Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Gestor do Paulista apresenta aplicativo de segurança à Secretaria de Defesa Social



Na manhã desta segunda-feira (04), o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar participou de uma reunião na sede da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, no Recife, para apresentar o aplicativo “Paulista Conectada”, ferramenta digital que encurta a relação entre a gestão e a população no intuito de reforçar ainda mais a segurança pública no município.

O encontrou durou aproximadamente duas horas, tempo aproveitado pelos gestores da entidade estadual para a realização de perguntas referentes ao sistema operacional e financeiro do aplicativo. Humberto Freire, secretário-executivo de Defesa Social e Segurança Pública de Pernambuco, elogiou a ferramenta e comentou a importância da participação popular no serviço segurança. “É um utensílio realmente interessante, a atuação popular fortalece o serviço de segurança pública, aumentando assim a sensação de bem estar”, frisou.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, destacou a praticidade que o App oferece aos munícipes em casos de denúncias. “As pessoascostumam desistir de fazer denúncias devido à burocracia e falta de tempo, por conta disso, criamos o aplicativo para auxiliar a população a reportar casos de violência, falta de iluminação e atitudes suspeitas de maneira prática e simples”, concluiu.

O encontro contou com a participação de Antônio de Pádua Vieira Cavalvanti, sec. de Defesa Social e Segurança Pública do Governo do Estado; Major Jonas, gerente da GACE; Josias Silva, comandante da Guarda Municipal do Paulista; Inaldo Bezerra, analista de dados da Guarda Municipal do Paulista; e Roberto Wanderley, engenheiro da Defesa Civil do Paulista.


Foto produzida por Jorge Macrino / Prefeitura do Paulista


Caminhada do Terreiro de Pai Edu celebra Yemanjá



Concentração será no Alto da Sé, em Olinda

A orixá Yemanjá, considerada mãe do candomblé, rainha das águas e símbolo de maternidade fecunda e nutritiva, será celebrada na caminhada do Terreiro de Pai Edu, nesta quinta-feira (07.12), com concentração às 17h, no templo, no Alto da Sé. Após quase 20 anos sem a famosa Caminhada Azul de Yemanjá, em Olinda, por motivos de saúde do Babalorixá Pai Edu, este ano o evento será retomado. Com a morte de Pai Edu, considerado o rei do candomblé do Brasil, em maio do ano passado, a filha dele - a mãe pequena (YaKeke-rê), Juliana Barbosa, decidiu retomar a tradição em homenagem ao pai. A caminhada organizada pelo Terreiro do Pai Edu é promovida em parceria com o Coletivo dos Artistas da Praia e a Prefeitura de Olinda.

A programação começa, às 18h com ritual do toque, celebração para chamar os orixás, no Palácio do Pai Edu. Às 21h os fiéis sairão em caminhada com cânticos até a Praça do Carmo, de onde parte uma carreata até a imagem de Yemanjá, na ponte do Janga, no limite entre Olinda e Paulista. Na sequência, os adeptos da religião africana vão fazer suas oferendas de frutas, presentes, joias, flores, pedidos e agradecimentos ao mar.

“O objetivo da caminhada Azul de Yemanjá é retomar a tradição religiosa de matiz africana e manter viva essa festa”, ressaltou mãe pequena (YaKeke-rê), Juliana Barbosa.

<