Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Futsal | ABC Paulista enfrenta hoje o Onze



Dando continuidade ao Campeonato Pernambucano de Futsal, amanhã (28.10), o ABC Paulista enfrenta o Onze Araripinense, no SESI Paratibe, em Paulista. A partida está marcada para começar às 20h. A entrada é gratuita. Participe!

Campanha 'O Janga precisa de ônibus para o Centro de Paulista' tem ótima aceitação no Paulista North Way Shopping



A Campanha 'O Janga precisa de ônibus para o Centro de Paulista' continuou o dia inteiro neste sábado (28.10), no Shopping North Way Paulista. O fruto do trabalho foram as 1.935 assinaturas das pessoas que circularam, somente hoje, no estabelecimento.

Ao contar com a solidariedade da população, deficientes, idosos e estudantes aderiram à Campanha em prol de uma linha de ônibus que ligue o bairro do Janga - com mais de 50 mil habitantes, segundo o IBGE - ao centro de Paulista. O estudante Mailson Benjamim não pensou duas vezes ao assinar o documento. Ele almeja estudar na Escola Técnica José de Alencar Gomes da Silva (E.T.E), no bairro do Janga, mas uma de suas preocupações é a escassez de uma linha de ônibus para fazer o percurso Pelópidas/Janga. "Sou solidário a esta Campanha porque sou cidadão e conheço muitos amigos que estudam no Janga, enfrentam a dificuldade de sair andando à noite, correndo risco de vida, para tentar conseguir um transporte público, muito longe da escola técnica", disse o jovem ao ser sensível à causa, comovendo até outros amigos a abraçarem à campanha, que estavam indo a um aulão no cinema do Paulista North Way Shopping.

O abaixo-assinado teve o apoio de idosos ao se identificarem com a falta de transporte no Janga, muitos até moradores do local. Na ocasião, os deficientes também fizeram questão de assinar e mostrar sua voz. 

Intercâmbio entre CRAS II e VI reúne grupos de idosos do Paulista


Os idosos do Paulista mostram diariamente que idade não é argumento para ficar em casa parado vendo a vida passar. Os grupos da terceira idade do CRAS II e VI fizeram uma atividade de intercâmbio na manhã dessa sexta-feira (27). Em uma confraternização realizada no CRAS de Jardim Paulista Baixo eles suaram a camisa com as dinâmicas de grupo e também puderam mostrar o seu lado dançarino.

Assistida pelo CRAS de Maranguape I, Maria Jose, 76 anos, marcou presença na ação e fez novos amigos. “Esse intercâmbio foi ótimo, nós pudemos conhecer mais pessoas. Essas atividades fazem nosso ciclo de amizade aumentar”. Ela também falou sobre a atividade fazer alusão ao Outubro Rosa. “É algo muito importante e que deve ser chamado atenção. O autoexame é de extrema necessidade para a mulher, com ele nós podemos descobrir a existência de nódulos e caso haja devemos procurar atendimento médico” finalizou.

A oficineira, Jane Silva, que faz trabalhos de artes nos CRAS do município falou como é trabalhar com os idosos. “Atuar com idosos é maravilhoso, você viaja com eles. A alegria deles é contagiante. Eles me cativam, não tem como ficar triste ao lado deles”.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, comentou sobre a dinâmica do evento. “Tivemos um momento de integração cultural entre os grupos e ainda chamamos a atenção das idosas para o outubro rosa. Essa foi uma manhã de alegria, aqui eles cantaram, se apresentaram, dançaram e se divertiram. Essa é uma geração de pessoas idosa que busca constantemente uma melhoria na qualidade de vida”. Além de chamar atenção para o Outubro Rosa, a atividade foi realizada para comemorar o mês do idoso, dia dos professores e aniversariantes do mês. 

Codevasf fortalece produção agrícola de comunidade indígena do semiárido pernambucano

A Superintendência Regional da Codevasf em Pernambuco tem estruturado comunidades indígenas que desenvolvem agricultura familiar no estado. Os últimos a serem beneficiados com ações da Companhia foram os índios Xucurus, do município de Pesqueira. Produtores de milho, feijão, mandioca, banana e palma, eles acabam de receber um trator agrícola com grade aradora, que representam investimento de quase R$ 100 mil – originários de emenda parlamentar.
De acordo com o atual cacique, Marcos Luidson, a comunidade indígena local conta com população de 11 mil pessoas, distribuídas em 24 aldeias que precisam ser equipadas. "Esse equipamento irá beneficiar muitas famílias. Nós somos muitos agricultores e trabalhamos com a agricultura familiar. É sempre muito difícil organizar o plantio sem o equipamento necessário. Esse trator vai nos ajudar muito. Temos uma área de produção grande aqui e esse trator era necessário", diz.
Recentemente a aldeia indígena de Serrote dos Campos, no município de Itacuruba, sertão pernambucano, também foi beneficiada com um trator pela Codevasf. A população local, que vive basicamente da produção de mandioca, teve um significativo fortalecimento em sua produção com o equipamento. O líder indígena da aldeia, Jorge Pankará, afirma que antes era necessário recorrer aos municípios vizinhos e gastar parte do lucro dos agricultores para alugar o equipamento. "Agora isso não acontece mais. Todos nós temos o nosso próprio trator para trabalhar. Isso gera maior produção, além de pouparmos o valor que antes era gasto no aluguel", relata.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a Companhia tem trabalhado para equipar associações de agricultores locais. Uma nova entrega de trator está prevista para o município de Ouricuri para os próximos dias. "É um trabalho necessário, pois sabemos a importância da agricultura familiar para o estado e para o Brasil como um todo. No caso dessas comunidades indígenas, é ainda mais importante, pois, com esses equipamentos, conseguimos ajudá-los a permanecer em suas terras e viver do que é produzido nela", diz.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

PAULISTA ENCERRA ATIVIDADES EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA NO ECOPARQUE DAS PAINEIRAS

Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura do Paulista promoveu, nesta sexta-feira (27.10), uma ação voltada para as mulheres com várias atividades gratuitas, no Ecoparque das Paineiras, na Rodovia PE -15, no Centro. A iniciativa teve como objetivo  incentivar a prevenção e o combate do câncer de mama, finalizando as comemorações ao Outubro Rosa.

O público feminino que compareceu ao local teve acesso a exame de mamografia, aferição de pressão e glicose, limpeza de pele e palestras sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e enfrentamento à violência contra a mulher. Na ocasião, as pessoas também receberam orientação jurídica com a equipe da OAB. E ainda contou com aula de zumba e apresentação de palhaços para a garotada.

A dona de casa Ana Cristina de Mello, 48 anos, estava bem animada e elogiou a ação. “Estou achando tudo lindo, maravilhoso um evento muito importante para nós mulheres. E hoje estou sendo bem atendida por essa equipe que está de parabéns. E também a oportunidade de poder fazer o meu exame de mamografia,” disse.

A Coordenadora da Politica de Saúde da Mulher, Mirelle Albuquerque, uma das organizadoras da ação, enfatizou a importância do combate ao câncer de mama. “A população precisa se conscientizar e prevenir. O autoexame é importante por isso. Nossa expectativa é sensibilizar o público feminino a se cuidar. As mulheres devem ficar cientes da necessidade da prevenção, para que no futuro evite os problemas maiores ao câncer,” ressaltou.

 A Secretária Executiva de Política para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, prestigiou o evento e ressaltou a importância de ações como essa. “Mais um evento do Outubro Rosa que vem chamando atenção das mulheres sobre o cuidado com saúde da mulher e também o enfrentamento à violência contra a mulher. A gestão municipal busca a união e a integração das secretarias para colhermos bons frutos na melhoria e qualidade de vida das mulheres,” enfatizou.


A secretária de Saúde, Fabiana Bernart, comentou sobre o último evento do Outubro Rosa. “Achei bastante simbólico em fechar ação com “chave de ouro”, no Ecoparque das Paineiras, referência dentro do município. Estamos com diversos serviços oferecendo ao público feminino, e a ideia é que as mulheres venham e participem para chamar atenção sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero,” concluiu.
A iniciativa é uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Executiva de Políticas para as Mulheres.

Times paulistenses disputam partidas na cidade neste sábado


Neste final de semana os times da cidade entram em campo mais uma vez. No sábado a seleção sub-15 irá jogar contra o Manchester, às 8h30, no estádio Ademir Cunha. A partida acontecerá apenas para o cumprimento da tabela, pois a equipe já está classificada para a próxima fase. Os meninos do sub-17 entrarão em campo, logo em seguida, às 10h30, eles precisam da vitória para seguir na classificação. A partida será disputada com o  Aliança, do município de Barreiros. Já a equipe do sub-20 teve a sua partida adiada e até o momento a nova data não foi marcada. 

A Copa de Seleções do Interior é Promovida pelo Departamento de Futebol Amador da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Paulista por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista.