Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

8º Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife exibe filmes do Brasil e do exterior

Programação acontece entre 20 e 23 de novembro na Caixa Cultural do Recife e Universidade Federal de Pernambuco



A capital pernambucana recebe entre os dias 20 e 23 de novembro a 8ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (FIFER). A programação conta com exibições na Sala Multimídia da Caixa Cultural no Recife Antigo e na UFPE, nos espaços do Programa de Pós-graduação em Antropologia no 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), com mostras competitiva e paralela (não competitiva), além de oficinas promovidas pelo LAV (Laboratório de Antropologia Visual da UFPE), que acontecem desde 2008.

Para esta edição do festival foram recebidos 102 filmes  de realizadores do Brasil e do exterior, 30% a mais do que no ano passado, um conjunto significativo filmes provenientes de países como Portugal, Espanha, França, China, México, Chile, Tailândia, Coréia, Alemanha, Venezuela. A comissão de curadoria das mostras  foi composta por profissionais que atuam no audiovisual e avaliaram os filmes segundo critérios do edital do festival, que tem o objetivo de exibir e premiar produções que abordam através do olhar etnográfico, a cultura do outro – seus saberes, artes, comportamentos que apresentem qualidade técnica reconhecida na área.

A homenageada do 8º FIFER é a cineasta pernambucana Adelina Pontual pelo conjunto de sua obra e sua importante contribuição ao cinema nessas últimas décadas. A homenagem ocorrerá no dia 20 de novembro durante a abertura oficial do 8º FIFER. O júri da mostra competitiva será composto por Philipi Bandeira (Brasil), Mariana Rivera (México) Angela Toresan (Inglaterra), Steve Nugent (Inglaterra) Raquel do Monte (Brasil) e Maria Godio (Argentina), todos com ampla experiência e participação em festivais e produtores no campo do filme etnográfico. 

Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife é promovido e realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual, do programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Nesta edição, o festival continua com o apoio do Programa de Pós-Graduação da UFPE, da Caixa Cultural, Associação Brasileira de Antropologia e do Funcultura, tendo como parceiros internacionais o Centro de Antropologia Visual da Universidade Goldsmith, de Londres (Inglaterra), e o Fórum do Cinema Antropológico da Universidade de Perugia, na Itália. A programação completa está no site do festival (http://www3.ufpe.br/filmedorecife).


SERVIÇO:
8ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife
20 a 23 de novembro | Com sessões às 10h, 14h e 18h
Caixa Cultural do Recife (Mostra Competitiva) 
UFPE (Mostra Paralela): 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
Gratuita

Comitê sobre Diversidade Cultural do Mercosul se reúne em Olinda


Encontro discutiu papel da cultura nas zonas de fronteiras

Representantes do Brasil, Argentina e Paraguai participaram nesta terça-feira (14), da 7.ª reunião do Comitê sobre Diversidade Cultural do Mercosul. O grupo discutiu sobre a aplicação da cultura no estreitamento das fronteiras entre os países que compõem o grupo. O encontro também foi marcado por um debate sobre a cultura e a contribuição nas políticas afirmativas de gênero e uma visita aos pontos turísticos olindenses. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura de Olinda. 
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é uma organização internacional criada em 1991, constituída pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre esses países, e tendo como associados Chile e Bolívia.

Crédito da foto: Alice Mafra

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (14.11)



Nesta terça-feira (14.11), a Agência do Trabalho do Paulista oferece 90 oportunidades. As vagas são para auxiliar de linha de produção (30), auxiliar de logística (30), motorista de carro de passeio (10), técnico de manutenção industrial (10). Para se candidatar às vagas é preciso ter seis meses de experiência e Ensino Médio completo. Os salários não foram informados.

Para aqueles que cursaram o Ensino Médio completo estão sendo ofertadas (10) vagas para técnico de manutenção industrial. Não é necessário ter experiência.

Os interessados podem se candidatar as oportunidades se dirigindo a sede do órgão, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, centro do município. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta, das 07h às 13h. Para mais informações ligar para central de vagas 3183-7201.

Deputado bispo Ossesio homenageia 15 anos da Igreja do amor na Alepe



A partir de proposição do deputado Bispo Ossesio Silva (PRB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) irá realizar, no dia 20 de novembro, uma Reunião Solene em Homenagem aos 15 anos de fundação da Igreja do Amor.