Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Matrículas do Nova Semente e da rede municipal de Petrolina iniciam no próximo dia 27


A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, inicia seu processo de matrículas para o ano de 2018. O cadastro escolar terá início no próximo dia 27 e segue até o dia 30 de novembro para crianças novatas e os alunos já atendidos pelo programa de primeira infância Nova Semente. 
No próximo ano, haverá um aumento no número de vagas do programa: as unidades atenderão de forma integral e gratuita 7 mil alunos de 06 meses a 3 anos e 11 meses. Com o aumento, está prevista a contratação de cerca de 1500 profissionais. 
Para fazer a matrícula, os pais devem procurar a unidade portando os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento, uma foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, RG, CPF e NIS.
Rede municipal
Para os estudantes já matriculados na Rede Municipal, o período de confirmação das matrículas será entre os dias 01 e 08 de dezembro. Os pais e/ou responsáveis também precisam procurar as atuais unidades para fazer a confirmação. Para os alunos  novatos, o período de matrícula será a partir do dia 8 de janeiro. Para os estudantes que vão integrar a Rede em 2018 e que precisam  de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a matrícula será entre os dias 04 e 08 de dezembro. 
O nosso compromisso é garantir vagas para todos os alunos da nossa Rede. Somamos muitos esforços e em 2018 estaremos ampliando o número de vagas no Nova Semente, com acompanhamento de qualidade e integral. Nenhum estudante estará fora da sala. Estamos trabalhando para ofertar uma educação de qualidade para nossas crianças”, destaca a secretária municipal de Educação, Maéve Melo.
Foto: Ilustração /Jonas Santos

Black Week no Paulista North Way Shopping


De olho na retomada da economia, o Paulista North Way Shopping realiza sua Black Week, de 20 a 26 de novembro. O mall espera um crescimento de 25% em relação às vendas do período, no ano passado e 20% no fluxo de pessoas. Eletrônicos e celulares seguem sendo as maiores apostas e os descontos chegam a 70%. Na sexta-feira, 24, o Paulista terá horário estendido, funcionando das 8h às 23h.

Racismo ambiental é tema de seminário promovido pela OAB-PE



No mês da Consciência Negra, a OAB Pernambuco, por meio da Comissão de Direitos Humanos, promove o I Seminário de Direito à Cidade e Combate ao Racismo Ambiental como Promoção da Justiça Social. O evento será realizado na próxima segunda-feira (20), a partir das 17h, no auditório da OAB-PE, na Rua do Imperador Pedro II, 235, no bairro de Santo Antônio, no Recife. O acesso é aberto ao público em geral e as inscrições, gratuitas, podem, ser feitas pelo site www.esape.com.br.

O seminário pretende envolver a comunidade jurídica, especialistas e sociedade civil buscando aprofundar o debate sobre a participação da população negra na formação das cidades e as relações raciais no espaço urbano. Ele também pretende abordar as implicações do racismo no direito e na justiça social, demonstrando a relevância do debate para a promoção de políticas que tornem as cidades mais democráticas.

O evento contará com três palestras sobre o tema. O racismo ambiental e a dimensão constitucional do direito à cidade será abordado pela bacharela em Direito, mestranda em Direito Público, ialorixá e ativista social Winnie Bueno, vinda de Porto Alegre (RS). Em seguida, a integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE e mestranda em Desenvolvimento Urbano Juliane Lima falará sobre o direito ao lazer e racismo ambiental nos parques do Recife. A última apresentação será a da mestra em Ciências Jurídicas e professora de Direito Ambiental Ciani Neves, que abordará o direito e a justiça social no contexto do racismo ambiental.

O evento contará ainda com uma mesa-redonda para relatos de experiências na qual a advogada e representante da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco Vera Baroni e a líder comunitária e integrante do Grupo Espaço Mulher de Passarinho Edicléa Santos mostrarão suas experiências em torno do enfrentamento ao racismo ambiental em suas comunidades. A abertura do seminário ficará por conta do Afoxé Oyá Tokolê Owó, do bairro de Dois Unidos, que recepcionará os participantes do evento.

Feira de artesanato movimenta Ecoparque das Paineiras neste fim de semana em Paulista

Quem gosta de artesanato e natureza não pode perder essa oportunidade! Neste sábado (18) e domingo (19.11), o Ecoparque das Paineiras – primeiro desse tipo da RMR – recebe artesãos de diversos bairros do município para uma feira com artigos a preços populares. O público poderá comprar diversos tipos de produtos, entre eles, bolsas, toalhas, roupas, sandálias customizadas, além de adereços para o cabelo e artigos de decoração. As peças custam a partir de R$ 5,00. As barracas estarão no local das 10h às 18h.

O Ecoparque das Paineiras foi inaugurado neste ano pela Prefeitura do Paulista. O espaço, que fica na rodovia PE-15, em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na área central do município, conta com pista de cooper, equipamentos de ginástica, academia da saúde, palco para apresentações, brinquedo para as crianças, tirolesa e mirante. Repleto de árvores, o local ainda possui rampas de acessibilidade, banheiros e estacionamento para os frequentadores.    

SERVIÇO:
O quê  Feira de artesanato em Paulista;
Quando  Neste sábado (18) e domingo (19), das 10h às 18h;
Onde  Ecoparque das Paineiras (Rodovia PE-15, s/n, Centro do Paulista, em frente ao TI Pelópidas Silveira).

Circuito de Beleza traz oficinas e feira de negócios no Senac Paulista


Há vagas para atividades de maquiagem, design de sobrancelhas, colorimetria e design de barba

O mercado da beleza é um dos poucos segmentos que escapam dos efeitos da crise econômica nacional e segue com boas oportunidades de trabalho, tanto para funcionários de empresas quanto para autônomos. Com o objetivo de gerar uma troca de experiência entre estudantes e profissionais da área, a unidade do Senac em Paulista realiza na próxima segunda-feira (20) o Circuito de Beleza, das 8h às 17h, com atividades, feira de negócios e um desfile de encerramento com produtos de empresas parceiras.

O evento traz diversas oficinas relacionadas ao mercado de imagem pessoal, como maquiagem, design de sobrancelhas, colorimetria e modelagem de barba. As atividades acontecem de forma simultânea, das 8h às 12h. No período da tarde, haverá uma feira de negócios com 25 stands padronizados pelo Sebrae, onde empresários e profissionais poderão comercializar seus produtos e fechar parcerias. Por fim, às 16h, o desfile encerra o evento.


“O objetivo de ofertar oficinas é atrair o interesse da população para uma área onde existe alta demanda de trabalho, já que as atividades práticas fazem os participantes absorverem melhor o conteúdo. Além disso, essas atividades servem também como aperfeiçoamento para profissionais, que podem se atualizar no mercado aprendendo novas técnicas e conhecendo novos produtos.”, comenta a gerente educacional do Senac Paulista, Jeane Arruda.

Os interessados podem fazer a inscrição na secretaria da unidade (Avenida Vice-Prefeito José Rodrigues Costa Filho, nº 30, Jardim Paulista). O investimento para cada oficina é de R$ 10,00. Mais informações pelo telefone (81) 3372-8250.

Confira a programação completa do Circuito de Beleza:

Oficinas – 8h às 12h
- Maquiagem
- Química (tricologia capilar)
- Design de Sobrancelhas e Modelagem com Linha
- Colorimetria
- Design de Barba

Feira de negócios – 13h às 16h

Desfile – 16h às 17h

Com Paulo Câmara, Pernambuco tem o ano mais violento da história, afirma Silvio


O estado de Pernambuco vive, sob a gestão do governador Paulo Câmara, o ano mais violento de toda história. Infelizmente, em dez meses de 2017 já foram cometidos 4.576 assassinatos, superando os 4.479 registrados no ano. Considerando a média de 450 homicídios cometidos por mês em 2017, o ano deve encerrar com um total próximo a 5.500 crimes letais intencionais, a pior marca desde 2004, primeiro ano com dados disponíveis na base pública de dados da Secretaria de Defesa Social.

De acordo com o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os números refletem a falta de uma política pública de segurança e o fracasso das ações pontuais adotadas pelo governo do Estado. “Os dados da própria SDS mostram a incapacidade do governo Paulo Câmara de combater a criminalidade. Já estamos no terceiro secretário de Defesa Social sem que nenhuma uma política de segurança tenha sido apresentada à sociedade. Nos últimos 12 meses foi registrada uma média de 57,6 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes, quase seis vezes o máximo tolerado pela ONU (10/100 mil). A situação fica mais crítica a cada dia por causa da resistência do governo em aceitar sugestões”, criticou o parlamentar.



Silvio destaca que, além dos homicídios, outros indicadores de criminalidade mostram a situação de abandono que o povo pernambucano enfrenta. Entre janeiro e outubro foram registrados 102,9 crimes violentos contra o patrimônio, 27 mil casos de violência doméstica contra a mulher e quase 2 mil casos de estupro. “Não adianta mudar a metodologia na divulgação dos índices de violência, diminuir a transparência e camuflar o debate, os números apenas confirmam o que a população sente nas ruas, que é o crescimento dos assassinatos, dos assaltos a ônibus, dos casos de roubos e furtos e da violência contra a mulher”, disse.

Para o líder da Oposição, é importante que o governo reconheça a gravidade da situação e retome o diálogo com a sociedade. “Esperamos que o governador Paulo Câmara reconheça que as ações de seu governo não estão dando resultados e que ele tenha a humildade de ouvir quem está disposto a contribuir para mudar esse quadro, como os deputados da oposição, a OAB, Ministério Público, movimentos sociais, religiosos e o mundo acadêmico. O momento é de união de toda a sociedade na construção de um plano eficaz de redução da violência”, defendeu.

Agência do Trabalho do Paulista oferece 41 vagas de emprego


Nesta quinta-feira (16.11), a Agência do Trabalho do Paulista está oferecendo 41 vagas. São 30 para auxiliar de logística e 10 para técnico de manutenção industrial, ambos com ensino médio completo. Para as pessoas com deficiência, uma vaga para auxiliar administrativo com médio completo e seis de experiência comprovado na carteira de trabalho.

Os interessados podem se candidatar as oportunidades se dirigindo a sede do órgão, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, centro do município. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta, das 07h às 13h. Para mais informações ligar para central de vagas 3183-7201.