Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Meninas do Paulista mostram que mulher também entende de futsal

As meninas que jogaram futsal no XVIII Jogos Escolares da Cidade do Paulista deram um show na quadra poliesportiva do Clube Municipal de Paratibe, nesta quinta-feira (09.11). A equipe da Escola de Referência Municipal do Paulista foi à campeã nas duas categorias. Os segundos lugares ficaram com a Escola Municipal Governador Carlos Wilson, na categoria mirim, e com a Escola Walfrido Advincula, no infantil.

A aluna do EREM de Paulista, Ana Carolina, 17 anos, falou a respeito da dinâmica da equipe para que o título fosse conquistado. “Foi um bom resultado, nós procurávamos esse título há muito tempo. A gente sempre treinou bastante e conseguimos conquistar ele esse ano”, disse.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, deu sua opinião sobre o evento. “Pra gente foi muito bacana a participação efetiva da garotada. A gente percebe o momento de felicidade desses jovens com a prática do esporte e a socialização. Aqui pudemos ver a atuação das garotas no futebol feminino. Elas até podem não ter a prática, mas têm a força de vontade e participaram ativamente”, pontuou.

Alimentação Saudável na Primeira Infância é tema de palestra no Paulista

As mães das crianças da Creche Tio Roberto, no bairro de Jardim Maranguape, tiveram uma tarde especial nesta quinta-feira (09.11). Palestras com temas relacionados à alimentação saudável na primeira infância, entre outros assuntos, foram abordados durante o encontro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação do Paulista.

De acordo com a diretora de Alimentação Escolar do Paulista, Ana Patrícia Lima, o encontro ajuda bastante as mamães a esclarecerem dúvidas sobre como oferecer aos seus filhos uma alimentação adequada e que colabore com o crescimento saudável deles. “As participantes saem daqui satisfeitas e com uma visão mais ampla sobre alimentação na primeira infância. É importante destacar que o prefeito Junior Matuto trouxe para o cardápio das creches um leite específico, voltado especialmente para as crianças de 0 a 3 anos. Esse é um alimento mais rico em ferro e outros nutrientes e que vai ajudar bastante no desenvolvimento físico e mental desses pequenos”, completou.

“Nosso intuito é justamente trazer informações importantes para essas pessoas. Essas ações ajudam muita gente sobre assuntos comuns do dia a dia, mas que muitas vezes são tratados como complicados, por falta de conhecimento. Estamos aqui para tornar essas questões mais fácies e claras, ressaltou a nutricionista Jorgiane Camassari. As palestras, que trazem temas relacionados a alimentação adequada em bebês e crianças, vêm acontecendo em todas as creches do município.  

 

Equipe de saúde do Paulista comemora um ano do programa Pilates para Gestantes

A equipe da Secretaria de Saúde do Paulista e o grupo de Pilates para Gestantes da USF de Arthur Lundgreen II baixo, organizou nesta sexta-feira (10.11) um café da manhã para as mamães em comemoração a um ano do programa de serviço especializado de Pilates, que está sendo um diferencial na saúde do município.

O programa tem beneficiado as mães com o acompanhamento a partir do quinto mês de gestação, até o momento do parto. Durante o processo de exercícios de Pilates, são oferecidasatividades como, orientação de postura, controle da respiração, além de como proceder na hora do parto e o momento da amamentação, enfim, garantindo assim uma qualidade melhor de saúde das gestantes.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, a parceria tem dado certo para as gestantes do bairro. “Hoje não só atendemos as gestantes da unidade, mas, passamos atender também as unidades de referência. Esse café da manhã simboliza a união conquistada ao longo desse primeiro ano,” concluiu.

Paulista elabora projeto para ampliar ações de educação no trânsito

Paulista elabora projeto para ministrar palestras com foco na conscientização dos munícipes acerca das condutas no trânsito. Atividade comandada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais terá início ainda esse ano e atenderá principalmente aos jovens estudantes da localidade.

O Código de Trânsito Brasileiro dedica um capítulo exclusivo a educação, determinando que ela deva ser compartilhada por toda a administração pública de trânsito. De acordo com o artigo 76, a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

Atendendo a essas exigências, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista executará um projeto chamado “Educação para o Trânsito” que terá a tarefa de direcionar crianças e adolescentes para um comportamento civilizadoe prudente no trânsito.

A gestão ficará encarregada de ministrar palestras sobre noções básicas de trânsito e suas leis, regras de circulação e condutas, meio ambiente, cidadania, acessibilidade e mobilidade, direito e deveres de condutores e pedestres e dicas para um comportamento seguro no trânsito. Tudo isso nas escolas da rede pública e particular do município.

A cidade já contava com um serviço parecido, antes chamado de “Professor Amigo do Trânsito”, que visitava exclusivamente as escolas da rede municipal. Devido ao sucesso da ação, A gestão municipal avaliou e entendeu que seria necessário ampliar o público alvo da ação.

Quem tiver interesse em ser contemplado com o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade e Administração, através do e-mail (educacaoemtransito@gmail.com).

Em Paulista, mulheres recebem equipamentos para iniciar o próprio negócio

"Devemos agarrar as oportunidades. Passamos por muitos obstáculos, mas somos guerreiras e lutadoras. Somos capazes de conquistar nosso lugar na sociedade”, disse Rosineide Maria de Lima, que esteve presente, nesta sexta-feira (10.11), na solenidade para entrega dos maquinários e insumos para as mulheres dos grupos produtivos que fazem parte do Programa “ Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional”, da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista. O evento aconteceu no bloco “C”, na Faculdade Joaquim Nabuco.

 

Cerca de 60 mulheres dos grupos produtivos Vassoura Pet, Higiene e Limpeza e Artesanato em Madeira, receberam furadeira, prensa, serra de tico tico, cabos de vassoura, material de higiene pessoal, cabos de vassoura, madeira MDF, impressora, para que produzam e iniciem seus próprios negócios.

 

A ação faz parte do processo de empreendedorismo e qualificação para as mulheres do município. “É uma consolidação de um trabalho realizado com muito empenho e esforço. Es