Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Compesa altera horário de obra na Agamenon Magalhães para minimizar o impacto no trânsito



Para atender a uma orientação da CTTU, a Compesa alterou o horário dos serviços programados para iniciar hoje (13), às 20h, numa faixa da pista local da Avenida Agamenon Magalhães, ao longo do quarteirão do Colégio Americano Batista - até a Rua João Fernandes Vieira. A obra será realizada agora no período das 22h às 6h. A medida foi tomada para minimizar o impacto da obra de abastecimento no trânsito, tendo em vista que o fluxo de veículos no horário das 20h ainda é muito intenso no local. A interdição será parcial, ou seja, será isolada somente uma faixa da pista local da Agamenon Magalhães. De manhã, ao final dos serviços, as valas serão fechadas e a via será liberada para o tráfego de veículos. A intervenção prevê o assentamento de tubulações (300 milímetros de diâmetro) numa extensão de 350 metros, trabalho que deve ser concluído até o dia 8 de dezembro. Essa obra vai reforçar o abastecimento de água do bairro da Boa Vista (22A) e integra as ações  executadas pela companhia para modernizar e aumentar o controle operacional do sistema de distribuição de água da região central do Recife.  

II Fórum Municipal da Juventude é realizado no Paulista



Com o intuito de elaborar o plano municipal da juventude foi iniciado na tarde desta segunda-feira (13.11), o II Fórum Municipal da Juventude. O evento está sendo realizado no bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro do Paulista, e segue até amanhã (14.11), das 8h às 15h.

A aluna da Casa da Juventude, Rayanne Kessia, falou sobre o que espera conseguir com o fórum. “Espero que a gente saia daqui com propostas e projetos que possam nos ajudar. Nós jovens precisamos de mudanças e melhorias de vida, com as discussões que teremos aqui vamos conquistar isso”.

Segundo a coordenadora da Casa das Juventudes, Elaine Souza, a iniciativa também busca ouvir o que os jovens desejam no local. “Nesse fórum vamos construir novas propostas e ver o que os jovens estão querendo aprender, para que a partir de janeiro possamos dar continuidade as nossas atividades e se for possível adicionar outras que eles desejam”, pontuou.

De acordo com o coordenador do Sistema Único de Assistência Social do Paulista, Aldo Araújo, o fórum é de extrema importância.  “Esse fórum é um marco para o município. Além de proporcionar para os jovens o empoderamento, já que eles vão discutir sobre o tema “Juventude e Politicas Publicas”, ele ainda permite que os jovens construam o plano Municipal da Juventude”, disse.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, comentou o motivo do fórum ser realizado. “Esse é um momento que temos para ouvir a juventude. Aqui vamos construir mais politicas públicas para eles, além de dar uma atenção maior para as ações direcionadas aos jovens assistidos pela secretaria”, finalizou.

Brasil — vocação para o progresso



Paiva Netto

Nas comemorações dos 128 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as consciências com sua cultura imanente de fraternidade. No ensaio Sociologia do Universo, comento a respeito de como vem se formando nossa História, cuja vocação trilha o caminho do êxito:
Não se edifica uma pátria sem generosidade de Alma e espírito pragmático. Demanda tempo, pois este ainda não é um mundo de seres pacificados. Neste planeta de tantos desafios, é trabalhoso, mas possível. Apesar de os povos estarem se tornando cada vez mais impacientes. Gamal Abdel Nasser (1918-1970), que nacionalizou o canal de Suez, com o inesperado apoio dos Estados Unidos, no governo de Dwight D. Eisenhower (1890-1969), e deu início, com financiamento da ex-União Soviética, à construção da grande represa de Assuã, carpido pelas lutas para erguer um Egito moderno, concluiu: “Construir fábricas é fácil, levantar hospitais e escolas é possível, mas erigir uma nação de homens é tarefa longa e árdua”.
Urge fazer-se entendido pelo coração das criaturas. Quem vai ao cerne da criança chega ao jovem. Quem ensina a mocidade pacifica a Alma do adulto. E quem tem este último espiritualizado levanta uma nação. É pelo exemplo que se constrói. Já dizia Napoleão Bonaparte (1769-1821) que “as palavras indicam o caminho, mas os exemplos arrastam”. O Corso continua repleto de razão. (...)

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Guarda Municipal de Olinda tira de circulação linhas de pipa com cerol

Material estava sendo utilizado por adolescentes na orla da cidade


Oito latas com linhas de cerol foram apreendidas neste último domingo (12.11) durante a operação “Orla Segura” realizada pela Guarda Municipal de Olinda. Os guardas estavam na base móvel de videomonitoramento quando identificaram 15 jovens utilizando pipas. Na abordagem os guardas constataram que a linha continha a substância - feita de mistura de cola e vidro. Além da apreensão, os fiscais orientaram os adolescentes sobre a ilegalidade da prática.

De acordo com a Lei nº 11.931 de 3 de Janeiro de 2001, é proibida a utilização do cerol em linha ou cordão para pipas empinadas no território do Estado de Pernambuco. Essa é a segunda apreensão de cerol em Olinda, após fiscalizações realizadas na orla da cidade. A Guarda Municipal atua, diariamente, e nos fins de semana para prevenir acidentes e prezar pela integridade física de quem frequenta a praia.


CHARRETE

Neste domingo (12.11), os guardas municipais flagraram uma charrete transitando no calçadão e orientaram as pessoas para que deixassem o local. Ciclistas também foram abordados pedalando na área destinada aos pedestres, ação que, além de gerar conflitos de circulação, coloca em risco a segurança dos  pedestres e do próprio ciclista.

Black Week no Paulista North Way Shopping

De olho na retomada da economia, o Paulista North Way Shopping realiza sua Black Week, de 20 a 26 de novembro. O mall espera um crescimento de 25% em relação às vendas do período, no ano passado e 20% no fluxo de pessoas. Eletrônicos e celulares seguem sendo as maiores apostas e os descontos chegam a 70%. Na sexta-feira, 24, o Paulista terá horário estendido, funcionando das 8h às 23h.

Campanha Novembro Azul alerta sobre prevenção do câncer em Igarassu


Em Igarassu, este mês está voltado para o cuidado com a saúde do homem. Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura está oferecendo consultas médicas, odontológicas, palestras educativas, testes rápidos e encaminhamento para exames como PSA, específico para detectar câncer de próstata, ultrassonografia e hemograma. 

Os atendimentos acontecem sempre a partir das 16h em várias unidades de saúde. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o principal motivo da mortalidade com a doença é por conta do preconceito dos homens em fazer o exame do toque retal, fundamental para descobrir a doença.

Condira a Programação:
13/11 – Alto do Céu e Boa Vista
14/11 – Agamenon I e Bela Vista
16/11 – Beira Mar I e II e Taépe
20/11 – Nossa Senhora da Conceição e Boa Esperança
21/11 – São Marcos, Tabatinga e Magda Costa
22/11 – Agamenon II e Santo Antônio
23/11 – Policlínica São Lucas (9h)
23/11 – Sítio Lira, Boa Sorte e Santa Cruz I
27/11 – Ana Albuquerque, Encanto Igarassu e Inhamã