiamento bancário, ainda segundo a Abecip. Ou seja, mais famílias conseguirão o crédito, possibilitando aumento expressivo da demanda potencial.