Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Em audiência pública, Fábio Barros cria comissão mista para transporte complementar 01/12/2017

Emily Austregesilo Mesquita

Hoje (1), pela manhã, o plenário da Casa Torres Galvão recebeu representantes do Governo e de instituições representativas na audiência pública sobre o transporte complementar. Ministrada pelo presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), a ocasião reuniu kombeiros e usuários do sistema que puderam debater sobre a importância da qualificação desses profissionais que atuam há mais de 50 anos transportando a população de Paulista.

 

A mesa foi composta por Juarez Marcolino, presidente do Sindialternativo; Marcelo Oliveira, Presidente da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP); Alessandro Rodrigues, diretor da Secretaria de Transportes e Carlos Jabotá, assessor da Secretaria de Mobilidade. A audiência também contou com a presença e apoio dos vereadores Edinho (PCdoB), Eudes Farias (PSDC), Pedro Marinho (PSL), Fabiano Paz (PSB) e Edmilson do Pagode (PSD).

 

Fábio Barros comentou a necessidade do tema ser debatido na cidade, visto que há meio século a categoria acompanha o crescimento da população, que em cinco anos só tende a expandir. “É preciso reconhecer os 50 anos de trabalho dos kombeiros e a importância do sistema para os cidadãos. Para termos acesso a todos os direitos básicos, como saúde e educação, precisamos do transporte público” disse.

 

Durante toda a discussão, a qualificação dos operadores foi muito comentada, assim como sua modernização e readequação através da carteira de habilitação de categoria D e o curso de condutor. “Como todos os sistemas, temos nossas deficiências, mas caminhamos junto ao sindicato buscando nos qualificar para ganhar o reconhecimento da comunidade que transportamos, fazendo questão de manter a passagem mais barata que a da tarifa de ônibus e trabalhando todos os dias, independente de greves ou feriados” garantiu Marcelo Oliveira.

 

Para Alessandro Rodrigues, o transporte através das kombis não é alternativo e sim complementar aos outros, “a Secretaria de Transportes está a favor do kombeiro, acreditamos que sem a devida qualificação, a categoria não se sustente por muito tempo”. Já Carlos Jatobá relembrou a importância de estudar as necessidades e possibilidades de inclusão dos idosos, estudantes e deficientes, colocando a Secretaria de Mobilidade disponível a todos.

 

Representando os usuários, Rildo Batista, na plenária, parabenizou a iniciativa da audiência, mas destacou a falta de organização por parte dos motoristas e cobradores, falando também da falta de fardamento e capacitação.

 

Após a abertura das inscrições do público para comentários, dúvidas e esclarecimentos, o vereador Fábio Barros, como presidente da casa legislativa, criou uma comissão mista para manter um diálogo constante com a categoria, além de discutir, junto ao poder público, as questões referentes ao transporte público municipal. A comissão será composta pelos vereadores Edinho, Eudes Farias e Fabiano Paz e representação da Cooperativa de Transporte do Paulista e do Sindialternativo, tendo disponibilidade integral na Câmara de Vereadores do Paulista.

Ação educativa recolhe lixo reciclável na orla de Olinda

Atividade acontece nesta segunda-feira (4), no trecho entre a Praça do Antigo Quartel do Exército e  o antigo supermercado GBarbosa, em Casa Caiada

Uma ação educativa para limpeza da orla de Olinda, promovida pela prefeitura em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe), vai sensibilizar banhistas e comerciantes nesta segunda-feira (04.12) a manter a areia da praia limpa. Além disso, todo material reciclável do trecho entre a Praça do Antigo Quartel até a altura do antigo supermercado GBarbosa , em Casa Caiada, será removido. Os serviços têm início às 9h, na Praça Duque de Caxias, no Bairro Novo.

A equipe é composta por dez funcionários da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental, responsável por abordar as pessoas na praia para explicar a importância de descartar o lixo corretamente. A remoção do material será realizada por quatro componentes da Coocencipe.

“Queremos que os comerciantes e banhistas ajudem a manter a praia agradável, jogando o lixo nos pontos destinados ao descarte”, destacou o secretário executivo de Planejamento Ambiental, Leandro Dantas. 

Foto: Arquivo/Prefeitura de Olinda

Moda Center Santa Cruz se prepara para suas maiores feiras do ano

A expectativa é que cerca de 300 mil clientes passem pelo empreendimento nos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro


O Moda Center Santa Cruz, maior centro atacadista de confecções do Brasil e coração do Polo de Confecções de Pernambuco, está se preparando para receber suas maiores feiras do ano. Nos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro, o espaço deve receber cerca de 300 mil clientes e mais de mil ônibus e vans, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2016. As reservas dos hotéis e dormitórios do empreendimento, que possui mais de dois mil leitos, já estão chegando quase a 100%.

De acordo com Allan Carneiro, síndico do Moda Center, se 2016 foi um período de cautela, 2017 já mostra o começo de uma recuperação na economia. “Já visualizamos um aumento de 12% na quantidade que ônibus e vans que passaram por aqui ao longo do ano. Vários comerciantes estão ampliando seus quadros de colaboradores, o clima é de muito trabalho, para aproveitar o período de maior movimentação da cidade”, afirma.

Até o dia 17 de dezembro, as feiras estão acontecendo aos domingos e segundas, das 8h às 18h, quando as mais de dez mil unidades de vendas (boxes e lojas) estão funcionando em sua totalidade. Em janeiro, a movimentação deve continuar em alta devido à procura por moda praia. As feiras voltarão aos dias normais: segundas e terças, das 7h às 18h.

MUNICÍPIO DE OLINDA CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NO 6º ENCONTRO MACRORREGIONAL NORDESTE EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Modelo apresentado abordou saúde de funcionários de Postos de Revenda de Combustíveis
Com o tema voltado para ações de promoção à saúde da população trabalhadora em Postos de Revenda de Combustíveis (PRC), com ênfase no benzeno, o município de Olinda conquistou o primeiro lugar como o melhor programa na categoria do Eixo Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho. A premiação é resultado da apresentação da experiência exitosa realizada em junho passado num curso promovido pela Secretaria de Saúde de Olinda, e posteriormente inscrito no VI Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. A iniciativa vitoriosa foi coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Gerência do Departamento em Vigilância Sanitária da cidade.
Olinda concorreu contra 30 trabalhos de diversos estados do Nordeste. Inicialmente, 14 projetos foram selecionados e depois os cinco melhores foram para a etapa final.  
O encontro é bienal e neste ano teve como sede Pernambuco, cuja organização foi promovida pela Secretaria Estadual de Saúde. O próximo será realizado em São Luiz, no Maranhão.   

A entrega do certificado de premiação aconteceu na manhã desta quinta-feira (30.11), no auditório do Colégio Salesiano, Rua Dom Bosco, 551, na Boa Vista, Recife. O coordenador da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Olinda, Admilson Machado Ramos, um dos autores do trabalho, foi o responsável pela apresentação do tema no evento.  
A diretora da DVS, Mariurcha Dantas, comentou sobre a premiação. “Em junho, organizamos um curso em Olinda voltado para esse tema. Com o sucesso da capacitação iniciamos um trabalho interinstitucional envolvendo vários segmentos, inclusive o sindicato dos trabalhadores de postos de revendas de combustíveis. Definimos ações estratégicas com objetivo de promover a saúde dos trabalhadores dos postos e a melhoria das condições nos locais de trabalho, e diante disso resolvemos inscrever o trabalho nesse encontro”, explicou. Ela destacou ainda que a premiação é resultado de dedicação, competência e disposição de toda equipe da DVS.     
O secretário municipal de Saúde, Eud Johnson Cordeiro, enfatizou a conquista. “Essa premiação é resultado de um trabalho árduo e de total compromisso da nossa equipe, pois o nosso prefeito Lupércio tem expressado esse sentimento de avançar cada vez mais para melhorar a qualidade da saúde da população olindense. Vamos conquistar outras premiações, porque isso é apenas o começo de outras vitórias”, ressaltou o gestor, destacando o respeito a todos segmentos, servidores, usuários e representantes de classe.  


Comissão do PTB Mulher de Pernambuco é empossada em grande evento no Recife

Durante reunião do PTB Mulher Nacional no Recife, nesta sexta-feira (1º), a comissão feminina do partido em Pernambuco foi empossada. O colegiado será presidido pela vice-prefeita de Igarassu, Elcione Ramos. O PTB Mulher de Pernambuco será representado por 21 lideranças que terão a missão de instalar comissões provisórias nos municípios do Estado, ampliando a participação feminina da atividade política e nos espaços de poder. A comissão estadual é formada por prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e militantes. A solenidade contou com a participação de Marly Iglesias, vice-presidente nacional do PTB Mulher.

Para Elcione Ramos, as dirigentes estaduais do PTB Mulher estão preparadas e motivadas para andar Pernambuco e mostrar para a população que o Estado merece voltar ao lugar de destaque que sempre teve. “Estamos felizes de poder contribuir cada vez mais com o PTB. O momento agora é de trocar ideias e interagir para, juntos, homens e mulheres, podermos fazer a diferença”, assinalou a presidente. “Sob a liderança do senador Armando Monteiro, vamos andar todo Pernambuco e mostrar que as mulheres também podem ocupar espaços de poder e que o Estado merece muito mais. O PTB tem grandes quadros que podem levar Pernambuco para frente. Nosso Estado precisa mudar”, frisou.

Representando o diretório nacional, Marly Iglesias ressaltou que o PTB foi o primeiro partido político na história do Brasil a ter uma comissão dedicada às mulheres. Esse protagonismo, segundo ela, inspirou outras agremiações no País a ampliar o espaço feminino na atividade política. “Nossa proposta é estar lado a lado como movimento das mulheres, criando candidaturas femininas. A mulher faz parte desse processo. Elas precisam arriscar mais, correr atrás e ter condições. Somos protagonistas na história e precisávamos que Pernambuco tivesse o prazer de sentir a soma do homem e da mulher, lado a lado, trabalhando juntos como partido político”, assinalou. 

O presidente estadual do PTB, o deputado José Humberto Cavalcanti, ressaltou que o partido em Pernambuco possui três prefeitas – Célia Sales/Ipojuca, Regina Cunha/Itaíba e Josimara Cavalcanti/Dormentes -, três vice-prefeitas, 23 vereadoras e uma série de lideranças em todas as microrregiões do Estado. “Desde 2003, quando ingressamos ao PTB com a liderança do senador Armando Monteiro, já tínhamos um núcleo feminino. Esperamos que todas as lideranças femininas voltem aos municípios e possam dinamizar o PTB Mulher nas cidades, reforçando a participação das mulheres na atividade política e nos processos de tomada de decisão. A formalização do PTB Mulher estadual dá um incremento importante nosso partido no Estado”, concluiu.

Foto: Divulgação

Oposição vai realizar audiência pública sobre barragens da Mata Sul a pedido do SOS Barragens

A Bancada de Oposição vai realizar uma audiência pública na Zona da Mata Sul, a pedido do Movimento SOS Barragens. A ação foi acordada nesta quinta-feira (30), durante agenda do Pernambuco de Verdade na região. Em Palmares, os parlamentares tiveram encontro com integrantes do SOS Barragens, que pediram apoio para cobrar a conclusão do sistema de contenção de enchentes prometido desde 2010.

“Os relatos que ouvimos mostram preocupação com o atraso das obras, sobretudo porque a população sente medo de as chuvas do próximo ano serem mais severas do que as que provocaram as enchentes de deste ano”, relatou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada oposicionista, que garantiu apoio ao movimento.

Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o deputado Edilson Silva (Psol) se comprometeu a realizar uma audiência pública da comissão para debater a situação das barragens e das obras da Operação Reconstrução. “Vamos trazer a Assembleia Legislativa para a Mata Sul, antes do recesso legislativo, e discutir a situação das obras prometidas pelo Governo desde 2010, e desde já convidamos os representantes do governo para participar.

SEGURANÇA

Ainda em Palmares, os parlamentares visitaram o complexo de segurança da cidade, onde funcionam o 10º Batalhão da Polícia Militar e as delegacias de Homicídios,  Regional e a Municipal, que atendem 13 cidades, desde o litoral. “O problema do policiamento foi parcialmente resolvido com a instalação de uma companhia independente no litoral, mas após as 18 horas, as ocorrências precisam ser encaminhadas para Palmares. É importante que a extensão do plantão da Polícia Civil no litoral por toda a semana, evitando esse deslocamento para Palmares”, sugeriu o deputado Álvaro Porto (PSD).