Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Sessão Solene do vereador Fábio Barros marcará 76 anos do Sindicato dos Tecelões

Na próxima segunda-feira (11), o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), convida parlamentares, entidades sindicais, representantes de movimentos sociais e trabalhadores para a sessão solene, que ocorrerá no Cinesystem Paulista – sala Cinépic, no Paulista North Way Shopping, a partir das 9h, em homenagem aos 76 anos do Sindicato dos Tecelões do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. 
A sessão solene tem como objetivo reconhecer a importância da instituição, que passou a ser utilidade pública municipal, através de decreto assinado pelo prefeito Júnior Matuto (PSB). 
Segundo Fábio Barros, “é muito importante que as pessoas conheçam a história contada pelos trabalhadores, que foram a grande força na construção da cidade das chaminés, por isso o simbolismo da sessão ocorrer no North Way Shopping, que no passado, foi a grande fábrica Companhia de Tecido Paulista (CTP)”.

O Sindicato
O Sindicato dos Tecelões do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu foi fundado em um contexto social e econômico e até hoje continua participando da vida da cidade, visto que através dele surgiram organizações e lutas históricas para os trabalhadores da região.
Serviço
Evento: Sessão Solene – 76 anos do Sindicato dos Tecelões do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu.
Local: Paulista North Way Shopping / Cinesystem Paulista – Sala CinépicShopping  (Rodovia PE-15, Km 16.5, 242 - Centro, Paulista)
Horário: 9h
Ingresso: Exclusivo para convidados

Adolescentes de unidades de Caruaru recebem certificados de Eletricista Predial de Baixa Tensão

Texto: Henrique Figueirôa


Depois de todo esforço e dedicação, 19 socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e 14 da Casa de Semiliberdade (Casem), ambas as unidades localizadas em Caruaru, receberam certificados de conclusão do curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, que é composto pelo curso Básico de Eletricidade e o de Instalações de Sistemas Prediais. As aulas foram ministradas por meio de uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O momento de celebração por mais essa conquista foi compartilhado com os familiares dos adolescentes, além de servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e convidados, em cerimônias realizadas no último dia 29.
Com duração de um mês, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas com carga horária variando entre 40h para a etapa do Básico de Eletricista e 60h para o de Instalações de Sistema Predial. Circuitos elétricos; associação de resistores; magnetismo e eletromagnetismo; corrente alternada (características e tipos de carga); eletrodutos (tipos, acessórios e dimensionamento); quadro de distribuição monofásico; aterramento (conceito, aplicação e tipos) e lâmpadas (tipos, acessórios, aplicação e instalação) foram alguns dos ensinamentos repassados durante os cursos.
Durante a cerimônia de certificação dos adolescentes da Casem, que aconteceu no auditório do Senai, o coordenador técnico da instituição de ensino, Antônio Gouveia, compartilhou sua felicidade em poder proporcionar aos adolescentes à oportunidade de estudar em um dos cursos mais procurados. “Estamos lisonjeados por poder ofertar aos adolescentes esse progresso em suas vidas. Os cursos vêm para abrir portas e oportunidades que servirão para toda a vida. O mercado está aí, precisando de mão de obra qualificada, e eles têm o potencial”, pontuou.
Agora, os concluintes estão capacitados para instalar circuitos e equipamentos elétricos em edificações, montar redes de baixa tensão, conforme planejamento, projetos e documentos técnicos específicos. “Adorei o curso, principalmente a parte prática. Aprendi a trocar interruptores, tomadas, lâmpadas, coisas práticas e simples que poderemos usar em casa e ainda seguir a profissão. Saio daqui com um diploma e quero levar o curso à frente”, destacou S.M., de 16 anos.
A entrega dos certificados dos socioeducandos do Case aconteceu na própria unidade. “A festa hoje é de vocês. Foi dado o primeiro passo, agora é com vocês, dediquem-se, todos já são vitoriosos”, destacou o coordenador geral do Case Caruaru, Paulo Pinto. A coordenadora geral da Casem, Anabel Brandão, também destacou essa busca por cursos e oficinas. “Incentivamos o aprender e assim instigamos a vontade de mudar. Vê-los recebendo essa certificação é uma vitória, uma satisfação imensa, pois percebemos que estamos fazendo a diferença e no caminho certo”.
Quem também marcou presença na entrega dos certificados foi a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Caruaru, Sílvia Amélia. Ela frisou a importância dos estudos como forma de transformar vidas. “Vocês ganharam conhecimento, basta se dedicar e continuar a estudar. Acreditem em vocês e tenham consciência que podem ser o que quiser, basta dedicação e esforço”, aconselhou.
“O curso foi maravilhoso. Vi o interesse que despertou em meu filho e a vontade de aprender, sem contar que sairá com uma certificação de um órgão de boas referências como o Senai”, compartilhou Jucivania Maria, costureira, mãe de um adolescente da Casem. Essa parceria com o Senai teve início em outubro e é resultado de uma articulação do Eixo Profissionalização da Funase, que beneficia ainda socioeducandos do Case Timbaúba e da Casem Garanhuns. Ao todo, foram ofertadas 100 vagas aos adolescentes das quatro unidades.

Tadeu aprova parecer que garante recursos a Municípios por geração de energia eólica

Brasília - O deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE) aprovou nesta quarta-feira (06) relatório favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 97/2015) que prevê a arrecadação de recursos, por parte de Estados e Municípios, pela implantação de parques eólicos em todo o País.

De autoria do deputado federal Heráclito Fortes (PSB/PI), a PEC procura compensar os Entes Federativos pela exploração territorial e pelas significativas alterações nas áreas próximas aos espaços destinados à exploração da energia eólica, com a limitação de outras atividades econômicas, especialmente o turismo.

Em seu relatório, o deputado Tadeu Alencar destaca que a implantação de parques eólicos em todo o País tem gerado benefícios como a produção de energia limpa e ambientalmente sustentável e a geração de renda aos proprietários de terrenos onde os projetos se instalam.

“A produção de energia eólica deve ser incentivada, por se tratar, reconhecidamente, de uma fonte de energia renovável. Apesar disto, não se pode negar que tem algum custo, o que tem sido suportado apenas pelos entes da federação em que é produzida, sem qualquer forma de compensação”, escreve o parlamentar pernambucano. O relatório segue agora para avaliação em comissão especial.

Para Tadeu Alencar, além dos benefícios sociais e ambientais, a PEC também oferece uma compensação financeira, sobretudo aos municípios do interior dos estados, que estão passando por um momento de grande dificuldade.


Crédito da foto: Chico Ferreira/Divulgação

Programação natalina do Paulista