Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Meninas do Paulista mostram que mulher também entende de futsal

As meninas que jogaram futsal no XVIII Jogos Escolares da Cidade do Paulista deram um show na quadra poliesportiva do Clube Municipal de Paratibe, nesta quinta-feira (09.11). A equipe da Escola de Referência Municipal do Paulista foi à campeã nas duas categorias. Os segundos lugares ficaram com a Escola Municipal Governador Carlos Wilson, na categoria mirim, e com a Escola Walfrido Advincula, no infantil.

A aluna do EREM de Paulista, Ana Carolina, 17 anos, falou a respeito da dinâmica da equipe para que o título fosse conquistado. “Foi um bom resultado, nós procurávamos esse título há muito tempo. A gente sempre treinou bastante e conseguimos conquistar ele esse ano”, disse.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, deu sua opinião sobre o evento. “Pra gente foi muito bacana a participação efetiva da garotada. A gente percebe o momento de felicidade desses jovens com a prática do esporte e a socialização. Aqui pudemos ver a atuação das garotas no futebol feminino. Elas até podem não ter a prática, mas têm a força de vontade e participaram ativamente”, pontuou.

Alimentação Saudável na Primeira Infância é tema de palestra no Paulista

As mães das crianças da Creche Tio Roberto, no bairro de Jardim Maranguape, tiveram uma tarde especial nesta quinta-feira (09.11). Palestras com temas relacionados à alimentação saudável na primeira infância, entre outros assuntos, foram abordados durante o encontro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação do Paulista.

De acordo com a diretora de Alimentação Escolar do Paulista, Ana Patrícia Lima, o encontro ajuda bastante as mamães a esclarecerem dúvidas sobre como oferecer aos seus filhos uma alimentação adequada e que colabore com o crescimento saudável deles. “As participantes saem daqui satisfeitas e com uma visão mais ampla sobre alimentação na primeira infância. É importante destacar que o prefeito Junior Matuto trouxe para o cardápio das creches um leite específico, voltado especialmente para as crianças de 0 a 3 anos. Esse é um alimento mais rico em ferro e outros nutrientes e que vai ajudar bastante no desenvolvimento físico e mental desses pequenos”, completou.

“Nosso intuito é justamente trazer informações importantes para essas pessoas. Essas ações ajudam muita gente sobre assuntos comuns do dia a dia, mas que muitas vezes são tratados como complicados, por falta de conhecimento. Estamos aqui para tornar essas questões mais fácies e claras, ressaltou a nutricionista Jorgiane Camassari. As palestras, que trazem temas relacionados a alimentação adequada em bebês e crianças, vêm acontecendo em todas as creches do município.  

 

Equipe de saúde do Paulista comemora um ano do programa Pilates para Gestantes

A equipe da Secretaria de Saúde do Paulista e o grupo de Pilates para Gestantes da USF de Arthur Lundgreen II baixo, organizou nesta sexta-feira (10.11) um café da manhã para as mamães em comemoração a um ano do programa de serviço especializado de Pilates, que está sendo um diferencial na saúde do município.

O programa tem beneficiado as mães com o acompanhamento a partir do quinto mês de gestação, até o momento do parto. Durante o processo de exercícios de Pilates, são oferecidasatividades como, orientação de postura, controle da respiração, além de como proceder na hora do parto e o momento da amamentação, enfim, garantindo assim uma qualidade melhor de saúde das gestantes.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, a parceria tem dado certo para as gestantes do bairro. “Hoje não só atendemos as gestantes da unidade, mas, passamos atender também as unidades de referência. Esse café da manhã simboliza a união conquistada ao longo desse primeiro ano,” concluiu.

Paulista elabora projeto para ampliar ações de educação no trânsito

Paulista elabora projeto para ministrar palestras com foco na conscientização dos munícipes acerca das condutas no trânsito. Atividade comandada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais terá início ainda esse ano e atenderá principalmente aos jovens estudantes da localidade.

O Código de Trânsito Brasileiro dedica um capítulo exclusivo a educação, determinando que ela deva ser compartilhada por toda a administração pública de trânsito. De acordo com o artigo 76, a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

Atendendo a essas exigências, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista executará um projeto chamado “Educação para o Trânsito” que terá a tarefa de direcionar crianças e adolescentes para um comportamento civilizadoe prudente no trânsito.

A gestão ficará encarregada de ministrar palestras sobre noções básicas de trânsito e suas leis, regras de circulação e condutas, meio ambiente, cidadania, acessibilidade e mobilidade, direito e deveres de condutores e pedestres e dicas para um comportamento seguro no trânsito. Tudo isso nas escolas da rede pública e particular do município.

A cidade já contava com um serviço parecido, antes chamado de “Professor Amigo do Trânsito”, que visitava exclusivamente as escolas da rede municipal. Devido ao sucesso da ação, A gestão municipal avaliou e entendeu que seria necessário ampliar o público alvo da ação.

Quem tiver interesse em ser contemplado com o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade e Administração, através do e-mail (educacaoemtransito@gmail.com).

Em Paulista, mulheres recebem equipamentos para iniciar o próprio negócio

"Devemos agarrar as oportunidades. Passamos por muitos obstáculos, mas somos guerreiras e lutadoras. Somos capazes de conquistar nosso lugar na sociedade”, disse Rosineide Maria de Lima, que esteve presente, nesta sexta-feira (10.11), na solenidade para entrega dos maquinários e insumos para as mulheres dos grupos produtivos que fazem parte do Programa “ Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional”, da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista. O evento aconteceu no bloco “C”, na Faculdade Joaquim Nabuco.

 

Cerca de 60 mulheres dos grupos produtivos Vassoura Pet, Higiene e Limpeza e Artesanato em Madeira, receberam furadeira, prensa, serra de tico tico, cabos de vassoura, material de higiene pessoal, cabos de vassoura, madeira MDF, impressora, para que produzam e iniciem seus próprios negócios.

 

A ação faz parte do processo de empreendedorismo e qualificação para as mulheres do município. “É uma consolidação de um trabalho realizado com muito empenho e esforço. Estamos mudando a vida de pessoas que quase sempre são desprezadas, não têm voz e vez. Mudando a realidade e a autoestima”, disse Bianca Pinho Alves, secretária Executiva de Políticas para as Mulheres.

 

“ A entrega desses equipamentos simboliza a preocupação que a gestão municipal tem com a política de gênero. Espero que vocês multipliquem o conhecimento e consigam a independência financeira”, enfatizou Francisco Padilha, chefe de Gabinete.

 

O prefeito Junior Matuto destacou a importância do empoderamento feminino. “ Estar aqui é provar o contrário de tudo que estamos vivendo. Nós temos compromisso com as mulheres do Paulista. Esse trabalho começou no meu primeiro mandato. Para mim é uma alegria olhar no semblante de cada uma e ver o orgulho de vocês. Nossa gestão é sensível às pequenas causas”, concluiu.

 

O Programa “Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional” é uma iniciativa que visa a autonomia financeira e o empoderamento da mulher, através do empreendedorismo e a qualificação profissional no município. O objetivo é garantir a inclusão do público feminino, que se encontra em situação de vulnerabilidade social e estão fora do mercado de trabalho. A ação, que tem apoio do governo federal realiza a assessoria para a criação da empresa, até o fornecimento dos equipamentos e materiais necessários.

Be Glow Make Up: Mais do que uma marca, um novo conceito de beleza 

Em 2013 nasceu a BeGlow Make Up, uma marca que está atenta o tempo todo às necessidades da mulher brasileira. Foi através de algumas executivas que juntas participavam de um grupo de empresas associadas com mais de 20anosdeexperiêncianomercadodaIndústriaNacional Brasileira que a marca ganhou vida. 

Através de pesquisas internacionais, BeGlow consegue trazer o que tem de mais modernono mercado para o Brasil, desenvolve, fabrica e embala a maioria de seus produtos em fábricas de tecnologia de ponta no Brasil. Os benefícios não param por aí, todos os produtos são pensados e elaborados com um único propósito: atender a necessidade da pele brasileira alinhando beleza com produtos de qualidade. 

Ingredientes selecionados por uma equipe altamente qualidade garantem que as formulações resultem em produtos com ótima textura, cobertura, fixação, fragrância e tonalidade de efeito natural. Suas coleções possuem as mais belas cores e nuances de pigmentos, sombras, iluminadores e glitteres atendendo assim ao gosto de mulheres de diferentes estados.

Compesa realiza obras em Setúbal e na Avenida Agamenon Magalhães na próxima segunda-feira (13)

Na próxima segunda-feira (13), a partir das 8h, a Compesa vai interditar um trecho da rua Vinte de Janeiro, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, entre as ruas Professor Aurélio de Castro Cavalcanti e João Cardoso Aires, para realizar uma obra de melhoria do abastecimento de água da região. Esse trecho da Vinte de Janeiro precisará ser totalmente interditado, tendo em vista que a obra será executada no meio da rua, por onde passa a rede de distribuição.

Quatro municípios do Agreste voltam a receber água pela rede de distribuição até dezembro

Obras vão permitir a inversão do fluxo da Adutora de Jucazinho para atender as cidades ainda em colapso



Os 70 mil moradores de Riacho das Almas, Passira, Cumaru e Salgadinho, na região Agreste, voltarão a ter água nas torneiras até o final deste ano. O retorno do abastecimento nas quatro cidades, que estão sendo atendidas exclusivamente por meio de carros-pipa desde o colapso da Barragem de Jucazinho, consequência de seis anos consecutivos de seca, só foi possível graças à decisão do governador Paulo Câmara quando inaugurou a Sistema Pirangi. Na ocasião, ele determinou que fossem realizadas duas obras importantes que estão sendo executadas, simultaneamente e em ritmo emergencial, com investimentos de R$ 3,4 milhões, por meio da Compesa. O sentido original do Sistema Jucazinho está sendo invertido para levar água do Sistema Prata/Pirangi até essas cidades. Antes, o caminho da água na adutora iniciava em Cumaru e seguia até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, em Caruaru.

E para que essa intervenção tenha sucesso, a Compesa também está aumentando a capacidade de transporte do Sistema Prata/Pirangi com a ampliação das estações elevatórias que bombeiam a água. Haverá um aumento da capacidade de transporte do sistema de 750 litros, por segundo, para 950 L/s, por meio da substituição dos motores e bombas das estações elevatórias. “Estamos com intervenções nas três elevatórias de água bruta do Sistema Prata/Pirangi. Com a instalação de conjuntos motor-bomba mais potentes, atingiremos nosso objetivo”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Essa obra é executada com recursos próprios, um investimento de R$ 2,6 milhões.

IV Semana da Saúde chega ao fim na cidade do Paulista com saldo positivo


Conhecimento, troca de experiências e capacitação, tudo isso e muito mais fizeram parte da IV Semana da Saúde do Paulista, que aconteceu de 07 a 10 de novembro. O evento, que é de grande importância para o município, reuniu profissionais da rede, onde todos puderam esclarecer dúvidas e discutir novas ideias que vão compor a saúde da cidade. 

Nesta sexta-feira (10.11), último dia da iniciativa, o encontro contou com a presença da primeira dama do Recife, Cristina Mello, que é cardiologista infantil, e falou sobre a importância de trazer um programa sobre febre reumática, que já funciona na capital, para Paulista. “Queremos trazer o programa para as cidades vizinhas da região metropolitana, para que juntos possamos unir forças e assim cuidarmos desses pacientes melhorando a qualidade de vida deles. A iniciativa já existe há três anos e meio no Recife e se Deus quiser conseguiremos expandir isso”, explicou Cristina.   

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, além da troca de experiências, a ação serviu para tornar os profissionais da rede mais capacitados e aptos para atender a população. “Foi uma semana bastante produtiva, onde foram discutidos temas importantes e que serviram para unir ainda mais nossa equipe. Estamos ainda mais animados para continuarmos nosso trabalho no município, firmes, e lutando diante das dificuldades para que a saúde da nossa cidade avance cada vez mais”, ressaltou. 

Durante toda a Semana da Saúde, além de palestras, o público contou com apresentações de grupos de dança com crianças e adolescentes e com o compartilhamento de experiências exitosas.  

APAE Paulista comemorará dia do psicopedagogo este domingo

Aderbal Medeiros
Presidente da APAE Paulista


Gostaria da sua agilidade para a realização deste evento que vamos realizar no próximo domingo dia 19/11 a partir das 09h na Sede da APAE de Paulista. Se possível a divulgação no blog Paulista Atualizado até o dia do evento. Aguardo o seu retorno. Obrigado!