Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Vereadores visitam o Detran PE



Amigos(as),

Ontem tive a satisfação de participar de uma agenda com Charles Ribeiro (Presidente do DETRAN), Lázaro Medeiros (Coordenador de Articulação Regional), com a presença do amigo e companheiro Eudes Farias, que também é Vereador da nossa cidade. 

Tratamos dos interesses da nossa cidade, construindo novas conquistas para a nossa gente. Nossa luta não para e continua a cada dia, por Paulista e por você.

#EdmilsonDoPagode
#PaulistaCadaVezMelhor

Ministro do STJ nega liminar para soltar Jorge Picciani e Paulo Melo

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil
 
O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um pedido de liminar para libertar os deputados estaduais Jorge Picciani (PMDB) e Paulo Melo (PMDB) , respectivamente presidente licenciado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), fazendo com que os dois permaneçam presos.
Ao negar a liminar, Fischer entendeu não haver urgência para a libertação dos dois, presos preventivamente na Operação Cadeia Velha. Os habeas corpus de ambos devem agora ser enviados para manifestação do Ministério Público Federal (MPF), para serem julgados em seguida pela Quinta Turma do STJ, possivelmente em dezembro.

Oportunidades em cursos a distância no IFPE de Paulista - PE

As oportunidades estão divididas entre os cursos e distribuídas entre nove cidades diferentes. Para o curso técnico em Guia de Turismo, há vagas em Cabo de Santo Agostinho (50), Recife (150), Vitória de Santo Antão (50), Bonito (50), Bezerros (50), Caruaru (100) e Gravatá (50); já para o curso técnico em Hospedagem, há vagas em Paulista (50), Bezerros (50) e Pesqueira (50).

No momento da inscrição, o candidato deve se dirigir ao local de inscrição portando:
Formulário de inscrição devidamente preenchido, datado e assinado (conforme ANEXO II do edital);
Histórico Escolar do Ensino Médio OU comprovante da nota do ENEM de uma das edições dos últimos três anos (ENEM 2014, ENEM 2015 ou ENEM 2016) emitido pelo INEP através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/
Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
Cópia da Carteira de Identidade;
Cópia do CPF;
Número de Identificação Social (NIS), quando houver.



As inscrições, gratuitas, serão realizadas presencialmente nos dias 27 e 28 nos polos Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão; já nos dias 29 e 30 serão realizadas as inscrições nos polos Bezerros, Bonito, Caruaru, Pesqueira e Gravatá.

Estudantes mostram que é possível prevenir à violência nas escolas em evento no Paulista

Ao longo deste ano, os estudantes da rede de ensino do Paulista desenvolveram diversas atividades sobre a cultura de paz nas escolas. Desde então, muitos conflitos foram evitados e o clima de harmonia tomou conta das salas de aula. Nesta quinta-feira (30), os meninos e meninas matriculados nas unidades de ensino do município vão mostrar os resultados desse trabalho de conscientização e prevenção à violência. O evento acontece, às 8h, no Ecoparque das Paineiras, no Centro, ao lado do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na PE-15.

Durante a ação, os alunos de 15 escolas da rede municipal vão se reunir para a culminância do Propaz 2017 (Programa de Cultura de Paz nas Escolas). Cada unidade de ensino homenageará um pacificador mundial, através de apresentações culturais de dança, peças teatrais, poesias e música, com o envolvimento de rap’s. O evento contará também com a apresentação da Banda Marcial do Paulista. O Propaz é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Serviço:

O quê – Culminância do Propaz 2017;
Quando – Quinta-feira (30.11), às 8h;
Onde – Ecoparque das Paineiras, S/N, Centro, PE-15, Paulista – PE.

Alunos do Paulista participam de importante avaliação educacional nesta quarta (29)

Mais de 15 mil estudantes da rede de ensino do Paulista vão participar das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE. O exame será aplicado, nesta quarta-feira (29.11), em 61 escolas do município, nos turnos da manhã e tarde. O objetivo é verificar a qualidade do ensino público ofertado na cidade. Nesta terça-feira (28.11), a equipe da coordenação de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação realizou a entrega das provas para os responsáveis pelas escolas.

Os alunos vão responder questões relacionadas as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Estarão envolvidos os estudantes do 2º, 5º e 9º anos. “O SAEPE é um dos mais importantes mecanismos de análise de desempenho escolar e os seus resultados são fundamentais para que planejemos ações futuras”, argumentou o secretário municipal de Educação, Carlos Junior.

Além da rede municipal, as 22 unidades de ensino do Governo do Estado que funcionam em Paulista estarão envolvidas na avaliação. Esse contingente abrange estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio e os alunos do projeto Travessia. A expectativa é de que os resultados das avaliações sejam divulgados pela Secretaria Estadual de Educação no mês de março de 2018.

População do Paulista pode comprar produtos natalinos e presentes para o fim de ano através de unidade móvel de artesanato

Quem gosta de artesanatos e produtos diversos para decoração, não pode perder a oportunidade de garantir as compras e os presentes de fim de ano. A unidade móvel do Programa de Artesanato de Pernambuco (PAPE), já está funcionando, na Praça João Pessoa, Centro do Paulista, e ficará na cidade, até o dia 3 de dezembro. Os interessados em adquirir os produtos podem comparecer no local, durante a semana, das 9h às 19h, no sábado das 9h às 16h e domingo das 9h às 13h.
A representante das artesãs do grupo de trabalhos em couro, Cristina Costa, explicou de forma exitosa sobre como é estar presente no município, mostrando os seus produtos diversos. “Para nós têm sido uma batalha muito importante. Estamos expondo os nossos trabalhos aqui e sabemos que isso será um grande alavanque para nos ajudar na comercialização dos nossos produtos”, ressaltou.
O público poderá encontrar produtos de diversos tipos, como bolsas, sandálias, carteira em couro, brinquedos em madeira, bonecas de pano e bijouterias. Também estão sendo vendidos objetos para decoração confeccionados com materiais reciclados, como garrafas pet, vinil e cds, além de artigos natalinos como árvores, guirlandas e presépios. Os preços dos produtos variam de R$ 5 a R$ 300.
A estrutura disponibiliza peças criadas pelos artesãos ligados a cinco associações de artesanatos do Paulista. A iniciativa é promovida pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura em parceria com o Governo do Estado.

Acabou Chorare os Novos Baianos se Encontram na Capital Pernambucana


O show que conta com repertório especial, além de cenografia única do premiado Gringo Cardia, acontece no dia 1º de dezembro, no Classic Hall.

Os Novos Baianos - Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão – continuam na estrada com sua turnê “Acabou Chorare os Novos Baianos se encontram”. Desta vez, eles desembarcam na capital de Pernambuco, Recife, para apresentar a turnê mais comentada de 2016, que conta com um repertório marcante, passando por toda a trajetória da banda. O grande encontro dos músicos, que fizeram parte da história da música popular brasileira, está marcado para o dia 1º de dezembro, noClassic Hall, às 21h.

O show emana história nos pequenos e grandes detalhes, todos especialmente pensados e desenvolvidos pelo premiado e elogiado Gringo Cardia. No palco, uma Caravana completamente hippie, saúda o público trazendo os astros da noite. Carro este que relembra o período em que os Novos Baianos moraram dentro de um, por falta de dinheiro. O cenário é completo por decorações colorida, em meio a baldes pendurados por todo o palco, deixando clara a inspiração na capa do disco mais significativo do grupo, o Acabou o Chorare (1972).

Seja na doce voz de Baby, nos solos de guitarra virtuosos de Pepeu, na batida de pandeiro de Paulinho, na levada de violão característica de Moraes ou quem sabe nos poemas únicos do letrista Luiz Galvão, o público do Recife terá uma oportunidade única de conferir um show inédito na cidade.

São raras as bandas que podem dizer que suas músicas atravessam diversas gerações, como os Novos Baianos. O grupo teve seu apogeu nos anos 70, ápice da ditadura militar e de um cenário de repressão e censura. Como em um trecho da música “Anos 70” que leva o nome do período, não à toa, uma das canções de maior sucesso e um verdadeiro hino da época, apesar das dificuldades enfrentadas, eles acabaram “deixando marcas na imagem e no som”. De lá pra cá, sucessivas gerações de artistas e fãs seguem ouvindo e sendo influenciadas pela modernidade presente em hits como  "O Samba da Minha Terra", "Preta Pretinha”, “Brasil Pandeiro”, “Acabou Chorare”, “Mistério do Planeta” e “A Menina Dança”, todos essas e tantas outras presentes no repertório da turnê.

Seus trabalhos são atuais em todos os tipos de análises possíveis, soam contemporâneos musical e historicamente. Em virtude disso, em 2007, a edição brasileira da Revista Rolling Stone convocou estudiosos, produtores e jornalistas para eleger os maiores discos da nossa música em todos os tempos. “Acabou Chorare” foi eleito o melhor.

É interessante como a contemporaneidade da arte os torna atemporais. Os “novos” Novos Baianos permanecem tão joviais quanto aqueles amigos que, inspirados no movimento Tropicália dos anos 60, se levantaram diante das injustiças e usaram suas músicas como maneira de se expressar. Talvez o destino tenha feito tudo isso pensado: o começo, o conceito, o hiato e a volta. O mesmo destino que Moraes sabiamente analisou em carta aberta aos fãs:

O destino fez seus planos, os laços das ideias e dos ideais nos fizeram irmãos. Somos um todo, a soma das partes, no oficio das artes. Por mais que a vida nos leve por caminhos diversos, o tempo se incumbe de promover encontros e reencontros. É bom que assim seja, pois quando acontece, é de forma intensa e verdadeira. Podemos então matar a saudade de uns e a curiosidade de outros”.

Os ingressos poderão ser adquiridos pela na bilheteria oficial do Classic Hall (sem taxa de conveniência) e nainternet em www.bilheteriavirtual.com. O show é apresentado por Cartão Elo, realizado pela Multi Entretenimento e TIME FOR FUN.


NOVOS BAIANOS – ACABOU CHORARE OS NOVOS BAIANOS SE ENCONTRAM
Apresentação:  Cartão Elo
Realização: Multi Entretenimento e TIME FOR FUN
Data: Sábado, dia 1º de dezembro de 2017Horário abertura de portas: 21h
Local: Classic Hall
Ingressos: De R$ 60 a R$1.000,00
Classificação etária: