Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Escola de Olinda usa yoga e meditação para melhorar desempenho de alunos

As técnicas de respiração e concentração têm melhorado o desempenho das crianças, de 7 a 14 anos, da Escola Municipal Santa Tereza, seja dentro e fora da unidade de ensino. Uma vez por semana, os alunos têm aulas de Yoga e meditação. Ministradas por Aura Gabriela Maximiliano, que nas “horas vagas” usa seu tempo para orientar crianças e adolescentes das comunidades V8, V9, Ponte Preta e Ilha do Maruim, no bairro do Varadouro, em Olinda.
Com o apoio da professora de educação física Érica Farias, a terapeuta ajuda as crianças a exercitarem a respiração, concentração e relaxamento – o que auxilia no desenvolvimento da saúde mental da criançada. Os exercícios são combinados com aulas de educação física.
"Simples movimentos e exercícios de respiração podem ser facilmente inseridos em sala de aula, diversificando a rotina. Podem ser feitos com regularidade e com base na necessidade de cada um", diz a terapeuta.  Depois dos exercícios de respiração, as crianças levantam as mãos, como se fossem tocar no céu, antes de fechar os olhos e imaginarem lugares repletos de diversão. Tudo conduzido por um som relaxante que ecoa com a ajuda de uma tigela tibetana.
“Basicamente procuramos alcançar três objetivos com as crianças: aumentar a flexibilidade e coordenação motora; incentivar a concentração e reduzir o nível de estresse e melhorar a convivência com o meio ambiente”, explica a professora de Yoga, Aura Gabriela Maximiliano. 

​  ​
          A forma inovadora de introduzir a prática dessas atividades no universo infantil,  inserindo-a nas propostas extra-curriculares da instituição de ensino tem dado tão certo, que a escola já pensa em incluir, em 2018, as aulas de yoga dentro do Programa Novo Mais Educação. “O método é capaz de quebrar a rotina das escolas”, afirma  a diretora da unidade, Guiomar Barbosa.

Paulista aplica multa de R$ 50 mil por desmatamento em Área de Preservação Ambiental


Uma fiscalização da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista identificou nesta quarta-feira (08.11) um desmatamento na APA Aldeia Beberibe, em uma área de extração de argila, próxima à BR 101, na entrada do Sitio do Pica Pau. Durante a vistoria, os fiscais constataram a derrubada de árvores e uso do fogo em mais de dois hectares de vegetação nativa com o objetivo de extração mineral.

Embora a mineração de argila tenha sido licenciada pela CPRH, por meio da Licença de Operação 03.25.02.000298-6, não havia autorização para retirada da vegetação, por isso, a área foi embargada e aplicada uma multa de R$ 50 mil reais contra o infrator.

III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é finalizado no Paulista


Durante toda esta quarta-feira (08.11) foi realizado o último dia do III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paulista. A iniciativa aconteceu no bloco B da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro, e buscou elaborar proposições para que a acessibilidade e inclusão social aumentem na cidade.

Com o apoio de uma tradutora e intérprete da Central de Interpretação de Libras da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência, o munícipe Erivelton Gomes deu sua opinião sobre o evento. “É bastante necessário ter essas discussões e construções que tivemos aqui. Porque na verdade estamos com toda uma política praticamente começando do zero. Trazer para Paulista atividades que estão dando certo em politicas e ações que tem dado certo e mais ainda a acessibilidade” pontuou.

O conselheiro e deficiente visual, Claudio Albino, comentou a importância do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “O COMID é de extrema importância aqui no município, ele luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Quando recebemos alguma denuncia sobre uma má conduta, que envolva o deficiente, nós averiguamos e caso seja confirmada, levamos o caso para os órgãos competentes” frisou.

Questionada sobre os próximos passos do COMID após o fórum, a conselheira que representa a sociedade civil e a deficiência intelectual, Luciene Martins, falou que o órgão acompanhará  o desenvolvimento das ideias. “Vamos estar fiscalizando junto às secretarias do município para que as propostas elaboradas aqui sejam desenvolvidas e tragam para a pessoa com deficiência mais garantia de direitos” finalizou. 

Estudantes do Paulista disputam mais uma etapa do XVIII jogos Escolares


Mais uma etapa do XVIII Jogos Escolares da Cidade do Paulista foi finalizada na manhã desta quarta-feira (08.11). Na quadra poliesportiva do Clube Municipal de Paratibe as equipes que competiram nas categorias pré-mirim e mirim masculinos realizaram uma final bastante disputada.

Vencendo de 5x3 a equipe sub-12 do Colégio Virgem Imaculada do Janga levou o primeiro lugar em cima da Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves. O vencedor da sub-14 foi o EREM Ariano Suassuna, que marcou quatro gols diante da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, que balançou a rede apenas duas vezes durante a partida.

O professor de educação física do CVI Janga, Adriano César, falou da necessidade da prática esportiva no cotidiano dos jovens. “O esporte em si é muito importante para a formação do cidadão e do atleta. Dentro do esporte além de ter interação social também se aprende a ter disciplina e responsabilidades”. Ele ainda falou sobre o trajeto de sua equipe até a conquista do primeiro lugar. “Nós trabalhamos o ano todo para vermos esse momento. Eu não posso cobrar a vitória deles, mas eu cobro que eles joguem o futsal, vivam o esporte e deem o máximo de si. Quando o resultado disso é o título e vemos a alegria deles nós nos sentimos completamente realizados”.

Segundo o coordenador dos Jogos Escolares, Alexandre Magno, o desempenho dos jogadores vem ampliando partida após partida “Nos já sentimos a diferença de postura de um jogo para o outro por conta do intercâmbio. Quando você coloca na quadra aquilo que você aprende na escola, se tem um ganho, tanto individual quanto coletivo. O nível da competição está aumentando gradativamente”. 

Equipe de saúde do Paulista realiza fórum sobre Saúde Mental


Levar informações mais específicas sobre doenças psíquicas, esse foi o objetivo do III fórum da Saúde Mental, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (08.11), na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro. O encontro reuniu profissionais da saúde e usuários para que pudessem interagir e tirar dúvidas sobre o assunto. “Controle Social” foi o tema da mesa coordenada pela assistente social, Eliane Aguiar. 

Maria de Fátima (54), dona de casa, falou sobre a importância do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial ) em sua vida e que através do tratamento proporcionado lá, conseguiu superar a dependência química e hoje consegue enxergar com mais clareza o assunto do fórum. “Foi e está sendo importante o acolhimento que recebi da equipe de saúde do Paulista. As palestras nos alertam e fortificam para que continuemos firmes no tratamento”.

Segundo a secretária de saúde do Paulista, Fabiana Bernart, o número de pacientes com o perfil de doenças mentais é muito alto, ela explicou que a gestão precisa ter uma estrutura de retaguarda para atendê-los de forma qualificada. “Sabemos que existe um adoecimento grande no território voltado para as doenças psíquicas e também para os dependentes químicos. Nós estamos buscando fortalecer essa rede no município. Conseguimos a participação de usuários na semana da saúde, conseguimos também inserir uma série de propostas no plano municipal de saúde em Paulista. Temos a certeza de que vamos conseguir abordar essas políticas, intensificar e fortalecer as estruturas que temos hoje para tratar esse perfil de paciente”, concluiu.

SEMANA DA SAÚDE – É uma semana com programações especiais como: seminários, fóruns, oficinas e debates voltados para os profissionais da saúde e os usuários acolhidos pelos CAPS. Esse evento serve para  que todos possam obter informações e compartilhar experiências.

Fotos: Prefeitura do Paulista / Almir Martins

"1ª Corrida e Caminhada Prezunic" terá 1.500 participantes na Lagoa, nesse domingo (12)

Retirada dos kits para os inscritos acontece no sábado, na loja do supermercado em Botafogo


Ao todo, 1.500 pessoas se inscreveram para a "1ª Corrida e Caminhada Prezunic", marcada para esse domingo (12), na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Todos os inscritos devem retirar seus kits contendo camisa, número de peito, chip e uma bag personalizada nesse sábado (11), véspera da prova, das 9h às 17h na loja do Prezunic em Botafogo (Rua General Polidoro, 260). Para a retirada é preciso apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de inscrição.
A largada está prevista para as 8h, na Avenida Epitácio Pessoa (próximo ao campo de baseball). Haverá medalhas para todos, e os três primeiros colocados em cada categoria – masculino e feminino – receberão troféus e vales-compras que poderão ser utilizados em toda a rede Prezunic. Quem quiser pode chegar mais cedo e aproveitar uma sessão de alongamento, que ocorre às 7h45. Os participantes também terão direito a um kit lanche depois da prova. Fornecedores parceiros do Prezunic irão oferecer brindes e degustações de produtos no local do evento.
O percurso tem 7,5 km de distância, e a proposta do evento é reunir, na mesma competição, tanto corredores iniciantes quanto atletas experientes, com toda a estrutura de uma prova profissional.
"Nossa ideia é que as pessoas possam reunir a família e amigos numa atividade saudável e que promova o bem-estar em um dos locais mais bonitos e agradáveis do Rio", afirma Lorena Santos, gerente de Marketing do Prezunic Cencosud. "As opções de caminhada e corrida são uma excelente oportunidade para quem quer iniciar uma atividade física e também para atletas que já costumam praticar o esporte", conta.
Serviço:

1ª Corrida e Caminhada Prezunic

Data: domingo, 12 de novembro de 2017
Sessão de alongamento: 7h45

Largada: 8h

Local: Orla da Lagoa Rodrigo de Freitas (Av Epitácio Pessoa, próximo ao campo de baseball)

Distância: 7,5 km

Retirada do kit (apenas para quem se inscreveu): sábado (11/10) das 9h às 17h no Prezunic Botafogo - Rua General Polidoro, 260
Todos os participantes receberão medalhas e kit lanche depois da prova
Os três primeiros clocados - masculino e feminino - ganham vales compras do Prezunic

III Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência é realizado em Paulista


Em busca da melhoria de vida para as pessoas deficientes, o município do Paulista realizou na tarde desta terça-feira (07) a abertura do III Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco. O evento tem como proposta abordar e discutir os problemas que impossibilitam a inclusão social.

O secretário de Politicas Sociais e Esportes, Augusto Costa, destacou a importância da realização do evento. "O fórum tem o proposito de reunir pessoas da sociedade civil e do governo para discutirmos propostas voltadas à política pública da pessoa com deficiência. Nós estamos preparando nosso plano para pessoas com deficiência no qual vamos interagir com essas pessoas e colher as informações e os anseios para formação desse instrumento, que só pode ser elaborado com a participação efetiva dos que serão beneficiados por ele”, frisou.  

Presente no evento, o superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência e também cadeirante, Edimilson Silva, falou o quanto e importante essa iniciativa para a cidade e para o estado. “São em atividades assim que conseguimos abrir um leque de discussão da politica da pessoa com deficiência no município. Por tanto, é um momento que deve ser bastante aproveitado, tanto pelos gestores quanto por nós pessoas com deficiência, pois, somos os maiores interessados”, revelou.  

Aproximadamente 100 pessoas participaram deste primeiro dia de evento e puderam assistir a uma palestra sobre os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência, ministrada pelo representante da Sala de Orientação Pedagógica – SOP, Tito BelaVista. Na oportunidade, ele abordou o conceito de equidade, que tem relação direta com igualdade e justiça. O fórum seguirá até amanhã e possui áudio-descrição e intérprete de libras. 

IV Semana da Saúde tem início no Paulista a fim de discutir melhorias para a cidade


“A Semana da Saúde é um evento de grande importância e que já faz parte da cidade. Durante os encontros reunimos os profissionais da rede, para que juntos possamos esclarecer dúvidas, e sugerir novas ideias”, explicou a secretária de saúde do Paulista, Fabiana Bernart, que compareceu nesta terça-feira (07.11), na abertura do evento. A iniciativa, que tem o objetivo de trazer novos conhecimentos, compartilhar experiências, além de discutir estratégias a fim de melhorar o atendimento oferecido no município, foi realizada no Senac, em Jardim Paulista Baixo.

Durante o encontro, que teve como pauta principal a saúde dos idosos, diversos tópicos foram abordados, entre eles: cuidado da enfermagem relacionada ao processo de envelhecimento; atenção multidisciplinar ao idoso: enfoque nutricional; como avaliar o idoso no ambulatório e em casa e discussão de caso clínico. Ainda de acordo com Fabiana Bernart, além da troca de experiências, a ação serve para que os profissionais da saúde se tornem mais capacitados para atender a população.

“O intuito é que nossa equipe, além de atualizar os conhecimentos, possa atender o público de maneira acolhedora e diferente. Hoje iniciamos falando sobre as características do envelhecimento, como devemos nos cuidar e nos preparar para isso. Durante a iniciativa iremos abordar temas importantes e de interesse geral das pessoas, como o combate às drogas e violência sexual infantil”, completou.