Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Escola de Olinda usa yoga e meditação para melhorar desempenho de alunos

As técnicas de respiração e concentração têm melhorado o desempenho das crianças, de 7 a 14 anos, da Escola Municipal Santa Tereza, seja dentro e fora da unidade de ensino. Uma vez por semana, os alunos têm aulas de Yoga e meditação. Ministradas por Aura Gabriela Maximiliano, que nas “horas vagas” usa seu tempo para orientar crianças e adolescentes das comunidades V8, V9, Ponte Preta e Ilha do Maruim, no bairro do Varadouro, em Olinda.
Com o apoio da professora de educação física Érica Farias, a terapeuta ajuda as crianças a exercitarem a respiração, concentração e relaxamento – o que auxilia no desenvolvimento da saúde mental da criançada. Os exercícios são combinados com aulas de educação física.
"Simples movimentos e exercícios de respiração podem ser facilmente inseridos em sala de aula, diversificando a rotina. Podem ser feitos com regularidade e com base na necessidade de cada um", diz a terapeuta.  Depois dos exercícios de respiração, as crianças levantam as mãos, como se fossem tocar no céu, antes de fechar os olhos e imaginarem lugares repletos de diversão. Tudo conduzido por um som relaxante que ecoa com a ajuda de uma tigela tibetana.
“Basicamente procuramos alcançar três objetivos com as crianças: aumentar a flexibilidade e coordenação motora; incentivar a concentração e reduzir o nível de estresse e melhorar a convivência com o meio ambiente”, explica a professora de Yoga, Aura Gabriela Maximiliano. 

​  ​
          A forma inovadora de introduzir a prática dessas atividades no universo infantil,  inserindo-a nas propostas extra-curriculares da instituição de ensino tem dado tão certo, que a escola já pensa em incluir, em 2018, as aulas de yoga dentro do Programa Novo Mais Educação. “O método é capaz de quebrar a rotina das escolas”, afirma  a diretora da unidade, Guiomar Barbosa.

Paulista aplica multa de R$ 50 mil por desmatamento em Área de Preservação Ambiental


Uma fiscalização da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista identificou nesta quarta-feira (08.11) um desmatamento na APA Aldeia Beberibe, em uma área de extração de argila, próxima à BR 101, na entrada do Sitio do Pica Pau. Durante a vistoria, os fiscais constataram a derrubada de árvores e uso do fogo em mais de dois hectares de vegetação nativa com o objetivo de extração mineral.

Embora a mineração de argila tenha sido licenciada pela CPRH, por meio da Licença de Operação 03.25.02.000298-6, não havia autorização para retirada da vegetação, por isso, a área foi embargada e aplicada uma multa de R$ 50 mil reais contra o infrator.

III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é finalizado no Paulista


Durante toda esta quarta-feira (08.11) foi realizado o último dia do III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paulista. A iniciativa aconteceu no bloco B da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro, e buscou elaborar proposições para que a acessibilidade e inclusão social aumentem na cidade.

Com o apoio de uma tradutora e intérprete da Central de Interpretação de Libras da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência, o munícipe Erivelton Gomes deu sua opinião sobre o evento. “É bastante necessário ter essas discussões e construções que tivemos aqui. Porque na verdade estamos com toda uma política praticamente começando do zero. Trazer para Paulista atividades que estão dando certo em politicas e ações que tem dado certo e mais ainda a acessibilidade” pontuou.

O conselheiro e deficiente visual, Claudio Albino, comentou a importância do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “O COMID é de extrema importância aqui no município, ele luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Quando recebemos alguma denuncia sobre uma má conduta, que envolva o deficiente, nós averiguamos e caso seja confirmada, levamos o caso para os órgãos competentes” frisou.

Questionada sobre os próximos passos do COMID após o fórum, a conselheira que representa a sociedade civil e a deficiência intelectual, Luciene Martins, falou que o órgão acompanhará  o desenvolvimento das ideias. “Vamos estar fiscalizando junto às secretarias do município para que as propostas elaboradas aqui sejam desenvolvidas e tragam para a pessoa com deficiência mais garantia de direitos” finalizou. 

Estudantes do Paulista disputam mais uma etapa do XVIII jogos Escolares


Mais uma etapa do XVIII Jogos Escolares da Cidade do Paulista foi finalizada na manhã desta quarta-feira (08.11). Na quadra poliesportiva do Clube Municipal de Paratibe as equipes que competiram nas categorias pré-mirim e mirim masculinos realizaram uma final bastante disputada.

Vencendo de 5x3 a equipe sub-12 do Colégio Virgem Imaculada do Janga levou o primeiro lugar em cima da Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves. O vencedor da sub-14 foi o EREM Ariano Suassuna, que marcou quatro gols diante da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, que balançou a rede apenas duas vezes durante a partida.

O professor de educação física do CVI Janga, Adriano César, falou da necessidade da prática esportiva no cotidiano dos jovens. “O esporte em si é muito importante para a formação do cidadão e do atleta. Dentro do esporte além de ter interação social também se aprende a ter disciplina e responsabilidades”. Ele ainda falou sobre o trajeto de sua equipe até a conquista do primeiro lugar. “Nós trabalhamos o ano todo para vermos esse momento. Eu não posso cobrar a vitória deles, mas eu cobro que eles joguem o futsal, vivam o esporte e deem o máximo de si. Quando o resultado disso é o título e vemos a alegria deles nós nos sentimos completamente realizados”.

Segundo o coordenador dos Jogos Escolares, Alexandre Magno, o desempenho dos jogadores vem ampliando partida após partida “Nos já sentimos a diferença de postura de um jogo para o outro por conta do intercâmbio. Quando você coloca na quadra aquilo que você aprende na escola, se tem um ganho, tanto individual quanto coletivo. O nível da competição está aumentando gradativamente”. 

Equipe de saúde do Paulista realiza fórum sobre Saúde Mental


Levar informações mais específicas sobre doenças psíquicas, esse foi o objetivo do III fórum da Saúde Mental, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (08.11), na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro. O encontro reuniu profissionais da saúde e usuários para que pudessem interagir e tirar dúvidas sobre o assunto. “Controle Social” foi o tema da mesa coordenada pela assistente social, Eliane Aguiar. 

Maria de Fátima (54), dona de casa, falou sobre a importância do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial ) em sua vida e que através do tratamento proporcionado lá, conseguiu superar a dependência química e hoje consegue enxergar com mais clareza o assunto do fórum. “Foi e está sendo importante o acolhimento que recebi da equipe de saúde do Paulista. As palestras nos alertam e fortificam para que continuemos firmes no tratamento”.

Segundo a secretária de saúde do Paulista, Fabiana Bernart, o número de pacientes com o perfil de doenças mentais é muito alto, ela explicou que a gestão precisa ter uma estrutura de retaguarda para atendê-los de forma qualificada. “Sabemos que existe um adoecimento grande no território voltado para as doenças psíquicas e também para os dependentes químicos. Nós estamos buscando fortalecer essa rede no município. Conseguimos a participação de usuários na semana da saúde, conseguimos também inserir uma série de propostas no plano municipal de saúde em Paulista. Temos a certeza de que vamos conseguir abordar essas políticas, intensificar e fortalecer as estruturas que temos hoje para tratar esse perfil de paciente”, concluiu.

SEMANA DA SAÚDE – É uma semana com programações especiais como: seminários, fóruns, oficinas e debates voltados para os profissionais da saúde e os usuários acolhidos pelos CAPS. Esse evento serve para  que todos possam obter informações e compartilhar experiências.

Fotos: Prefeitura do Paulista / Almir Martins

"1ª Corrida e Caminhada Prezunic" terá 1.500 participantes na Lagoa, nesse domingo (12)

Retirada dos kits para os inscritos acontece no sábado, na loja do supermercado em Botafogo


Ao todo, 1.500 pessoas se inscreveram para a "1ª Corrida e Caminhada Prezunic", marcada para esse domingo (12), na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Todos os inscritos devem retirar seus kits contendo camisa, número de peito, chip e uma bag personalizada nesse sábado (11), véspera da prova, das 9h às 17h na loja do Prezunic em Botafogo (Rua General Polidoro, 260). Para a retirada é preciso apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de inscrição.
A largada está prevista para as 8h, na Avenida Epitácio Pessoa (próximo ao campo de baseball). Haverá medalhas para todos, e os três primeiros colocados em cada categoria – masculino e feminino – receberão troféus e vales-compras que poderão ser utilizados em toda a rede Prezunic. Quem quiser pode chegar mais cedo e aproveitar uma sessão de alongamento, que ocorre às 7h45. Os participantes também terão direito a um kit lanche depois da prova. Fornecedores parceiros do Prezunic irão oferecer brindes e degustações de produtos no local do evento.
O percurso tem 7,5 km de distância, e a proposta do evento é reunir, na mesma competição, tanto corredores iniciantes quanto atletas experientes, com toda a estrutura de uma prova profissional.
"Nossa ideia é que as pessoas possam reunir a família e amigos numa atividade saudável e que promova o bem-estar em um dos locais mais bonitos e agradáveis do Rio", afirma Lorena Santos, gerente de Marketing do Prezunic Cencosud. "As opções de caminhada e corrida são uma excelente oportunidade para quem quer iniciar uma atividade física e também para atletas que já costumam praticar o esporte", conta.
Serviço:

1ª Corrida e Caminhada Prezunic

Data: domingo, 12 de novembro de 2017
Sessão de alongamento: 7h45

Largada: 8h

Local: Orla da Lagoa Rodrigo de Freitas (Av Epitácio Pessoa, próximo ao campo de baseball)

Distância: 7,5 km

Retirada do kit (apenas para quem se inscreveu): sábado (11/10) das 9h às 17h no Prezunic Botafogo - Rua General Polidoro, 260
Todos os participantes receberão medalhas e kit lanche depois da prova
Os três primeiros clocados - masculino e feminino - ganham vales compras do Prezunic

III Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência é realizado em Paulista


Em busca da melhoria de vida para as pessoas deficientes, o município do Paulista realizou na tarde desta terça-feira (07) a abertura do III Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco. O evento tem como proposta abordar e discutir os problemas que impossibilitam a inclusão social.

O secretário de Politicas Sociais e Esportes, Augusto Costa, destacou a importância da realização do evento. "O fórum tem o proposito de reunir pessoas da sociedade civil e do governo para discutirmos propostas voltadas à política pública da pessoa com deficiência. Nós estamos preparando nosso plano para pessoas com deficiência no qual vamos interagir com essas pessoas e colher as informações e os anseios para formação desse instrumento, que só pode ser elaborado com a participação efetiva dos que serão beneficiados por ele”, frisou.  

Presente no evento, o superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência e também cadeirante, Edimilson Silva, falou o quanto e importante essa iniciativa para a cidade e para o estado. “São em atividades assim que conseguimos abrir um leque de discussão da politica da pessoa com deficiência no município. Por tanto, é um momento que deve ser bastante aproveitado, tanto pelos gestores quanto por nós pessoas com deficiência, pois, somos os maiores interessados”, revelou.  

Aproximadamente 100 pessoas participaram deste primeiro dia de evento e puderam assistir a uma palestra sobre os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência, ministrada pelo representante da Sala de Orientação Pedagógica – SOP, Tito BelaVista. Na oportunidade, ele abordou o conceito de equidade, que tem relação direta com igualdade e justiça. O fórum seguirá até amanhã e possui áudio-descrição e intérprete de libras. 

IV Semana da Saúde tem início no Paulista a fim de discutir melhorias para a cidade


“A Semana da Saúde é um evento de grande importância e que já faz parte da cidade. Durante os encontros reunimos os profissionais da rede, para que juntos possamos esclarecer dúvidas, e sugerir novas ideias”, explicou a secretária de saúde do Paulista, Fabiana Bernart, que compareceu nesta terça-feira (07.11), na abertura do evento. A iniciativa, que tem o objetivo de trazer novos conhecimentos, compartilhar experiências, além de discutir estratégias a fim de melhorar o atendimento oferecido no município, foi realizada no Senac, em Jardim Paulista Baixo.

Durante o encontro, que teve como pauta principal a saúde dos idosos, diversos tópicos foram abordados, entre eles: cuidado da enfermagem relacionada ao processo de envelhecimento; atenção multidisciplinar ao idoso: enfoque nutricional; como avaliar o idoso no ambulatório e em casa e discussão de caso clínico. Ainda de acordo com Fabiana Bernart, além da troca de experiências, a ação serve para que os profissionais da saúde se tornem mais capacitados para atender a população.

“O intuito é que nossa equipe, além de atualizar os conhecimentos, possa atender o público de maneira acolhedora e diferente. Hoje iniciamos falando sobre as características do envelhecimento, como devemos nos cuidar e nos preparar para isso. Durante a iniciativa iremos abordar temas importantes e de interesse geral das pessoas, como o combate às drogas e violência sexual infantil”, completou.

Durante toda a Semana da Saúde, que segue até o dia 10 de novembro, além de palestras, o público vai poder contar com apresentações de grupos de dança com crianças e adolescentes, além do compartilhamento de experiências exitosas.  

Junior Matuto vistoria pavimentação de rua para garantir entrega no prazo



O prefeito do Paulista, Junior Matuto, está intensificando as visitas aos canteiros de obras desenvolvidas pela gestão municipal. O chefe do Executivo acompanhou o andamento de diversas intervenções na área de infraestrutura, entre elas, a Rua Ceilão, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, que está na fase de final de conclusão.

Os operários que estão tocando o serviço estão concluindo a pavimentação da rua e as calçadas para que ela seja entregue a comunidade o mais breve possível, o trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. A iniciativa vai concretizar um sonho antigo da população.

A Rua Ceilão é uma das sete vias que fazem parte de um pacote de pavimentações, foi investido nesta rua R$248.421,39. Os recursos são provenientes de um convênio com o Ministério das cidades, a partilha desta  verba destinada a pavimentação desta rua foi da seguinte maneira: 55,7% oriunda da União e 44,3% contrapartida da Prefeitura.

Ministro da Agricultura recebe produtores de cana nesta quinta-feira (9)

Entre cobranças e convite, Feplana pedirá a edição da MP do Programa de valorização do etanol (Renovabio) e mostrará iniciativas exitosas de cooperativas de canavieiros que têm garantido milhares empregos em Pernambuco e Alagoas através do fortalecimento desta cultura agrícola

O presidente Temer editará medida provisória ou projeto de lei sobre o Renovabio até dia 20. A notícia foi dada pelo Ministro Minas e Energias, Fernando Filho na segunda-feira (6), no dia do início da 23º Conferência Global do Clima na Alemanha, que o Brasil é signatário. O Renovabio valorizará o etanol nacional, uma matriz energética limpa e renovável. A fim de mostrar os positivos efeitos ambientais e socioeconômicos desta medida devido o estímulo que levará a toda cadeia produtiva da cana, as entidades representantes dos 70 mil fornecedores da cana nacional, lideradas pelo agrônomo pernambucano Alexandre Andrade Lima, que preside a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), se reunirão com o ministro da Agricultura Blairo Maggi nesta quinta-feira (9), às 10h, no gabinete ministerial em Brasília. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, um dos articuladores desta agenda, garantiu a presença.

Outros assuntos serão abordados durante o encontro de Blairo com os líderes da Feplana, União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Organização dos Plantadores de Cana do Centro-Sul (Orplana). "Um deles será a solicitação de apoio do ministro para alcançar a efetiva sensibilização do setor industrial sucroenergético de modo a garantir a atualização e a modernização dos Conselhos de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool no tocante a justa e necessária composição do preço da matéria-prima de todo o  mix produzidos pelo segmento", fala Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana, que estará na reunião.  

José Martins da Silva e Mario Borba, presidente e vice respectivamente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) confirmaram presença no encontro, bem como Ênio Fernandes, que preside a Comissão de Cana desta entidade. Eles acompanharão os dirigentes da Feplana, que estarão com os presidentes da Orplana (Eduardo Romão) e Unida (José Inácio). A comitiva de canavieiros pleiteará ainda o empenho do ministro Maggi para viabilizar a rápida aprovação da reformulação da Lei Federal de Cultivares no Congresso Nacional, em trâmite já há muito tempo. Serão expostos alguns benefícios da lei para a cadeia produtiva.

Blairo no Nordeste
A Feplana e demais entidades canavieiras, em especial a Unida, vão   aproveitar a reunião para convidar o ministro da Agricultura a conhecer o projeto inovador de três cooperativas de canavieiros da região Nordeste. As entidades geraram mais de 10 mil empregos diretos com reativação de três usinas fechadas em Pernambuco e Alagoas nos últimos anos.  

TETTO rooftop lounge recebe festa oficial da F1 no domingo


No dia 12 de novembro, domingo, o TETTO rooftop lounge recebe a THE HEINEKEN GR1D CLUB™ IN FUSION WITH HUBLOT – THE RACE AFTER PARTY, comemoração oficial do fechamento da temporada da Fórmula 1. Desde 2013, o evento que já passou por locais como Barcelona, Monaco, Budapeste, Monza, Sochi e Austin, se tornou o destino ideal para os amantes desse esporte, festas e glamour.
A partir das 20h, o TETTO bar irá surpreender os presentes com um menu de aperitivos e finger foods, além de drinks customizado especialmente para o evento. Em seguida, às 22h, o TETTO club abre suas portas para tornar a noite ainda mais inesquecível. EROK, o DJ oficial da Red Bull Racing, será a principal atração da festa. Pilotos, patrocinadores da F1 e membros das equipes são alguns dos convidados.

Serviço:
GR1D Club
Quando: domingo, 12 de novembro
Local: Avenida Rebouças, 955 – Jardins, São Paulo
Horário: A partir das 20h

Geraldinho Lins canta na Sala de Reboco

Show ocorre nesta sexta-feira (10)

A Sala de Reboco promove mais uma apresentação do autêntico forró pé de serra na noite desta sexta-feira (10) com show do cantor Geraldinho Lins.
O cantor retorna à casa com um show recheado de muito forró, xote e baião, e no repertório antigos e novos sucessos, incluindo canções populares da MPB em ritmo de forró, numa apresentação que promete colocar todos os fãs para dançar bem agarradinho.
O couvert para o show tem o valor de R$ 30. A casa abre às 22h e as mulheres que chegarem até as 22h30 pagam apenas R$ 15 no couvert. A Sala de Reboco está localizada na Rua Gregório Júnior, n.º 264, no bairro do Cordeiro, Recife. Outras informações pelos telefones (81) 3228.7052 e 9.9975.0204.


Saúde de Olinda intensifica orientação e implante de DIU na rede pública



A gravidez não planejada é um problema de saúde pública no Brasil que, segundo especialistas, gera um prejuízo de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos por ano. Com o objetivo de facilitar o planejamento familiar e reprodutivo, a Secretaria de Saúde de Olinda tem intensificado a sensibilização  em torno do Dispositivo Intrauterino, conhecido popularmente como DIU, que é um método contraceptivo. Somente neste mês de outubro foram implantados 124 DIUs durante um mutirão realizado na Policlínica de Ouro Preto. A meta, na ocasião, era o implante de 100 dispositivos.

Além do mutirão realizado numa das ações voltadas à assistência integral à saúde da mulher de Olinda, são oferecidas cerca de 60 inserções de DIU na rede municipal por mês. Atualmente, os procedimentos são realizados nas policlínicas de Ouro Preto e de São Benedito, mas a expectativa é que o serviço seja ampliado e descentralizado no município. As mulheres interessadas neste método contraceptivo devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e informar ao médico o desejo pelo implante do DIU.

A partir da solicitação da paciente, o implante será agendado pela central de regulação da Secretaria de Saúde do município. De acordo com a Coordenação de Saúde da Mulher de Olinda, não existem pré-requisitos para a colocação do DIU. “A indicação do Ministério da Saúde, inclusive, orienta que o implante seja feito desde a adolescência até a menopausa. Nossa visão é de que as adolescentes sejam atendidas para evitar o filho não programado que possa dificultar o seu desenvolvimento social”, explicou Cleonúsia Vasconcelos, coordenadora do setor.

SOBRE O DIU - O Dispositivo Intrauterino é considerado e referenciado por muitos como um método moderno, muito embora existam referências na literatura que tenha sido  usado desde a antiguidade. Hoje tem seu uso estimado no mundo por mais de uma centena de milhões de mulheres. Trata-se de um dispositivo que se introduz na cavidade uterina para evitar a gravidez não planejada. É um método seguro, reversível, eficaz de contracepção, associado a poucos efeitos colaterais, além de ser o mais frequente no mundo, ao qual se relacionam taxas de falhas extremamente baixas, de menos de 1 por 100 mulheres no primeiro ano de uso.

Existem vários tipos de DIU, sendo eles: não medicados e medicados. No município de Olinda disponibilizamos os DIUs não medicados, que contém cobre, o Tcu-380. O mecanismo de ação principal deve-se à produção de uma reação inflamatória, citotóxica, que é espermicida, isto é, destrói os espermatozóides impedindo sua penetração no útero.

O dispositivo é um contraceptivo que associa facilidade de utilização ao bloqueio da fertilidade pelo tempo desejado. Isso significa prevenir a gravidez por muito mais tempo sem exigir compromisso periódico e permite o retorno da fertilidade depois da sua retirada, geralmente após a próxima menstruação. O procedimento é simples, rápido e costuma ser realizado no consultório médico. O DIU com cobre (que é um metal) pode ser utilizado por até 10 anos. O uso é reversível, ou seja, pode ser interrompido se houver o desejo pela maternidade em qualquer momento.

Vantagens do DIU de cobre:

·  O DIU é oferecido gratuitamente pelo SUS.
·  É prático e tem 99,3% de eficácia.
·  Pode ser trocado a cada 10 anos.
·  Não causa dor de cabeça, manchas no rosto, aumento de peso ou outros efeitos colaterais.
·  Não interfere na qualidade ou quantidade do leite materno.
·  Após a remoção, a fertilidade retorna rapidamente.
·  Não interfere na relação sexual, e pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa.

Desfazendo mitos sobre o DIU:

·  Não aumenta o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis.
·  Não torna a mulher estéril.
·  Não causa câncer.
·  Não causa desconforto ou dor para a mulher durante o ato sexual.
·  Não é abortivo.

Roberta Miranda volta ao Recife para grande show baseado no álbum “Os Tempos Mudaram”, no Clube das Pás

Artista sobe ao palco da casa pela 1ª vez, nesta sexta (10), a partir das 17h; no repertório, estarão canções inéditas e grandes sucessos da carreira



A cantora Roberta Miranda volta à capital pernambucana depois de mais de dez anos para grande show na cidade. A artista sobe ao palco do Clube das Pás pela primeira vez, nesta sexta (10), a partir das 17h, com o novo trabalho da carreira, intitulado “Os Tempos Mudaram”, em comemoração aos 30 anos de estrada. A abertura da casa fica a cargo da Orquestra das Pás.

O trabalho, composto por CD duplo e DVD, conta com sete músicas inéditas mescladas a hits da carreira de Roberta e standarts do gênero e foi gravado no ano passado, em março, no Dia Internacional da Mulher. Algumas das novas canções presentes no álbum são “Os tempos mudaram” (nome que dá título ao trabalho), “Abandono”, “O meu coração disse sim”, “Tempestade” e “Manda um beijo para ela”, além dos grandes sucessos, como “A majestade, o sabiá”, “Dói”, “Ainda ontem chorei de saudade”, “São tantas coisas” e “Vá com Deus”.

Segundo Roberta, o álbum é mais que uma comemoração pelos 30 anos de carreira. “Ele é um documento do empoderamento feminino no universo da música do campo”, afirma ela, que durante vinte e cinco anos de trajetória musical reinou soberana como “Rainha do Sertanejo”, por não haver nenhuma mulher que cantasse o gênero. “Durante 25 anos eu ficava ‘Cadê as mulheres (cantoras)? Cadê?' e agora estamos celebrando essa invasão feminina", finaliza ela. A gravação do álbum teve participações de convidadas da nova geração, como Simone & Simaria, Solange Almeida, Naiara Azevedo, Maiara & Maraisa, Day & Lara e Marília Mendonça. Após a sua apresentação nas Pás, Roberta segue para show em São Luís, no Maranhão.  

Os ingressos para a mesa e o camarote já esgotaram. As entradas individuais limitadas custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada) e estarão sendo comercializadas a partir da quinta (9), às 10h, na sede do clube. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522. 

Serviço:

Roberta Miranda - Show do trabalho “Os Tempos Mudaram”
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife
Sexta (10) | 17h
Ingressos limitados: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)
Informações: (81) 3242-7522 

Senador Fernando Bezerra vai atuar junto ao governo para proteção da cebola nacional



Brasília, 8/11/17 – Dirigentes da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) pediram a intermediação do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), junto ao governo federal, em busca de ações que evitem a perda de mercado para o produto importado da Europa; especialmente, da Holanda. Durante a audiência – nesta manhã (8), no gabinete do Senado – Fernando Bezerra comprometeu-se a conversar com os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Marcos Pereira, para a identificação de possíveis medidas de proteção à cebola nacional.

“A competição desigual é notória porque o preço do produto importado, já com todos os encargos e tributos, é menor que o custo de produção da cebola brasileira”, explicou o presidente da associação, Rafael Corsino. Segundo a Anace, que representa 350 mil trabalhadores deste segmento (85% deles integrantes da agricultura familiar), o custo de produção da cebola nacional é de R$ 16,75 por caixa de 20 quilos. Já a importação do produto holandês está em torno de R$ 14,83 (também por caixa de 20 quilos).

Uma alternativa apontada pela Anace é incluir o produto (“cebolas frescas ou refrigeradas, exceto para semeadura”) na Lista de Exceções à Taxa Externa Comum (Letec), com tarifa de 35%. Atualmente, incide sobre a cebola importada a Taxa Externa Comum (TEC), no percentual de 10%. Tal proposta já foi apresentada à Câmara de Comércio Exterior (Camex) da Presidência da República, cuja secretaria-executiva integra a estrutura do Mdic.

“Vou conversar com todos os interlocutores possíveis do governo para tentarmos encontrar soluções que protejam os milhares de agricultores familiares que sobrevivem do cultivo da cebola e geram emprego e renda no campo”, afirmou o senador Fernando Bezerra Coelho. Ainda nesta quarta-feira, o vice-líder do governo no Senado encaminhará ofícios aos ministros das sete Pastas que integram a Camex (Mdic, Agricultura, Fazenda, Planejamento, Transportes e Relações Exteriores, além da Casa Civil).

De acordo com a Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de cebola no país alcançou 1,6 milhão de tonelada, ano passado. Cerca de 15% deste volume é produzido no Nordeste, a segunda região maior produtora de cebola do país, atrás apenas do Sul.

Como aplicar mármore e granito em pisos e revestimentos


Seja pela facilidade de limpeza ou pela durabilidade, mármore e granito costumam ser ótimas opções para decoração de locais tanto externos quanto internos, garantindo um toque de sofisticação em ambientes clássicos ou arrojados. Para aplicação em assentamento de pisos e revestimentos, a Votorantim Cimentos reuniu as principais dicas de cuidados necessários e argamassas mais indicadas para cada tipo de aplicação.
Antes de realizar a aplicação, é importante identificar a diferença entre granito e mármore. O granito tem visual mais “granulado”, enquanto o mármore, por ser um material poroso, é mais indicado para ambientes internos, já que essa pedra pode sofrer com a ação do tempo e da poluição.  
Embora esses materiais representem uma  boa alternativa para revestimento de pisos e paredes pela sua durabilidade, alguns cuidados com manuseio das pedras durante a aplicação são fundamentais. De acordo com Filipe Cocont Coutinho, consultor técnico de mercado da Votorantim Cimentos, o mármore e o granito exigem atenção no assentamento, pois são mais suscetíveis a danos quando manuseados de maneira incorreta. “É importante que a argamassa não receba cal em sua composição, pois essa substância pode provocar o surgimento de eflorescências em pisos e paredes”, aconselha.
Para a realização do assentamento de piso, as argamassas mais indicadas são o concreto farofa, as colantes ou as adesivas. Coutinho também ressalta que o contrapiso deve estar firme e livre de qualquer tipo de resíduo que dificulte sua aderência.  “No portfólio da Votorantim Cimentos, por exemplo, a Votomassa Grandes Formatos pode ser aplicada nas áreas internas e externas.
Em revestimentos verticais convencionais (não-aerados) – ou seja, aplicados diretamente na fachada com uso de argamassas e inserts metálicos, sem que haja espaço livre entre a fachada e o revestimento –, o assentamento pode ser utilizado sobre três tipos de base: emboço de argamassa, alvenaria ou concreto. Em relação à base, as argamassas aplicadas podem ser cimentícia, colante ou adesiva, sendo que as duas últimas têm melhor resistência e aderência.
Para esse tipo de aplicação, o Consultor Técnico recomenda Argamassa Colante Votomassa ACIII para peças em tamanhos normais e Votomassa Cola Tudo para as maiores.
Para saber mais sobre os produtos da Votorantim Cimentos, acesse o site Mapa da Obra.
Votorantim Cimentos - Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Morada da Paz recebe prêmio internacional



O cemitério e crematório Morada da Paz, do Grupo Vila, recebeu o Pursuit of Excellence Award 2017, em cerimônia realizada na cidade de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que uma funerária do Brasil recebe o prêmio, concedido pela NFDA – National Funeral Directors Association. “A missão do Grupo Vila é valorizar as pessoas. Por isso, o reconhecimento faz com que possamos continuar prestando um atendimento de excelência aos nossos clientes e colaboradores”, afirma o diretor da empresa, Ibsen Vila.

Entre os requisitos necessários que deram ao Morada da Paz o prêmio internacional de excelência, está o cumprimento dos regulamentos nas esferas estadual e federal, as oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional oferecidas, a existência de programas e recursos excepcionais para famílias desamparadas, a manutenção de um nível ativo de envolvimento na comunidade, a participação no mercado aderindo a práticas éticas, além da demonstração de excelência em marketing, publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas.

Na América Latina, o Morada está entre as três empresas que receberam o título de excelência, juntamente com as funerárias colombianas La Esperanza e San Vicente, responsáveis por atender as vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense e realizar o funeral do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez. A premiação é promovida anualmente pela NFDA – National Funeral Directors Association, maior associação de serviços funerários do mundo. Nesta edição, foram selecionados 160 empreendimentos do setor.

Paulista realiza ações em prol da Campanha Novembro Azul


Com o objetivo de prevenir e combater o câncer de próstata, a Prefeitura do Paulista promove diversas atividades durante a Campanha Novembro Azul nas unidades básicas de saúde. A iniciativa gratuita tem como público alvo homens com idade a partir dos 40 anos.

Quem comparecer às unidades de saúde terá acesso a exame de PSA, auriculoterapia,teste rápiodo das DST’s, palestras sobre a saúde do homem, sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). As atividades do Novembro Azul têm início no bairro de Maranguape I, na próxima sexta-feira (17.11), na Unidade de Saúde da Família Maranguape I, que fica na Rua 129, s/n.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saúde com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Confira o cronograma:

Dia 17.11 – Unidade de Saúde da Família Maranguape I A. Rua 129  s/n – Maranguape I.
Dia 17.11 – Unidade de Saúde da Família Arthur Lundgren I. Rua Carpina, Nº 185 – Arthur Lundgren.
Dia 22.11 – Unidade de Saúde de Família Ribeiro de Figueiredo. Rua Belo Horizonte 1080, Conceição.
Dia 22.11 – Unidade de Saúde da Família Rural II Novembro Colorido. Granja Rodrigo. Rua Arlinda Pereira de Santana.
Dia 28.11 – Unidade de Saúde da Família Sítio Fragoso I. 4ª Travessa Agamenon Magalhães – Sítio Fragoso.
Dia 29.11 – Unidade de Saúde da Família Jardim Paulista Alto. Rua 152, n° 245 – Jardim Paulista Alto.