Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Futsal | ABC Paulista enfrenta hoje o Onze



Dando continuidade ao Campeonato Pernambucano de Futsal, amanhã (28.10), o ABC Paulista enfrenta o Onze Araripinense, no SESI Paratibe, em Paulista. A partida está marcada para começar às 20h. A entrada é gratuita. Participe!

Campanha 'O Janga precisa de ônibus para o Centro de Paulista' tem ótima aceitação no Paulista North Way Shopping



A Campanha 'O Janga precisa de ônibus para o Centro de Paulista' continuou o dia inteiro neste sábado (28.10), no Shopping North Way Paulista. O fruto do trabalho foram as 1.935 assinaturas das pessoas que circularam, somente hoje, no estabelecimento.

Ao contar com a solidariedade da população, deficientes, idosos e estudantes aderiram à Campanha em prol de uma linha de ônibus que ligue o bairro do Janga - com mais de 50 mil habitantes, segundo o IBGE - ao centro de Paulista. O estudante Mailson Benjamim não pensou duas vezes ao assinar o documento. Ele almeja estudar na Escola Técnica José de Alencar Gomes da Silva (E.T.E), no bairro do Janga, mas uma de suas preocupações é a escassez de uma linha de ônibus para fazer o percurso Pelópidas/Janga. "Sou solidário a esta Campanha porque sou cidadão e conheço muitos amigos que estudam no Janga, enfrentam a dificuldade de sair andando à noite, correndo risco de vida, para tentar conseguir um transporte público, muito longe da escola técnica", disse o jovem ao ser sensível à causa, comovendo até outros amigos a abraçarem à campanha, que estavam indo a um aulão no cinema do Paulista North Way Shopping.

O abaixo-assinado teve o apoio de idosos ao se identificarem com a falta de transporte no Janga, muitos até moradores do local. Na ocasião, os deficientes também fizeram questão de assinar e mostrar sua voz. 

Intercâmbio entre CRAS II e VI reúne grupos de idosos do Paulista


Os idosos do Paulista mostram diariamente que idade não é argumento para ficar em casa parado vendo a vida passar. Os grupos da terceira idade do CRAS II e VI fizeram uma atividade de intercâmbio na manhã dessa sexta-feira (27). Em uma confraternização realizada no CRAS de Jardim Paulista Baixo eles suaram a camisa com as dinâmicas de grupo e também puderam mostrar o seu lado dançarino.

Assistida pelo CRAS de Maranguape I, Maria Jose, 76 anos, marcou presença na ação e fez novos amigos. “Esse intercâmbio foi ótimo, nós pudemos conhecer mais pessoas. Essas atividades fazem nosso ciclo de amizade aumentar”. Ela também falou sobre a atividade fazer alusão ao Outubro Rosa. “É algo muito importante e que deve ser chamado atenção. O autoexame é de extrema necessidade para a mulher, com ele nós podemos descobrir a existência de nódulos e caso haja devemos procurar atendimento médico” finalizou.

A oficineira, Jane Silva, que faz trabalhos de artes nos CRAS do município falou como é trabalhar com os idosos. “Atuar com idosos é maravilhoso, você viaja com eles. A alegria deles é contagiante. Eles me cativam, não tem como ficar triste ao lado deles”.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, comentou sobre a dinâmica do evento. “Tivemos um momento de integração cultural entre os grupos e ainda chamamos a atenção das idosas para o outubro rosa. Essa foi uma manhã de alegria, aqui eles cantaram, se apresentaram, dançaram e se divertiram. Essa é uma geração de pessoas idosa que busca constantemente uma melhoria na qualidade de vida”. Além de chamar atenção para o Outubro Rosa, a atividade foi realizada para comemorar o mês do idoso, dia dos professores e aniversariantes do mês. 

Codevasf fortalece produção agrícola de comunidade indígena do semiárido pernambucano

A Superintendência Regional da Codevasf em Pernambuco tem estruturado comunidades indígenas que desenvolvem agricultura familiar no estado. Os últimos a serem beneficiados com ações da Companhia foram os índios Xucurus, do município de Pesqueira. Produtores de milho, feijão, mandioca, banana e palma, eles acabam de receber um trator agrícola com grade aradora, que representam investimento de quase R$ 100 mil – originários de emenda parlamentar.
De acordo com o atual cacique, Marcos Luidson, a comunidade indígena local conta com população de 11 mil pessoas, distribuídas em 24 aldeias que precisam ser equipadas. "Esse equipamento irá beneficiar muitas famílias. Nós somos muitos agricultores e trabalhamos com a agricultura familiar. É sempre muito difícil organizar o plantio sem o equipamento necessário. Esse trator vai nos ajudar muito. Temos uma área de produção grande aqui e esse trator era necessário", diz.
Recentemente a aldeia indígena de Serrote dos Campos, no município de Itacuruba, sertão pernambucano, também foi beneficiada com um trator pela Codevasf. A população local, que vive basicamente da produção de mandioca, teve um significativo fortalecimento em sua produção com o equipamento. O líder indígena da aldeia, Jorge Pankará, afirma que antes era necessário recorrer aos municípios vizinhos e gastar parte do lucro dos agricultores para alugar o equipamento. "Agora isso não acontece mais. Todos nós temos o nosso próprio trator para trabalhar. Isso gera maior produção, além de pouparmos o valor que antes era gasto no aluguel", relata.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a Companhia tem trabalhado para equipar associações de agricultores locais. Uma nova entrega de trator está prevista para o município de Ouricuri para os próximos dias. "É um trabalho necessário, pois sabemos a importância da agricultura familiar para o estado e para o Brasil como um todo. No caso dessas comunidades indígenas, é ainda mais importante, pois, com esses equipamentos, conseguimos ajudá-los a permanecer em suas terras e viver do que é produzido nela", diz.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

PAULISTA ENCERRA ATIVIDADES EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA NO ECOPARQUE DAS PAINEIRAS

Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura do Paulista promoveu, nesta sexta-feira (27.10), uma ação voltada para as mulheres com várias atividades gratuitas, no Ecoparque das Paineiras, na Rodovia PE -15, no Centro. A iniciativa teve como objetivo  incentivar a prevenção e o combate do câncer de mama, finalizando as comemorações ao Outubro Rosa.

O público feminino que compareceu ao local teve acesso a exame de mamografia, aferição de pressão e glicose, limpeza de pele e palestras sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e enfrentamento à violência contra a mulher. Na ocasião, as pessoas também receberam orientação jurídica com a equipe da OAB. E ainda contou com aula de zumba e apresentação de palhaços para a garotada.