Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

8º Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife exibe filmes do Brasil e do exterior

Programação acontece entre 20 e 23 de novembro na Caixa Cultural do Recife e Universidade Federal de Pernambuco



A capital pernambucana recebe entre os dias 20 e 23 de novembro a 8ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (FIFER). A programação conta com exibições na Sala Multimídia da Caixa Cultural no Recife Antigo e na UFPE, nos espaços do Programa de Pós-graduação em Antropologia no 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), com mostras competitiva e paralela (não competitiva), além de oficinas promovidas pelo LAV (Laboratório de Antropologia Visual da UFPE), que acontecem desde 2008.

Para esta edição do festival foram recebidos 102 filmes  de realizadores do Brasil e do exterior, 30% a mais do que no ano passado, um conjunto significativo filmes provenientes de países como Portugal, Espanha, França, China, México, Chile, Tailândia, Coréia, Alemanha, Venezuela. A comissão de curadoria das mostras  foi composta por profissionais que atuam no audiovisual e avaliaram os filmes segundo critérios do edital do festival, que tem o objetivo de exibir e premiar produções que abordam através do olhar etnográfico, a cultura do outro – seus saberes, artes, comportamentos que apresentem qualidade técnica reconhecida na área.

A homenageada do 8º FIFER é a cineasta pernambucana Adelina Pontual pelo conjunto de sua obra e sua importante contribuição ao cinema nessas últimas décadas. A homenagem ocorrerá no dia 20 de novembro durante a abertura oficial do 8º FIFER. O júri da mostra competitiva será composto por Philipi Bandeira (Brasil), Mariana Rivera (México) Angela Toresan (Inglaterra), Steve Nugent (Inglaterra) Raquel do Monte (Brasil) e Maria Godio (Argentina), todos com ampla experiência e participação em festivais e produtores no campo do filme etnográfico. 

Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife é promovido e realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual, do programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Nesta edição, o festival continua com o apoio do Programa de Pós-Graduação da UFPE, da Caixa Cultural, Associação Brasileira de Antropologia e do Funcultura, tendo como parceiros internacionais o Centro de Antropologia Visual da Universidade Goldsmith, de Londres (Inglaterra), e o Fórum do Cinema Antropológico da Universidade de Perugia, na Itália. A programação completa está no site do festival (http://www3.ufpe.br/filmedorecife).


SERVIÇO:
8ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife
20 a 23 de novembro | Com sessões às 10h, 14h e 18h
Caixa Cultural do Recife (Mostra Competitiva) 
UFPE (Mostra Paralela): 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
Gratuita

Comitê sobre Diversidade Cultural do Mercosul se reúne em Olinda


Encontro discutiu papel da cultura nas zonas de fronteiras

Representantes do Brasil, Argentina e Paraguai participaram nesta terça-feira (14), da 7.ª reunião do Comitê sobre Diversidade Cultural do Mercosul. O grupo discutiu sobre a aplicação da cultura no estreitamento das fronteiras entre os países que compõem o grupo. O encontro também foi marcado por um debate sobre a cultura e a contribuição nas políticas afirmativas de gênero e uma visita aos pontos turísticos olindenses. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura de Olinda. 
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é uma organização internacional criada em 1991, constituída pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre esses países, e tendo como associados Chile e Bolívia.

Crédito da foto: Alice Mafra

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (14.11)



Nesta terça-feira (14.11), a Agência do Trabalho do Paulista oferece 90 oportunidades. As vagas são para auxiliar de linha de produção (30), auxiliar de logística (30), motorista de carro de passeio (10), técnico de manutenção industrial (10). Para se candidatar às vagas é preciso ter seis meses de experiência e Ensino Médio completo. Os salários não foram informados.

Para aqueles que cursaram o Ensino Médio completo estão sendo ofertadas (10) vagas para técnico de manutenção industrial. Não é necessário ter experiência.

Os interessados podem se candidatar as oportunidades se dirigindo a sede do órgão, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, centro do município. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta, das 07h às 13h. Para mais informações ligar para central de vagas 3183-7201.

Deputado bispo Ossesio homenageia 15 anos da Igreja do amor na Alepe



A partir de proposição do deputado Bispo Ossesio Silva (PRB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) irá realizar, no dia 20 de novembro, uma Reunião Solene em Homenagem aos 15 anos de fundação da Igreja do Amor.

 Localizada no bairro de Maranguape I, na cidade do Paulista, a Igreja do Amor que começou com apenas sete membros, hoje tem aproximadamente 4 mil fiéis, entre membros e congregados, com igrejas e núcleos em diversos locais do estado, principalmente nas cidades do Paulista, Recife, Carpina, Camaragibe e Timbaúba, sob a liderança do pastor presidente Arthur Pereira e sua esposa, a pastora Talitha Pereira.

 A Igreja tem diversos trabalhos sociais, e importantes gama de serviços em diferentes instituições que inclui creches, orfanatos, asilos, casas de recuperação para dependentes químicos e outras ações, promovidas em grandes centros urbanos e nas pequenas cidades do interior do estado.

Ciente do trabalho social e espiritual da instituição, o deputado Ossesio propôs através do requerimento n° 3864/2017, uma Reunião Solene para que as ações sociais da Igreja do Amor sejam reconhecida publicamente “As igrejas têm um papel fundamental na sociedade, e nós como representantes do povo, sabemos o quanto as pessoas são beneficiadas por essas instituições. E a Igreja do Amor vem demostrando, ao longo desses 15 anos, um trabalho extraordinário tanto na área social quanto espiritual. E nós não poderíamos deixar de reconhecer esse trabalho que a Igreja do amor vem realizando através da dedicação em ações sociais e do compromisso com a Palavra de Deus ” afirmou.


A Reunião Solene será realizada no dia 20 de novembro às 18h, no auditório Senado Sérgio Guerra, no Palácio Miguel Arraes, localizado na Rua da União, 397, Boa Vista-Recife/PE. Autoridades políticas e eclesiásticas estarão presentes no evento, além de membros da instituição e simpatizantes.

Saúde do Paulista realiza ação de interação no CAPS em Pau Amarelo



“Café da manhã como este, é uma forma de interação com todo mundo aqui. É muito importante para nós familiares e pacientes do centro. Somos bem recebidos e temos o melhor acolhimento dos gestores”, relatou muito animada, Zuleide Oliveira, 67 anos, mãe do paciente, Rodrigo Oliveira, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Tereza Noronha.

Um café da manhã marcado pela alegria e diversão aconteceu nesta terça-feira (14.11), neste CAPS no Bairro de Pau Amarelo, que contou com a participação da equipe da Secretaria de Saúde, dos funcionários do serviço e dos familiares dos usuários. O evento teve como objetivo a interação da equipe para comemorar um ano das novas instalações do serviço. Colaboradores da unidade formaram uma banda para animar os participantes.

Para Gilmar Geraldo Silva, 38 anos, paciente da unidade, este tipo de encontro, visa fortalecer a convivência entre os funcionários, familiares e pacientes do centro. “É bom para todos rever como esta funcionando o sistema do centro e o que estamos precisando. Para termos uma boa convivência”, disse.

Para a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, o centro tem uma importância muito grande na vida dos usuários e para a convivência da sociedade. “Estes momentos que desfrutamos aqui com musicoterapia onde cantamos e dançamos é para podermos ter essa interação com eles, e assim transformar para melhor a vida dos pacientes”. Ressaltou Fabiana Bernart.

Os CAPS são espaços de tratamento da rede de saúde pública que oferecem terapia ocupacional, acompanhamento psicológico, psiquiátrico, atividades especiais, músicas, dinâmicas e oficinas.

Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista

PAULISTA NORTH WAY SHOPPING RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE AUTOMEDICAÇÃO


O Paulista North Way Shopping recebe até dia 30 de novembro, a Exposição Cultural sobre o Uso Racional de Medicamentos, realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos envolvidos no processo de automedicação, por meio de mensagens lúdicas, didáticas e criativas que despertem a reflexão sobre a seriedade do tema.

Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa, segundo dados do Ministério da Saúde. Uma pesquisa realizada pelo ICTQ em parceria com o Datafolha revelou que no Brasil, 20% da população têm como hábito consumir medicamentos tarja vermelha ou tarja preta sem orientação de um médico ou um farmacêutico.

A exposição acontece no piso L3 do mall e exibe oito painéis com charges humorísticas com abordagem ao uso inadequado de medicamentos seguida de uma mensagem séria sobre os riscos da automedicação. A mostra, que acompanha o horário do shopping, tem o cunho social e acadêmico de orientar a população sobre o uso racional de remédios.

SOBRE O OCTQ - O ICTQ é um Instituto com atuação nas áreas de Pesquisa e Pós-Graduação, sendo a primeira instituição com foco exclusivo no mercado farmacêutico. Hoje está presente no Brasil com nove unidades estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, de Manaus (AM) a Porto Alegre (RS). No campo da pesquisa a atuação é nacional, com oferta de informações estratégicas para a indústria, varejo farmacêutico e imprensa brasileira, informações estas, de grande relevância para a sociedade.

Serviço:
Exposição Cultural sobre o Uso Racional de Medicamentos
Local:  Paulista North Way Shopping
Até 30 de novembro, segunda a sábado das 9h às 22h. Domingos e feriados das 12h às 21h.

Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República em Paulista

Nesta quarta-feira (15.11), é comemorado no Brasil o feriado da Proclamação da República, por causa disso, há alteração nos horários de funcionamento dos serviços públicos, instituições e o comércio em Paulista.

Durante o feriado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Prontoclínica Torres Galvão (PTG) e o CAPS Tereza Noronha irão funcionar normalmente. A coleta de lixo obedece ao cronograma normal. O expediente nas repartições públicas da cidade será retomado na quinta-feira (16.11), às 7h30.

Confira o que abre e fecha no feriadão:

Feira livre do Centro
Das 06h às 13h;

Mercado e Feira livre de Paratibe
Das 06h às 13h;

Feira livre de Jardim Paulista
Das 06h às 13h;

Agências Bancárias
Todas fechadas;

Comércio
Das 8h  às 18h;

Shopping Paulista North Way
Das 12h às 21h.

Asas da América comanda edição do Projeto Quinta no Galo

Telmo Santiago e Silvana Salazar são os convidados especiais para prestigiar a noite

Em contagem regressiva para a chegada do carnaval 2018, o Galo da Madrugada realiza mais uma edição do projeto Quinta no Galo. A folia acontece no dia 16 de novembro, na sede da agremiação, a partir das 20h. A banda Asas da América comandará a festa aquecendo os foliões para a melhor festa do ano.
Com mais de 25 anos de carreira e natural de São Bento do Una, a banda Asas da América é especialista em diversificar ritmos e apresentar ao público os mais variados sucessos de Carnaval – do axé, tradicional frevo até o Rap e Rock Nacional. Com experiência em trios elétricos, não vai faltar energia para contagiar os apaixonados pela folia.
Telmo Santiago e Silvana Salazar são os convidados especiais da noite, que ainda contará com a mistura cultura do Maracatu de Baque Solto e de Baque Virado, Bloco Lírico, Fantasias do Galo e muito mais. Os ingresso